AMOR À PRIMEIRA…
SÃO PAULO (é duro, ser pobre…) – Bem, nem preciso dizer que já me apaixonei pelo carrinho… Hoje fui gravar matéria para a primeira edição inédita do “Limite” deste ano, que vai ar semana que vem. Soube de um DKW alemão pipocando por aí e, quando fui atrás, qual não foi minha surpresa… Era, é, na verdade, de um amigo de velhos encontros fumacentos em dois tempos. A luz de placa fui que arrumei para ele anos atrás, veio num lote de peças com o meu 1958, quando o comprei.
Na época, estava em restauração. Já está pronto. É um carro bem raro por várias razões. Primeiro, porque é alemão, não brasileiro. A Vemag não fez DKWs de duas portas — como “DKW”, entendam o sedan; Vemaguet e Fissore tinham duas portas. E foram poucos os alemães da década de 60 que chegaram ao Brasil.
Essa coisa linda nem sedan é, no fundo. É um coupé com parabrisa panorâmico, fabricado em 1960. Aí está a segunda razão de sua raridade. Na prática, é um Mercedes-Benz. A Mercedes assumiu o controle acionário da Auto Union no final de 1959 e assim foi, fabricando DKWs sob seus auspícios, até 1964, quando vendeu tudo para a Volkswagen — que resgatou a marca Audi, uma das quatro argolas, descontinuou os motores dois tempos e o resto todo mundo sabe.
Esse carro nem foi feito em Ingolstadt, onde hoje fica a planta da Audi na Alemanha. Saiu de Dusseldorf, onde uma antiga fábrica de armas foi convertida pela Auto Union para montar automóveis. A combinação de cores é linda, cinza com bordô, com interior bege. Tem um ou outro detalhe que eu mudaria, coisa pouca (por exemplo: no capô, a Mercedes não usava o antigo emblema verde e branco da DKW com as quatro argolas, mas sim um “Auto Union” por extenso). Mecânica deliciosa, pó-pó-pó saudável e musical.
Notem que o carro não tem colunas entre as janelas, e apesar de parecer mais curto que um DKW “normal”, dos brasileiros, tem a mesma distância entre-eixos. Mas é bem mais leve. E o painel, de madeira, é a cara da Mercedes, com velocímetro em torre vertical. Um charme, em resumo.
Na próxima terça, estará na telinha. Mas bem que poderia estar na minha garagem…
Que carro maravilhoso, as côres ficaram também muito bonitas além de uma restauração nota 10, ainda bem que caiu na mão certa,espero vê-lo um dia passoalmente, Abraço Flávio Gomes, tudo de bom, parabéns pelo Limite na TV…muito bôas reportagens..Abraços , Ricardo Corrêa.
Tenho duas Mercedes, estou trocando uma delas por um Fissore 65, Já tive 3 DKWs, um era Vemaguet e o ultimo o 67, o último mesmo de fabricação, sempre fui doido por um Fissore, acho um carro com uma visibilidade para a época o melhor, e é um carrinho simpático. Estou em processo de troca em andamento, cada carro está em um estado, acho que final da semana que vem , vou estar com êle, depois do Carnava 2011l….Foi um carro que fabricou umas 2.600 unidades…mais ou menos e era 25 por cento mais caro que os DKW Existem poucos atualmente, enquanto segundo um dono de loja de peças p/ o carros Vemag, me falou a uns 10 anos atráz ou mais, em São Paulo, êle tinha 25 mi DKWs Catalogadas e andando , que bom…. Abraços para tôdos. Sou fã do Limite da TV, muito bom, com uma turma muito bôa, tudo de bom p/ tôdos. Agora tenho que entrar para o Clube, mais não sei como fazer ainda, se alguém puder me dar uma força nessa, Agrareço Parabéns galera, este carrinho é apaixonante mesmo…..Quero participar de passeios, gosto é de estrada , como voçes..valeu…..Ricardo Corrêa.
Caro Flávio, obrigado por ter entrado em contato com a Jacqueline, mulher do Edimar Della Barba. Sem esse contato jamais conseguiria reencontrar o meu amigo Edimar, depois de mais de trinta anos. Gostaria de enviar os arquivos com fotos de uma miniatura do Mercury Cougar XR7 de 1967, mas não sei para qual Email. Tentarei mandar para o Edimar e ver se ele consegue fazer chegar até você. Há uns 25 anos eu vi um desses Cougar em uma agencia na Penha (Rua Francisco Coimbra esq. com a Rua São Serafim).
Todo mundo já disse: lindo e maravilhosamente restaurado.
Conheço esse carro está uma belezura relmente, já andei nele e participei em alguns detalhes dele.
Sim ele é de S.B.C. assim como eu, que aliás Sr Flavio, voce me deve uma visita quando estiver por aqui.
Oh Flávio, essa foto é em São Bernado do Campo, não é?
No Museu do Automóvel de Curitiba tem logo na entrada um exemplar de um DKW duas portas preto muito bonito por sinal.
Vou enviar foto por e-mail!
Imagina se o Caldeirão do Huck, aquele imbecil, pega um DKW velho e comete uma atrocidade…
Eu ficaria puto, como sempre fico, mas o Flávio Gomes vai dar um tiro na cabeça… uahhauhuahuahua
Não me canso de ver DKWs. Esta versão magnífica eu não conhecia. Espero pelamatériana TV.
Na minha infância teve vários na família. Dois deles estão nos links abaixo:
http://cariocadorio.wordpress.com/2010/01/07/vemaguete/
http://cariocadorio.wordpress.com/2009/11/09/dkw-vemag/
Acho que pus um “i” a mais no Messerschmidt.
Belo carro, parabéns ao proprietário. Notou como o para-brisa (dane-se a nova ortografia) lembra aquele mini-carro (de novo) alemão do pós-gerra (de novo) o Messerschimidt?
Falar para quê? Melhor apreciá-lo… Chato eu só ter a ESPN Internacional…
Lindo, pronto.
Antonio
Flávio, meus parabéns por mais um belíssimo achado.
Sou leito assíduo de seu blog, e por suas palavras de páixão por carros antigos(em especial os DKW e LADA) também comecei a admirar e apreciar carros assim, hoje em dia vejo um Laika com olhos totalmente diferentes de como os via antigamente, também, tinha pouco conhecimento sobre os DKW, após ler seu blog, comecei a perguntar para meu pai como eram na época dele os carros e assim por diante, até encontrei um livro sobre o automobilismo da minha cidade(Lages/SC) e vi que haviam vários Vemag correndo por aqui.
Hoje, com 21 anos, tenho a maior vontade de comprar um desses para restaurar, mas, como é díficil achar um, me contento com os Laika que são mais fáceis ou com o Corcel I que também é de muito agrado meu.
Encerro por aqui, dizendo que esse DKW aí, é espetacular!
Abraço.
Na década de 60, nos meus 5 ou 6 anos, achava os DêKaVê horríveis, barulhentos e fumacentos.
Depois de frequentar seu blog passei a achá-los simpáticos.
Hoje ao ver a foto acima, me surpreendi ao achá-lo lindo(!). É realmente um belíssimo espécime…
vou atrás dessa fábrica por aqui. já soube que era onde a antiga Rheinmetall-Borsig-Betriebes ficava, uma fabricante de auto-pecas, municao e até máquinas de escrever depois da 2a Guerra. lá a Auto Union terminava a montagem do Meisterklasse (F89).
e tem evento marcado aqui pra comemorar os 60 anos dos DKWs em Düsseldorf: http://www.carsablanca.de/Oldtimer-Termin/60-jahre-dkw-in-duesseldorf-duesseldorf
Para vocês que tanto gostam de carro, vamos refletir um pouco sobre a qualidade da gasolina brasileira, seu impacto direto sobre o desempenho e manutenção dos nossos carros e sobre nosso castigado meio ambiente. Acesse o http://www.dezeroacem.com/ , leia matéria e dê sua opinião.
Quanto ao DKW, muito bonito !
Esperarei ansioso pelo programa. Alias continuará a ser exibido as terças feiras 22:00 horas?
Como diria o saudoso Ataíde Patrese: “Simplesmente um luxo!”
Linda viatura!!!
Lindíssimo esse carro.
Estive perto dele em 2008 no evento que se realiza todo o 2º domingo do mes na FSA em Santo André.
O painel dele é um verdadeiro show.
Limite na próxima terça: Imperdivel, imexível e imutável…de canal!
Quando encontrei o Simca do Vigilante Rodoviário no interior, minha garganta apertou e começei a lacrimejar rindo de tão feliz de ter tido o privilégio de ter visto aquele carro ao vivo. Foi emocionante. Pergunta: Você já sentiu isso antes de fazer uma matéria? Eu com certeza sentiria por que dar de cara com um carro desses e ainda poder apresentá-lo você merece continência quando eu um dia te encontrar na rua. Parabéns antecipado pelo seu trabalho.
Baaahhhhh, guri! Babei! To doido pra chegar a terça-feira pro Indy Gomov entrar em ação!
Meu me chamou agora a pouco para ver a reportagem, mas vi só o final, belos carros. Show de bola, são figurinhas raras de se ver na rua, hoje em dia. Meu velho diz que quando tinha corrida (de rua) em Petrópolis os DKWs andavam muito, o cheiro do combustível “envenenado” ficava no ar…
Que surpresa eu tive quando vi essa foto. Ontem quando vc disse que estava em SBC achei que estaria aqui perto de casa pois aqui tem vários colecionadores. E não é que estava mesmo. A minha casa está na foto. É bem à esquerda daquela árvore bem alta no topo da foto.
Esse lugar que você foi é novo (uma oficina, acho), perto do bairro Demarchi.
Fiquei emocionada. Estou escrevendo sem ainda ter lido o seu texto. Mas deve estar bom, como sempre.
Apenas uma correção:
nos coupés o entre eixos é 100 mm menor: 2350mm contra 2450mm dos 4 portas e peruas. Sentar atrás é mais apertado…
A altura total também é um pouco menor: 1465mm contra 1488mm. E obviamente o peso, 895Kg contra 940 Kg.
Rene
Lembro quando eu tinha uns 4 ou 5 anos e achava os Dêkavê horríveis, barulhentos e fumacentos.
Comecei a ler seu blog e fui pouco a pouco tolerando eles.
Hoje vi a foto deste post e me peguei achando o carro lindo (!). É realmente uma peça que dá vontade de ter.
Lindo!!!!!
Que beleza! Eu já conhecia os cupês alenães de 2 portas, que já vi circulando ou em exposição, mas nunca tinha visto um sedan 2 portas, ainda por cima sem coluna. Parabéns ao seu proprietário!
Maravilhoso!! A combinação das cores ficou perfeita. Não perderei o Limite nem que a vaca tussa !!!
FG,,,temos que tirar o chapeu pela sua fissura pelos auto union…parabens…..vce fez o dia valer….sonhar ainda é free…tbm queria ser rico..um dia……………………………
Bons tempos…Vemaguet subindo a estrada de Petropolis – Teresopolis, aquele motor de 2 tempos que tinha dá uma paradinha na serra para colocar agua… Isso eu tinha uns 5-6 anos de idade.
como leitor assiduo do seu blog peço com carinho para que me desbloqueio do twitter, não sei bem o que houve, mas estou bloqueado por você, grande abraço!
Gostei !
Flavio , manda um cheque em branco quem sabe o cara aceita !!
Realmente lindíssima…
Lindo demais. A combinação cinza/bordô foi muito feliz. Parabens ao dono dessa belezura!
Essa não é a “Pequena Maravilha”, mas a grande maravilha! Veja como são as coisas: um dia falei pra um amigo que existiu Ford Galaxie nessa configuração (coupé, duas portas, sem colunas centrais) e o cara duvidou. Se eu falar desse DKW, então…
só nos USA, não no Brasil.
Maravilhoso! [2]
Terríveeeeeeeeeeeeellllllllllllllllllllll
Aiiii que lindoooooooooooooooooooooooooooooooo !!
PQP!!!
Que coisa linda!
Até minha namorada que não liga nada pra carros, nem entende meus surtos as vezes nas ruas, tava aqui do lado, viu e veio perguntar o que era!!
sensacional!
mmmmaaaaaarrrraaaavvvvvviiiiiillllhhhhoooosssssoooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!