HISTÓRIA NO LIXO

atibaia

SÃO PAULO (até dói) – Acabo de receber a notícia pelo blogueiro Fernando Boarati, e é de partir o coração. Eu nunca tive a chance de visitar o Museu Ferroviário de Atibaia, e pelo jeito agora é tarde. O proprietário capitulou. Amanhã, seu acervo vai a leilão. É uma tristeza.

Reoproduzo um techinho da reportagem do valoroso “O Atibaiense”, assinada por Thais Otoni:

O leilão, sob responsabilidade da empresa Imperador Leilões, está dividido em 11 lotes e representa o fim de um dos pontos turísticos da cidade. Entre os itens estão uma locomotiva com dois vagões de passageiros, originária da Inglaterra e datada de 1899; um vagão de passageiro da Alemanha, de 1938; dois vagões-restaurante, de 1921 e 1925; vagão correio/bagagem inglês de 1927; locomotiva fabricada nos EUA em 1893 com vagão de passageiro do mesmo ano. Há ainda um bonde, fabricado na Inglaterra, que foi totalmente restaurado. O acervo conta também com peças como um auto de linha, dois giradouros de locomotiva (de 1882), uma ponte metálica (1895) e 14 aparelhos de mudança de via.

O proprietário do museu, José Augusto Roberto disse que no Brasil há apenas seis grupos com um acervo do porte do de Atibaia. Agora, a cidade perdeu o seu. Desde que veio para Atibaia, há 26 anos, houve uma série de tentativas para que houvesse incentivo ao Museu Ferroviário, incluindo projetos de uma linha de 26 km para os turistas, que agregaria a recuperação de algumas estações de trem da cidade e ainda um projeto de passeio com o bonde recuperado pelo centro da cidade. Mas ficou só no sonho. Burocracia, projetos não concretizados do Governo Federal de recuperação das ferrovias brasileiras, custo elevado de alguns projetos, brigas políticas. Uma série de fatores não permitiu que projetos maiores fossem levados adiante.

De concreto, o visitante do Museu Ferroviário podia fazer uma viagem ao passado, em uma autêntica estrada de ferro do século XIX, construída em uma área de 300 mil m². Uma réplica de estação ferroviária era a sede do Museu e abrigava peças como o bonde, locomotivas, vagões de passageiros, de bagagem, de correios, restaurante e dormitório. O visitante podia conhecer o galpão de restauração, fazer um passeio de maria-fumaça, de 1.300 metros e cerca de 10 minutos (ida e volta), em uma locomotiva restaurada, de 1881 e ainda ver as relíquias do local.

Nessas horas é que eu digo que é preciso governo. Federal, estadual, municipal. Museus como esse simplesmente não podem fechar. Isso é cultura, história, educação. Autoridades não podem ficar insensíveis a essas coisas. Onde está o secretário de Cultura do Estado nessa hora? E o ministro?

Ninguém está nem aí com nada.

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Detetive Camargo
Detetive Camargo
12 anos atrás

Gostaria de contribuir com a seguinte informaçao , na verdade os trens do Sr José augusto, que se cansou de ser abusado e desfeito pelas aurtoridades locais resolveu levar seu maquinario para a cidade de Socorro Sp interior onde esta em fase de implantaçao de um passeio turistico nos trens do Sr José Augusto… que escondeu essa informaçao da midia , mas em visita ao local ele me contou sem detalhes sobre o projeto e aceabei descobrindo pois sou turista de socorro …

felizmente lá em Socorro ao contrario de atibaia existem interesses culturais e educacionais ao contrario de at ibaia que mais forma bandidos.

Miguél Castilho Merida Filho
Miguél Castilho Merida Filho
12 anos atrás

Quer saber onde estão esses cidadãos.Eles e seus familiares devem estar usando o dinheiro que deveria ser usado para recuperar nossa memória historica,visitando os pontos turisticos de outros paises que se preocupam em preservar seus patrimonios históricos.
Eu sou ferroviario e vivo numa cidade que levou mais de duas decadas para reataurar o museu local,e agora burocratiza tanto a visita ao local que desestimula sua visita.

JORGE DE XEREM
JORGE DE XEREM
12 anos atrás

Ola companheiros da HISTÓRIA da FERROVIAS é um grande prazer falar com vcª. pessoa,
Eu sei que muitas pessoas que gosta de HISTÓRIA não gostaria que DINHEIRO publico focê
para lixo, o que nos podemos fazer é ser unir para os MUSEUS não sumam de contar as nossas HISTÓRIA da FERROVIA, eu não sei o que passa na cabeça de alguns politicos que não
gosta que falem em coisas antigas, aqui eles acham que eu estou maluco com essas HISTÓRIA de TREM.
Eu estou montando um grande ACERVO da HISTÓRIA da FERROVIA aqui em XEREM, Duque
de Caxias RJ: veja meu projeto no GOOGLE assim (museu do trem em xerem) facebook.
Eu estou aceitando a DOAÇÃO de um VAGÃO de MADEIRA para ficar parado aqui no meu SITIO, que eu estou fazendo o MUSEU, PELO AMOR A HISTÓRIA NÃO DEIXA VIRA SUCATA
NOSSA HISTÓRIA; VEJA QUEM PODE AJUDAR AGADOR NOTICIAS…..
(MOSTRAR A HISTÓRIA DA FERROVIA É PURIFICAR A NOSSA ALMA……)
É COM AMOR E CARINHO QUE VOU MOSTRAR E FALAR DA NOSSA HISTÓRIA……
QUE DEUS NOS ABENÇOEEE……

Eduardo Marini
Eduardo Marini
14 anos atrás

Flavio,
Eu conheço o Museu Ferroviário de Atibaia.
Sou ex-ferroviário da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí e um dos meus interesses é a ferrovia.
Sempre que posso visito tudo que se relacione com estradas de ferro.
É uma pena o que pode acontecer com o museu. Mas num país que as pessoas dão mais atençao as novelas, big brother e outra coisas do genero. Fica facil culpar o governo por estes tipos de acontecimentos(seria nossa herança lusitana que culpa o governo de tudo, e esquece que cada povo tem o governo que merece).
Será que se as pessoas tivessem mais interesse em visitar museus, parques, do que ir para as baladas e etc., este tipo lazer e entretenimento (museu ferroviario de Atibaia) não precisasse do governo para continuar existindo?
Não adianta culpar o governo se o povo não faz nada.
um abraço
Eduardo

Thais Otoni
Thais Otoni
14 anos atrás

Obrigada pela citação Flávio. Acho importante a divulgação do assunto, pois aqui em Atibaia pouco tem sido falado do leilão. Infelizmente o Museu foi esquecido por aqui.

Luiz Souza
Luiz Souza
14 anos atrás

Bem, Pessoal,

Ainda temos algum tempo, o leilão foi adiado, e se alguma Prefeitura se interessar pode até arrematar o lote. Agora, não se se é possível inserir uma cláusula impedindo a saída desses Bens Históricos do Brasil e seu desmembramento, ficando tudo em poder de um único comprador!!!

Guerwin
Guerwin
14 anos atrás

Estão organizando a corrida da Indy. O retorno aos próprios bolsos é maior.

Renato Mello
Renato Mello
14 anos atrás

Ao ROGÉRIO MAGALHÃES, que postou exatamente às 14:02 e disse (entre outras besteiras) o seguinte:
“Pois é, FG… enquanto isso, coisas como Lei Rouanet e outras leis de incentivo só servem mesmo para bancar os Cirque du Soleil da vida ou essa meia dúzia de atores metidos a besta e que só são famosos porque tem uma elitezinha intelectualóide de merda que os endeusam, que criam espetáculos, usam dinheiro público e ainda cobram fábulas de ingresso.”
Caro Rogério; creio que você nunca pegou a Lei Rouanet para ler. Provavelmente deve ser de uma profissão de “elite”, pois considerar uma lei que dá meios para que a CULTURA possa proliferar em nosso país, só sendo assim. Não, não se assuste com o contraponto: existem “profissionais de elite” que nem encostam em um livro, vivem apenas e tão-somente do “glamour” da POSIÇÃO que a profissão dá (médico, advogado, etc.). Felizmente, existem os bons e os maus em todas as classes, não? Pois bem, indo direto ao assunto agora: sou UM dos “meia dúzia de atores metidos a besta”. Ah, sou também um (talvez, na SUA concepção)”professor de teatro e música metido a besta”. Formado ralando a bunda em banco de faculdade (UFMG, prazer). E lhe digo, caríssimo: Se com a Rouanet é ruim, SEM ela é quase IMPOSSÍVEL se montar uma peça de teatro nessa merda de país. Ou se produzir um show. Ou montar uma exposição de artes plásticas. E os que MAIS se beneficiam dela NÃO são os “famosos” que você diz. Ao contrário: esses são os que conseguem os benefícios dela SEM DIFICULDADES, pois já vem COM patrocínio junto. Os outros (os não famosos, os metidos a besta, ou quem sabe os “merdas”, como eu seria? Seria?) conseguem seus benefícios a muito custo e sofrimento, encarando muita burocracia. E creia-me: quando conseguimos os benefícios dessa lei, podemos montar um espetáculo com mais qualidade para nosso público. Pagar salários decentes aos atores (sabia que existe um SINDICATO de atores?), aos iluminadores, sonoplastas, fora os custos de produção. No caso de um show de música, sabia que existe um tal de ECAD, que sósabe explorar dos músicos no Brasil, além de uma Ordem dos músicos que nada faz por eles a não ser explorá-los também com anuidades absurdas para terem o DIREITO de tocar? Ahh… não tinha dito que sou músico também, não é? Desculpe. Pois é. Como vê, leis referentes à CULTURA são necessárias DEMAIS nesse país, pois se dependesse de pessoas como você, teríamos apenas a “Cultura de verdade” (poderia explicar o que seria, por favor…? Confesso que fiquei um pouco perdido nessa sua tese…).Só para te ilustrar uma coisa que pelo jeito não deve saber: os ARTISTAS, quando da revolução de 64, foram, juntamente com RAROS abnegados jornalistas, quem MAIS LUTARAM PARA QUE ESSE PAÍS SAÍSSE DA DITADURA! Atores fazendo aquecimento vocal, corporal e DE TIRO antes dos espetáculos “subversivos” (Boal, Guarnieri e tantos outros); quadrinistas/ cartunistas denunciando a ditadura com seus cartuns (Ziraldo, Jaguar, Millôr…);músicos entoando canções contra os abusos nos porões e tentando conscientizar o povo (Vandré, Chico Buarque, Caetano…); isso, para não falar outros tantos nomes. Então, amigo, ANTES de TENTAR DEFINIR a “Cultura de verdade” do nosso Brasil varonil,lembre-se um pouco de quem ajudou esse país a chegar em um nível que até mesmo boçais como você tenham a LIBERDADE DE ESCREVER MERDAS COMO A QUE ESCREVEU: OS ARTISTAS BRASILEIROS. Divirta-se MUITO em seu mundo sem cor, sem risos, sem alegria. Sinceramente?Não me importa sua idade, ou que profissão tenha. Vejo que é um infeliz. Não gostaria de estar em seu lugar.
Um abraço de um ator/autor/professor/diretor de teatro e músico vocalista MUITOOOOOOO METIDO A BESTA,
Renato Mello.

Alexandre Werner
Alexandre Werner
Reply to  Renato Mello
14 anos atrás

eita

André S.
André S.
14 anos atrás

Infelizmente também é assim com livros, móveis, filmes…

Alexandre
Alexandre
14 anos atrás
Alexandre
Alexandre
Reply to  Alexandre
14 anos atrás

Entrei no site e fucei um pouco. São 11 lotes, apenas 3 receberam lances até agora, 2 lotes estão indo para o usuário “Santos” e um para o usuario “kamura” (ou algo assim). Com 6 milhões dá pra levar tudo… eh muito dinheiro para uma pessoa, mas absolutamente nada para uma prefeitura. Infelizmente a coleção vai se separar.

Mário Buzian
14 anos atrás

Essas notícias me deixam doente, e perplexo, com a falta de iniciativa desses malditos políticos !!!

Roberto Costa
Roberto Costa
14 anos atrás

POR FAVOR ESQUEÇA O POS ANTERIOR QUE ESTÁ COM ERROS

Publique este:

Já que não criam novos museus deveraim pelo menos tratar para que os existentes se mantivessem em atividade!
“Êita Brazilzin”!!!!!

Responder

Raul P
Raul P
14 anos atrás

É um pecado mortal. Os primeiros a terem interesse na manutenção desse museu deveriam ser o próprio município e os seus habitantes. Governos Estadual e Federal não estão nem aí. Eu levei meus filhos, quando pequenos, para esse pequeno passeio de 1.300 mts. Uma maravilha.
Dizem que Deus distribuiu pelo mundo os povos mais diferentes. Para os fortes ele deu terras quentes e aridas ou com temperaturas muito abaixo de zero. Para os fracos ele escolheu uma terra em que se plantando tudo dá…

Ricardo de Pinho Kolasco
Ricardo de Pinho Kolasco
14 anos atrás

Boa tarde, Flávio.

Este foi o único canal que eu achei para entrar em contato contigo, já que no twitter você não respondeu nada.

É o seguinte, sou colecionador de carros antigos e moro em Betim/MG.

Tenho 01 kombi vovozinha 1975 – placa preta, 01 fusca 1963 – placa preta, 01 fusca 1971 (que possuo há 16 anos), 01 opala diplomata 1991 e 01 Puma GTB S1 1978, da qual sou o 2º dono, toda original, com apenas 10.194 km.

Não sei se já foi feita alguma matéria do Indiana Gomes sobre a puma GTB, mas, se não foi, eu tenho certeza que meu carro é digno de fazer parte do seu quadro no Limite.

Fica a sugestão aí, se quiser posso enviar fotos do carro para voce ver. É realmente muito novo e original. Pela kilometragem dá pra você ter noção.

Estou escrevendo porque logicamente ficaria muito honrado em ter meu carro participando do Limite.

Sou seu seguidor no twitter @ricardo_galo13.

Sou fã do seu trabalho também e acompanho sempre o Limite, logicamente aguardando o quadro do Indiana Gomes, que é o “plus” do programa…… rsrsrs

É isso aí então, escrevi através desse comentário porque não achei outro meio de falar contigo.

Qualquer coisa me responde lá pelo twitter, desde que a resposta não venha acompanhada de um “Block”, porque é muito engraçado e legal seguir seu twitter.

um abração e sucesso.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Ricardo de Pinho Kolasco
14 anos atrás

Já fiz matéria com um cara que coleciona Pumas, entre eles GTB.

Ricardo de Pinho
Ricardo de Pinho
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Flávio, bom dia!

Gostaria de pedir a gentileza de, se for possível, esse meu comentário ser apagado. A rigor, nem um comentário foi. Apenas foi a maneira que encontrei de entrar em contato com você. Ficarei imensamente agradecido se puder apagá-lo.

Flavio Gomes
Admin
Reply to  Ricardo de Pinho
9 anos atrás

Cinco anos depois?

Ricardo de Pinho
Ricardo de Pinho
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Tem vários outros comentários meus em posts diferentes que você fez no blog. Apenas gostaria que fosse removido esse especificamente porque em sites de busca pelo meu nome ele aparece. E consta alguns dados que eu não gostaria que aparecesse. Enfim, se for possível apagar, te peço a gentileza de fazer, ainda que tenham se passado 5 anos.. Ficarei agradecido.

Flavio Gomes
Admin
Reply to  Ricardo de Pinho
9 anos atrás

Vou ver como faz isso. Mas não vejo motivo algum. Se você não quer seu nome em ferramentas de busca, entre em contato com o Google.

Cranio
Cranio
14 anos atrás

O pior que eu estou morando em Atibaia há 3 anos e nunca soube deste museu. Olha que visitamos diversos locais na cidade, mas nunca soube deste. É uma pena.

Paulo César
Paulo César
14 anos atrás

A culpa é de quem vota nestes LIXOS de políticos, o descaso não é só com a memória, é com a saúde, educação, moradia, justiça, saneamento básico, infraestrutura, ciência, segurança pública e por aí afora…..

O povo troxa vai votar neles em 2010 de novo ! Todos ! de todos os partidos !

Cada povo merece os políticos que têm, porque vota neles !

Onde está o prefeito e a secretaria de cultura de Atibaia ? Estes são os primeiros responsáveis pela preservação deste patrimônio.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
14 anos atrás

“Nessas horas é que eu digo que é preciso governo. Federal, estadual, municipal. Museus como esse simplesmente não podem fechar. Isso é cultura, história, educação. Autoridades não podem ficar insensíveis a essas coisas. Onde está o secretário de Cultura do Estado nessa hora? E o ministro?

Ninguém está nem aí com nada.”

Pois é, FG… enquanto isso, coisas como Lei Rouanet e outras leis de incentivo só servem mesmo para bancar os Cirque du Soleil da vida ou essa meia dúzia de atores metidos a besta e que só são famosos porque tem uma elitezinha intelectualóide de merda que os endeusam, que criam espetáculos, usam dinheiro público e ainda cobram fábulas de ingresso.

E ainda vem ministro da cultura com porra de Vale Cultura. E ainda vem secretário estadual de cultura ficar preocupadinho com resultados. E ainda vejo secretarias de cultura como a que eu trabalho, em SBC (que só vai virar secretaria mesmo em janeiro, tome cabide de emprego para os “amigos” da estrelinha do 13), mais preocupadas com fazer média para pré-estréia de filme sobre um certo ex-torneiro mecânico da Mercedes-Benz, torrando grana até de gasosa para carro oficial ficar entregando convite vip para meia dúzia de puxa-sacos…

Enquanto isso, O QUE É CULTURA DE VERDADE, a HISTÓRIA com H maiúsculo, fica sempre relegada ou mesmo abandonada, apodrecendo e apodrecida. Afinal de contas, museu não dá voto, não serve para clientelismo, não serve para fazer média com puxa-sacos… e isso é típico da nossa classe política, de TODAS as matizes ideológicas (???).

Se depender de político, infelizmente notícias como essa serão sempre a praxe. Nem os abnegados aguentam, mais cedo ou mais tarde capitulam… é uma pena, tremendamente lamentável…

Enquanto isso, vamos levar a Indy para minha Sampa querida e parar de vez a Marginal ou sejá lá onde for… eita Brasil…

Thiago Schauenberg Pereira
Thiago Schauenberg Pereira
14 anos atrás

Alías, fica aqui um link com algumas informações sobre o museu.

http://www.sindileo.com.br/m_trem.html

É uma jóia!

Thiago Schauenberg Pereira
Thiago Schauenberg Pereira
14 anos atrás

Que pecado. Aqui em São Leopoldo tem um museu parecido com este. Ele foi reformado a alguns anos atrás. É bem bonito, vale a pena visitar.

iverson
iverson
14 anos atrás

Mas trem ninguem coloca em garagem, por isso acho que vai atrair gente do ramo, pois tem de ter infra-estrutura até para retirar as peças, e para colecionar então… logo, podem apostar que acervos como o do museu ferroviário de S.J.Del Rey vão se enriquecer com essas peças, ou ainda outras ferrovias históricas e turisticas que estão sendo, devagarzinho, surgindo no Brasil, como de Ouro Preto a Mariana, e outras no interior de SP e no Sul. Aqui em JF um grupo de amigos do trem ganhou algumas peças (locomotiva, vagões…) e demoraram até conseguir restaurar, justamente pela falta de infra-estrutura. Foi autorizada pelo governo a criação de um roteiro turistico com esta composição, mas estão esbarrando no problema do alto trafego de trens de carga na nossa malha.
Um abraço.
Iverson

Robson
14 anos atrás

Se alguém quiser passear num legítimo trem a vapor, ainda restam três locais no estado de SP: Viação Férrea Campinas Jaguariuna, passeio de 3h (ida e volta) num trecho da antiga companhia Mogiana partindo da estação Anhumas próxima ao Carrefour da Rod. Dom Pedro. No Museu do Imigrante no bairro do Brás, pertinho do Metrô, passeio curto (20min.) mas muito legal. E também na Vila de Paranapiacaba, Município de Santo André, local construído pelos ingleses onde funcionam dois museus e em um deles há trem a vapor para um passeio semelhante ao do Museu do Imigrante, mas com seu ‘charme’ próprio. Todos estes museus são mantidos pela ABPF, Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, sem ajuda de nenhuma esfera do governo, contando apenas com o que é obtido na venda de ingressos e doações. Ainda tem gente que esta aí pra alguma coisa, besteira é esperar algo do governo.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
Reply to  Robson
14 anos atrás

Eu já visitei esse museu de Paranapiacaba ano passado, durante o Festival de Inverno da cidade, só não andei no referido trem porque, no dia anterior, havia acontecido um descarrilamento do vagão e ainda não tinham colocado nos trilhos novamente. Mas a visita é cobrada, um ingresso de um valor até baixo, mas que ajuda, sem dúvida alguma. Vale a visita para conhecer um pouco como era aquele sistema funicular…

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Porque a tal de ex-RFFSA não embarca numa dessas?

Rafael
Rafael
14 anos atrás

Não podemos esperar algo diferente disso. Um país que o nível cultural se resume em sua maioria a discussões relacionadas a BBB’s e novelas, governo que banca filme de presidente…
Uma pena, deveria existir um esforço maior entre as esferas administrativas para preservar mais a nossa história.

Renato Mello
Renato Mello
14 anos atrás

Flávio, uma vergonha nacional isso! Custava tanto assim fazer um projeto como há aqui em Minas, onde você faz um passeio de maria-fumaça de São João Del Rey a Tiradentes (ida e volta), admira a paisagem do caminho, conhece como eram as viagens antigamente – além das máquinas, claro – , saindo enriquecido culturalmente do passeio, e ainda dá lucro para as 2 prefeituras? Bastava VONTADE POLÍTICA dos governos para isso, coisa que em nosso país não existe, infelizmente… e assim continuamos a passos largos a ser cada vez mais não somente um país sem memória, mas “O” país sem memória dessa terra. É pena…
Abraço,
Renato Mello.

Lg
Lg
14 anos atrás

Num país onde o filho do presidente desvia ate rota de aviões da Fab para fazer turismo com os amigos e usa a desculpa que isso é “costume” o que podiamos esperar?

Adal Avin
Adal Avin
14 anos atrás

Uma vergonha! Mas devo dizer que jamais ouvi falar deste museu, embora volta e meia ouvisse falar das relíquias ferroviárias de Campinas, São João del Rey-Tiradentes, Paranapiacaba, até do RGS. Ou seja, não sei quais os motivos, mas este museu, ao que parece, estava longe da mídia, o que pode ter colaborado para chegar à situação em que chegou.
Mesmo assim, é uma lástima que a prefeitura de Atibaia, ou algum órgão estadual ou federal nada tenham feito a respeito!

Dalton
14 anos atrás

Como podemos reclamar das Ferrovias, o proprio governo não quer nem saber e ainda da IPI ZERO para Caminhões e cobra impostos caros para poder importar vagões e locomotivas e acessorios para ferrovia o loby das fabricas de caminhão e das estradas privatizadas são muito e a populção que faz pouco caso desse assunto junto a midia que não faz nada pela ferrovia só podemos lamenta pelo atraso que estamos em relãção a transportes não poluentes e mais baratos.

Paulo Ferreira
Paulo Ferreira
14 anos atrás

Gomes, você poderia aproveitar a sua exposição na TV e nos outros meios de comunicação pra tentar organizar protestos, ou qualquer atitude direta que seja.

É uma pena o fim do Museu, mas não é só o Museu, sempre aparece alguma pouca vergonha como essa, e algumas delas, todas as que você tem notícia (acho) você expõe aqui no Blog.

Poderíamos tentar transformar isso em algo mais.

Don Victor
Don Victor
14 anos atrás

Ha uns 20 anos qdo era criança meu pai chegou a me levar algumas vezes pra atibaia para ver trem… muito legal, não me esqueço da estação com objetos de época…

É uma pena terminar assim… FG vc perdeu d ver um grande espaço com nossa rica historia do passado

Valmir Passos
Valmir Passos
14 anos atrás

Uma pena. Adoro Atibaia, vou pra lá com frequência desde criança, já andei nesse trem várias vezes. Uma tristeza. Mas enfim, num país onde educação nunca foi prioridade, e com a geração Uniban vindo aí, nada mais me espanta.

Josaurelio Medina
Josaurelio Medina
14 anos atrás

Meu caro, Brasil é um país que não tem antigüidades.
O que não é “último lançamento”, é “coisa velha”
Como disse “Não me lembro quem”, somos um país condenado ao modernismo.

Felipassat
Felipassat
14 anos atrás

Engraçado. Mencionaram o Museu da Ulbra acima. Eu ia até lá nestas férias. Perdi o bonde da história.

GERALDO CASSELLI JÚNIOR
GERALDO CASSELLI JÚNIOR
14 anos atrás

Não dá voto ou visibilidade , e isso já é muuuuito antigo ! Veja a cultura do Antigomobilismo , o que se conquistou até hoje foi a custa de particulares (pelo menos a grande maioria) !

Flávio Bragatto
Flávio Bragatto
14 anos atrás

Pelo visto, será mais um patrimonio que virará história, assim como foi com a Mogiana.
O fim disso aí é o de sempre, a locomotiva e as outras antiguidades do museu, certamente irão para outro museu, ou para a casa de algum milhonário excêntrico e o terreno servirá para a construção de um condominio fechado ou um Shopping Center.
E viva o capitalismo!!!

Flávio Bragatto
Flávio Bragatto
Reply to  Flávio Bragatto
14 anos atrás

Ah… da Mogiana só sobrou o “Passeio de Maria-fumaça” que sai do Carrefour Dom Pedro em Campinas e vai até Jaguariuna.
Quem não foi ainda, vá, pois é um bom passeio com a familia e pq ainda está lá.

Hélder Aguiari
Hélder Aguiari
Reply to  Flávio Bragatto
14 anos atrás

O PASSEIO DAQUI DE CAMPNAS É BEM LEGAL
E É MANTIDO POR ALGUMAS INICIATIVAS DE EMPRESAS PRIVADAS DA REGIAM QUE DOAM MADEIRA PARA QUE A MÁQUINA FUNCIONE.

E EM BREVE GANARA MAIS ALGUNS KILOMETROS E DEVERÁ CHEGAR ATÉ O PARQUE TAQUARAL, ONDE AINDA CIRCULAM ALGUNS BONDES.

ABRAÇO

http://www.abpf.org.br/

Aliandro Miranda
14 anos atrás

História no lixo é o “museu” da estação da Leopoldina, aqui no Rio. Já falei isso aqui no blog. Lá tem o primeiro trem elétrico do Brasil, da década de 30, abandonado no tempo. Tem ainda antigas locomotivas da CBTU. Uma vergonha, enfim.

José Carlos Araujo
José Carlos Araujo
14 anos atrás

Esse é mais um crime contra o patrimônio ferroviário do Brasil. O Brasil cresceu e espandiu por causa das ferrovias. Mas exceto algumas bem preservadas (aqui em MG temos uns 5 ou 6). Em São Paulo e RS mais algumas, o resto virou ferro retorcido para venda. Uma pena. Hoje temos no Brasil 319 locomotivas catalogadas e apenas umas 30 em funcionamento. Como eu digo sempre, país sem memória é país sem futuro!!!!!!!

JP
JP
14 anos atrás

Não sei o porquê do espanto, já que fazemos o mesmo com nossos fuscas, corcéis e escorts quando melhoramos um pouquinho de vida.

É cultura nossa, não é culpa exclusiva do governo.

Rodrigo Mamone
Rodrigo Mamone
14 anos atrás

É realmente uma pena o fechamento deste museu!Quase toda a malha ferroviária do Brasil está sucateada!Estações abandonadas,trens enferrujando nos pátios,retirada dos trilhos das cidades são cenas constantes,infelizmente!Sou de Jundiaí e aqui também existe um museu ferroviário,o Museu Ferroviário da Companhia Paulista!É bem interessante e fica num dos prédios das antigas oficinas e escritórios da Paulista,um prédio em estilo inglês do fim do século XIX.É interessante Flávio,e se tiver oportunidade,venha conhecê-lo!Além do museu,os prédios estão sendo ocupados por secretarias e serviços municipais e uma faculdade,mas ainda assim há áreas que ainda estão vazias,abandonadas e necessitando de restauração,além de locomotivas e vagões abandonados,como o vagão nº 1,onde viajou Dom Pedro II em sua primeira visiita à Jundiaí,vagão que tem importância histórica!Entretanto,a estação ainda está recebendo trens,claro que não como antigamente!Há transporte de cargas em longa distância e a estação faz parte da linha 7,Rubi,da CPTM,apesar de Jundiaí não fazer parte da região metropolitana de São Paulo!Pelo menos alguma coisa,né?Esperemos dias melhores!Um abraço!

Ricardo
Ricardo
14 anos atrás

Se esse museu servisse para fazer alguns superfaturamentos, licitações fraudolentas, embolsar uma bela grana a ser depositada em algum paraíso fiscal, certeza que algum político já teria resolvido a questão.

zé das couve
zé das couve
14 anos atrás

Depois do fim do museu da ulbra, que bastava o governo federal ‘encampar’ em troca de abatimento da divida, não é nenhuma novidade a falta de apoio para esse setor da cultura e história.

Hamilton
14 anos atrás

será que há risco de ser esse acervo adquirido no leilão por algum maluco que esteja apenas a fim de retalhar e sucatear peças para reaproveitar ferro e aço?

ou será que posso ficar “tranquilo” de que essas peças irão para mãos de gente interessada em preservar?

Quem quiser andar de maria fumaça em São Paulo, Capital, vá ao Memorial do Imigrante, perto do Metrô Bresser. É um dos museus mais legais da cidade,

Lá tem uma locomotiva que puxa uns dois carros que parecem vindos da CPTM, mas que leva por algumas centenas de metros para frente e para trás os visitantes a um preço camarada. Sei que funciona de sábado, não sei se durante a semana também.

Quem passa de metrô pela estação Brás consegue ver a locomotiva soltando fumaça e passando por baixo do viaduto do metrô. E dá pra ouvir o apito do trem de bem longe, até da Rua Javari, quando eu fui lá ver jogo do Juventus.

No lado de fora do Memorial tem trilhos onde passa um bondinho a diesel (na verdade deve ser uma ex-Rural transformada em bonde ou algo assim, mas tem seu charme).

Jackie Fã #1 (O(###)O) DKW #96 !!
Jackie Fã #1 (O(###)O) DKW #96 !!
14 anos atrás

Uma pena…
O Brasil já é tão pobre em história, ficou mais pobre ainda !!
Só é rico em descaso, abandono e corrupção.

Aloisio
Aloisio
14 anos atrás

Por acaso esse Fernando Boarati é mocoquense?

Ivan Matheos Júnior
Ivan Matheos Júnior
14 anos atrás

Olá Flavio bom dia!
O que vou comentar aqui tem até haver com trens e memória e é uma baita coincidência pois pensei nisso antes de ler o post.
Hoje cedo quando estava vindo para o escritório e fui pegar o trem na estação Tamanduateí fiquei ali pensando enquanto o trem não vinha e olhando para as ruínas da Vemag…
Enquanto olhava aquelas ruínas e virava os olhos para a construção da nova estação do metro Tamanduateí tive uma idéia.
O governo de São Paulo ao longo dos anos vem fazendo homangens com as estações. A estação Barra Funda virou Palmeiras – Barra Funda; Itaquera virou Corinthians – Itaquera; Tietê para Portuguesa – Tietê; Imigrantes para Santos – Imigrantes (aliás nem perto do Santos fica); e por ai vai incluindo a estação de trem Santo André que virou Pref. Celso Daniel – Santo André (e ele nunca pegou trem ali).
Ai tive a idéia, por que não façamos um movimento; uma carta; um manifesto, qualquer coisa do gênero requerendo ao governo que em homenagem a Vemag “rebatize” a estação de metro Tamanduateí para Tamanduateí – Vemag, até porque a estação é quase em cima do antigo terreno e mais as vigas de sustentação passam exatamente no terreno onde hoje é o shopping.
E nem podem alegar que tal situação geraria uma propaganda gratuita a Vemag, pois estamos falando de uma empresa fechada (e não uma Ford; Volkswagen e etc), e sim uma homenagem justa a uma empresa que construíu aquela região com a sua grandeza à època.
Espero que ache a idéia interessante e quem sabem possamos lançar a mesma aqui para adesões.
Abraços!

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
Reply to  Ivan Matheos Júnior
14 anos atrás

E mais: não se pode esquecer que uma das ruas que dão ali na estação Tamanduateí chama-se exatamente Rua Vemag, o que justificaria qualquer insinuação à propaganda gratuita.

Acho perfeitamente válida a proposta, até porque, como torcedor da Portuguesa, sei o quanto algumas pessoas se mexeram para conseguir essa mudança de nome, que acabou virando projeto de lei, na época, do deputado estadual Afanasio Jazadji (pois é, vejam só!)… se conseguir algum lobby com algum deputado, ainda mais se ele for entusiasta dos carros antigos, acho que dá para pleitear sim, por que não? Estação de trem e a estação de metrô homenageando como se deve a fábrica do primeiro efetivo carro nacional…

Ivan Matheos Júnior
Ivan Matheos Júnior
Reply to  Ivan Matheos Júnior
14 anos atrás

Aliás a rua corta a linha do trem…
Lobby podemos fazer.. é só ligar e chorar… e falar e ver no que dá.

Ricardo
14 anos atrás

Pessoal, quem estiver com saudades de uma viagem na Maria Fumaça, com seu chacoalho embalando o sono, cheiro de chumaça e um pouco de fuligem , venha a Campinas(SP). Temos uma entidade sem fins lucrativos que restaura as locomotivas, vagoes, linhas e estaçoes. O passeio mais longo vai até Jaguariuna, onde voce poderá almoçar na estaçao ferroviaria restaurada. Vale a pena.
Link da ABPF Associacao Brasileira de Preservacao Ferroviaria http://www.abpf.org.br/
Procure no google por ABPF ou estaçao anhumas, voce encontrara varios links interessantes.
Aproveitem.

Rogério Gomes
Rogério Gomes
14 anos atrás

Digo o mesmo do museu de Caçapava, putz, uma tremenda luta que armamos aqui para nada. No final até a Globo regional entrou no circuito, Deus lá sabe como, mas de nada adiantou… carros e mais carros sendo desmanchados e tendo suas peças roubadas para alimentar, quem sabe o que, fora de lá.

Parte o coração e para quem gosta de automobilismo dá vontade até de chorar.

Ricardo de Bittencourt
Ricardo de Bittencourt
14 anos atrás

É uma pena que a cultura seja esquecida dessa forma. Somos o que somos em decorrência do caminho que outros trilharam. Isso sempre deve ser valorizado. Por isso que a tradição tem de ser preservada a todo custo. Apesar de vibrar com a idéia da corrida de rua em SP, o dinheiro seria mais bem empregado com a preservação do acervo histórico e mais uma porção de coisas, e negociação com o tio Bernie para liberação de Interlagos. A realidade de nosso país, infelizmente, não nos dá o direito de gastar os tubos em eventos internacionais enquanto escolas caem aos pedaços.

Mas nem tudo está perdido. Temos aqui no RS um belo passeio de Maria Fumaça. Um trecho de 23 Km percorrido em cerca de 2 horas passando por 3 cidades da região dos vinhedos. Tem música, teatro e degustação de vinhos. Já teve até assalto ao trem (encenação) mas algumas pessoas ficavam assustadas e por isso devem ter cortado mais essa atração. Faz muito sucesso. Recomendo a quem puder aproveitar, tanto no inverno como no verão. Sem querer fazer propaganda, segue o link: http://giordaniturismo.tempsite.ws/mfumaca/video.htm

Guilherme Decanini
Guilherme Decanini
14 anos atrás

Flávio, amigos,

Nosso País conseguiu amealhar uma casta de imbecis, que pretendem contestar o título do post:

Eles estão sim, preocupados com a “bola” e/ou “10%” ou a “comissão”, ou “verba de representação”, ou “verba de gabinete”, ou “nossa parte no negócio”.

Infelizmente. Só nos resta o choro e o voto.

Pau nesta cambada.

Abraços,

Paulo R. Filomeno
Paulo R. Filomeno
14 anos atrás

Se ainda esse acervo pudesse ser transferido para a ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) para utilizá-lo em outras ferrovias turísticas, não seria tão ruim assim. O problema é que um leilão vai atrair ferro-velhos que estão interessadas apenas nos metais nobres de uma locomotiva (cobre, bronze, etc.) e o resto vai pro saco.
A verdade é que o patrimônio ferroviário brasileiro já era.

decio
decio
14 anos atrás

A vida é assim, cultura custa muito caro, e não interessa a ninguem(políticos).
No estacionamento da fábrica da Volvo, Suécia, chegando para trabalhar, o rapaz se dirige a uma vaga não demarcada bem longe do portão de entrada, indagado por que não havia estacionado próximo ao portão, que possua muitas vagas,ele responde, estas vagas são para as pessoas que estavam chegando em cima do horario da entrada. Civilidade vem com a cultura.Demanda tempo,dinheiro,e não da votos e sim conhecimento e questionamentos, qual dos politicos quer isto?