LEÃO NOVO
GUARUJÁ (agora, com conexão) – A Peugeot apresentou hoje em Paris seus planos para o futuro, carros híbridos, motonetas movidas a energia solar, sustentabilidade, automóveis verdes, essas coisas. E uma nova logomarca, o leãozinho reestilizado, que no caso é o que interessa aqui — o resto, esse papo do futuro do automóvel, me cansa um pouco.
Bem, no que diz respeito ao leão, reproduzo um pedaço do texto:
O Leão, ligado à Peugeot desde 1858, também muda. Criado pelos designers da Marca, o novo símbolo é mais simples no seu desenho, entretanto ganha em dinamismo com nova postura e novo movimento, além de apresentar uma interessante mescla com a metalização, que alia o aço e o brilhante. Este Leão, que passa a ser também o novo logotipo da Marca, possui três dimensões para maior modernidade e se liberta da bandeira azul para melhor exprimir a sua força. O tom de azul que simboliza a Peugeot se torna mais profundo e se mostra ainda no novo lettering do nome da Marca. O primeiro veículo a ostentar o novo Leão será o Peugeot RCZ, com lançamento no mercado europeu previsto para o primeiro semestre de 2010.
A velha conversa de publicitários e designers, “dá mais movimento”, “ganha em profundidade e dinamismo”, “indica nova postura” etc. Seria mais honesto resumir numa única frase, e é o que faria se fosse eu o redator: “Demos um tapa no leãozinho, o que vocês acharam?”.
Flavio, não sei se vale um post, mas achei esse video ( http://www.youtube.com/watch?v=AN7jWnXirQo ) esses dias, parte da nova campanha deles (Batizaram de Motion e Emotion). Legal ver algumas relíquas da Peugeot nele, desde os tempos que eles eram só bicicleteiros.
Onde trabalho quando pinta cliente carne de pescoço, daqueles que te traz um desenho que o sobrinho fez no Corel Draw usando TODOS os recursos que o programa oferece, não adianta falar que em logomarca “menos é mais”, tem que florear com esses argumentos para não correr o risco do cara querer enfeitar demais o pavão.
Mais um logotipo vítima da “dinaminação da logomarca”. Descaracterizam fonte e desenho unicamente para dar um ar de “movimento”. Fizeram isso com a Pepsi, a AT&T, a Citroen e agora sobra para a Peugeot.
Logomarca é identidade, não pode ser mudada desse jeito ao sabor do que um punhado de engomados com MBA na puta que o pariu pede. Eu sou meio chato com isso, minha relação com a marca costuma ruir com mudanças do gênero. Já cheguei a parar de fazer compras em um supermercado (o Enxuto, do interior paulista) por causa disso, sério.
O problema maior é que ficou uma linha forte descendente da esqueda pra direita.
Bons tempos eram quando os logotipos eram simples e diretos assim: http://www.designcotidiano.com.br/2010/01/inspiracao-logos-dos-anos-70/
Esse leão ficou parencendo gato-do-mato, prefiro o antigo.
Feliz 2010 para os que não cumprimentei ainda!
Esse bicho não ficou com pinta de Godzila?
Francamente…
E muito bonitinho, sem duvida. Ficara muito bem no carrinho de bebe.que eles lançarem. Podem ate dar de brinde uns de pelucia.
Bons tempos os dos ferozes 206 no WRC.
“….te dou uma ” Unhada ” seu Jaguar sem graça. cafona, …. ” . Tô com o blogueiro Marcão : , tá muito felina, bichana demais este leãozinho(a)…,
Esse leão está fazendo um gesto singelo com as duas mãos. “Você está fodido!” Que é o que acontece quando uma dessas bostas francesas quebram. Tanto faz ser um Peugeout, Renault ou Citroen, se quebrar você leva um verdadeiro ferro.
As grandes corporações crescem graças ao trabalho conjunto que é feito por milhares de operários sem rosto, aí aparecem os aproveitadores de plantão ( não se iludam eles estão em todo o lugar) e com curriculos atolados de MBA’s PÓS, DOUTORADOS E O DIABO A QUATRO, aí se apoderam de tudo e reinventam os rumos e simboloos de corporações centenárias como se suas fossem, o resultado? Na Peugeot além de fabricarem carros cada vez mais merdas ainda por cima modificam um ícone centenário obedecendo o lema do que não é novo ou implantado por nós é ultrapassado e ruim.
É o jeito de marcar para sempre suas administrações medíocres , pautadas apenas por cartões corporativos , salários de sheik árabe e criatividade de ameba com paralisia cerebral.
TRADUZINDO PARA O BOM PORTUGUÊS: FICOU UMA BOSTA!!!!!!
Haduken! – disse o bichano.
Sintetizando: ” HORRORRÍVEL “
Parece um zumbi, ou um leão sonâmbulo.
Detesto essas mudanças feitas para masturbar o ego de quem as fez. Em 10 anos farão nova mudança retrô para ‘resgatar a tradição’ e mostrar a “força da marca”
Achei um design bonito, fruto de um trabalho consistente. Não há motivo para desmerecer o trabalho dos designers neste caso. Nem tudo é “velha conversa”, Flávio. Cada profissão tem seus fundamentos. Um dos grandes méritos do bom design e mudar, renovar, sem perder a identidade. E este é um bom exemplo e reflete de fato os conceitos que você chamou de “velha conversa”. Parabéns aos seus autores! Cumpriram sua missão. Até entendo um pouco seu ceticismo, pois de “conversa” o mundo tá cheio. Tem “conversa” de médico, advogado, político, jornalista… Mas em todas as áreas tem gente boa que faz seu trabalho com capricho e honestidade, não é mesmo?
evolução da logo. .. de 1850 à 1998
http://i170.photobucket.com/albums/u244/mad_mau/car-logo-peugeot.gif
Um tapinha não dói… :)
Ficou bom. Parece que o leão está avançando numa presa (eis a noção “dinâmica”, “de movimento”, explicada pelo blá-blá-blá do publicitário). Ou avançando num bofe…
Logotipo tem de ser como o da Alfa Romeo: classico, bonito, cheio de significado, colorido e que impoe respeito. Se voce chegar num restaurante ou num hotel numa Alfa (mesmo que antiga), tudo para ! A Alfa chama muita atencao !!!
O leão mandou avisar também que abandonou o consumo de carnes, gorduras saturadas, trans e colesterol. Agora faz caminhadas e come vegetais crus, embora esteja meio deprimido e sua vida sem sentido, não quer perder o emprego de garoto propaganda.
Esse leão parece um canivete aberto.
Ficou bonito, mas parece mais com um urso com cauda longa…
Papo pra lá, nhenhenhe pra cá!
Esse leão ai tá mais bichano(a) do que o outro!
Depois daquele 908 que veio aqui no templo, e levou tudo.. Esse simbolo tinha que ser mais robusto. Não mostra nada da força que dessa marca nas competições!!!
Se vão fazer carros mais ecológicos era mais facil pintar o dito de verde, ou colocar o planeta azul de fundo nele, qualquer coisa assim, mas esse simbolo não diz nada de carro verde ibrido elétrico, ou á energia solar, etc….
Que os carros são bons eles são, até no preço não tem concorrecia, tão cada vez mais caros esses leões(*)!!Fora a manutenção!!
Aqui é só fazer esse discurso pro Lula que ele tira os impostos dessa marca!!! He he he he!!!
Não sou muito chegado a mudança de logotipos. Mas nesse caso, na prática, poucos vão notar. Provavelmente, os publicitários/designers resolveram mudar alguma coisa pra mostrar que estão trabalhando.
Mas o que eles deviam fazer mesmo é dar um jeito no logo da grade dos Peugeot atuais (linhas x07). São gigantescos, parecem um outdoor.
este leão está dançando o moowalk do michel jackson
moonwalk…..
Ummmm sei não, acho que este leão camufla!!!!
É… ficou legalzinho, moderno sem cantos e com poucos detalhes.
O anterior era mais clássico, as garras do leão eram mais nítidas…
Assim como o ford Ka, o povo irá se acostumar um dia.
Mas vou copiar e salvar o texto para meus próximos logotipos. Brigadu Gomaldine
50c logotype.
Não é figura geométrica, não é estilizado uniformemente, não tem brilho – tem sombra, os pés estão grudados no chão… quem fez não é do ramo, ou não teve tempo de refazer…
…”além de apresentar uma interessante mescla com a metalização”…
E viva a ditadura do prata até no logotipo, hehehehehe…
Taí o “leão rampante”. Como um bom leão francês, bichinha.
Pra mim parece que o raio do Leão está dançando macarena…
Com as maozinhas pra frente e os pés afastados perece um passinho de dança.
Prefiro o atual.
Como bom redator publicitário, achei o texto necessário. Já como apreciador da marca, achei totalmente desnecessário.
Mas o tapa ficou maneiro.
Abrazzos
Agora só falta uma marca chinesa criar uma logo como um National Kid e acabar com este leão!
Prá mim tanto faz, não vou comprar um Peugeot mesmo!!!
Realmente… Trabalho nesse meio, minha vida é entre outras coisas fazer logotipos e desenvolver identidades visuais.
Seu modo de pensar é correto, já que o objetivo de se trabalhar uma marca é exatamente este: ser auto explicativa, e não precisar de um texto enorme para poder explicar o que foi feito. Mas o mundo não é ideal; e é interessante como uma base em linguagem verbal emociona o cliente na hora da apresentação.
No caso desta restruturação da marca, achei que parece uma caricatura do leão… Me parece menos séria… mas está longe de ser feia. As vezes mexer no que tá bom não vale a pena.
Abraço!
Pinta de verde e chama de Godzila.
Pinta de preto, coloca uma capa e chama de Batman.
Esse logo se não fosse o rabo, podia dizer que era mil coisas diferentes do que um leão. O simbolo passou para mim a ideia de uma falta de personalidade completa de não definir bem que são.
“…o novo símbolo é mais simples no seu desenho…possui três dimensões… ”
O Leão virou um Urso rabudo…
Hahahahaaha..po, Flávio…assim vc deixa o rei nu…cada profissão tem seu “comuniquês”…tem economês, tem juridiquês, futebolês, mediquês, e por aí vai. Vc quer acabar com o ganha pão dos caras ??? Hahahaha
Ficou ótimo….gostei
hehehe. vc é chato pacas….
de leão passou a um gatinho bicha
Bom também…
Menos duro, acho!
mas aí não poderiam cobrar centenas de milhares de euros, rs.