ÊXODO
SÃO PAULO (a minha não sai) – As fotos não estão datadas, nem consegui identificar o porto. Mas o Alberto Polo Júnior, que mandou o link, tem a mesma impressão que eu: os europeus (ou americanos, ou japoneses) estão levando nossas Kombis.
Não há, que eu saiba, legislação que controle a saída de carros antigos do país. Alguma coisa que proteja o patrimônio automobilístico da mesma forma como são protegidos os papagaios, as araras e os micos-leões. Aliás, nem acho que deva haver, para ser sincero. Carros clássicos devem ficar com quem lhes dê atenção, aqui ou na China.
A gente apenas lamenta, mas não tem muito a fazer, não.
Depois de muito tempo, se alguém ainda ler isso o meu comentário..
Estou restaurando uma 61 e gostaria de fazer nesse padrão de cores, alguém sabe qual verde foi utilizado?
O branco imagino que seja o Lotus..
Abraço e obrigado.
Espero ter ajudado
http://www.clubedofuscalajeado.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5:coresoriginais&catid=1:noticias&Itemid=2
Ao mesmo tempo que saem carros daqui, também recebemos muitos carros antigos do exterior.
É uma pena que muitas vezes as pessoas aqui não dêem valor ao que é nosso e deixem as kombis apodrecerem, muitas vezes por falta de grana para restaurá-las, já que não se encontram funileiros dispostos a mexer e que as peças acabam sendo caras.
É bom saber que alguém cuidará das kombis, mesmo que fora do país.
Concordo com o comentário do André!
Visitem http://www.kombozanervoza.blogspot.com.br e veja a restauração da minha kombi 72.
Kombi, amooooooooooooo!
Aqui no Japão tem revistas especializadas em VW em que se vê anúncios de lojas vendendo Kombis, com o detalhe de que se vê as placas brasileiras! Todas dos anos 60! Faz tempo que os japoneses vão ao Brasil comprar nossos fuscas e kombis antigos! E faz tempo que acho que vamos ficar sem nossos velhinhos…
Palpito aqui que estes carros são de “cabotagem”.
Não vão embora não.
Algum colecionador ou operação de colecionadores indo de São Xico para Manaus, por exemplo.
Xeretei no Termares, onde o navio muralha dos Grimaldis de Mônaco aportam e carregam, de que os carros devem ser “estacionados” igual em rampas de guincho e não embalados para transportes transatlânticos pois balangam muito e em caixas de metal eles balaçam mas não caem, só raspam e apertam.
O embarque não é num dos terminais de Santos.
Não deve ser, aliás!
Perceberam, quase sei do que estou falando.
Meio Cardim, hoje…
Um dia “SE” restar eu compro uma Kombi vermelha e branca com teto de lona interior branco e bagageiro cromado no teto…
O.O
Flavio,,pela placa essa e a minha kombi 69….comprei em jau…..e reformei pintando em duas cores,quando chegar aqui na Inglaterra,,nao irei vende la nao,,,,essa e patrimonio eterno…
Abracos e boa sorte ai
Para que me achou escroto deixo o recado que me preocupo com a dignidade do ser humano e quando posso me engajo nessa luta com meus pitacos.
Ex: http://www.youtube.com/watch?v=UqbozAylcAc
Valeu a crítica e as pedradas para mim, é sinal que tem gente que notou o que escrevi e espero que tenham realmente se indignado com o tema também, pois trabalho na saúde e vejo todo dia essas crueldades que fazem com os idosos. Neste país não se respeitam quem tem muita história para contar e para que se possa refletir e não errar no futuro. Trabalho na saúde e vejo quase todo dia, tipinhos
que preferem tomar cuidado com seu lindo carrinho do que com o bem estar do seu ente que deveria ser querido. Esses ignóbeis que se preocupam em não arranhar o carro
quando estão desovando um senhor na porta de uma UBS (não põem a mão nele e ainda fica falando para tomar cuidado com a porta, que se foda a porta! Um senhor com artrose não tem mobilidade suficiente para se contorcer e sair dentro do carro, tem que se fazer malabarismos para não piorar o estado dele e muitas vezes é preciso forçar a porta além do limite dela). Usei de sarcasmo de propósito
porque um emblema que possa custar R$ 200 é mais facil comprar do que uma simples cartela de captopril. Quantos que aqui dedilham suas opiniões, não deixam seus “velhos”
em casa e vão para baladas e rachas exibirem suas máquinas, não se preocupando com o bem estar deles após as cagadas que fazem nas noites de esbónia? Gosto de carros também, mas não os idolatro ao cúmulo de ser fanático, quis com tudo isso ser apenas uma leve brisa para dizer que temos coisas mais importantes na vida, a Vida.
No porto de São Francisco do Sul/SC, fazem uns dois anos era comum o embarque de Kombis para USA e Alemanha, estas Kombis eram reformadas aqui mesmo, no município
A um tempo fui a uma loja especializada e não teve papo, a Brasília já ia para Alemanha.
Eu ainda quero comprar a minha, uai! E um SP2, um KG, um Puma GT e GTB, um Interlagos… melhor ganhar na megasena…
Melhor ver as kombinhas mundo afora do que vê-las apodrecendo aqui no Brasil.
Mas se alguém vier oferecer vida fácil e confortável na Europa ou onde for pra minha 66, leva fogo. Ela que não alimente esses sonhos de vida fácil no exterior, é tudo roubada. :)
Uma das razões de eu visitar este blog diariamente,é a variedade de temas aqui postados.E num dia,que parece comum,um post aparentemente simples,consegue gerar um número imenso de comentários,com debates acalorados entre os participantes,com opiniões completamente antagônicas.
Em breve o post 20.000, 30.000…..
Como vai Flavio, nao sao os carros antigos que devem ir embora do pais ! . Quem tem que sumir do mapa e gente como este Paulo Matogrosso, Luiz Fernando e este Clezio (este tem que ser enforcado) um monte de idiota que nao tem conhecimento da nossa linda historia automobilistica sao uns bostas
abraco….
Tem um site da Alemanha, um cara levou um SP2 e um Karmann Ghia TC. Numas das fotos o SP2 estava e exibição ao lado de um Ford GT40 da primeira edição.
Paulo! Acredito que carros antigos tem valor sim! não são entulhos como vc diz , eu não sou fã de muitos carros novos que andam por ai e tenho o meu ” bom velhinho” e definitivamente ele não é e nunca sera um entulho!
Acho no mínimo demagógica e hipócrita a idéia de que carros brasileiros não possam ser exportados. Os que defendem essa idéia são os primeiros a importar carros antigos dos EUA e da Europa. A recíproca deveria ser verdadeira!
Não é a toa: Na seção classificados deste site de Portugal, um cara pede 3 mil euros por uma sucata de Kombi que, aqui no Brasil não valeria nem 300 reais:
http://www.garagemvw.com/forum/viewtopic.php?f=29&t=6349
Em Cuba tem uma lei assim, que impede a saída de antigos. Do contrário, os dólares e euros já tinham levado aquelas bela banheronas todas embora.
Até eu que não tenho grana e não sou colecionador perguntei quanto custava um por lá. Foi como descobri isso.
é simples: se não houvesse essa lei, os caras estariam andando a pé, pois os vendidos não seriam substituídos.
Foram produzidas mais de 1.300.000 mil Kombis no Brasil. Por mais que sejam exportadas as antigas, com certeza sempre vamos ter algumas rodando em nossas ruas ou em coleções.
Não é de se estranhar que levem um dos melhores veículos projetados pelo homem que, cerca de quarenta anos depois começaram (e ainda não pararam) de copiá-los, em todo mundo – as hoje conhecidas como “vans”, que, contudo, ainda não apresentam os excelentes resultados da Kombi, como, por exemplo, a relação peso próprio / carga transportada, versatilidade, etc.
Não me parece que isto seja um prejuízo, contanto que deixem algumas para nossa posteridade…
Flavio Vicenzetto
Olá pessoal, boa noite. Vocês poderiam me ajudar a entrar em contato com Flavio Vicenzetto. Fomos colegas na FEI mas nunca mais consegui encontra-lo. Agradeço antecipadamente a ajuda.
Esse Clezio, deve ter sido abuzado por algum aposentado, o tipinho idiota, quanto besteira esse cara escreveu. Perdeu a noção da vida, ou ele não pensa que também poderá ficar velinho.
…como nnão tem luz de ré podemos torcer para que esteja chegando…e para quem for falar da placa…de uma cidade para outra
Sem grilo…
Se as fronteiras estão abertas para importações, também devem estar abertas para exportações.
Pois é, quando rasparam o Uruguai (olha o que tem de carro com direção “inglesa” pra vender), ninguem pensou nisso. Pau lá, pau cá…
Olá Flavinho
ainda não pude dar uma melhorada na placa, mas acho que essa kombi pertencia a um fiscal da fazenda aposentado que morava em Perdizes. Ele manteve a kombi até o fim da vida…. aí os herdeiros a venderam. Ela era das poucas que tinha o câmbio na coluna de direção e de 4 marchas. Ele a mantinha com as cortininhas!! Sei que ela foi vendida por uns bons sacos de dólares!!
abraços
Um fusca ou uma kombi bem conservada vale mais do que uma Jaguar com dez anos de uso no Japõn.
Além de servir de condução cool para os pseudo-surfistas japoneses, o seven boys também serve como veículo de fuga para assalto a banco no Japón. Fujironakombi, né?
Já presenciei este tipo de transporte em Terminais Alfandegados inclusive de Carcaças sem rodas de Kombis e postei no meu blog http://sergioricardo64.blogspot.com/2009/12/trabant-600.html
a chegada de um Trabi 600 embalado a espera de desembaraço, como tirar foto nestes lugares é complicado ficaram meia boca mas pude levantar o plastico e ver os logos do Trabi.
não interessa Brasilia ,Opala,Corcel e outros mais…que andam nas ruas por aí??
não interessa Brasili tbém…
No Rio, a algumas semanas, foi-se um Interlagos amarelo para a Bélgica. Provavelmente para aquele belga louco (no melhor sentido da palavra) que coleciona dezenas de Alpines em uma garagem subterrânea em formato de cogumelo (o pior é que isso é verdade).
Se vai, uma pena para nós, que não conseguimos impedir ($$$) que isso aconteça. Só espero que todos esses carros sejam realmente bem tratados por lá. E devem ser, já que não conheço alguém que gastaria dinheiro pra trazer um carro de longe e depois tratar de qualquer jeito.
E não vamos esquecer que, enquanto saem exemplares brasileiros, chegam exemplares estrangeiros. Mandamos carros que temos aqui às centenas ou milhares e recebemos outros que praticamente não temos no Brasil.
Se isso é bom ou ruim, não sei dizer.
pergunte aonde foi parar a kombi Barndoor do FCB…. tá no japão…
É uma pena mesmo…
Ainda é um veículo que pretendo ter em minha garagem para fazer companhia com meu Puma 78.
Vendem nossas relíquias e trazem estas porcarias americanas para cá…
Tem neguinho que odeia carro antigo, não sei o que fica fazendo no blog de um cara e de pessoas que adoram estes veículos…
FG, manda este cara comprar um Fiesta zero e parar de encher o saco….
infelizmente existem pessoas que consideram carros antigos e o batizam de ¨velhos¨ seria bom lembrar que nos já possuimos diversos clubes,associações que cuidam deste patrimonio historico e cultural pois, podemos contar a historia do Brasil atraves dos nossos carros alem do que lá fora é negócio sério , e movimenta milhões de dolares mundo afora.
Qual diferença faz? aquí no Brasil é terra de ninguém, já levaram quase tudo mesmo, madeira, animais, minérios, ouro, prata, areias radioativas, mulheres para prostituições no exterior, crianças para retirar orgãos, jogadores de futebol, técnicos, plantas para patentiar remédios e depois vir nos cobrar as licenças para autorizações de produzir esse remédios, até nossa “rapadura” os Alemães já patentearam, que levem tudo que desejarem mesmo, aquí tudo pode. Ronaldo Daniel Bastos – Balneário Camboriú – SC.
Que levem todas e façam muito bom uso delas. Vai demandar muito tempo pois ainda devem existir por aqui pelo menos um milhão de kombis velhas caindo aos pedaços.
Não é carro velho animal, é carro histórico, que daqui a alguns anos valerão um fortuna.
Fui.
Eu gostaria que o autor do texto nos diga como que a Kombi não será lembrada….que veio do Brasil…….?????Não importa ao voce vá….A sua historia sempre ira te acompnha….
Que levem tudo que é velho ( carros).
Pelo menos os estangeiros têm dinheiro para conservar estes carros velhos. Quem levem todos que eles quizerem. Ficam menos entulhos para serem reciclados aqui no Brasil.
Gostaria muito de saber os valores pagos pelos nossos fantásticos VWs a ar.
Uma Kombi 1959 em condiçao de zero de propriedade de uma veterana professora em Sao José do Rio Pardo foi trocada por um Passat Zero pela propria Volkswagen. Obviamente foi para no espetacular museu deles na….
Alemanha.
Melhor isso do que ir para no patio do Detran!
Os karmann ghias também estão indo embora, uma pena.
É o fim do mundo!!!
Corram pras colinas!
Será que eles têm o mesmo trabalho pra tirar nossas “velharias” com rodas daqui que temos pra trazer as “velharias” deles pra cá?
Estes embarques ocorrem geralmente no Porto de Santos. Sou despachante aduaneiro é já recebi diversas consultas sobre o procedimento, que nem é tão complicado. É dificil manter estes carros no Brasil pq o pessoal lá fora paga verdadeiras fortunas por eles….
Tem razão. Tentar vender essa Kombi por mais de R$ 10.000,00 não deve ser uma tarefa fácil (vende, mas dá trabalho).
Ao passo que lá fora R$ 10.000,00 não é muito para se ter um carro diferente dos demais! A proposta dos gringos é mais tentadora e o carro vai embora.
“o patrimônio histórico…”
What fuck is that?
It is curious to see as some things are forgotten and another acquire importance. Kombi is not a Brazilian product. It is product of a German company installed in Brazil.
Kombis was always criticized because it is a fucking vehicle that provokes amputations of the legs in case of front collision. It is an unstable vehicle when empty and dangerous when very full. The Brazilian descendant of Germans that married with a cousin of my mother lost all of the siblings, father and mother in an accident with one… Kombi.
Now that somebody decided to win money with Kombis… some virtual vultures lament the “destruction of the Brazilian cultural patrimony”. I bet 10 against 1 that who said this never had a Kombi.
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Clezio restauro um capô de Simca e deixa pro seu filho, afinal ele vai usar sua aposentadoria o dinheiro dos seu remédios mesmo, pra conservar o carro.
SP2 e Pumas estão no mesmo caminho.
Sinceramente, os carros estão indo para pessoas que vão cuidar.
Mercado está globalizado, sem fronteiras. Aliás, chegou em casa uma luz frontal para minha bicicleta que comprei no Ebay e veio de Hong Kong.
Acho que poderiam liberar a importação de carros com mais de 15 anos de uso.
30 eu acho um exagero.