R30

ONDE NADA ACONTECE (e o tempo para) – Retrô foi o adjetivo mais ouvido na apresentação do R30, o novo carro da Renault. O time adotou as cores amarelo e preto, sua marca registrada em competições desde priscas eras. Os Renault de F-1 dos anos 80, especialmente, marcaram época com pintura parecida.

Petrov, como se esperava, foi apresentado como segundo piloto. Não se sabe o que esperar dessa equipe, que nem mais pertence à Renault, e sim a um fundo de investimento. Claro que o pessoal que trabalha, tanto na Inglaterra quanto na França, é praticamente o mesmo. Mas o comprometimento da montadora foi bem reduzido. Se dependesse de seu presidente, o brasileiro Carlos Ghosn, o time poderia passar a se chamar Genii Racing sem problema algum.

As cores se sobrepuseram a qualquer olhar mais apurado tecnicamente, e para o R30 vale tudo que já foi dito dos outros. É preciso começar a andar para dizer alguma coisa. O bico é mais baixo que o dos carros já apresentados, mas desconfio que usaram o nariz do ano passado, e isso muda no primeiro teste. O difusor duplo foi oculto, assim como na Ferrari, na McLaren e na BMW Sauber.

Com a confirmação de Petrov, faltam duas vagas a serem preenchidas para 2010, uma na USF1 e outra na Campos, as duas equipes que, segundo Bernie Ecclestone, dificilmente alinharão no Bahrein. O detalhe é que a grana russa que o piloto trouxe ainda não foi expressa em adesivos no carro, nem em bordados nos macacões.

r30

Subscribe
Notify of
guest

58 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
wallace
wallace
14 anos atrás

A renault sai na frente do carro mais bonito do grid.

Cassio Missiroli
Cassio Missiroli
14 anos atrás

Viação Itapemirim

Guanaes
Guanaes
14 anos atrás

Abelha…?

Roberto
Roberto
14 anos atrás

Outras equipes poderão ter este ar retrô! Vamos esperar a Lotus! Vão colocar toda preta com dourado, amarela, branca e vermelha, verde! É ver pra crer!

Tássilo Vinicius
Tássilo Vinicius
14 anos atrás

Coitado do Kubica o carro é a cara do ano passado!!!!!!!!!!!

Dener
Dener
14 anos atrás

quando eu olhei, o primeiro carro que apareceu na minha cabeça foi a Jordan do final dos anos 90 início dos 2000.

JONAS MONTANARO
JONAS MONTANARO
14 anos atrás

Gostei da pintura, lembra os bons tempos dos carros turbo. Cores padrao da Renault. Simple e bonito.

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
14 anos atrás

Saudades daquele Jordan do Frentzen…. faltou apenas o nariz de tubarão.

Mário Tatsuo Okamura
Mário Tatsuo Okamura
14 anos atrás

Se o Criciuma entrasse na Formula Superleague a pintura do carro seria assim…rs

Cleyton Santos
Cleyton Santos
14 anos atrás

Tá parecendo a Jordan da metade dos anos 90 até o fim da equipe.

Ficou legal, pena que não vai ter bala pra pontuar muitas vezes.

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
14 anos atrás

Os F-1 estão cada dia que passa mais feios e ridículos, feio prá caralho esse como todos os outros , estão iguaizinhos aos carros daquela dissidência da F- Indy ( que nunca se chamou assim….) em meados da decada de 90, que saudade dos F1 das decadas de 70 e 80!!!!!
Só para não deixar no esquecimento, esse talde Carlos Ghosn é o maior mala sem alça, arrumou uma fama de competente e fodão do bairro peixoto lá pelas bandas da Nissan e depois que aportou na Renault a única coisa inovadora que eu sei que ele implantou foi essa idéia fixa de acabar com as divisões de competição, MALA!!!!!!!!!!!

Ron
Ron
14 anos atrás

Esse bico está muito esquisito mesmo.
De umas fotos que vi das Renault’s antigas, esse amarelo está mais para a Jordan. O amarelo das Renault me pareceu ser um pouco mais claro. E além de preto ainda tinha branco na pintura.

Renô Vável
Renô Vável
14 anos atrás

Lamentável essa pintura… Tá igualzinho uma Jordan decadente dos tempos do Tiago Monteiro, Karthikeyan (2004-2005).

Perderam a oportunidade de fazer algo bacana. Era só continuar de onde parou: copiar a Renault de 85 (vejam no vídeo da Elf aí embaixo), a mais linda de todas, com listras e escritos na diagonal, e a última com a pintura tradicional amarelo-preto-branco.

(Lembrando que a equipe Renault acabou em 85 e retornou em 2002 ao comprar a Benetton, herdando desta a pintura azul Mild Seven, posteriormente substituída pelo laranja ING)

Tiago S.
Tiago S.
14 anos atrás

O carro mais bonito até agora. Fácil fácil.

Fernando Alniezi
Fernando Alniezi
14 anos atrás

Ficou bonito o R30… diferenciado… acertaram desta vez

Marcio K
Marcio K
14 anos atrás

Parece mais a Jordan Benson & Hedges do que as Renaults antigas. Faltou branco.

jugger
jugger
14 anos atrás

Deve ser homenagem ao Tigre Catarinense, o Criciúma…
Ou a uma Zebra Amarela…

Zeca
Zeca
14 anos atrás

A Jordan era assim….. onde inovaram? nada se cria, tudo se copia.

Alcysio Canette
Alcysio Canette
14 anos atrás

Pelo visto fui so eu que achei essa pintura de fita de cena do crime meio estranha, achei listrado demais, a pintura dos 30 anos e bem mais bonita.

Sobre o carro em si, vai pastar meio do grid e deixar mais um piloto talentoso querendo cortar os pulsos 2x por mes, essa Renault

Diego Teixeira
Diego Teixeira
14 anos atrás

Como sempre feio o carro da Renault…Sabia que eles usariam o yallow-black porem o modelo e o designer ficaram muito estranhos…!o mais feito ateh agora…!

Thiago
14 anos atrás

Genii Racing? Flávio, também assiste Stargate Atlantis? :)

Ivan Matheos Júnior
Ivan Matheos Júnior
14 anos atrás

Cores lindas, mas muito mal distribuidas…. espero que andemais do que falta beleza!

Marcio Leão
Marcio Leão
14 anos atrás

tigre da F1

rafael
rafael
14 anos atrás

Como o motor renault é o mais econômico, talvez não precise de um tanque muito maior que o do ano passado!!!!!

André
André
14 anos atrás

Não mostraram os capacetes?

Danilo Gaidarji
Danilo Gaidarji
14 anos atrás

O carro é lindo!

Marcelo Migliorini
Marcelo Migliorini
14 anos atrás

lembra a jordan… sobre a renault, desse mato nao sai cachorro

Ronald Wolff
Ronald Wolff
14 anos atrás

Nao acho que lembre os Renault dos anos 80, lembra e muito a Jordan do fim da década de 90, inicio dos anos 2000. Acho que elas tb tinham o patrocinio da Total….

Fernando Horta
Fernando Horta
14 anos atrás

Bonita essa Jordan

Luis Fernando
Luis Fernando
14 anos atrás

Me desculpem, mas F1, F60, C29, R30, MP4, tá mais para batalha naval que para gride de carros de corrida.

Marcel Marchesi
Marcel Marchesi
14 anos atrás

Para mim, até o momento a melhor pintura! Gostei demais. Fugiu do padrão “branco”. Simples assim, achei legal, e meu “voto” é positivo, pelo menos para a pintura.

David
David
14 anos atrás

pintura diferente ok ate que lembrou um pouco o carro da Jordam veremos se e rapido na pista

Kamen Rider Black
Kamen Rider Black
14 anos atrás

Pra mim o carro mais bonito até agora em termos de design. A única coisa na pintura que não ficou legal foi o vermelho da Total, mas se este estivesse em preto, seria uma das pinturas mais lindas que já vi num carro de F1. O design é conservador, sem muito radicalismo como em outras equipes que deixaram os bixos mais levantados e feios que o normal. Pra mim muito bonito!!! O melhor até o momento, seguido de perto da Sauber!

Augusto
Augusto
14 anos atrás

Além de Kubica e Petrov, quem são os outros dois pilotos?

José Brabham
José Brabham
14 anos atrás

Só o fato de lembrar a Renault dos anos 70/80 já valeu. Bacana quando uma equipe consegue valer suas cores… ou seria falta de patrocínio mesmo?

André Azzoni
André Azzoni
14 anos atrás

R29, R30 ou o que for…tem pintura de carro de corrida.
Gostei. Da pintura.

Raphael
Raphael
14 anos atrás
Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Raphael
14 anos atrás

Bem, a Renault diz que é o R30.

Augusto
Augusto
Reply to  Raphael
14 anos atrás

Compare o posicionamento do cockpit (mais para frente, em função do novo tanque) e o comprimento do bico, ligeiramente mais comprido.

Francisco
Francisco
Reply to  Raphael
14 anos atrás

O carro tem uma aerodinâmica beeem simples, mas se for o R30 é o único com entreeixos igual ao do ano passado! Achei-o feio e sem graça, o que menos me chamou a atenção até agora…

Junior
Junior
Reply to  Raphael
14 anos atrás

A asa traseira é parecida e o nariz é igual ao do R29, mas podem reparar que o aerofólio dianteiro é completamente diferente, além das laterais do carro, posição do cockpit, todo o resto é diferente. Pode ser que tenham mantido mesmo o bico e a asa trasiera, ou pode ser que apenas estejam escondendo os componentes novos, e por isso estão usando os de 2009.
De qualquer forma, estão se diferenciando na solução do tanque. Ao invés de aumentar a traseira e o entre eixos, eles apenas deslocaram o cockpit para a frente, diminuindo o comprimento da dianteira e deixando mais espaço para o tanque. Se vai dar certo não sabemos, mas pelo menos ficou diferentes dos outros.

francisco
francisco
Reply to  Raphael
14 anos atrás

Tem razão Junior, conseguiram, ao deslocar o cockpit para frente, manter praticamente inalterada a distância entreeixos e praticamente sem aumentar o centro de gravidade do bólido. Ponto para os engenheiros da Renault!! Saca a foto aí…
http://f1.avtomanija.com/fotoz/Novice/2010/januar/3112010214805_D07055475/title_s.jpg

Humberto Corradi
Humberto Corradi
14 anos atrás

Achei o carro bonito demais.

vinicius machado afonso
vinicius machado afonso
14 anos atrás

Quem pode me responder : Para que serve a tal { bigorna} que interliga a asa trazeira { aerofolio} , sera que o Flavio Gomes saberia informar, e para melhorar na reta ou Curvas.
E a tal ” MULHER” comentada pra entrar com BRUNO SENNA na Campos alguem Sabe o que deu?

Rodrigo Lombardi
Reply to  vinicius machado afonso
14 anos atrás

O que ela deu é problema dela.
Não seja indiscreto.

gts
gts
14 anos atrás

Esse carro lembra muito a Jordan F1.

Guinter Braun
Guinter Braun
14 anos atrás

O próprio grandeprêmio já havia especulado esta pintura quando a ING tirou o patrocínio da Renault no final do ano passado devido ao caso de Cingapura 2008.
E vcs se basearam nesta pintura que foi comemorativa aos 30 anos da Renault na F1, lançado em 2007.
Ou seja, ponto para vcs e para a Renault!

http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2009/10/12/renault+pode+utilizar+carro+com+pintura+classica+no+gp+do+brasil+8811911.html

Mirax
Mirax
Reply to  Guinter Braun
14 anos atrás

Esse pintura dos 30 anos, é bonita. Essa sim, deveria ser a pintura desse ano.

Eles não souberam jogar com as cores, ficou uma mistura confusa, sem graça.

A pintura dos 30 anos, é a pintura…

R.CASAGRANDE
R.CASAGRANDE
14 anos atrás

Choca um pouco à primeira vista, mas me parece uma pintura legal. Pelo menos esse ano vai ter um grid mais colorido.

Humberto Toscano
Humberto Toscano
14 anos atrás

Um verdadeiro MAMÃO

Peixe
Peixe
14 anos atrás

E os difusores?
Tá todo mundo escondendo ou é só frescura de Ferrari e McLaren?

Será que essa peça vai dar confusão denovo no começo?

Thiago Schauenberg Pereira
Thiago Schauenberg Pereira
14 anos atrás

De longe o carro mais bonito do grid. E os macacões então? Sensacional, chega de branco!

Mirax
Mirax
Reply to  Thiago Schauenberg Pereira
14 anos atrás

Os macacões, eu concordo…mas o carro…muito feio…

Flávio
Flávio
14 anos atrás

A Renault fez um evento parecido com o da Mercedes: só apresentou as novas cores e pilotos da equipe. O carro é o R29 (o fracasso de 2009) pintado com o novo layout. Só depois – quem sabe amanhã com o primeiro dia de carros na pista – é que a Renault mostrará o R30, que certamente será muito distinto de seu antecessor.

Mirax
Mirax
Reply to  Flávio
14 anos atrás

Acho que não…acho que só o bico é do carro do ano passado. Senão eles não chamariam de R-30.

Sergio Melo
Sergio Melo
14 anos atrás

Até o momento é disparado o carro mais bonito da temporada.

Mirax
Mirax
Reply to  Sergio Melo
14 anos atrás

Isso é piada né?…

Birico
Birico
14 anos atrás

Mais um carro muito feio. Ainda assim, está um pouco melhor que o Sauber.