F10
EM ALGUM CANTO (em trânsito) – A Ferrari mostrou seu carro novo hoje de manhã. Segundo o Grande Prêmio, com forte inspiração no modelo da Red Bull do ano passado. Lá no site tem um “fotoshow” com imagens bem legais. Escolhi essa aí com a comparação, de frente, ente o novo modelo, chamado de F10, e o último, a F60. Esconderam o difusor, o que é engraçado. Ah, é claro que a de cima é a nova, com os patrocínios do Santander e muito mais branco na pintura do que de costume.
Bom, Ferrari é Ferrari. A dupla é forte e acho difícil que se repita um ano desastroso como foi 2009. A ver.
Olá Flávio, tudo bem? vc sabe me dizer o que é aquela parte que é uma espécie de continuação da parte acima da cabeça do piloto, na cor preta no carro da Ferrari e que apareceu em todas as fotos?
Abs,
Mauricio Godoi
A VELA RASTREANTE FAZ 4 ANOS, E VIROU A FORMULA UM DE PONTA CABEÇA, A FERRARI LUCROU 300 MI EM 2007/2008, BAGUNÇOU O CORETO EM 2009, EM 2010 O SCHUMI VOLTA COM O SEGREDO GARFADO NA FERRARI, A BRIGA VAI SER CRUEL……POSSO DOAR A VELA PLASMA AOS PERDEDORES, VER NO GOOGLE A PATENTE VENDIDA POR R$1,00,PARA SALVAR DO LIXO DO INPI ;
PESQUISAR ……..VELA PLASMA.
SER INVENTOR NO BRASIL,É O PIOR NEGÓCIO DO MUNDO, ..WWW.SIBCONTRATOS.BLIG.IG.COM.BR
A DKW 66 É A MÃE DA VELA,… MORREU NO BERÇO EXPLENDIDO.
Até que ficou bonito, mesmo com mais branco em relação aos anteriores. O que poderia ter saído de vez é esse código de barras ridículo.
Na foto esta Ferrari, está linda.
Agora, vamos ver se ela fica bonita, lá na pista de Monza!
Agora só falta o Alonso mostrar se é mesmo bom de braço, sem o Briatore pra lhe socorrer! O Domenicalli, deixou as coisas rolarem entre o Kimi e o Massa, sem interferências, tanto que perdeu o título de 2008, para o Hamilton, por uns pontinhos e muitas cagadas!
FG, vc está vivo?? Não estou acostumado com tanto tempo sem atualização no blog
Olha sei que a postagem e sobre a nova Ferrari mas por favor Flavio Gomes mande a dica do Concurso de Pintura do Meianov para a Maclaren por favor!
Chega a dar raiva todo ano a mesma cor no carro agora ficou mais bonito a F1 ainda teremos 4 carros prata tudo bem a Mercedes tem uma tradiçao em Cinza e Prata agora a Maclaren? poxa custa colocar uma cor diferente? nos treinos eles usam cada cor de pintura bacana vai falir se trocar a cor?colocar uma classica?
Tirando Ferrari e Mercedes as outras deveriam pelo menos trocar a pintura e que essa lendas tipo a cor influencia em algo tecnico nao colam
Certos carros de Formula 1 sao belos como a Lotus e conehcidos ate hoje a cor do carros sua pintura e sua identidade ea da Maclaren ja esta manjada e feia
e isso
A McLaren tá muito bonita, pra variar muito mais bonita que a Ferrari.
Sério mesmo!? Achei o carro mais feio dos últimos 5 anos esse da Mclaren…
Só tenho uma duvida… o motor da Ferrari estará em pé de igualdade ao motor Mercedes?
Achei bonito o carro… espero que tenha “chão”.
Acho legal a Ferrari sempre mostrar o carro nas tradicionais “tres vistas”… dessa forma fica muito facil fazer comparações.
Abraços
Imperador
Bom dia, Flavio. Apenas uma pequena correção. O nome da manobra do Schumacher é tunneau, pronuncia-se “tunô”. E acho que aquela Mercedes não tem downforce suficiente para realizá-la. Abraço.
n sei pq vcs estao assustados com a pintura branca, até 2006 as asas eram brancas…só voltou ao normal
concordo contigo Felipe, até 2006, havia pintura branca… é questão de se acostumar, no final da temporada a Marlboro deve sair e a pintura deve mudar de novo
Espero que entrem bem no campeonato esse ano… mas a pintura está feia, a de 2009 é infinitamente mais bonita.
Certamente a pintura respeitaa o “manual de identidade da marca” do Banco patrocinador… e pode ter certeza que esse “respeito a marca”… rendeu algumas dezenas de milhões de dolares a mais para a Ferrari.
Concordo contigo… ainda vai demorar um tempinho para nos acostumar com as partes brancas do carro.
Abraço
Imperador
Fala FG, tudo blz? e na maior cidade do mundo começou a chover de novo, mas tudo segue o barco, cara muito linda essa Ferrari do ano que vem, gostei e em é novidade a Ferrari ter detalhes brancos lembro de uma nos anos 90 que tinha uma faixa branca nas tampas do motor e nas laterais do carro, mas isso é um mero detalhe, agora que é a cara do boi vermelho do ano passado há isso é, até porque é o carro a ser copiado, pois a Brawn levou o titulopor causa da vantagem aberta por Buton no começo do ano pois a que se lembrar que o Vettel ficou na frente do Barrichello no fim do campeonato e sem duvida os bois vermelhos foram o melhor carro da metade em diante do campeonato, então écomum este ser copiado, ainda mais quando é um carro feito por um genio como Adrian Newey, e depois da cagada da Ferrari ano passado é melhor ir no mais seguro. Boa sorte para Massa e Fernandinho.
Sabe que lidera as 5 maiores bolsas de apostas ! ! ! Alonso e Hamilton….! ! !
Hamilton inclusive acho que ganha em 3 bolsas….
Mas o pessoal fala sempre IMPOSSIVEL saber com certeza quem vai ganhar…2010.Shumi esta em terceiro na maioria Massa em quarto…com Buton…
O pessoal aposta até oitavo lugar…Eu não APOSTO DINHEIRO por questão de principio religioso mas que é gostoso especular e tentar adivinhar isso é….
Sei não, me parece que vai ser uma outra tranqueira, vai dar trabalho para os pilotos.
galera,
Pra quem não viu, vale a pena ver: http://uolesporte.blog.uol.com.br/arch2010-01-24_2010-01-30.html
Se trata do novo comercial da mercedes com Schumaquer dando um loop, sensacional.
Abs
Marcio
Só quero que ande bem!
Nada se cria tudo se copia [2]
Fato, falta de criatividade! Mas vamos ver nos desempenhos.
Meu palpite é que esse ano não haverá espaço para as Ferrari, que serão coadjuvantes de Mercedes e Mclaren.
Ela vai brigar no 2º pelotão ao lado de RBR
Saudações alvinegras, ainda dolorido pela ultima cacetada.
Tenso!rs.
Orçamento de R$700 Milhoes em 2010 para copiar o carro da RBR? Nao me parece coisa boa isso. A RBR com certeza fará um carro melhorado para 2010, e dai? Como fica o Sr. Domenicalli fanfarão, vai copiar as mudanças tambem durante o campeonato? Achei ridicula a postura, e achei ridiculo o carro, feio pra burro, e alem do mais, nao é ‘o carro’ vencedor, copiaram o carro errado, deveriam ter copiado o carro da Brawn GP, ja que era para copiar.
Ferrari é ferrari, sempre bonitona!
Não tem jeito, já pintou com cara de campeã!
Se eu falar aqui ” e tomara que seja com o Massa” os caras vão me crucificar.
Não faz mal, o cara merece e só não foi em 2008 por alguns metros apenas, e algumas cagadas da equipe, e depois, apareceu aquele caso da renault.
Td bem, estamos em 2010, e que os ventos de Mistral a impulsionem, e que a levem a vitória..
Que é um carro lindão isso é!!!!!
As apresentacoes serao parciais, as equipes grandes somente vao mostrar o pacote aerodinamico definitivo nos ultimos testes de pre-temporada ou na primeira prova do ano. Assim como a Ferrari fez, a maioria vai esconder os difusores duplos para evitar espionagem. Ja as 4 novas, se mostrarem um carro GP2 ja eh lucro !
A Ferrari está dizendo que o carro é “totalmente” diferente dos anteriores….acho meio “não sei o que falar, vou disparar essa”. Não acho que seja totalmente diferente, vejo a nova Ferrari como uma evolução mesmo do F60, obviamente inspirado na Red Bull do projetista Adrian Newey (aliás ao que tudo indica todas as equipes chegaram a um consenso já no meio do ano passado – de que o melhor carro do grid era a Red Bull e começaram a focar o design do carro a partir do desenho do Newey) portanto veremos muitos carros – senão a maioria, com influência da Red Bull 2009. Caberá ao Newey se quiser se manter no topo – inventar mais soluções aerodinâmicas no carro pra se sobressair ou voltar a ser mediana, porque todas vão levar a mentalidade aerodinâmica do Newey em seus respectivos carros. Voltando à Ferrari, é uma evolução e não um projeto novo. Projeto novo que muda totalmente da água pro vinho é o que vimos por exemplo da Ferrari de 2008 pra 2009, a McLaren de 2008-2009 ou então o exemplo mais claro a BMW de 2008 para 2009. Para mim está claro que a Ferrari pegou o F60, colocou no túnel de vento levando o desenho da Red Bull na mão e começou a divagar a partir deste cenário. Concluíram realmente que com o novo regulamento, é positivo por exemplo levantar mais o bico e, para dar uma sustentação legal em curvas, curvar em forma de “delta” tanto as laterais quando o topo do bico como a Red Bull fazia, fizeram isso também nas entradas de ar laterais e etc. Fizeram várias modificações na asa dianteira e traseira também. Para mim a nova Ferrari F10 é uma F60 que consegue cortar o ar com mais eficiência, e só! Tem nada de “revolucionário” aí, achei até conservador demais, esperem pra ver o que outras equipes tem a apresentar.
Eu já achei exatamente o contrário. O carro parece ser totalmente novo mesmo.
No blog do Capelli tem uma foto comparativa.
Mudou o formato da asa dianteira, altura, comprimento, largura e formato superior do bico, localização do bico, tamanho da entrada de ar, sidepods, loclização do escapamento, tampa do motor, etc.
Isso tudo é só o que se pode ver por fora. Imagine por dentro…
Gente, com todo o respeito, um carro não é só feito de carenagem. Nem a aerodinâmica.
Quando vc escuta de um engenheiro chefe que o carro é “totalmente novo”, mesmo se parecendo com o antigo, significa que mudanças estruturais tambem foram feitos. Só o chassis – parte chave pro sucesso do carro – deve ter sido completamente refeito, por conta do difusor duplo. Coisa que o projeto anterior não levava em consideração. A aerodinâmica, hoje em dia, é dos parâmetros que menos dá pra mecher. Portanto, usar a idéia do Adrian Newey, foi apenas uma pequena herança do que foi tirado do RB5 – achei a comparação um tanto leviana, por parte da imprensa. Mesmo assim, concordo com Edu Rodrigues, qndo diz que mudou uma porção de coisas na carenagem. Sem dúvida é um design mais agressivo que no ano passado.
abrs
Carro feio da porra! Já passou 1 ano e ainda não engulo essas novas asas dianteira e traseira.
Uma curiosidade. A Ferrari ainda tem patrocínio com a Marlboro?
Esses códigos de barra sobre o motor é uma mensagem subliminar da empresa, já q está proibida a propaganda de cigarros?
Espero ter essa dúvida desvendada
Sim. Pelo que eu andei lendo, o patrocínio iria até o final desta temporada.
Se quiserem ganhar corridas, vão ter que ter asas como a máquina desse cada aqui…
http://uolesporte.blog.uol.com.br/arch2010-01-24_2010-01-30.html#2010_01-28_14_38_11-10305746-0
O carro parece bem legal…mas o saco são esses banners que abrem no teu blog..bem no meio do texto e das fotos e que não consigo fechar.
Na imagem de cima da Ferrari só aparecem os penus dianteiros……. #photoshopfail
Como os carros estão disformes! A cada dia que passa estão mais feios, as laterais mais achatadas, o bico gigante e desproporcional. No quesito estético (que não vale muito, é verdade) são aberrações.
Saudades dos fantásticos carros-asa, na minha opinião, os mais bonitos em todos os tempos.
Gola tem alguma informção de bastidor? Como está o relacionamento do Alonso com a equipe? O Raikonnen já encontrou o 4 olhos do Bourdais?
…tem cara de carro campeão…
Acho que a asa traseira menor é distorção da fotografia. Conforme a lente utilizada, ocorrem essas distorções, ainda mais que a F10 é um pouco mais comprida que a F60. E tb pode ser uma forma das outras equipes não conseguirem ter parâmetros a partir da foto.
Pelo andar da carruagem, todos o F1 serão clones da Red Bull Racing.
Não se esqueça de mencionar o ano de 2008 entre os desastres da Ferrari. Tinham o titulo nas mãos e perderam.
apareceram umas fotos da Williams…
tambem copiou a Red Bull de 2009 hehehehe
todos beberam da mesma fonte…
Parece muito com o do ano passado, o da Red Bull é claro. Não passou confiança não!!!!!! Não sei porque?????
Acho que 2010 para a Ferrari vai ser um fiasco igual ao de 2009. Com McLaren e Mercedes no mundial, tenho a impressão que a Ferrari vai ser mera coadjuvante.
E a Williams fez o shakedown do FW-32 hoje, nas mãos do novo Nico. Tem foto e matéria no site autosport.com
Daqui a pouco começa a chiadeira dizendo que o Rubens foi preterido de novo, que é segundo piloto, bla bla bla
Para quem teve um piloto gravemente acidentado e dois pilotos reservas que só passaram vergonha, terminar em 4º no campeonato foi muito é bom.
http://www.oconsumidoremdebate.blogspot.com
O que me chamou a atenção foi o escapamento, colocado bem mais à frente do que no modelo anterior e com a saida mais ‘curta’. Deve ser uma ‘releitura’ ou um estudo para as atuais circunstâncias e especificações do regulamento…
A Williams flagrada pela Autosport vai ser o carro mais bonito do GRID como em 2009.
Anotem!
Caro flavinho, boa tarde,
1- Como o schumacher vai ser afetado pela ausência da parada de reabastecimento, uma vez que a maioria das corridas que ganhou foram pelo bom uso da estratégia de fazer otimas voltas de tanque vazio.
2 – E os outros pilotos???
3 – Quem leva vantagem com isto? Seria o massa talvez o melhor piloto em voltas lançadas (nos treinos)?
Não ouvi comentários sobre estes pontos. Desculpe o off tópic.
A ferrari mesmo com mais brancos do que devia ficou linda.
Nova Williams!!!
http://www.autosport.com/news/report.php/id/81104
Achei engraçado o comentário do @grandepremio no twitter chamando a Ferrari de Red Bull Vermelha. Quase um pleonasmo, afinal a Red Bull, como o próprio nome diz, é vermelha.
Então a Ferrari é o Touro Vermelho Vermelho?
Será que este ano vai?
Seria o “RED LITLE HORSE”
abçs
Pois é, Ferrari é Ferrari. E vice-versa.
Que venham os treinos.
O angulo das fotos é bem diferente um do outro, mesmo não parecendo… tudo isso para “despistar” olheiros de outras equipes…
Uma das coisas que notei de diferente, é o centro de gravidade do carro, a dianteira é bem mais compria que a antiga, e mais alta também !!!, não só pela semelhança com a RBR, mas só olhar os braços da suspenção que dá pra ver nitidamente o angulo bem mais acentuado…
Outra coisa é a traseira mais “encorpada”, culpa da “caixa d agua” pra gasolina…
Flávio Gomes, já que você tocou no assunto, aproveito para perguntar: depois do difusor em 2009, quem, ou o quê, pode ser o bode expiatório para quem não conseguir bons resultados neste ano (principalmente as grandes equipes)?
Acho que além da “asa traseira” e da “cópia” do modelo Red Bul, o que mais mudou foi a relação do carro. Bico mais fino e alongado… Cockpit mais para frente (ou para trás, depende do ponto de vista ¬¬) e com ctz as mudanças de assoalho, que fizeram que a primeira parte do campeonato fosse perdido para todas as escuderias (exceto Brawn)! O que da para ver de impressionante é que nessa nova leitura de carro, não há nada parecido com o modelo do ano passado. E isso deve realmente ser para todas as equipes:
– renault e o “caminhão” que tinham desenvolvido deve ficar mais fino, leve, arrojado… (aquele bico é o maior mico de aerodinaica do mundo !!!)
– toro rosso deve vir no pé da Red Bul mas com o desenho mais “perigoso” do projeto (8 ou 80)
– Sauber deve vir mais delineada (carrinho reto… parecia japones….)
– as novatas, com ctz com carros protótipos… (elas tem muito que aprender, e não desennhar pelo paint…)
– mclaren deve apenas evoluir o carro, pois o final de ano foi deles…. (não devem arriscar tanto)
– e a willians de nosso Rubinho? ta com uma cara de “Honda” isso….
Mas sei que vai ser um ano divertido… Aumentara as barberagens, as quebras e os projetos de pilotos como Hamilton, Button, Vettel e outros que não sabem cuidar de um pneu ou de um motor….
Pelo menos no quesito estética a F10 bate a F60 de 10 a 0 (excetuando-se claro os cocozin do banco espanhol). Veremos se será realmente bela (= vencedora).