C29
ONDE TAMBÉM É DOMINGO (e o tempo passa lentamente) – A BMW Sauber fez a apresentação mais espartana da história da F-1 agora há pouco em Valência. Este aí, em foto de Marcelo Ferronato, nosso “caipira voador” que não para um segundo de enviar informações, é o C29. Todo branco, apenas com um patrocínio no espelho retrovisor. Os pilotos, Kobayashi e De la Rosa, parecem enfermeiros.
Incrível… Anos atrás, em tempos de vacas gordas, estive em apresentações da Sauber na Suíça que mais pareciam espetáculos de cabaré hi-tech, com milhares de pessoas acompanhando e muitos mais milhares de francos suíços gastos.
A questão do motor. Todos sabiam que seria Ferrari desde o ano passado, mas o grande mistério era: com qual nome que vai? E como é que uma equipe pode ter BMW no título e usar motor Ferrari? Era o “último segredo de Fátima”, do qual falei brincando na minha última coluna, e que foi desvendado. Pode, assim: mantém-se BMW no nome, coloca-se motor Ferrari e que se dane o mundo. Hoje, pela primeira vez desde que reassumiu a equipe, Peter Sauber permitiu o uso da palavra “Ferrari” num texto oficial do time de Hinwil.
Today, Sunday, on the eve of the start of the official Formula One test drives, the BMW Sauber F1 Team rolls out its Ferrari-engined C29 at the Ricardo Tormo race track in Cheste near Valencia, Spain.
É esquisito, não? BMW Sauber Ferrari-engined. Há algum motivo para a manutenção das três letrinhas bávaras no nome? Foi assim que a equipe foi inscrita? Garantir os números, direitos de arena? Questões legais? Tudo isso. E não pode mudar? Pode, claro. A Honda virou Brawn em cima da hora no ano passado, para ficar num exemplo recente. E a Brawn virou Mercedes, mais recente ainda. As coisas são rigorosas na F-1, mas nem tanto. Vamos ver, quem sabe até a abertura do Mundial arranquem a BMW da Sauber. Mas acho que não vai rolar. Gostaria de saber é o que a turma da BMW está achando disso, o uso de seu santo nome em vão. De BMW, na equipe, não tem mais nem o repolho do chucrute servido no almoço.
Quanto ao carro, há pouco a dizer. A ausência de cores e pompa, às vezes, pode turvar uma avaliação. Na verdade, pouco há a dizer de todos os carros novos, enquanto não andarem. No máximo, se são bonitos ou feios, e qual a tendência aerodinâmica que se percebe. No caso do C29 (“C” é de Christine, mulher de Peter Sauber), o bico alto e chato que todas mostraram até agora. Mais comprido, por causa do tanque maior. Bigorna atrás da tomada de ar. Tudo bastante convencional. Não vai emocionar ninguém, como, aliás, tem sido a marca da Sauber e, de certa forma, foi a da BMW em sua passagem pela categoria, exceção feita a um ou outro show de Kubica, especialmente em 2008.
Bom o pessoal da BMW *Ferrari* Sauber, andaram bem nos primeiros dias de treinos. Visto que a Brawn no ano passado iniciou do mesmo modo.
Pelos primeiros resultados de Valência, acho que a Sauber, na pista, vai emocionar sim! O carro parece “bem nascido” e os dois pilotos estão mostrando serviço, só ficando atrás da Ferrari de Felipe Massa – deixando para trás a McLaren de Hamilton e a Mercedes dos alemães Rosberg e Schumacher. É esperar para ver…
Nos testes a BMW Sauber vem andando próximo da Ferrari e até da McLaren e da Mercedes. Sei que é início dos testes e muita coisa vai alterar, mas gostei dos primeiros resultados da BMW Sauber.
Amigo Flávio,porque a Sauber não vai emocionar?Só porque a BMW nunca emocionou?Isso não tem nada a ver,olha o exemplo da Brawn GP com a Honda,a equipe nipônica nunca conseguiu nada de grande,e quando chegou a Brawn GP com o motor Mercedes apavorou,e ganhou o titulo,com um carro todo desenvolvido pela a equipe nipônica.
PS:A Sauber ficou em segundo nos testes dessa Segunda-Feira,como o Pedro de la Rosa,atrás apenas da Ferrari.Porque ela não pode suprender???Nunca digue nunca!
o BMW Sauber Ferrari [?] depois do teste parece ser bom!!
saudade da Sauber negra de 1993
Feio, mas anda, rsss. Tanque vazio e o escambau. Vamos ver o Koba disputando o pelotao da frente :-)
É possível que o velho Sauber tenha inventado um novo significado para a sigla BMW, afinal são só três letras e isto não pode ser registrado como marca, certo?
Sei lá… ele deve ter intendido que o esforço mental para dar um significado às letras B, M e W, que não tenham nada a ver com a BMW Motors.
Outra prova disto é: Onde está o logo da BMW no carro???
Vale notar que a pintura do chassi é a oficial da BMW Motorsports.
Desse jeito vou abrir uma equipe de F-1 tb…..adoro os velhos tempos de garageiros
vamos ver o que vai dar esse ano, sera que as equipes, la de tras vão pontuar, ou serão apenas equipes, para formar o grid de largada, é tanta equipe, que não sabemos de onde vem,daqui uns anos vai ter a equipe tartaruga motors………………………………………
A briga no pelotão dos fundos vai ser acirrada.
O carro é feio, simples demais. Até na pintura parece que reaproveitaram o chassi.
Agora tem o seguinte: vai que de repente o bicho de tão simples, não se revela eficiente e desbanca os favoritos. E o motor é Ferrari.
Quem sabe?
Garros, da Formula Yndi? Seriam carros da Indy…
Mais uma Minardi no grid ?!?!?!?!?!? Acho que não. Não se esqueçam da estrutura invejável que eles têm em Hinwill, na Suíça, montada por Peter Sauber e apenas aproveitada pela BMW, que encontrou tudo pronto e apenas pôs mais dinehiro…e o que fizeram ? Apenas 1 vitória em 3 temporadas…
No mínimo, a Sauber volta para ser o que sempre foi: uma equipe mediana, mas não de fim de grid. Um raio quase nunca cai duas vezes no mesmo lugar, mas vai que eles repetem a Brawn ! Ninguém dava nada pelo Button, e agora o cara é o atual campeão…vai que o De La Rosa, ou mesmo o Kobayashi, se confirmar toda a expectativa que há em torno dele, não aproveitem uma chance dessas, se surgir, é claro, e repitam o sucesso (ou pelo menos um belo campeonato, de destaque) …
Veremos…
Danilo, ainda não dá para saber se farão o mesmo sucesso da Branw em 2009 mas, pelo menos esta equipe tem algo em comum com a Brawn, são carros na cor branca e (quase) sem patrocino no inicio de campeonato. heheheheh
É legal haver no grid da F1 – muitos garros, mas será que a competividade melhorará? Não sei tennho muitos dúvidas, se puder me dar uma luz, Flávio, agradeço. Agora de todo modo, será muuuuito melhor que a FYndi, concorda???
Vamos ver se o Rubinho terá algo a nos mostrar neste ano.
O Chico Landi correu na década de 50 com uma Ferrari patrocinada pela BMW, tenho foto disso!
Mando pra vc Flávio?
Tá com cara de Tyrrel nos anos finais.Faltou só o Mika Salo.
Agora só falta colocar o Rubinho como piloto e … seja o que; nem sei.
boa sorte
NORMAL
Só uma coisa!
E se esse carro ganhar uma corrida? Será por causa do genio? Ou por causa do motor ? Ai vai ser BMWFERRARI ou FERRARIBMW?
Ou a BMW inteira vai virar FERRARI?
É tudo uma grande bagunça!
Daqui a pouco aparece na rede um site ferraribmw.com !
Faz o seguinte: pinta de vermelho e deixa correr e pronto…BMW antigamente era vermelha mesmo!
Concordo com o Doido, disparado é o carro mais feio até agora, parece de categoria iniciante.
Lembrando que tem mais umpatrocínio além do que tem nos retrovisores. Tem algo em japonês na lateral da asa traseira. O carro deverá ter mais patrocínio na estréia.
espero que “isso” nao seja a pintura final por favor! BMW Sauber
Na questao se e rapido ou nao somente na pista saberemos
Pessoal este será o novo carro médico para 2010 !!!
É para chegar mais rápido ao local de qualquer acidente.
Rssss
Olha, ver as fotos desse carro, me lembra um tempo muito distante quando algumas equipes tinham que disputar uma pré-classificação e as equipes que a disputavam tinham carros como esse, sem patrocinadores, motores comprados, pilotos “de segunda” e carros amadores, que nem de longe pareciam carros de F1. Esse BMW-Sauber-Ferrari está óbviamente inacabado, da pra ver pelo aspecto geral, só depois dos testes iniciais que vamos ver se essa salada de frutas italiana-suíça-alemã vai andar rápido.
Para mim o carro mais feio apresentado até agora.Parece que fui eu que fiz a pintura….. o Sauber tá tão quebrado que aproveitou os restos de tinta da BMW é fez esse troço aí.
Reparei que o desenho das rodas voltou a ser o mesmo que a Sauber usava nos anos 90. Achei muito legais e sai um pouco da mesmice daquelas rodas raiadas da BBS que praticamente o grid inteiro usa.
Com relação ao layout do carro, prefiro esperar até Março… as partes pretas devem receber alguma pintura (me parece que “acabaram de sair” do Autoclave).
Tambem percebi isso, eles estão usando rodas iguais as que utilizaram na época da Sauber C14 até a C17 se não me engano.
Esse carro parece queles carros que colocam para exposições…
Como disse o meu GURU, Mestre absoluto Flavio Gomes BMW- { motor}Ferrari, talves não seja de espantar, aqui no Brasil tem Fiat com motor Chevrolet ou sera novidade , mundo globalizado da nisso somem as marcas somem os donos, vide o seu ” IG ” o Nizan Guanaes para meu espanto vendeu pra ” OI ” o que e uma pena. Espero que não mude o seu blog .Mais o negocio e ver esses carros na pista ai o bicho vai pegar.
Ah, se fosse assim, sempre, carros limpinhos, sem adesivos que as câmeras tem de ficar mostrando vãmente. Belíssimo visua, o dessa Sauber. Se tivesse algum patrocinador estampado tenha certeza de que haveria festa, champanhe e orgia.
Gostei da roda dianteira, parece retrô.
O que é isso? Ambulância da Cruz Vermelha e o pessoal do resgate?
Nossa que carro feio !
este foi o post mais engraçado dos últimos tempos
Caro Gomes e toda blogaiada!
Vocês já repararam direito em todos os lançamentos!
Vejam as fotos de todas! Mercedes, Mclaren, Ferrari, Renault e BMW Sauber. As calotas sumiram!
Será que as calotas também eram um apetrecho aerodinâmico que não estava dentro do regulamento deste ano?
Responda esta dúvida para nós caro Gomes! Obrigado!
deixa que eu respondo! Sim, foram proibidas, assim como o reabastecimento…
Conforme vc mesmo suspeita, as calotas foram proibidas para este ano.
legal o visual predominantemente branco, quanto a quizomba entre as montadoras só entristece mais o circo antes tão encantador pela disputa entre elas.
Acho que foi Mark Twain que disse que “a história não se repete. Mas ela rima…” http://www.gptotal.com.br/2005/Leitores/Help/Img/20091125/03_grande.jpg
A Honda abandonou e fez um carro novo, os últimos carros da Honda só de olhar dava para ver que eram ruins, quadrados…etc… o da Brawn já tinha desenho vencedor…
Ano passado quando a BMW lançou o carro, era nitido que não daria certo o Projeto, infelizmente eles deram continuidade neste projeto tosco e este ano a Sauber vai continuar o ano passado da BMW. Acho que o povo demitido da Honda, foi trabalhar na Sauber… só pode!!!
EM si P.Sauber esta começando do Zero! A apresentação de hoje, não deve ter sido muito diferente da apresentação de 1993…
Já lançaram o Renault!!!
Achei a pintura feia, esta pintura ficou muito bem no carro de 2008, final do ano passado queria esta pitura, mais não achei legal… depois acostumo…
Realmente, será esta a nova Brawn GP? Olha que têm o Kubica e o Kobayashi. Esta temporada promete!
O Kubica foi para a Renault…
Huuumm! Sei não!
C29, C= Christine, o carro assasssino…
Na verdade creio que o “BMW” no nome é uma retribuição a marca BMW pelos 3 anos…assim como quando a equipe era da marca BMW e possuia o “Sauber” no nome.
Concordo com o Capelli que diz que o carro da Sauber é um carro de F1 retrô! Não sei pq, mas lembra os carros de antigamente sim… nao sei se sao as linhas mais retas, o fato do carro ser mais comprido… e essa roda é linda também!! Tomara que nao coloquem aquela calota horrorosa!!
JFN,
As calotas foram proibidas e banidas da F1.
Abraços,
BMW Sauber – Ferrari, é como se fosse o Rock in Rio em Lisboa
Definiu.
Pode fechar.
Essa questão da nomenclatura é um verdadeiro mistério mesmo, pra não dizer cômico. Isso afeta até mesmo a seriedade que o Peter Sauber sempre teve no automobilismo mundial. Estou desconfiando que isso é ainda tentáculo da própria BMW – que saiu da F1, mas estaria articulando coisas de bastidores – incluindo esse negócio de nome aí. Pessoalmente acredito que a BMW planeja voltar num futuro próximo e a equipe Sauber estaria voltando pra ser uma equipe fantoche em 2 ou 3 anos preparando terreno pro retorno da montadora alemã, seria uma alternativa da montadora ficar de fora da F1 até resolver sua situação financeira depois da crise e depois voltar. Pra isso estaria pagando uns trocados pro Peter Sauber – o que explica até mesmo o esquema de pintura. Embora não seja o mesmo esquema da BMW com azul e etc, é o esquema semelhante da BMW…é uma espécie de “eu saí fisicamente da F1 mas meu espírito ainda está aqui” – seria mais ou menos isso.
1a impressão: achei feio. Já o da Renault me agradou, pelo menos as cores porque não vi muitas fotos mostrando o carro direito.
Em outro site, informa que é barbatana de tubarão, aquela asa traseira! Quem é que esta certo: BIGORNA OU BARBATANA DE TUBARÃO? Espero mais informações!
Manda ver, Kobayashi! Go, Kamui! Fora, De La Rosa! Coloquem o Senna ai, já que precisam de patrocinio…
Ele nem pôs a mão no carro, e já estão malhando, chô turma de urubus, deixa o cara andar, pelo menos uma temporada, já que não há mais treinos, prá ai sim, se não corresponder, mandar bala, mas calma, Senna, Prost, Piquet, Mansell, Emerson, são excepcionais, não tem comparação!
Mas, na Campos, não sei não! Essa pode nem estrear? Deveria ter arrumado, com patrocínio, uma equipe mais estruturada, foi apressado. Estrear, sim, mas não em qualquer uma!
Saiu agora o novo carro da Renault. Até aqui, o mais bonito de todos, na minha opinião. Remete as cores da antiga Renault.
Se eu fôsse vc não falava agora não Flávio. Como bem lembrou os posts acima, ningúem dava nada pela Brawn no começo de ano e nós vimos o que deu. Peter Sauber comprou de volta o espólio da BMW, mas pode ter certeza que as coisas devem ter sido e muito facilitadas por eles, e por isso eles decidiram manter o nome. Nada nesse meio se faz sem acordos e por isso que o nome deve ter permanecido.
Desejo sorte, mas o carro está muito feio. Acho que faltou criatividade na pintura do carro.