SENNA, 50 (8)

SÃO PAULO (entrava diferente) – Mais uma passagem legal para se lembrar sobre Senna, na véspera de seus 50 anos, é essa corrida promocional da Mercedes em Nürburgring. Vários pilotos de F-1 convidados, entre eles muitos campeões mundiais, e todos com carros de rua modelo 190. Chovia. Ayrton era estreante na categoria (isso aí aconteceu em 1984) e deixou os velhinhos no chinelo. Os sennistas mais ferrenhos costumam dizer, de maneira exagerada, que essa é a prova cabal de que ele era o melhor de todos em todos os tempos, porque com carros iguais etc e tal. Bobagem, claro, mas alimenta as discussões de botequim. Quem mandou o vídeo foi o blogueiro Luis Mendes.

Subscribe
Notify of
guest

86 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Janaina
Janaina
14 anos atrás

Muito alem de ser o melhor dos melhores, deixou um ensinamento, lutar sempre, conquistar o topo com dedicação. Lição de vitória nas pistas e na vida. Tenho Ayrton como exemplo de vida.

Henrique Bierrenbach
Henrique Bierrenbach
14 anos atrás

Essa 190 deve ser um dos pequenos motivos que levou em época Michael a achar em quem deveria se espelhar.A Mercedes que o ajudou a entrar na F1 anos atrás já ostentava este trofeu em seu Museu. Sennista ou não só não vi por completo Emerson, e a cada ano que passa me aprimoro nos parâmetros de avaliações de quem foi ou é melhor que o outro. Pontuação, Campeonatos, Vitórias hoje sei que não são fatores únicos e determinantes, porque se fossem o Shummy seria mais de 2 vezes melhor que Senna, Mansell seria tão bom como Button, e por fim Piquet melhor que Emerson. Para mim que acompanho a F1 uma mudança de regulamento na pontuação fariam pilotos ganherem e perderem títulos do passado. Devemos sim considerar os resultados, mas o conjunto de fatores e situações nos leva a termos nossas próprias decisões de quem é o melhor
Senna poderia não ter a capacidade e malandragem de acerto de carros de Piquet, a capacidade inegável que Shummy teve de fazer em equipe um trabalho fantástico que obviamente aliado a uma terrível sorte de fracos oponentes ter um enorme péríodo vitorioso, nem tampouco o sangue frio e calculista do professor. Ele tinha a audácia de Mansell, controle da maquina de um Piquet, a velocidade de um Villeneuve (RIP) .
No jogo de características para uns poderia não ser o mais completo, para outros prevalece não ter sido o maior vencedor, mas sinceramente e isoladamente quando se pensa em F1 quando questionamos de forma subdividida aí não há como escapar
Quem foi o melhor de todos na chuva?
Quem o melhor conquistador de poles?
Quem foi o melhor em Monaco?
Fale de quem se lembra que possui mais corridas fantásticas em seu currículo?

Os talentos dos demais e do Shummy não podem ser esquecidos nem os números, mas não sou eu não: pesquisas e pesquisas são incansáveis , e feitas lá no Circo , e cada um utilizando ou não seus critérios e com 50 anos ou não ele é líder os demais que me desculpem !

Daniel Sanchez
14 anos atrás

FG,

Não entendo picas de alemão, mas esse vídeo aqui pode ser uma pista de que fim levou a Mercedes usada pelo Senna nesta corrida: http://www.youtube.com/watch?v=DDxyohTcS3g

Abs.

BRUNO CG
BRUNO CG
14 anos atrás

PARA MIM Senna foi o melhor piloto que eu vi correr. Só isso! Cada um tem sua opinião!

Claudio Fernandes
Claudio Fernandes
14 anos atrás

É ridículo e irritante a competição em que colocam gente que, honestamente, não tá nem aí pra saber se foi melhor ou pior que este ou aquele. Será que Senna dormia pensando: “Acho que com a vitória de hoje vão dizer que fui melhor que Lauda, Stewart?” Piquet, fazendo a barba, pensa: “Não tenho dúvida q engoliria o alemão que só ganhou de gente ruim!” ou Prost e Schumacher, perdem seu precioso tempo pensando: “Ganhamos mais que aquele crente nacionalista maluco e somos melhores!!!” DUVIDO!
Prefiro comemorar, me sentir um privilegiado ter visto tanta gente boa e estar, mais uma vez, presenciando uma geração excelente já mostrando a que veio.
Senna foi melhor que Hamilton? Massa é melhor que Prost? Piquet guiou mais que Lauda?
Honestamente não me interessa!

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
14 anos atrás

Disputaram essa corrida :

Ayton Senna
Alain Prost
Niki Lauda,
Alan Jones,
Keke Rosberg,
Jack Brabham,
Denis Hulme,
Phil Hill,
John Surtees, e outros pilotos de renome,
Carlos Reutemann,
John Watson,
Klaus Ludwig,
Manfred Schurti,
Jacques Laffite,
Udo Schutz,
Hans Hermann,
e Elio de Angelis, se tinham 20 carros então faltam mais 3 pilotos, que ainda não descobri, mas os principais estão aí …..

jean
14 anos atrás

Bonito vídeo.. Eu tenho uma miniatura em 1/43 deste carro – 14 com ele pilotando. Lugar de destaque na coleção!!

EDs
EDs
14 anos atrás

Por onde passou Senna deixou sua marca, sempre de forma genial. Nao tem q falar mto pois ja se disse de tdo . Alias, revendo esses assuntos dos 50 anos do Senna, numa entrevista ouvi o FG dizer q Piquet era mais completo q Senna. Respeito a apiniao, mas rebato, para analise do blogueiro, os seguintes questionamentos: 1)Qtas vitorias Senna e Piquet tiveram na F1; 2) Qtas poles Senna teve e Piquet?; 3) Senna venceu qtas em Monaco? Piquet qtas? Voce sabe, FG qtas eles tiveram em seus respectivos curriculos, entao, por isso acho q nao da para creditar ao Piquet ser mais completo, pelo menos pra mim. Claro, se os numeros fossem analisados ao pé da letra, com certeza nao haveria a menor possililidade do Shumy esta aquem do Senna. Mesmo assim, digo que o Shumy duelou com pilotos mais fracos e que tiveram carros inferiores ao Shumy e, qdo o proprio nao teve carro competitivo perdeu e perdeu para: Hill,. Vileneve, Mika, Kimy e Alonso, este ultimo t bem, piloto de alto nivel. Mesmo assim, o Shumy bateu as poles do Senna depois de quase 10 anos da morte do mesmo. Vale lembrar q nas primeira corridas do ultimo campeonato do Senna, as poles foram todas do Senna, com carro inferior ao do Shumy e , que o Senna tirava no braço. Enfim, Senna o Maior, Shumy logo depois do Senna, e Piquet, para mim, um piloto mediano.

pedro arnaldo
pedro arnaldo
14 anos atrás

“O melhor dos melhores de todos os tempos”
Não tem como se chegar a este objetivo… isso é a minha única certeza, mas esta claro que Senna era um fora de série especial, delineado com características únicas e marcantes. Isso pode levar a uma interpretação singular do seu talento, capacidade e determinação. Tenho minha própria analise e avaliação de quem mais gostei e foi o melhor, é algo referenciado na minha personalidade e características Psi, nunca será um resultado científico e não serve como referência para julgar as opiniões passionais e impregnadas de parcialidades que vejo aqui.

Luis Albertyn
14 anos atrás

Quando vejo esses 190 só lembro daqueles kits que vendiam ´para “transformar” o Monza em Mercedes! E mais: teve um cara, na época, que fez o contrário, disfarçado seu Mercedes de Monza, para afastar os amigos do alheio…

http://www.monzaclube.com/imagens/monza190E_MC.shtml

Muito legal mesmo esse lance de mostrar o “lado B” da carreira do Senna, mesmo que algumas das discussões suscitadas sejam pra lá de enfadonhas.

FG, aguardamos a experiência dele com um Ford Sierra RS Cosworth de rally, em 1986. Se precisar das referências, é só falar.

Abs!
LA

Rodrigo Abreu
Rodrigo Abreu
Reply to  Luis Albertyn
14 anos atrás

Amigo, segue o link do Post sobre o referido assunto…

http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2006/12/12/paixao-imediata

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
14 anos atrás

O negócio é que seja lá qual carro ele pegasse pra andar, ele andava bem, sempre entre os top.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
14 anos atrás

Muito legal ver as 190 entrando de lado nas curvas. Ótimo carro. Ali, foi uma questão de arrojo e habilidade, coisas que o Ayrton tinha de sobra. Muito bom de ver.

José Medeiros
José Medeiros
14 anos atrás

O Schummy nao ganhou desafio das estrelas e sim a corrida dos Paises (ao lado do Vettel). Totalmente diferente. E na F1 ninguem nunca vai ter carro igual e pronto. Principalmente depois dos duelos Senna x Prost ficou decidido que em akgum momento será definido o primeiro piloto. PS: Roberto Andrade corrida dos campeões é diferente da Copa das Nações. Pior que não entender de F1 é não entender de automobilismo.

Vinicius Vianna
Vinicius Vianna
14 anos atrás

Pode ser que os “Sennistas” realmente usem como argumento, mas a gente há de convir que é um Sr. Argumento né?Rs……

Antonio Augusto
Antonio Augusto
Reply to  Vinicius Vianna
14 anos atrás

Meu amigo, basta olhar como o cara entra nas curvas, jogando e apoiando o carro na zebra sem medo, derrapando de forma controlada… é um louco maravilhoso. Sei lá quem foi o melhor de todos os tempos, mas nessa corrida foi ele. E pelo talento de guiar, poderia ser em qualquer outra.

Eduardo
Eduardo
Reply to  Vinicius Vianna
14 anos atrás

Com certeza. Dá uma saudade ver esses vídeos… uma nostalgia. O Ayrton acima de qualquer coisa, me deixava orgulhoso, e das lembranças da minha adolescência, esse sentimento é insubstituivel. O cara faz falta demais.

Antonio
Antonio
14 anos atrás

O que eu não entendo é alguém dizer que o Piquet era mais completo. Vamos comparar.

Conhecimento de Mecanica – Piquet é melhor
Pista de alta velocidade – São iguais
Pista de rua – Senna é melhor
Pista molhada – Senna é melhor
Treinos – Senna é melhor
Kart – Senna é melhor
Carros turismo – Senna é melhor

Senna 6 x 2 Piquet..

Quem é mais completo ?

Luiz
Luiz
Reply to  Antonio
14 anos atrás

Caro Antonio, sem alimentar discuções sem uito sentido mas, vejamos por outro ãngulo.

Conhecimento em mecãnica = Piquet é melhor
Pista de alta = iguais
pista de baixa = iguais
pista molhada = iguais
treino = Sena
kart = sena
turismo = Piquet (andou até de Brasília e ganhava Tudo)
Conhecimento de regulamento = Piquet
Criatividade = Piquet
Andar com carro ruim e ganhar campeonato = Piquet
Ganhar campeonato com 3 carros diferentes na mesma temporada = Piquet.

Lembremos que quando Sena pegou carro merda não andou, depois foi campeão tres vezes na melhor equipe com o melhor carro e quando voltou a pegar carro merda infelizmente não pode continuar.
Era gênio, mas nem por isso melhor do que Piquet, Gilles, Lauda ou Schumacher.
Abraço.

Antonio
Antonio
Reply to  Antonio
14 anos atrás

Senna não andou com carro ruim ? E a Lotus ?
Senna só não ganhou corrida com a Toleman na primeira temporada, depois ganhou corridas em todos os anos.
Já piquet não consegui vitorias com a Lotus.
Passou em branco.
Piquet não era melhor em pista de ruas, como ele mesmo já disse , que não gostava. assim como em pista molhada, e voce diz que são iguais.

Reafirmo que em pilotagem Senna é mais completo , já em mecânica , o conhecimento do Piquet é indiscutívelmente o melhor.

Acarloz
Acarloz
Reply to  Antonio
14 anos atrás

Essa é a sua opinião,
né não ?

Diego
Diego
Reply to  Antonio
14 anos atrás

Luiz ,tu és sem noção alguma!
a única coisa que piquet foi melhor que o senna foi no conhecimento em mecânica.
Senna tinha uma Lotus que era fraca mesmo assim 16 poles e conquitou 6 vitorias, quanto seus companheiros de equipe não conquistavam nada, senna levava a Lotus ate o fim na disputa pelo titulo.
com uma Maclarem fraca senna ganhou 8 provas entre 92 e 93 dando um show em 93.

Antonio
Antonio
14 anos atrás

Foi o cartão de visitas.
Chegou o melhor do mundo. vão se acostumando kkk

LH
LH
14 anos atrás

O fato que poucos tiveram a habilidade e a coragem de andar no limite em qualquer coisa que tivesse quatro rodas, um motor e uma direção.

Léo Engelmann
14 anos atrás

FG, na tocada dos videos promocionais, sugiro esse Honda dirigido pelo Senna: http://www.youtube.com/watch?v=yAwJsOECGBU

Tem o detalhe do punta-tacco.

Janus
Janus
14 anos atrás

Sei lá, nunca fui Sennista, não gosto de babação de ovo também. Mas a frase do Gugelmin ainda me ecoa pela cachola. Algo como “Se vc colocar todos os 26 pilotos da F1 em uma corrida de ônibus de dois andares, vc sabe quem vai ganhar, não sabe?”

Na verdade, todo mundo sabe mesmo …

pablorocha
pablorocha
14 anos atrás

O Senna não sabia brincar…

Duque
Duque
14 anos atrás

Flavio, agora são 05horas e 40 minutos, terminou o primeiro treino livre no Bahrein: BRUNO SENNA deu duas voltas incompletas ! O carro me parece HORROROSO !!! Quadradão, sem nenhuma linha aerodinâmica mais arrojada ! E uma pintura de chorar ! De raiva ! O Edgard Mello Filho diria que esse HISPANIA é uma “cadeira elétrica” !!! O Celso Itiberê diria que é uma “carroça” !!! Espero estar enganado, mas acho que o BRUNO SENNA entrou numa roubada ! Que mico, hein ?

Alan
Alan
14 anos atrás

Estão vendendo uma , 35 pilas , pena que é automática
http://www.armazemw70.com.br/acervo.php?cd=253

Fabricio
Fabricio
14 anos atrás

Já tinha visto o vídeo. Muito Legal. E pelo o que eu pesquisei, foi o Prost mesmo quem reclamou do Senna, referente a um toque na primeira curva. Não há vídeo que comprove mas o Prost afirma. De qualquer forma o Senna venceu e o Prost foi 11º.

bruno schossland
bruno schossland
14 anos atrás

voce viajou quando disse que nao existe guarana taí, existe ainda e compro sempre que posso…ta procurando no lugar errado…

willian
willian
14 anos atrás

to loko pra ler um post sobre o tema da vitória que o bruno senna pediu pra fazerem. seria excesso de confiança?

willian
willian
Reply to  willian
14 anos atrás

opa, na verdade foram os patrocinadores dele (leia-se banco cruzeiro do sul)

Batista Lara
Batista Lara
14 anos atrás

” Os sennistas mais ferrenhos costumam dizer, de maneira exagerada, que essa é a prova cabal de que ele era o melhor de todos em todos os tempos, porque com carros iguais etc e tal. Bobagem, claro, mas alimenta as discussões de botequim.”

Sinto muito FG, mas discordo de você. O cara dá um show desse e vc diz que é bobagem??? Francamente!!!!

JackSpeed
JackSpeed
14 anos atrás

e eis que ja começou a viadagem,Bruno Senna ganha um novo “tema da vitoria”,é mole?mas vai ser ruim de tocar…

Leo
Leo
14 anos atrás

O cara era mesmo osso muito duro de roer na chuva…
Incorporado pelo capeta!
E olha que é sabido que em pista molhada deve-se evitar as zebras, por causa da baixa aderência provocada pela tinta.

Roberto Andrade
Roberto Andrade
14 anos atrás

Ficam aí falando de “carros iguais” e que por isso ele provou que era melhor?????? hahahahaha, o que dizer, então, do fantástico Schumahcer, que ganhou ano passado com carros iguais o Desafio das Estrelas????????? Tem gente que não entende nada de F-1 mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Abraço FG!

Fernando Siqueira
Fernando Siqueira
Reply to  Roberto Andrade
14 anos atrás

Concordo. E o Schumacher ganhou duas vezes aquela prova. Acho muito mais importante. Abs.

Eric
Eric
Reply to  Roberto Andrade
14 anos atrás

E um ano antes tomou do Rubinho…..na corrida dos campeões tomou do Loeb….e assim vai.

Heberson Haase Pinheiro
Heberson Haase Pinheiro
14 anos atrás

Bicho! Não significa nada! Além de…o cara, piloto como NICK LAUDA pegar um carro, como NICK LAUDA, e vencer… Não tem absolutamente nada a ver com formula 1, nem a ver com nada…mas eu, que só de kart…não faria igual nem f…..
Ele entendia o limite. Prova disso, são as 65 poles…coisa que como ele mesmo dizia…” O máximo da performance “

Leonardo Mansur
Leonardo Mansur
14 anos atrás

A tocada era diferenciada!

Eduardo (PE)
Eduardo (PE)
14 anos atrás

Essa corrida promocional foi para celebrar o retorno do autódromo de Nurburgring ao calendário da Fórmula 1.

Edvaldo
Edvaldo
14 anos atrás

Rodrigo Rapanello,

o video é esse http://www.youtube.com/watch?v=9JIsLkbBCec

hugo
hugo
14 anos atrás

Esses carros entrando de lado na cruva….

Paulo Moretti
Paulo Moretti
14 anos atrás

Caro Flavio; em se tratando de Bruno Senna parece que a poderosa e intelectual, especializada REDE GLOBO,RESOLVEU para incentivar a carreira de BRUNO , TROCAR o seu capacete pelo de…de… BARRICHELLO, na chamada para o GP do Bahrein…Por fvor se puder, veja..
Grande abraço e sucesso

André Grigorevski
14 anos atrás

Do car****, hein? Conhecia a história, já tinha visto algumas fotos, mas nunca um video.

Seria bem legal ver uma corrida dessas hoje em dia, mas creio ser impossível botar tantos pilotos (patrocinados por montadoras diferentes) dirigindo um mesmo modelo. Mas que seria interessante ver o que ia acontecer, certamente seria. Não daria pra usar como “prova cabal” de quem é melhor, exatamente pelo que já comentaram aqui, que alguns vão correr pra se divertir e outros vão levar a sério. Mas já daria pra ter uma idéia…

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
Reply to  André Grigorevski
14 anos atrás

Ué, todo fim de ano tem o Race of Champions. No ano passado, teve Schumacher, Vettel e Button correndo com os mesmos carros. Só é pena que a pista seja muito travada, mas é legal. Passa no SporTV.

Flavio Almeida
Flavio Almeida
14 anos atrás

Caros, esse carro era 4 cilindros com 16v, cabeçote desenvolvido pela Cosword…

Eric
Eric
Reply to  Flavio Almeida
14 anos atrás

O Cosworth foi lançado no 190 E EVOLUTION, aquele homologado para campeonato de turismo alemão.

Rodrigo Rapanello
Rodrigo Rapanello
14 anos atrás

Flavio,

Voce não tem um video do Senna, com algum reporter global, fazendo uma volta em Interlagos, à bordo do um Audi (se não estou enganado), na qual ele, propositalmente, deixa o carro escapar, para comentar um erro proprio em uma corrida anterior ? Ja tentei achar este video e não consegui… Eu era mei novo à epoco, não me lembro muito bem, mas esse fato da escapada proposital ficou gravado…

André Silva
André Silva
14 anos atrás

Um detalhe que passa desapercebido no pódio está no macacão do Senna.
Nessa época, não se podia exibir marcas de cigarro na Alemanha nem no carro e nem no piloto. A solução encontrada foi meter um silver tape em cima do logotipo da Marlboro. Dá pra notar isso no final do video.

Rodrigo Lombardi
14 anos atrás

Simplesmente o melhor de todos os tempos!
Andava muito, virava, sob chuva então, não tinha pra ninguém!
Desde que ele se foi, sinto que nenhum dos que vieram
depois supriram com a mesma tenacidade o meu próprio
desejo de pilotar.

Mas, infelizmente, estava na hora de ficar sem
o melhor dos melhores.

Guardo com carinho as lembranças e toda alegria
proporcionada a mim durante esses anos maravilhosos.

Sim, sempre infalível, “dependable”, verdadeiramente
genial.
Mesmo escondido sob o manto austero, pulsava
o sangue quente.

Carrinho bão, ao qual dedico essas linhas.
O tempo me pregou uma peça, e vendi minha 190E.
Mas ela vive sempre em meu coração.
Inclusive nas manhãs de Domingo.

PS: O tal cara do vídeo até que guiava um pouco,
mas o carro ajudava. Uns 90%.

Mario Souto Maior
Mario Souto Maior
Reply to  Rodrigo Lombardi
14 anos atrás

Estaava demorando…

Vinicius
Vinicius
Reply to  Rodrigo Lombardi
14 anos atrás

Engraçadíssimo o senhor.!

Mande seu curriculo para: [email protected]
Lá eles adoram humoristas dessa estirpe.

Rodrigo D.
Rodrigo D.
Reply to  Rodrigo Lombardi
14 anos atrás

Acho que ele não leu o post “saudades eternas”…

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
Reply to  Rodrigo Lombardi
14 anos atrás

Ufa, achei que você ia mandar um “saudade eterna”… :-)

Mário Mesquita
Mário Mesquita
Reply to  Rodrigo Lombardi
14 anos atrás

Chatices eternas. Haja bolsa escrotal…

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
Reply to  Rodrigo Lombardi
14 anos atrás

Bem que o FG reclama do pessoal não saber ler… O cara tá falando do carro, e não do Senna, galera.

Pior do que não saber interpretar um texto, é ainda querer dar opinião sobre ele.

Renato Rolim
Renato Rolim
14 anos atrás

Tem um depoimento do Miki Lauda, dizendo que ficou impressionado nessa corrida com o jeito que Senna atacava as zebras(até então ele não conhecia o brasileiro) e disse que na época dele, os pilotos não atacavam as zebras.

Vendo o vídeo, da pra ver que praticamente só Senna vai que nem LOUCO pra cima das zebras.

Já guiava demais, já com pouco idade! Não a toa é um dos maiores.

Renato Rolim
Renato Rolim
Reply to  Renato Rolim
14 anos atrás

*Niki Lauda

*Já guiava demais, com pouca idade

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
14 anos atrás

Alguém aí sabe se o Piquet também correu ?

Edvaldo
Edvaldo
14 anos atrás

Senna queria provar tudo pra todo mundo logo de cara.
Prost, Lauda e os outros estavam lá pra se divertir, Senna estava pra ganhar.

Marcog
Reply to  Edvaldo
14 anos atrás

Realmente teve esse tipo de comentário na época. Tal qual, o Piquet no Roda Viva, quando o assunto foi a morte do Ayrton, que sempre houve um “buxixo” entre os pilotos no Paddock, sobre a forma como ele atacava curvas e outros pilotos na hora de uma ultrapassagem (sempre com a faca entre os dentes). E, já se comentava na época: ” – Uma hora esse cara se arrebenta”.

De todo modo, num esporte de alto nível como esse, quem quer ser bem sucedido, tem que “ir pra cima”. Schumacher e seus 7 títulos são prova disso. Além do talento, a dedicação do cara também era fora do comum.

Sobre o carro ter ficado na Europa, sei que ele tinha uma perua 190E em SP, e eu achava que o sedan que ele comprou tb estava aqui. Ficou com a família por muito tempo, não sei se ainda está. O Honda NSX (o daqui do Brasil) foi anunciado há uns anos, mas já não era da família.

Alexandre Cândido
Alexandre Cândido
Reply to  Edvaldo
14 anos atrás

Realmente o Schumacher ia para cima, que o digam o Hill e o Villeneuve.

Ricardo Hilgenberg
Ricardo Hilgenberg
Reply to  Edvaldo
14 anos atrás

Ele bateu a perua Mercedes na Av. Engenheiro Caetano Álvares, já na altura do Mandaqui. Deixou o carro lá e sumiu. Depois alguém foi lá resolver as coisas…

Eric
Eric
Reply to  Edvaldo
14 anos atrás

Ao Marcoq
Nunca existiu a 190 E perua e sim a 300 E.

Marcog
Reply to  Edvaldo
14 anos atrás

Obrigado, não sabia. É que como a frente era parecida, achei que se tratava do mesmo modelo.

Lucas Israel
14 anos atrás

hahahaha
ótimo video.

Aliás uma curiosidade. O patrocínio da Marlboro foi tampado com silver tape. As vezes é bom ver que antigamente a fórmula não era tão cheia de frescuras como hoje

Jairo Fernando
Jairo Fernando
14 anos atrás

Alguém pode informar os pilotos que terminaram a corrida, do 2° até o 10°?

YPVS
YPVS
14 anos atrás

Mto maneira essa imagem dos caras sentando o pau na chuva e entrando na curva daquele jeito!

rafael
rafael
14 anos atrás

Essa eu não sabia. Obrigado ao amigo pela saudosa lembrança.
Grande Senna.

Ricardo Hilgenberg
Ricardo Hilgenberg
14 anos atrás

“… If you want to put your team in order, and get the right driver, you should pick Senna, and that was to Enzo Ferrari.”

Legal o video.

Flavio
Flavio
14 anos atrás

Se eu eu faço uma curva naquela velocidade, vou parar no meio da galera. Impressionante!

Mauro Oliveira
Mauro Oliveira
14 anos atrás

do que eu sei, ele ganhou o carro, e ficou com ele por muito tempo. era o seu carro na europa.