MORE INFORMATION, PLEASE
GUARUJÁ (e por hoje deu) – O blogueiro Carlo Germani quer mais informações, todas quantas forem possíveis, sobre essa Brasília aí que, em 1974, participou de um rali entre Londres e Munique, com passagem pela África (!). Eram gaúchos, segundo consta. Vamos lá, pesquisem e contem tudo aqui! A história deve ser interessantíssima. E se esse carro existir, vamos atrás dele.
Opa! Tô esperando para a entrevista com o Muller no Grande Prêmio. Grande visão do FG que abre espaço para que a gente conheça esses heróis (quase) anônimos do automobilismo brasileiro. Rallies maratonas são cada vez mais raros nos dias de hoje. Em 1984 estava previsto o Amerathon, que largaria do Canadá, atravessaria as 3 américas, incuindo a Amazônia e terminaria no Brasil, provavelmente em São Paulo. Foram feitos diversos levantamentos mas nunca saiu do papel. È um tipo de competição muito mais épico do que competitivo. Não é a toa que os grandes raliies maratonas começaram na Inglaterra. Os clubes ingleses sabiam vivenciar a paixão pelo automóvel realizando eventos grandiosos.
Caro Flavio,
Adendo ao comentário anterior (11/1/10-19:37)
Interessante acessar o nome (claudio mueller) 11/1/10-17:42 e verificar o que são empresários de visão, no segmento de reciclagem de óleo e micro filtragem de óleos e lubrificantes. A natureza agradece.
Caro Flavio,
Com muita satisfação, concluo que as nossas iniciativas foram um sucesso. Com o comentário do Claudio Muller (11/1/10-17:42) e a tua resposta, ficou definido que, em breve,teremos o prazer de acompanhar a história desta fantástica aventura.
Aplausos a todos.
Obrigado a você!
Caro Flávio.
Obrigado pela deferência em relatar algo sobre a participação no World Cup Raly edição de 1974.
Se tiveres interesse, estou a disposição para falar sobre o assunto.
Tenho inclusive uma palestra intitulada, O SENTIDO DA VIDA,
Reconheço que foi um feito histórico. 17.000 km de Lodres a Munchen com 10.000 Km de SAARA. Coisa de Gaucho, mas fundamentalmente, de Brasileiro.
Abraço.
Cláudio.
Cláudio, é um orgulho muito grande tê-lo por aqui. O repórter Francisco Luz, do Grande Prêmio, meu site, vai procurá-lo nesta semana para uma longa conversa, para que possamos reviver no site essa maravilhosa façanha. E o carro, Cláudio, onde foi parar????
FG, lembrei agora que num post antigo aqui no blog, sobre o fim do museu da Ulbra, algum blogueiro comentou que esta Brasília, ou uma réplica, não lembro, estava sendo restaurada (construída) para ser exposta lá. Alguém sabe disso?
Já foi postado aqui nos comentários, mas só para reforçar: o blog de Luiz Cezar -é valioso quando se trata de rallies históricos. O link tem uma série de documentos sobre a participação de fuscas em rallies de todo o mundo. Vale a pena dar uma olhada: http://luiscezar.blogspot.com/2006/12/vw-rallye.html
Nossa, até que enfim chegamos à página três e acabaram os copia e cola!
Rodas de Puma 75.
Sou contra esse lance de rally e de off roads, assim como odeio (sei lá se pelo mesmo motivo) futebol de areia , mas como isso é só uma opinião minha e não vai mudar o panorama das coisas… fica feito o registro, enquanto espero pela ressurreição do Ayrton através do Bruno, interessado em saber se vai rolar mesmo essa tal F Indy em Sampa, daqui a dois meses, numa pista que nem existe… Abraços!
Flávio, aí vai i link mencionado pelo Nardini:
http://luiscezar.blogspot.com/2006/12/vw-rallye.html
Flavio,
Vc tem que fazer uma super materia com os pilotos que correram esse rally com a Brasilia. Devem ter muita coisa para contar. Essa Brasilia deveria estar no museu do Trevisan!
Caro Flavio,
Agradeço a consideração pelo destaque do assunto. É impressionante a tua liderança. A macacada foi atrás, e cada um ao seu estilo está colaborando na pesquisa.
Enviei um e-mail ao Renato Pastro, aguardemos novidades.
Abraço,
Carlo Germani
E o ar não ferveu. Motores à ar is live, grande Brasa representando o pasmado! As rodinhas de liga não negam a maternidade sulista rsrs..
O Piloto era o Claudio Muller , O patrocinio oficial era da Aplub , inclusive o Dpto de Marketing da empresa deve ter varias fotos do carro , todos Gaúchos. O Claudio ainda é vivo e tem historias fantastias sobre o Rally
Os pilotos participantes eram os gaúchos CLÁUDIO MUELLER e CARLOS WECK.
E por falar em rally olha isto http://en.redbulletin.com/articles/kimi/
eu tinha feito um breve post sobre esse carro
http://blog4x4.f1mania.net/2009/03/carros-de-competicao-vw-brasilia-1600.html
mas não tenho mais informações sobre ele
Pra ser sincero, não encontrei nada relevante sobre a participação brasileira. Mas existe um livro em inglês sobre o rali London-Sahara-Munich, chamado A Boot Full of Right Arms, do australiano Evan Green. À época, este percurso foi considerado a Copa do Mundo de Rali do ano, ao que parece.
o piloto era Claudio Mueller,grande piloto de FFord gaucho,eles se não me engano ganharam o rali na sua categoria.
Esse ai na realidade é o Motorhome da Benetton na temporada de 92.
E aí tchê. Tempos atrás saiu uma matéria linda sobre um dos pilotos aqui na RBS local. Tentei achar mas não consegui. Mas vale muito a pena escutar as histórias. Pois a bichana deu bastante trabalho durante esse rai. Era a Copa do Mundo de Rali.
Flavinho, estes foram os doidos a que me referi há um tempo atras! Um deles vive em Porto Alegre, mas é meio arredio! Me lembro que até salvaram a vida do grande Stirling Moss no mesmo evento! Cito:
” Em maio de 1974 participou do World Cup Rally, ou Rali da Copa do Mundo. Nas mãos de Cláudio Mueller e Carlos Weck, saiu de Londres em 5 de maio, atravessou o Canal da Mancha, passou pela França e Espanha, e novamente cruzou o mar chegando ao Marrocos. Voltou pela Tunísia, Itália, Grécia e chegou em Munique, na Alemanha, em 25 de maio. Levava dois estepes sobre o teto, tinha quatro faróis de longo alcance, rodas de liga leve e outros acessórios para agüentar a maratona. Não chegou em primeiro, mas também não fez feio. Suportou um rali que foi considerado dificílimo.”
Em adendo, cito:
“…mesmo com um problema na suspensão ocorrido na Algéria, terminaram em 16º lugar, após vinte dias de competição, e correndo contra Porsches, BMW, Fords, Lancias e etc.”
Agora, falando sério, encontrei material sobre essa Brasa: “Em maio de 1974 participou do World Cup Rally, ou Rali da Copa do Mundo. Nas mãos de Cláudio Mueller e Carlos Weck, saiu de Londres em 5 de maio, atravessou o Canal da Mancha, passou pela França e Espanha, e novamente cruzou o mar chegando ao Marrocos. Voltou pela Tunísia, Itália, Grécia e chegou em Munique, na Alemanha, em 25 de maio. Levava dois estepes sobre o teto, tinha quatro faróis de longo alcance, rodas de liga leve e outros acessórios para agüentar a maratona. Não chegou em primeiro, mas também não fez feio. Suportou um rali que foi considerado dificílimo.” Informações do também excelente Best Cars Web Site.
Ao fim da prova a velha “Brasa” foi embarcada pro México… Sim, é verdade! E foi adquirida pelo Seu Barriga! Procurem no You Tube: “Chaves – epidemia de gripe”, partes 1,2 e 3.
Por falar em Rallye,
F.G, você viu quem ganhou a sexta em sete Etapas(a la Button) na Categoria caminhões no Dakar até agora? Caminhão Lada!!!
abraço.
Flavio, estive em Punta Del Este na semana passada (merecidas ferias) tirei fotos de umas coisinhas, queria te mandar, pra qual e-mail mando? La tem uma loja que o sujeito compra umas carcaças e restaura, o taxista passou em frente, mas estava sem a camera pra registrar. O taxista disse tbm que os maiores compradores sao de Sao Paulo. Certeza que voce ja comprou varios…ehehehhe
Abraço!
o piloto era Claudio Mueller ,excelente piloto de FFord , a aventura teve cobertura diaria nos jornais de PAlegre, se não estou enganado a Brasilia ganhou na sua categoria.
Esta foto foi tirada do blog do Luiz cesar que conta tudo deste rallye
Manda o link, a gente coloca aqui com prazer.
O piloto é Claudio Mueller o rali era quase uma volta ao mundo,eles se não me engano venceram na sua categoria.A aventura tinha cobertura diaria nos jornais de P.Alegre. Claudio Mueller foi um excelente piloto de FFord.
Segundo o Best Cars:
“Ainda em 1974 um Brasília participou do World Cup Rally nas mãos de Cláudio Mueller e Carlos Weck, saindo de Londres, atravessou o Canal da Mancha, passou pela França e Espanha, e novamente cruzou o mar chegando ao Marrocos. Voltou pela Tunísia, Itália, Grécia e chegou em Munique, na Alemanha, suportando um rali que foi considerado dificílimo.”
participou em 1974 do World Cup em ralllye internacional de longa distância (o realizado 4 anos depois do Londres-México). Era um VW Brasília, pilotado por Cláudio Mueller e Carlos Weck, que saiu de Londres em 5 de maio, passou pela França, Espanha, foi para o Marrocos, voltou pela Tunísia, Itália, Grécia e chegou a Munique (Alemanha), em 25 de maio mesmo com um problema na suspensão ocorrido na Algéria, terminaram em 16º lugar, após vinte dias de competição, e correndo contra Porsches, BMW, Fords, Lancias e etc.
1.Welinski-Tubman-Redier ??? (Citroën DS 23)
2.Melles Dacremont-Vanoni (Peugeot 504)
3.Neyret-Terramorsi (Peugeot 504)
4.Mmes.Trautmann-Desvignes (Peugeot 504)
5.Ingleby-Smith (Jeep)
6.Vanson-“Jacquy” (Citroën DS 23)
7.Jackson-Bean (Ford Escort)
8.Sipahi-Avcioglu (Murat-Fiat)
9.Wadham-Hillier (Peugeot 504)
10.Laurent-Marchè (Citroen GS)
em um forum em frances comentaram sobre o mestre Stirling Moss com um Mercedes !
Sobre os brasileiros , eles eram participantes e vencedores de varios ralis no sul, tem muito site e blog q tem as mesmas infos.
o post do forum: http://www.forum-auto.com/sport-auto/theme40/sujet378618.htm
vale a pena dar uma olhada, varias fotos tanto do Rali de 74 quanto o de 78
Cláudio Mueller, em dupla com o Carlos Guido Weck, participantes do London-Munich World Cup Rally, prova de 17.377 Km, realizada em 1974 que inclusive atravessou o deserto do Sahara. Foi a primeira participação de uma dupla gaúcha no continente europeu.
Essa foi aquela prova em que os gaúchos socorreram o Stirling Moss no meio do deserto.
Abraços,
Sanco
se uma “brasa” apareceu no Chaves, isso, isso, isso, passar na Àfrica foi o caminho natural para mostrar suas virtudes da época !!!
Acho que foi o Claudio Müller que guiou esse carro , um gaúcho boa gente que guiava tudo e muito bem , teve tambem uma escola de pilotagem em PA .
Em maio de 1974 participou do World Cup Rally, ou Rali da Copa do Mundo. Nas mãos de Cláudio Mueller e Carlos Weck, saiu de Londres em 5 de maio, atravessou o Canal da Mancha, passou pela França e Espanha, e novamente cruzou o mar chegando ao Marrocos. Voltou pela Tunísia, Itália, Grécia e chegou em Munique, na Alemanha, em 25 de maio. Levava dois estepes sobre o teto, tinha quatro faróis de longo alcance, rodas de liga leve e outros acessórios para agüentar a maratona. Não chegou em primeiro, mas também não fez feio. Suportou um rali que foi considerado dificílimo.
Flávio: desculpe sair do Post mas não achei seu email. Vi hoje uma foto no site do Estadão com um carro coberto de neve. É um Traband?
Não. É um Trabant.
Missão para nosso amigo Leandro Sanco!
dessa ai eu nao sei mas a minha tem uma historia bacana que quem quiser ler esta aqui nesse link
http://niledu.blogspot.com/2009/12/um-grande-amor-que-tive.html
Flávio.
Dupla era formada por Cláudio Mueller e o médico e navegador Carlos Guido WecK. Duas passagens do Rally: No percurso do deserto tiveram o carter furado. O Cláudio arrumou uma mangueira e fez uma alimentação direta. O Carlos WecK ficou encarregado de ir abastecendo até o fim da etapa.
Na etapa de volta a Europa, encontraram neve na Iugoslávia, como não tinham pneus especiais para neve não tiveram dúvidas usaram correntes nos pneus. Foram motivo de risos dos adversários. Um detalhe, nessa etapa largaram na frente de um tal de “Ary Vattanen” , como o acúmulo de neve era muito grande , o Claudio resolveu andar em Zigue Zague para tentar tirar alguma vantagem. disse ele na época.
Quanto Brasília, deve estar em algum lugar.
O melhor é acionar o Paulo Trevisan, lá da minha terra.
Flávio, um abraço do tamanho do Rio Grande.
Como foi organizado o rallye…
http://www.webtrade.com.au/p76/archives/1974WCR.htm
Agora, falando sério, encontrei material a respeito dessa Brasa: “Em maio de 1974 participou do World Cup Rally, ou Rali da Copa do Mundo. Nas mãos de Cláudio Mueller e Carlos Weck, saiu de Londres em 5 de maio, atravessou o Canal da Mancha, passou pela França e Espanha, e novamente cruzou o mar chegando ao Marrocos. Voltou pela Tunísia, Itália, Grécia e chegou em Munique, na Alemanha, em 25 de maio. Levava dois estepes sobre o teto, tinha quatro faróis de longo alcance, rodas de liga leve e outros acessórios para agüentar a maratona. Não chegou em primeiro, mas também não fez feio. Suportou um rali que foi considerado dificílimo.” Informações do também excelente Best Cars Web Site.
(51) 3218.1820.
A escola atuava com super V, na formação de pilotos. O telefone acima é da Panambra, concessionária volkswagem em POA. Encontrei informações picadas que informam ser do pai de Claúdio Muller. Lá devem saber por onde ele anda.
não era não, era de investidores de SP, até o início da década de 90. eu trabalhei com eles.
O Nobre heroi é figura conhecida…Acho que vou ser convidado pra uma volta nesta Brasília…
http://www.ecoesporte.com.br/portal/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=136
Cláudio Mueller será
homenageado nas 12 Horas de Tarumã
Ex-piloto e instrutor de pilotagem é lembrado pelos seus
feitos
A mais tradicional prova do automobilismo
gaúcho terá uma homenagem ao ex-piloto Cláudio Mueller, conhecido
não só pelas vitórias na pista, mas pelo curso de pilotagem que teve
grandes nomes na sala de aula. Cláudio Mueller se orgulha de ter tido alunos que
fizeram e ainda fazem sucesso nas competições. Entre alguns nomes
estão: Jorge Fleck, Walter Soldan, Luis Carlos Ribas, Haroldo Bauermann, Bruno
D´Almeida, João Campos, Victor Steyer, Luis Salomão e um dos mestres em
12 Horas de Tarumã, Luis Alberto Ribeiro Castro.
A carreira de Cláudio Mueller
começou contrariada pelo pai, dono de uma revenda de automóveis e que tinha
sido vítima de golpes ao negociar com pilotos e mecânicos. Desde os 15 anos,
Cláudio Mueller então passou por diversos esportes como
equitação, esgrima, atletismo. No entanto, aos 18 anos, escondido do pai,
conquistou o título de bicampeão de motociclismo. A partir daí,
não era mais possível fugir do destino.
ecoesporte.com.br
http://ecoesporte.com.br/portal Powered by Rodrigo Iasi! Generated: 9 January, 2010, 06:07
A primeira corrida de Cláudio
Mueller foi em 1960 com um Fusca, na pista da Cavalhada, em Porto Alegre. Depois participou de 12
Horas no mesmo circuito competindo contra Emerson Fittippaldi e Wilson Fittippaldi. Como o
regulamento não exigia troca de pilotos, Cláudio Muller, correu, em uma
ocasião, durante 11 horas e 45 minutos deixando 15 minutos, apenas, nas mãos
de seu mecânico. Em sua carreira, andou de Passat, Fiat 147, Escort, Fórmula
Ford, Super Vê, entre outros. Sempre obstinado pela perfeição, ele
sentia prazer em repassar tudo que aprendia em cursos no Brasil e fora do
país.
– O automobilismo
é uma arte, tem de fazer bem feito – ensina.
O maior feito considerado por Cláudio
Mueller foi ter completado o World Cup Rallye, realizado em diversos países da
Europa e África do Sul. Mais tarde, Cláudio Mueller participou também
de outras edições de 12 Horas de Tarumã, no circuito de Viamão
e relatou, orgulhoso, a mania de ensinar os alunos até mesmo dentro da pista. Ao ver
no retrovisor, que tinha nada menos que 16 alunos estreando na competição ele
não deixou por menos.
–
Não vou esquecer nunca. Foi uma prova que eu estava nas primeiras
posições e correr em 12 Horas de Tarumã, não é nada
fácil. Durante a noite eu abria o vidro e apontava com as mãos a melhor
trajetória para meus alunos – contou.
A 12 Horas de Tarumã está marcadas
para o domingo, dia 9 de dezembro com largada a zero hora. Os treinos
classificatórios acontecem na quinta-feira à noite.
ecoesporte.com.br
http://ecoesporte.com.br/portal Powered by Rodrigo Iasi! Generated: 9 January, 2010, 06:07
Por Marcelo Roxo
Matusiak
autoracing.virgula.uol.com.br/…/t41697.html
Parece que é o Claudio Muller e que tinha uma escola de pilotagem em Tarumã.
Endereço da fonte (Façamos justiça.)
http://blog4x4.f1mania.net/2009/03/carros-de-competicao-vw-brasilia-1600.html
“Em 1974, após alguns bons resultados em ralis na América do Sul, a VW inscreve um modelo recém-lançado (e desenvolvido) no Brasil, o VW Brasília, na Copa do Mundo Londres-Kano-Munique, o carro pilotado pela dupla Carlos Weck e Cláudio Muller foi bem na prova, mesmo com um problema na suspensão ocorrido na Algéria, terminaram em 16º lugar, após vinte dias de competição, e correndo contra Porsches, BMW, Fords, Lancias e etc.”
Da Wikipedia:
“…Ainda em 1974 um Brasília participou do World Cup Rally nas mãos de Cláudio Mueller e Carlos Weck, saindo de Londres, atravessou o Canal da Mancha, passou pela França e Espanha, e novamente cruzou o mar chegando ao Marrocos. Voltou pela Tunísia, Itália, Grécia e chegou em Munique, na Alemanha, suportando um rali que foi considerado dificílimo…”
Ao fim da prova a velha “Brasa” foi embarcada pro México… Sim, é verdade! E foi adquirida pelo Seu Barriga! Procurem no You Tube: “Chaves – epidemia de gripe”, partes 1,2 e 3, ou pelo link: http://www.youtube.com/watch?v=kyF0HpsEKj8
A Brasília não só foi embarcada para o México, como também teve 72 mil exemplares fabricados por lá…
Ela deve ser aquela dos Mamonas Assassinas!!!
As Brasilias são carros feios e barulhentos pra caramba!
Não sinto romantismo nem nostalgia nessa tranqueira de Volkswagem, como quase todos os carros da marca.
Meu pai teve uma Variant azul 1975. Só deixava a gente pelo caminho.
Um abraço!
PORQUE SEU PAI NAO TIROU UMA NOVA , ASSIM NAO DAVA PROBLEMA , SE VC COMPRA UM CARRO USADO E CLARO QUE VAI DAR PROBLEMA ALGUEM JA SURROU O CARRO ANTES DE SEU PAI COMPRAR ,EU TENHO UMA BRASILIA 1977 MEU AVO TIROU ZERA , EU ANDO NELA E NAO ESCUTO BARULHO NENHUM POR DENTRO E NAO DA PROBLEMA DE MANUTENÇAO
Em 1974, após alguns bons resultados em ralis na América do Sul, a VW inscreve um modelo recém-lançado (e desenvolvido) no Brasil, o VW Brasília, na Copa do Mundo Londres-Kano-Munique, o carro pilotado pela dupla Carlos Weck e Cláudio Muller foi bem na prova, mesmo com um problema na suspensão ocorrido na Algéria, terminaram em 16º lugar, após vinte dias de competição, e correndo contra Porsches, BMW, Fords, Lancias e etc.
fonte
http://blog4x4.f1mania.net/2009/03/carros-de-competicao-vw-brasilia-1600.html
complemento ..
em 1974 um Brasília participou do World Cup Rally nas mãos de Cláudio Mueller e Carlos Weck, saindo de Londres, atravessou o Canal da Mancha, passou pela França e Espanha, e novamente cruzou o mar chegando ao Marrocos. Voltou pela Tunísia, Itália, Grécia e chegou em Munique, na Alemanha, suportando um rali que foi considerado dificílimo
Fonte Best Cars:
Em maio de 1974 participou do World Cup Rally, ou Rali da Copa do Mundo. Nas mãos de Cláudio Mueller e Carlos Weck, saiu de Londres em 5 de maio, atravessou o Canal da Mancha, passou pela França e Espanha, e novamente cruzou o mar chegando ao Marrocos. Voltou pela Tunísia, Itália, Grécia e chegou em Munique, na Alemanha, em 25 de maio. Levava dois estepes sobre o teto, tinha quatro faróis de longo alcance, rodas de liga leve e outros acessórios para agüentar a maratona. Não chegou em primeiro, mas também não fez feio. Suportou um rali que foi considerado dificílimo.