R30
ONDE NADA ACONTECE (e o tempo para) – Retrô foi o adjetivo mais ouvido na apresentação do R30, o novo carro da Renault. O time adotou as cores amarelo e preto, sua marca registrada em competições desde priscas eras. Os Renault de F-1 dos anos 80, especialmente, marcaram época com pintura parecida.
Petrov, como se esperava, foi apresentado como segundo piloto. Não se sabe o que esperar dessa equipe, que nem mais pertence à Renault, e sim a um fundo de investimento. Claro que o pessoal que trabalha, tanto na Inglaterra quanto na França, é praticamente o mesmo. Mas o comprometimento da montadora foi bem reduzido. Se dependesse de seu presidente, o brasileiro Carlos Ghosn, o time poderia passar a se chamar Genii Racing sem problema algum.
As cores se sobrepuseram a qualquer olhar mais apurado tecnicamente, e para o R30 vale tudo que já foi dito dos outros. É preciso começar a andar para dizer alguma coisa. O bico é mais baixo que o dos carros já apresentados, mas desconfio que usaram o nariz do ano passado, e isso muda no primeiro teste. O difusor duplo foi oculto, assim como na Ferrari, na McLaren e na BMW Sauber.
Com a confirmação de Petrov, faltam duas vagas a serem preenchidas para 2010, uma na USF1 e outra na Campos, as duas equipes que, segundo Bernie Ecclestone, dificilmente alinharão no Bahrein. O detalhe é que a grana russa que o piloto trouxe ainda não foi expressa em adesivos no carro, nem em bordados nos macacões.
A renault sai na frente do carro mais bonito do grid.
Viação Itapemirim
Abelha…?
Outras equipes poderão ter este ar retrô! Vamos esperar a Lotus! Vão colocar toda preta com dourado, amarela, branca e vermelha, verde! É ver pra crer!
Coitado do Kubica o carro é a cara do ano passado!!!!!!!!!!!
quando eu olhei, o primeiro carro que apareceu na minha cabeça foi a Jordan do final dos anos 90 início dos 2000.
Gostei da pintura, lembra os bons tempos dos carros turbo. Cores padrao da Renault. Simple e bonito.
Saudades daquele Jordan do Frentzen…. faltou apenas o nariz de tubarão.
Se o Criciuma entrasse na Formula Superleague a pintura do carro seria assim…rs
Tá parecendo a Jordan da metade dos anos 90 até o fim da equipe.
Ficou legal, pena que não vai ter bala pra pontuar muitas vezes.
Os F-1 estão cada dia que passa mais feios e ridículos, feio prá caralho esse como todos os outros , estão iguaizinhos aos carros daquela dissidência da F- Indy ( que nunca se chamou assim….) em meados da decada de 90, que saudade dos F1 das decadas de 70 e 80!!!!!
Só para não deixar no esquecimento, esse talde Carlos Ghosn é o maior mala sem alça, arrumou uma fama de competente e fodão do bairro peixoto lá pelas bandas da Nissan e depois que aportou na Renault a única coisa inovadora que eu sei que ele implantou foi essa idéia fixa de acabar com as divisões de competição, MALA!!!!!!!!!!!
Esse bico está muito esquisito mesmo.
De umas fotos que vi das Renault’s antigas, esse amarelo está mais para a Jordan. O amarelo das Renault me pareceu ser um pouco mais claro. E além de preto ainda tinha branco na pintura.
Lamentável essa pintura… Tá igualzinho uma Jordan decadente dos tempos do Tiago Monteiro, Karthikeyan (2004-2005).
Perderam a oportunidade de fazer algo bacana. Era só continuar de onde parou: copiar a Renault de 85 (vejam no vídeo da Elf aí embaixo), a mais linda de todas, com listras e escritos na diagonal, e a última com a pintura tradicional amarelo-preto-branco.
(Lembrando que a equipe Renault acabou em 85 e retornou em 2002 ao comprar a Benetton, herdando desta a pintura azul Mild Seven, posteriormente substituída pelo laranja ING)
O carro mais bonito até agora. Fácil fácil.
Ficou bonito o R30… diferenciado… acertaram desta vez
Parece mais a Jordan Benson & Hedges do que as Renaults antigas. Faltou branco.
Deve ser homenagem ao Tigre Catarinense, o Criciúma…
Ou a uma Zebra Amarela…
A Jordan era assim….. onde inovaram? nada se cria, tudo se copia.
Pelo visto fui so eu que achei essa pintura de fita de cena do crime meio estranha, achei listrado demais, a pintura dos 30 anos e bem mais bonita.
Sobre o carro em si, vai pastar meio do grid e deixar mais um piloto talentoso querendo cortar os pulsos 2x por mes, essa Renault
Como sempre feio o carro da Renault…Sabia que eles usariam o yallow-black porem o modelo e o designer ficaram muito estranhos…!o mais feito ateh agora…!
Genii Racing? Flávio, também assiste Stargate Atlantis? :)
Cores lindas, mas muito mal distribuidas…. espero que andemais do que falta beleza!
tigre da F1
Como o motor renault é o mais econômico, talvez não precise de um tanque muito maior que o do ano passado!!!!!
Não mostraram os capacetes?
O carro é lindo!
lembra a jordan… sobre a renault, desse mato nao sai cachorro
Nao acho que lembre os Renault dos anos 80, lembra e muito a Jordan do fim da década de 90, inicio dos anos 2000. Acho que elas tb tinham o patrocinio da Total….
Bonita essa Jordan
Me desculpem, mas F1, F60, C29, R30, MP4, tá mais para batalha naval que para gride de carros de corrida.
Para mim, até o momento a melhor pintura! Gostei demais. Fugiu do padrão “branco”. Simples assim, achei legal, e meu “voto” é positivo, pelo menos para a pintura.
pintura diferente ok ate que lembrou um pouco o carro da Jordam veremos se e rapido na pista
Pra mim o carro mais bonito até agora em termos de design. A única coisa na pintura que não ficou legal foi o vermelho da Total, mas se este estivesse em preto, seria uma das pinturas mais lindas que já vi num carro de F1. O design é conservador, sem muito radicalismo como em outras equipes que deixaram os bixos mais levantados e feios que o normal. Pra mim muito bonito!!! O melhor até o momento, seguido de perto da Sauber!
Além de Kubica e Petrov, quem são os outros dois pilotos?
Só o fato de lembrar a Renault dos anos 70/80 já valeu. Bacana quando uma equipe consegue valer suas cores… ou seria falta de patrocínio mesmo?
R29, R30 ou o que for…tem pintura de carro de corrida.
Gostei. Da pintura.
Esse dai não é o R30, é o R29 com cores novas:
http://www.blogdocapelli.com.br/wp-content/uploads/2010/01/20090131renaultcomparativo.jpg
Bem, a Renault diz que é o R30.
Compare o posicionamento do cockpit (mais para frente, em função do novo tanque) e o comprimento do bico, ligeiramente mais comprido.
O carro tem uma aerodinâmica beeem simples, mas se for o R30 é o único com entreeixos igual ao do ano passado! Achei-o feio e sem graça, o que menos me chamou a atenção até agora…
A asa traseira é parecida e o nariz é igual ao do R29, mas podem reparar que o aerofólio dianteiro é completamente diferente, além das laterais do carro, posição do cockpit, todo o resto é diferente. Pode ser que tenham mantido mesmo o bico e a asa trasiera, ou pode ser que apenas estejam escondendo os componentes novos, e por isso estão usando os de 2009.
De qualquer forma, estão se diferenciando na solução do tanque. Ao invés de aumentar a traseira e o entre eixos, eles apenas deslocaram o cockpit para a frente, diminuindo o comprimento da dianteira e deixando mais espaço para o tanque. Se vai dar certo não sabemos, mas pelo menos ficou diferentes dos outros.
Tem razão Junior, conseguiram, ao deslocar o cockpit para frente, manter praticamente inalterada a distância entreeixos e praticamente sem aumentar o centro de gravidade do bólido. Ponto para os engenheiros da Renault!! Saca a foto aí…
http://f1.avtomanija.com/fotoz/Novice/2010/januar/3112010214805_D07055475/title_s.jpg
Achei o carro bonito demais.
Quem pode me responder : Para que serve a tal { bigorna} que interliga a asa trazeira { aerofolio} , sera que o Flavio Gomes saberia informar, e para melhorar na reta ou Curvas.
E a tal ” MULHER” comentada pra entrar com BRUNO SENNA na Campos alguem Sabe o que deu?
O que ela deu é problema dela.
Não seja indiscreto.
Esse carro lembra muito a Jordan F1.
O próprio grandeprêmio já havia especulado esta pintura quando a ING tirou o patrocínio da Renault no final do ano passado devido ao caso de Cingapura 2008.
E vcs se basearam nesta pintura que foi comemorativa aos 30 anos da Renault na F1, lançado em 2007.
Ou seja, ponto para vcs e para a Renault!
http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2009/10/12/renault+pode+utilizar+carro+com+pintura+classica+no+gp+do+brasil+8811911.html
Esse pintura dos 30 anos, é bonita. Essa sim, deveria ser a pintura desse ano.
Eles não souberam jogar com as cores, ficou uma mistura confusa, sem graça.
A pintura dos 30 anos, é a pintura…
Choca um pouco à primeira vista, mas me parece uma pintura legal. Pelo menos esse ano vai ter um grid mais colorido.
Um verdadeiro MAMÃO
E os difusores?
Tá todo mundo escondendo ou é só frescura de Ferrari e McLaren?
Será que essa peça vai dar confusão denovo no começo?
De longe o carro mais bonito do grid. E os macacões então? Sensacional, chega de branco!
Os macacões, eu concordo…mas o carro…muito feio…
A Renault fez um evento parecido com o da Mercedes: só apresentou as novas cores e pilotos da equipe. O carro é o R29 (o fracasso de 2009) pintado com o novo layout. Só depois – quem sabe amanhã com o primeiro dia de carros na pista – é que a Renault mostrará o R30, que certamente será muito distinto de seu antecessor.
Acho que não…acho que só o bico é do carro do ano passado. Senão eles não chamariam de R-30.
Até o momento é disparado o carro mais bonito da temporada.
Isso é piada né?…
Mais um carro muito feio. Ainda assim, está um pouco melhor que o Sauber.