ZERO MILHAS

SÃO PAULO (alguém precisa se mexer) – Alguns anos atrás, o empresário e piloto Antonio Hermann comprou os direitos de uso da marca “Mil Milhas Brasileiras” e passou a fazer a corrida que, até então, era do Centauro Motor Clube. Aí, não sei quem do Centauro contestou a aquisição do título, abriu-se um processo, Hermann foi obrigado a chamar a corrida de “Mil Milhas Brasil”, tentou internacionalizar a prova, gastou dinheiro, trouxe a Le Mans Series (sensacional, diga-se), depois voltou a se concentrar em protótipos nacionais e supercarros importados, e no fim das contas nada deu certo.

Seja por falta de interesse do público, de pilotos, equipes, ninguém mais deu bola para as Mil Milhas, e Hermann não vai fazê-la neste ano, como revela o sempre competente Américo Teixeira Jr. em seu blog.

Era a corrida mais importante do Brasil. Ou, ao menos, foi durante os anos 60 e parte dos 70. Hoje, não é mais nada. Como o automobilismo brasileiro em geral, diga-se. Um nada.

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Hugo Guidini
Hugo Guidini
11 anos atrás

Embora um pouco atrazado faço meu comentário à respeito das mil milhas. O Sr Antonio Hermman tentou internacionalizar as mil milhas excluindo os carros e pilotos brasileiros que sustentam os automobilismo regionais por ex. Fez uma corrida de protótipos com incriveis 18 ou 20 carros largando….imaginem a emoção de termos 10 horas de corridas (aproximadamente) com no máximo 20 carros. Eu larguei em uma mil milhas com 96 inscritos (opalas, stock, fuscas,passats, voyages, etc,etc………mas nossos presidentes de federação, clubes organizadores e outros iluminados acharam por bem fazer uma prova dessas. Por ultimo este ano de 2012 teriamos uma 24 horas de interlagos. Uma inscrição absurdamente cara e que graças ao nosso Kassab que aumentou mais absurdamente o aluguel do autodromo…….não tivemos. Então Sr Antonio Hermman acabou com as mil milhas e nossos dirigentes estão acabando com o automobilismo.

JORJÃO
JORJÃO
14 anos atrás

é uma pena. ja fui daqui do ceara assitir a 2 mil milhas e agora tudo acabou

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
14 anos atrás

Retiro o que disse, o melhor modelo para as Mil Milhas não é o FIA GT, as 24 Horas de Nuruburgring é que são. Uma prova democrática com várias categorias e que permite a participação do maior numero de carros o possível.

claudio aun
claudio aun
14 anos atrás

Fica claro que o mais democratico do esporte continua nas Mil Milhas Barsileiras.
Detesto o comparativo com o chutebol, mas é mais ou menos como a pelada de fim de ano em que todos querem estar presentes, é so pegar o velho calção sua corroida chuteira endurecida pela falta de uso e se apresentar no dia da grande LARGADA ( PARTIDA).
Achar que qualquer tv aberta transmitiria uma corrida de 12 horas é hilário

luiz alberto
luiz alberto
14 anos atrás

depois que distruiram o grade e lindo Intrlagos corridas de longa duração com varias categorias n o atual ¨cartodromo¨ficou muito chato pois os carros das categorias menores só fazem atrapalhar as maquinas mais velozes e quem gosta de automobilismo quer ver grandes maquinas velozes e tecnicamente evoluidas sendo comduzidas por por bons pilotos.

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
14 anos atrás

Só um comentário, eu guardo até hoje aquela credencial de piloto que ganhei das mil milhas, quando fui acompanhar uma etapa da Classic Cup, acho que ano passado. Tá lá em casa, de recordação hehe

leandro 440magnum
leandro 440magnum
14 anos atrás

Sem sombra de dúvidas acabaram de desligar um dos aparelhos que faziam o automobilismo brasileiro respirar.
Tô cansado de ver pessoas injetarem dinheiro no automobilismo esperando receber mais do que aquilo que sabem que vão receber, e não porque gostam realmente do esporte.O que aconeceu com as grandes corridas como a Targa di Fiori , Migli Miglia ,Panamera? Ou circuitos como Avus ,Jacarepagua?Tudo acabado por interesses de pessoas que não ligam para o esporte,apenas para seus proprios bolsos.Prefiro ver um grid cheio de Opalas , Dodges, Mavericks,Pumas,Chevettes,Brasocas,Fuscas!!!,a ver um grid mirrado de Ferraris,Vipers e Porsches.
Poderiam montar uma corrida de Mil milhas simples, sem ostentacao .Assim como Prefiro uma boa Feijoada a um File de Salmao grelhado no Molho Madeira.Saudações Moparianas

Daniel
Daniel
14 anos atrás

Não restou só as 12 horas como disse Dado Miler. Tem as 500 Milhas de Londrina que é uma prova democratica e também barata. Este ano será sua 18ª edição e será disputada no dia 12 de dezembro.

Paulo Ferreira
Paulo Ferreira
14 anos atrás

Lamento muito… achei que com a Le Mans Series ia alavancar as Mil Milhas, mas só terminou de afundar…

Geraldo Mesquita
Geraldo Mesquita
14 anos atrás

As Mil Milhas são a pura expressão do automobilismo romântico das décadas passadas. Uma mistura de grandes pilotos, com outros nem tão grandes assim, mais outros apaixonados amadores bem intencionados, tudo com muito cheiro de gasolina verde(de aviação) ou azul, óleo e graxa, correrias de última hora para aprontar carros para a largada, que sempre aconteciam a meia noite do Sábado, no estilo Le Mans(os pilotos tinham que atravessar a pista correndo, ligar os carros e arrancar) e, o mais importante: tinha que ser em Interlagos! Com gente acampada, churrasco e tudo o mais! Nos primórdios tinham os shows das fabulosas carreteras dos igualmente fabulosos Catarino Andreatta, Camilo Christópharo, entre outros, embolados com os Fuscas, DKWs, Alfinhas, Renault Alpine, potótipos, etc.). E ainda era muito boa a época (anos 70/80) em que corriam os nossos Passats, Mavericks Quadrijets, Opalas da Stock, Fuscas, Aldées, misturados com alguns importados trazidos pelos pilotos da “elite”, como Porsches, BMWs, Alfas, etc. Como aquela corrida em que o Maverick do Batista da Automotor largava lambendo todo mundo, urrando bonito nas retas com a “música ” característica do V-Oitão bravo, mas nas curvas os ariscos Porsches, como o Wilsão e do Christian Fittipaldi, e mais as BMW buscavam. E nas retas lá vinha o V-Oitão de novo! Era bonito de se ver e ouvir.
Prá quem realmente gosta, essas lembranças dão até um aperto no coração e um frio na espinhela! Como seria bom se tivesse um jeito de fazer o tempo voltar. Já pensaram? Uma Mil Milhas recheada dos hoje “Clássicos de Competição” Mavericks, Opalas, Passats, Fuscas, Pumas, talvez a Carretera-Corvette do Camilo que, se não me engano, tá cheia de poeira lá na oficina no Canindé, entre outras lendas? Poderia ter também uns Chevettinhos, Voyages, Aldées, Brasílias, entre outros. Até mesmo um certo Lada! Claro, com as respectivas divisões de categorias. E ainda, com pilotos da velha guarda como convidados de honra. Se cquiserem pilotar, tanto melhor!
Seria um sonho tão impossível bolar uma “Mil Milhas Revival”? Pode até ser difícil de acontecer, pode ser apenas mais um sonho de uma noite de v… primavera, mas de uma coisa eu tenho convicção: se bem divulgada, muitos como eu e vocês não perderíamos por nada! Concordam? Um forte abraço a todos os verdadeiros entusiastas do que um dia foi o nosso automobilismo nacional.

Rodrigo Vieira
14 anos atrás

Que venha nossa Mil Milhas Brasileiras, largada a meia noite!

Nada contra a elitização. Mas não das Mil Milhas, história do automobilismo brasileiro e devaneio de simples mortais como nós, que sonham em poder conduzir atrás dos faróis cruzados em sua frente, no mergulho antes de partir para a junção!

Minha torcida é simples: XXXVII Mil Milhas Brasileiras 2010 – largada a meia noite, ou do dia 23/01 ou do dia 30/01 !

Boa Sorte para os verdadeiros amantes de nossa charmosa endurance.

Liszt do Rosário Brígido
Liszt do Rosário Brígido
14 anos atrás

mataram a categoria!!!

lamentavel – o que restam são apenas memórias ja que esforço para ressurgir ela sera dificil…

Joca
Joca
14 anos atrás

Pela minha experiência, digo que sempre quando querem eletizar o automobilismo acaba com a categoria torna caro e as pessoas se afastam. Quando nas Mil Milhas competiam veículos nacionais de diversas categorias o grid era cheio, depois veio os importados e em seguida eliminaram os protótipos nacionais então a categoria ‘morreu’, O mesmo está ocorrendo com a Stock Car quando as carretas custavam menos as equipes competiam pelo esporte hoje está cada vez mais cara, comercial e as equipes já estão começando a debandar, quantas vão abandonar a categoria no final do ano? Alguem sabe me informar o valor da inscrição por piloto?

Romeu
Romeu
14 anos atrás

Na época das mudanças nas Mil Milhas, eu falei aqui mesmo, nesse espaço do Flavio.
Estão acabando com as tradições do nosso automobilismo.
Já assassinaram o Autódromo e vão matar as Mil Milhas.
Não deu outra.
Quizeram elitizar uma prova que foi criada com carreteras, com carros construidos em oficinas de bairro, pilotos/mecanicos e mecanicos/pilotos, com adaptações, com invenções e principalmente com criatividade e simplicidade.
Agora não temos nem uma coisa, nem outra.
Eloy Gogliano, que criou as Mil Milhas junto com o Barão Fittipaldi, deve estar se revirando no tumulo…

Arnold
Arnold
14 anos atrás

Eu axo isso tudo……..MTO RUIM BOM PRO BARRICHELLO..se é que você me entendem :) :)

Zé-Taubaté
Zé-Taubaté
14 anos atrás

Ah, que é isso, Flavinho?! Que exagero! Temos Rubens, o Mito, o Maior Vice-Campeão de todos os tempos! Pare de reclamar “de barriga cheia”. E não fale mal de nada que é do Brasiiiillll!!!!! Alguns – MUITOS – não aceitam… Aqueles alguns que são “brasileirooos, com muito orgulhooo, com muito amooor…” e que “não desitem nunca”. Ô povinho!

Régis
Régis
Reply to  Zé-Taubaté
14 anos atrás

Botar a culpa na mula pq a carroça não anda não vale..o que tem de ver o sr. Rubens com o automobilismo brasileiro?! O cara não é paladino, emissário ou qualquer coisa que seja…se o automobilismo virou essa máfia que só troca de nome não adianta patacas bradar aqui no blog ou em qualquer espaço que se possa fazê-lo…
Afff…cada um

Dado Miler
Dado Miler
14 anos atrás

Pra galera que ta com a grana curta (pero no mucho) ainda sobrou as 12 h de Tarumã…Com um orçamento baixo dá pra botar um Endurance na pista…Até vale aquela “vaquinha” pra botar um carrinho do “marcas” pra andar…O que vale mesmo é passar noite curtindo o barulho dos carros e cheiro de combustivel…passando trabalho, e até sem tempo pra comer, qdo acontece algo errado com a barata…ver o sol nascer e os carros ainda rodando…e chega o 1/2 dia…acabou as 12 horas…isso é o que vale…abraços

Luciano Moreno
Luciano Moreno
14 anos atrás

Lembro que o alge dessa prova foi em 1994. A corrida contou com a transmissao da bandeirantes e tinha uma porrada de carros legais: escort corsworth, Viper, Aldee (aquele nacional), mustang 67, ferrari, porsche, bmw, corvette. Contou com a presença de varios pilotos famosos: Rubinho, Clã fitipaldi, Raul Boesel, Ingo….

EduardoRS
EduardoRS
14 anos atrás

Esse é o retrato do automobilismo brasileiro. Infelizmente.

Só anda quem tem dinheiro, porque qualquer carrinho, por mais comum que seja, custa uma pequena fortuna para comprar e manter. E só assiste quem tem dinheiro também (vide preço do ingresso da Estoque em Salvador). As TVs não dão a mínima para o esporte, porque é mais vantajoso fazer uma mesa redonda sobre futebol. A CBA só quer saber de vender carteirinhas. E assim chegamos ao fundo do poço, e estamos começando a cavar para descer um pouco mais.

Wilson
Wilson
14 anos atrás

Eu não gosto de corridas longas, fica todo mundo economizando o carro, esperando o outro quebrar.
A CBA podia fazer um campeonato de marcas, com custo baixo, carros com pouca preparação e no máximo 40 minutos de duração, pois aí sim o pessoal acelera !!!
Wilson

Fernando Horta
Fernando Horta
14 anos atrás

Pois é. E a CBA, o que faz?

Mudando de alho pra bugalho, faz tempo que não vejo aquela série #69 pelo mundo (ou ainda era o 96?). Pra matar a saudade e homenagear o Meianov, fiz uma série de imagens do klone dele que te mandei uns dias atrás, o Fuska 69, em alguns dos palcos sagrados do automobilismo. Se achar que merecem um post, aqui vão os links:

Meianov Klone em:
Laguna Seca – http://www.shakaxd.com/69_laguna.jpg

Monaco – http://www.shakaxd.com/69_monaco_01.jpg e http://www.shakaxd.com/69_monaco_02.jpg

Monza – http://www.shakaxd.com/69_monza.jpg

e no “Inferno Verde” – http://www.shakaxd.com/69_nordschleife_01.jpg e http://www.shakaxd.com/69_nordschleife_02.jpg

Espero que estejam bakanas

Abraços, Flávio!

Roberto Borges
Roberto Borges
14 anos atrás

Nem dá para rebater!
Gostaria muito de poder desfilar um rol de argumentos contrários aos comentários do Flávio, mas eles não existem!
Está tudo acabando, por incompetência, ganância, falta de visão.
Não me venham com papo de falta de grana, que os argentinos, com muito menos bala, tem várias categorias bem legais.
A mistura de categorias da Mil Milhas era o máximo!

Clezio Soares da Fonseca
Clezio Soares da Fonseca
14 anos atrás

Será que alguém se interessaria em ressuscitar o nome Copa Brasil ? Mas com todos os veículos que são comercializados aqui? Poderia ser um incentivo para os
preparadores de carros de rachas por em prática o que
sabem fazer e quem sabe surgir novos “Lalos”.

dado andrade
dado andrade
14 anos atrás

FG. falta um cara como voce para dar uma mão ao Antonio.Voce tem o perfil da pessoa que pode ser cumplice de um cara como êle,visando REABILITAÇÃO DAS MIL MILLHAS BRASILEIRAS.Voltar ao Regulamento FORÇA LIVRE.Aí sim será PIADA.O povão gosta demais do QUEM PODE MAIS CHORA MENOS.Para não ficar muito LIVRE DEMAIS,o Jan Balder conhece muito bem o esquema de implantaÇão do INDICE DE PERFORMANCE. O Antonio tem tudo na mão para voce viabilisar uma empreitada como esta.Falta somente vontade politica.Não tenho procuração de ninguem para colocar esse assunto na mesa.Sòmente tenho muita saudade de provas longas pelo Brasil afora.Saudade dos acampamentos,churrascadas,biritas de montão,por 50 HORAS!!!Pegue uma bronca destas que aqui no SUL te ajudo.Não é a primeira vez que toco no assunto,mas não faz mal.Forte abraÇo DADO ANDRADE.

André Affonso Amarante
André Affonso Amarante
14 anos atrás

Flavio, desculpe, mas acho q vc não entendeu o q eu disse via twitter e me bloqueou!
Você tinha dito que a matéria da Veja sobre Honduras era algo triste na imprensa brasileira. O que eu fiz foi responder, dizendo que “não servia nem para limpar cocô de cachorro”.
O fato é que eu não sei como responder a uma afirmação, no Twitter, utilizando parte do que foi dito, por isso soou estranho. Eu tentei apagar a mensagem, pois percebi isso.
Quero apenas me desculpar, caso vc tenha entendido algo oposto a isso dito aqui. E caso aceite, q me desbloquei, para que eu possa segui-lo no Twitter, já que sou um grande fã e admirador do seu trabalho
Abraço

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  André Affonso Amarante
14 anos atrás

Escreve qualquer coisa lá usando meu endereço no texto que eu te acho e desbloqueio.

AS
AS
14 anos atrás

Seria o automobilismo brasileiro vitima da condição terceiro-mundista dessa nação dos trópicos ? Seria a falta de empenho da TV Globo ? Seria a falta do Galvao Bueno narrando e adivinhando o que pensa os pilotos ?… Tênis e automobilismo nunca serão fortes nesse país por razões que somente Darcy Ribeiro, se vivo estivesse, explicaria.

Corcel Bino
Corcel Bino
14 anos atrás

Assisti algumas Mil Milhas depois do seu primeiro retorno, no início dos anos 80. Os carros que participavam normalmente eram os mesmos que participavam das diversas categorias de turismo (Monomarcas, Marcas e Pilotos, Stock, Turismo 5000, etc). Na época pulei cerca, andei no meio do mato…até consegui acompanhar uma ou duas provas dos boxes.

Naquela época, em termos de estrutura, Interlagos não era lá grande coisa. A pista, entretanto, era mil vezes mais bela. E em termos de automobilismo, o que se praticava ali dava de 20 a zero no atual.

Ainda hoje sinto o cheiro do alcool que exalava abundante nas paradas de abastecimento nos boxes, e era o combustível obrigatório dos Opala Stock Car, Maverick T5000, Alfa 2300, Passat, Voyage, Gol, Fusca, Fiat 147, Oggi, Escort, Chevette e outros num incrível balé de luzes naquelas maravilhosas provas noturnas.

Edu H@rmel
14 anos atrás

Tive a oportunidade de participar de duas Mil MIlhas (02 e 04). Com a internacionalização em 2006 (trabalhei no Staff junto com Ivo Sznelwar) achei que nunca mais teria oportunidade de acelerar uma prova destas.

Desde que saiu do mês de janeiro, ficou mais difícil para se conseguir um grid mais gordinho , e como a FEDERAÇÃO reservou a data para os 1000 KM de São Paulo. fica um pouco mais difícil ainda para se ter um grid (com carros nacionais) expressivo.

Fico chateado com o cancelamento de 2009, mas isso já ocorreu antes (cancelamento, mudança para Brasília, etc) e tenho certeza de que a equipe do Ivo, com o Jaime e os demais têm capacidade para trazer a prova de volta em 2010.

FLÁVIO SILVA
FLÁVIO SILVA
14 anos atrás

Estamos precisando mais de povas de endurance.Lembro que há alguns anos atrás o piloto Carlos Kray tentou promover a Brascar.Lembro que eram grids cheios de protótipos de todos o tipos e cilindradas (Aldee,Tubarão,MCR…).Depois o Carlos tentou padronizar a categoria com protótipos (lindos por sinal) projetados especificamente para o evento.
Pena que não vingou,foram boas provas em Curitiba.Lembro de uma vez que fiquei no box do Tubarão (protótipo) junto com o pessoal da Petrobrás que estavam testando a gasolina que ia para a F1 neste bólido.
Saudades…

J.N.Dias
J.N.Dias
14 anos atrás

Fica registrada aqui a opinião do Blog Possante, defensor do automobilismo de várzea (Não é muito importante, mas tudo bem):
As Mil Milhas são o que havia de mais autêntico no automobilismo nacional. Várias categorias de automóveis, fossem de turismo, “silhouettes” ou protótipos, se digladiaram nas curvas de Interlagos, em busca da vitória,. fosse na geral, fosse na sua categoria, ou mesmo em busca de, pelo menos, terminar a corrida.Muitos não conseguiam, mas todos os participantes adoravam correr no meio dos “tops”, e fazia de tudo para retornar ao autódromo no ano seguinte.
Fico muito triste por não haver Mil Milhas este ano. Eu a considero a prova mais importante do Brasil e no Brasil, mais importante que o GP de Fórmula 1, ou (Sem desmerecer) o Rally dos Sertões. É uma prova genuinamente brasileira e, até a vinda dos super-carros, era a síntese do automobilismo nacional, aquele feito com paixão, por quem tinha gasolina nas veias.
Esperamos que 2009 seja um exemplo do que NÃO se deve acontecer, e que em 2010 e nos anos seguintes, o espírito das Mil Milhas volte.
Seria hora de uma mesa-redonda, entre Hermann, Centauro Motor Clube, FPA, CBA, e demais envolvidos, para tratar do que realmente importa, o esporte a motor. Hora de parar de invejar os argentinos, e fazer a coisa engrenar. Política, ambições financeiras, caprichos, egos, tudo isso deve ser eixado de lado para evitar a ocorrência de um evento triste como esse, que é o cancelamento das Mil Milhas.
Propaganda custa caro, mas não investir nela custa mais caro ainda.
E, a opinião de um entusiasta: Será que, se o GP do Brasil de Fórmula 1 fosse cancelado, faria assim tanta falta? ou seria até melhor para a volta do desenvolvimento do automobilismo brasileiro?

Abraços
J.N.Dias (Snowmeow)

J.N.Dias
J.N.Dias
Reply to  J.N.Dias
14 anos atrás

Desculpem os erros (crassos) de digitação: Escrevi meio apressado, e peço ao Flávio (Se não for muito incômodo) editar minha postagem pra corrigir os erros e trocar FPA por FASP.

Flavio Almeida
Flavio Almeida
14 anos atrás

O automobilismo Nacional é explindido, consegue matar se podemos dizer assim até o evento conhecido como lenda do automobilismo nacional…..nós somos otimos mesmo, não acha. Daqui a pouco conseguiremos matar a Estoque e os Rallyes….e não vao sobrar mais nada pra eles chuparem de grana…..Simplesmente medonho….

Isso nem merece meus comentarios….mais do que vergonhoso. O que adianta pessoas bem intencionadas sem o apoio……devido, cade as Tv´s, radios, etc….bela pahaçada na hora criticam metem a boca as imagens mas no apoio cade..?????? Pensem quem mata hoje o automobilismo nacional é a propria midia que não acredita que vai ter pessoas assistindo para poderem vender os anuncios pro pessoal interessado….

Luiz
Luiz
14 anos atrás

Bom, continuando, era o seguinte os Simca Abarth massacravam os outros, era covardia, até irem embora do Brasil ganharam tudo. Quando perguntei pro Toco se tinham jogado os carros do navio de fato, ele sorriu e disse: Jogaram porra nenhuma!

rivaspecial
rivaspecial
Reply to  Luiz
14 anos atrás

Bom isso é uma super tarefa para Indiana Gomes.
E aí Flavinho, que tal descobrir onde foram parar aquelas fantásticas Abarth Sinca vermelhinhas da equipe oficial de fábrica?
Um abraço, o blog está cada vez melhor.

Luiz
Luiz
14 anos atrás

Faz algum tempo, entrei numa oficina para ver os freios do meu carro, e quando voltei para ver o orçamento ,me chamou a atenção os recortes de jornal enquadrados no escritório, que contavam as vitórias de Toco Martins a bordo de um Simca Abarth, inclusive as Mil Milhas, e quando o Toco entrou no escritório pude reconhece-lo dos velhos jornais.-O freio não tem nada, disse ele. Mas como é que o carro não breca?Ele, não tem nada de freio!Disse rindo o Toco. Deixei lá pra arrumar, e ao voltar saí com o carro que continuava freando porra nenhuma! Voltei e ele me perguntou como estava,e eu disse: Bom Tôco, eu to perdendo 20 segundos por volta e abandonando depois da segunda volta. Eles não tinham dado passe no disco! O Toco ficou meu amigo desde então e ele me contou a história todinha daqueles carros franco italianos, mas que história incrível.

Carlos OLsen
Carlos OLsen
14 anos atrás

O nível de sofisticação, somado a meia dúzia de dirigentes “bundões engravatados” mataram as Mil Milhas.
Jamais quiseram fortalecer esta tradicional prova, só pensaram, e pensam até agora em grana, e vão continuar
se dando mal, (se continuarem a insistirem com LeMans series e pilotos
internacionais).
Se o pessoal Federação (FASP) quiser, colocam esta tradicional
prova novamente no calendario, com carros de turismo nacionais e importadados, regulamento enxuto,
com restrições aos super carros, ganha quem tiver braço,
como nos velhos tempos..
abraço FG

victor freire
victor freire
14 anos atrás

enorme contraste do resto do automobilismo brasileiro com o rally dos sertões e, em menor escala, até mesmo com o pió-cerá e a f-truck. falta gente com paixão pelo negócio.

Dionisio
Dionisio
14 anos atrás

Apesar de não termos mais as 1000 milhas, e assistirmos a todo este embrólhio, quero dizer que o Tonico Hermann é sangue bom, super bem intencionado e um apaixonado por corridas.

Roberto Martinez
Roberto Martinez
14 anos atrás

Já disseram tudo.
Uma pena mesmo. Saudades das verdadeiras Mil Milhas , largada a meia noite, etc…

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Mais uma derrota pro automobilismo tupiniquim! CBA? Isto existe???

wagner resende
wagner resende
14 anos atrás

As Mil milhas não vão acontecer? Segundo a Globo, bom para o Rubinho.

GERALDO CASSELLI JÚNIOR
GERALDO CASSELLI JÚNIOR
14 anos atrás

Largada noturna em Interlagos era simplesmente SEN – SA – CI – O – NAL !!! Nas Mil Milhas era uns dos fatores ultra-ultra-ultra-ultra-ultra……básico !!! Me sinto um privilegiado por ter curtido esses momentos !!! E agora estão embostalhando tudo …….

Andre Decourt
14 anos atrás

Como nada, nós temos a estoque, que é ótima para intercalar as matérias do Esporte Espetacular……. e dá-lhe megarampa …….

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
14 anos atrás

Realmente a prova da LMS em 2007 foi sensacional, mas é de se lembrar que de o endurance foi muito prejudicado com essa crise toda. Se olharmos uma foto de largada da LMS em 2008 dá dó de compara-la com uma de 2009, muitas equipes sairam e tantas outras venderam seus carros para aventureiros. As 3 primeiras da P2 em 2008 (Van Merkjinstein, Essex e Horag) não existem mais em 2009, KSM, Barazi e Embassy faliram e a atual vice campeã Racing Box ficou sem dinheiro pra correr a ultima etapa. Na P1 a Creation e Epsilon Euskadi se mandaram, a Oreca foi diminuindo sua presença conforme o ano passou e Peugeot e Audi só aparecem muito ocasionalmente e a Pescarolo correu meia temporada com uma carro só.
As coisas tendem, felizmente, a melhorar em daqui pra frente, o FIA GT estreia uma regulamento mais racional para 2010 e a LMS mudará radicalmente em 2011. Acho que a melhor opção para as Mil Milhas é o FIA GT mesmo (plano original de Hermann), pois assim pode se aproveitar os carros da GT3 no grid, mas a prova só vai dar certo com um expressivo plano de marketing, acordos muito bem amarrados com a TV e com uma data no começo do ano, para se afastar ao maximo da F1. Eu não rejeitaria a ideia de realiza-la em Santa Cruz, muito mais perto de nosso hermanos, que gostam muito mais de automobilismo que a gente.

Renato Bellote
14 anos atrás

Realmente uma tristeza.

Alfredo Gehre
Alfredo Gehre
14 anos atrás

“Mil Milhas Brasileiras” é uma lenda nacional além de eternizar a criação e a evolução do automobilismo brasileiro. Se não me falha a memória foi o “Barrão” Fittipaldi quem trouxe esta idéia da Itália…
Não podemos deixar um evento destes cair no esquecimento e deixar de realizá-lo !
Espero que o Jaime Gulinelli , que postou acima – não o conheço – juntamente com o Hermann consigam reverter esta situação. Para minimizar custos talvez fosse interessante fazer uma prova,como por exemplo, de carros “turismo” nacionais (até 1600cc e de 1601 a 2000cc) ou no máximo admitir também os carros já existentes dos campeonatos da Spyder e Protótipos “força livre”, ao invés dos “esportes” GT2 e GT3…
E MUITA divulgação…
Bem…fica aqui minha sugestão !
Fico na torcida que esta prova venha a ser realizada novamente todos os anos !!

Alfredo Gehre

pascale
pascale
14 anos atrás

” Como o automobilismo brasileiro em gera, diga-se”
Faltou L de geral.

No mais, é uma pena o automobilismo nacional. Cada vez menos provas e daqui a pouco, menos pilotos internacionais expressivos.

FAM
FAM
14 anos atrás

Eu mesmo participei de duas edições das Mil Milhas, aquela tradicional que largava a meia noite do sabado, e terminava ao meio dia do domingo.
Era muito bacana, pois viamos todos que corriam durante o ano todo nos campeonatos nacionais e regionais, e o pessoal que só se preparava para as Mil Milhas. Era um tal de juntar forças, e iamos todos la, participar e na semana seguinte receber os diplomas ( que teho ate hj), e os trofeus.
Agora com esse bando de “Zé ruela” gerindo a prova, nao tem mais espaços para os carros nacionais, ir la para fazer numero para os importados, e ainda pagar um absurdo de inscrição, box, e sei la mais o que….
Realmente não da….
Manda esse pessoal trazer as equipes la de fora….
Para se ter uma idéia, em 1989 largaram quase 80 carros, ta certo que a pista era maior, e nao ficava ninguem de fora, mesmo que nao conseguisse o tempo de classificação, largava em ultimo e mandava a bota.
A Mil Milhas hoje nada mais é do que o retrato do nosso automobilismo, poucas categorias, comandados por poucos que estão cada vez mais ricos, e o resto é o resto…
Um fracasso total. Como já escrevi aqui e sem ser repetitivo, o automibilismo de São Paulo, deveria ser o primeiro do Brasil, mas se não é o ultimo, ta bem pertinho….

Silvia Linhares
14 anos atrás

Fica aqui registrada a opinião do Retrovisor Online. É uma grande tristeza para o automobilismo nacional que essa prova maravilhosa fique fora do calendário. Cercada de tradição, vive a agonizante tragetória de ter sido mau administrada no passado. A entrada do piloto/empresário Hermann e a tentativa de fazê-la crescer internacionalmente, só pode ser aplaudida pelos entusiastas do esporte. Infelizmente num país tão instável como o Brasil, onde o automobilismo é compreendido pelas massas e maioria da imprensa como sinônimo de F1 e brasileiro na ponta, não se tem muito a fazer. Esperamos que em 2010 ela possa voltar com muito brilho, louvor e glórias.

Carlos
Carlos
14 anos atrás

Triste do país que precisa de hérois. O “brasileiro” so gosta de número 1. Quando Guga ganhava e era o primeiro do Ranking era o tênis, Daiane dos Santos ginástica, Cielo natação….. Realmente é como disseram esse povo só gosta de futebol. Quem gosta de outros esportes acompanha, independente da fase que estão os atletas do país. Lamentável, mas parece ser uma questão cultural.

GERALDO CASSELLI JÚNIOR
GERALDO CASSELLI JÚNIOR
14 anos atrás

Eu lhe pergunto Flávio , você como figura encardida ´´ na área do Automobilismo : aonde ficou o cheiro de óleo , gasolina , de graxa , o tesão pelo evento , a expectativa por uma disputa , enfim , cadê o ESPÍRITO´´ do esporte ? Talvez seja fácil eu falar , mas percebo os efeitos pois acompanho corridas desde moleque , inclusive em Interlagos (F1,D1,D3,SuperVe,F V, Stock-De Verdade-Cars,Marcas,Hot,Kart etc,etc….) , e apesar das tretas que haviam (principalmente de cartolas) , o que se via era muita motivação , seja qual fosse , nem que seja colocar um carro na pista ! Hoje tá essa bosta aí ! Até com emissora de tv impondo regras ! Promiscuidade , é essa a verdadeira promiscuidade !