EM DEFESA DE BARRICHELLO

rbblogSÃO PAULO (e chega) – De todas as pessoas que encontrei hoje, ouvi: “Esse Rubinho é um cagado, mesmo”, “Puta azar deu o Rubinho”, “Esse Rubinho é muito ruim”, “O cara é muito azarado, tinha de furar um pneu?”, “Esse cara é muito ruim, não vai ser campeão nunca”, “Quando a gente mais espera dele, faz isso”.

E algumas variáveis sobre o mesmo tema.

Eu já tinha dessa impressão, mas depois deste fim de semana, tenho certeza. O problema de Barrichello não é ele, não são seus carros, não são seus companheiros de equipe. O problema de Barrichello é a TV Globo.

E por que a Globo, e não toda a mídia? Porque não se deve ter nenhuma ilusão. A imensa maioria das pessoas no Brasil só se informa sobre F-1 pela Globo. “Se informa” é um eufemismo, melhor corrigir. Digamos que a cultura de F-1 que a imensa maioria das pessoas tem no Brasil vem daquilo que a Globo diz.

E a Globo só diz besteira. A cultura de F-1 do brasileiro médio é zero, talhada pelas cascatas globais.

Barrichello não fez nada de errado ontem, não errou ao tentar a pole com o carro mais leve, não teve azar nenhum, não foi cagado. Mas a histeria global, martelada dia após dia — e quando a corrida é no Brasil, e ele está na pole, chega a ser quase uma lavagem cerebral, uma lobotomia —, faz com que o público aqui acredite que Rubinho do Brasil tem a obrigação de ganhar, e se não ganhar, das duas uma: ou sacanearam com ele, ou é um cagado que não tem mais jeito.

As pessoas veem uma corrida de F-1 aqui com zero de informação honesta. Ontem, depois de dez voltas já era possível afirmar que Rubens não venceria a prova. Simples: não abria de Webber e iria parar cinco voltas antes nos boxes. Cinco voltas, com um carro mais rápido e cada vez mais leve, seriam mais do que suficientes para Webber voltar à sua frente do pit stop. E Kubica, também. Ambos passaram.

Rubens apostou no clima instável de São Paulo, no que fez muito bem. Larga na pole, pula na frente, vai que chove no início, todos têm de parar, a vantagem do carro mais pesado é anulada. Ou, ainda: acontece alguma merda atrás dele, Webber se enrosca, Kubica bate, fica para trás, e a vantagem é igualmente anulada.

Mas há uma desonestidade editorial clara naquilo que a Globo faz, alimentando uma expectativa que não poderá ser cumprida. Porque corrida de carro é muito mais do que essa gritaria de “Vâmo, Rubinho!”, “Não erra agora, Rubinho!”, “Acelera, Rubinho!”. Corrida de carro tem lógica, é matemática, e quem mostra um evento desses a milhões de pessoas tem a obrigação de ser honesto.

Porque se não for, as pessoas não têm elementos para entender a derrota. E se amparam na explicação que está à mão: o cara é cagado, dá azar, não vai ganhar nunca. Ou, ainda: furaram o pneu dele de propósito.

E, aí, vai-se criando a fama, dia após dia, de perdedor, azarado, cagado. Uma farsa, uma mentira. A TV mente o tempo todo. Foi assim nos anos pós-Senna, em que Barrichello, de Jordan ou Stewart, não tinha a menor chance de ganhar uma corrida, embora a TV dissesse o contrário. Porque corria contra Williams, Ferrari, McLaren, Benetton. Depois, na Ferrari, a venda de ilusões baratas era igualmente cruel, porque contra um piloto como Schumacher, Barrichello jamais seria campeão. Não seria porque Schumacher era muito melhor. Se eu for companheiro de Barrichello numa corrida de qualquer coisa, não terei chance alguma de andar na frente dele. Deem um kart para ele e outro para mim, e ele vai chegar na frente todas as vezes. Entreguem um Lada igualzinho ao meu, e não vou ser mais rápido que ele nunca, em nenhuma volta.

Mas a Globo vende a esperança, porque acha que as pessoas só vão se interessar por seu evento se houver a chance de um brasileiro vencer, mesmo se for uma mentira deslavada, como na maioria das vezes. É um engodo, e uma sacanagem com o piloto. A expectativa que se cria por seus resultados é criada na TV. OK, muitas vezes Rubens embarcou na onda, mas é o menor dos culpados.

Se a TV não se dedicasse tanto a iludir seus telespectadores tratados como otários, Barrichello não seria zoado como é há anos, pela Globo inclusive. Poderia conduzir sua carreira com mais tranquilidade e serenidade. Ele não tem a obrigação de vencer por ninguém, pelo povo, pelo país. Tem obrigação de trabalhar direito para quem lhe paga, e por ele mesmo.

Um dia depois de uma corrida normal, na qual fez o que podia fazer dentro dos limites de seu carro e de seu talento, o coitado tem de aguentar um tijolo a mais nessa construção de uma imagem que não corresponde à realidade. Barrichello pode não ser o melhor piloto do mundo, está longe disso, mas é um dos bons dos últimos anos, como outros tantos. Nem muito mais, nem muito menos. Não estaria há tanto tempo correndo se não tivesse qualidades.

Quando parar, muito provavelmente sem ter sido campeão, terá para sempre colado na testa o rótulo de cagado, azarado, lento, o que for. Pode agradecer à TV por isso. Foi ela que, nesses anos todos, disse ao Brasil que Rubens era algo que nunca foi. Talvez ele nunca entenda isso, até porque adora ser bajulado pela Globo, com seu pseudo-jornalismo esportivo meloso, ufanista e cascateiro. Mas é assim.

Subscribe
Notify of
guest

2.4K Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Felipe Cunha
Felipe Cunha
12 anos atrás

Concordo plenamente com o Flávio. Após a morte do Senna, começou as especulações, que Barrichello seria o seu substituto. Temos que diferenciar “rubinho é um piloto médio”,e, de um médio não se pode esperar milagres.

Giovani Gomes Costa
Giovani Gomes Costa
13 anos atrás

Parabens rubinho pelo ano de 2010. Voce mostrou que se seu carro fosse equipado com motor de qualquer das grandes, estaria lutando por vitórias. Te conheci no guarujá no reveillon de 93, quando seu carro patrocinado pela arisco estava exposto naquele supermercado. Ali conheci uma pessoa de bem: Rubinho Barrichello.

Thiago
Thiago
13 anos atrás

Concordo plenamente com o Marcio. Rubinho sempre foi um covarde.
Se um dia a Mclaren pedisse ao Sena p Prost passar, ou vice-versa. Ambos prefeririam morrer. Foram campeos jogando o carro um em cima do outro, um coisa normal. Como Shumacher tb fez. Senna morreu de pé, enquanto Rubinho vive de joelhos.

marcio
marcio
13 anos atrás

Quanto merda vc dizem.
Quando o Rubinho freia e deixar o Shumacher passar, quando ele andava em segundo e não atacava o alemão na primeira colocação, quando ele abaixava sua cabeça p] a equipe, ele estava apenas garantindo o seu emprego.
Ou seja, existem pessoas que trabalham por dinheiro, como o caso do Rubinho, o país, a nação que ele representa, está em segundo plano. Essa falta de um ideal maior, de um sangue correndo nas veias, não é digno de respeito. Rubinho p/ mim não é nada além de um COVARDE.

Ariel
Ariel
14 anos atrás

Sei que o comentário está bem atrasado mas não posso deixar passar.

A comparação de Flavio Gomes no Kart contra Rubens é a mesma coisa de Rubens no F1 contra Schumacher é no mínimo uma comparação infame.

É claro que o Alemão foi melhor mas, em muitas vezes Rubens superou o shumy e foi impedido pela Ferrari de conseguir muitas vitórias e no mínimo um título mundial.

Na minha opinião Schumacher tem o mérito de três títulos mundiais pq o restante foi com a ajuda de Rubens e outras atitudes anti-esportivas jogando o carro para cima de outros pilotos durante a decisão do título.

Victor Costa
Victor Costa
Reply to  Ariel
14 anos atrás

Concordo com voce Ariel, nos pontos em que lembra a forma como foram ganhos os titulos do Schumacher. E tambem concordo que o Rubinho merecia algumas vitorias que ele teve que ceder pro Schumacher, mas daih a achar que ele superaria o Schumacher, acho pouco provavel infelizmente. Pois sempre torci muito pro Rubinho.

Flavio, voce tem um Lada? Niva? vende por quanto? ahahahahahahaha

MAL-HUMORADO
MAL-HUMORADO
14 anos atrás

Valeu, Flavio!!! Há anos esperava por um artigo desse.

bruno
bruno
14 anos atrás

Não se esqueçam da velha mania brasileira de rebaixar o nosso e enaltecer o dos outros países. Conheci inúmeras pessoas torcendo contra o brasil na última copa. Pq? Acho q é para não se decepcionarem em caso de perda… O rubinho é a mesma coisa, mas aí vem TV (concordo contigo flávio) e exagera nas chances de vitória, tanto que o povo acredita fielmente sem ser criterioso. depois da derrota ficam com raiva do piloto… Será que todo piloto é campeão ou é um lixo? O massa é outro que sofre com a síndrome pós-senna. Mesmo após ter pilotado muito em 2008 (só não ganhou o campeonato nós sabemos pq), os brasileiros que deveriam estar torcendo para ele, só dizem que ele é ruim e que já sabiam que ia perder… Cadê o orgulho brasileiro que tanto cantamos nas musiquinhas???

Orlando Salomone
Orlando Salomone
14 anos atrás

Flávio, concordo com você em toda a linha. Rubens é um grande profissional, e em qualquer país mental e socialmente desenvolvido, seria considerado um herói nacional. Aqui, infelizmente, todo mundo exige respeito, mas não é capaz da contrapartida. Lamentável.

Rodrigo Carvalho
Rodrigo Carvalho
14 anos atrás

oncordo com quase tudo prezado Flávio. Acho o Schumi realmente melhor que o Rubinho, mais determinado e marketeiro do que necessariamente piloto, mas melhor. Bom! Mas ele (primeiro) nunca vai poder falar que teve tratamento igual ao parceiro, nunca!!! Aí você tira um ou dois títulos devido ao favorecimento da equipe (não que Rubens fosse ganhá-los, mas seria um a menos trabalhando pro alemão), um outro que ele jogou o carro no Hill, já são menos dois ou três e acaba a principal coisa que mantém ele no topo: os números.

Rodrigo Carvalho
Rodrigo Carvalho
14 anos atrás

Concordo com quase tudo prezado Flávio. Acho o Schumi realmente melhor que o Rubinho, mais determinado e marketeiro do que necessariamente piloto, mas melhor. Bom! Mas ele (primeiro) nunca vai poder falar que teve tratamento igual ao parceiro, nunca!!! Aí você um título de favorecimento da equipe, um outro que ele jogou o carro no Hill, já são menos dois e acaba a principal coisa que mantém ele no topo: os números.

alexandre barbosa
alexandre barbosa
14 anos atrás

Caro FG

Boa Tarde

Apoiado !!!!! E meus Parabéns pelo o “jabá” como mestre de cerimônias da Brawn!!!…como o Barrica fez seu pé de meia, cê tem de fazer o seu manito!!! Só não concordo com
uma coisa!!!!! se fosse de ladinha cê ganharia !!!flw??
e let’s take it easy! are far from understanding a formula!

alexandre barbosa

abraço à todos!!!

Olicio dos santos filho
14 anos atrás

So tenho que, agradecer a Deus, por nos ter dado a graça de ter no, Rubinho Barichello, a oportunidade de Brasil ter conquistado os bons momentos da F1 em 2009, Parabens Rubinho! e sua equipe! Que em 2010 tenhamos uma dupla de Brasileiros brigando pelo Titulo Mundial da F1,

André
André
14 anos atrás

Rubens Barrichello é um lixo.

Conhece aquele ditado que diz que uma mentira contada várias vezes vira verdade?
É o caso do Rubinho. Um piloto mediano que por estar muito tempo na F1 vira bom piloto.
Pessoa imoral que se vendeu na Ferrari em troca de salário.
Que chamou os fãs de otários quando pisou no freio e deixou o Schumacher passar.
Que mostra falta de ambição trocando a competitiva Brawn pela Williams dos sonhos de infância.
Dá-lhe Massa e Bruno ano que vem !

Rafael Amaral
Rafael Amaral
14 anos atrás

O Rubinho é um bom piloto, mas ele sempre sofreu com a era pós senna. Sinto q o povo é injusto com ele, falar q ele nao pilota bem ou é um piloto mediano seria no minimo falta de informação. Agora a Globo sempre tem seus comentarios ridiculos pois eles aproveitam a falta de informação do povo em geral para atrair mais público. O fato é q nao seria ruim acreditar em um piloto Brasileiro correndo no Brasil com chances de ser campeão. Lembramos q oq o Felipe Massa passou o ano passado foi bem pior q o Rubinho este ano… entao nao tem essa de defender ou criticar. É a mesma coisa no futebol, o Palmeiras nao é um grande time mas é lider. qtos grandes times perderam o titulo??? Axo q o mesmo acontece com o rubinho…

Rever
Rever
14 anos atrás

Concordo! Não se tem mais o que falar

Leonardo
Leonardo
14 anos atrás

Excelente!

anizio(zoio)
anizio(zoio)
14 anos atrás

Gostaria de ouvir do Rubinho quando algum reporter perguntar para ele que ele tinha o mesmo carro que o button
as mesmas condiçoes e por que dessa vez ele nao foi campeao ,por que quando estava na ferrari sempre tinha desculpa e ate agora eu nao vi uma explicaçao dele sobre o titulo do button,nao adianta ele e um bom administrador mais nao corredor.

fernando turatti
fernando turatti
14 anos atrás

sério, isso é a pura verdade, tenho 14 anos… assisto f1 desde que tinha 2… e o que a globo faz com o rubinho eh uma puta sacanagem… o schumacher é o melhor piloto da história, uma lenda viva… nao tinha como o barrichello ganhar dele. tá certo que umas vezes o ross sacaneou ele, mas eu pergunto a vcs, se vcs pudessem valorizar ainda mais a equipe de vcs ganhando campeonatos com 2/3 corridas de antecedencia, vcs nao o fariam?…
perfeito esse texto

silvio
silvio
14 anos atrás

Muito bom o texto!! Aproveitando, encontrei na net um post sensacional http://bocaberta.org/2009/10/carros-antigos-e-garotas.html.

Abraços e Sucesso!!

Eduardo
Eduardo
14 anos atrás

A Globo tem grande parcela em ufanizar quem não tem condições de chegar lá. Mas a boca do Rubinho também não colabora…

Patrick
Patrick
14 anos atrás

Não creio que a culpada seja a Globo.
Mas independente disso tudo,a única coisa que estou torcendo é que a Williams-Cosworth possa surpreeender no próximo ano,assim como a Brawn GP fez em 2009.

Mauricio Ghigonetto
Mauricio Ghigonetto
14 anos atrás

Flavio, não estou entendendo. Vc sempre foi um crítico em relação ao Rubinho, a maneira que ele se declara na imprensa, como ele dirige e a eventual superioridade de outros pilotos em relação a ele. Mas agora vc resolveu defendê-lo e o engraçado é que parece um jogo de “siga o mestre” pois quando vc o criticava todos apoiavam seus comentários, agora, parece que o povo vai para onde a turba se vira.

O que mudou?

Vi que vc foi contratado como mestre de cerimonias em algumas coletivas e justamente de patrocinadores da Brawn. Isso tem alguma relação com sua mudança de postura?

abraços

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Mauricio Ghigonetto
14 anos atrás

Não seja ridículo. Faz um cursinho de interpretação de texto. Ou leia direito.

Bruno
Bruno
14 anos atrás

Falou demais para explicar uma coisa que todo mundo já sabe, mesmo os “iniciados” (por análise) ou não (por sorte) .

Rubinho é um piloto mediano, como costumo dizer, ele é um dos piores entre os melhores. É um piloto água com açucar, não é arrojado. É um piloto água com açucar até em sua postura. Quando acertou com a Brawn achou que “calou a boca dos críticos”, “O Brawn sabe o quanto eu acelero”. Ora Rubinho, tu apenas foi a escolha mais lógica e comodista dentro de uma equipe em formação. Se esse é o teu “cala a boca”, renovar com uma equipe, tu só comprova a tua fama de fracassado.

Eu tenho a minha teoria, que chamo de “Teoria Nakajima”. Se colocar o Rubinho na “equipe vencedora do ano”, ele sempre ficará atrás do companheiro de equipe, mesmo que este seja o Nakajima. Como foi esse ano, ficando atrás de Button, o “Rubinho inglês”.

Agora vou para um dado que ninguém atenta. Neste exato momento, mesmo correndo na equipe vencedora e que sobrou (absurdamente) nas 7 primeiras corridas, Rubinho não é nem o 2º colocado no mundial, está atrás de Vettel, da RBR. Esse é o teu “cala a boca”, Rubinho? É duro ler e ouvir isso, para quem cresceu assistindo Ayrton Senna.

Com ou sem cascata global, Rubinho é um dos piores entre os melhores.

Lima
Lima
14 anos atrás

Nem crucificar, nem defender. O fato é que Rubinho é um piloto sem sal. Faz que vai e não vai. Arranca mas não chega. Cumpre lá, seu papel. Mas não empolga. Só isso.

Todo mundo fica esperando um novo Senna. Independente disso, nunca esperei nada de Rubinho.

João Leopold
João Leopold
14 anos atrás

Os defeitos do Rubens só cabem a ele mesmo já que ele é vitima de sua própria fala.
Na pole de sábado me saíram lágrimas de emoção pela maneira que foi conquistada e tanto o Galvão Bueno como os comentaristas souberam aproveitar o máximo e isto não os desmerecem e nem ao Rubens.
Obviamente quem convive o automobilismo como você percebeu rapidamente que a partir da quinta volta às chances de vitória diminuíram consideravelmente embora algum efeito aleatório (Chuva, acidentes, vontade divina, etc.) pudesse reverter o resultado.
Este culpar a Globo não combina embora efetivamente a turma do contra te apoiar já que o número de comentários impressiona, mas lembre-se que os milhões que gostaram apenas não depositaram a sua opinião aqui.

Gustavo Monasterio
Gustavo Monasterio
14 anos atrás

Flávio
Já acompanho seus artigos desde o tempo do Grand Prix, e apesar de gostar deles, nunca havia feito comentários. Mas esse seu artigo foi realmente digno de nota, e em poucas palavras exprimiu a essência do que ocorre com Barrichelo e a GLOBO.
O Massa que abra o olho e pare de passar os SMS´s para o Galvão, senão cai na mesma armadilha. O mesmo vale para o Bruno Senna (Esse então vai ser o Xodó do Galvão!!) e o Luca di Grassi.
Ué!! Cadê o Reginaldo Leme?? Sumiu do Site??? Acabou o contrato???

Igor
Igor
14 anos atrás

Cadê o Reginaldo Leme? Será que a Globo se encheu e o fez romper com o site?

MAL-HUMORADO
MAL-HUMORADO
Reply to  Igor
14 anos atrás

Probably o Reginaldo Leme foi proibido pela Rede Globo (leia-se Galvão) de continuar no site, depois que o mesmo mostrou a um humilde e despretencioso Galvão Bueno as tiradas do Máximo Bueno, publicadas neste blog…

Jefferson
Jefferson
14 anos atrás

Só não generaliza, pq. nem todos brasileiros são tão idiotas de acreditarem em tudo que a Globo diz, ano passado por ex., quando a chuva voltou forte, eu já sabia que o Hamilton passaria o Glock que não teve a menor culpa do ocorrido.

Bem como sabia que o Barrichello não ganharia essa corrida muito menos a campeonato, uma pq. o carro da Brown já não era o mesmo das primeiras etapas, e outra pq. depois da vantagem que o Button abriu no início da temporada, só se fosse um car de outra equipe para tirar a vantagem.

Da mesma forma que o Massa correndo com o Alonso na Ferrari dificilmente será campeão, só se a sorte ajudar, como ajudou o Kimi em 2007.

Pinheirinho - Brasília/DF.
Pinheirinho - Brasília/DF.
14 anos atrás

Honra, realmente, não é tarefa para os comuns. Erguer a cabeça e partilhar o abraço vencido no vencedor acende o renascer dos grandes heróis trágicos que povoaram a literatura clássica, revisitada nesse gesto caloroso do grande Rubinho. Resignar-se é uma atitude de dignidade. Ganhar e perder faz parte das efêmeras ondulações da perecível existência humana. O que permance memorável na marca especular de um tempo que não passa é o ato do guerreiro carregado de emoção e elevando-nos pela destemida consecução do seu caráter. Isso representa o balanço positivo de um ciclo que se renova. Outros GPs virão. E nosso Rubinho estará ensinando a todos como se faz um verdadeiro campeão.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. – E-mail: [email protected]

Pinheirinho - Brasília/DF.
Pinheirinho - Brasília/DF.
14 anos atrás

Os críticos brasileiros não reconhecem, mas Rubens Barrichello teve papel fundamental no triunfo da Brawn. Ele foi o piloto responsável pelo desenvolvimento do carro e dos componentes. O próprio Button, quando não ia bem nos treinos de sexta, admitiu algumas vezes que copiava o acerto do carro de Rubinho.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. – E-mail: [email protected]

Gilberto
Gilberto
14 anos atrás

O comentário do nobre jornalista tem um fundo de verdade, contudo,quem o Barrichelo ultrapassou aqui no Brasil para conseguir os pontos necessários para levá-lo à disputa do campeonato na última corrida ??

acrisio
acrisio
14 anos atrás

Concordo, eu acho o Rubens um excelente piloto, apesar de muitos amigos meus, que nao acompanham a formula 1, e mesmo assim tem opiniao dizendo que ele eh azarado e tal. A questao eh a Globo é traíra dos próprios brasileiros pq nos ilude colocando um fardo pesado sobre o rubens no qual ele tem que substituir Airton Senna e ao mesmo tempo sacanea o cara no Casseta e Planeta. Só um imbecil alienado não ve a injustiça contra barrichelo. que ve F1 sabe q ele eh bom.

Sérgio Erdmann
Sérgio Erdmann
14 anos atrás

Fantástico! Queria pode robrigar todas as pessoas que eu conheço a ler…

Valeu Flavinho!

Diego
Diego
14 anos atrás

Caraca! Não sou muito seu fã não Mr. Flávio Gomes, mas matou a pau nesse post. O melhor que eu já vi na vida.

Gabriel Novais dos anjos
Gabriel Novais dos anjos
14 anos atrás

Simplesmente nota 10 ! Rubinho sempre teve seu caminho interrompido por pilotos que foram melhores que ele, mas sempre competiu de forma digna.
Mais uma vez a Globo, capitaneada por Galvão Bueno, prestou um desserviço aos fatos e vendeu mais uma ilusão ao telespectador.

Marcelo Frutuoso
Marcelo Frutuoso
14 anos atrás

Parabéns mestre, palavras irretocáveis…

Eduardo - SP
Eduardo - SP
14 anos atrás

este post foi o recorde de comentários do blog?!

Aurino Rahal Fernandes
Aurino Rahal Fernandes
14 anos atrás

Esse texto diz a realidade!

Infelizmente não é só nisso que a Rede Globo manda na maioria dos brasileiros!

Um grande exemplo é o que alguns amigos meus me disseram o porque de não assistir a Fórmula Indy, inventavam que é porque o placar que fica em cima arde o olho, outro é porque os carros são feio e teve um que diz q nem sabe porque não gosta!

Aí eu disse: Simples é porque não é a Globo que transmite! E no fim eles acabam concordando!

Isso é lavagem Cerebral!

Rafael Banzales
Rafael Banzales
14 anos atrás

Concordo com o você Flavio. Eu acompanhei todos os treinos, desde a sexta de manhã a corrida no domingo. Acredito no talento do Barrichelo. Por isso está tantos anos como piloto de F1. A politica Galvão Bueno metralha toda a experiência de Rubens e de qualquer piloto brasileiro na F1. Exemplo: defender Nelsinho Piquet. Por que defender ele? Cometeu um erro tremendo ao aceitar. Agora o seu “ex” chefe é o capeta e ele o coitadinho. Outra coisa, lembrem-se disso. “Felipe Massa do BRASIIIIIILLLLL”. Coitado em 2010, vai ser tachado como novo “pé de chinelo do Brasil”. Acho que mudar o “sobrenome” do piloto é acabar com todo seu trabalho. Dizer que correr pelo país isto é a maior furada. Se o Senna corria com o Brasil “nas costas”, porque ele quis. Não tiro o mérito dele, mas foi opção dele. Como o povo brasileiro em geral pode ser considerado como “Homer Simpson dublado”, logo qualquer coisa que o esporte espetacular ou o fantastico fale ele vai acreditar. É uma pena que o automobilismo no Brasil só é lembrado no domingo vespera de GP do Brasil. Porque demais épocas do ano as categorias simples sofrem com falta de patrocinio e público fantasma. Vejo isso aqui em Curitiba. Corridas de endurance ou campeonatos de turismo estaduais, se você tiver um AVC na arquibancada, só vão encontrar seu esqueleto no WTCC do ano que vem.

Elisangela
Elisangela
14 anos atrás

Eu tb não gostei da campanha ridícula da Globo: “Vamos secar o Button” Ensinando o torcedor, o telespectador, a torcer contra, a desejar o mal. Fizeram tanto, que ocorreu tudo ao contrário. Rubinho que estava com a sorte na mão, deu tudo errado para ele na corrida. E o Button que estava em uma situação difícil, deu tudo a favor dele. É isso que dá desejar o mal do outro. O que temos que fazer é deixar que ele (Rubinho) fizesse a sua parte, como disse o seu pai. E mandar energias positivas, acreditar que ele é capaz.

Agora falando do Galvão, não quero falar muito mal dele, pois ele sabe dar emoção a um GP, principalmente na linha de chegada, ou nos melhores tempos. Sua narração nessas horas, emociona. como nas vitórias do Senna, Rubinho e Massa. Agora, o que me irrita um pouco é ele não deixar ninguém falar, só dá palavra ao reporter ao vivo quando chama, quando ele quer. E se pintar algo de errado numa corrida, como ele reclama! Fala demais, culpando alguém, sem ao menos saber o que houve, depois se equivoca. Faz um discurso danado a toa. Nas transmissões do Cleber Machado são bem melhores nesse ponto. Ele não reclama a toa.

joão
joão
14 anos atrás

william não entendeu porra nenhuma da matéria.

Frederico
Frederico
14 anos atrás

RRRuuubbeenss e Gaallvãããooo!!! Tuuuuuudddooo a ver…

Caldeira
Caldeira
14 anos atrás

Flavio, seu melhor post.

Colocou os pingos nos is.

Acarloz
Acarloz
14 anos atrás

Demorei pra ler, mas aplaudi . . . parabéns

Nei
Nei
14 anos atrás

Muito pertinente esse seu texto,Flávio…. O melhor seria se o Barrichelo o lesse com atenção e refletisse a respeito. E, se você puder, converse com o Felipe Massa e tente alertá-lo quanto a essa armadilha que a Globo monta com os pilotos de formula 1 da vez.
Abraço!!!

Weber
Weber
14 anos atrás

Esse post está simplesmente perfeito. Seria muito bom que todos os que pensam que entendem de F1, lessem esse artigo pois já está ficando insuportável ler comentários denigrindo a imagem de um dos nossos maiores pilotos.

William
14 anos atrás

Concordo na alienação da Tv Plin Plin , para com o telespectador , mas realmente ele foi prejudicado pela equipe , por que o Button nao furou o pneu ?? por que o Button saiu de 14º e chegou em 5º??? da nona posição a 5º ele ganhou ultrapassando os adversários, e o carro do Rubens acontece tudo isso.
O Rubens para min sempre foi um ótimo piloto , por que ele faz milagres com carros piores que seu companheiro !!

René Amaral
14 anos atrás

A GROBO vive disso, cria expectativas, geralmente sobre aqueles “eleitos” por ter uma boa assessoria de imprensa, e depois tem que explicar o vacilo. Um bom exemplo de má informação que gera surpresas, foi com o Ciello. Todas as atenções voltadas pro queridinho dos editores de esporte (até esqueci o nome) e vem o doidão do Ciello, depois do vexame do queridinho e arrebenta!
Quem tinha ouvido falar dele antes daquele momento mágico???
Ninguém!
Por que quem tinha a obrigação de informar estava fazendo o que se espera deles, dizendo qualquer coisa pra satisfazer interesses quaisquer que não informar de maneira isenta e ignorando o fato!
Exemplos há vários!

Pinheirinho - Brasília/DF.
Pinheirinho - Brasília/DF.
14 anos atrás

RUBINHO: O HERÓI DO CARISMA!
Eis a grande vitória! Um campeão constrói-se pelo espirituoso mérito que possui de herdar uma alma comum em cada brasileiro. Vencer verdadeiramente é saber que se perde também! A franqueza heróica de Rubens Barrichello ensina-nos o deslumbramento de uma batalha. Honra, realmente, não é tarefa para os comuns. Pois, erguer a cabeça e partilhar o abraço vencido no vencedor acende o renascer arquetípico dos grandes heróis trágicos que povoaram a literatura clássica grega, agora revisitada, neste gesto caloroso do grande Rubinho. Pelas mãos graciosas deste abraço que Rubinho retribuiu ao atual campeão, pelos pés de cada um de nós que aceleram conquistas, vitórias e lutas: Barrichello, tu és barreira vencida. E em nós tu estás de cabeça erguida.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. – E-mail: [email protected]

José Roberto
José Roberto
14 anos atrás

Quem quer ser um Idiota ?
Filme inédito que passa na TV Globo há 40 anos.
Somos culpados do que somos.