SENNA, 50 (11)

SÃO PAULO (timidez em pessoa) – Uma vez, muitos anos atrás, na “Folha”, ainda, fiz uma matéria ouvindo todas as empresas que patrocinaram Senna no início da carreira, e acabaram não chegando com ele à F-1. Nessa foto aí tem duas: a casa noturna Gallery, meca dos grã-finos (gostei de grã-finos) paulistanos nos anos 80, e Banerj. Mas tinha também Estrela, jeans Pool, Transzero, Gledson… Se tinha mais, não lembro.

Ayrton, nessa época de F-Ford e, depois, F-3, costumava telefonar para as redações de jornais e emissoras de rádio de São Paulo para passar os resultados de suas corridas. Não havia internet, ele não tinha assessoria de imprensa, nem fax, e era o jeito de informar o que estava acontecendo com ele na Inglaterra. Ligava sempre a cobrar, claro. Apesar de ser de família rica, a grana lá fora era curta.

Subscribe
Notify of
guest

60 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
mauro braga
mauro braga
11 anos atrás

Flávio, guardo o recorte da sua matéria onde dei as informações do Banerj para você. Vale lembrar que na verdade como diretor de marketing fiz de tudo para manter o patrocínio. Acontece que o novo governador não quiz dar continuidade por ser o sucesso do Ayrton coisa do outro governo.Pura falta de visão da importância da manutenção do Ayrton. Lembro que eu fazia parte da comissão de marketing da Febraban e o Furquin, diretor de marketing do Nacional apertando a minha mão, agradeceu o fato de ter cedido o Ayrton. Pedi que agradecesse ao Brizola. São coisas do passado mas que marcam a história do marketing do Banerj e deste fantástico campeão.No meu último contato para renovação junto ao Carlos Augusto, então presidente, tive o privilégio de ficar algumas horas com o Ayrton e o Armando Botelho.Lembro que perguntei o que representava para ele ir para fórmula um – respondeu – na fórmula tres os carros são iguais o que prevalece a qualidade do piloto. Agora tenho os seguintes desafios: competir com carros diferentes,pilotos mais experientes e pistas com traçados totalmente desconhecidos. Deu no que deu. Abraços Mauro Braga

Flavio Gomes
Admin
Reply to  mauro braga
11 anos atrás

Puxa, lembro daquela matéria. Faz tempo, mesmo! Abração.

Leonardo
Leonardo
Reply to  Flavio Gomes
6 anos atrás

Olá, Flavio; Meu nome é Leonardo e sou estudante de publicidade da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. Estou em processo de dissertação do meu TCC que terá como tema o processo de construção e mitificação da imagem do piloto Ayrton Senna nos meios publicitários. Em um breve momento desta postagem, você fala de uma matéria – escrita por você para o jornal Folha – sobre empresas que patrocinaram Senna. Saberia me dizer a época que ela foi escrita e vinculada no impresso para eu localizar? Gostaria de utiliza-la como fonte de apoio para a minha dissertação.

Desde já agradeço,
Um abraço,
Leonardo,

Flavio Gomes
Admin
Reply to  Leonardo
6 anos atrás

Creio que 1993.

Leonardo
Leonardo
Reply to  Flavio Gomes
6 anos atrás

Olá Flávio; Muito obrigado pela informação. Consegui localizar a reportagem citada em sua postagem. Ela foi vinculada em 25 de novembro de 1991, na página 08 do caderno de esportes. A título de curiosidade, compartilho o link da reportagem: http://acervo.folha.uol.com.br/fsp/1991/11/25/20/

Um abraço,
Leonardo,

dominique rodrigues
dominique rodrigues
14 anos atrás

hoje faria 50 anos de idade pababens a tudo que ele fez de bom de deixo de exemplo para todos nos esteja com deus a formula 1 nao e mais a mesma seu vc

Xavier
Xavier
14 anos atrás

Pelo menos o Senna deu um esporro no Schumacher huahuahuahuauha

Xavier
Xavier
Reply to  Xavier
14 anos atrás

Explicando: em 1993, quando O SHCUMMY o tirou de uma corrida na primeira curva… deve ter falado: vc fica na sua rapaz, eu sou campeão do mundo e vc tá começando ainda, tem muito o que aprender, tomara que vc tenha aprendido depois dessa pois assim vc pode até ser campeão… e fique quieto

veber
veber
14 anos atrás

pessoal ainda me emociono muito quando vejo imagens do Senna,, esse cara foi nota 1000,, dedicado e muito talentoso,, foi uma grande perca ele ter partido tão cedo,, Ayrton Senna forever ………………………………………………

Ricardo
Ricardo
14 anos atrás

em resumo , era humilde nessa época…

não era mascarado e metido , como no final da carreira.

Rogerio
Rogerio
14 anos atrás

Flavinho “pouca telha” Gomes!!

Uma vez eu ví em algum lugar vc dizendo que o Schumacher foi melhor do que o Senna, se vc realmente disse isso, tenho que discordar de vc!!

OBS: Parabéns pela tua iniciativa de dar um “tapa” e destelhar seu cucuruto, ficou bem melhor, agora vc não esconde mais a calvície!! É melhor assumir mesmo….rss
eu tenho 27 anos e tb já estou carequita, raspei tudo e ficou bem melhor, pego várias minas agora…………..rss

Fernando
Fernando
14 anos atrás

A qualidade dos bones dos patrocinadores nao era das melhores. Aparecer numa foto ou transmissao com um bone todo torto nao deve trazer boa impressao. Sera que foi por isso que o banco faliu? hahahaa

Lio
Lio
Reply to  Fernando
14 anos atrás

É Eu estava pensando nisso ..O Banerj faliu, o Gallery parou falindo,a Gledson..idem ou quase…acho que existe ainda mas muto muito longe do que era…hoje é um grão de arei ou nada…O Banco Nacional faliu…e olha que davam uma micharia..o Nacional que dava mais …dava 1 milhão por ano..e o retorno sempre foi enorme…incompetencia dos responsaveis pelas firmas…

Banana Joe
Banana Joe
14 anos atrás

O que importa mesmo era que o cara era um puta piloto.
O resto é resto.
Se não me engano a família dele era dona ( ou acionária, sei lá… ) das famosas Duchas Corona.

Agra
Agra
14 anos atrás

Parabéns pelos ótimos posts dos últimos dias sobre F1, Indy e Senna.

Neanderthal
Neanderthal
14 anos atrás

A história do chá de cadeira na Ellus está contada pelo Tite em algum lugar do GPTotal,o Tite tentava seguir carreira e, por coincidência, estava lá na mesma hora, fazendo a a mesma coisa, e com o mesmo resultado, conseguindo nada. O empresário acho que era o tal Steinbruch hoje diretor da CSN (posso estar fazendo confusão aí), foi cumprimentar o Senna na saída do Estoril logo após a vitória em 1985 e o piloto só disse pra ele: “seu fdp, você me deixou horas esperando e nem me atendeu, vai à merda!”

A foto acho que é em Silverstone, onde acontece, ou acontecia, uma prova tradicional chamada International Trophy – acho que promovida pelo jornal Daily Express, deduzo da foto – e Senna deve ter vencido uma preliminar de F-Ford ou F3.

anderson
14 anos atrás

descobri um lada no clipe do hooverphonic flavio..rsrs abs

http://www.youtube.com/watch?v=0cWggYivjh8

Anselmo Lazarini
Anselmo Lazarini
14 anos atrás

Algumas coisas ditas anteriormente fazem muito sentido.
Apenas um detalhe. Alguém que escreve anda o que o cara andou…
Que era de familia rica todo mundo sabe, ou é melhor dar dinheiro para o Adriano “Imperador” gastar na favela e não ter nenhuma obra social ligada ao seu “nome”, assim com vários “famosos” que temos mundo afora.
Tenha Santa Paciência…

Agnaldo
Agnaldo
14 anos atrás
ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Flavinho, Flavinho! Não cutuca as feras…

Paulo Marcasso
Paulo Marcasso
14 anos atrás

Olá Flávio! Sinto utilizar o espaço indevido para isso, mas é que não encontrei em lugar algum onde eu possa te mandar um email ou algo parecido.
É que encontrei algumas fotos interessantes de corridas soviéticas, a maioria no gelo. Não sei se já viu, mas é interessante. Onde posso mandar o link?

Abraços

Guto
Guto
14 anos atrás

E ai Flavio,

saca esses carros tunados na Russia, quanta maldade!

http://damncoolpics.blogspot.com/2010/03/crazy-russian-cars.html

valter
valter
14 anos atrás

É verdade, ligava e implorava para publicar seus resultados, depois, já famoso desprezava os jornalistas brasileiros que não faziam parte da rede globo. Chegou ao ponto de provocar um racha entre Galvão Bueno e Reginaldo Leme. Na saida de um cinema desferiu um soco em um jornalista, acho que do jornal Noticias Populares, que fez uma pergunta a respeito de um suposto filho de Senna com uma modelo justamente quando Senna iniciava um romance com a sua acompanhante nessa noite. Não sei se a pergunta do tal jornalista foi apropriada, mas ganhar um soco em resposta, demonstra desprezo. Como piloto será eterno, como ser humano, teve as suas falhas. Ah, acho que seu pai era dono de uma metalurgica, portanto não era detentor de grande fortuna.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
14 anos atrás

Bom dia, Flavio. COncordo com o Geraldo. Sucesso é sinônimo de trabalho. Qualquer outra coisa, mais cedo ou mais tarde, desmorona. Toda essa conversa sobre ter ou não dinheiro, me soa a coisa de latino-americano lamentando-se da sorte. Quer ter? Vá trabalhar!

Silvio Viana
Silvio Viana
14 anos atrás

E desde quando ter dinheiro é defeito? Isso é coisa de liso. Senna ralou feito um doido, até conseguir que Silverstone fosse seu palácio. A partir do seu sucesso na Inglaterra, tudo ficou mais fácil. Maurício Guggelmin morou com ele e depôs na imprensa sobre aqueles tempos. A F1 é para poucos. Há quem possa pagar uma temporada, mais do que isso é inviável.

N I P O - L U S O
N I P O - L U S O
14 anos atrás

Sobre os Patrocinadores: Banerj faliu; Gallery e Gledson sumiram do mapa…
Mas o resto Estrela (via China), jeans Pool, Transzero estão ativos, mas em menor significância que na década de 1980…

Guerwin
Guerwin
14 anos atrás

É impressionante como todos conhecem a vida da família Senna. Eita bando de Fifis.

JONAS MONTANARO
JONAS MONTANARO
14 anos atrás

Conta-se uma historia, que quando ele estava procurando patrocinio para a formula 3, foi na fabrica da Ellus, em Santo Amaro. O dono da empresa deu uma canseira de mais ou menos 5 horas nele, e o deixou esperando feito tonto, e nunca atendeu. Depois quando o cara jà era famoso, o proprio dono da Ellus, o procurou e ai foi a vez dele em dar canseira. Nunca mais, disse ele ao pequena empresario, isso na època.

Alaor Jr
Alaor Jr
Reply to  JONAS MONTANARO
14 anos atrás

e historia é quase essa
ele e o Maurizio Sala tomaram esse cha de cadeira juntos
se nao me engano foi na Staroup em 81
ai quando senna ganhou em portugal sua primeira corrida em 85 o cara da staroup tava lá e eles se encontraram no congestionamento pos-gp (lembrem-se que naquele dia choveu com vontade)
o cara da staroup reconheçeu o Senna, desceu do carro, foi até ele, bateu no vidro e disse
“ou Senna eu sou o fulano de tal dono da Staroup, e antes q ele continua-se o Senna interrompeu o cara dizendo:
“eu sei quem você é, é o FDP que me deixou esperando cinco horas e nao me atendeu”
fechou o vidro do carro e foi embora…

Breno Peixoto
Breno Peixoto
Reply to  JONAS MONTANARO
14 anos atrás

Esta história a que o Jonas se refere, Senna contou na sua clássica entrevista à Playboy, em 1989.

Foi nesta mesma reportagem que Ayrton afirmou ser a Xuxa o grande amor da sua vida, e também que teria “visto Deus” durante o GP do Japão de 1988.

Venax
Venax
14 anos atrás

A família Senna tinha uma industria de produtos metalurgicos e outros negócios no ramo de materiais de construção (elétrico, hidraúlico, ferramentas, etc). Eram bem de vida sim, mas o pai não se entusiamava muito com o filho seguir a carreira de piloto.

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
14 anos atrás

Esses detalhes desconhecidos da carreira de Senna são realmente interessantes, existe algum livro que traga isso tudo registrado em detalhes?

vitão
vitão
14 anos atrás

Não vamos nos esquecer do Armando Botelho, o empresário, é claro. Esse sabia das coisas.
E a empresa do sr. Senna da Silva era de autopeças, mais precisamente de injeção de antimonio ( maçanetas, frisos, etc) , a fabrica de fechaduras universal, UNIVEL, que ele vendeu depois. O primeiro endereço dela foi na rua Conselheiro Saraiva, em Santana.

David
David
14 anos atrás

O esporte a motor e caro exige um investimento alto e normal que os pilotos em sua maioria sejam de famílias com alto poder econômico e não vejo problema nenhum nisso independe se o cara e rico ou não.

Talento,Determinação,Respeito ao Próximo não pode ser comprados

geraldo nunes
geraldo nunes
14 anos atrás

Mais uma prova de que só no dicionário “sucesso” vem antes de “trabalho duro”…

MARCELO MARCOS DE OLIVEIRA
14 anos atrás

Gosto muito de corridas independente de qual tipo, acompanho quase tudo, inclusive até coleciono miniaturas de carros de competição. Mas nesse meio não tem pobresinho não, e nem bobo, apesar de muitos tentarem passar imagem de pobresinhos que conseguiu se dar bem no esporte por puro esforço, isso não é verdade, inclusive a maioria diz: “Minha família não é milionária” ao invés de dizer ‘rica’. Mas td bem, tem mais é que aproveitarem mesmo!!! Queria eu estar no lugar deles!!!

Ernesto Longhi
14 anos atrás

Era bom de arrumar dinheiro o orelhudo heim… PQP…

Renato B. Santiago
Renato B. Santiago
14 anos atrás

Por isso são ricos! Com o Bruno é parecido. Quer correr, vá arrumar dinheiro pra isso! Nada de ser totalmente bancado pelo papai, com uns pilotos que tem por aí.

preto
preto
14 anos atrás

Flavio,qual é o horário do teu programa na TVIG,? E´ao vivo?Abs

Paulo César
Paulo César
14 anos atrás

Quem não foi comprado desta lista, fechou as portas, talvez a única que exista seja a Estrela, mas está sem brilho nenhum. Faz tempo que não compro brinquedos de criança.

Gian Brasil
Gian Brasil
14 anos atrás

Tenho 24 anos e não acompanhei os tempos antigos de F1. Mas de tudo que vejo e leio, admiro como estes caras se viravam… eram outros tempos, não tinha esse ‘glamour’ e frescura que se tem hoje… os pilotos cuidavam muito mais de si… hoje os muleques de 19 anos sentam num carro de mais de 800 cv e aceleram, só isso..
Antigamente, os caras eram quase mecanicos, sabiam de tudo e se envolviam muito mais…
Os pilotos de F1 hoje, são muito distantes do público. E dos carros também, parecem que não se envolvem (pode ser apenas impressão).
Por outro lado, gostei da proximidade que os pilots da Indy tem com o público e com a imprensa. Falando nisso, mesmo com todos os problemas da corrida de hoje, acho que pra uma coisa ela serviu: aproximou o público brasileiro desta categoria não muito conhecida por aqui… E vale o destaque pra Bia, que terminou na frente da linda e muito boa piloto Danica!
Ps; A Band fez a mais longa transmissão de um evento esportivo na historia da humaninade (certeza absoluta, mas sem dados pra comprovar…ahahah). A emissora transmitiu das 8h30 da manhã até as 16h30 a mesma coisa!!! haahha e ainda gastaram R$ 500 mil na reforma da pista durante a madrugada (verdade Flávio)!?!?
Isso que é investimento em um evento!! haha Mas a transmissão foi desprezível!

Kamen Rider Black
Kamen Rider Black
Reply to  Gian Brasil
14 anos atrás

Errado, transmissões esportivas longas não são uma novidade na tv…o Canal Speed, quando faz a transmissão das 24 Horas de Daytona fica quase 24 horas no ar ininterruptamente transmitindo a corrida….

Caique Pereira
Caique Pereira
Reply to  Gian Brasil
14 anos atrás

Gian,
O Ayrton já fazia perte dessa turma que sentava e acelerava. A diferença estava nele, que gostava de aprender. O Emerson, Piquet, Wilsinho e Pace, trabalharam e aprenderam nas equipes para poder correr.

Eduardo Rimoli
14 anos atrás

Alguma vez ele lhe telefonou?

MAX
MAX
Reply to  Eduardo Rimoli
14 anos atrás

puts! Cara! que murro no estomagooooooo!!

Kamen Rider Black
Kamen Rider Black
14 anos atrás

Do jeito que você falou “de família rica”, dá a impressão que o Senna era algum herdeiro de família aristocrática paulistana, daquelas famílias fechadas da elite paulista, donas de imensos territórios, bilhões em bancos suíços e se bobiar, até casamentos arranjados. Não, quem acha que o Senna vem deste meio se engana. Que a família dele era rica, não há dúvidas, mas não é riqueza de família e sim de trabalho. Li certa vez que o pai do Senna só conseguiu ficar rico por causa do sucesso que adquiriu no ramo do comércio de veículos (não me lembro se era de venda de carros usados ou não) no bairro de Santana. Confesso que estou me baseando em uma informação que li há um bom tempo atrás, mas adianto desde já que não acho que o Senna era de aristocracia nenhuma. O que de certa forma é confortante, inspirador, tanto pai quando filho terem prosperado na vida econômica por habilidade e méritos próprios e não nome/casta.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Kamen Rider Black
14 anos atrás

Caceta, Flávio….

esses doidos vc não veta…..

cada maluco!!

eu, hein!

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
Reply to  Kamen Rider Black
14 anos atrás

ele falou que o Senna era de família rica, e você concordou.

Que “jeito” o Gomes falou? Não entendi. ele apenas citou que era família rica, o que é verdade.
Acho que você está procurando pêlo em ovo.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Kamen Rider Black
14 anos atrás

Eles tinham grana, isso é apenas uma verdade que todo mundo teima em não avcreditar

Peço para que quem duvide disso comece a frequentar os Kartodromos… veja como é “barato” andar de kart… veja como sobram patrocinadores para financiar a carreira dos jovens talentos descamisados que circundam os box (como os boleiros no tenis)…

De vez em quando acho que somos “meio” Argentinos… como o que acontece com o Fangio… a cada ano que passa o Senna guia melhor.

Segue o jogo.

Imperador

Caique Pereira
Caique Pereira
Reply to  Kamen Rider Black
14 anos atrás

Karmen,
O Sr. Milton, PAI do Ayrton, está sendo processado pela UNIÃO, por trabalho escravo em uma de suas FAZENDAS na Bahia. A família do Ayrton tem muito dinheiro. Não são da ala dos Barões do Café, mas tem muuuiiitttooo.~O pai é industrial e queria que o Ayrton, no início, não pilotasse para assumir os negócios dele.

mario aquino
mario aquino
Reply to  Kamen Rider Black
14 anos atrás

O Sr. Milton era de um grupo de trambiqueiros da Zona Norte, tinha uma industria, depois se envolveu em agro-negócios tendo inclusive entrado no campo do trabalho-escravo, o Ayrton Senna ainda criança brincava de Karts nas Palmas do Tremembé, e um poquinho maior, tinha um helicoptero a sua disposição para ir brincar de Kart onde lhe conviesse (chuvesse) no fim de semana.
Ele morava no bairro dos macaquinhos na serra da Cantareira e fazia parte de um grupo que tinha muitos boiolas.(não estou inventando veja a TUSA), eu sou da ZN.

Rodrigo Zauli
Rodrigo Zauli
Reply to  Kamen Rider Black
14 anos atrás

Se essa informação for verdadeira o outro, bateram outro recorde na carreira, o de hipocrisia, porque porque eu cresci lendo comentários de que a família dele era muito religiosa, cheia de carolice, que arrumavam uma rezação danada, que viviam com a bíblia debaixo do braço e sei lá mais o quê…

David
David
14 anos atrás

E interessante ler estas informaçoes que as vezes nao sao divulgadas voce acaba tendo outra visao do piloto

Rafael
Rafael
14 anos atrás

Não sei se não patrocinar foi bom ou ruim, pq o banco nacional que patrocinava faliu…

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Rafael
14 anos atrás

O que vou dizer chega a soar estranho… o Banco Nacional era espetacular… produtos inovadoras e gente extremamente competente (que continua ainda hoje no Mercado Financeiro em posição de destaque).

Uma pena o problema contabil do Banco…a boataria foi forte e acabou com o Banco… o pessoal do Governo na época foi habil e conseguiu contornar a situação sem quebrar o sistema financeiro no inicio do plano real… trabalhei lá no auge da carreira do Ayrton, foi o “boom” do Banco… parece que o Ayrton morreu e o Banco morreu logo depois.

Apenas coincidencia…

Segue o jogo…

Imperador

Caique Pereira
Caique Pereira
Reply to  Rafael
14 anos atrás

Até hoje o Sr. Magalhães Pinto (Fº), além de não estar PRESO, não informou o que fez com os U$ 7 BILHÕES dos correnntiostas e Investidores. O baca de tudo isso foi que o Sr. Pedro Malan, que foi o permissionário do empréstimo de U$6 Bilhões ao Nacional, meses depois permitiu um empréstimo de U$ 5 Bilhões ao UNIBANCO para comprar o Nacional e…estranhamente após passar a pasta de Ministro da Fazenda Sr. Henrique Meirelles, assumiu a Presidencia do Conselho do…UNIBANCO…