SILÊNCIO TOTAL

SÃO PAULO (assim?) – Muita gente notou que durante a transmissão da TV ontem, o caso Nelsinho/Briatore/Cingapura desapareceu do ar. Recebi mensagens de blogueiros e blogueiras que estranharam o silêncio.

Bem, a verdade é que de sábado para domingo não houve novidades no caso. Poderia ser uma explicação. A turma teria optado por não repetir o que já havia sido dito no dia anterior.

Mas repetir faz um pouco parte das, digamos, tradições da Globo. Tanto que o locutor oficial falou umas cinco vezes sobre um cavalo que faz esteira e é do tamanho de um prédio, algo assim, convidando os telespectadores para assistirem a uma reportagem dele mesmo.

Há quem acredite que o silêncio foi voluntário, porque a Renault é anunciante da Globo nas transmissões de F-1. Pode ser. A Renault também anuncia aqui de vez em quando. Ou anunciava, sei lá. A Honda também, mesmo depois de ser zoada implacavelmente neste blog nos últimos dois anos.

Nunca me preocupei demais com isso. E tenho lá minhas dúvidas sobre eventuais pressões de anunciantes nesses casos. Em todo caso, ficou a estranheza no ar.

Subscribe
Notify of
guest
205 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Will
Will
12 anos atrás

Boa Flavio, o cavalo era tão grande q quase matou o locutor em questão!!!
kkkkkkkkk

Ramos
Ramos
12 anos atrás

Flávio, vc ainda tem dúvidas? Assim como Nelsinho – tudo indica – leu nas entrelinhas a chantagem em relação à sua permanência na equipe e fez o que fez, as emissoras também sabem interpretar um simples piscar de olhos dos anunciantes. O papelão da Renault nos últimos campeonatos não ajuda a vender carro. E uma falcatrua dessas põe em dúvida a moralidade da empresa como um todo. Você compraria um carro de um mentiroso?

Francisco Rogério de Olivéira
Francisco Rogério de Olivéira
12 anos atrás

porque voçes não deixam esse assunto, renaut, nelsinho, flavio briatori, um pouco de lado, e vamos enautecer a vitoria do rubinho que foi dez. parabens rubinho.

haroldo
haroldo
12 anos atrás

Meu amigo Flavio, você reparou nas coincidências relativas ao Alonso? Quando “pipocou” o escândalo da espionagem o Alonso era piloto de qual escuderia? Agora que estoura esta nova trapalhada, o Alonso está onde? Será que o espanhol será sempre beneficiado sem saber de nada?

cesar
12 anos atrás

Galvão é um cuzão com ares de estar limpo mas na verdade vive na sujeira da Globo .Tem ares de novo rico se acha magnata bem sucedido mas tem cara de bosta jeito de bosta e é um bosta,Chato p/ caralho ainda sinto a falta de Luciano do Valle

MARCELLLO
MARCELLLO
Reply to  cesar
12 anos atrás

Boa!!!!!!

Ariel Martins
Ariel Martins
12 anos atrás

Flavio, eu também reparei nisso ontem na transmissão e achei muito estranho, ate porque no gp anterior foi falado muitas vezes sobre o assunto.

Eu acho que eles deixara, de falar por inumeros motivos, acredito que talvez pela Renault patrocinar o evento da globo, e talvez também porque ficou compravado que o Nelsinho participou de toda a marmelada, ou seja ele é reu confesso, podemos dizer que a globo (reginaldo leme) que sempre foi proximo do Piquet pai, não quis criar um mal estar com o próprio falando sobre o assunto na transmissão, já que foi ele que deu o furo em primeira mão na transmissão do gp da belgica…

Parabes pelo blog…

Abraço

Luciano A.B
Luciano A.B
12 anos atrás

É exatamente o oposto da filosofia do canal nas transmissões esportivas internacionais. Não poderão botar a vinheta “Brasil,sil,sil” cada vez que repetirem a notícia de que o Piquet Jr. fez a maior cagada da vida dele, e quando foi cagado pra fora jogou a merda toda pra cima sem sair de baixo.

Acho que simplesmente é a outra face da moeda da filosofia de enaltecer , ufanizar, endeusar, as conquistas de esportistas brasileiros, como se cada telespectador tivesse um pouco de responsabilidade também. Já pensou como ficaria ?

“É o ‘nosso’ Piquet Jr. É do Brasil, sil, sil. Tantantan, tantantan”.

Aposto que vão lembrar logo logo que ele nasceu na Alemanha.

Não vale dizer que é pra se resguardar de processos judiciais, pois como meio de informação jornalístico, está apenas dando a notícia. Não é responsável pela acusação.

Pode ser também porque a intenção é transmitir a corrida. Não é a transmissão do escândalo. O escândalo está sendo tratado nos telejornais.

eduardo portes
12 anos atrás

Com certeza Globo levou um “cala boca” da Renault. Do jeito que ela gosta de grana, não quiz arriscar-se a perder um patrocinador tão importante. Tambem tem aquela história do Galvão Bueno ser um puxa-saco de primeira do arrogante do Piquet pai. Quanto ao Piquet filho, não passa de um viadinho e, ainda por cima dedo-duro. Só divulgou essa patifaria por que foi demitido. Viadinho vingativo esse, hein…

MARIO FERNANDO
MARIO FERNANDO
12 anos atrás

CARA, O BRASILEIRO POSSUI FRAQUISSIMA MEMÓRIA… O SEU FLAVIO ” CAPO” BRIATORE, DESDE A BENETON, É VIGARISTA… JÁ ESQUECERAM QUE EM 94, DESCOBRIRAM QUE OS CARROS DA BENETON, USAVAM CONTROLE DE TRAÇÃO E ERA PROIBIDO? SÓ DESCOBRIRAM QUE EXISTIAM, PORQUE O SENHOR BRAÇO DURO VERSTAPEN, BATEU O CARRO VIOLENTAMENTE, E O “CAPO”, DISSE QUE NUNCA FOI LIGADO…

Ricardo Hilgenberg
Ricardo Hilgenberg
Reply to  MARIO FERNANDO
12 anos atrás

São trapaceiros mesmo. Em 1994, Schumacher ultrapassou Senna nos boxes pelo fato de a Benneton usar de maneira ilegal a válvula de reabastecimento, que com isso, tinha maior vazão de gasolina para o tanque, tornando a parada mais rápida… com isso Senna teve que tirar água de pedra e rodou na Junção…

Murilo Rodrigues Filho
Murilo Rodrigues Filho
12 anos atrás

Olha sou insuspeito para comentar pois quase não assisto a Globo. No entanto para que se faça justiça no sábado no JN o Galvão Bueno comentou o assunto e disse que não haveria vencedores e o o grande perdedor seria o esporte. Já na transmissão no período que assisti realmente não houve comentário, somente o tradicional ufanismo pela vitória de um brasileiro, no caso Barrichelo, que agora virou heroi.

Luiz
Luiz
12 anos atrás

Cade a coluna do torcedor espanhol?

FLÁVIO SILVA
FLÁVIO SILVA
12 anos atrás

Com as últimas declarações ou insinuações do Flávio Briatore sobre a conduta pessoal do Piquet Jr.,fica dificil,para não dizer vexatório,emitir qualquer comentário na tv em rede nacional.Nâo é defender a Globo e o Galvão,mas é melhor deixar as coisas andarem.
As coisas na relação BriatoreXPiquet estão indo para o lado pessoal e não profissional.Mesmo achando que não é nada profissional bater carro em muro propositadamente em uma corrida.

noel moreno leite
12 anos atrás

esse é o mal da informaçao,elas sao de acordo com as conveniencia dos patrocinadores

jnunes
12 anos atrás

flavio eu acredito que seja o conhecido cala BOCA ou seja o dinheiro, o que voce acha????muito estranho mesmo….

ra
ra
12 anos atrás

Ainda bem, porque ninguém ia aguentar o falso moralismo do Galvão repetido quinhentas vezes durante o gp!

Fernando
Fernando
12 anos atrás

Bom isso pra mim é normal, nenhuma novidade apareceu, e outra, com essa crise à globo não seria doida de meter o pau num patricinador e ficar sem o $$ deles.

Gilberto
Gilberto
12 anos atrás

Caro Flavio, tenho acompanhado seus programas e vejo em vc um jornalista diferenciado em suas analises e comentários.Vc tem o potencial de transmitir seu senso de humor e conhecimentos em equilíbrio.Pois bem, porque então se preocupar com outras transmissões e companheiros de oficio, nivelando-se com o jornalismo banal e infelizmente tão comum nos dias de hoje?Sucesso…

Antonio
Antonio
12 anos atrás

Sei lá, Também notei., mas persistir no assunto pode ser um tiro no pé.
Ah, em tempo…Não teve um cara (ministro) que disse um dia “O que é bom a gente divulga, o que não presta é melhor omitir e empurrar para baixo do tapete”?
Abs.

sinistro...... muito sinistro
sinistro...... muito sinistro
12 anos atrás

gostei muito da corrida de ontem, por isso achei bom o silencio, pois é de corridas boa como a de ontem é q a formula 1 precisa, chega de escandalos chato mesmo foi a parte do cavalo pois teve uma determinada hora q o gagão bueno disse q iamos ouvir o radio de uma equipe, dae pra frente falou tanto do cavalo, q a equipe falou com o piloto, o piloto respondeu e ninguem entendia nada, nem do cavalo nem da corrida, mas do resto foi otimo, pena o JASON terminar em segundo, poderia ter sido melhor…. poderia ter ficado em quarto ou quinto……..

Fernando RJ
Fernando RJ
12 anos atrás

Aí Flavio eu considero vc um ótimo comentárista, vc fala com muita propriedade principalmente de F1, agora oq eu gosto mais mesmo é quando vc é sarcástico com a “NAVE GLOBO E SEUS TRIPULANTES” eu passo mal de rir.Cavalo na esteira rsrs…. ta de sacanagem,,,,,,

Um grande abraço sou seu FÃ irmão.

Paulo César
Paulo César
12 anos atrás

Coisas da “mentalidade” Global.
Só fala o que lhe interessa, e quando interessa, mesmo que seja na contramão do mundo, é uma emissora tendênciosa, quando quer tripudiar, tripudia. O loucutor oficial ” amiguinho ” de todo mundo. Só controla o cérebro dos fracos. Não é a dona da verdade absoluta e não é minha única fonte de informação meeeesssmmmoooo!

jovino
12 anos atrás

Flávio, ótima notícia. Gosto muito do Pizzonia e acho que ele ainda pode se dar bem na formula 1. Veja o que está acontecendo hoje na F1. A alguns anos atras se investiu muito na molecada muito jovem, como Hamilton, Kowa, Vetel, mas está ficando provado também que pilotos com grande experiência e mais amadurecidos são rápidos também e melhor ainda, consistentes e com um poder de controle emocional muito maior do que as molecadas, exemplo maior são o Barrichello que está disputando o campeonato este ano depois de ser descartado pela F1 e o Fisichella, foi só botar um carro bom na mão dele que ele quase venceu uma prova.
Então, o Pizonia, mais amadurecido poderá sim ser uma boa opção, principalmente, para nós brasileiros.
Tô gostando desta nova futura formula 1.
Jovino

Fabio
Fabio
12 anos atrás

Não estranho a falta de comentários de “quem se diz tão amigos dos pilotos brasileiros”.

Marcos
Marcos
12 anos atrás

O Rubinho ganhou? Nem parece.

wellington catonho
wellington catonho
12 anos atrás

Eu acho que essa história temos de separar as partes Renault é uma parte, Nelsinho outra, Nelsao outra e Briatori incomodando todas. Nao gosto deste Briatori desde a época da morte de Senna. Pois acho que ele é um dos responsaveis, já que o carro do Alemao estava totalmente fora das regras na época, cheio de tecnologia escondida, no caso cheio de trapaças. Ele joga sujo num ambiente onde o segredo é a arma do negocio. Tenho muito mais pra falar desse sujeito mas para essa reportagem ja ta bom – ABRAÇAO

giovanni andrade abreu
giovanni andrade abreu
12 anos atrás

Voce está certo FLAVIO , o Galvão é um imbecil
puxa saco .

MARCELLLO
MARCELLLO
12 anos atrás

Sabe acho que o Galvão Bueno ja deu o que tinha que dar, Fala borracha o tempo todo. Quando o Webber saiu da corrida ele disse que quem tocou foi o Heidfeld e depois lá pelas tantas ele disse ” Não falei que foi Kubica que tocou no Webber, acertei na mosca ” AFFFF
Sabe tambem acredito quie futebol deveriam sacar o cara, sou muito mais o Milton Leite…

Valeu

Ernandes
Ernandes
12 anos atrás

Outra coisa que senti falta foi o assunto Felipe Massa. Será que o Massa ligou para o Galvão e pediu para ela não ficar pedindo para ele mandar mensagens, dando opiniões sobre a corrida, pois mensagens de texto internacional devem ser bem carinhas. :P

Ronaldo de Barros
Ronaldo de Barros
12 anos atrás

Fico triste com o ocorrido em Cingapura mas não é a primeira vez que isso acontece, Prost bateu de proposito em Senna para ser campeão e no ano seguinte Senna usou o mesmo artificio para ganhar o campeonato , O alemão bateu de proposito em Demon Hill para ser campeão e no ano seguinte bateu em Villeneve para tira-lo e ganhar o campeonato mas se ferrou, vejo com tristeza a manobra do Piquet mas não vamos crucifica-lo pois os gringos não gostam dos brasileiros e sabem que se derem carro em condições os brasileiros passam por cima deles, nos somos os melhores, quem não tem pecado que atire a primeira pedra.

Pedro Roberto Ragnolli
Pedro Roberto Ragnolli
12 anos atrás

Galvão Bueno ontem errou ao dizer que o Weber foi tocado pela BMW de Heidfeld. Reginaldo e Burti disseram que pelo fato da BMW de Kubica estar com o bico danificado, poderia ter sido ele a tocar no Weber.
Logo após, depois das imagens repetidas, ele verificou que o “palpite” dele estava errado. Mais para frente das transmissões, escutei ele dizer que -” eu havia cantado a bola quer o todo foi do Kubica, o que as imagens confirmam o que disse”.
Ou seja, o senhor Galvão “dono da verdade” Bueno quer é estar sempre certo, mesmo que fale a maior merda do mundo.
Outra postura que incomoda é que quando algum brasileiro ganha, principalmente nosso Massa, ele tem verdadeiros orgasmos ao microfone da emissora. Chega a ser insuportável.
Se existe um cara mala, chato, idiota, babaca que se acha o maior conhecedor do mundo de esportes, principalmente automobilismo, este é o Galvão “dono da verdade” Bueno.
Em tempop, ele agora é expert em cavalos de corridas. Só ele conhece deste esporte.
Por que não abre uma consultoria???
Vá se catar Galvão

Wladimir
Wladimir
Reply to  Pedro Roberto Ragnolli
12 anos atrás

Você acha que o Galvão tem orgasmos quando o massa ganha?

Com certeza você não lembra ou não viveu a era Senna, aquilo parecia um acaso de amor…

Ronaldo de Barros
Ronaldo de Barros
12 anos atrás

Fico triste com o ocorrido em Cingapura mas não é a primeira vez que isso acontece, Prost bateu de proposito em Sena para ser campeão e no ano seguinte Senna usou o mesmo artificio para ganhar o campeonato , O alemão bateu de proposito em Demon Hill para ser campeão e no ano seguinte bateu em Villeneve para tira-lo e ganhar o campeonato mas se ferrou, vejo com tristeza a manobra do Piquet mas não vamos cricifica-lo pois os gringos não gostam dos brasileiros e sabem que se derem carro em condições os brasileiros passam por cima deles, nos somos os melhores, quem não tem pecado que atire a primeira pedra.

liminha
12 anos atrás

parece que vcs não conhecem a globo??só é noticia o que
interessa!!!em todos os cmapos é sempre assim se não interessa comercialmente a emissora não fala nada!!
GRANDE MANIPULADORA!!!!!!

Paulo Fernandes - Salvador
Paulo Fernandes - Salvador
12 anos atrás

Flávio,

Um velho ditado já dizia e diz “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”.

Abs,

Paulo/SSA

Fernando Passos
Fernando Passos
12 anos atrás

Tava estranho mesmo, mas o Galvão soltou umas frases: “Prefiro lembrar do nome Piquet vinculado às grandes vitórias do NELSÃO!”

Até do Massa ele não falou muito…

Acho que deram um esfrega nele… Quanto a Renault ser anunciante, não acho… Ele poderia sair falando um monte do Briatore e do Nelsinho sem comentar no nome Renault, daria pra fazer isso… ele sabe bem iludir os parvos brasileiros…

Jader
Jader
12 anos atrás

E no sábado, na hora do treino, o Galvão falou várias vezes: “se caso confirmada a batida proposital do Nelsinho”… como se o rapaz não tivesse admitido. Ainda bem que o Burti, instado a comentar o caso falou: “a batida proposital já está confirmada e isso foi importante, porque só a telemetria do carro não poderia ser suficiente pra comprovar o incidente”.

E depois disso não falaram mais nada.

Luiz Carlos dos Santos
Luiz Carlos dos Santos
12 anos atrás

Não sei como pessoas ditas inteligentes, perdem a sua preciosa manhã de domingo para ficar assistindo a F-1.
Eles não me enganam mais. Já fiz meu Pit-Stop a muito tempo.

Rodrigo Dias
Rodrigo Dias
12 anos atrás

Ainda acho que é uma proibição velada de falar mal de brasileiros, pois nem do Briatore o Galvão falou, pois sabia que não tinha como falar mal só do Chefão da Renault.

Só na F-1 existem vários casuísmos do Galvão, quando ele falava mal de pilotos pagantes, e nunca citava o Pedro Diniz, ou quando falou que o Alguersuari era muito novo pra correr na F-1, que não deveria estar lá, mas quando Tarso Marques corria nunca disse nada.

Ou mesmo casos de que os Pilotos Brasileiros que nunca erram, caso mais gritante pra mim, foi o Massa na Malásia em 2007 que cometeu um erro rasso foi pra grama e Galvão falou que ele trazia o arrojo de volta pra Formula 1…

Isso é algo que a Globo faz sempre, em todos os esportes, não esqueço que ele puxavam o saco do Junior Baiano na copa de 98…

Antonio Roberto Queiroga
12 anos atrás

Flávio, vc tem razão, ficaram quetinhos em relação a polemica.
Acredito também que seja p/dar uma preservada nos PIQUET, o que vc acha???
Claro que temos que considerar a GLOBO c/ suas POLÊMICAS e o seu PLANO PREFERIDO no JORNALISMO que é CRIAÇÃO DE TRAJÉDIAS, e o piór é que ESMIUÇAM um FATO até niguém aguentar mais, qdo notam que o interesse se foi abandonam o caso sem o minimo comprometimento.
Enfim…..

bobby
bobby
12 anos atrás

quem tem, tem medo.

Aldemir
Aldemir
12 anos atrás

Tambem achei muito estranho como foi estranho tambem a forma como foi anunciaram o caso durante a corrida passada, onde narrador e comentaristas sairam em defesa de Piquet.

Sergio Murilo
Sergio Murilo
12 anos atrás

Eu digo e repito quem não tem pecado que atire a primeira pedra, não é Rubinho?

Franck
Franck
Reply to  Sergio Murilo
12 anos atrás

Boa…boa…MUITO BOA…rs rs

Zizu
Zizu
Reply to  Sergio Murilo
12 anos atrás

Pedra não! Mola…rsrsrs.

Crsitiano Felix
Crsitiano Felix
12 anos atrás

Bom dia, Flavio
Cara nesse caso da Renault não tem mais o que falar, apenas atitudes teriam que ser tomadas, expulsão do Sr Briatori e do pau mandado do Nelsinho Piquet da formúla 1 e bola pra frente.
Porem como já vimos no ano passado no caso da Mc Laren nada acontecera.
Agora vamos ao que interessa, temos que exalta a vitoria do Rubens Barrichelo o cara mostrou que esta na briga e tomara que seja campeão para calar a boca de muitos criticos que mal entendem de F1.

Vai Rubinho.

Joel Gayeski
Joel Gayeski
12 anos atrás

Faz sentido se for pressão de patrocinador.

Afinal, ninguém quer ter seu nome atretlado a picaretas, dedos-duros (dedoduros, dedos duros, vai saber…)

Gomes, esse caso do Nelsinho pra mim não dá nem pro começo pra esse que o Panda publicou.
http://pandinigp.blogspot.com/2009/09/bau-do-pandini-numero-1-escandalos.html

Roberto Martinez
Roberto Martinez
12 anos atrás

FG,
Na transmissão de sábado houve comentário sim, embora de forma genérica e sem entrar em qualquer detalhe extra das declarações do “escrotão da Sardenha”.
O Galvão mandou aquela básica, politicamente correta:
” Todos saíram perdendo… o esporte saiu perdendo …guerra sem vencedores…”

Sergio Murilo
Sergio Murilo
12 anos atrás

O mais incrível nem foi esse fato mas sim o de Rubem Barrichello dizer que o Nelsinho não deveria mais estar na Formula , lembram-se das freadas que ele teve que dar na linha de chegada para que o Shumacker pudesse chegar em primeiro lugar,( ele foi o que mais cumpriu ordens sujas e agora quer tirar onda.

Franck
Franck
Reply to  Sergio Murilo
12 anos atrás

Rubinho…o exemplo do JOGO LIMPO na F1…rs rs rs.

Julio
Julio
12 anos atrás

A globo é safada mesmo,se fosse outra escuderia que não tivesse contrato ela o pau ia comer. E o cavalo que o intragavel do Galvão teimava em falar tem mais conhecimento de F1 que ele. Olha se o dono da Force India começar a ouvir o que Galvão anda falando dele nas transmissões a coisa vai dar pegar.

luciano
luciano
12 anos atrás

oh garoto! sabe-se que se ñ houver anuncio nem jornalista existe e muito menos leitor; é a guerra dos interesses…

Marco Antonio
Marco Antonio
12 anos atrás

A Globo é movida a interresses próprios, não importando a opinião deste ou daquele. O que vcs queriam que acontecesse? Ela somente falará deste assunto se tiver de alguma forma um lucro.

Valdeci Sousa
Valdeci Sousa
12 anos atrás

Falar do caso Renault realmente não falaram, mas, queria saber se o colunista Bueno contou quantas vezes o locutor Bueno falou ‘Faca nos Dentes’.

Valdeci – BH

Mauricio
Mauricio
12 anos atrás

Tem suas dúvidas?
Esqueceu que trata-se de uma emissora que fala RBR, STR etc?