FENEMÊ
SÃO PAULO (haja espaço) – Colecionar carros já é uma insanidade. Caminhões e ônibus, então… Vejam este álbum de fotos enviado pelo Fernando Pinto, com muitas imagens de caminhões restaurados como esses FNMs do retrato que escolhi a esmo e que certamente pertencem a um colecionador. FNM que era a Fábrica Nacional de Motores de Xerém, Duque de Caxias. E que se dizia assim mesmo: Fenemê. O álbum ainda tem miniaturas maravilhosas e fotos de alguns Scania, Mercedes e Fiat. Se alguém souber onde estão esses caminhões, me avise que vou lá fazer matéria para a TV.
Bom dia, Por gentileza, quero saber se o museu pode ser visitado. Sou de Minas
Gerais e tenho grande vontade de conhecer a história do Caminhão FNM. Desde já agradeço.
transportadora covre- em limeira – sp. Sr. Joao-
Muito maneiro, gostei.
Em Cuiabá-MT, em frente ao depósito da Coca Cola tem um caninhão antigo, me parece que é um Ford F5, Trucado á venda.
que lindos eu me chamo mauro alves e tambem tenho um modelo do alfa180 amarelo lindo quero um contacto com voce para nos trocarmos algumas experiencias meu numero e (038)91827776 eu tenho uma foto no site amigos do alfa pagina 4
Sr. Osvaldo,
Parabéns peças relíquas que tens! Estes Caminhões são são minha paixão desde criança! Entre em contato para trocarmos uma idéia ( [email protected] ). Sou colecionador de miniatuas de caminhões e pretendo desenvolver e pordizir minaturas em escala dos Caminhões FNM, copiando fielmente o máximo de detalhes. Trabalho com controle de qualidade há muitos anos e conheço tecnologias que posso escanear as formas do caminhão e trabalhar com escalas de redução. pretendo desenvover uma miniaturas com qualidade digna das Marcas internacionais tais como Herpa, Brekina……
Aguardo seu contado!
O maior acervo desres caminhões que se tem noticia, é no estado de RR Boa Vista, morei lá e vi uma coleção de pelo menos 20 destes todos em perfeito estado de convervação.
De fato, Miklos Stamer é sem dúvida a maior autoridade no assunto FNM, Salvo engano, esses caminhões fazem parte do acervo da Covre Transportes na cidade de Limeira.
Meu pai (ZEZINHO) trabalho 24 anos na FNM.
Tempo Bom!!!
meu amigo em barbacena mg existe uma jóia rara dessas,de garagem.Pra se ter uma ideia o proprietario não usa nem carroçeria uai.
Aqui tem o contato com os proprietários dos Fenemês (acho):
http://alfafnm.wordpress.com/old_historia/
Flávio, gostaria de enviar novas fotos dos FNM restaurados. Como posso proceder?.
Forte abraço
parabems para voces que tiveram a ideia de mostrar esas maravilhas do tempo pasado eu so um adimirador por esas reliquia falo de coraçaõ por que tambem ja fui um arfeiro ja trabalhei com o primeiro d11000 dep 180 eo fiataõ pesso se nao for posivel mandar uma foto desse alfa vermelho no mais o brigado abraço desse arfeiro apozentado
esses fenemes sao do meu grande amigo osvaldo T Strada… ele reside em pilar do sul
esses caminhoes pertencem a osvaldo tadeu strada de Pilar do Sul
Os caminhoes se encontram na cidade de Pilar do Sul – SP, proximo a Sorocaba, os FNM´s são do Sr. Osvaldo, cara gente boa como todo dono de caminhoes antigos.
A Transportadora Covre também possui alguns na sua coleção.
Deus abençoe.
Prezados, a maioria dos caminhões da foto está no Estado do Paraná. Para quem quizer encher os olhos com muitas fotos destes caminhões restaurados e também muitas fotos de época, não pode deixar de acessar o site http://alfafnm.wordpress.com.
tive um amigo ja falecido que dizia “tem que fazer faculdade pra operar o apareio (aparelho)” o cara era cobra no FENEME ! que Deus o tenha Lidú
esses sim eram caminhoes de verdade ,apesar de nenhuma tecnologia ,eram esses que desbravaram a transamzonica e sertoes nordestinos,parabens a todos os motoristas e mecanicos que fizeram seu trabalho com esses airfa romeu é assim mesmo airfa ,os caminhoes de hoje apesar de tanta tecnologia e conforto nao duram por tanto tempo no trabalho pesado abço a todos.
“bruto”significa Robusto.
Trabalhei na FNM 13,5 anos…algumas vezes tirei minha soneca,pos almoço,na cabine de um dos brutos(0 km) .(1961 a 1974) . saudade de quase tudo… lembrança aos daqueles dias distantes … Parabens pelo teu trabalho!
Olá, Flavio. Posso estar enganado, mas os caminhões da foto me pareceram os da coleção do sr. Osvaldo Strada. Por favor, confira neste link: http://alfafnm.wordpress.com/.
Quanto às miniaturas, pelo menos as primeiras que aparecem, sou eu que fabrico. Aproveito para agradecer quem as colocou no álbum. Estão na escala 1:25 e são de metal (chapa de lata de tinta mesmo). Estão em fase de acabamento. Também pode ser conferido no meu site. Abraços.
Mto 10! Eu sou professor de história e tava precisando de umas fotos da FMN … Mto obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Eu dizia que estes eram caminhões bolotas! rsrsrs
Se um colecionador de FNM quiser encontrar um caminhão desses. No porto do RJ têm alguns ao relento! Melhor darem uma garimpada por lá!
Esse site é muito bom:
http://alfafnm.wordpress.com/
Estes caminhões são de minha propriedade.
Osvaldo, estão onde? Mande e-mail para mim, [email protected]. Quem sabe podemos fazer matéria para a TV.
Caro Flavio Gomes
FENEMÊ dá matéria para a TV fácil!
Aliás mais de uma.
Dizem que o norte dp PR (ex: Apucarana) é terra dos FNM, pelo menos os ultimos que eu ví nas estradas eram do PR. Pelo que falam são muito potentes apesar de lentos, também superresistentes. O cara tem que ser piloto para engatar a sequência de marchas, tendo até que tirar as mãos do volante e usar uma mão para cada alavanca. Foram êles que fizeram o país crescer.
Onde você vai achar um caminhão desse em perfeito estado de conservação e ainda trabalhando é na Transportadora GS de Sumaré (eu acho), no terminal de cargas Fernão Dias, o pessoal conhece esse caminhão que é laranja e tem baú de aluminio escrito GS. Agora se quiser fazer uma reportagem bem legal, procure o sr.Miklos Stammer, especialista em FNMs no Paraná (ele possue algumas preciosidades intáctas, além de um acervo histórico sensacional), a revista Caminhoneiro na edição nº 198 de novembro de 2003, fêz
uma reportagem a respeito desta paixão
Flavio , tem um cara chamado Edson , na região do tatuapé , aqui em Sampa que tem uma baita coleção de caminhãoes , se quiser contata-lo , procure , Transportes pesados Tatuapé , abraço
Flávio, não sei da onde são estes FNM´s, mas se vc quer ficar de queixo caído vc precisa dar ir visitar o museu que tem em um barracão da Covre na cidade de Limeira/SP. Além de FNM´s tem outras raridades de caminhões e carros (tem um carro antigão da Volvo que eu nunca ví em nenhum outro lugar!!!). É coisa de doido!!! Entra em contato com eles (o pessoal me pareceu muito gente boa e de uma simplicidade ímpar quando fiz uma visita na empresa junto com o pessoal da MBA) e verifique a possibilidade de fazer uma matéria com eles!!! Te garanto que é prato cheio!!! Abrass.
Melhores informações sobre FNM:
http://alfafnm.wordpress.com/
Estes caminhões são lindos, já vi algumas reportagens sobre eles. Uma mostrou uma coleção, não recordo se de colecionador particular ou companhia.
Creio que não tenha sobrado nenhum dos primeiros, bicudos, a serem fabricados/montados aqui na FNM, parecidos com os montados pela Vemag.
Eu chamava o FNM de “Feliz Natal Manuel” ou “Feliz Natal Mamãe”.
Se não me falha a memória foi num destes que fui dar uma volta com meu tio e fiquei besta ao ve-lo passar marchas usando duas alavancas ao mesmo tempo.
Coisa de doido!
No site ao qual me referi antes, na seção caminhões, tem eles e o nome de seu dono. Esses da foto, um Brasinca, e os 3 Standard D11000 são de Osvaldo T. Strada. O logo “em disco” do verdão no final foi uma adaptação da FNM do logo da Alfa Romeo, composto pela bandeira com a cruz vermelha (Brasão da cidade de Milão) e pela serpente devorando um humano (Símbolo da família real Milanesa).
Flávio, esses caminhões também tão no site http://alfafnm.wordpress.com/ e alguns acho que são dos colaboradores de lá. A não ser que haja outro, o FNM da fórmula truck é um verde escuro com bege, esses da foto parecem ser todos originais, esse Brasinca vermelho tá lindão….
Meus tios tiveram dois Alfa, um cada. O ronco é o mais interessante.
A Agricola Sperafico, dos pilotos Sperafico (Toledo – PR), reformou uma beleza dessas. E ainda partiram pra uma viagem promocional pelas unidades da empresa. Lembro que o escapamento cruzava todo o chassi do caminhão e saia lá no fundo. Ainda tinha uma plaquinha pendurada dizendo: “Fim do cano”.
Flávio, xará, procura o pessoal do Sperafico em Toledo. Eles ainda reformaram um Gigante.
Abraços
Meu irmão trabalhou lá, acho que ele ainda deve ter as fotos.
Se eu achar, lhe envio.
Opa, se puder, manda pra mim também!!
Coincidentemente no Mercado Livre tem um Feneme a venda por um certo Kiefer. Dá uma olhada, tem o telefone. E é de Minas Gerais.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-115166434-fnm-d11000-mecnica-e-documentaco-ok-_JM
Quis dizer Keifer. E tem fotos identificadas como de Helmut e Werner Keifer.
lindos!!!
Ainda hoje vejo alguns, bem poucos é verdade, rodando lentamente pela cidade, com seu ronco inconfundível carregando containers da Hambrg Sud vindos do Porto de Suape ou porto do Recife.
Indy Gomov neles! Bah, mas ta caindo de maduro, Flavinho!
Flávio, vc deve saber, mas vou postar assim mesmo.
O hotel onde ficavam hospedados os funcionários da FNM (imóvel que é tombado) foi reformado pelo Fluminense que pretende fazer neste lugar o CT do futebol profissional. O clube deu o nome de Hotel Telê Santana em homenagem ao nosso querido Fio de Esperança.
Tem algumas fotos no site oficial do Fluminense.
Um abraço.
Pô Flavio, brincadeira chamar aquilo de miniatura. As miniaturas são escala o quê, 1:2, 1:3?
Achei interessante o Logotipo que está no site: Um dragão devorando uma pobre vítima se debatendo…seria a concorrência…rsrsrsrsrs
E aí Flavio tudo bem?
Vendo esses caminhões preservados é sempre prazeroso resgatar o passado, com qualidade na restauração então nem se fala.Bom, Trabalho na Mercedes-Benz em São Bernardo do campo e lá tem umas relíquias guardadas,caminhões e onibus antigos 0 km!E tambem na oficina dos carros Mercedes de ultima geração tambem há uma parte de restauração dos antigos e tem aparecido cada carro,exemplo foi um do Pelé restaurado dentro da Mercedes.Dá uma ligada e agenda uma visíta voce vai gostar.Abraço.
Ronco de motor lindaço. É o Matra V12 dos caminhões.
Quando eu era criança, o pai do meu vizinho era caminhoneiro, e tinha um desses, e quando a gente de longe ouvia o ronco do caminhão, saía correndo atravessar a quadra pelo meio das casa, pra poder pegar uma carona no caminho… ê tempo bom aquele !!!
Na vontade, na saúde destes brutos, que subiam as serras , as estradas esburacadas e sem asfalto,fizeram acontecer , na gana de Getulio de ver o Brasil grande e integrado surgiu a FNM e muitas outras indústrias,
mas quem carregou o custo do progresso foi sem dúvida eles,ainda carrega no lombo muita coisa por ai .
O colecionador desses caminhões não é aquele cara de Limeira que uma vez apareceu na 4 Rodas Clássicos? O nome do cabra era Ezelino Paggiaro, ou algo assim.
Esses caminhões realmente tinham estilo de sobra.