MENU

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010 - 11:26F-1

F10

f10f60EM ALGUM CANTO (em trânsito) – A Ferrari mostrou seu carro novo hoje de manhã. Segundo o Grande Prêmio, com forte inspiração no modelo da Red Bull do ano passado. Lá no site tem um “fotoshow” com imagens bem legais. Escolhi essa aí com a comparação, de frente, ente o novo modelo, chamado de F10, e o último, a F60. Esconderam o difusor, o que é engraçado. Ah, é claro que a de cima é a nova, com os patrocínios do Santander e muito mais branco na pintura do que de costume.

Bom, Ferrari é Ferrari. A dupla é forte e acho difícil que se repita um ano desastroso como foi 2009. A ver.

96 comentários

  1. Mauricio Godoi disse:

    Olá Flávio, tudo bem? vc sabe me dizer o que é aquela parte que é uma espécie de continuação da parte acima da cabeça do piloto, na cor preta no carro da Ferrari e que apareceu em todas as fotos?
    Abs,
    Mauricio Godoi

  2. J.artur graf disse:

    A VELA RASTREANTE FAZ 4 ANOS, E VIROU A FORMULA UM DE PONTA CABEÇA, A FERRARI LUCROU 300 MI EM 2007/2008, BAGUNÇOU O CORETO EM 2009, EM 2010 O SCHUMI VOLTA COM O SEGREDO GARFADO NA FERRARI, A BRIGA VAI SER CRUEL……POSSO DOAR A VELA PLASMA AOS PERDEDORES, VER NO GOOGLE A PATENTE VENDIDA POR R$1,00,PARA SALVAR DO LIXO DO INPI ;
    PESQUISAR ……..VELA PLASMA.
    SER INVENTOR NO BRASIL,É O PIOR NEGÓCIO DO MUNDO, ..WWW.SIBCONTRATOS.BLIG.IG.COM.BR
    A DKW 66 É A MÃE DA VELA,… MORREU NO BERÇO EXPLENDIDO.

  3. MSM disse:

    Até que ficou bonito, mesmo com mais branco em relação aos anteriores. O que poderia ter saído de vez é esse código de barras ridículo.

  4. Eudemar disse:

    Na foto esta Ferrari, está linda.
    Agora, vamos ver se ela fica bonita, lá na pista de Monza!
    Agora só falta o Alonso mostrar se é mesmo bom de braço, sem o Briatore pra lhe socorrer! O Domenicalli, deixou as coisas rolarem entre o Kimi e o Massa, sem interferências, tanto que perdeu o título de 2008, para o Hamilton, por uns pontinhos e muitas cagadas!

  5. Jonas disse:

    FG, vc está vivo?? Não estou acostumado com tanto tempo sem atualização no blog

  6. David disse:

    Olha sei que a postagem e sobre a nova Ferrari mas por favor Flavio Gomes mande a dica do Concurso de Pintura do Meianov para a Maclaren por favor!

    Chega a dar raiva todo ano a mesma cor no carro agora ficou mais bonito a F1 ainda teremos 4 carros prata tudo bem a Mercedes tem uma tradiçao em Cinza e Prata agora a Maclaren? poxa custa colocar uma cor diferente? nos treinos eles usam cada cor de pintura bacana vai falir se trocar a cor?colocar uma classica?

    Tirando Ferrari e Mercedes as outras deveriam pelo menos trocar a pintura e que essa lendas tipo a cor influencia em algo tecnico nao colam

    Certos carros de Formula 1 sao belos como a Lotus e conehcidos ate hoje a cor do carros sua pintura e sua identidade ea da Maclaren ja esta manjada e feia

    e isso

  7. Ives disse:

    A McLaren tá muito bonita, pra variar muito mais bonita que a Ferrari.

  8. Bruno disse:

    Só tenho uma duvida… o motor da Ferrari estará em pé de igualdade ao motor Mercedes?

    Achei bonito o carro… espero que tenha “chão”.

    Acho legal a Ferrari sempre mostrar o carro nas tradicionais “tres vistas”… dessa forma fica muito facil fazer comparações.

    Abraços

    Imperador

  9. Orlando Salomone disse:

    Bom dia, Flavio. Apenas uma pequena correção. O nome da manobra do Schumacher é tunneau, pronuncia-se “tunô”. E acho que aquela Mercedes não tem downforce suficiente para realizá-la. Abraço.

  10. Felipe DOM disse:

    n sei pq vcs estao assustados com a pintura branca, até 2006 as asas eram brancas…só voltou ao normal

  11. Fernando Alniezi disse:

    Espero que entrem bem no campeonato esse ano… mas a pintura está feia, a de 2009 é infinitamente mais bonita.

    • Bruno disse:

      Certamente a pintura respeitaa o “manual de identidade da marca” do Banco patrocinador… e pode ter certeza que esse “respeito a marca”… rendeu algumas dezenas de milhões de dolares a mais para a Ferrari.

      Concordo contigo… ainda vai demorar um tempinho para nos acostumar com as partes brancas do carro.

      Abraço

      Imperador

  12. ROGERIO CARVALHO disse:

    Fala FG, tudo blz? e na maior cidade do mundo começou a chover de novo, mas tudo segue o barco, cara muito linda essa Ferrari do ano que vem, gostei e em é novidade a Ferrari ter detalhes brancos lembro de uma nos anos 90 que tinha uma faixa branca nas tampas do motor e nas laterais do carro, mas isso é um mero detalhe, agora que é a cara do boi vermelho do ano passado há isso é, até porque é o carro a ser copiado, pois a Brawn levou o titulopor causa da vantagem aberta por Buton no começo do ano pois a que se lembrar que o Vettel ficou na frente do Barrichello no fim do campeonato e sem duvida os bois vermelhos foram o melhor carro da metade em diante do campeonato, então écomum este ser copiado, ainda mais quando é um carro feito por um genio como Adrian Newey, e depois da cagada da Ferrari ano passado é melhor ir no mais seguro. Boa sorte para Massa e Fernandinho.

  13. Lio disse:

    Sabe que lidera as 5 maiores bolsas de apostas ! ! ! Alonso e Hamilton….! ! !
    Hamilton inclusive acho que ganha em 3 bolsas….
    Mas o pessoal fala sempre IMPOSSIVEL saber com certeza quem vai ganhar…2010.Shumi esta em terceiro na maioria Massa em quarto…com Buton…
    O pessoal aposta até oitavo lugar…Eu não APOSTO DINHEIRO por questão de principio religioso mas que é gostoso especular e tentar adivinhar isso é….

  14. Marco Aurélio disse:

    Sei não, me parece que vai ser uma outra tranqueira, vai dar trabalho para os pilotos.

  15. marcio disse:

    galera,

    Pra quem não viu, vale a pena ver: http://uolesporte.blog.uol.com.br/arch2010-01-24_2010-01-30.html

    Se trata do novo comercial da mercedes com Schumaquer dando um loop, sensacional.

    Abs

    Marcio

  16. Thiago Azevedo disse:

    Só quero que ande bem!

  17. Henrique - botafogo RJ disse:

    Nada se cria tudo se copia [2]

    Fato, falta de criatividade! Mas vamos ver nos desempenhos.

    Meu palpite é que esse ano não haverá espaço para as Ferrari, que serão coadjuvantes de Mercedes e Mclaren.
    Ela vai brigar no 2º pelotão ao lado de RBR

    Saudações alvinegras, ainda dolorido pela ultima cacetada.
    Tenso!rs.

  18. chulas disse:

    Orçamento de R$700 Milhoes em 2010 para copiar o carro da RBR? Nao me parece coisa boa isso. A RBR com certeza fará um carro melhorado para 2010, e dai? Como fica o Sr. Domenicalli fanfarão, vai copiar as mudanças tambem durante o campeonato? Achei ridicula a postura, e achei ridiculo o carro, feio pra burro, e alem do mais, nao é ‘o carro’ vencedor, copiaram o carro errado, deveriam ter copiado o carro da Brawn GP, ja que era para copiar.

  19. marcão disse:

    Ferrari é ferrari, sempre bonitona!

    Não tem jeito, já pintou com cara de campeã!

    Se eu falar aqui ” e tomara que seja com o Massa” os caras vão me crucificar.
    Não faz mal, o cara merece e só não foi em 2008 por alguns metros apenas, e algumas cagadas da equipe, e depois, apareceu aquele caso da renault.

    Td bem, estamos em 2010, e que os ventos de Mistral a impulsionem, e que a levem a vitória..
    Que é um carro lindão isso é!!!!!

  20. Marcelo disse:

    As apresentacoes serao parciais, as equipes grandes somente vao mostrar o pacote aerodinamico definitivo nos ultimos testes de pre-temporada ou na primeira prova do ano. Assim como a Ferrari fez, a maioria vai esconder os difusores duplos para evitar espionagem. Ja as 4 novas, se mostrarem um carro GP2 ja eh lucro !

  21. Kamen Rider Black disse:

    A Ferrari está dizendo que o carro é “totalmente” diferente dos anteriores….acho meio “não sei o que falar, vou disparar essa”. Não acho que seja totalmente diferente, vejo a nova Ferrari como uma evolução mesmo do F60, obviamente inspirado na Red Bull do projetista Adrian Newey (aliás ao que tudo indica todas as equipes chegaram a um consenso já no meio do ano passado – de que o melhor carro do grid era a Red Bull e começaram a focar o design do carro a partir do desenho do Newey) portanto veremos muitos carros – senão a maioria, com influência da Red Bull 2009. Caberá ao Newey se quiser se manter no topo – inventar mais soluções aerodinâmicas no carro pra se sobressair ou voltar a ser mediana, porque todas vão levar a mentalidade aerodinâmica do Newey em seus respectivos carros. Voltando à Ferrari, é uma evolução e não um projeto novo. Projeto novo que muda totalmente da água pro vinho é o que vimos por exemplo da Ferrari de 2008 pra 2009, a McLaren de 2008-2009 ou então o exemplo mais claro a BMW de 2008 para 2009. Para mim está claro que a Ferrari pegou o F60, colocou no túnel de vento levando o desenho da Red Bull na mão e começou a divagar a partir deste cenário. Concluíram realmente que com o novo regulamento, é positivo por exemplo levantar mais o bico e, para dar uma sustentação legal em curvas, curvar em forma de “delta” tanto as laterais quando o topo do bico como a Red Bull fazia, fizeram isso também nas entradas de ar laterais e etc. Fizeram várias modificações na asa dianteira e traseira também. Para mim a nova Ferrari F10 é uma F60 que consegue cortar o ar com mais eficiência, e só! Tem nada de “revolucionário” aí, achei até conservador demais, esperem pra ver o que outras equipes tem a apresentar.

    • Edu Rodrigues disse:

      Eu já achei exatamente o contrário. O carro parece ser totalmente novo mesmo.
      No blog do Capelli tem uma foto comparativa.
      Mudou o formato da asa dianteira, altura, comprimento, largura e formato superior do bico, localização do bico, tamanho da entrada de ar, sidepods, loclização do escapamento, tampa do motor, etc.
      Isso tudo é só o que se pode ver por fora. Imagine por dentro…

    • Conrado Andrade disse:

      Gente, com todo o respeito, um carro não é só feito de carenagem. Nem a aerodinâmica.

      Quando vc escuta de um engenheiro chefe que o carro é “totalmente novo”, mesmo se parecendo com o antigo, significa que mudanças estruturais tambem foram feitos. Só o chassis – parte chave pro sucesso do carro – deve ter sido completamente refeito, por conta do difusor duplo. Coisa que o projeto anterior não levava em consideração. A aerodinâmica, hoje em dia, é dos parâmetros que menos dá pra mecher. Portanto, usar a idéia do Adrian Newey, foi apenas uma pequena herança do que foi tirado do RB5 – achei a comparação um tanto leviana, por parte da imprensa. Mesmo assim, concordo com Edu Rodrigues, qndo diz que mudou uma porção de coisas na carenagem. Sem dúvida é um design mais agressivo que no ano passado.
      abrs

  22. Carlos disse:

    Carro feio da porra! Já passou 1 ano e ainda não engulo essas novas asas dianteira e traseira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>