MENU

terça-feira, 5 de janeiro de 2010 - 15:02F-1

INDULTO DE ANO NOVO

SÃO PAULO (xi, choveu) – E não é que um tribunal parisiense livrou Flavio Briatore do banimento imposto pela FIA? É direito dele procurar a Justiça, claro, e lutar por aquilo que acha que merece. Mas não gosto muito de ver a Justiça Comum se metendo em assuntos esportivos. De qualquer forma, é assim que funciona. E Briatore pode voltar aos autódromos, desde que alguém lhe arrume uma credencial. Porque se é verdade que ele conseguiu reverter a proibição, também o é que a FIA tem todo o direito de não emitir credenciais em seu nome se ele não tiver função alguma em lugar nenhum. Convites de empresas, porém, podem ser feitos. VIP, sacumé?

Não sei muito bem o que Briatore teria a fazer num autódromo hoje. Mas, livre do banimento, pode continuar no negócio, se quiser. Comprando um time, por exemplo, ou se tornando sócio. Aí, a FIA seria obrigada a credenciá-lo. Vamos ver qual será a reação do presidente Jean Todt.

Os três condenados pelo escândalo de Cingapura, de qualquer forma, continuam pagando pelo que fizeram. Pat Symonds desapareceu, Nelsinho não arruma lugar para correr e Briatore, mesmo livre da punição da FIA, não é exatamente um convidado bem-vindo em qualquer paddock. Além disso, seus nomes estão eternamente manchados pelo que fizeram.

81 comentários

  1. Fabiano Lacerda disse:

    Se quem participa da F1 boicotar o cara,não adianta conceder indulto de ano novo,de páscoa ou de natal,o cara vai ficar a ver navios. Se depois de tudo isso,alguém aceita trabalhar,se associar com o sujeito,fica claro que a picaretagem é regra,e não excessão…

  2. evandro garcia disse:

    se o tribunal de Paris não vê argumentos legais para a FIA ter banido o Briatore então o ditado de que a justiça é cega realmente lhes cai como uma luva!!!! pensei que só aqui é que acontecia estas coisas,a justiça comum se metendo em assuntos esportivos,virou onda,agora todo mundo vai poder fazer o que quizer,pois a FIA pune,os cara vão lá entran com processo no bendito tribunal de Paris,e tudo certo eles dão ganho de causa aos culpados alegando que a FIA e seu regulamento não tem base legal para punir o transgressor…….. voçês vão ver o bacanal que vai se formar daqui para a frente na formula 1!!!!!

  3. wilson costa disse:

    Não tenho procuração do briatore para defende-lo. Também nao morro de amores por ele, mas não sejamos hipócritas. Dentro da F1 já foi cometido coisa pior e acabou em nada (ou acreditam inguamente que a mclaren pagou aquela suposta multa em 2007??) a Ferrari já fez várias vezes de passar por cima do regulamento, nunca ficou comprovado oficialmente, mas que sempre fizeram umas maracutaiazinhas, ah! isso fizeram. Quem eh a FIA para num colegiado de pessoas com seus 80/90/100 anos com cargos vitalicios e vivendo nababescamente sem um julgamento justo com direito a recursos, testemunhas e outros meios para determinar o afastamento eterno de alguem no esporte? Quem aqui se tivesse estado no lugar do Briatore deixaria isso assim? O mosley não gostou que pegaram ele naquelas fotos pouco queridas e tratou de ir atrás de quem ele imaginou estar querendo derrubá-lo que eram ron dennis, briatore e mais alguns. O ron dennis teve que se afastar um pouco pra nao se queimar mais com o mosley, e o Briatore foi o bode expiatório. Tudo politicagem.
    Ele errou? quem pode afirmar com certeza? ele é santo? não, mas não é o unico diabo por aí. O schumacher jogou sujo uns quator campeonatos e muita gente o acha o máximo. Nelsinho deveria é ter posto a boca no trombone na época e não depois quando a casa dele caiu.

  4. Álvaro disse:

    Mike, você não entende deste assunto. Massa é apenas um piloto mediano, e no Brasil depende muito das patriotadas de Galvão Bueno para iludir espectadores que sustentem suas cotas de patrocínio no negócio F1 da TVGlobo. Além disso, você parece ter esquecido que ele mostrou ser desleal com fechadas na pista e não anda sob chuva. Muito diferente de Alonso, que com seu talento fez o alemão se aposentar…

    • Mike disse:

      Álvaro, não disse que Massa é melhor que o Alonso. Só disse que o Alonso nunca foi um cara fácil de lidar como companheiro de equipe, Hamilton e o próprio Nelsinho que o digam. Na minha opinião, em outra equipe Massa poderá obter melhores resultados (Alonso vai querer ser o novo Schumacher na Ferrai), afinal, mesmo ele (Massa) não sendo um gênio, está longe de ser ruim (bater Raikkonnen em 2008 foi uma prova, mesmo com a aparente desmotivação do finlandês). Sobre o escroto do GB, concordo totalmente.

      PS: acompanho a F1 desde 1983/84. Vi dois títulos do Piquet, os três do Senna, os sete do Schumacher e o bi do Alonso. Então acho que devo ter aprendido um pouco.

  5. Tarcisio disse:

    Concordo que Massa pode procurar outra equipe!

    Alonso vai lhe tomar a Ferrari que, desde 2007 é de Massa e dos Todt.

    Quanto a Briatore, não será qualquer equipe ou piloto que o desejará por perto, talvez Briatore vire um chefe ou sócio de equipe, para poder vender bancos em carros para gerenciar seus pilotos.

  6. Marcio Bastos disse:

    Vamos ter que ver esse Mafioso FDP até quando? O cara é um grande trambiqueiro, mal-carater, ladrão, desonesto e mais 756 adjetivos….. Essa justiça está uma merda total em todos os países!!!!!!!!!!!

  7. Eric disse:

    NÃO SEJAMOS HIPÓCRITAS!

    O cara fez uma lambancinha muito pequena perto de outras monstruosas que acontecem por debaixo dos panos e agent enum fica nem sabendo…e tem mais: foi muito louco!

    Nem sou fã do Alonso e detesto a Renault, mas adorei ver eles ganhando a parada naquela que foi a primeira corrida noturna da historia! O Briatore é genial! Já que a F1 é um negócio, um entretenimento e POR ULTIMO – beeeem por ultimo – um esporte (segundo palavras do “professor” Senna) ele fez o que seria vital pra sobrevivencia da equipe (ganhou muitos patrocinios com essa vitoria) e pra categoria (que so tem tido corridas chatas de carros que num se ultrapassam e nem fazem mais punkices!)
    Benditos sejam esses malucos vigaristas – Briatore, Schumacher, Jean Todt, Ros Brawn, Alain Prost, MANSEEEELLL!!!! – senão a bagassa ia ser monótona até a vaca tossir nas cores do arco-íris!

    E quem achou que essa punição não ia acabar em pizza: favor crescer e prestar mais atenção: MassaVsHamilton / SennaVsProst / PiquetVsMansell / etc…vários exemplos de punições e despunições embananadas pra acalmar os animos de todo mundo e favorecer os que fazem do Circo o show que ele é!

    E que venha 2010 – o melhor ano da história da F1 dos ultimos tempos!

  8. Mike disse:

    Se Briatore é o Don Corleone, Alonso pelo jeito é Intocável. Esteve envolvido em dois escândalos em dois anos e novamente escapou intocado.
    Massa vai precisar de nervos de aço, sangue frio e muito jogo de cintura neste ano, e poderia até ir procurando uma vaga em outra equipe de ponta pois dividir mesmo o motorhome com o Don Fernando não é fácil.

  9. Clenio A. Vilela disse:

    O Briatore conseguiu no STF: Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa votaram a favor.

  10. jmbneto disse:

    Pessoal não acho certo o que fizeram, mas sabe-se o que acontece com os x9 da vida, o bocudo do Pai foi abrir a boca pensando que livrava o filho, silas, e vou falar mais uma vez, ufa, piquet filho nunca teve talento, o bichinho é ruim mesmo, ele ta mais é pra ser modelo do que piloto, aliás jeitinho ele tem.

  11. rosemeyer disse:

    Imagino o tamanho da briga nos bastidores.Cachorrada de grande porte se degladiando. Vamos ver quantos podres ainda vão aparecer.A familia Piquet,tem uma arrogancia nata,poder e dinheiro,mas Briatore me parece um daqueles mafiosos altamente rankeados.Pena ,que talvez respingue ate no Pedro Piquet,que daqui a pouco poderia começar carreira internacional.

  12. alberto disse:

    essa é pra fechar o ano da França no Brasil. Os franceses finalmente aprenderam conosco a doce arte da maracutaia. Já estamos exportando nosso know-how de como fazer cambalacho. Agora podemos até cobrar royalties sobre nosso conhecimento sobre o assunto “impunidade”. Agora só falta pegarem o Briatore, da Riviera francesa, com um monte de Euros na sua sunguinha verde limão e ele dizer que era pra comprar uma barraca de sorvete e como ele também não usa pasta, resolveu guardar o seu rico dinheirinho em suas reentrâncias corpóreas… A propósito… o Lula quer comprar os aviões franceses, masi caros e menos recomendados pela aeronáutica. Viva a impunidade…

  13. Daniel disse:

    Só o Alonso que também estava envolvido não foi punido e ninguém fala nada.

  14. Cesar disse:

    Como já disse no blog do Victal, só faltava essa, alem do alemão Dick Vigarista voltar para a formula um, agora tb o Briatore, só falta ele voltar como chefe da equipe Mercedes, ai a dupla de trapaceiros estará completa, o que o dinheiro não faz?

  15. Marcelo Cruz disse:

    O Nelson pai ferrou com a carreira do filho, agora podemos ver, pode até não ter sido a intenção dele, mas acho que se não fosse esse escândalo, apesar de ter sido demitido, já teria um lugar para correr na Fórmula 1.

  16. José Benedito V. Libório disse:

    Bem, Flávio e leitores, ele pelo menos poderia pagar uma cestas básicas, milhares delas, para algum país da África.
    Ficaria tão ridículo como mas…
    Vamos lá! Seguimos a impunidade habitual. Pq a gente se assusta?

  17. Yuri Abdo disse:

    Sem querer comparar, até porque não caberia, mas o Michael Schumacher ganhou título batendo no Hill (Briatore estava lá, lembram?) e aprontou outras durante a sua vitoriosa carreira… mas sempre ficou a impressão de que o mundo fazia vistas grossas…

  18. Gilberto Guimaraes disse:

    Lembro que se o Nelsinho não sofresse tanto com cobrança para ser igual ao super pai campeão, nada disso teria acontecido.

  19. José Carlos disse:

    O que você tem contra o Briatore? Na minha opinião ele apenas foi mais um espertalhão que se aproveitou do mau-caratismo do Piquet para tirar proveito. Se o Piquet fosse sério e honrado e se recusasse a fazer a patifaria que fez, com certeza o Briatore nem sairia nas colunas esportivas.
    Acho que, se o assunto é tão doloroso para os amantes da F1, se alguém falar e classificar o Briatore como canalhão, tem que falar do Neson Piquet Filho também, ou será que sua opinião tem dois pesos e duas medidas? Gosto muito de você Flávio mas não se esqueça que este assunto é um só para os dois, e pau que bate em Chico bate em Francisco também.

  20. Beto Ique disse:

    E como é a Justiça. O principal beneficiado com a armação acabou sendo condenado a pilotar uma Ferrari!!!

  21. Interessante a questão colocada por você, Flávio, sobre a Justiça Desportiva e a comum.

    Nos outros países não sei como é, mas no Brasil, é o que deveria acontecer, pois está previsto na Constituição que é cabível ajuizar ações na Justiça Comum, DESDE QUE ESGOTADAS AS INSTÂNCIAS DA JUSTIÇA DESPORTIVA.

    E por que isso acontece no nosso país? Porque apesar de ter a denominação de Justiça Desportiva, esta não é um órgão do poder judiciário. Suas decisões possuem meramente o cunho administrativo e todas as decisões proferidas em caráter administrativo podem ser revistas em cunho judicial.

    Espero ter contribuído com o debate. Saudações cidadãs.

    PS: realmente pode-se comparar a “anistia” dada a Briatore a um indulto de ano novo.

  22. Pessoal, Flávio Briatore, italiano = Máfia = pizza, vocês ainda não tinham se ligado nessas coisas, e ele volta por cima em breve, todos eles fazem isso em todas as categorias quem manda é o dinheiro, e isso ele tem.

  23. Espectador disse:

    Sinceramente, o Nelsinho tinha mais era que ficar quieto. Ou ele denunciava antes de acontecer ou aceitava a demissão e procurava outra equipe.

    Paciência se era um episódio lamentável que ficaria no túmulo, quantos outros não acontecem e ninguem nunca vai ficar sabendo?

    Se ele (junto com o papai) tivesse sido inteligente, teria ficado quieto, e com certeza teria uma vaguinha pra correr o ano que vem.

    Os outros dois, bem mais poderosos e influentes, de alguma forma se arrumam. Já ele, tá pagando a língua.

  24. cesar de souza leal disse:

    essa corja devia ser toda banida !!! os tres, alias os quatro (o piquet pai,tambem)..é uma vergonha. Faço coro com o eugenio ai em cima…pizza basileira fazendo escola !!!!

  25. luisfernando disse:

    qualquer dia compra uma equipe e a mídia internacional volta com a bajulação de sempre,a vida é assim mesmo.

  26. Eugênio disse:

    As pizzas brasileiras estão fazendo escola na culinária internacional…Infelizmente, era muito previsível que essa punição seria revogada. Uma pena para o esporte mundial!!

  27. Bruno Coraiola disse:

    Se é para enquadrar o Capo acho que é melhor começar a vasculhar o IR dele.

  28. E uma vergonha mesmo, achei que essas coisas não acontecessem no primeiro mundo…

    Fora Briatore acabou com a carreira de um talento nato, e que eu esperava ver ele repetindo seu PAI…..

    • Mario disse:

      No primeiro mundo acontecem coisa bem piores, nao se impresione nao.
      Quanto ao talento do Nesinho nao vamos exagerar pois ele nao tem mesmo.
      E o Nelson pai é o mesmo idiota de sempre sò que quando corria era um òtimo piloto, isto ele era.
      Ganhou uma grana e ainda canta de galo pena que o filho é o que é.
      Mario

  29. Douglas Amorim disse:

    Voltarão todos, menos o Nelsinho. Foi ele quem sujou as mãos e se considerarmos o fator retrospecto, tirando claro o sobrenome famoso, quem foi Nelsinho Piquet na F-1? Pat Symmonds é o mais desconhecido, mas ele foi competente enquanto esteve. No caso do Nelsinho, a mão é outra; ou pelo menos, a impressão geral é esta.
    Torço muito por ele, mas sem ajuda de dentro do circo e algum brilho em alguma outra categoria que corra por fora vai ser MUITO difícil.

  30. Fabio Augusto disse:

    É só ele aparecer com um bocadinho de milhões de euros no bolso que vira estrela da F1 de novo. O mesmo para o Piquet Filho, diga-se de passagem.

  31. Jorge Ferrari disse:

    Cuidado com essa de que a justiça comum não deve intervir em assuntos esportivos, afinal a Justiça está acima de assuntos esportivos!

  32. Frederico Dantas disse:

    É notícia. Agora fala a novidade. Ou alguém achava que seria diferente?

  33. Délton disse:

    O que está sendo dito é que a maFIA não tinha competência para dar a punição que deu a Briatore, ou seja, a punição foi irregular e tinha que ser “anulada” mesmo.

    Mas é claro que ele merece punição pelo que fez.; de preferência dentro da lei, né…

  34. hendrix disse:

    se voltar com: resultado, grana, sucesso, todo mundo esquece.

  35. Alexandre disse:

    Este indivíduo não tem nada a mais a acrescentar à fórmula 1.

  36. EduardoRS disse:

    O Briatore é um escroto, um rato sujo, mas as acusações contra ele podem ter alguma lacuna para ele ter sido absolvido. Afinal, o Max Mosley também é um salafrário, e provavelmente quis apenas se vingar do Briatore por alguma coisa que ele tenha feito (talvez espalhado a notícia da orgia?). O objetivo do Mosley nunca foi sanear a FIA e a F1 (caso contrário já teria se livrado de muitos outros, por exemplo o Ecclestone), mas sim somente se vingar de uma ou outra peça ali dentro (Dennis, Briatore…). Parece a turma do Congresso, se gritar pega ladrão, não sobra ninguém.

  37. Mike disse:

    Puxa, foi um tribunal de Paris que revogou a punição do Briatore Corleone? Jurava que havia sido em Brasília!

  38. Sanzio disse:

    [Brasil mode:on]

    Acabou em pizza?

  39. Cleiton disse:

    Acho que quem mais se ferrou, pra falar o português claro, foi o Pat Symonds. Briatore tem grana e, agora, pode fazer o que quiser de sua vida, até mesmo ser sócio ou dono de alguma equipe (concordo com os comentários acima… isso seria uma vergonha, mas o dinheiro fala mais alto), Piquet filho pode correr em algum lugar fora F1, o que não seria assim tão ruim. Agora Pat Symonds vai fazer o que da vida? Já arrumaram alguma coisa pro cidadão fazer? (não sou o maior conhecer/pesquisador que existe no mundo e como não ouvi mais falar no cabra, acho que não faz nada relacionado com automóveis). Se estive enganado, podem me corrigir.
    Não posso afirmar que ele fez parte de toda a história suja. Nem ele e nem os outros dois, pois não estava lá, apesar de todas as evidências, mas o maior prejudicado, além de nós torcedores, foi ele.

  40. Aliandro Miranda disse:

    O último parágrafo é a síntese do que eu falei aqui no blog, quando Briatore recorreu.

    Aconteceu o que eu particularmente previa, mas onde ele vai arrumar lugar para trabalhar? Na minha equipe ele não trabalharia, e eu não trabalharia com nenhum piloto dele.

  41. Vanni Rebonato disse:

    Flavio,

    na minha opiniao a justiça deveria ser uma so e aquilo que hoje se chama justiça esportiva deveria ser o “braço” tecnico da justiça comun sem duvida com procedimentos especiais e rapidos para que a sentença nao chegue em prazo sem efeito.
    De qualquer forma a sentença de Briatore & C foi sumaria demais e nao è aceitavel arruinar a vida de uma pessoa da forma que aconteceu.
    Sem duvida toda justiça è falha ma eu prefiro o risco de um ladrao solto ao risco de um inocente condenado.
    Com isto nao estou afirmando que o Briatore seja inocente mas tambem nao me convence a condenaçao sumaria.

    Vanni Rebonato

  42. Danilo Bueno disse:

    Se ele voltar em alguma equipe, é uma ótima oportunidade para Nelsinho Piquet!!! uma dupla e tanto!!

  43. evandro disse:

    Jean tody voltou, depopis o shumacher, so faltava mesmo o briatore pra mafia estar completa. é possivel que o sumacher seja campeao no tapetao sem presisar correr.

  44. Alexandre Quintão disse:

    Acho um absurdo o que o Briatore fez. Porém se a justiça o absolveu algo se contradiz.
    Há pilotos e equipes que fizeram coisas tanto quanto condenáveis e estão por aí posando de defensores da moral e dos bons costumes. E olha que sequer passaram pelo crivo de justiça. Seja ela desportiva ou não.
    É tudo uma grande questão de interesses comerciais, pessoais, hipocrisia, cara de pau e malandragem.

  45. Very disse:

    Pode não ter sido o pior, mais certamente uma das figuras mais nebulosas da F! e, por ter sido pego flagrante, não pode voltar à categoria sob nenhuma hipótese.

  46. ALEX B. disse:

    Uai, o Bria- salafra foi absolvido aqui no STF?

  47. Baygon disse:

    O problema é que os tribunais se apegam muito a questões técnicas e com isso acaba prevalecendo o direito ante a justiça. Veja o caso do ex-presidente Collor que foi derrubado da presidencia e inocentado nos tribunais. O ex-jogador de futebol americano e ator O J Simpson escapou da acusação de assassinato da ex-esposa e um amigo (criminal) e foi condenado a indenização (parte cível). A condenação do Briatore foi sumária e portando fácil de ser derrubada. Por isso as vezes é preferível um processo mais longo e melhor elaborado para evitar eses contratempos.

  48. Harry Walendy disse:

    Esse caso me lembra o mensalão de brasília…. Todo mundo sabe que é assim em todo lugar mas quando alguém solta a língua parece que ninguém sabia e fica todo mundo surpreso, aí punem alguns mas os demais continuam fazendo a mesma coisa por aí…… Não é só no Brasil que acontecem essas coisas…..

  49. Caique Pereira disse:

    Se o Briatore for dirigir alguma equipe, então não mais existirá pra mim F1. Espero que não consiga nada, porque é o maior safado dos que vi na F1.

  50. Alexandre disse:

    Não tenho dúvida de que em breve veremos Briatore novamente no comando de algum time.
    Me agrada a história de haver um vilão no padock.

    A menos que algum figurão da espécie de nosso AAA de Carvalho, chegue para ele e repita a célebre frase:

    “Vai, Flávio, fazer televisão!”

    Ai, adeus F-1.

    Abraço.
    Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *