MENU

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010 - 18:45Antigos em geral, Fusca & cia.

CARRO DA FIRMA (5)

SÃO PAULO (lindinho) – Quem não é de Minas não vai se emocionar muito, mas pelo jeito ele era bem famoso. Porque nos e-mails que recebi, foi o que mereceu mais citações. Nada menos do que sete blogueiros se lembraram dos Fuscas amarelos da Drogatel Araújo. O Tulyo Estáquyo da Cruz mandou o seguinte relato:

Em 1963, foi criado o Drogatel Araújo, serviço de entrega em domicílio 24 horas por dia, realizado em Fuscas amarelos que ficaram guardados na memória de todos os belo-horizontinos. Foi também o primeiro telemarketing do Brasil, idealizado por Antônio Martins de Araújo, filho de Modesto, um dos fundadores. Hoje, o Drogatel realiza mais de 100 mil entregas por mês. Em 1998, a Araújo criou a primeira drogaria drive-thru do Brasil, onde os clientes fazem suas compras sem sair do carro. Em 2005, foi criada a primeira drogaria megastore de Minas Gerais. Hoje este carro da foto fica exposto na entrada de uma de suas lojas como marco deste pioneirismo.

Mandaram a mesma foto o Alexandre Moreno dos Santos, o Fabiano Rosa, o Paulo Almeida, o Carlo Germani, o Guilherme Costa e o Marcelo Vieira. Este último registrou suas lembranças:

Quem é de Belo Horizonte, e está nas casa dos 40 anos para mais, lembra muito claramente dos Fuscas amarelos que faziam as entregas da Drogaria Araújo. É o Drogatel Araújo (na época ninguém sabia que existia o termo “delivery”). O serviço existe até hoje, mas, agora eles usam motos e os seus motoboys kamikases. Na minha infância, aqueles Fuscas faziam parte do meu imaginário e eu achava o máximo aqueles homenzinhos desenhados nas portas, passando a impressão que estavam correndo. O Fusca que está na foto em anexo não é totalmente original da época. Ele foi preparado recentemente para comemorar os 100 anos da Drogaria Araújo. Tanto é, que o número do telefone que está pintado na lateral é o atual com oito dígitos (o telefone da época era 24-5000). Mas isso responde, de certa forma, a sua pergunta feita no blog: se as empresas preservam os carros em seus acervos. Se você quiser saber mais sobre a Drogaria Araújo (que é a maior e mais tradicional rede de drogarias de Minas Gerais) e o Drogatel, veja este artigo. Seria muito recompensador para os mineiros amantes de carros ver o Fusquinha do Drogatel na sua nova sessão “Carro da Firma”.

Pois podem se orgulhar, amigos mineiros. Está aí o Drogatel Araújo.

araujo

22 comentários

  1. Reinan disse:

    Eu fiquei muito surpreso ao ver esse fusca na porta da loja e informo que o meu irmão,teve o primeiro emprego como motorista em um deles.

  2. stelio italo disse:

    este fusca esta sempre a mostra na araujo centenária situada na avenida getulio vargas numero 840.

  3. flavia correa balsamao lucas disse:

    Desculpe-me a sinceridade. Não sei de que adianta tamanha publiciade se os serviço de entrega deixa muito a desejar. Demora-se muito, é caro e ainda não é cumprido o prazo previamante estabelecido . Acho que os gestores deveriam repensar…

  4. Guto disse:

    Meu pai trabalhou na Drograria Araujo entre 68 e 73. Ficou surpreso quando mostrei essa foto pra ele. Ele disse que uma de suas funções era separar os remédios para a entrega nesses carros.

  5. Very disse:

    Extremamente simpático esse fusquinha! O desenho parece aqueles anúncios de revista dos anos 50/60!

  6. roger V disse:

    E esta caprichadinho o fusquinha!

  7. José Renato disse:

    E a gente pedia os remédios por telefone e chegava rapidinho. Empresa eficiente honesta essa. Porisso tem mais de 100 anos e continua firme no mercado….. Sempre foram visionários, éticos e muito profissionais!!!!!

  8. Carlos Lins disse:

    Nó..Eu tinha pensado nesse fusquinha que fica em exposição lá na araujo centenaria..mas não tinha foto dele por aqui.. ainda bem que outros de BH lembraram…

  9. Thiago Azevedo disse:

    Putz, lembrei agora de uma Kombi que tinha aqui em Londrina há uns anos atrás. Meu pai estava louco pra comprar, mas o cara não vendeu. Ela era 61 ou 63, não me lembro – lembro do motor 1200 cc. E tinha uma quilometragem baixíssima, 60 mil km originais (ou menos, mais que isso eu sei que não é). Era de uma lavanderia, se não me engano, e a pintura com o logotipo da empresa era bem antiga. Linda, linda, linda.
    Aí o cara vendeu pra um argentino, que a pintou na mesma semana. Eita, tristeza…

  10. Renato disse:

    Parabéns pelo tópico, e parabéns aos blogueiros que nos trouxeram a história.

    Sou de São Bernardo do Campo e não conhecia esta história.

  11. Marcelo Larsen disse:

    Aqui em Joinville tem uma fábrica de parafusos de um senhor descendente de alemães, que sempre usou Fuscas em sua frota de vendas.
    Após 1996, os Fuscas foram gradualmente substituídos por Gols. Vou ver se consigo uma foto antiga ou recente dos besouros da frota da fábrica.

  12. Nivea Marco disse:

    Muito bacana!! Parabéns por esse post lindo!!! Se vier a BH, não deixe de passar por esse fusca, ta?!

  13. Luis Fernando disse:

    Caiu bem a calhar, já que hoje éo dia de aniversário do fusca, 75 anos.

  14. Celso Renato de BH disse:

    Fico aliviado, estava procurando igual a um louco por uma foto do Drogatel Araújo para enviar mas a matusada já mandou. Bela lembrança do número do telefone… 24-5000, depois 224-5000 e mais recente este 3270-5000 com a mudança dos prefixos de BH. É isso mesmo… me lembro como se fosse ontem.

  15. Rodrigo Abreu disse:

    Lindão! Aqui em Porto Alegre não existia nada parecido…
    E com o Spot Light para achar os números das casas nos calmos anos 60…

  16. Carlo Germani disse:

    Caro Flavio,

    Correção: onde se lê …a quase 6 anos, leia-se 3 anos.
    A rede foi fundada em 1906 e em 2010 completará 104 anos.

  17. Eric disse:

    Sensacional….e o adesivo do “cara” no vidro???Genial!!!!

  18. Luizão disse:

    Show de bola o VW! Excelente meio de divulgação, inclusive nos dias de hoje.
    Mudando de assunto, uma pergunta capciosa:
    Vai virar professor FG? Parabéns, pelo que soube está muito bem acompanhado.
    Abraço!

  19. Carlo Germani disse:

    Caro Flavio,

    Esta foto está no meu arquivo a quase 6 anos. Nunca imaginei que teria este destaque. Tradição é algo que preservo muito, ainda mais quando tem caráter empreendedor e inovador. A rede Araújo é tudo isso a 100 anos.
    Valeu !!

  20. Mario Mesquita disse:

    Legal como essas coisas mexem com as pessoas. Somos nostálgicos por “default”…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>