FOI ELE

SÃO PAULO (fim de linha) – Nelsinho Piquet confessou, por escrito, que causou deliberadamente o acidente que deu a vitória a Alonso em Cingapura. A íntegra de sua confissão à FIA está aqui.

Nelsinho isenta Alonso, afirmando que apenas Symonds, Briatore e ele sabiam dos planos. Justifica-se por um “estado emocional frágil”, por conta das incertezas sobre seu futuro na Renault.

Piquet-pimpolho revela-se dono de personalidade frágil, isso sim. Não há justificativa para o que fez. Que pedisse demissão, nem corresse, metesse a boca no mundo. “Ah, é fácil falar”, dirá alguém. É fácil, mesmo. Se ele fizesse isso, não estaria em jogo sua vida, sua carreira, nada. Ao contrário, jogaria luz nas trevas da Renault e da F-1, poderia dormir em paz.

Uma coisa é aceitar fazer o inaceitável diante de ameaças irreversíveis. Perder a casa, a vida, um filho, um braço. Essas coisas de filmes, torturas, mutilações. Outra, bem diferente, é se agarrar a um emprego medíocre cometendo um ato indefensável. O que poderia lhe acontecer de pior se não aceitasse? Perder a vaga? Deixar de correr na F-1? Bela merda.

A carreira do menino acabou. E tenho pena dele. O que fez é desprezível, mas sinto mais pena do que desprezo. De gente como Briatore, Symonds e todos da F-1, que conheço bem, pouca coisa me surpreende. Esses que se fodam, serão punidos, acho que nunca mais aparecerão num paddock. Quem mais vai se sujar nisso tudo, justamente por ter se sujeitado à ganâncias dos patrões que são reconhecidamente maus elementos, é Piquet Jr. Porque de um piloto se espera um comportamento diferente, o que resta de pureza num esporte mau.

Há alguns anos, quando Nelsinho ainda estava na GP2, escrevi um texto sobre ele depois de um entrevero com um piloto turco em Mônaco. Fiquei muito mal-impressionado com o rapaz, a quem não conhecia direito, pois ele estava chegando, vinha da F-3 inglesa, não tínhamos muito contato. Achei-o um merdinha, para dizer o português bem claro.

Mas depois parei de viajar com a F-1, não o encontrei mais, e nos últimos meses ele até ganhou uma certa simpatia da mídia — e do público, por que não? — por sua atuação no Twitter, sempre dando a impressão de ser muito franco e sincero, disponível, interativo nas suas mensagens, revelando algumas inseguranças e esperanças, um jovem em busca de um lugar no mundo. Causava uma certa consternação ouvi-lo, sempre em voz baixa, preocupado com o futuro, sofrendo numa F-1 dura e competitiva, alvo de críticas e incertezas.

O “franco e sincero”, pelo jeito, ficaram na impressão.

Subscribe
Notify of
guest
335 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ricardo
Ricardo
12 anos atrás

Um comentário: Que cagada!! Fazer isso por nada…

Rossano
Rossano
12 anos atrás

Pergunta 1: Alguém compraria um carro usado do Nelsinho Piquet?

Pergunta 2: Alguém acredita que Alonso não sabia de nada?

petrafan
petrafan
12 anos atrás

é uma pena. fim de carreira.
mas por outro lado, que falta nelsinho vai fazer?
mais um pro http://www.f1rejects.com.

Luiz
Luiz
12 anos atrás

Realmente, o rapaz pisou feio na bola… tá certo que jovens costumam ser meio inconsequentes, mas ele vem de uma familia abastada, deveria endurecer com essa questão de pressão profissional… o Briatore certamente é o tipo de pessoa capaz de propor isso mesmo, aquela cara de gangster de filme B nunca me enganou… e acredito que o Nelsão tb não sabia de nada, ele era malandro, sabia que esse tipo de coisa não poderia acabar bem… além do mais, é o tipo de pai protetor, não deixaria o filho correr o risco de se expor dessa forma… de qq forma, Nelsinho se queimou e já está pagando por isso…

Sidewinder
Sidewinder
12 anos atrás

Menino mau! Menino mau! Muito mau!

Leonardo
Leonardo
12 anos atrás

Até quem enfim algo de concreto e relevante aconteceu. Acredito que a Renault será banida da categoria, e com isso o Alonso será mesmo anunciado na Ferrari. Tudo se encaixa.

Já o Nelsinho, todos já sabemos. Se o pai não comrar nenhuma equipe, não corre mais de carro. O fato de só resolver abrir a boca agora só demonstra que o fez por vingança, por ter sido demitido, e não por outra razão mais nobre. Isso já é um bom sinal do seu caráter. É farinha do mesmo saco.

rosemeyer
rosemeyer
12 anos atrás

barabaridade.mas vai ser dificil engolir,que o Alonso nada sabia.

Clay regazzoni
Clay regazzoni
12 anos atrás

Ué ..por que só a dele acabou ???? Alonso , o maior beneficiado não sabia?..duvido… e os outros que bateram deliberadamente??? Schumacher pelo menso umas 3 vezes. Além do treino em Monaco que parou seu carro no meio da pista …. e Senna…Prost..Mansel…
Serio FG não sei por que vc imlioca com o garoto….sdó por ser brasileiro ?.. Sua insistência nem querer parecer “descolado” fazendo o genero nem aí. com brasileiros..é irritante

Shiva the God of Death
Shiva the God of Death
12 anos atrás

viadinho!!!!!!!

caguetao…Como firia o F.G a FIA pode salva-lo mas a F1 ha de condena-lo.

Nao aguentou a pressao do Mafioso…Se fosse um bom piloto e profiscional teria dado certo nas maos de Briattore..Caso do Schumi,Alonso…

Adeus Nelsinho,voce nao ira deixar saudades seu trambikeiro de 5a..

Chega de papo furado.

fred
fred
12 anos atrás

acabou de assinar sua demissao da f1 eternamente, lamentavel que existam pessoas imcompetentes que chegam a se sujeitar a isso, nao merece guiar nem carrinho de rolima….

AM
AM
12 anos atrás

Dúvida; Será que o clã Piquet ficou tão P… da vida com a demissão a ponto de se vigarem e “queimar” de vez o Nelsinho na F1?

Ou será que este “movimento” não tem algum tipo contrapartida para conseguir uma vaga nas novas equipes?

Lembrem-se das suspeitas sobre a ação da FIA nas escolhas das novas equipes, aliás, este assunto esfriou de repente…

SPLASHANDGOPENALTY
SPLASHANDGOPENALTY
12 anos atrás

Ele deveria ter recusado sumariamente esse tipo de proposta no exato momento em que isso foi solicitado na reunião com seus chefes,para depois poder sair por cima disso tudo,expor Briatore e Symonds e evitar ter estampado na testa o apelido de “mau-caráter”;assim limparia sua imagem diante dos que não gostam muito dele;eu,por exemplo.Porém,foi imediatista e precipitado;dessa forma comprometeu seriamente sua participação na F-1.Ainda bem,pois acho ele muito menos piloto do que alguns dizem.

Alex
Alex
12 anos atrás

O maior tiro no pé da história da F-1

LH
LH
12 anos atrás

Deprimente. Além de ruim, covarde.

Marcio - CBN
Marcio - CBN
12 anos atrás

És um grande FDP esse Nelsinho…

Sem comentários…

Seria mais bonito na Época sair da equipe e divulgar isso tudo…ai sim, e hoje não estaria mais fora da F-1.

Uma besta!

AM
AM
12 anos atrás

Alonso não sabia de nada sobre a armação de Cingapura?
Alonso e Hamilton não sabiam da espionagem da McLaren desde o início?
Schumacher nunca soube das mutretas da Benetton para ganhar tempo no reabastecimento em 94?

E por ai vai….

Fernando Parlangeli
Fernando Parlangeli
12 anos atrás

É Flávio, realmente esse MOLEQUE, (pois uma atitude dessa só pode vir de um moleque) encerrou sua carreira na F1. Imaginem se algo nessa proporção, fosse solicitado ao grande Ayrton Senna, ou Niguel Mansel…..pessoas de personalidade forte. Típico da família Piquet……lastimável.

João Ota
João Ota
12 anos atrás

Já era na F1…

ANDRE
ANDRE
12 anos atrás

Acho que ainda e cedo pra voce decretar o funeral dele.

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Só o Papai Noel acredita que Alonso não sabia de nada, e também não ficou sabendo depois. Mas se pelo menos o Briatore se f**rar já valeu o sacrifício.

Shikus
Shikus
12 anos atrás

Já era mesmo.

Leo
Leo
12 anos atrás

e na época q o barrichello teve q abrir pro schumacher os nelsons zoavam dizendo q jamais aceitariam… como o mundo da voltas…..

Fernando
12 anos atrás

Como é que o Alonso iria aceitar uma estrategia maluca daquelas sem saber que ia ter Safety Car????? Sabia sim…

Cesar
Cesar
12 anos atrás

Sim, a carreira do Nelsinho acabou. Eh claro que a corda arrebenta sempre do lado mais fraco, que nao foi justa a pressao que botaram nele, mas nada, nada justifica a sua atitude. Impressionante, frustrante, que vergonha. Triste fim para o nome Piquet……….

Zacca
Zacca
12 anos atrás

Será que acabaou mesmo ?
Seus prognósticos às vezes falham…
Igual a carreira do Rubens que tinha acabado também há um ano atrás ?…

jotape
jotape
12 anos atrás

Realmente. Um sujeito com “estado emocional frágil” não pode ser colocado pra dirigir nem um carro comum, quanto mais um de fórmula um.

Hyrata Abe
Hyrata Abe
12 anos atrás

E a do Briatore, acabou também? E da Renault?

Racer
Racer
12 anos atrás

A carreira de Nelsinho acabar é o de menos…

A F-1 para min e para milhões de torcedores ao redor do mundo acabou…

BALOYA
BALOYA
12 anos atrás

Será que vão aceitar ele na Stock ou na Fórmula Truck?

acho que nem isso hein

CELSO
CELSO
12 anos atrás

Esse pessoal da F1 parece que está fazendo estágio no senado federal lá em Brasília. É cada coisa sórdida e imunda que aparece…

Ainnem Agon
12 anos atrás

Triste. Porém arte.

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
12 anos atrás

Saldo de mortos:

– Nelsinho nunca mais volta à F-1, a não ser em vaga comprada ou em equipe própria.

– A Renault será desclassificada desta temporada e estará fora da seguinte, com pagamento de multa;

– Suderj informa: sai Briatore, sai Symonds;

– A F-1 perderá patrocinadores, os empresários devem estar vendo na história recente da categoria que a mesma não é um bom lugar para negócios, devido au seu mau-caratismo que acaba respingando neles.

chico.bravo
chico.bravo
12 anos atrás

Atitude de muleque. Injustiicável, e se voasse uma peça qualquer e matasse alguém hoje ele estaria confessando? Ridículo. Em nenhuma categoria do mundo ele será confiável. Perdoar sim, passar a mão na cabeça jamais.

Luca Bastos
Luca Bastos
12 anos atrás

Fim de carreira, disse tudo.

Pena

Márcio Maidame
Márcio Maidame
12 anos atrás

Tal pai (freios à água na Brabham), tal filho (teste com carro de “turismo” – fórmula 3 com carenagem). Quem vem aos seus, não degenera!

Fernando
Fernando
12 anos atrás

Flavio, primeiro gostaria de dizer que acompanho seu blog a bastante tempo, adoro o programa limite e seus companheiros de apresentação sao demais. Parabens por sempre dizer o que pensa sem medir as palavras… Ah, uma curiosidade… eu estava em interlagos, nao me lembro o ano, mas vc estava transmitindo os treinos pela radio bandeirantes e vc ficou devendo uma promessa… naquele dia vc disse que se o rubens fizesse a pole, vc andaria ajoelhado pela reta dos boxes… hehehehe…
Mas sobre o post, o que vc acha que pode acontecer com o nelsinho, a equipe e o proprio alonso ?? abraços e parabens pelo blog

Aurélio Neto
Aurélio Neto
12 anos atrás

É triste e merece todo o repúdio de quem ama o automobilismo. Como deveremos repudiar a Ferrari pela Áustria/2002, Schumacher pela Austrália/94 e decisão de 97, Prost pelo Japão 89, Senna pelo Japão 90…
Só corre agora em vaga comprada ou sem receber salário. Mas a imagem sempre estará arranhada.
O nome “Piquet” não merecia isso. Piquet pai e filho deveriam dar uma declaração de desculpas e sumir por um BOM tempo…

Fernando Floriano
Fernando Floriano
12 anos atrás

Acho que deve ter um lugar pra ela na Estoque neh. Ele como vc ja disse anteriormente sempre teve suporte do pai em todas as categorias e quando ele precisava provar sua capacidade sem apoio de pai falhou na F1. Agora acho melhor ele sossegar e arrumar uma vaga na Estoque e ser feliz, pois o filme dele queimou bravo!

Andre
Andre
12 anos atrás

Pra voces vererm…Piquet (Pai), criticou tanto o Rubens ao longo da sua carreira, chamou de chorao, perdedor etc…e agora se vê diante disso…a falsidade e a desonestidade de seu filho perante o mundo do automobilismo. Se a FIA for justa deveria mesmo Banir um piloto que faz uma semelhante proposta…vergonhoso isso…Pior ainda foi quem aceitou isso, duas vezes errando..Os Piquet´s sao uns farsantes ao meu ver e Nelsinho merece uma dura punicao tanto ele como Briatore, se o mesmo aceitou tambem.

ajm
ajm
12 anos atrás

logico carreira so a do pai, pois a do pimpolho fooi para o espaço

Affonso
Affonso
12 anos atrás

A carreira do menino acabou. [2]

Eduardo
Eduardo
12 anos atrás

Não sei se acabou não… olhando friamente o Alemão fez coisa muito pior e em benefício próprio repetidas vezes!

Claro q vai ter q sacudir a carteira pra conseguir uma vaga na F1!

Flávio
Flávio
12 anos atrás

Ué? Num era o Nelsão que avacalhava o Barrica pq era frouxo e aceitava as ordens da Ferrari?
Nunca o ditado “Cuspir pra cima e cair na testa” foi tão pertinente…
Coitadinho, bateu o carro pra não perder o emprego…vai pra @#$¨%&!!!!!
Como dizia a minha avó: “E se pedisse pra vc se jogar num poço, vc se jogava?”

Bruno Santos
12 anos atrás

“Galvanadas” a parte, era o mínimo que ele poderia fazer, confessar logo e acabar com 90% da especulação foi criada em torno disso. Deixa de ser especulação para ser tornar fato. Parabéns pelo trabalho que tem feito na cobertura da F1 tanto aqui quanto no GrandePrémio

andrebuzios
andrebuzios
12 anos atrás

uma criança ingenua, mas papai vai comprar uma equipe para dar no dia das crianças. uma mancha na brilhante carrreira de n.piquet

Washington Luiz (@WluizCarvalho)
Washington Luiz (@WluizCarvalho)
12 anos atrás

FG,
Qual a vantagem de ter tornado público essa comédia se o próprio delator se acusa de uma maneira tornando-o peça principal na armação e deixando entender que a decisão de por o plano em ação era dele? Ou sou muito burro ou esse rapaz ganha disparado de todos ou já tem um contrato assinado muito bom com alguma equipe de F1 por longos anos (opção que eu duvido existir).

Marcelo (1 Carioca em SP)
Marcelo (1 Carioca em SP)
12 anos atrás

Se tudo o que ele assinou for verdadeiro (e deve ser) e para o bem da lisura esportiva, todos (sem exceção) têm que ser punidos.
Renault, Briatore, Symonds, Alonso (que diz na cara de pau estar surpreso) e, claro, Nelsinho.
Uma pena ele detonar a carreira tão cedo….
Acho que o pai fez falta nos boxes em 2008. Se o Nelsão estivesse acompanhando “in loco” o campeonato de 2008 como fez em 2009 isto não teria ocorrido.

guest
guest
Reply to  Marcelo (1 Carioca em SP)
12 anos atrás

Agora tá explicado porque o Nelsão, a partir de certo momento, resolveu acompanhar o filho em todas as etapas. Creio que o Nelsão só ficou sabendo dessa pataquada após o acontecido (daí estar p da vida com o Briatore…)

Bruno Santos
12 anos atrás

Aí vem certas pessoas na transmissão em Monza falar: “agora é oficial, Nelsinho bateu de propósito, Agora é oficial”

Marcelo Borges Araujo
Marcelo Borges Araujo
12 anos atrás

Que mancha enorme para o automobilismo brasileiro.

norton
Reply to  Marcelo Borges Araujo
12 anos atrás

Entao a batida do senna no prost tinha que ter manchado a carreira dos brasileiros na f1,a do schumi dos alemaes,e a do prost no senna dos franceses.

Wagner
Wagner
12 anos atrás

Caro Flávio,

Este fato demonstra de forma cabal o tamanho da influência do destino em nossas vidas.

Isto foi acontecer logo com o filho de um tricampeão do mundo que sempre demonstrou integridade nas pistas, apesar de certos episódios repleto de “esperteza”.

E quem deve estar comemorando, no fundo, é o Rubinho.

E finalizando, não creio que a carreira do Nelsinho acabou, pois na F1, não há nada que o tempo e dinheiro não resolva.

Abraços

1 2 3 7