FOTO DO DIA
SÃO PAULO (acelerar, sempre, em qualquer lugar) – A imagem de hoje foi enviada pelo Ricardo Divila, morrendo de inveja dos projetos soviéticos. Trata-se de uma corrida de F-1. Sim, isso mesmo. De 1969, do campeonato nacional da URSS. Vamos ver quem descobre a pista, os carros, os pilotos… Porque identificar Stewart, Cevert e Peterson é bico!
Bando de desinformados. Isto não é uma corrida.
É um desfile em Togliati com os primeiros protótipos produzidos pela Avtovaz, os primeiros Zhigulis.
No entanto, o presidente Leonid Brejnev, que foi ao evento, não gostou nada dos carros esportivos (“se parecem demais com os americanos” disse ele na rádio). O presidente ordenou que a fábrica recriasse seus carros com as seguites modificações: deveriam ser resistentes, econômicos, duradouros, baratos, de fácil manutenção e que não fossem um perigo aos motoristas e pedestres…
A Avtovaz levou quase 10 anos para redesenhar o Zhiguli que, devido ao nome, não fez sucesso. No fim da década de 70 a Avtovaz rebatizou o carro, que daí sim se tornou um sucesso de vendas no mundo entre os anos de 80e 90.Sim, esse é o primeiro esboço do Lada (vulgarmente conhecido aqui como 69).
Acredite quem quiser.
São todos pilotos funcionários do governo, utilizando carros das fábricas estatais.
Eu podia jurar que essa corrida tinha sido na Bulgária.
Corrida em 1969, com carros dos anos 50, deve ter sido na URSS mesmo!
Só para finalizar. Consultando o anuário da F1 soviética do ano de 1969, editado pelo conceituado jornalista esportivo Reginaldov Lemensky, consta que o Wladyslav Laslanayesky, liderou toda a prova até duas volta do final, quando parou por falta de gasolina. Naquela época havia racionamento de combustíveis na antiga URSS e o pobre do Wladyslav não tinha nenhum padrinho no “Partidão”para arrumar alguns litros extras. Uma pena, pois segundo Reginaldov estava fazendo uma corridaça e merecia a vitória.
ou seria АДМ, RUS??
A pista eu sei..Смоленск, RUS.certo??
1º) Quem garante que esta corrida foi realizada na URSS?
2º) Quem disse que na antiga URSS havia tanto Sol e os camaradas poderíam em 1969 ficar sem camisa à beira de uma estrada qualquer?
3º) Porque não se vê nenhum KGB ou militar do exército russo nas prossimidades, e nem os temidos T-34 Battlehorse?
e finalmente, porque não se vê nenhum outdoor de vodka em volta do circuito (?!)…
Como pode-se notar, esta corrida não foi realizada aonde o nosso estimado FG quer nos fazer crer…Saudações Celestes!
Eu sei….Serguei Stolichnaya,Boris Smirnoff e no carro madrinha Flaviov Gomov,com um copo de caipirinha no cup holder.
Né o Wladyslav,e nesse dia estava de serviço, é o Yigornov tambem da familia Laslanayewisky que por sinal era famosíssima no mundo automibilístico por lá
Tem informações sobre isso no GPTotal.
entrega logo tudo flavio pois esta foi FODA
Aquilo na frente é o “safety car”?
Essa é tão facil que até o FG é capaz de responder.
Abraços
Imperador
Pela ordem: Dasaev, Sulakvelidze, Chivadze, Baltacha, Demianenko, Bessonov, Daraselia, Gavrilov, Shengelia, Bal e Blokhin. O do pace-car eu não sei, talvez o Oganesian.
Se tem F-Ford e F-Renault por aí, por que não F-Lada?
Aquele barranco pra baixo é um show! A gente era tudo imortal antigamente, né?
Pô, ninguém reconheceu Spanov-Francorchampoff ???
A pista mais Siberiana russa de todo o mundo altomortolistico da União Sovinetica ???
Aí, aí….acho que é por que o locutor oficialmente Oficial da gloriosa patria , sr. Galvianov Buenoff não tinha anunciado oficialmente que a corrida mais famosa da F1 da gloriosa patria iria ser lá….
Até o Comendador Ferrari tava ali na foto, bem a direita…
Falando sério (honra dos blogueiros em jogo):
4 Madis Laiv, Estonia 14 (2445 ccm)
11 Viktor Shavelev, Moskvich G5 (1478 ccm)
21 Vadim Rzhechitsky, Moskvich G5
65 Yuri Andreev, Estonia 9 (992 ccm)
5 Vladimir Glurdzhidze, self-built (2445 ccm)
7 Klementi Tabidze, self-built (2445 ccm)
37 Stanislav Fomichev, self-built (2445 ccm)
38 Vladimir Novozhilov, GA 22 (2445 ccm)
13 Nikolay Shevchenko, Moskvich G4M (1478 ccm)
82 Valentin Bogatov, ZIL 112S (6959 ccm)
34 Yuri Frolov, Hange Special (2445 ccm)
27 Valentin Ferfarov, self-built (2445 ccm)
4ª etapa em Leningrado Antiga União Soviética
Próximo desafio por favor…
Moskvich, zigarre,Tartu…circuito de rua chamado Luzhniki. Tinha 3.200 metros, passava do lado do Rio Moscou e do Estádio Lênin….É tudo sacanagem…Passem no link http://autoracing.virgula.uol.com.br/forum/lofiversion/index.php/t37351.html e vejam mais…abrçs
Flavio, sei que vc nao eh muito fã de simuladores mas de uma olhada em http://www.gplbr.com talvez voce se empolgue e queira correr com a gente =)
O único lugar que neguinho aí esteve foi visitando o blog do Mestre Joca, que postou os nomes dos pilotos, local e carros.
O resto é embromação…
Se quiser te mando o passaporte que ainda guardo. Quanto ao Mestre Joca, não faço idéia de quem seja. Infelizmente.
Os competidores eu não sei, mas o Pacecar é o Mach 5, provavelmente pilotado pelo Speedracer.
E eu “otta” esperando comentarios sérios!!! rsrsrsMas vou ficar na espera pra aprender um pouco mais com vcs….abrçs
Corrida de F1 somente com carrros da URSS? Os pilotos eu não sei, mas só assim para um carro russo vencer uma corrida.
Concordo com o Claudio R, o cara da barata escondida atrás do pace car, sem nenhuma dúvida é o Wladislav Laslanayewiski. Reparem que dá para reconhecer pela luva da mão esquerda que está levantada.
Esta prova foi disputada em Borovaya, Minsk. Eu sei porque estava lá. Os pilotos da época eram: Bogatov, Rzhechitsky e Shavelev. Dos outros não me lembro. O Bogatov estava num Zil que tinha 7.000 cc de potência.
Huuum, 7.000 cc de “potência”!
é muito cc.
Squa.
Obrigado pela correção.
Ainda emocionado pela lembrança de um evento que assiti ao vivo, sentado no gramado, tendo acesso aos boxes, aonde pude ver o Zil pilotado pelo Bogatov. A “potência” não me lembro, mas era gerada por um motor V8 7.0.
Certamente superior a 300hp, me lembro de algo assim, mas não posso afirmar quanto exatamente, pois o que me deixou boquiaberto foram os 7.000 cc do motor.
Falando serio. O Pace-car e’ uma Ferrari 250TR de 57-58-59.
o pace car é uma versão antiga do Mach 5. é só ver os paralamas dianteiros. na versão seguinte eles ficaram mais pronunciados, com os faróis na parte inferior.
Pior…. que esse pace-car não é uma Ferrari TR 250, mas uma copiazinha é um ZIL 112-2.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a9/ZIL-112S-front.jpg
O que eu posso dizer é seguinte: O pacecar está na coleção
particular do Leonid Brezhnev, que atualmente deve estar
sendo administrado pelo seu amigo e ex-chefe da KGB,
Yuri Andropov (se não morreu ainda). FG, quando for à Russia nas férias, passe na rua Kustosov Prospect nº 21,
no centro de Moscou, é um predio cinza que tem no térreo
uma farmacia e uma mercearia. Lá talvez encontre a viúva
do Brezhnev, a sra Victoria Petrovna, diga que eu sou o sobrinho do Putin-ho e o indiquei, assim você vai conhecer
toda a sua coleção automobilística que vai de uma limousine ZIL 114 até um Citroen Maserati SM.
Ah, essa é muito fácil, manda uma pergunta mais difícil.
Olha…os outros eu não sei não, mas o cara da barata escondida atrás do protótipo é o Wladyslav Laslanayeswiski..pô, tenho certeza !
tinha polonês correndo no campeonato russo?
O carro é unico : meianov e os pilotos são Orlof ; Smirnof, Balakaia, Novak …
A pista é difícil, mas os pilotos , começando pelo da frente:
Yuri, Lenin, Trotsky, Gorki, Boris, Nikita, Andrei, Sergei, (não necessariamente nesta ordem). Essa foi molezinha.
abs