SILÊNCIO TOTAL
SÃO PAULO (assim?) – Muita gente notou que durante a transmissão da TV ontem, o caso Nelsinho/Briatore/Cingapura desapareceu do ar. Recebi mensagens de blogueiros e blogueiras que estranharam o silêncio.
Bem, a verdade é que de sábado para domingo não houve novidades no caso. Poderia ser uma explicação. A turma teria optado por não repetir o que já havia sido dito no dia anterior.
Mas repetir faz um pouco parte das, digamos, tradições da Globo. Tanto que o locutor oficial falou umas cinco vezes sobre um cavalo que faz esteira e é do tamanho de um prédio, algo assim, convidando os telespectadores para assistirem a uma reportagem dele mesmo.
Há quem acredite que o silêncio foi voluntário, porque a Renault é anunciante da Globo nas transmissões de F-1. Pode ser. A Renault também anuncia aqui de vez em quando. Ou anunciava, sei lá. A Honda também, mesmo depois de ser zoada implacavelmente neste blog nos últimos dois anos.
Nunca me preocupei demais com isso. E tenho lá minhas dúvidas sobre eventuais pressões de anunciantes nesses casos. Em todo caso, ficou a estranheza no ar.
Em primeiro lugar não teve nenhuma novidade sobre o assunto mesmo. E em segundo, se a Globo prefere preservar o relacionamento com o anunciante, nada mais certo pra eles. Mesmo que o público saia perdendo a informação – se bem que hoje, com a internet, tudo o que o Galvão fala na transmissão todo mundo já tá sabendo a muito tempo -, então, acho aceitável a Globo se for o caso, preservar sua relação com a Renault.
Já me impressiona eles falarem bem dos motores Mercedes (que não é patrocinadora da Globo).
Globo é reduto de Infernais.
Eu não pude assistir a corrida, nem ouvir pelo rádio como costumo fazer. Alguém que tenha ouvido a narração pela Band News ou CBN (que também é da Globo) poderia dizer se tocaram no assunto?
Flávio,
Achei muito estranho mesmo. Por mais que se tenha falado no Sábado, muita gente só assiste a corrida. Teriam que falar no domingo também. Se não falaram,e é porque alguém achou melhor que o assunto não fosse abordado…
Ao passo em que Juca Kfouri, um cara ao qual reputo grande seriedade, abomina este tipo de coisa, permito-me pensar que anunciante e jornalismo isento são coisas que não se misturam.
Por outro lado, acho que há na cabeça do público (como deve haver de fato também) uma separação muito clara entre a Renault F1 e a Renault que faz o Logan. Acho que ninguém associa a putaria da F1 ao carrinho que vai comprar no feirão do final de semana.
As vendas de Ferrari caíram após a trapalhada na Áustria?
qual o seu problema com relação a globo … pq vcs na ESPN ou aqui no IG compram os direitos e transmitem a formula 1 ou melhor para de enrrolar e pede uma vaga na Globo …
Além de repetição, devem esperar até dia 21 deste mês quando a FIA julgará o fato. É delicado falar quem está errado e quando se trata de um brasileiro em delicada situação (sem duplo sentido). Mesmo que tenha errado em aceitar bater em Cingapura sob comando do chefe, Nelsinho ao menos está inibindo futuras práticas semelhantes de manipulação de resultado muito desonesta. Temos que pensar do lado do soldado obedecendo ao general… Se não o fizesse iria para corte marcial… Mas, os carros de passeio da Renault aqui no Brasil desvalorizam muito rápido faz muito tempo!
Flavio Gomes, penso da mesma forma, pois a Globo apenas citou que houve uma coletiva no Padock primeiro com Imrensa Escrita, depois Televisiva onde teve duas versões uma até colocando em duvida a sexualidade do piloto Nelsinho Piquet. Mas infelizmente a pessoa que tem maior conhecimento do assunto “Reginaldo Leme”, jornalista proximo da familia Piquet não pode se pronunciar antes da autorização da Globo. E mais uma vez a poderosa Globo não faz um jornalismo imparcial devido a contratos com seus anunciantes e ficamos apenas nas especulações sobre o que pode acontecer com a Equipe Renault e seu piloto Piquet.
Flavio, alheio a esse assunto, nosso time vai classificar para a serie A do brasileiro de 2010?. Podemos ser campeões?.
Uma abraço de um fã de seu trabalho nessa coluna e nos programas da ESPN.
Ivan Pinheiro
Tenho quase certeza que o silêncio da Globo na corrida tem relação com a Renault ser anunciante na transmissão da F-1.
A posição da Globo e deste Blog são diferentes…
Aqui no Blog, na medida em que a gente vai conhecendo melhor o FG (ainda que só interneticamente) percebe com facilidade quando ele fala sério e quando ele está com zoação (mesmo quando parece que ele esta falando sério). Logo, ninguem aqui deixa de ser admirador ou consumidor de uma marca porque o FG zoou dela. Pelo contrário, muitas vezes entramos na brincadeira e zoamos juntos, ainda que seja uma marca de que gostamos.
Enfim, aqui o clima é de botequim – no bom sentido, da descontração.
O caso da Globo pega porque eles vinham se vangloriando reiteradamente de terem sido os responsáveis por tornar público um escandalo envolvendo um anunciante.
Enquanto eles ficavam toda hora se gabando por terem “dado o furo”, o anunciozinho da Renault ficava rodando no canto superior esquerdo da tela… aí pega mal.
O Galvão é velhaco, ele não bota a mão em cumbuca. Quem acompanha as falas deles (pelo twitter e pelos programas) sabe que ele está evitando esse assunto faz tempo.
O Galvão deve pensar assim:
– “No futuro, nunca se sabe. E se eu ou um filho meu precisar fazer algum negócio envolvendo a Renault? Um contrato, um patrocinio, um emprego, sei lá, de repente eu fecho um porta por ter falado demais. Vou ficar é quieto.”
Aí eu pergunto a vocês amigos blogueiros… será que ele está errado de pensar assim??
Mark,
Minha opinião: se Galvão Bueno fosse dono de uma concessionária Renault, comerciante, fornecedor, enfim, se exercesse qualquer profissão, estaria coberto de razão. Mas Galvão é jornalista. Por isso, o silêncio sobre o tema está errado. Até porque tenho certeza que o silêncio ocorre tb pq Nelsinho tem a maior das qualidades possíveis para um piloto de F-1 – é brasileiro (claro, sob a ótica de Galvão).
Quem disse não acreditar na sujeira durante a transmissão da corrida da Bélgica? GB…
Pois é Samuel, sobre esse lado tá certo mesmo. O cara é jornalista e não pode ter medo de falar.
Mas sabe como é que é né… Galvão é Galvão…rs
Voces devem ter uma frustraçao muito grande por não trabalharem na Globo. Nao sei que estranheza e essa. No canal de esportes da Globo, esse assunto e discutido diariamente; nos pogramas esportivos da emissora tambem. So os seus leitores e assinantes da ESPN que acha isso. Francamente! De um tempo nas criticas a Rival.
Marcelo Thurler – Nova Friburgo-RJ
por que é que de vez em quando ainda aparece quem queira desqualificar os que criticam?
É óbvio que não vão tocar mais no assunto (como o fizeram desde o furo de reportagem por ibope…rs), a Renault do Brasil é parceira da Globo, e como esta emissora não é louca de rasgar dinheiro, muito provável que o fato seja levado de forma branda, afinal estamos falando da emissora mais popular do país (não a melhor…rs), e desculpe-me Flavio…a nossa Lusa enfiou 4 no Bahia…, mas não dá p/ compararmos o seu blog/ e o IG, como veículos de informação de mesma grandeza que o canal plin-plin, vcs são muuuito melhores, mas ” muy pequenitos”.
Abs p/ ti…e continue sendo esse jornalista autêntico e informativo que o é!!
Ainda bem que não houve nenhum comentário no caso Renault-Piquet,se não atrapalharia a belíssima corrida de Barrichello!!!Deixa eles queimarem a cabeça e apurar os fatos,as provas,cada um com seu problema,ganham muito bem pra isso.Vamos torcer para o Barrichello pelo campeonato,pro Massa voltar logo as pistas e pro Pizzonia ,Senna e outros Brasileiros pra 2010 entrarem na F1.
Flavio, também notei o silêncio “oficial” sobre o assunto e na hora da transmissão comentei que deveria ser exigência dos patrocinadores.
De qualquer forma, entendo que vai haver reflexos econômicos se houver punição forte para a equipe que leva o nome de uma das principais marcas comercializadas no Brasil e no mundo.
Achei precipitado a Renault divulgar que vai processar os Piquet. Melhor seria apurar até que ponto vale a pena acreditar no fanfarrão Briatore para não afundar-se com ele num abraço fraticida.
na Sportv o locutor disse que tinha feito um voto pessoal de não mencionar o assunto.
e não se tocou no assunto.
desconfio que se fosse um piloto de outro país, daquelas “potências estrangeiras” (conforme o ministro Joaquim Barbosa), o caso seria citado a cada 5 minutos.
Maradona na Renault ano q vem, esta é a noticia mais quente, saiu agora no Clarin, Maradona irá testar os carros da equipe Renault por q no futebol………
Também achei super estranho, o Galvão ter ficado de boca fechada justo ele
Com um GP estupendo, agradeço ao Sr. Reginaldo Leme e ao Galvão Bueno por terem feito uma bela cobertura, ao invés de ficarem falando do corpo no armário.
Que corrida magnífica, num autodromo rápido, com ultrapassagens, foi muito bom e o Rubinho, que gana, que vontade, que competência, parabéns.
Urubuzada, esperem o corpo sair do armário.
É lamentavel que a Globo não tenha um sabstituto para o Galvão Bueno. Usa e abusa do conhecimento que tem sua equipe e absorve para si todos os louros da informação que passam. A F1 precisa de outro tipo de narração. Busquem novos valores no mercado.
Essa do cavalo que faz esteira foi demais! Muito bem observado… ehehhe
Verdadeiramente ficar noticiando o que ja foi falado enche o saco, creio eu que a história do cavalo de mais audiência que a história da familia Piquet, e lembrando o Nelsinho só ganhou alguma coisa pilotando carros do Papai, quando o Pai se Afastou olha o que aconteceu, temos muitos pilotos bons, Pizzonia e Senna na F1 isto é noticia.
Claro que foi por pressão da Renault do Brasil que não se comentou nada e também por que está começando a se travar uma guerra judicial entre Piquet’s e Renault e a Globo oberviamente não quer tomar partido de ninguem por ser a Renault uma de suas anunciantes.
E sobre o Galvão e o cavalo do Rodrigo Pessoa e melhor nem comentar, foi só o Galvão fazer parte do GE que ele começou a elogiar o programa falando que o programa ta cada vez melhor etc e tals, ou seja o mesmo Galvão de sempre que conhecemos, o eterno babaca.
Flavio minha opinião a respeito desse rolo é que o Nelsão não iria entrar nessa se não tivesse carta na manga,se não pudesse provar;a não ser que o desejo de vingança o cegou fazendo com que a emoção falasse + alto que a razão.Pelo que você conhece dele o que acha.Eu particularmente não consigo ver o Nelsão entrando numa briga desta sem a retaguarda arrumada.Um abraço Fábio.
É, o silêncio também é total aos critícos do Rubens Barrichello, grande piloto que se mantem por 16 anos na F1, de fato nunca foi campeão, pq ao contrária do Nelsinho Piquet é homem e sempre cumpriu fielmente seus contratos, por isso goza do prestígio e da confiança de quem manda no automobilismo mundial, está calando a boca de muita gente, Dá-lhe Rubinho
O Babão Bueno “rasgou a boca”, pois no Gp anterior disse que o Nelsinho jamais faria algo desse tipo.
Se foi pressão ñ sei mas ainda bem pq quando o Galvão dá pra ser repetitivo sai ds frente…rs
Eh verdade, eu tambei fiquei aguardando os comentarios tanto do Galvao,Reginaldo Leme e do Luciano Burti, pois houve novidades de uma corrida para outra,nao podemos considerar os treinos pois muita gente soh assiste a corrida,entao esperava sim, nao soh um comentario, mas varios.
aguentar o locutor oficial da globo , realmente esta insuportavel. aguenta o proximo gp ,caso o filho kk ganhe a stock domingo.
Olha Flávio,
Vou te dizer uma coisa: _ Estou cansado desse “locutor” da Globo.
Bem que eles poderiam dar uma “variada”.
Ser formador de opinião pelo método repita, repita, grite, grite, repita … até a informação ser “socada” em nossa cabeça está cansando demais.
Abraços, Alberto
Olha, a conversa do cavalo do Rodrigo Pessoa passou dos limites na transmissão de ontem. Em determinado momento entrou o “team radio” justamente quando ele anunciava tal atração mas mesmo assim não parou de falar. HILARIANTE!!!
Esse caso Briatore_Renault x Piquezinho, parece ser a oportunidade perfeita para que o Velho Piquet Pai pague pela boca aberta e solta que teve durante toda a vida.
Sempre falou o que queria e sobre quem queria, agora é hora de ouvir falaram qualquer coisa sobre o filhinho, que diga-se de passagem não tem nada do talento do pai, e muito, muito menos que Barichello.
Já observei a parcialidade com que o Rubens Barichello é tratado por esse jornalista, o cara vence uma corrida de forma perfeita, está na briga do titulo e o cara só sabe falar do caso da renault, tenha paciencia.
Uma corrida perfeita contra 250 ridículas… Torço pra ele, mas quero ver umas 20 dessas para acha-lo bom…
Flavio,vou dar um crédito de confiança a Globo.Eles tem falado do caso Renault em todos os telejornais que afinal tem audiencia maior que a F1.Quanto ao Raikkonen ta parecendo o papo da mulher que já arrumou outro e começa a elogiar o atual dizando que o cara é maravilhoso,sensacional,mas…Pé na Bunda
Bem, amigos da Rede Globo, o caso Renaulr está encarrado. Não vamos mais falar sobre isso. O que foi dito já está dito. Só uma observação pessoal nisso tudo: O Rubens Pé de Chinelo não tem moral prá falar o Nelsinho. Azar do Briatore, que foi mexer com quem não devia.
Então FG, quem tem dinheiro manda, quem não tem obedece, e quando dois dinheirudo se encontram, explode uma bamba de gas merdano e joga merda para todos os lados. Foi assim que aconteceu a poucos dias tb com aquela outra TV do dinheiro, foi começar afuscar a poderosa como ja dizia o saudoso deputado e estilista, que a coisa explodiu, e tambem ja ficaram quietos!!!
Flavio,vou dar um crédito de confiança a Globo.Eles tem falado do caso Renault em todos os telejornais que afinal tem audiencia maior que a F1.Quanto ao Raikkonen ta parecendo o papo da m ulher que já arrumou outro e começa a elogiar o atual dizando que o cara é maravilhoso,sensacional,mas…Pé na Bunda!
Nunca se sabe. Nunca comprarei um Renault. Talvez um Gordini.
Também notei o fato. Pelo menos não falaram do Massa também…
oooo inveja do galvão
Bom dia Flávio,
não há muito o que dizer, primeiro do(s) cidadão Piquet que sempre julgou os colegas de forma a mostra que ele era um cidadão de caráter. Mas como peixe morre pela boca, estamos vendo e ouvindo a educação e caráter que passou ao filho(pena). Quanto ao comentárista da referida emissora, o melhor seria era buscar informações a respeito do que acham dele os moradores vizinhos (atuais e anteriores) em Londrina-PR. Já a emissora é só dar uma lida nos livros do autor ROMÉRO DA COSTA MACHADO “Afundação Roberto Marinho e Afundação Roberto Marinho 2”.
Gente boa, a verdade é que patrocinio é meio que uma compra do seu pensamento inclusive,então nada mais correto que a globo evitar tocar no assunto, já que são poucas pessoas que não se vendem . E a tv vive do dinheiro de patrocinio !!!!!!!!!
Exceto a Record que está se levantando com o dinheirinho do pobre dizimista… Assim é fácil “arribar” uma empresa. Qualquer um que quiser abrir uma quitanda, uma videolocadora, etc pega dinheiro no banco, não é? Imagina se sua fonte de financiamento é infinita?? Tô batendo nessa tecla porque tá todo mundo torcendo tanto pra Globo “sifu”, que vão dar as chaves do Brasil pro “bispo” Macedo. Se liga, meu povo…
A Globo está com medo de eventualmente arcar com indenização por danos morais, acusando quem quer que seja sem provas contundentes do alegado.
Vão ficar cheio de dedos pra falarem dos “heróis” brasileiros . Ou a globo fala mal ( a verdade nua e crua, que seja ) de algum desportista brasileiro ? …
http://www.oconsumidoremdebate.blogspot.com
Também notei esse silêncio – constrangedor, diga-se de passagem, por parte do Reginaldo e do Burti…mas, na hora pensei tratar-se do estilo Globo de sempre, ainda mais quando um ‘brasileirinho contra o mundo’ ganhou a corrida…
Alias, na narração, só se falou do Barrichello (nada contra), esquecendo dos outros 19 carros; do tal cavalo maior que um prédio que anda de esteira e, pra minha surpresa, falou-se pouco do Massa (não tanto como nas ultimas corridas, pelo menos…).
Isso quer dizer o que? Que decerto, por razões superiores, a ordem era exaltar o Brasil que vence, ignorando o resto…como sempre.
Bom dia,
Quando surgiu o boato o SR GALVÃO BUENO defendeu integralmente o NELSINHO PIQUET, resultando que não acreditava em tal “insnuação”, agoara com a confissão do próprio o mesmo se calou, não citano que tal “acidente” poderia provocar um acidente com eventual morte de alguém ou seja pondo emrisco a vida dos outros participante, entretanto acompanhando as transmissões da GLOBO, o mesmo verifiquei e qualquer um verificou a menira que ele destaca qualquer erro do HAMILTON, não sobrepujando a sua capacidade deum campeão novato,
Acharia que profissionais formadores de opinião não fosse assim tendencioso para um ou para outro.
Desejaria um debate sobre o relacionado acima
Atenciosamente
francisco novaes
qual seria o preço da honra,dignidade,moral e honestidade de um piloto de formula1.
se ele continuasse contratado ele falaria o que falou?
Flavio,
Me desculpe, mas você não é tão novinho assim,para ser tão ingênuo .
Sendo a Globo e o Galvão Bueno, o que podemos esperar.
Você acha que é possivel acreditar nessa gente.
Eu estranhei mesmo, mas a Globo é assim, interesses comerciais acima de tudo. E o Sr Reginaldo Leme, que deu o “furo” tb se calou. Creio que exista algo sim, o Galvão não iria se furtar a ficar fazendo auto-promoção (é assim que se escreve)…aliás, fez isso várias vezes ontem (” como eu disse ontem..” ou ” acertei na mosca” ….” ou ” como disse essa reportagem”….enfim, ridículo como sempre.
Podem estar certos que este silêncio foi por pressão da Renault, depois brigam por imprnsa livre e a globo teve que se calar e tudo vai dar em nada,pois o maior beneficiario disto tudo é o Alonso que é o queridinho da Renault e ele faz parte deste triste e lamentavel fato.
É realmente estranho, mas a imprensa toda diminui o noticiário, parece que o nível que desceu Briatore, afastou a todos das especulações.
Pode ser uma decisão geral de esperar o dia 21, a Globo não parece ser diferente, alías acho que o Galvão posicionou-se que só voltaria ao assunto após a FIA, o que faz muito bem. Pode ser apenas isso, por que não!?
Não consigo ver mais a Globo, me irrita, tudo é dirigido e repetitivo, as novelas me enojam, será q tem tanta audiencia assim, se tiver o povinho tem menos cultura do q eu imaginava?! Globo ve se não seja tão tendenciosa, neste pais tem gente inteligente tbem. não é só esses zé manés q engolem tudo.