MENU

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010 - 21:17Antigos em geral

CARRO DA FIRMA (6)

SÃO PAULO (deu sede) – Youssef Dimitrov foi quem mandou esta para nossa minissérie. Bom, foi quem mandou primeiro, porque o caminhãozinho Puma da Coca-Cola é outro que chegou mais de uma vez à minha caixa postal. Não eram muitos, na verdade, circulando pór aí. Mas não deixa de ser interessante um brasileirinho puro entregando o mais ianque dos produtos de todos os tempos.

Sobre os caminhões Puma, a blogaiada poderia ajudar a contar a história. Quando foram produzidos, onde, qual motorização levavam, se eram bons ou não… Contem tudo!

pumacoca

32 comentários

  1. candido disse:

    Cara, me lembro quando eu era moleque (hoje tenho 46 anos), eu morava em frente a um bar e sempre via esses carros de entrega descarregando produtos no bar. Um belo dia quando vi esse caminhao Puma chegar para entrega, fiquei surpreso e comecei a chamar meus colegas para ver o dito cujo. E na epoca achamos o maximo para um caminhao porque foi um tempo em que se tirava muita “onda“ quando alguem tivesse o pequeno esportivo do mesmo nome ( acho que tambem era o mesmo fabricante das cabines do caminhao).

  2. NILTON disse:

    EU TENHO UM PUMA 914 MOTOR MWM ANO 95 ,PENA QUE SOFRI UM ACIDENTE E ESTOU PRECINSANDO DE UMA GABINE NOVA MAS ELE E O MEU PRIMEIRO CAMINHAO E GOSTO MUITO DELE ,NAO E DE DEIXAR NA MAO .

  3. Daniel disse:

    eu vi um parecido com esse em porto alegre, num desmanche na avenida sertório quase na esquina com a baltazar de oliveira garcia… e tem um com 3 eixos e caçamba basculante sendo usado na zona portuária…

  4. Coelho Voador disse:

    acho que a Sanasa de Campinas ou Sabesp de Tupã tem um desses cabine dupla rodando até hoje…

  5. Edilson Vieira disse:

    A empresa onde trabalhei até 2006 ainda tem um caminhão Puma, cabine dupla. Andei nele algumas vezes. A cabine é ampla, sem nenhuma preocupação com nível de ruído, ergonomia ou conforto. Não sei qual o chassi e motor, só sei que vibra feito aqueles antigos Agrale de 3 cilindros. Cheguei a viajar 300 km nele. O bicho trepidava tanto que afrouxou até o parafuso dos meus óculos…

  6. Marcelo disse:

    Se nao me engano, a fabrica da Puma, em seus ultimos dias, era em Curitiba. Faliu. O barracao hoje abriga uma fabrica de implantes dentarios. Alguma coisa da massa falida foi achada nos escombros mas a ganancia dos atuais donos colocou tudo no lixo. Lamentavel.

  7. Túlio Parodi disse:

    Flávio, de fato é um clássico.

    Você tem a foto de algum caminhão de distribuição de doces Neuza? O baú que ele utilizava tinha uma característica única…

    Abç´s, Túlio.

  8. Gilberto disse:

    Já que o assunto agora é caminhão da firma, eu me lembro muito (e tinha a maior vontade de ter uma miniatura deles) dos Scania da Supergasbrás). Laranjas, lindões. O link para a miniatura: http://www.brinquedosraros.com.br/pdetail.php?id=2882

  9. Gilberto disse:

    Já que o assunto agora é caminhão da firma, eu me lembro muito (e tinha a maior vontade de ter uma miniatura deles) dos Scania da Supergasbrás). Laranjas, lindões.

  10. Fernando Matias disse:

    Olá F.G.! Este caminhão tinha chassis e motor chevrolet (gasolina 4.1)nos primeiros lotes, ja na segunda remessa tinha motores diesel.

  11. Luis Albertyn disse:

    O sujeito tinha que ser muito macho para andar num cara-chata com carroceria de fibra… Não tinha alternativa: bateu, morreu.

  12. Varlei disse:

    Foram fabricados aqui na vl prudente na divisao da puma, eram horriveis pulavam que nem um cabrito, e por dentro usava até volante de trator, por dentro o acabamento era horrivel e desconfortavel, tipico um trator mesmo,estes da coca eram antes do 4t, teve um 6t tambem, e um micro-onibus feito em cima do 4t,curiosidade é que na decada de 70 fizeram uma pickup (tipo d10) com a frente do puma gtb, mas só ficou no prototipo.

  13. paulo cesar alves disse:

    A sabesp usa até hoje um modelo de cabine dupla que é muito comum vê-lo aqui na zona norte de são paulo,principalmente na região do tucuruvi e tremembé!

  14. Costa disse:

    Putz, como era feio!

  15. Marcus Vinicius disse:

    Carro da firma. Dá uma olhada nesse retrato:

    http://4.bp.blogspot.com/_6pP4q-YIr5w/SetE7vaMtoI/AAAAAAAAB7I/LJDBGhJjxiM/s320/59.jpg

    De um tempo pra cá apareceram as Sprinters, mas Kombi é Kombi!

  16. claudio antonio cesarioda silva disse:

    esta vesaõ de caminhão puma utilizava basicamente a base do caminhão Chevrolet c 60, com moto Gm 6 cilindros a gasolina cambio clark, é raro mais existe um exemplar deste em Osasco que foi instalado um terceiro eixo e adaptado motor mercedes benz a diesel mas esta bastante descaracterizado, em Santos no porto existe caminhoões puma com mecanica FNM .Existia o modelo puma 7900 do porte do mercedez 608 que utilizava motormwm 4 cilindros a diesel .A Telesp tinha alguns não havia nada em seu dessempenho que os desabonasse

  17. Cesar Costa disse:

    Aqui no Rio toda a frota da Coca-Cola era Puma, com mecânica Chevrrolet à gasolina. Os veículos pertenciam aos motoristas, que eram os vendedores, e eram trocados a cada dois anos. Por isso a motorização à gasolina. A Coca comprovou por planilhas, que era mais negócio comprar um caminhão à gasolina e usá-lo por dois anos, do que empatar muito mais dinheiro num diesel. Os bichinhos estavam sempre novos….

  18. Al Unser Jr. disse:

    “Mas não deixa de ser interessante um brasileirinho puro entregando o mais ianque dos produtos de todos os tempos.”
    Porque não Barrichelar.: …”apenas um brasileirinho contra todo esse mundão ianque” kkkkkk

  19. JC disse:

    ERAM LENTÍSSIMOS. AQUI NO RIO QUANDO O TRÂNSITO ESTAVA DEVAGAR, JÁ SE IMAGINAVA UM CAMINHÃO DA COCA-COLA NA ESQUERDA….

  20. Milton disse:

    Sempre achei esses monstrinhos um tanto qto desengonçados…

  21. André Buriti disse:

    Pela roda parece mecânica Chevrolet, aliás, eu achava que esses caminhões eram C-60 reencarroçados.
    Tem uma boa área envidraçada, sumiu das ruas, qualquer dia aparece um numa exposição, caracterizado assim mesmo.

  22. Mario Mesquita disse:

    Bela foto. Sumiram, né?

  23. Klaus disse:

    Esse aí da foto deve ter mecânica e projeto bem próximos dos antigos caminhões Dodge (que deram origem aos VW a partir de 1981).

  24. Klaus disse:

    Os caminhões Puma eram fabricados no Paraná pela Alfa Metais (que faliu poucos meses depois de o fundador morrer e os herdeiros enfiarem tudo no… lá mesmo onde vc pensou). Usava motor MWM (acho que os D229 Turbo de 110 cv) caixa Clark de 5 marchas e transmissão Meritor (hoje tem a marca Suspensis ou Braseixos não me lembro mais). Basicamente era um VW 7-110 com outra cabine (a do Puma era de fibra de vidro e do VW de chapa de aço). Eram tão bons quanto a capacidade dos mecanicos de adaptarem peças dos caminhões VW neles pois o pós venda e manutenção dos bichinhos nunca foram pensados pela fábrica. Porém, enquanto novos eram tão bons quanto qualquer outro.

  25. Marcio Vieira disse:

    Gomes, mandei 2 fotos de caminhões Puma da Sabesp. Eles ainda estão na ativa.

  26. Horacio Neves disse:

    O motor era C B T,se não me engano.
    Acho que era um bom veículo.

  27. Endrigo Cenzi disse:

    Olha! É a Ferrari 2010!

  28. Não lembro nada sobre as especificações dos caminhões Puma, mas lembro que lá pela primeira metade dos anos 90 era bem comum ver alguns deles (nem falo dos da Coca-Cola, mas caminhões Puma em geral) fazendo entregas.

    A maioria que lembro eram mesmo de produtos alimentícios. Eu sempre via um desses parado na porta de alguma padaria ou mercadinho descarregando mercadoria. Mas faz tempo que não vejo um… Está mais fácil ver FNM.

  29. Mineiro em America-na disse:

    ” A empresa passou ainda a diversificar, iniciando a produção de pequenos caminhões (com motores MWM e câmbio Clarck). ”

    “Em 1999, foi vendido o último caminhão com a marca Puma, modelo 7900.”

    http://www.pumaclassic.com.br/2008/12/caminhes-puma-01.html

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-116080582-caminho-puma-cabine-dupla-motor-f-4000-mercedes-agrale-_JM

    http://www.carroantigo.com/portugues/conteudo/curio_puma.htm

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>