F10

f10f60EM ALGUM CANTO (em trânsito) – A Ferrari mostrou seu carro novo hoje de manhã. Segundo o Grande Prêmio, com forte inspiração no modelo da Red Bull do ano passado. Lá no site tem um “fotoshow” com imagens bem legais. Escolhi essa aí com a comparação, de frente, ente o novo modelo, chamado de F10, e o último, a F60. Esconderam o difusor, o que é engraçado. Ah, é claro que a de cima é a nova, com os patrocínios do Santander e muito mais branco na pintura do que de costume.

Bom, Ferrari é Ferrari. A dupla é forte e acho difícil que se repita um ano desastroso como foi 2009. A ver.

Subscribe
Notify of
guest

96 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio Godoi
Mauricio Godoi
14 anos atrás

Olá Flávio, tudo bem? vc sabe me dizer o que é aquela parte que é uma espécie de continuação da parte acima da cabeça do piloto, na cor preta no carro da Ferrari e que apareceu em todas as fotos?
Abs,
Mauricio Godoi

J.artur graf
14 anos atrás

A VELA RASTREANTE FAZ 4 ANOS, E VIROU A FORMULA UM DE PONTA CABEÇA, A FERRARI LUCROU 300 MI EM 2007/2008, BAGUNÇOU O CORETO EM 2009, EM 2010 O SCHUMI VOLTA COM O SEGREDO GARFADO NA FERRARI, A BRIGA VAI SER CRUEL……POSSO DOAR A VELA PLASMA AOS PERDEDORES, VER NO GOOGLE A PATENTE VENDIDA POR R$1,00,PARA SALVAR DO LIXO DO INPI ;
PESQUISAR ……..VELA PLASMA.
SER INVENTOR NO BRASIL,É O PIOR NEGÓCIO DO MUNDO, ..WWW.SIBCONTRATOS.BLIG.IG.COM.BR
A DKW 66 É A MÃE DA VELA,… MORREU NO BERÇO EXPLENDIDO.

MSM
MSM
14 anos atrás

Até que ficou bonito, mesmo com mais branco em relação aos anteriores. O que poderia ter saído de vez é esse código de barras ridículo.

Eudemar
Eudemar
14 anos atrás

Na foto esta Ferrari, está linda.
Agora, vamos ver se ela fica bonita, lá na pista de Monza!
Agora só falta o Alonso mostrar se é mesmo bom de braço, sem o Briatore pra lhe socorrer! O Domenicalli, deixou as coisas rolarem entre o Kimi e o Massa, sem interferências, tanto que perdeu o título de 2008, para o Hamilton, por uns pontinhos e muitas cagadas!

Jonas
Jonas
14 anos atrás

FG, vc está vivo?? Não estou acostumado com tanto tempo sem atualização no blog

David
David
14 anos atrás

Olha sei que a postagem e sobre a nova Ferrari mas por favor Flavio Gomes mande a dica do Concurso de Pintura do Meianov para a Maclaren por favor!

Chega a dar raiva todo ano a mesma cor no carro agora ficou mais bonito a F1 ainda teremos 4 carros prata tudo bem a Mercedes tem uma tradiçao em Cinza e Prata agora a Maclaren? poxa custa colocar uma cor diferente? nos treinos eles usam cada cor de pintura bacana vai falir se trocar a cor?colocar uma classica?

Tirando Ferrari e Mercedes as outras deveriam pelo menos trocar a pintura e que essa lendas tipo a cor influencia em algo tecnico nao colam

Certos carros de Formula 1 sao belos como a Lotus e conehcidos ate hoje a cor do carros sua pintura e sua identidade ea da Maclaren ja esta manjada e feia

e isso

Ives
Ives
14 anos atrás

A McLaren tá muito bonita, pra variar muito mais bonita que a Ferrari.

Victor
Victor
Reply to  Ives
14 anos atrás

Sério mesmo!? Achei o carro mais feio dos últimos 5 anos esse da Mclaren…

Bruno
Bruno
14 anos atrás

Só tenho uma duvida… o motor da Ferrari estará em pé de igualdade ao motor Mercedes?

Achei bonito o carro… espero que tenha “chão”.

Acho legal a Ferrari sempre mostrar o carro nas tradicionais “tres vistas”… dessa forma fica muito facil fazer comparações.

Abraços

Imperador

Orlando Salomone
Orlando Salomone
14 anos atrás

Bom dia, Flavio. Apenas uma pequena correção. O nome da manobra do Schumacher é tunneau, pronuncia-se “tunô”. E acho que aquela Mercedes não tem downforce suficiente para realizá-la. Abraço.

Felipe DOM
Felipe DOM
14 anos atrás

n sei pq vcs estao assustados com a pintura branca, até 2006 as asas eram brancas…só voltou ao normal

Pablo
Pablo
Reply to  Felipe DOM
14 anos atrás

concordo contigo Felipe, até 2006, havia pintura branca… é questão de se acostumar, no final da temporada a Marlboro deve sair e a pintura deve mudar de novo

Fernando Alniezi
Fernando Alniezi
14 anos atrás

Espero que entrem bem no campeonato esse ano… mas a pintura está feia, a de 2009 é infinitamente mais bonita.

Bruno
Bruno
Reply to  Fernando Alniezi
14 anos atrás

Certamente a pintura respeitaa o “manual de identidade da marca” do Banco patrocinador… e pode ter certeza que esse “respeito a marca”… rendeu algumas dezenas de milhões de dolares a mais para a Ferrari.

Concordo contigo… ainda vai demorar um tempinho para nos acostumar com as partes brancas do carro.

Abraço

Imperador

ROGERIO CARVALHO
ROGERIO CARVALHO
14 anos atrás

Fala FG, tudo blz? e na maior cidade do mundo começou a chover de novo, mas tudo segue o barco, cara muito linda essa Ferrari do ano que vem, gostei e em é novidade a Ferrari ter detalhes brancos lembro de uma nos anos 90 que tinha uma faixa branca nas tampas do motor e nas laterais do carro, mas isso é um mero detalhe, agora que é a cara do boi vermelho do ano passado há isso é, até porque é o carro a ser copiado, pois a Brawn levou o titulopor causa da vantagem aberta por Buton no começo do ano pois a que se lembrar que o Vettel ficou na frente do Barrichello no fim do campeonato e sem duvida os bois vermelhos foram o melhor carro da metade em diante do campeonato, então écomum este ser copiado, ainda mais quando é um carro feito por um genio como Adrian Newey, e depois da cagada da Ferrari ano passado é melhor ir no mais seguro. Boa sorte para Massa e Fernandinho.

Lio
Lio
14 anos atrás

Sabe que lidera as 5 maiores bolsas de apostas ! ! ! Alonso e Hamilton….! ! !
Hamilton inclusive acho que ganha em 3 bolsas….
Mas o pessoal fala sempre IMPOSSIVEL saber com certeza quem vai ganhar…2010.Shumi esta em terceiro na maioria Massa em quarto…com Buton…
O pessoal aposta até oitavo lugar…Eu não APOSTO DINHEIRO por questão de principio religioso mas que é gostoso especular e tentar adivinhar isso é….

Marco Aurélio
Marco Aurélio
14 anos atrás

Sei não, me parece que vai ser uma outra tranqueira, vai dar trabalho para os pilotos.

marcio
marcio
14 anos atrás

galera,

Pra quem não viu, vale a pena ver: http://uolesporte.blog.uol.com.br/arch2010-01-24_2010-01-30.html

Se trata do novo comercial da mercedes com Schumaquer dando um loop, sensacional.

Abs

Marcio

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
14 anos atrás

Só quero que ande bem!

Henrique - botafogo RJ
Henrique - botafogo RJ
14 anos atrás

Nada se cria tudo se copia [2]

Fato, falta de criatividade! Mas vamos ver nos desempenhos.

Meu palpite é que esse ano não haverá espaço para as Ferrari, que serão coadjuvantes de Mercedes e Mclaren.
Ela vai brigar no 2º pelotão ao lado de RBR

Saudações alvinegras, ainda dolorido pela ultima cacetada.
Tenso!rs.

chulas
chulas
14 anos atrás

Orçamento de R$700 Milhoes em 2010 para copiar o carro da RBR? Nao me parece coisa boa isso. A RBR com certeza fará um carro melhorado para 2010, e dai? Como fica o Sr. Domenicalli fanfarão, vai copiar as mudanças tambem durante o campeonato? Achei ridicula a postura, e achei ridiculo o carro, feio pra burro, e alem do mais, nao é ‘o carro’ vencedor, copiaram o carro errado, deveriam ter copiado o carro da Brawn GP, ja que era para copiar.

marcão
marcão
14 anos atrás

Ferrari é ferrari, sempre bonitona!

Não tem jeito, já pintou com cara de campeã!

Se eu falar aqui ” e tomara que seja com o Massa” os caras vão me crucificar.
Não faz mal, o cara merece e só não foi em 2008 por alguns metros apenas, e algumas cagadas da equipe, e depois, apareceu aquele caso da renault.

Td bem, estamos em 2010, e que os ventos de Mistral a impulsionem, e que a levem a vitória..
Que é um carro lindão isso é!!!!!

Marcelo
Marcelo
14 anos atrás

As apresentacoes serao parciais, as equipes grandes somente vao mostrar o pacote aerodinamico definitivo nos ultimos testes de pre-temporada ou na primeira prova do ano. Assim como a Ferrari fez, a maioria vai esconder os difusores duplos para evitar espionagem. Ja as 4 novas, se mostrarem um carro GP2 ja eh lucro !

Kamen Rider Black
Kamen Rider Black
14 anos atrás

A Ferrari está dizendo que o carro é “totalmente” diferente dos anteriores….acho meio “não sei o que falar, vou disparar essa”. Não acho que seja totalmente diferente, vejo a nova Ferrari como uma evolução mesmo do F60, obviamente inspirado na Red Bull do projetista Adrian Newey (aliás ao que tudo indica todas as equipes chegaram a um consenso já no meio do ano passado – de que o melhor carro do grid era a Red Bull e começaram a focar o design do carro a partir do desenho do Newey) portanto veremos muitos carros – senão a maioria, com influência da Red Bull 2009. Caberá ao Newey se quiser se manter no topo – inventar mais soluções aerodinâmicas no carro pra se sobressair ou voltar a ser mediana, porque todas vão levar a mentalidade aerodinâmica do Newey em seus respectivos carros. Voltando à Ferrari, é uma evolução e não um projeto novo. Projeto novo que muda totalmente da água pro vinho é o que vimos por exemplo da Ferrari de 2008 pra 2009, a McLaren de 2008-2009 ou então o exemplo mais claro a BMW de 2008 para 2009. Para mim está claro que a Ferrari pegou o F60, colocou no túnel de vento levando o desenho da Red Bull na mão e começou a divagar a partir deste cenário. Concluíram realmente que com o novo regulamento, é positivo por exemplo levantar mais o bico e, para dar uma sustentação legal em curvas, curvar em forma de “delta” tanto as laterais quando o topo do bico como a Red Bull fazia, fizeram isso também nas entradas de ar laterais e etc. Fizeram várias modificações na asa dianteira e traseira também. Para mim a nova Ferrari F10 é uma F60 que consegue cortar o ar com mais eficiência, e só! Tem nada de “revolucionário” aí, achei até conservador demais, esperem pra ver o que outras equipes tem a apresentar.

Edu Rodrigues
Edu Rodrigues
Reply to  Kamen Rider Black
14 anos atrás

Eu já achei exatamente o contrário. O carro parece ser totalmente novo mesmo.
No blog do Capelli tem uma foto comparativa.
Mudou o formato da asa dianteira, altura, comprimento, largura e formato superior do bico, localização do bico, tamanho da entrada de ar, sidepods, loclização do escapamento, tampa do motor, etc.
Isso tudo é só o que se pode ver por fora. Imagine por dentro…

Conrado Andrade
Conrado Andrade
Reply to  Kamen Rider Black
14 anos atrás

Gente, com todo o respeito, um carro não é só feito de carenagem. Nem a aerodinâmica.

Quando vc escuta de um engenheiro chefe que o carro é “totalmente novo”, mesmo se parecendo com o antigo, significa que mudanças estruturais tambem foram feitos. Só o chassis – parte chave pro sucesso do carro – deve ter sido completamente refeito, por conta do difusor duplo. Coisa que o projeto anterior não levava em consideração. A aerodinâmica, hoje em dia, é dos parâmetros que menos dá pra mecher. Portanto, usar a idéia do Adrian Newey, foi apenas uma pequena herança do que foi tirado do RB5 – achei a comparação um tanto leviana, por parte da imprensa. Mesmo assim, concordo com Edu Rodrigues, qndo diz que mudou uma porção de coisas na carenagem. Sem dúvida é um design mais agressivo que no ano passado.
abrs

Carlos
Carlos
14 anos atrás

Carro feio da porra! Já passou 1 ano e ainda não engulo essas novas asas dianteira e traseira.

Zaniboni
Zaniboni
14 anos atrás

Uma curiosidade. A Ferrari ainda tem patrocínio com a Marlboro?
Esses códigos de barra sobre o motor é uma mensagem subliminar da empresa, já q está proibida a propaganda de cigarros?
Espero ter essa dúvida desvendada

Pablo
Pablo
Reply to  Zaniboni
14 anos atrás

Sim. Pelo que eu andei lendo, o patrocínio iria até o final desta temporada.

wilbor
wilbor
14 anos atrás

Se quiserem ganhar corridas, vão ter que ter asas como a máquina desse cada aqui…

http://uolesporte.blog.uol.com.br/arch2010-01-24_2010-01-30.html#2010_01-28_14_38_11-10305746-0

J Pereira
J Pereira
14 anos atrás

O carro parece bem legal…mas o saco são esses banners que abrem no teu blog..bem no meio do texto e das fotos e que não consigo fechar.

Gabriel
Gabriel
14 anos atrás

Na imagem de cima da Ferrari só aparecem os penus dianteiros……. #photoshopfail

alex
alex
14 anos atrás

Como os carros estão disformes! A cada dia que passa estão mais feios, as laterais mais achatadas, o bico gigante e desproporcional. No quesito estético (que não vale muito, é verdade) são aberrações.
Saudades dos fantásticos carros-asa, na minha opinião, os mais bonitos em todos os tempos.

Formiga
Formiga
14 anos atrás

Gola tem alguma informção de bastidor? Como está o relacionamento do Alonso com a equipe? O Raikonnen já encontrou o 4 olhos do Bourdais?

celio
celio
14 anos atrás

…tem cara de carro campeão…

Luciano
Luciano
14 anos atrás

Acho que a asa traseira menor é distorção da fotografia. Conforme a lente utilizada, ocorrem essas distorções, ainda mais que a F10 é um pouco mais comprida que a F60. E tb pode ser uma forma das outras equipes não conseguirem ter parâmetros a partir da foto.

Humberto Toscano
Humberto Toscano
14 anos atrás

Pelo andar da carruagem, todos o F1 serão clones da Red Bull Racing.

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
14 anos atrás

Não se esqueça de mencionar o ano de 2008 entre os desastres da Ferrari. Tinham o titulo nas mãos e perderam.

Saga
Saga
14 anos atrás

apareceram umas fotos da Williams…
tambem copiou a Red Bull de 2009 hehehehe
todos beberam da mesma fonte…

José Renato
José Renato
14 anos atrás

Parece muito com o do ano passado, o da Red Bull é claro. Não passou confiança não!!!!!! Não sei porque?????

R.CASAGRANDE
R.CASAGRANDE
14 anos atrás

Acho que 2010 para a Ferrari vai ser um fiasco igual ao de 2009. Com McLaren e Mercedes no mundial, tenho a impressão que a Ferrari vai ser mera coadjuvante.

Fernando Horta
Fernando Horta
14 anos atrás

E a Williams fez o shakedown do FW-32 hoje, nas mãos do novo Nico. Tem foto e matéria no site autosport.com

Daqui a pouco começa a chiadeira dizendo que o Rubens foi preterido de novo, que é segundo piloto, bla bla bla

Lucius
Lucius
14 anos atrás

Para quem teve um piloto gravemente acidentado e dois pilotos reservas que só passaram vergonha, terminar em 4º no campeonato foi muito é bom.

EdisPJ
EdisPJ
14 anos atrás

http://www.oconsumidoremdebate.blogspot.com

O que me chamou a atenção foi o escapamento, colocado bem mais à frente do que no modelo anterior e com a saida mais ‘curta’. Deve ser uma ‘releitura’ ou um estudo para as atuais circunstâncias e especificações do regulamento…

Rodrigo Meira - Niterói RJ
Rodrigo Meira - Niterói RJ
14 anos atrás

A Williams flagrada pela Autosport vai ser o carro mais bonito do GRID como em 2009.

Anotem!

claudio (xina)lemos
claudio (xina)lemos
14 anos atrás

Caro flavinho, boa tarde,
1- Como o schumacher vai ser afetado pela ausência da parada de reabastecimento, uma vez que a maioria das corridas que ganhou foram pelo bom uso da estratégia de fazer otimas voltas de tanque vazio.
2 – E os outros pilotos???
3 – Quem leva vantagem com isto? Seria o massa talvez o melhor piloto em voltas lançadas (nos treinos)?
Não ouvi comentários sobre estes pontos. Desculpe o off tópic.
A ferrari mesmo com mais brancos do que devia ficou linda.

Eduardo
Eduardo
14 anos atrás
pablo
pablo
14 anos atrás

Achei engraçado o comentário do @grandepremio no twitter chamando a Ferrari de Red Bull Vermelha. Quase um pleonasmo, afinal a Red Bull, como o próprio nome diz, é vermelha.
Então a Ferrari é o Touro Vermelho Vermelho?

Leandro
14 anos atrás

Será que este ano vai?

Enio
Enio
14 anos atrás

Seria o “RED LITLE HORSE”
abçs

Daniel Médici
14 anos atrás

Pois é, Ferrari é Ferrari. E vice-versa.

Dú
14 anos atrás

Que venham os treinos.

Fabiano
Fabiano
14 anos atrás

O angulo das fotos é bem diferente um do outro, mesmo não parecendo… tudo isso para “despistar” olheiros de outras equipes…

Uma das coisas que notei de diferente, é o centro de gravidade do carro, a dianteira é bem mais compria que a antiga, e mais alta também !!!, não só pela semelhança com a RBR, mas só olhar os braços da suspenção que dá pra ver nitidamente o angulo bem mais acentuado…

Outra coisa é a traseira mais “encorpada”, culpa da “caixa d agua” pra gasolina…

Julio Cesar Ruthes
Julio Cesar Ruthes
14 anos atrás

Flávio Gomes, já que você tocou no assunto, aproveito para perguntar: depois do difusor em 2009, quem, ou o quê, pode ser o bode expiatório para quem não conseguir bons resultados neste ano (principalmente as grandes equipes)?

Georgy Diniz
Georgy Diniz
14 anos atrás

Acho que além da “asa traseira” e da “cópia” do modelo Red Bul, o que mais mudou foi a relação do carro. Bico mais fino e alongado… Cockpit mais para frente (ou para trás, depende do ponto de vista ¬¬) e com ctz as mudanças de assoalho, que fizeram que a primeira parte do campeonato fosse perdido para todas as escuderias (exceto Brawn)! O que da para ver de impressionante é que nessa nova leitura de carro, não há nada parecido com o modelo do ano passado. E isso deve realmente ser para todas as equipes:

– renault e o “caminhão” que tinham desenvolvido deve ficar mais fino, leve, arrojado… (aquele bico é o maior mico de aerodinaica do mundo !!!)

– toro rosso deve vir no pé da Red Bul mas com o desenho mais “perigoso” do projeto (8 ou 80)

– Sauber deve vir mais delineada (carrinho reto… parecia japones….)

– as novatas, com ctz com carros protótipos… (elas tem muito que aprender, e não desennhar pelo paint…)

– mclaren deve apenas evoluir o carro, pois o final de ano foi deles…. (não devem arriscar tanto)

– e a willians de nosso Rubinho? ta com uma cara de “Honda” isso….

Mas sei que vai ser um ano divertido… Aumentara as barberagens, as quebras e os projetos de pilotos como Hamilton, Button, Vettel e outros que não sabem cuidar de um pneu ou de um motor….

José Brabham
José Brabham
14 anos atrás

Pelo menos no quesito estética a F10 bate a F60 de 10 a 0 (excetuando-se claro os cocozin do banco espanhol). Veremos se será realmente bela (= vencedora).