CARRO DA FIRMA (9)
SÃO PAULO (mudaram tudo) – Desse eu lembro. Quem mandou a foto foi o J.Heerdt. O caminhão International da Kibon, todo amarelo, imponente, maravilhoso. A Kibon também foi globalizada e perdeu a graça.
Nem precisa dizer onde é a foto, né?
essa foto do carro da kibom mi fez lembrar de 1965 havia um deposito da kibom em rocha miranda honde eu retirava uma carrinho cheio de picolè e sorvetes o carrinho tinha um chapèu parecido com chapeu da praia o carro e lindo mais a traz o camihào da mercedz benz foi bem lembrado valeu
Pela ordem: International/Mack com o cachorrinho sôbre o capô/International. Na calçada um Chevrolet acho que 51/52. Quanto ao bus não sei.
Ah… Caso venha a publicar a foto do meu post anterior, favor creditar os méritos ao fotógrafo: Fernando Americano
abs
Achei esta foto no twitter de um grande amigo… Ele tirou em Paris… Tenho certeza q este carro vai se destacar na série de “Carros de Firma”.
http://twitpic.com/zdsss
Grande abraço
Henrique B. Ferreira
Além deste http://fotolog.terra.com.br/bfg1:757 temos mais caminhões da Kibon em :
http://fotolog.terra.com.br/bfg1:1011
e
http://fotolog.terra.com.br/bfg1:1012
além de um carrinho muito conhecido em
http://fotolog.terra.com.br/bfg1:758
Caro Flavio,
Acho todas as fotos muito boas.
Lembra do tempo que as coisas eram mais amadoras no sentido correto da palavra.
As coisas eram feitas com amor e de forma profissional.
Não sei se você gosta de propagandas, mas você já ouviu ou viu as novas propagandas do Mate Leão. Todas de 50 anos atrás que eles fizeram o resgate com algumas pequenas adaptações.
Assim como o Mate Leão a Saab permanece intocável em nossos corações.
Pano rápido.
Não sei se você reparou, mas o asfalto antigamente era perfeito. O que aconteceu com nossas ruas e estradas? A tecnologia avançou tanto e o que vimos são cagadas em todo Brasil.
Você mostra todas essas fotos e não consigo identificar um buraco. As estradas eram tão bem cuidadas.
Acho que você deveria comprar um carro anfíbio. Há muito tempo que São Paulo deixou de ter vias para ter hidrovias.
Hoje, São Paulo, é a cidade com maior navegabilidade do Brasil.
A Marinha do Brasil está pensando em abrir uma Base Naval em São Paulo.
E quem disse que SAMPA não tem mar.
Um abraço. Roberto.
Sem ressentimentos.
Nas escolas do RJ, havia visitação a fábrica da Kibom, que
ficava na mangueira eu estive lá era muito legal.
observem na calçada um chevrolet 1952, meu pai tinha um
tenho ótimas lembranças desta época.
A direita da foto um onibus da extinta CTC-RJ (cia de transportes coletivos)
exatamente, a fábrica de sorvetes Gato Preto era essa da Mangueira, que foi comprada pela Kibon.
você sabe mais ou menos onde ficava?
A fábrica ficava no fim da Visconde de Niteroi, acho. Dava pra ver o “Kibon” na fachada…
Outra coisa interessante nesses caminhões , era que eles não tinham motor para refrigeração , usavam gelo seco .Por isso a cortininha quando abria a porta .
Maravilha …Tb me lembro e tenho saudade . Lembra dos carrinhos da Kibon em que os Pirulitos ficavam todos espetadinhos nas bordas de cima ? E tudo era mais gostoso .
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-129450859–l-50-viatura-vw-kombi-sorvetes-kibon-_JM
Que coincidência! Gomes, ontem, passei boa parte da manhã procurando, através do Google, encontrar alguma foto de um caminhão International amarelo da Kibon, para enviá-la a você. Não tive sucesso, e desisti. Já o J. Heerdt teve mais sorte (ou soube onde procurar)… :-)
Estes caminhões fazem parte de minha infância, eram, obviamente, muito bem vistos pelas crianças e havia até miniaturas, muito bem feitas, dos carrinhos ambulantes da Kibon e destes caminhões International. Eu tive as duas miniaturas, mas, infelizmente, devo tê-las destruído (eu devia ter uns 6 ou 7 anos). Uma pena, eu adoraria ter uma miniatura deste lindo caminhão em minha coleção…
Algum outro veterado poderia mandar fotos de:
– Caminhãozinho verde, quadrado, carroceria adaptada em cima de chassi Ford F-350 da Toalheiro Brasil:, dos anos 60/70
– Bauzinho do então Café Seleto, montado em Ford F-3.
nas cores bege e azul, muito simpáticos, rodaram acho que até os anos 80 em Sampa.
– Muito mais antigos, do final dos anos 50, existiam dois
modelos, um de uma fábrica de cera, cujo bauzinho éra
circular, imitando a lata, montado sobre uma picape (naquele tempo pick-up) Ford F-1 ou Chevrfolet boca de sapo. O outro, mais interessante, o baú éra em formato de um bule de café, também sobre uma picape.
Alguém das antigas se lembra?
ALGUÉM LEMBRA COM QUANTOS PALITOS SE TROCAVA POR UM CAMINHÃO OU CARRINHO DE PLÁSTICO? EU TIVE ALGUNS. IH!! ENTREGUEI MINHA IDADE.
Foram importados alguns Mercedes muito parecidos com o Mack. É um modelo mais forte, com pneus maiores, similares ao 1100×22 e rodas raiadas. Fiquei na duvida…
Esta bateu forte na memória. Cenas da infância bo Brás, começo dos anos 60. Agradeço ao J.Heerdt pelo “momento comoção”.
a Kibon iniciou suas operações no RJ comprando a antiga fabrica de sorvetes Gato Preto. alguém já ouviu falar ou tem mais infos?
Postei um link acima com a historia da marca.
Abraços
Imperador
sim, eu já tinha acessado esse link algum tempo atrás, quando fiz uma pesquisa sobre marcas.
mas e a Gato Preto? de onde veio, onde ficava, que sorvetes fazia, e que fim levou?
Acho que o segundo caminhão não é um jacaré da Scania. Um Mack ou Mercedes, importado, com roda raiada.
Certo ou Errado, esse blog ta cada vez melhor.
eu creio que o segundo caminhão é um Mack, quando bati o olho pensei no Mercedes torpedinho,e no Scania mas depois vi que a grade era diferente, eu ponho minhas fichas no Mack.
Esse INternacional é o famoso KB11
Não Américo, ok KB11, éram famosos mesmo, mas do final
da década de 40, íncio de 50. Éram bicudos, sendo os estradeiros da época.
Quando s a porta do baú era aberta, para a retirada dos sorvetes, tinha uma cortina de plastico(varias tiras )para impedir a troca de calor.
Sem contar as geladeiras amarelas, que possuiam uma tampa que seu peso era aproximadamente “uma tonelada”
Época em que 99 % dos donos de padarias eram
Portugueses
Apenas para conhecimento da historia, vamos falar um pouco do nascimento da brasileira KIBON:
“A história da KIBON começou na década de 30 na cidade de Xangai na China tendo origem em uma empresa criada por um empreendedor norte americano chamado Ulysses Harkson. Saboroso desde o início, o negócio acabou por se tornar lucrativo já nos anos 40, mas com a ameaça da Segunda Guerra Mundial, e conseqüentemente a tensão entre Japão e China, foi inevitável a transferência da filial para fora da área de conflito. Que sorte a do Brasil, que acolheu a nova empresa na cidade do Rio de Janeiro em 1941, fundada por John Kent Lutey, que trabalhava para a fábrica de sorvetes na China, com o nome de U.S. Harkson do Brasil.
Leia mais: http://mundodasmarcas.blogspot.com/2006/05/kibon-uma-das-boas-coisas-da-vida.html#ixzz0di2O0jZx”
Em 1960 a General Foods compra a KIBON (desde antes de Eu nascer – 1962 – a Kibon não era mais “brasileira”.
Em1985 a Phillip Morris compra as operações da General Foods no Mundo (inclusive a KIBON)
Em 1997 o negocio passa para a Unilever (Gessy Lever na época) que a transforma em uma “Powerbrand”
Abraços
Imperador
Informações interessantes, eu mesmo não conhecia essa história. Mas o nome “Kibon” certamente não é chinês e nem americano, certo? O que confere certa “brasilidade” ao produto.
Ha, ha! Depois de ver essa foto, corri ao freezer e achei um belo pote de passas ao rum… da Kibon, é claro! Já está sendo devorado! Bem, Kibon agora é só o nome fantasia porque, como bem disse o Flavio, globalizaram até o nosso sorvete. A logomarca em forma de coração é usada também em outros países, mas parece que nenhum marketeiro foi louco o suficiente para acabar com o nome Kibon aqui no Brasil. “Kibon”, né? Até os anos 80, o depósito de BH ficava perto da minha casa. Em frente havia uma loja própria onde serviam todos os produtos. Enquanto tomava um sundae ou um sorvete na casquinha, curtia a frota de caminhões Ford da série F quadrada, sempre novinhos, entrando e saindo da empresa. Infelizmente não peguei a época dos International, mas os Ford também eram bem bonitos.
meu pai trabalhava na kibon fez 33 anos que trabalhou la e tenho o album de fotos da kibon na epoca do ford amarelo lembranças que nao voltam mais,sorvetes de amendoim o croker,tablito tem até hoje varios sorvetes antigos que nao voltam mais saudades de sse tempo
Bom dia Rogério
Estou criando um blog sobre o passado e gostaria de saber se você poderia me enviar algumas dessas fotos, por favor?
Obrigada
Enseada de Botafogo, próximo ao Morro da Viúva, anos 50. O primeiro carro é um Chevrolet 50/51, Caminhão frigorífico International, Caminhão Scania Vabis, Caminhão International , Onibus CTC (carroceria Cirb ou Grassi ?)
Outro tempo, outra cidade, outro planeta.
Não dá pra voltar, né?… Direto do tunel do tempo…
Putz, do fundo falso tb. O Napolitano faz parte da minha infancia. Aquilo na calçada é um Dodge, acho…
Desse eu lembro bem porque meu pai transportava produtos da Kibon e tambem tinha caminhões International.Alguem lembra que a Kibon tinha esse caminhão bau de brinquedo que vinha com o bauzinho cheio de bala de goma?
Deste eu me lembro muito bem…anos 60 e quando víamos o amarelinho vindo fazíamos uma festa
era bom, muito bom e só dava KIBON no Rio
bons momentos
Tive um destes de plástico, feito pela brinquedos Estrela (ou seria pela Atma ) ??? , além da carrocinha idem….
Flavio
Acredite , eu tive uma miniatura um pouco antes déssa época , talvez na 1ª metade dos anos 60 . Não era muito pequena , acho que por volta de 1:24 , que pra caminhão é um tamanho razoável , de plástico e de muito boa qualidade e fidelidade , com o mesmo baú , só que o caminhão era Scania o vélho Jacaré . Imagine , como quase toda criança , dei fim nesta jóia . Sou plastimodelista a 40 anos e hoje tenho uma coleção de minis considerável , mas … sem o caminhão da kIBON . KEPENA
Também tive a mesma miniatura Ricardo…nessa mesma época.
E aí Caique , aposto que você tambem não tem mais . Imagine um caminhãozinho desse hoje no meio de suas Matras .
meio que perdeu a graça, pra mim, de comprar um pote de sorvete e levar pra casa, como quando eu ia pra algum veraneio no litoral daqui de pernambuco. o único motivo de comprar é o sorvete de creme, que eu uso pra fazer milkshake de ovomaltine.
Há blogs especializados em fotos do Rio antigo que aprecio muito. Esta é das melhores que eu já vi.
Praia de Botafogo, cminhão da Kibon, um Chevrolet 53 (?), poucos prédios em Botafogo. Provavelmente fim dos anos 50 ou início dos 60.
Belíssima foto.
O Chevrolet pode ser 49 ou 50, éram iguais.
Lembro que os caminhões eram amarelos, mas a memória falha no registro.
KIBON é sinonimo de sorvete de muito boa qualidade.
Agora… como esquecer dos pirulitos de chocolate da Kibon na saida do Aramaçan??? (comprava no carrinho que estava sempre em frente ao clube).
Abraços
Imperador
Cara este Site vicia mesmo, mas que caminhão e o que esta atraz do da KIBON, Se não me engano e um INTERNACIONAL, pois meu pai teve um aparecido, algem sabe?
Vinicius, está mais parecido com Mack ou Whyte, aliás, os
Whyte foram os antecessores do International (com t mesmo) na Kibon, com o baú igual e também amarelos.