SILÊNCIO TOTAL

SÃO PAULO (assim?) – Muita gente notou que durante a transmissão da TV ontem, o caso Nelsinho/Briatore/Cingapura desapareceu do ar. Recebi mensagens de blogueiros e blogueiras que estranharam o silêncio.

Bem, a verdade é que de sábado para domingo não houve novidades no caso. Poderia ser uma explicação. A turma teria optado por não repetir o que já havia sido dito no dia anterior.

Mas repetir faz um pouco parte das, digamos, tradições da Globo. Tanto que o locutor oficial falou umas cinco vezes sobre um cavalo que faz esteira e é do tamanho de um prédio, algo assim, convidando os telespectadores para assistirem a uma reportagem dele mesmo.

Há quem acredite que o silêncio foi voluntário, porque a Renault é anunciante da Globo nas transmissões de F-1. Pode ser. A Renault também anuncia aqui de vez em quando. Ou anunciava, sei lá. A Honda também, mesmo depois de ser zoada implacavelmente neste blog nos últimos dois anos.

Nunca me preocupei demais com isso. E tenho lá minhas dúvidas sobre eventuais pressões de anunciantes nesses casos. Em todo caso, ficou a estranheza no ar.

Subscribe
Notify of
guest
205 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Michel
Michel
12 anos atrás

Em primeiro lugar não teve nenhuma novidade sobre o assunto mesmo. E em segundo, se a Globo prefere preservar o relacionamento com o anunciante, nada mais certo pra eles. Mesmo que o público saia perdendo a informação – se bem que hoje, com a internet, tudo o que o Galvão fala na transmissão todo mundo já tá sabendo a muito tempo -, então, acho aceitável a Globo se for o caso, preservar sua relação com a Renault.
Já me impressiona eles falarem bem dos motores Mercedes (que não é patrocinadora da Globo).

Thiago Moura
Thiago Moura
12 anos atrás

Globo é reduto de Infernais.

Max
Max
12 anos atrás

Eu não pude assistir a corrida, nem ouvir pelo rádio como costumo fazer. Alguém que tenha ouvido a narração pela Band News ou CBN (que também é da Globo) poderia dizer se tocaram no assunto?

Fernando
12 anos atrás

Flávio,

Achei muito estranho mesmo. Por mais que se tenha falado no Sábado, muita gente só assiste a corrida. Teriam que falar no domingo também. Se não falaram,e é porque alguém achou melhor que o assunto não fosse abordado…

Fábio Aguilera
Fábio Aguilera
12 anos atrás

Ao passo em que Juca Kfouri, um cara ao qual reputo grande seriedade, abomina este tipo de coisa, permito-me pensar que anunciante e jornalismo isento são coisas que não se misturam.

Por outro lado, acho que há na cabeça do público (como deve haver de fato também) uma separação muito clara entre a Renault F1 e a Renault que faz o Logan. Acho que ninguém associa a putaria da F1 ao carrinho que vai comprar no feirão do final de semana.

As vendas de Ferrari caíram após a trapalhada na Áustria?

Pedro Arroyo
Pedro Arroyo
12 anos atrás

qual o seu problema com relação a globo … pq vcs na ESPN ou aqui no IG compram os direitos e transmitem a formula 1 ou melhor para de enrrolar e pede uma vaga na Globo …

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Além de repetição, devem esperar até dia 21 deste mês quando a FIA julgará o fato. É delicado falar quem está errado e quando se trata de um brasileiro em delicada situação (sem duplo sentido). Mesmo que tenha errado em aceitar bater em Cingapura sob comando do chefe, Nelsinho ao menos está inibindo futuras práticas semelhantes de manipulação de resultado muito desonesta. Temos que pensar do lado do soldado obedecendo ao general… Se não o fizesse iria para corte marcial… Mas, os carros de passeio da Renault aqui no Brasil desvalorizam muito rápido faz muito tempo!

Ivan Pinhbeiro
Ivan Pinhbeiro
12 anos atrás

Flavio Gomes, penso da mesma forma, pois a Globo apenas citou que houve uma coletiva no Padock primeiro com Imrensa Escrita, depois Televisiva onde teve duas versões uma até colocando em duvida a sexualidade do piloto Nelsinho Piquet. Mas infelizmente a pessoa que tem maior conhecimento do assunto “Reginaldo Leme”, jornalista proximo da familia Piquet não pode se pronunciar antes da autorização da Globo. E mais uma vez a poderosa Globo não faz um jornalismo imparcial devido a contratos com seus anunciantes e ficamos apenas nas especulações sobre o que pode acontecer com a Equipe Renault e seu piloto Piquet.
Flavio, alheio a esse assunto, nosso time vai classificar para a serie A do brasileiro de 2010?. Podemos ser campeões?.

Uma abraço de um fã de seu trabalho nessa coluna e nos programas da ESPN.

Ivan Pinheiro

Mark Kweirotz
Mark Kweirotz
12 anos atrás

Tenho quase certeza que o silêncio da Globo na corrida tem relação com a Renault ser anunciante na transmissão da F-1.

A posição da Globo e deste Blog são diferentes…

Aqui no Blog, na medida em que a gente vai conhecendo melhor o FG (ainda que só interneticamente) percebe com facilidade quando ele fala sério e quando ele está com zoação (mesmo quando parece que ele esta falando sério). Logo, ninguem aqui deixa de ser admirador ou consumidor de uma marca porque o FG zoou dela. Pelo contrário, muitas vezes entramos na brincadeira e zoamos juntos, ainda que seja uma marca de que gostamos.
Enfim, aqui o clima é de botequim – no bom sentido, da descontração.

O caso da Globo pega porque eles vinham se vangloriando reiteradamente de terem sido os responsáveis por tornar público um escandalo envolvendo um anunciante.

Enquanto eles ficavam toda hora se gabando por terem “dado o furo”, o anunciozinho da Renault ficava rodando no canto superior esquerdo da tela… aí pega mal.

O Galvão é velhaco, ele não bota a mão em cumbuca. Quem acompanha as falas deles (pelo twitter e pelos programas) sabe que ele está evitando esse assunto faz tempo.

O Galvão deve pensar assim:
– “No futuro, nunca se sabe. E se eu ou um filho meu precisar fazer algum negócio envolvendo a Renault? Um contrato, um patrocinio, um emprego, sei lá, de repente eu fecho um porta por ter falado demais. Vou ficar é quieto.”

Aí eu pergunto a vocês amigos blogueiros… será que ele está errado de pensar assim??

Samuel Miranda
Samuel Miranda
Reply to  Mark Kweirotz
12 anos atrás

Mark,

Minha opinião: se Galvão Bueno fosse dono de uma concessionária Renault, comerciante, fornecedor, enfim, se exercesse qualquer profissão, estaria coberto de razão. Mas Galvão é jornalista. Por isso, o silêncio sobre o tema está errado. Até porque tenho certeza que o silêncio ocorre tb pq Nelsinho tem a maior das qualidades possíveis para um piloto de F-1 – é brasileiro (claro, sob a ótica de Galvão).

Quem disse não acreditar na sujeira durante a transmissão da corrida da Bélgica? GB…

Mark Kweirotz
Mark Kweirotz
Reply to  Mark Kweirotz
12 anos atrás

Pois é Samuel, sobre esse lado tá certo mesmo. O cara é jornalista e não pode ter medo de falar.

Mas sabe como é que é né… Galvão é Galvão…rs

marcelo thurler
marcelo thurler
12 anos atrás

Voces devem ter uma frustraçao muito grande por não trabalharem na Globo. Nao sei que estranheza e essa. No canal de esportes da Globo, esse assunto e discutido diariamente; nos pogramas esportivos da emissora tambem. So os seus leitores e assinantes da ESPN que acha isso. Francamente! De um tempo nas criticas a Rival.
Marcelo Thurler – Nova Friburgo-RJ

petrafan
petrafan
Reply to  marcelo thurler
12 anos atrás

por que é que de vez em quando ainda aparece quem queira desqualificar os que criticam?

Prof.Neco Verrone
Prof.Neco Verrone
12 anos atrás

É óbvio que não vão tocar mais no assunto (como o fizeram desde o furo de reportagem por ibope…rs), a Renault do Brasil é parceira da Globo, e como esta emissora não é louca de rasgar dinheiro, muito provável que o fato seja levado de forma branda, afinal estamos falando da emissora mais popular do país (não a melhor…rs), e desculpe-me Flavio…a nossa Lusa enfiou 4 no Bahia…, mas não dá p/ compararmos o seu blog/ e o IG, como veículos de informação de mesma grandeza que o canal plin-plin, vcs são muuuito melhores, mas ” muy pequenitos”.
Abs p/ ti…e continue sendo esse jornalista autêntico e informativo que o é!!

Luiz Straforini
Luiz Straforini
12 anos atrás

Ainda bem que não houve nenhum comentário no caso Renault-Piquet,se não atrapalharia a belíssima corrida de Barrichello!!!Deixa eles queimarem a cabeça e apurar os fatos,as provas,cada um com seu problema,ganham muito bem pra isso.Vamos torcer para o Barrichello pelo campeonato,pro Massa voltar logo as pistas e pro Pizzonia ,Senna e outros Brasileiros pra 2010 entrarem na F1.

Savio
Savio
12 anos atrás

Flavio, também notei o silêncio “oficial” sobre o assunto e na hora da transmissão comentei que deveria ser exigência dos patrocinadores.
De qualquer forma, entendo que vai haver reflexos econômicos se houver punição forte para a equipe que leva o nome de uma das principais marcas comercializadas no Brasil e no mundo.
Achei precipitado a Renault divulgar que vai processar os Piquet. Melhor seria apurar até que ponto vale a pena acreditar no fanfarrão Briatore para não afundar-se com ele num abraço fraticida.

petrafan
petrafan
12 anos atrás

na Sportv o locutor disse que tinha feito um voto pessoal de não mencionar o assunto.
e não se tocou no assunto.
desconfio que se fosse um piloto de outro país, daquelas “potências estrangeiras” (conforme o ministro Joaquim Barbosa), o caso seria citado a cada 5 minutos.

André
André
12 anos atrás

Maradona na Renault ano q vem, esta é a noticia mais quente, saiu agora no Clarin, Maradona irá testar os carros da equipe Renault por q no futebol………

daniela
daniela
12 anos atrás

Também achei super estranho, o Galvão ter ficado de boca fechada justo ele

Luiz Henrique
Luiz Henrique
12 anos atrás

Com um GP estupendo, agradeço ao Sr. Reginaldo Leme e ao Galvão Bueno por terem feito uma bela cobertura, ao invés de ficarem falando do corpo no armário.

Que corrida magnífica, num autodromo rápido, com ultrapassagens, foi muito bom e o Rubinho, que gana, que vontade, que competência, parabéns.

Urubuzada, esperem o corpo sair do armário.

Luiz Hamilton G. Corrêa
12 anos atrás

É lamentavel que a Globo não tenha um sabstituto para o Galvão Bueno. Usa e abusa do conhecimento que tem sua equipe e absorve para si todos os louros da informação que passam. A F1 precisa de outro tipo de narração. Busquem novos valores no mercado.

Faraon
Faraon
12 anos atrás

Essa do cavalo que faz esteira foi demais! Muito bem observado… ehehhe

Dfferson Capelli
Dfferson Capelli
12 anos atrás

Verdadeiramente ficar noticiando o que ja foi falado enche o saco, creio eu que a história do cavalo de mais audiência que a história da familia Piquet, e lembrando o Nelsinho só ganhou alguma coisa pilotando carros do Papai, quando o Pai se Afastou olha o que aconteceu, temos muitos pilotos bons, Pizzonia e Senna na F1 isto é noticia.

werlanderson
werlanderson
12 anos atrás

Claro que foi por pressão da Renault do Brasil que não se comentou nada e também por que está começando a se travar uma guerra judicial entre Piquet’s e Renault e a Globo oberviamente não quer tomar partido de ninguem por ser a Renault uma de suas anunciantes.
E sobre o Galvão e o cavalo do Rodrigo Pessoa e melhor nem comentar, foi só o Galvão fazer parte do GE que ele começou a elogiar o programa falando que o programa ta cada vez melhor etc e tals, ou seja o mesmo Galvão de sempre que conhecemos, o eterno babaca.

Fábio Augusto Coelho Reis
Fábio Augusto Coelho Reis
12 anos atrás

Flavio minha opinião a respeito desse rolo é que o Nelsão não iria entrar nessa se não tivesse carta na manga,se não pudesse provar;a não ser que o desejo de vingança o cegou fazendo com que a emoção falasse + alto que a razão.Pelo que você conhece dele o que acha.Eu particularmente não consigo ver o Nelsão entrando numa briga desta sem a retaguarda arrumada.Um abraço Fábio.

KLEBER SECCO
KLEBER SECCO
12 anos atrás

É, o silêncio também é total aos critícos do Rubens Barrichello, grande piloto que se mantem por 16 anos na F1, de fato nunca foi campeão, pq ao contrária do Nelsinho Piquet é homem e sempre cumpriu fielmente seus contratos, por isso goza do prestígio e da confiança de quem manda no automobilismo mundial, está calando a boca de muita gente, Dá-lhe Rubinho

eu
eu
12 anos atrás

O Babão Bueno “rasgou a boca”, pois no Gp anterior disse que o Nelsinho jamais faria algo desse tipo.

silvia
silvia
12 anos atrás

Se foi pressão ñ sei mas ainda bem pq quando o Galvão dá pra ser repetitivo sai ds frente…rs

mauricio satoshi miyagi
mauricio satoshi miyagi
12 anos atrás

Eh verdade, eu tambei fiquei aguardando os comentarios tanto do Galvao,Reginaldo Leme e do Luciano Burti, pois houve novidades de uma corrida para outra,nao podemos considerar os treinos pois muita gente soh assiste a corrida,entao esperava sim, nao soh um comentario, mas varios.

mg
mg
12 anos atrás

aguentar o locutor oficial da globo , realmente esta insuportavel. aguenta o proximo gp ,caso o filho kk ganhe a stock domingo.

Alberto
Alberto
12 anos atrás

Olha Flávio,

Vou te dizer uma coisa: _ Estou cansado desse “locutor” da Globo.
Bem que eles poderiam dar uma “variada”.
Ser formador de opinião pelo método repita, repita, grite, grite, repita … até a informação ser “socada” em nossa cabeça está cansando demais.

Abraços, Alberto

sidney
sidney
12 anos atrás

Olha, a conversa do cavalo do Rodrigo Pessoa passou dos limites na transmissão de ontem. Em determinado momento entrou o “team radio” justamente quando ele anunciava tal atração mas mesmo assim não parou de falar. HILARIANTE!!!

Mauricio
Mauricio
12 anos atrás

Esse caso Briatore_Renault x Piquezinho, parece ser a oportunidade perfeita para que o Velho Piquet Pai pague pela boca aberta e solta que teve durante toda a vida.
Sempre falou o que queria e sobre quem queria, agora é hora de ouvir falaram qualquer coisa sobre o filhinho, que diga-se de passagem não tem nada do talento do pai, e muito, muito menos que Barichello.

Warllen
Warllen
12 anos atrás

Já observei a parcialidade com que o Rubens Barichello é tratado por esse jornalista, o cara vence uma corrida de forma perfeita, está na briga do titulo e o cara só sabe falar do caso da renault, tenha paciencia.

Mário Mesquita
Mário Mesquita
Reply to  Warllen
12 anos atrás

Uma corrida perfeita contra 250 ridículas… Torço pra ele, mas quero ver umas 20 dessas para acha-lo bom…

jefferson buitrago
jefferson buitrago
12 anos atrás

Flavio,vou dar um crédito de confiança a Globo.Eles tem falado do caso Renault em todos os telejornais que afinal tem audiencia maior que a F1.Quanto ao Raikkonen ta parecendo o papo da mulher que já arrumou outro e começa a elogiar o atual dizando que o cara é maravilhoso,sensacional,mas…Pé na Bunda

Osmar Felinto de Mello
Osmar Felinto de Mello
12 anos atrás

Bem, amigos da Rede Globo, o caso Renaulr está encarrado. Não vamos mais falar sobre isso. O que foi dito já está dito. Só uma observação pessoal nisso tudo: O Rubens Pé de Chinelo não tem moral prá falar o Nelsinho. Azar do Briatore, que foi mexer com quem não devia.

pepesado
pepesado
12 anos atrás

Então FG, quem tem dinheiro manda, quem não tem obedece, e quando dois dinheirudo se encontram, explode uma bamba de gas merdano e joga merda para todos os lados. Foi assim que aconteceu a poucos dias tb com aquela outra TV do dinheiro, foi começar afuscar a poderosa como ja dizia o saudoso deputado e estilista, que a coisa explodiu, e tambem ja ficaram quietos!!!

jefferson buitrago
jefferson buitrago
12 anos atrás

Flavio,vou dar um crédito de confiança a Globo.Eles tem falado do caso Renault em todos os telejornais que afinal tem audiencia maior que a F1.Quanto ao Raikkonen ta parecendo o papo da m ulher que já arrumou outro e começa a elogiar o atual dizando que o cara é maravilhoso,sensacional,mas…Pé na Bunda!

Mário Mesquita
Mário Mesquita
12 anos atrás

Nunca se sabe. Nunca comprarei um Renault. Talvez um Gordini.

Jorge Ferrari
Jorge Ferrari
12 anos atrás

Também notei o fato. Pelo menos não falaram do Massa também…

kjkj
kjkj
12 anos atrás

oooo inveja do galvão

Alzemar Venâncio
Alzemar Venâncio
12 anos atrás

Bom dia Flávio,
não há muito o que dizer, primeiro do(s) cidadão Piquet que sempre julgou os colegas de forma a mostra que ele era um cidadão de caráter. Mas como peixe morre pela boca, estamos vendo e ouvindo a educação e caráter que passou ao filho(pena). Quanto ao comentárista da referida emissora, o melhor seria era buscar informações a respeito do que acham dele os moradores vizinhos (atuais e anteriores) em Londrina-PR. Já a emissora é só dar uma lida nos livros do autor ROMÉRO DA COSTA MACHADO “Afundação Roberto Marinho e Afundação Roberto Marinho 2”.

hummer simpson
hummer simpson
12 anos atrás

Gente boa, a verdade é que patrocinio é meio que uma compra do seu pensamento inclusive,então nada mais correto que a globo evitar tocar no assunto, já que são poucas pessoas que não se vendem . E a tv vive do dinheiro de patrocinio !!!!!!!!!

Mário Mesquita
Mário Mesquita
Reply to  hummer simpson
12 anos atrás

Exceto a Record que está se levantando com o dinheirinho do pobre dizimista… Assim é fácil “arribar” uma empresa. Qualquer um que quiser abrir uma quitanda, uma videolocadora, etc pega dinheiro no banco, não é? Imagina se sua fonte de financiamento é infinita?? Tô batendo nessa tecla porque tá todo mundo torcendo tanto pra Globo “sifu”, que vão dar as chaves do Brasil pro “bispo” Macedo. Se liga, meu povo…

Josenildo
Josenildo
12 anos atrás

A Globo está com medo de eventualmente arcar com indenização por danos morais, acusando quem quer que seja sem provas contundentes do alegado.

Assis
Assis
12 anos atrás

Vão ficar cheio de dedos pra falarem dos “heróis” brasileiros . Ou a globo fala mal ( a verdade nua e crua, que seja ) de algum desportista brasileiro ? …

EdisPJ
EdisPJ
12 anos atrás

http://www.oconsumidoremdebate.blogspot.com

Também notei esse silêncio – constrangedor, diga-se de passagem, por parte do Reginaldo e do Burti…mas, na hora pensei tratar-se do estilo Globo de sempre, ainda mais quando um ‘brasileirinho contra o mundo’ ganhou a corrida…
Alias, na narração, só se falou do Barrichello (nada contra), esquecendo dos outros 19 carros; do tal cavalo maior que um prédio que anda de esteira e, pra minha surpresa, falou-se pouco do Massa (não tanto como nas ultimas corridas, pelo menos…).
Isso quer dizer o que? Que decerto, por razões superiores, a ordem era exaltar o Brasil que vence, ignorando o resto…como sempre.

francisco assis queiroz novaes
francisco assis queiroz novaes
12 anos atrás

Bom dia,
Quando surgiu o boato o SR GALVÃO BUENO defendeu integralmente o NELSINHO PIQUET, resultando que não acreditava em tal “insnuação”, agoara com a confissão do próprio o mesmo se calou, não citano que tal “acidente” poderia provocar um acidente com eventual morte de alguém ou seja pondo emrisco a vida dos outros participante, entretanto acompanhando as transmissões da GLOBO, o mesmo verifiquei e qualquer um verificou a menira que ele destaca qualquer erro do HAMILTON, não sobrepujando a sua capacidade deum campeão novato,

Acharia que profissionais formadores de opinião não fosse assim tendencioso para um ou para outro.

Desejaria um debate sobre o relacionado acima
Atenciosamente

francisco novaes

Benedito Roberto
Benedito Roberto
12 anos atrás

qual seria o preço da honra,dignidade,moral e honestidade de um piloto de formula1.
se ele continuasse contratado ele falaria o que falou?

Armando P. Silva Jr.
Armando P. Silva Jr.
12 anos atrás

Flavio,
Me desculpe, mas você não é tão novinho assim,para ser tão ingênuo .
Sendo a Globo e o Galvão Bueno, o que podemos esperar.
Você acha que é possivel acreditar nessa gente.

Valmir Passos
Valmir Passos
12 anos atrás

Eu estranhei mesmo, mas a Globo é assim, interesses comerciais acima de tudo. E o Sr Reginaldo Leme, que deu o “furo” tb se calou. Creio que exista algo sim, o Galvão não iria se furtar a ficar fazendo auto-promoção (é assim que se escreve)…aliás, fez isso várias vezes ontem (” como eu disse ontem..” ou ” acertei na mosca” ….” ou ” como disse essa reportagem”….enfim, ridículo como sempre.

zeca cei
zeca cei
12 anos atrás

Podem estar certos que este silêncio foi por pressão da Renault, depois brigam por imprnsa livre e a globo teve que se calar e tudo vai dar em nada,pois o maior beneficiario disto tudo é o Alonso que é o queridinho da Renault e ele faz parte deste triste e lamentavel fato.

Celso Vedovato
Celso Vedovato
12 anos atrás

É realmente estranho, mas a imprensa toda diminui o noticiário, parece que o nível que desceu Briatore, afastou a todos das especulações.
Pode ser uma decisão geral de esperar o dia 21, a Globo não parece ser diferente, alías acho que o Galvão posicionou-se que só voltaria ao assunto após a FIA, o que faz muito bem. Pode ser apenas isso, por que não!?

Juarez
Juarez
12 anos atrás

Não consigo ver mais a Globo, me irrita, tudo é dirigido e repetitivo, as novelas me enojam, será q tem tanta audiencia assim, se tiver o povinho tem menos cultura do q eu imaginava?! Globo ve se não seja tão tendenciosa, neste pais tem gente inteligente tbem. não é só esses zé manés q engolem tudo.