AVIS RARA

SÃO PAULO (existem?) – Recebi esta foto do Sérgio Barros, que recebeu de alguém. Acho que anos atrás a gente já falou dessa raridade aqui, mas essa foto eu nunca tinha visto. A FNM mandou fazer seis ou sete delas em Xerém, segundo consta. Eram picapes de uso interno. Parece que a carroceria era feita em Petrópolis, pelo carrozziere Renato Peixoto. Confere? Capacidade de carga de 850 kg. E o narizinho da Pracinha à direita? Curti.

fnmpic

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Mendes
Luiz Mendes
14 anos atrás

Uma curiosidade: Estas lanternas laterais surgiram nos FNMs e Alfas a partir de 1972, mas derivam das alfetas italianas (dos anos 60). O meu bugre SS utiliza estas lanternas, e eu só as consegui no ebay da itália.

Luciano Moreno
Luciano Moreno
14 anos atrás

Se a nova saveiro fosse mais parecida com esta maravilha, acho que teria maiores chances de encarar a strada, em busca de novos consumidores.

ivo zangirolami junior
ivo zangirolami junior
14 anos atrás

com rua de paralelepipedo e tudo!!!

FIAT Group
FIAT Group
14 anos atrás

Bellizima!!!

jose carlos
jose carlos
14 anos atrás

tenho uma carcaca completa de um jk 72 pra fazer este projeto
bom receber estas fotos
se alguem interessar meu carro esta completo,lanternado e com pintura de fundo vinho
vou dedicar 2010 a terminar o projeto saab93
nao e comercial,,vendo troco,e ou faco catira por amarrado de galinha,linhada com peixe,pousada em porto seguro etc
importante e reviver nosso automobilismo

jc

Clô
Clô
14 anos atrás

Proporsão correta, lata liza e caixas de roda em total harmonia, alta costura!!

Mefistófeles
Mefistófeles
14 anos atrás

O Antonio Apuzzo da Model A Automodelli fabrica essa e outras versões inclusive a do Renato Peixoto na escala 1/43 em resina, peças de photo-etched e pintura duco automotiva.

http://www.automodelli.com.br

Mario Mesquita
Mario Mesquita
14 anos atrás

Gostei, dava pra carregar uns engradados de cerveja…

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Simpatica, não? Quem sabe Indy Gomov ataca nesta frente em 2010?

sérgio castro
sérgio castro
14 anos atrás

Em termos de beleza, acho que esta pick-up deixou minha F-75 em segundo lugar…

Allan Guimaraes
Allan Guimaraes
14 anos atrás

Gozado como os desenhistas – talvez até involuntariamente e mesmo sem poder recorrer a computadores ou equipamentos diferenciados (pneus e rodas eram padrão pra muitos carros) – conseguiram fazer uma picape equilibradrada no seu desenho, especialmente nos balanços dianteiro e traseiro quando analisado com o entreeixos.
Proporção bacana tinha tambaém a Saveiro G1, Corsa, 147 (a curtinha…), Fiorino (do uno), Chevy 500, F-1 a F-1000, todas as chevrolet grandes, Ranger e S-10.
E as atuais? Basta ver a Strada, Saveiro (G2 a G5), Montana, Courier, F-250 (curta e longa) pra ver que não há proporção.
– Strada, Courier e Saveiro G2 a G4: caçamba muito longa;
– Montana: caçamba muito grande, parecendo enxertada de uma S-10 (em um corsa)
– F-250: a antiga parecia um kart de tão curta, alta e larga. Também poderia ser chamada de cavalo de 2 eixos. Já a novo tem mais equilibrio em cima, mas o balanço traseiro é excessivamente curto para um grande entreeixos, mesmo mal que sofre a nova Saveiro.

Mas uma coisinha feia que tá vinto aí é a picape 207. Daí a saudade dos antigos desenhistas…

Allan Guimaraes
Allan Guimaraes
Reply to  Allan Guimaraes
14 anos atrás

Completando (após admirar mais uma vez o veículo na foto): a roda traseira deve ficar centrada entre o balanço traseiro e o final da porta (estou falando sempre de picapes com cabine simples). É o que vejo nessa FNM e não vejo em TODAS as picapes atuais.

Rodolfo I. Vieira F.º
Rodolfo I. Vieira F.º
14 anos atrás

Nossa essa pick-up é linda demais ! Será que existe alguma ainda rodando ou em exposição ?

Dú
14 anos atrás

Tá vendo FG, 2010 vai ser o ano. Exemplo do Janson, descobrindo negativos, latas de filme aparecendo, enquanto babacas ficam pedindo para tirar fotos da internet, como essa,
http://twitpic.com/qakxk
que o cara enviou, perguntado se sabia quem era ao lado do Moco…, depois com o papo que a editora não permitiu a publicação.
Digo a ele: Perdeu playboy!
Afinal, quem casou foi o Tite, e outro dia na fazenda reuniu boa galera das antigas. O Tite, Émerson, Luizinho, não iriam achar ruim dessa foto ser divulgada, muito ao contrário….
Se a Globo enviar uma notificação judicial, sabendo que o cara distribui fotos querendo identificação, eu a tiro.
Falando em fotos, um presente de Natal para a galera: http://www.motorsportarchiv.at/
Fotos inéditas dos 1.000 KM da Áustria de 72 do Luizinho, Tite e Pace, além de algumas mais….
Aproveitando o comentário de fotos, hj. a internet como bem disse o Janson, “Incrível como as coisas se espalham em escala geométrica pela internet. Mó barato, aí!” tem tudo, mas “alguns” querem ganhar dinheiro lançando livros, com “fotos”, sendo que mais vale um livro com a história contada por quem viveu ao invés de se copiar/colar e depois alegar: As fotos eram minhas…

Jason Vôngoli
Jason Vôngoli
14 anos atrás

P.S.: Essa foto é de 1972, tirada em Petrópolis (nos domínios do finado encarroçador RePe).

Mario Mesquita
Mario Mesquita
Reply to  Jason Vôngoli
14 anos atrás

Ela chegou a ser lançada? E se foi, pode ser considerada a primeira a ser feita no Brasil, desbancando a da Fiat 147?

Jason Vôngoli
Jason Vôngoli
14 anos atrás

Eia, pera lá…

Quem descobriu o negativo original dessa foto num fundo de arquivo – e escaneou – fui eu, faz uns 15 dias!

Incrível como as coisas se espalham em escala geométrica pela internet. Mó barato, aí!

Mario Mesquita
Mario Mesquita
Reply to  Jason Vôngoli
14 anos atrás

Ô Jason, se vc descobriu, pq não deu o furo? (No bom sentido, claro…)

Irineu
14 anos atrás

Legal. Dia desses vi na rua um Alfa 2300 transformado em pickup. Muito bem transformado, aliás. Usaram uma caçamba de Pampa na adaptação. Para variar, não fotografei. Em compensação achei isto: http://alfaromeupickup.blogspot.com/