SENNA, 50 (13)

SÃO PAULO (belo carro) – Em 1987, Senna ia para seu terceiro ano na Lotus. Nos dois primeiros, motor Renault. No último, o primeiro contato mais forte com a Honda. Sua temporada foi decisiva para que os japoneses, digamos, recomendassem sua contratação à McLaren, que passaria a usar seus motores em 1988. A McLaren, que não era boba, aceitou. Apesar de já ter Prost.

Mas 1987 não foi o mais brilhante de Ayrton na Lotus quando se analisa apenas o quesito velocidade absoluta, no qual se destacara nas duas temporadas anteriores. Depois de fazer fez sete poles em 1985 e oito em 1986, conseguiu apenas uma com a Honda. Por outro lado, teve um campeonato mais consistente, com duas vitórias, em Mônaco e Detroit, e oito pódios no total. Fechou o Mundial em terceiro, com 57 pontos, atrás apenas da dupla da Williams, igualmente empurrada pelos incríveis turbos da Honda, Piquet e Mansell.

A foto foi tirada no Rio, com toda a tchurma da Lotus já patrocinada pela Camel. O companheiro de equipe, exigência da Honda, era o japonês Satoru Nakajima.

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Carlos Borba
Carlos Borba
11 anos atrás

O Peter Warr (o loiro alto da direita) disse que foi obrigado pelo Senna e pelo Ducarouge (o da esquerda do Senna) a assinar com a Honda, eles chegaram a oferecer o motor Honda para Mclaren que não aceitou o motor, a Mclaren queria os Honda, mas exigia motores iguais aos da Williams, porque por contrato a Williams tinha direito aos melhores motores (leia-se Honda RA 167-E) este motor é de 1987 e atingia 14 mil giros com 900 cavalos em corrida e 1000 nos treinos. A Lotus teve que usar o motor da Williams/86 (Honda RA 166-E) que girava bem mais baixo eles davam 850 cavalos a 12,5 mil giros e nos treinos 900 cavalos, ambos os motores usavam uma válvula de limite de pressão do turbo em 4 bares. A Mclaren só aceitou os Honda em 1988 quando o Senna conseguiu convencer a Honda a dar motores iguais para a Mclaren e Lotus em 1988 (Honda RA 168-E) ambos com 650 cavalos e agora usando uma válvula de 2,5 bar. O Peter Warr diz que foi um grande erro se desfazer dos motores Renault, por que eles estavam melhorando muito depois que a equipe Renault saiu da fórmula 1 em 1985, para 1986 a Renault estava priorizando os motores investindo mais que a própria Honda, colocaram bobinas individuais, comando desmodrómico etc…e vinha muito mais novidades, o motor Renault também era mais leve (alumínio) já o Honda usava no bloco Ferro, resultado os Lotus 99T eram pesados e pouco potentes, já que usavam uma pesada suspensão ativa e um motor de ferro, as Lotus iam muito mal nos treinos, nas corridas até que ele foram bem mas só foi bem porque não trocava de pneus, acho que se o Senna tivesse mais 2 anos de experiência teria ganho o campeonato de 87, ele cometeu vários erros….. O Peter Warr diz que foi obrigado pelo Senna e Ducarouge a pegar os Honda “se eu pegasse os Honda iguais aos da Williams até que dava para aceitar”, mas os nossos Honda eram bem mais fracos que os da Williams, outro problema era o alto salário do Senna que fazia que a equipe não tivesse dinheiro para investir na suspensão ativa, Isto obrigou a o Peter Warr a trazer o Piquet para a Lotus, e o Piquet trouxe o motor Honda de última especificação o RA 168-E que era igual ao da Mclaren, mas aí faltou estrutura para a Lotus desenvolver o novo carro o Lotus 100t, a Lotus por estar endividada (escândalo Delorean) estava com pouco dinheiro em caixa.

Setembrino
Setembrino
Reply to  Carlos Borba
10 anos atrás

Concordo com quase tudo só acho estranho o alto salário de Senna de “1,5 milhões de dólares”. isto é esmola para a F1…

Edson - Cambuquira/MG
Edson - Cambuquira/MG
14 anos atrás

Essa amarela eu tenho montadinha de um Kit Tamiya.
Na cristaleira!

Joao Jungmann
Joao Jungmann
14 anos atrás

Esse carro, apesar de muito bonito e contar com o melhor motor da F-1 na época além de suspensão ativa, não era carro para brigar pelo título. O carro tinha vários problemas e era mais lento que as Williams (que também contava com o ótimo motor Honda). Tanto que o Senna no começo de 1987 disse à equipe e à Honda: “como imaginei, não vamos brigar pelo título. Mas acho que dá para ganhar nos circuitos de rua”. Acho que Senna cumpriu o prometido e faturou Detroit e Monaco naquele ano, terminando o campeonato num ótimo 3º lugar (à frente da Mclaren de Prost, por exemplo).

Já em 1988 o Piquet foi para a já decadente Lotus (muito mais distante da equipe dominante, nesse caso a Mclaren), que em 1989 inclusive perdeu o motor Honda e ficou com um fraquíssimo motor Judd. Foi o princípio do fim.

Belo registro, FG. Meu carro favorito da F-1 continua sendo a Williams-Renault FW 14 B do Mansell em 1992. Abs

Juan Carlos
Juan Carlos
14 anos atrás

Essa Lotus 1987 lembra os “modernos” carros da Indy 2010……………

Eduardo Bonates
Eduardo Bonates
14 anos atrás

Meu carro dos sonhos em minha infância!

General Dególe
General Dególe
14 anos atrás

tem um cabelo na foto

Muller
Muller
14 anos atrás

Ducarouge sumiu do mapa depois dessa bomba e da de 88. O motor Honda era magnífico, a suspensão ativa (ao contrário do que postaram aí) era um alívio enorme, e só. É só ver o carro sem susp. ativa de 88, que um testador de carros como Piquet não conseguiu melhorar.
O pior veio em seguida: o escândalo da DeLorean explodiu e a grana foi sumindo…

Paulo
Paulo
Reply to  Muller
9 anos atrás

Ducarouge sumiu? continuou trabalhando na F1, depois da Lotus ele foi para a Larrouse e em 1992 foi para a Ligier e abandonou a F1 em meados de 1994 quando ocorreu o acidente de Senna. O Lotus 100T é basicamente o mesmo Lotus 99T, que é basicamente o mesmo 98T-97T-96T. Piquet testou em novembro de 1987 este modelo 99T e criticou bastante, tinha vários defeitos um deles era o peso de 560 kgs (20 kgs acima do regulamento), Piquet também não gostou da suspensão ativa, que era um projeto de 1981 e que tirava 40 cavalos do motor, não devemos esquecer que os Lotus usavam motores Honda turbos de uma geração mais atrasada que a Williams. Piquet fez de tudo no acerto do carro e no final deu o seu veredito, o carro não é competitivo e não tinha como consertar. Aí Piquet esperou o novo modelo o 100T que era muito parecido com o 98T, Ducarouge acreditava que com um carro no peso do regulamento e um motor de mesma geração do Williams e mais a grande capacidade de acerto do Piquet, o carro iria deslanchar, mas deu tudo errado, a Lotus desde 1982 passava por uma forte crise financeira, tinha apenas 70 componentes, estava em crise…resumo faltou dinheiro.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
14 anos atrás

Hoje, a função sacrifica a forma, infelizmente.

Georges
Georges
14 anos atrás

Pintura linda, motor fantástico e chassi bomba!!! Tem uma entrevista do Patrick Head (Williams) afirmando que ele e Ducarouge (Lotus) tiveram uma reunião com a Honda para 1987. O Head havia pedido antes para mudarem um componente externo de lugar no motor, a fim de baixar a altura do motor e, por consequencia, o capô atrás do piloto, e nessa reunião os japs da Honda queriam confirmar essa mudança, e o Duca teria dito que não ,que não precisava. Então, a Honda não mexeu no motor. Por esse “não”, a Lotus tinha esse capô alto, a Williams não estreou o FW12, e usou por mais um ano o FW11, que foi campeão do mesmo jeito. E o Duca ainda fez a bomba de 1988, o 100T do Piquet….

JMBNeto
JMBNeto
14 anos atrás

Realmente os carro de 70 e 80 eram mais belos, bastantes emcorpados, ou seja, ao por os olhos é que se ver o que é um Fórmula 1, hj dá a impressão de serem fracos, é o preço da tal tecnologia, preferia esses carros sem a metade das mesmas, por exemplo, o bom e velho cambio manual e outras coisitas mais, é como diz um amigo meu quando alguém pergunta pra ele porque não usa carro automático, ele responde “não sou aleijado”, é uma figura, mais olhando por outro lado, emoção mesmo é passar as marchas.

Celso Vedovato
14 anos atrás

É verdade que a McLaren tentou Piquet para 88, mas este recusou por já estar cansado de brigas internas em equipe e degladiaria com Prost? como aconteceu com o próprio Senna.

Thiago Schauenberg Pereira
Thiago Schauenberg Pereira
14 anos atrás

Bela pintura…

luis fernando
luis fernando
14 anos atrás

parece uma banana sobre rodas,a lotus preta e dourada é imbatível

Bruno Mantovanelli
Bruno Mantovanelli
14 anos atrás

Lotus 99T.
Maravilhosa, um dos carros mais belos de todos os tempos, perdendo apenas para a sua antecessora, a 98T.
A Lotus 99T foi o primeiro carro de F1 a usar suspensão ativa.
Alguém sabe se Gerrard Decarrouge está nessa foto?

deschamps
deschamps
Reply to  Bruno Mantovanelli
14 anos atrás

Sim. Logo atrás do Senna, de óculos escuros, ou o quarto da direita para a esquerda.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
14 anos atrás

Flávio, já devem ter comentado, mas viu o lançamento do livro “Senna, uma lenda em alta velocidade” que saiu esse ano?
é muito legal! grande ítem pra quem é fã! com conteúdo e artefatos muito interessantes dentro!

Essa Lotus é demais, vi ela na exposição que teve ano passado se não me engano.

Gomes, tem algo a dizer sobre o Instituto Ayrton Senna?

Antonio
Antonio
14 anos atrás

Tirar duas vitorias com esse carro, só mesmo sendo o piloto mais completo da Formula 1, já que dominava circuitos de rua como ninguém. Fosse outro com esse carro passava o ano em branco como de fato passou.

Valmir Passos
Valmir Passos
14 anos atrás

Lembro que fiquei chocado com a mudança de cor. Tinham acabado com aquele, que na minha opinião, era o carro de corridas mais bonito de todos os tempos. Achei o amarelo horrível.
Gostos a parte, o motor era um canhão, mas o carro era ruim. Senna sabia disso. Depois da troca de cadeiras (Senna foi pra Mclaren e Piquet ficou no seu lugar na Lotus), os problemas se repetiram. Era o começo do fim da Lotus.

CLAUDIO AUN
CLAUDIO AUN
14 anos atrás

NESTA TEMPORADA O PIQUET DECLAROU QUE A LOTUS FAZIA MUITA CURVA E SÓ O SENNA NÃO SABIA DISSO, NO ANO SEGUINTE SENTOU NESTE MESMO CARRO E VIU QUE, O QUE FAZIA A DIFERENÇA NÃO ERA O CARRO, LEVOU UMA TROLHA SEM TAMANHO, NO ANO SEGUINTE TROCOU A LOTUS PELA BENETTON E MAIS UMA TROLHA CHAMADA SCHUMMY

Andre Decourt
Reply to  CLAUDIO AUN
14 anos atrás

Ai santa…… Viúva nervosa em caixa alta…

CLAUDIO AUN
CLAUDIO AUN
Reply to  CLAUDIO AUN
14 anos atrás

A LINDINHA ESTÁ ENGANADA ,SEMPRE FUI PIQUET UM EXCELENTE PILOTO MAS FORA DAS PISTAS,,,,,,,,,,,,,,,ATÉ NA BUNDA DO FILHO COLOCOU E AINDA ACABOU FICANDO FORA DA FESTA DA FESTA DOS 60 ANOS DA F1 POR FALTA DE CLIMA

João Vitor
João Vitor
14 anos atrás

Lindo carro, curioso como antigamente os carros pareciam mais robustos. Esse é bonitão, mas acredito que os carros de F1 mais bonitos da história sejam a McLaren de 1993, a McLaren de 2008 e a Ferrari de 2006. Taí Mestre dos Magos, essa seria uma enquete bacana e renderia muito…

Mauro José Santana Júnior
Mauro José Santana Júnior
14 anos atrás

É pessoal, nessa epoca os F1 eram “verdadeiros” F1, o que já fas tempo que não consigo ver na atual F1.
Carros robustos, pilotos arrojados, e corridas inesquecíveis!!!
E os GPs no Rio eram demais, com muito calor, praia, mulherada, motores turbo, e muita, muita adrenalina!!!!!
E os carros tinha sua própira identidade, e os pilotos eram fieis as pinturas de seus capacetes, o que já faz tempo que também não acontece na atual F1!!
Saudades daqueles tempos!!!!!!!!!!
Abraço!!!

Marcelo
Marcelo
14 anos atrás

Satoru Nakajima foi exigência da Honda porque era ele quem desenvolvia o motor, o próprio Nakagima disse na época que tinha muito mais conhecimento sobre o motor Honda que Senna, como Nakagima não tinha maiores ambições na Formula 1 Senna não barrou o japonês na Lotus, a Honda aproveitou e promoveu um japonês no circo!

Tevez
Tevez
14 anos atrás

Ele tomou uma ultrapassagem do Piquet bem na minha frente nessa corrida, pqp que coisa linda

Diogo
Diogo
14 anos atrás

Quarta temporada do Senna. Na quarta, Schumacher já era campeão.

Que dó dessa turminha.

“Eu era gamado na Lotus amarela”

Fraca era a Benetton azul.

Proença
Proença
Reply to  Diogo
8 anos atrás

Shumacher era um trapaceiro, só ganhou em 94 porque usou tração e tanque sem filtro.E fechou o ano batendo de propósito em Damon Hill, em mais uma manobra ilegal; Pilantra igual seu chefe na época Flávio Briatore(Banido da F1).

Del Rey Fan
Del Rey Fan
14 anos atrás

A minha decepção com essa pintura, à época, foi enorme! Onde já se viu, acabaram com o preto-e-dourado JPS, sagrado pra mim!? Tiraram a melhor pintura de todos os tempos pra botar esse amarelão!? Eu não me conformava…
Mas vendo hoje, não faz feio, muito pelo contrário.

Andre Decourt
14 anos atrás

Nesse dia aí o japa ficou sem capacete e o Senna sem um macacão……….coisas do Bairro Peixoto

carlos pimenta
carlos pimenta
14 anos atrás

Tem um vídeo onde mostra o Senna em SPA, ele fazendo a bus stop, num aguaceiro só, e no meio da bus, chama o box dizendo que a pista está encharcada e com óleo e muito dificil de guiar mas ele vai tentar assim mesmo, e passa cheio pela reta dos boxes, na volta seguinta faz a pole, quando vi esse vídeo pensei: Esse cara não é normal? Outra foi naquela pista de retas longas na alemanha, aleijada hoje, o Prost vai disputar freada com o Senna, disputar freada?? o que é isso?? coisa de antigamente, numa chincane, nao entendi como o GB não percebeu, mas o Prost foi no limite mas o minino deixou pra freiar uns 10 metros depois do Prost, nunca vi na F1 pela TV uma disputa de freada tão intensa, foi o máximo do máximo, ali tive certeza que o muleque tinha um diferencial.

Thiago Sabino
Thiago Sabino
14 anos atrás

Um que pode dar excelentes referências do Ducarouge, é o Piquet….principalmente em 1989…ahahahahahhaha….

Tem uma entrevista dele na GRID, de 89, que ele xingou o Ducarouge de tudo quanto foi nome…….

E disse que o 99T era um “carro bomba”….

Agora, essa Lotus aí era linda hein…e Jacaré também…eramos felizes e sabíamos.

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
14 anos atrás

Senna sempre incrível nos treinos classificatórios. Se alguém batia seu tempo, ele voltava e baixava ainda mais. Parecia que ele sempre tinha uma reserva, uma carta na manga. Era sensacional!!

Diogo Sorocaba
Diogo Sorocaba
14 anos atrás

Se não me engano, essa Lotus já tinha suspensão ativa.
Confere?

luisfernando
luisfernando
14 anos atrás

uma banana sobre rodas,a preta e dourada era infinitamente mais bonita.

Maxwell Barbosa medeiros
Maxwell Barbosa medeiros
14 anos atrás

Que meeeeeeerda! Eu tinha duas miniaturas de F1 da Lotus e não sabia. pena que eu era danado quando era pequeno e dei fim as duas.

= (

LOGAN
LOGAN
14 anos atrás

O F.G. não devia nem ficar falando do Senna… Cansei de ver ele metendo malho no Ayrton… Vai bajular o Piquet que aina tah vivo…

Firmani
Firmani
14 anos atrás

Entrei aqui no post 13 da série Senna só pra ver se as viúvas tinham ido embora, pra alegria do rabugento FG. Também não tenho mais paciência nem idade pra esse chororô de “saudades eternas”. Parabéns ao Flavio que espantou bem esse povo!

Tenho saudade de ver o Senna correr, sim, como acredito que todos ainda tenham. Que venham novos Sennas (de qualquer nacionalidade) pra gente admirar por aí!

E, que venham novas Lotus amarelas também! Puta carro bacana!

Abraço a todos!

Wilson CArpini
Wilson CArpini
14 anos atrás

Essa foto saiu numa revista grid, no início de 1987, que tinha a muliticolorida benetton num branco estranho para o carro que vinha com motor ford turbo…
Concordo com os comentários que dizem que os carros dos anos 80 eram mais belos e coloridos…
Concordo também que a pintura do John Player Special foi a mais bela de todas, principalmente o lotus 79 do mário andretti…..

CS
CS
14 anos atrás

pergunta imbecil: Se o primeiro piloto, por tradição, tem o número do carro mais baixo, porque Senna era 12 e seus companheiros de Lotus eram 11?

Paulo
Paulo
Reply to  CS
9 anos atrás

Senna era fã de Gilles Villeneuve e pediu o n°12 que era o n° do canadense na Ferrari.

Danilo Albergaria
14 anos atrás

Essa Lotus era bonitinha, o motor era ótimo, mas o carro era uma bomba. Em 1988, o Piquet sofreu mais ainda por causa do projeto.

As duas vitórias do Senna, neste ano, foram herdando a primeira posição graças aos abandonos Mansell.

A foto é crássica.

Paulo
Paulo
Reply to  Danilo Albergaria
9 anos atrás

O motor dos Lotus não eram ótimos eles eram os Honda de 1986, como o regulamento de 1987 obrigava a usar uma válvula de 4 bar. A Lotus teve problemas nos treinos, porque os concorrentes todos aumentaram a rotação do motor passando dos 14 mil giros, a Porsche e a Ferrari tinham motores de treinos tão fortes quanto os Honda da Williams, já a Lotus usava um motor que só chegava a 12,5 mil giros, mas nas corridas a Honda da Lotus compensava este baixo giro com muita economia, superando os Porsche, Ferrari e Ford, nas corridas só perdia para os Honda da Williams, que por contrato tinha direito de ter os melhores motores até 1987. Piquet apostou muito em 1988 acreditava que com o motores iguais aos da Mclaren poderia fazer frente.

Clark Griswold
Clark Griswold
14 anos atrás

eu era apaixonado por essa lotus amarela. batia o olho na pista e lá estava ela, destacada… linda!!!

João Vitor
João Vitor
Reply to  Clark Griswold
14 anos atrás

Clark Griswald? Bem que o blog do Gomes poderia ter uma matériazinha com aquela peruona do Férias Frustradas. Ele chega na loja e pede a “supercaminhonete esporte azul antártico, com rádio e bagageiro de Rally opcionais” (Sportswagon em inglês) e recebe a “Caminhonete familiar rainha, verde ervilha” (metalic pea).

Deram um jeitão na perua ford…

super clássico.

João Vitor
João Vitor
Reply to  Clark Griswold
14 anos atrás

Achei no wiki a história do carro, http://en.wikipedia.org/wiki/Wagon_Queen_Family_Truckster
muito bom!

Endrigo Cenzi
Endrigo Cenzi
Reply to  Clark Griswold
14 anos atrás

Cara, engraçado você dizer isso, pq é exatamente o que eu sentia. Durante as corridas, parecia que só dava para ver as Lotus amarelas. Abraço.

Alemão
Alemão
14 anos atrás

Os Pneus eram bem mais largos , o que permitia que os pilotos mais arrojados entrassem nas curvas “de lado”, corrigindo e atacanto os pilotos que estavam na frente,,,,,bons tempos!!!

Flavio Chinini
Flavio Chinini
14 anos atrás

Dizem que o Gérard Ducarouge foi o responsável pelo desastre que foi o Lotus 99T.

Cristiano, o ruivo
Cristiano, o ruivo
Reply to  Flavio Chinini
14 anos atrás

E dizem que o projetista agiu propositadamente. Meio teoria da conspiração, mas como não tem santo nesse padock…

alex
alex
Reply to  Flavio Chinini
14 anos atrás

o carro não era tão ruim assim. Os williams era muito superiores mas mesmo assim ele conquistou vitórias, poles, 57 pontos, etc.

Flávio Costa
Flávio Costa
14 anos atrás

Lada e Renault. Honda e Lotus. BMW e Ferrari. E essa, Elf e Shell?!

Carlos Bragatto
Carlos Bragatto
14 anos atrás

Outra coisa que parece que ferrou com a performance foi o fato da Lotus passar a desenvolver a suspensão ativa, que chegou a correr em algumas provas, mas nunca foi boa como a da Williams. Parece que a da Williams era ativa de verdade, e a da Lotus era reativa, algo assim. Perderam muito tempo e grana nisso.

Sergio Milani
Sergio Milani
Reply to  Carlos Bragatto
14 anos atrás

A suspensão ativa foi usada pq era a chance que a equipe tinha para corrigir os problemas que o carro tinha. O carro chegou a ser apresentado com suspensão convencional, mas dizem que seria uma tremenda bomba….

Thiago
Thiago
14 anos atrás

A equipe, nas horas vagas, entregava Sedex também.

Rogério
Rogério
Reply to  Thiago
14 anos atrás

pqp!!! essa foi boa.

Jairo Fernando
Jairo Fernando
Reply to  Thiago
14 anos atrás

Essa foi boa mesmo!
Vou falar para o carteiro aqui do bairro que ele foi homenageado numa foto junto com o Ayrton Senna.

Grimm
Grimm
Reply to  Thiago
14 anos atrás

Na verdade, nas horas vagas, a equipe corria…

Leo
Leo
14 anos atrás

Os carros eram muito mais belos na década de 70-80.
Infelizmente a aerodinâmica acabou com a beleza da fórmula-1 com aquela penca de apêndices aerodinâmicos, bigornas, etc.

E ver o fim do autódromo de Jacarépagua é triste, muito triste.

Flavio Chinini
Flavio Chinini
14 anos atrás

Não sei se é verdade (acho que li em algum lugar), mas a primeira opção da McLaren para 1988, para substituir Johansson seria Didier Pironi. Só que ele morreu em 1987, sem se recuperar totalmente do acidente sofrido em 1982. Depois, passaram por Nelson Piquet, que teria falado para Ron Dennis: “meu tesão é correr contra você, não para você”. Dai que foram para o Senna.

Thiago
Thiago
Reply to  Flavio Chinini
14 anos atrás

Piquezão é uma comédia!!! Se for verdade, deixou de ganhar mais 2 campeonatos, no mínimo.

Danilo Albergaria
Reply to  Flavio Chinini
14 anos atrás

Tá cheirando a lenda.

Bronca
Bronca
Reply to  Flavio Chinini
14 anos atrás

Sim, daí o Santa Claus veio final do ano e engravidou a mãe do Nelsinho!

Sem esquecer que meses mais tarde o próprio Coelho da Páscoa tratou de meter uma cenoura no Piquet que, por sua vez, só foi ganhar uma corrida quatro anos depois (graças ao azar do Mansell no Gp Canadá em 91).

Realmente, vcs são cegos!

Rafael Chinini
Rafael Chinini
Reply to  Flavio Chinini
14 anos atrás

primo? caraio! hahahahaha
tinha lugar mais facil pra te achar não!
Abraços!

alex
alex
Reply to  Flavio Chinini
14 anos atrás

mas na lotus-honda teve um desempenho muito, muito pior do que o de Senna. Isso é preciso dizer.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Flavio Chinini
14 anos atrás

Lenda… de bobo o Piquet não tem nada… se a Mclarem tivesse feito uma oferta o Piquet estaria lá…

A Lotus havia feito uma boa oferta… e certamente ele pensava que haveria uma evolução no carro ingles e não um retrocesso como o que aconteceu.

Ir para a Lotus era uma bela opção, havia dinheiro e ótimo motor… e ele era considerado pelos Japoneses o melhor piloto dos motores Honda… porque não poderia dar certo?

Pena que o carro nasceu morto.

Segue o jogo

Imperador

Flavio Chinini
Flavio Chinini
Reply to  Flavio Chinini
14 anos atrás

Bronca, não sei onde você viu eu afirmando isso. De cara, eu escrevi “não sei se é verdade”.

Luis Albertyn
Luis Albertyn
14 anos atrás

Vendo essa foto e lembrando do que vejo todo dia quando passo diante do autódromo do Rio, dá vontade de chorar.

Não pelo Senna (calma, nada de viuvagem!), mas pelo total abandono de Jacarepaguá. Eu ainda não acredito que ele vai acabar.

Abs!
LA

Netinho
Netinho
14 anos atrás

Que saudades dessa época, em que os carros de F1 tinham cara de F1, e eram bonitos. Hoje em dia tá loco taí a Sauber, Hispania, Virgin e outros que não me deixam mentir. A unica coisa que restou dessa época , é o Arrrrgggghhhhh, G.V. Bueno.

Batista Lara
Batista Lara
14 anos atrás

O único GP que assisti ao vivo… Jacarepaguá 1987. Um sol de rachar! Motores turbo fazendo um estouro quando mudava de marcha. Lembro da volta em que Mansell fez a pole. Ele chegou balançando tudo o que tinha direito no final da reta oposta. A corrida acabou não sendo boa pros brasileiros mas essa minha experiência foi inesquecível!

Rodrigo Lamonato
14 anos atrás

Contam que logo nos primeiros treinos o Senna constatou que aquele carro não o levaria a disputar o campeonato.

O projeto sofria de problema de equilibrio que eram mascarados pelo potente motor. Foi o que li.

Logo de início o Senna teria comunicado isso ao Decarouge (é assim que escreve?), e começado a negociar com a McLaren.

Dizem ainda que ele tinha mais tempo de contrato com a Lotus, mas com a saída da JPS, Decarouge (?) arrumou a Camel (BAT) para cobrir as despesas e assegurar um orçamento que proporcionasse um mínimo de desenvolvimento.

Aí estaria a brecha para quebrar o contrato, e foi o que foi feito.

Mas corroborando o FG, sim o carro é bonito.

Hamilton_k
Reply to  Rodrigo Lamonato
14 anos atrás

o Senna e a Honda constataram que o carro não era bom. Os engenheiros e Senna acharam que nas pistas de rua teria mais chance, foi justamente onde ele venceu.

No fim do ano, Gerard Ducarouge escreveu uma carta de despedida e agradecimento ao Senna, lamentando o fato de nunca ter conseguido dar um carro à altura do que ele esperava.

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
14 anos atrás

Coisa curiosa:
AS era todo esportista e tal, como todo mundo sabe.
Desde que saiu da Toleman para a Lotus, só guiou carros com patrocínio de cigarros. JPS, Camel, Malrboro e Rothmans.

Didi Mocó
Didi Mocó
Reply to  Ernesto Longhi
14 anos atrás

Mas nada a ver este comentário, hein? O que seria da F1 sem o patrocínio de cigarros? Aliás, outra pergunta pergunta: o que é mais prejudicial à saúde: cigarro ou banco?

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
Reply to  Ernesto Longhi
14 anos atrás

Eu sei que industria do tabaco movimenta o esporte. É uma antítese mas, ô beócio, não leu que foi uma curiosidade??

Vai lamber sabão.

Didi Mocó
Didi Mocó
Reply to  Ernesto Longhi
14 anos atrás

Não tem nada de curioso nisso. Tem de politicamente correto, isso sim. Abraço, Ernesto.

Adrian
Adrian
Reply to  Ernesto Longhi
14 anos atrás

curioso mesmo

Pablo
Pablo
Reply to  Ernesto Longhi
14 anos atrás

Me lembro quando esta Lotus foi apresentada, estava assistindo o Jornal Nacional e vi essa Lotus, eu achei horrível, pq gostava demais da JPS, das cores

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Ernesto Longhi
14 anos atrás

Outros tempos meu amigo… tempo em que o “carbon free” nem era imaginado.

Digo que era bem legal…éramos mais magros e a vida era um pouco mais simples… o pior de tudo é que começo a não lembrar mais como era a minha nessa época sem um celular… posso não me lembrar… mas com certeza era muito melhor… rs!

Abraços

Imperador

CHEFE ESCOTERIO CARLOS MOURA
CHEFE ESCOTERIO CARLOS MOURA
14 anos atrás

e impressao minha ou os carros de decada de 80 eram mais bonitos e coloridos, achei os que correram no domingo passado sem graça, sem cor sem nada…

Eduardo Melo
Eduardo Melo
Reply to  CHEFE ESCOTERIO CARLOS MOURA
14 anos atrás

Me desculpem, mas acho esta pintura amarela da Lotus muito feia, mas a comparação é até covardia, pois ela veio para substituir as Lotus pretas JPS