O X, O R E O 3
SÃO PAULO (semana de corrida, até que enfim) – Bom dia, macacada. Todos lembram do XR3, claro. Ontem fui gravar com o do Daniel Bronzatti, um 1985 vermelho impecável. Simpatia, o Daniel. Conhece cada parafuso do carro e cada segundo de sua história. Mordido pelo mosquito da ferrugem, ele agora quer um Pointer para fazer companhia ao Escort. Dei umas voltas com o carro, agradabilíssimo de dirigir, embora o desempenho do CHT 1.6 não se compare ao AP 1.8 do Gol GT, por exemplo.
Mas são coisas da época. Alguns anos depois, com a Autolatina, a Ford passou a usar o AP também no XR3 e as coisas se igualaram. De qualquer forma, o CHT do XR3 não tinha nada de bobo, não, com 83 HP declarados e talvez um pouco mais na real — o do Daniel bateu nos 93 HP num dinamômetro.
O que mais impressionava nesses carros da Ford nos anos 80, porém, não era nem o desempenho, mas sim o acabamento. Impecável, nos mínimos detalhes.
Terça-feira o Escortinho vai para a telinha do “Limite”. O carro é idêntico ao deste comercial de 1984, estrelado por Ayrton Senna.
Daniel . Me chamo Renato , moro em SP , Adquiri um XR3 1986 que por sinal ficou com o mesmo prorietário por 15 anos .. algumas coisas a corrigir .. no entanto gostaria de conversar mais tirar duvidas trocar alguns e-mails , e aproveitar para parabenizar pelo seu carro que esta zerado …. aguardo seu email ..ABS Renato
Parabens pela reportagem tambem a Flavio gomes !!
Meu email [email protected]
Caraaaaaaa achei um pra fazer compania para o meu tenho…um xr3 1984 modelo 85 é identico parabéns gostaria de entrar em contato com o dono para trocarmos as fotos das feras será que ele tem o radio toca fitas da philco ainda hehehehe????forte abraço!!!!
Lindo!! Passei a infância dentro desses carros. Em 85 ou 86, meu pai abriu uma loja de carros na avenida sumaré, em SP, e o capital inicial da loja eram 6 Xr’s, incluindo 1 prata sem teto. O mais bonito, na minha opinião era o Azul Mineral… adorava as listras azuis dos bancos… Até hj adoro esses carros. Se tivesse que escolher 2 mondelos, ficaria com o XR azul mineral, de 86 e com o vermelho margenta de 87. Abs
Parabéns, DJ (apelido do Daniel)!
Seu carro é merecedor!
Era o carro que meu pai tinha quando nasci, lembrei bem daquelas linhas vermelhas quando vocês mostraram o interior do carro, realmente, acabamento fantástico.
Adorei a matéria, parabéns!
Muito bom o Programa Limite, sobre o Escortinho XR3, coitado do camera hein, deve estar com um galo na cabeça, mais ou menos da panca que levou por causa da lombada, mas parabéns muito bom.
Daniel, fiz uma lista das cores disponíveis para os XR3 Mk3.
Aí vai:
1984
Sólidas:
Preto Dakar
Vermelho Sunburst (alaranjado)
Branco Diamante (só na série especial Pace Car)
Metálica:
Prata Strato
1985
Sólidas:
Preto Dakar
Vermelho Sunburst (alaranjado)
Vermelho Rosso (escuro)
Branco Diamante
Cinza Claro (saiu apenas na série especial Laser)
Metálicas:
Prata Strato
Cinza Pombo
1986
Sólidas:
Preto Dakar
Vermelho Rosso
Branco Diamante
Metálicas:
Prata Strato
Cinza Pombo
Azul Mineral
Abraços,
Bento
Flávio, não vi mencionarem na matéria, que foi muito boa, que o XR 3 tinha válvulas maiores(me corrija se estiver errado), tinha 3 anos de garantia contra corrosão e por fim que também saía na cor azul mineral, abxs.
Exatamente, valvulas de 40mm na admissão.. só que o Azul Mineral somente em 86. Em 83, 84 e 85 aquelas cores citadas. Abraços
Parabéns Daniel, pelo reconhecimento e empenho com o Xr!
Felicitações meu amigo!
PS: Não esqueci aquela sessão de fotos na Ford, hehehehe
Tive um XR3 88 prata.
Na época ainda era um carro charmoso (94).
Muito confortável. Coloquei amortecedor cofap a ar nele, o que melhorou muito a estabilidade.
Em 95 acabei trocando por um Kadett GS 91 na época. Aquele sim andava pra caral…
Uma pergunta:
Todos os XR-3 daquele ano saíram com teto solar??
Era um opcional quase que obrigatório. Naquela época reinavam os planos de congelamento, logo as fábricas embutiam seus aumentos em opcionais obrigatórios. Mas existe XR3 sem teto.
Foi sem dúvida um sonho de consumo. Acho a versão XR3i vermelha de 1992 a mais bonta de todos.
O motor CHT era fraco realmente, mas o nível de conforto dos carros da Ford era insuperável.
Flávio, vc disse no vídeo que o XR3 pula demais (suspensão muito dura no asfalto “urbano”). Só por curiosidade/parâmetro: o XR3 pula mais que o Peugeot 206?? (é claro, caso vc já tenha andado num 206…)
Tive os dois, o XR3 sofre mais.
Parabéns pela matéria, pelo carro e seu proprietário. Quem na fase dos “ta” (30, 40, 50, 60.. ) anos nunca teve um sonho desse de consumo?
Abraços!!!
uma vez cheguei a perguntar a uma colega de trabalho se ela venderia para mim o XR-3 dela.
era um vinho metálico, impecável, ano 95, 1.8 a álcool. perfeito.
detalhe: durante a semana ela usava o carro para percorrer uma distância de cerca de 800 metros para ir o trabalho (mais 800 para voltar).
sim, apenas 800 metros por trecho
não consegui convencê-la a me vender o carro. mas depois comprei um Kadett Turim. também era um baita carro.
Mais do que merecido Daniel !!! Só quem acompanhou cada página do seu tópico no fórum do Escort Clube sabe a dedicação e o carinho enorme que você tem por esse carro. Cada minuto dedicado é válido, e você, mais do que ninguém, mostrando aí pra gente na prática. Grande abraço e sucesso pra você cara, saiba que seu carro sempre foi um exemplo para mim em questão de conservação, raridade, cuidados e muito mais !!!!
Esse é um dos carros pelo qual tenho uma estranha atração, independentemente da cor, mas tem que ser XR3.
O painel com aquele contagiro de “ponta cabeça” é o máximo!
Outro que vira e mexe ronda minha cabeça é um XR3, 87 ou 88 amarelo com teto solar…ainda terei um.
Abraço à todos,
RC*
um belo de XR3 esse ai
um dia o meu vai ficar assim
Vitão,
Você quis dizer motor CVH né. Os motores Zeta só foram lançados na europa em 1990 nos Escort Mk5, e no começo, só no Escort XR3i (que aqui no Brasil, infelizmente foi equipado com o AP 2000i).
Apesar dos CVH europeus serem ótimos motores, o trabalho que a engenharia da Ford realizou no motor do Corcel transformando-o nesse CHT foi ótima. Motorzinho valente, durável e o melhor movido à alcool nos anos 80 com toda certeza.
Abraços,
vixe, é isso mesmo. a memória falha . Aliás, esse motor CVH acho que é o avô do famoso Endura usado no Fiesta importado e no KA, não é ?
Fábio, fale com o Zé Rodrix ou Vôngoli, para entrar em contato com o Tatão aqui do Rio, ele tem uma 1.6R MPI 94, muito inteira, que inclusive já foi minha, desde zero…chuiffff……
Acho que dá um bom Indiana, ainda por ser o último ano ….
Caro Flávio,
RatifIco o pedido do amigo Paulo Jr, quando teremos matérias dos esportivos da fiat, principalmente o TURBO.
Grande abraço.
Em 1.981/82 quando o projeto foi aprovado , o presidente da Ford Brasil, o Robert Guerrity, tinha apresentado dois projetos, um do carro, outro da fábrica de motores da família Zeta que seria constru~ida em Taubaté, ao lado da outra linha do motor 2.3 . Quando terminou a reunião do board, deram a notícia para ele : o projeto do carro estava aprovado, o do motor não. Aí mandaram ele fazer uma atualização do motor. No começo tinham problema porque o motor CHT era 12 kgs mais pesado qeu o Zeta, e o suporte do motor trincava ( o meu 84 aconteceu isso) . deposi corrigiram. E vale lembrar os turbos, preparados pelo Greco, que dominavam o campeonato de marcas .
Bons tempos….
João Cesar, só para esclarecer,
O motor CHT é uma evolução dos motores que equiparam inicialmente o Corcel, derivados dos Renault R-10 e possuíam 5 mancais de apoio do virabrequim, além de ser o primeiro motor brasileiro a possuir sistema selado de refrigeração, com reservatório de expansão (de vidro pirex!)
Os motores que equiparam os Dauphine/Gordini e Interlagos eram derivados dos Renault R-8, e possuíam apenas 3 mancais de apoio do virabrequim, sendo bem menos robustos que os R-10.
Abraços
Muito bacana FG!
Quando será feita uma matéria com um Uno 1.5R ou Uno 1.6R ou Uno Turbo??
Uno 1.5R merece e o Uno Turbo também pelo fato de ser o primeiro carro nacional a sair de fábrica com T!
Daniel, como já te falei pessoalmente e no site do Clube do Escort, merecidíssima a escolha do seu carro para a matéria. Fará com que muitos de nós volte no tempo e relembre o sonho de consumo que esse modelo foi e ainda é para nós, apaixonados por carros e especialmente, Escort. E a frase “conhece cada parafuso do carro”, nunca foi tão bem empregada!!!!! Abraço e parabéns!!!!
Tomanocool, Gomes!
Fiquei 4 dias pra entender o título do post. E não, não tem a ver com loirice…
Já andei num desses, lá pelas bandas de 93…
Então me explica que eu ainda não pesquei…. Eu tb não sou loiro, mas boiei legal.
Título histórico!!!! HAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHHAHHHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHA
Lembrando que o motor CHT do XR3 era a evolução dos motores Renault que equipavam os gordinis, familia corcel I e II, familia Del Rey …. O motor do XR3 era colocado na transversal, o modelo a alcool tinha cabeçotes e comando mais bravos, provavelmente tb tinha um acerto de carburador mais ‘quente’…
Meu sonho de consumo,tive um glx96 e um verona guia 94.Um dia terei um,hoje brinco de matar as saudades com uma 147 ,78 placa preta já que os scots no rio para se comprar, só muito detonados.Continue botando lagrimas nos olhos e acreditando que vale a pena restaurar e manter os antigos.
Eu tenho um XR3 2.0 93. Um bólido, todo original, até o toca-fitas, mais simples que aquele que vinha com equalizador.
Para quem não sabe, quando a Ford lançou a Escort Mark V (apelidado de Europeu – sei lá por que, pois o anterior também era um projeto europeu), houve duas versões do XR3: a mais completa, com belos bancos Recaro, e toca-fitas com equalizador, e a mais simples, com bancos da geração anterior (menores, mas lindos também) e toca-fitas idêntico aos dos Santana e Versailles.
Lembro que em 92 tinha um Kadett 1.8 e fui dar uma volta num XR3 87, com motor CHT. Pensei: esse carro deve tomar uma coça do Kadett. Ledo engano: andava mais, e tinha um ronco delicioso (mais bonito do que o que tem o meu, com motor AP).
Flávio, mandou muito bem na escolha do carro, um dos mais bonitos feitos no Brasil, e que vive na memória daqueles que, como eu, nos anos 80/90, eram moleques doidos por carros.
Dear Flávio…
Infelizmente, não tenho comparecido ao seu ‘ blog’ como antes; Longe de descrever motivos, o foco deste recado é comentar que gostei do citado tópico — gosto do XR3 1984, diria que meu segundo carro predileto (acho que já lhe falei que gosto de outro modelo Ford, Mustang GT 500 KR).
Aproveito para comentar com você que tenho algum material da época sobre este veículo em meus arquivos — incluindo matéria publicado em agosto de 1983, quando Emmo Fittipaldi e Ayrton Senna fizeram ‘test drive’ do modelo XR3 para a imprensa especializada em Jacarepaguá.
Por fim e, aproveitando a audiência de seu prestigioso veículo: Troco coleção da revista Auto Sprint por um FORD XR3 (pronto, falei… desculpe se estou sendo audacioso in such dream…).
Grato pela atenção… with kind regards,
Paulo McCoy Lava
Suspensão independente nas quatro rodas, com acerto “feito” pelo Ayrton Senna, era um carro muito bacana mesmo nos nossos horrorosos pisos. Agora, cá entre nós, o que não mudou é que a Ford do Brasil só vende aqui carros relativamente “mancos” e isso desde aquela época: nada de Escort Cosworth, nem Focus RS, nem Mustang – eles acham que a gente só quer Ka e Ecosport ???
Esse carrinho povoou meus sonhos por muitos anos…ai vieram outras coisas mais interessantes. Nunca esqueço quando vi o primeiro, era assim, vermelho, eu um gurizão dos seus 15 anos, imagina só…uma miragem!!!
Primeiro foi Monza SR, depois o Gol GT e agora o XR3…
É pra marejar os olhos… oh época boa!
opa, ESCORT é isso aiiiii, to vendo tb o no limite, meu xr3 azul caribe conversivel tb é capa de revista…mas não é tão clássico ainda como este 86, que é lindo! abs.
Parabéns pelo lindo carro daniel.
Lindo carro! Parabéns!
Mas é ilusão de ótica ou esse pisca em destaque está bem torto?
Dááá-lhe Daniel! Nós do Escort Clube sabemos todo empenho que esse cara teve pra deixar o carro assim, como se fosse 0km… e esse empenho agora começa a dar resultados.. um carro perfeito pra capa de revista que foi além disso e chegou na TV! Estou aguardando ansiosamente o programda de terça-feira. Mais uma vez parabéns!
http://www.escortclube.com.br/forum =D
Que maravilha!
Valeu Indy Gomov! Aguardaremos com ansiedade! Lindo carro!
Cara de esportivo e desempenho de carrinho do papai. Como a grande maioria compra carros pela aparência fez muito sucesso pois era muito mais bonito que o Escort comum e também muito mais caro. Deve ter dado um lucro enorme para a Ford.
A sigla é bem peculiar:
eXperimental Research 3….na europa tinha também o Fiesta XR2 e o Sierra XR4…..
Eram muito legais essas siglas… Se fosse ter um XR5, teria que ser o Taurus então??
Não é eXtreme Racing?
MEu amigo tem XR3 com todas as peças originais,um clone desta foto. Muito bonito o carro
É, e hoje andamos em carros com plástico nas portas…
Tudo era melhor antigamente? Carros, música, pessoas… até os comerciais…
Tenho medo do que está por vir…
O chefe tem um prata que é de morrer…tem até o rádio Philco…
Bah, um dos primeiros carros que eu e o meu irmão tivemos em conjunto era um Escort GL 1986 (modelo 87) a Álcool, que foi da minha vó por mais de dez anos. Compramos ele em 1997, com 20mil km, era demais o carro. Mesmo não tendo nenhum requinte de luxo (vidros manuais, direção mecânica, sem ar), o acabamento e conforto dele eram de primeira linha. Pra chegar nesse nível num carro novo, é preciso ir bem além dos R$ 60 mil hoje em dia. E o motorzinho dele, por mais criticado que fosse, nunca fez feio, seja na cidade ou na estrada, mesmo levando 5 pessoas. Infelizmente acabamos por vender ele mais tarde, e deixou saudades até hoje. Baita carro!
Esses XR3 com motor CHT podiam não ser tão bons quanto os AP Volkswagen, mas eram bem fáceis e baratos de preparar, os kits turbo pra ele prosperavam naquela época. Quando trabalhei numa equipe de Fórmula Ford, a gente tirava fácil, fácil 120-140Cv desses motores, só com rebaixamento do cabeçote e uns ajustes mais voltados à esportividade. Belo ronco ele fazia com o escapamento todo aberto também!
Valeu Daniel!
Mostra pra esta macacada o que é um XR3 de verdade!
Abraços,
Sandro do Escort Clube
Se vc ver o do meu “boss” vc chora então…nunca foi restaurado….tem até selo vermelhinho da Blindex nos vidros….
Lindo demais! Ícone dos anos 80!
Siseramente, já dirigi carros com os dois motores: AP 1.6 e CHT 1.6: a diferença é quase imperceptível.
Grande Flávio! Valeu pela chamada no blog, espero que todos gostem! Abraços
bons tempos . tive 3, um 84 prata stratos ( a cor mais linda já pintada em um carro, ela tinha algo como 2% de pigmento azul e 1% de lilás, por isso o tom metálico brilhante, se a memória não me falha) , um 86 azul mineral já com o câmbio curto, e um 87 com a frente nova. De todos o azulzinho era o mais querido, ficou na família até meu pai ir para o andar de cima. Lembro-me de uma longa reportagem na Classic cars com o designer que fez a frente do carro, e a inspiração dos pilotos de rally. Grande carro, grandes tempos .
Ah, e para andar na frente dos 1.8 tinha um kit com 2 weber (será que era 0 42 ?) que ficava o bicho , mas tinha que colocar barra estabilizadora grossa atrás, ou o diabinho que controlava o eixo traseiro dava uma esterçada, e você tinha que ser rápido no contra-esterço ( eu quase fui para dentro do saguão de Congonhas) .
Vitão…quem preparava os kits era a extinta HOT Birds….faziam com dupla 40 ou até mesmo dupla de originais….
Para afinar era suuuuuper fácil……….
Pata que partiu!!!!
Toda vez que vejo um carro antigo na rua, penso que poderia comprar um, reformar e usar para apenas ter o prazer de dirigir esses carros que na infância eram meus sonhos de consumo: Escort XR/3, Diplomata 2 portas, GOL GTS e GTI, Passat Pointer, Monza Classic e mais alguns que existiam quando não era nem nascido, como a Variant, Corcel I e o Zé do Caixão!
Só falta a tal da verba para eu fazer isso, um dia quem sabe. Assim que a grana der eu faço isso!
Abraços