40 HP DE EMOÇÃO
SÃO PAULO (boa) – Era especulação, agora está confirmado. A Renault vai ressuscitar a marca Gordini para batizar séries especiais do Twingo e do Clio, por exemplo. Aqui no Brasil, a Willys trocou o nome do Dauphine para Gordini quando mudou várias coisas no motor, chamando a atenção em sua publicidade para os “40 HP de emoção” do carrinho. No BestCars está toda a história do modelo por aqui, brilhantemente contada pelo Fabrício Samahá.
Para quem não sabe, carros feitos por Amédeé Gordini chegaram a disputar o Mundial de F-1 entre 1950 e 1956. Foram 40 GPs disputados e o registro de uma melhor volta no GP da Inglaterra de 1954 cravada por Jean Behra. Curiosidade: como os sistemas de cronometragem eram manuais, sem grande precisão, essa prova registra sete pilotos com a volta mais rápida da prova, todos com 1min50s cravados.
é flávio quer invenção melhor que o pneu de sobressalente que tinha o gordini não tinha que deitar debaixo do carro esvaziar porta malas, sem contar com as luzes de cortezia dentro do porta malas e o motor sendo que os carros novos nem isso traz. paulo cesar
aquele gp do brasil em interlagos vencido por rene arnoux com um renault, a tampa de válvulas do motor tinha impresso em relevo GORDINI .
A marca Gordini estava estampada nas tampas de valvulas dos motores Renaut turbo da década de 80, se não me engano apenas nos Renault de fábrica, lembra disso ?
Justiça seja feita ao Dauphine/Gordini quanto à suspensão . Não se pode esquecer que êle foi projetado para as condições de ruas e estradas européias que , ao que se sabe , eram muito melhores que as daqui ! E também tinha aquela peça que ficava entre o volante e o assento ………
Muito legais, os Gordinis. Não são tão lerdos assim não. Mas a suspensão era fraquinha mesmo…
Esses carrinhos tem um detalhe unico que pouca gente sabe. Possuia 2 sons na busina. A lavanca da esquerda, onde hoje é a seta, tem uma alavanca onde vc pode selecionar qual o som que vc quer, mas grave ou mais agudo. Acho que é o unico carro do mundo com esse negocio.
Alguns Mercedes possuem o sistema, com um botão no painel.
Uma buzina para cidade, outra para estrada.
Alias, esse comando, que tb comandava os farois, adorava entrar em curto, chegava a derreter, ficava todo torto…
O considerado franco-brasileiro , Hermano da Silva Ramos , ex-piloto dos azulzinhos da Gordini , já foi matéria de entrevista (muito simpática por sinal) em uma das já saudosas edições da revista “Clássicos”!
OLÁ GERALDO,
VC, POR ACASO, É FILHO DO SR GERALDO CASSELI, QUE FOI “CONTROLLER”, DA GOODYEAR, POR VOLTA DE 1970?
POR FAVOR ME RESPONDA.
GRATO
G. KNUT
Os famosos Leite Glória. O Fábio Seixas ainda peleja com um desses?
Masoquismo puro.
Acho os gordinis os carros antigos mais simpaticos que teve por aqui.
Dão de dez nos Ladas e similares.
Será que o tal anúncio da renault sobre sua participação na F1 estaria ligado a reviver a marca Gordini? Afinal, o nome da renault ficou manchado com o episódio de Cingapura/2008. Imagine: Gordini F1 Team, carrinhos azuis, seria uam coisa legal, afinal a Gordini foi a pioneira francesa na F1. O que você acha Flávio?
Olá Flávio! Olá pessoal!
Eu amo gordini!! O brasileiro Nano Silva Ramos(Hermano João da Silva Ramos), disputou algumas provas do mundial de F1 pela equipe Gordini, se não me engano no período de 1955-1956.
Inclusive, existe o Gordini dele em autorama, fabricado pela Cartrix.
Um grande abraço! :)
A Willys não trocou o nome do Dauphine para Gordini. Os dois modelos coexistiram durante algum tempo, um com 31 HP e tres marchas, o outro com 40 HP e quatro marchas.
Nesta época do politicamente correto, eles vão rebatizá-lo como “Obesini”, ou “Balofini”.
Nada disso: Sobrepesini.
Só assim mesmo pra um carro desse fazer a volta mais rápida né FG? rsrsrs
Putz, Flavinho, sei não! Estas voltas de carros antigos nunca são como o esperado, não? E eles vem com motor eletrico, hibridos ou os velhos 40 HP de “pura velocidade”?