Eu tenho o HOT WHEELS desta bagaça, é o MONZA 2+2 mesmo. Abç
Denis Freitas
14 anos atrás
É um monza 2+2 americano, fabricado entre meados de 75 e 80. Lá saia com um iron duke 4 clindros, V6 e um eventual V8 bem compacto, tinha também uma versão coupé, com traseira, mas que tinha apenas 2 farois redondos na dianteira. Este 2+2, hatch, tinha 4 faróis retangulares. Este provavelmente já sofreu uma intervenção e está com outros farois, emblemas, motor, etc…
Vi esse carro ele é daqui de Brasília. É um chevrolet monza… aquele dos anos 70, que não foi lançado no Brasil. Essa frente com certeza foi modificada. Não se trata de um carro clássico, mas até que ficou bonitinho…
Pessoal, por favor, lembrem-se: anos 70, o mundo não tinha sido dominado pela Peste Negra-cinza escura-prata… ele podia muito bem vir de fábrica assim, com essa pintura alegre.
Emerson Neves De Andrade
14 anos atrás
Monza USA: o nome não tem a ver com o automóvel criado para cá
O Monza americano era um cupê de pretensões esportivas, lançado pela GM nos Estados Unidos em 1975
Texto: Marcos Camargo Júnior
Fotos: Divulgação
(12-11-08) – Na década de 1970, o mercado norte-americano foi invadido por modelos pequenos, econômicos e de baixo custo. Poucos desses automóveis como o Ford Pinto e AMC Gremlim (tão feio quanto os monstrinhos do filme) sobreviveram ao tempo mas sua história é muito interessante como a do Chevrolet Monza, o americano. Vale a pena explicar pois o leitor não deve confundir com o modelo brasileiro, que tanto fez sucesso principalmente na década de 1980, com seu possante motor 2.0 litros.
O Monza americano era um cupê de pretensões esportivas, lançado pela GM nos Estados Unidos em 1975. Em resumo, era um carro compacto, simples, de motor pequeno, mas que atendia às expectativas do consumidor. Afinal, era confortável, muito bem acabado, e tinha ar congelante e câmbio automático.
A versão mais simples era equipada com motor quatro cilindros de 78 cavalos, 2.3 litros, que podia ter 87 cavalos com um carburador modificado, opcional. Havia também uma apimentada versão com motor V8 de 262 polegadas e 4.3 litros, que rendia parcos 110 cv. Exclusivamente na Califórnia, o Monza podia ser equipado com um V8 350, muito forte para a estrutura compacta do carrinho.
O design fez muito sucesso na época por conta dos duplos faróis retangulares, pára-choques e painel plástico para absorver impactos, e diversos itens que tornavam o Monza um dos carros mais seguros do seu tempo, em oposição aos gigantescos carros de outros segmentos, que ainda reinavam. A atualidade do projeto rendeu o título de Carro do Ano pela revista Motor Trend, em 1975.
Um dos maiores entusiastas da linha Monza e também dos seus irmãos Oldsmobile Starfire, Buick Skyhawk e Pontiac Sunbird é Marco Giglio, que mantém uma coleção com 21 modelos em Rochester, Nova York. Nos Estados Unidos o Monza é um carro que não tem valor comercial algum, mesmo em excelente estado de conservação. Em sua página da internet, Giglio conta a história e ocasião em que comprou cada um dos automóveis.
As vendas do Monza ajudaram a Chevrolet a se posicionar no mercado de carros subcompactos, que nunca foi tão forte nos Estados Unidos como no final da década de 1970. Com isso, a marca apostou em diversas versões como a Towne, que era um cupê de três volumes com teto de vinil e pneus faixa branca e a station wagon, de relativo sucesso.
Outra versão especial era o kit Spyder, sensação entre os mais jovens. O pacote de acabamento trazia spoilers, rodas com tala larga, relógios e volante esportivos, painel e acabamento diferenciados, farol com máscara negra e uma série de itens interessantes como a silhueta de uma aranha vermelha em tom vermelho fluorescente. Para não ficar só na embalagem, a versão Spyder poderia ter o motor V8 5.0 litros de 145 cavalos.
No final dos anos 1970, a novidade já perdia força, em um mercado sempre ávido por novos produtos. A linha Monza já perdia em índices de vendas e por isso a GM melhorou as opções de motores. Na versão básica, incorporou o motor “Iron Duke” 2.5 litros e 151 cavalos, e também trouxe duas opções de propulsor seis cilindros, um de 90 cv e outro, o 3.8 litros de 105 cavalos, que equipou o Omega (desta vez me refiro ao modelo australiano vendido no Brasil), sem alterações para o motor V8.
Segundo meu Camarada GOOGLE pesquise la que tem mais bom dia a todos…
Emerson Neves De Andrade
14 anos atrás
Pontiac,buick,monza americano..afinal pelos os blogueiros
deu monza americano tenho duvidas vou consultar no meu camarada gloogle?
Walter - Poa
14 anos atrás
Não há muito o que discutir.
No link do Mercado Livre, onde o carro é anunciado para venda por R$ 10.000,00 o dono informa que o mesmo tem 71.000 Km, quais as modificações feitas, o número aproximado de unidades existentes no Brasil e outros dados.
O carro está em Brasília e quem quiser comprá-lo, e só acessar o site (ou sítio) do Mercado Livre, se ainda não foi vendido!.
Abraços a todos e um bom 2010
Walter – Poa
Roberto Costa
14 anos atrás
A GM parece que nunca vendeu automóveis com a marca Opel nos Estados Unidos e nota-se claramente a gravatina na frente deste modelo.
Muller
14 anos atrás
Nunca vi um Monza 2+2 com farois redondos. Mas todo o resto dá a entender que é. Só não entendi ainda Esse painel abaixo do para-choque… parece que foi colocado depois… Será que o cara não consegui peça de Monza e resolveu reformar usando do Manta?
Lucas Neves
14 anos atrás
é um Chevrolet monza americano sim
esse modificado com o motor do opala saiu na edição 5 da revista opala e cia
Renanzito
14 anos atrás
Cruzaram Manta com Monza pelo visto. Essas milhas VW anos 90 e outros detalhes deixaram o carango meio xunning…
Ricardo Montero
14 anos atrás
Chevy Monza 2+2. Esse carro é lindo, era um derivado do Vega. Havia um em Santos quando eu era moleque, eu amava esse carro!
Renato
14 anos atrás
É um Chevrolet Monza dos EUA (ou uma réplica), e não um Opel Manta. Vejam o formato do capô, a grade e os faróis, embora estejam ligeiramente modificados.
O Monza americano tinha plataforma baseada na do Chevrolet Vega (plataforma H), enquanto que o Opel Manta era baseado no Ascona de primeira geração – a terceira geração (plataforma J), daria origem ao “nosso Monza”, ao Vauxhall Cavalier britânico e a diversos clones nos EUA (entre eles o Chevrolet Cavalier e o Cadillac Cimarron). Há ainda outras versões espalhadas pelo mundo.
O Opel Manta teve seu desenho fortemente inspirado no Monza americano, mas são carros distintos.
É um Monza 2+2 1975 feito pela Chevrolet nos Estados Unidos. Vejam a matéria em http://www2.uol.com.br/bestcars/ph2/206a.htm
Neste daí foi feita uma modificação com a colocação do motor do Opala 6cc.
equipe vemag
14 anos atrás
É um monza americano.
ronaldin
14 anos atrás
É vero!!!
é um opel manta, igual ao que foi campeão de rally em 81 snme…
essa janelinha traseira não deixa dizer que é um firebird.
Minha cabeça está fervendo aqui,afinal não tenho a memória do Mestre Joca.Em 1976 a GM americana lançou uma linha de compactos para conter a invasão nipônica,usando a mesma plataforma para as várias divisões de então.O único modelo que lembrei foi o Buick Skyhawk.No tag consta Chevrolet,e definitivamente não lembrei o nome nesta divisão.
O Tico e o Teco resolveram trabalhar e consegui lembrar mais detalhes.O ano de lançamento foi 1975 e na divisão Chevrolet o modelo foi batizado de Monza,na Pontiac era o Sunbird,a Oldsmobile o Starfire,além do Buick Skyhawk já citado.Tenho a revista Car and Driver da época,mas a preguiça pós-reveillon (tem hífen?) não me permitiu procurá-la.
É um Chevrolet Monza americano. Não tem nada a ver com o monza Brasileiro, ou seus irmãos europeus ou o Cavalier
Americano. E vinha com motor 4 cilindro ou V8 .
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Eu tenho o HOT WHEELS desta bagaça, é o MONZA 2+2 mesmo. Abç
É um monza 2+2 americano, fabricado entre meados de 75 e 80. Lá saia com um iron duke 4 clindros, V6 e um eventual V8 bem compacto, tinha também uma versão coupé, com traseira, mas que tinha apenas 2 farois redondos na dianteira. Este 2+2, hatch, tinha 4 faróis retangulares. Este provavelmente já sofreu uma intervenção e está com outros farois, emblemas, motor, etc…
Quer comprar? Está vendendo:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-126395442-reliquia-_JM
é o Monza americano. Nada a ver c/ o nosso.
Opel Manta.
Monza cupê 2+2
Não sei.
Espero ter ajudado…..
este é um Monza americano com mecanica V6
ADAMO??????????
Me lembro de ter visto algo parecido em um dos episódios das panteras (Charlie Angel’s) nos anos 70, eu não perdia nenhum episódio.
MONZA Americano.
Vi esse carro ele é daqui de Brasília. É um chevrolet monza… aquele dos anos 70, que não foi lançado no Brasil. Essa frente com certeza foi modificada. Não se trata de um carro clássico, mas até que ficou bonitinho…
Puma GTB ou Sta Matilde com frente modificada
mamae…..
Facil, Opel Manta GTE
Qual o e-mail atual do Flávio Gomes?
Pessoal, por favor, lembrem-se: anos 70, o mundo não tinha sido dominado pela Peste Negra-cinza escura-prata… ele podia muito bem vir de fábrica assim, com essa pintura alegre.
Monza USA: o nome não tem a ver com o automóvel criado para cá
O Monza americano era um cupê de pretensões esportivas, lançado pela GM nos Estados Unidos em 1975
Texto: Marcos Camargo Júnior
Fotos: Divulgação
(12-11-08) – Na década de 1970, o mercado norte-americano foi invadido por modelos pequenos, econômicos e de baixo custo. Poucos desses automóveis como o Ford Pinto e AMC Gremlim (tão feio quanto os monstrinhos do filme) sobreviveram ao tempo mas sua história é muito interessante como a do Chevrolet Monza, o americano. Vale a pena explicar pois o leitor não deve confundir com o modelo brasileiro, que tanto fez sucesso principalmente na década de 1980, com seu possante motor 2.0 litros.
O Monza americano era um cupê de pretensões esportivas, lançado pela GM nos Estados Unidos em 1975. Em resumo, era um carro compacto, simples, de motor pequeno, mas que atendia às expectativas do consumidor. Afinal, era confortável, muito bem acabado, e tinha ar congelante e câmbio automático.
A versão mais simples era equipada com motor quatro cilindros de 78 cavalos, 2.3 litros, que podia ter 87 cavalos com um carburador modificado, opcional. Havia também uma apimentada versão com motor V8 de 262 polegadas e 4.3 litros, que rendia parcos 110 cv. Exclusivamente na Califórnia, o Monza podia ser equipado com um V8 350, muito forte para a estrutura compacta do carrinho.
O design fez muito sucesso na época por conta dos duplos faróis retangulares, pára-choques e painel plástico para absorver impactos, e diversos itens que tornavam o Monza um dos carros mais seguros do seu tempo, em oposição aos gigantescos carros de outros segmentos, que ainda reinavam. A atualidade do projeto rendeu o título de Carro do Ano pela revista Motor Trend, em 1975.
Um dos maiores entusiastas da linha Monza e também dos seus irmãos Oldsmobile Starfire, Buick Skyhawk e Pontiac Sunbird é Marco Giglio, que mantém uma coleção com 21 modelos em Rochester, Nova York. Nos Estados Unidos o Monza é um carro que não tem valor comercial algum, mesmo em excelente estado de conservação. Em sua página da internet, Giglio conta a história e ocasião em que comprou cada um dos automóveis.
As vendas do Monza ajudaram a Chevrolet a se posicionar no mercado de carros subcompactos, que nunca foi tão forte nos Estados Unidos como no final da década de 1970. Com isso, a marca apostou em diversas versões como a Towne, que era um cupê de três volumes com teto de vinil e pneus faixa branca e a station wagon, de relativo sucesso.
Outra versão especial era o kit Spyder, sensação entre os mais jovens. O pacote de acabamento trazia spoilers, rodas com tala larga, relógios e volante esportivos, painel e acabamento diferenciados, farol com máscara negra e uma série de itens interessantes como a silhueta de uma aranha vermelha em tom vermelho fluorescente. Para não ficar só na embalagem, a versão Spyder poderia ter o motor V8 5.0 litros de 145 cavalos.
No final dos anos 1970, a novidade já perdia força, em um mercado sempre ávido por novos produtos. A linha Monza já perdia em índices de vendas e por isso a GM melhorou as opções de motores. Na versão básica, incorporou o motor “Iron Duke” 2.5 litros e 151 cavalos, e também trouxe duas opções de propulsor seis cilindros, um de 90 cv e outro, o 3.8 litros de 105 cavalos, que equipou o Omega (desta vez me refiro ao modelo australiano vendido no Brasil), sem alterações para o motor V8.
Segundo meu Camarada GOOGLE pesquise la que tem mais bom dia a todos…
Pontiac,buick,monza americano..afinal pelos os blogueiros
deu monza americano tenho duvidas vou consultar no meu camarada gloogle?
Não há muito o que discutir.
No link do Mercado Livre, onde o carro é anunciado para venda por R$ 10.000,00 o dono informa que o mesmo tem 71.000 Km, quais as modificações feitas, o número aproximado de unidades existentes no Brasil e outros dados.
O carro está em Brasília e quem quiser comprá-lo, e só acessar o site (ou sítio) do Mercado Livre, se ainda não foi vendido!.
Abraços a todos e um bom 2010
Walter – Poa
A GM parece que nunca vendeu automóveis com a marca Opel nos Estados Unidos e nota-se claramente a gravatina na frente deste modelo.
Nunca vi um Monza 2+2 com farois redondos. Mas todo o resto dá a entender que é. Só não entendi ainda Esse painel abaixo do para-choque… parece que foi colocado depois… Será que o cara não consegui peça de Monza e resolveu reformar usando do Manta?
é um Chevrolet monza americano sim
esse modificado com o motor do opala saiu na edição 5 da revista opala e cia
Cruzaram Manta com Monza pelo visto. Essas milhas VW anos 90 e outros detalhes deixaram o carango meio xunning…
Chevy Monza 2+2. Esse carro é lindo, era um derivado do Vega. Havia um em Santos quando eu era moleque, eu amava esse carro!
É um Chevrolet Monza dos EUA (ou uma réplica), e não um Opel Manta. Vejam o formato do capô, a grade e os faróis, embora estejam ligeiramente modificados.
O Monza americano tinha plataforma baseada na do Chevrolet Vega (plataforma H), enquanto que o Opel Manta era baseado no Ascona de primeira geração – a terceira geração (plataforma J), daria origem ao “nosso Monza”, ao Vauxhall Cavalier britânico e a diversos clones nos EUA (entre eles o Chevrolet Cavalier e o Cadillac Cimarron). Há ainda outras versões espalhadas pelo mundo.
O Opel Manta teve seu desenho fortemente inspirado no Monza americano, mas são carros distintos.
Essa foi fácil: Opel Manta. Este carro inclusive chegou a participar do WRC quando ele se chamava Grupo B.
Parece uma cruza de Manta de segunda geração com Monza americano. Maldito thuching!
Visitem http://ostalgiebrasil.blogspot.com/
É um Monza 2+2 1975 feito pela Chevrolet nos Estados Unidos. Vejam a matéria em http://www2.uol.com.br/bestcars/ph2/206a.htm
Neste daí foi feita uma modificação com a colocação do motor do Opala 6cc.
É um monza americano.
É vero!!!
é um opel manta, igual ao que foi campeão de rally em 81 snme…
essa janelinha traseira não deixa dizer que é um firebird.
Parece um pontiac…
um trans am ou um firebird…
Opel Manta, mas seria uma versão da Irmcher?
Olhando melhor… é um Monza 2+2 norte americano…. http://www.reumatismocarclub.com.br/fotos/Materia_6/Monza%2075%202+2%20b%20edit.jpg
Esse é um opel Manta 1980
Um SM modificado? Porque os neblinas da frente são iguais aos do Gol GTS 92 e as linhas laterais lembram bastante um SM…
É UM MONZA AMERICANO, PROVAVELMENTE V8. É MEU PALPITE =]
É um Chevrolet Monza norte-americano, dos anos 70. Sei de um azul em SP.
Um link que busquei na santa Wikipedia com fotos: http://en.wikipedia.org/wiki/Chevrolet_Monza
Lembra realmente o Opel Manta http://www.sloterminimodels.com/images/productos/93_opel-Manta_mobile.jpg
Tem cara de Manta…
Mas está muito xunado, tem mais fotos ???
Chevrolet Monza norte-americano , aqui…. http://forums.justcommodores.com.au/attachments/miscellaneous/63740d1241617009-chevrolet-monza-monzafinished-5.jpg
Não quero comprar não! Meu negocio é Auto Union.
Opel Manta B, entre o fim dos 70 e começo dos 80.
Tem isso no Brasil?
Louco para comprar??? Essa eu não sabia… se ele comprar isso ai eu saio de casa hahaha
já que estamos na sessão “procuro para comprar” eu estou a procura deste toyota corolla http://carphotos.cardomain.com/ride_images/1/3031/3081/7576540073_large.jpg
reparem que ele não é sedan
será que encontro em algum lugar?
Com certeza: Monza americano.
Minha cabeça está fervendo aqui,afinal não tenho a memória do Mestre Joca.Em 1976 a GM americana lançou uma linha de compactos para conter a invasão nipônica,usando a mesma plataforma para as várias divisões de então.O único modelo que lembrei foi o Buick Skyhawk.No tag consta Chevrolet,e definitivamente não lembrei o nome nesta divisão.
O Tico e o Teco resolveram trabalhar e consegui lembrar mais detalhes.O ano de lançamento foi 1975 e na divisão Chevrolet o modelo foi batizado de Monza,na Pontiac era o Sunbird,a Oldsmobile o Starfire,além do Buick Skyhawk já citado.Tenho a revista Car and Driver da época,mas a preguiça pós-reveillon (tem hífen?) não me permitiu procurá-la.
Pontiac Transam? Sei lá o que é, mas é bonito.
BUICK LE MANS…OR SKYLARK.1978.VERSÃO GT……..
É um Chevrolet Monza americano. Não tem nada a ver com o monza Brasileiro, ou seus irmãos europeus ou o Cavalier
Americano. E vinha com motor 4 cilindro ou V8 .
Acho que é um Chevrolet Monza americano…
1980.
=D