40 HP DE EMOÇÃO

SÃO PAULO (boa) – Era especulação, agora está confirmado. A Renault vai ressuscitar a marca Gordini para batizar séries especiais do Twingo e do Clio, por exemplo. Aqui no Brasil, a Willys trocou o nome do Dauphine para Gordini quando mudou várias coisas no motor, chamando a atenção em sua publicidade para os “40 HP de emoção” do carrinho. No BestCars está toda a história do modelo por aqui, brilhantemente contada pelo Fabrício Samahá.

Para quem não sabe, carros feitos por Amédeé Gordini chegaram a disputar o Mundial de F-1 entre 1950 e 1956. Foram 40 GPs disputados e o registro de uma melhor volta no GP da Inglaterra de 1954 cravada por Jean Behra. Curiosidade: como os sistemas de cronometragem eram manuais, sem grande precisão, essa prova registra sete pilotos com a volta mais rápida da prova, todos com 1min50s cravados.

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
paulo cesar simoes
13 anos atrás

é flávio quer invenção melhor que o pneu de sobressalente que tinha o gordini não tinha que deitar debaixo do carro esvaziar porta malas, sem contar com as luzes de cortezia dentro do porta malas e o motor sendo que os carros novos nem isso traz. paulo cesar

nilton
nilton
14 anos atrás

aquele gp do brasil em interlagos vencido por rene arnoux com um renault, a tampa de válvulas do motor tinha impresso em relevo GORDINI .

Ronaldo
Ronaldo
14 anos atrás

A marca Gordini estava estampada nas tampas de valvulas dos motores Renaut turbo da década de 80, se não me engano apenas nos Renault de fábrica, lembra disso ?

GERALDO CASSELLI JÚNIOR
GERALDO CASSELLI JÚNIOR
14 anos atrás

Justiça seja feita ao Dauphine/Gordini quanto à suspensão . Não se pode esquecer que êle foi projetado para as condições de ruas e estradas européias que , ao que se sabe , eram muito melhores que as daqui ! E também tinha aquela peça que ficava entre o volante e o assento ………

Mario Mesquita
Mario Mesquita
14 anos atrás

Muito legais, os Gordinis. Não são tão lerdos assim não. Mas a suspensão era fraquinha mesmo…

Saulo
Saulo
14 anos atrás

Esses carrinhos tem um detalhe unico que pouca gente sabe. Possuia 2 sons na busina. A lavanca da esquerda, onde hoje é a seta, tem uma alavanca onde vc pode selecionar qual o som que vc quer, mas grave ou mais agudo. Acho que é o unico carro do mundo com esse negocio.

Rodrigo Lombardi Cruz
Reply to  Saulo
14 anos atrás

Alguns Mercedes possuem o sistema, com um botão no painel.
Uma buzina para cidade, outra para estrada.

Mario Mesquita
Mario Mesquita
Reply to  Saulo
14 anos atrás

Alias, esse comando, que tb comandava os farois, adorava entrar em curto, chegava a derreter, ficava todo torto…

GERALDO CASSELLI JÚNIOR
GERALDO CASSELLI JÚNIOR
14 anos atrás

O considerado franco-brasileiro , Hermano da Silva Ramos , ex-piloto dos azulzinhos da Gordini , já foi matéria de entrevista (muito simpática por sinal) em uma das já saudosas edições da revista “Clássicos”!

GEORG KNUT
GEORG KNUT
Reply to  GERALDO CASSELLI JÚNIOR
13 anos atrás

OLÁ GERALDO,
VC, POR ACASO, É FILHO DO SR GERALDO CASSELI, QUE FOI “CONTROLLER”, DA GOODYEAR, POR VOLTA DE 1970?
POR FAVOR ME RESPONDA.
GRATO
G. KNUT

Jeambro
Jeambro
14 anos atrás

Os famosos Leite Glória. O Fábio Seixas ainda peleja com um desses?
Masoquismo puro.

Antonio Carlos
Antonio Carlos
14 anos atrás

Acho os gordinis os carros antigos mais simpaticos que teve por aqui.
Dão de dez nos Ladas e similares.

Leonardo Vasconcelos
Leonardo Vasconcelos
14 anos atrás

Será que o tal anúncio da renault sobre sua participação na F1 estaria ligado a reviver a marca Gordini? Afinal, o nome da renault ficou manchado com o episódio de Cingapura/2008. Imagine: Gordini F1 Team, carrinhos azuis, seria uam coisa legal, afinal a Gordini foi a pioneira francesa na F1. O que você acha Flávio?

ricardo bifulco
ricardo bifulco
14 anos atrás

Olá Flávio! Olá pessoal!

Eu amo gordini!! O brasileiro Nano Silva Ramos(Hermano João da Silva Ramos), disputou algumas provas do mundial de F1 pela equipe Gordini, se não me engano no período de 1955-1956.

Inclusive, existe o Gordini dele em autorama, fabricado pela Cartrix.

Um grande abraço! :)

Wilson Cardoso
Wilson Cardoso
14 anos atrás

A Willys não trocou o nome do Dauphine para Gordini. Os dois modelos coexistiram durante algum tempo, um com 31 HP e tres marchas, o outro com 40 HP e quatro marchas.

Luizinho
Luizinho
14 anos atrás

Nesta época do politicamente correto, eles vão rebatizá-lo como “Obesini”, ou “Balofini”.

Marcelo D
Marcelo D
Reply to  Luizinho
14 anos atrás

Nada disso: Sobrepesini.

Thiago Sala
Thiago Sala
14 anos atrás

Só assim mesmo pra um carro desse fazer a volta mais rápida né FG? rsrsrs

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Putz, Flavinho, sei não! Estas voltas de carros antigos nunca são como o esperado, não? E eles vem com motor eletrico, hibridos ou os velhos 40 HP de “pura velocidade”?