SENNA, 50 (9)

SÃO PAULO (belíssima máquina) – Senna num Porsche? Mais uma corrida não muito conhecida do brasileiro, que fez toda sua carreira em monopostos, mas de vez em quando recebia uns convites estranhos… Para sairmos dessa bobagem de disputas entre sennistas e não-sennistas no blog, vamos ver quem consegue contar bem a história dessa prova.

Subscribe
Notify of
guest

55 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
alcino bento
alcino bento
7 anos atrás

Um dia, durante a narração de um GP, ouvi Domingos Piedade contar uma história.
Senna tinha~lhe ligado na perspetiva de um dia experimentar o Porshe da New Man…..um dia, Senna ligou-lhe e disse-lhe que ia caminho do circuito onde estavam a correr os treinos da Joest para experimentar o carro. Quando Senna chegou, constactaram que a baquet do piloto que testava o carro, não dava para ele…..depois de várias tentativas, não conseguiram uma baquet que se adaptasse ao seu corpo…..Senna, então fez de um bocado de “tábua” a sua baquet…..chovia nesse dia….passadas algumas voltas, conseguiu igualar os tempos dos pilotos da Porsche dessa altura…..nas boxes, o “Boss” alemão perguntou a Domingos Piedade, quem era aquele cara de capacete amarelo, que conduzia o Porsche e que ele não conhecia…..é Ayrton Senna, brasileiro e futuro Campeão mundial de Formula 1……Diz Domingos Piedade……”diz a esse cara, que lhe dou 50.000 dolares por cada corrida que ele queira fazer com o carro”…..claro que Senna nunca aceitou……a sua meta era a Formula 1…….Domingos Piedade e Adriano Cerqueira, foram os 2 melhores narradores de Formula 1 que passaram pela RTP, quando esta fazia as transmissões em direto dos Grandes Prèmios…….Domingos Piedade era alguém com um “alto posto” dentro da AMG……

Klaus Hermann Wirz
Klaus Hermann Wirz
14 anos atrás

Aviso aos idiotas: Se é pra falar merda,, não fale. Senna tinha um carisma inigualável, que Schumacher jamais conseguiu ter. Outra coisa: Senna jogava limpo, jamais apelou pra sujeira, como fez o alemão várias vezes, sendo até ajudado pela equipe (não é, Rubinho?!). Apesar de ser meu conterrâneo, não tenho nenhuma simpatia pelo “Schummy”. Viva Senna, nossos domingos nunca mais foram os mesmos sem você!

AUREALIMA
AUREALIMA
14 anos atrás

SENNA VOCÊ FOI E SEMPRE SERÁ LEMBRANDO PELO MUNDO. FOSTE SÍMBOLO DE SIMPLICIDADE E MUITA GARRA. VENCEDOR NATO EN VIADO POR DEUS PRA MOSTRA AO MUNDO A GARRA DO POVO BRASILEIRO.

AUREALIMA
AUREALIMA
14 anos atrás

SENNA VOCÊ FOI E SEMPRE SERÁ LEMBRANDO PELO MUNDO. FOSTE SÍMBOLO DE SIMPLICIDADE E MUITA GARRA. VENCEDOR NADA EN VIADO POR DEUS PRA MOSTRA AO MUNDO A GARRA DO POVO BRASILEIRO.

João Carlos
João Carlos
14 anos atrás

Não correu nada!!!!! Desistiu, fracassado!!!!! O Schumacher foi muito melhor que ele, não só an F-1, mas também em carros d Turismo, tanto é que a Mercedes o chamou pra correr na categoria máxima por conta de seu desempenho show no DTM, né Flavio???????? Abração e vamos às nossa 92ª vitória amanhã!

Diego Marques
Diego Marques
Reply to  João Carlos
14 anos atrás

Flavio, tudo tem limite. Como você deixa passar um comentário desses?

O Schumacher disputou três provas de turismo, em 90 e 91. Nunca pontuou. Abandonou duas, e outra terminou em 14º. A melhor largada foi um 15º.

alberto
alberto
Reply to  João Carlos
14 anos atrás

nossa como vc fala merda…

Zé Graça
Zé Graça
14 anos atrás

Flavio, muito obrigado! A única coisa que sei é que o Pescarolo tá saindo do carro (capacete verde) e o Senna tá entrando, o terceiro piloto, se não me engano, era o Stefan Johansson e a equipe é a Jöest, hoje a esquadra oficial da Audi no endurance, e já confirmada para o mundial(LMIC) e para 3 das 5 provas da LMS. O Pescarolo que enfrenta uma situação estranha nesses tempos; Para passar de equipe a construtor, se endividou e acabou vendendo tudo para uma empresa japonesa, a Sora. Os japas acabaram se desinteressando pelo time e venderam o projeto do carro para a Oak(sim, a equipe do Ricardo Divilla) e arrendaram a equipe para a Gravity, a atual sócia majoritária da Renault-Lada F1, que só vai participar das 24 Horas de Le Mans com os reservas da equipe de F1 e, provavelmente, com apoio da Renault em si, ou seria Lada? O grande objetivo do velho Pesca era conseguir o Peugeot 908 para disputar a LMS inteira como uma nova equipe, mas quem ganhou a parada foi a Oreca, ex equipe do Bruno Senna! Genial, as voltas que o mundo dá!

Rodolfo Machado
14 anos atrás

Ai Caique, śo para complementar, sera que vai dar Ben Hur na Indy?

Nuno Kopio
Nuno Kopio
14 anos atrás

E pequena introdução de quem é o Domingos Piedade para quem não o conhece, e pense que os portugueses vem aqui inventar histórias.

http://www.bpcc.pt/essentialProfilesPTDetails.asp?id=10

Nuno Kopio
Nuno Kopio
14 anos atrás
Nuno Kopio
Nuno Kopio
14 anos atrás

Historia bem simples camarada Flavio. O Senna foi convidado a fazer uma prova pela Team Joest que corria com os miticos Porsche 956, pelo português Domingos Piedade na altura figura central da euipa alemã, Senna aceitou fez um brilharete antes de deixar o carro nas mãos do Pescarolo, toda a equipa da Joest ficou estupefacta com o seu desempenho e pela forma como transmitia o comportamento do carro para as boxes a cada curva, do circuito. Mas o Senna achou que o caro era um camião e nunca mais quiz voltar a pilota-lo apesar dos diversos convites feitos pela Joest.

Esta historia é bem conhecida aqui em Portugal, pois o grande domingos peidade teve durante anos um prgoram de radio onde contava algumas das peripecias dos seus pilotos de F1, e este ano contou esta historia na cobertura das 24 Horas de LEmans pela eurosport portugal. Pwnso que existe um site que tem um artigo com esta historia entre outras.

Dú
14 anos atrás

DonOctavioDelFlores, Crédito de que?
FG, ao invés dos caras destrincharem a foto, se lembrarem de lances, ficam numas de dar crédito?
Ai Don Octavio, ou vc. é esperto demais pra encher o saco, ou tremendo mané mesmo.
Caíque, de vizinho novo heim? Vamos baixar ai.

Horacio Neves
Horacio Neves
14 anos atrás

Era o campeonato mundial de endurece,ano:1984,carro:Porche,patrocinio:New Man,ele disputou só uma prova.Chegou em 8 lugar e ficou em setimo no campeonato.,correndo somente uma prova.
Abraço.
Horacio Neves

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
14 anos atrás

Não tem muito a ver com o velho Senna, mas tem a ver com o tema da vitória:

http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2010/03/11/compositor-do-tema-da-vitoria-faz-musica-para-bruno-senna.jhtm

A musica é bem legal.

Mário Mesquita
Mário Mesquita
Reply to  Flavio Bragatto
14 anos atrás

Com esse carro, esquece. No máximo, tema do décimo lugar, e se ele conseguir, tem sangue de campeão.

Pedro Costa
Pedro Costa
Reply to  Flavio Bragatto
14 anos atrás

Só lembrando que o tema da vitória foi composto quanto o “Brasil na fórmula 1” era o Piquet, sendo primeiramente executado nas suas vitórias.
Agora o Bruno com esta carro(?). 5 voltas atrás do lider, se chegar.
Quero louvar o Flavio por esta séries de recordações honestas e não beligerantes sobre o Senna. Legal!

Luiz Souza
Luiz Souza
14 anos atrás

Galera mudando de assunto recebi hoje este email, de pesquisa sobre o novo carro da INDY !!

Segue imagens dos bólidos escolhidos !

http://img684.imageshack.us/i/irlnewcar.jpg/
http://img169.imageshack.us/i/irlnewcar2.jpg/
http://img690.imageshack.us/i/irlnewcar3.jpg/
http://img694.imageshack.us/i/irlnewcar4.jpg/

Fuizz se puder Flávio Gomes, posta no blog plz !

JT
JT
14 anos atrás

Este Porsche amarelo esteve exposto em Águas de Lindóia, em 2002. Tirei uma foto dele, ainda com uma Olympus OM 10. Devo ter o negativo ainda. Ao lado do carro havia uma placa afirmando que Senna o havia pilotado na Alemanha.

Danilo Gaidarji
Danilo Gaidarji
Reply to  JT
14 anos atrás

Mentira. Era uma réplica. Ruim, diga-se.

JT
JT
Reply to  JT
14 anos atrás

Se era réplica não sei. Ruim não era não, elemento.

emerson neves
emerson neves
14 anos atrás

senna (sobrinho)

que airton senna esta pensando la do ceu ao ver seu sobrinho ,tomando 11segundos do lider?
quantas voltas senna vai tomar de cinco a dez voltals ??

Mauro José Santana Júnior
Mauro José Santana Júnior
14 anos atrás

E que tal o traje dos mecanicos envolvidos no reabastecimento do carro?!
No mínimo uma balaclava!
Outros tempos…

Ronaldo
Ronaldo
14 anos atrás

Vi um 956 igual a este em uma oficina paulistana, que acho que nem existe mais, a Luchessi. Foi a uns 2 anos atraz, não sei o que fazia lá, nem para onde foi, mas era idêntico, pintura e tudo, alguem sabe o paradeiro do carro ? Você sabe Flavio ?

Danilo Gaidarji
Danilo Gaidarji
Reply to  Ronaldo
14 anos atrás

Esse carro não é um carro, mas sim, uma réplica. Ruim, diga-se.

Edu
Edu
14 anos atrás

Ia ser legal se o Flávio também falasse do treino em vários carros de rally.

http://www.youtube.com/watch?v=BHYt270aYE8

Ele guiou Ford Sierra Cosworth, Metro TR4, Vauxhall Nova, golf mk2 gti e um Ford Escort com 460 cv e 4×4.

http://www.racecar-engineering.com/allarticles/276871/ccc-ayrton-senna-rally-driver.html

Marcelo
Marcelo
14 anos atrás

Quem está saindo do carro é o Pescarolo – reparem no famoso capacete verde limão! Legal poder reconhecer o piloto pelo capacete. Hoje em dia, trocam até a cor dos olhos. É só o patrocinador pedir e pagar.

Mauro José Santana Júnior
Mauro José Santana Júnior
14 anos atrás

Bons tempo do Espetacular Grupo C!!!!!

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
14 anos atrás

Lembro na época do acontecido, já os detalhes se perderam… mas o pessoal já falou tudo sobre a passagem.

abraços

Imperador
Obs.: As corridas antigamente eram bem menos “carbon free”… hoje é tudo muito certinho.

Rodolfo I. Vieira F.º
Rodolfo I. Vieira F.º
14 anos atrás

Muito Legal , uma foto cheia de histórias

Marcos Reis
Marcos Reis
14 anos atrás

Senna com o Simpson Bandit! Essa eu nunca iria imaginar…

Marcelo dos Santos
14 anos atrás

Olha o chapéu ridículo do mecânico na frente do carro. Que, que é isso?

Ivo Aoki
Ivo Aoki
Reply to  Marcelo dos Santos
14 anos atrás

É o Sêo Madruga.

Roberto Hackmann
Roberto Hackmann
14 anos atrás

Não sabia que o Senna tinha andado de carro de corrida de verdade….

Tadeu Destro
Tadeu Destro
14 anos atrás

A prova, acho que foi em Fuji, quanto aos pilotos foi fácil, acabei de verificar os nomes na miniatura que tenho do Porsche da Joest Racing; Henri Pescarolo, Stephan Johanson e Senna.

Tadeu Destro

Marcio
Marcio
14 anos atrás

A corrida é em 1984, 1000km de nurburgring. Senna correu em trio com o francês Henri Pescarolo (que havia vencido há pouco mais de um mês as 24 horas de Le Mans, em dupla com Klaus Ludwig) e Stefan Johansson. O carro era um Porsche 956 da Joest Racing, equipe privada que hoje corre os Audis oficiais em Le Mans. Nessa época havia vários pilotos de F1 ou que viriam a pilotar lá, que disputavam a categoria protótipos como o Bellof que pilotava pela equipe oficial da Porsche, Patrese e Nannini na Lancia, Boutsen, Surer, Winkelhock e outros. Além dos velhinhos Icks, Mass, Stuck….etc. Apesar do oitavo lugar, a 10 voltas do vencedor, Senna andou bem e logo de cara já se mostrou a vontade, inclusive sobre detalhes técnicos, oque impressionou a equipe, que lhe propôs assinar um contrato para outras provas da temporada, mas o foco de Senna era a F1.

João Vitor
João Vitor
14 anos atrás

Sei lá a história, sei que ele correu uma vez com esse monstrengo, já li mas não lembro. Vi este carro uma vez em uma exposição, achei meio estranho.

Rodolfo Machado
Reply to  João Vitor
14 anos atrás

Realmente, é um monstro, de uma olhada neste vídeo, maior sensação de velocidade só num caça:

http://www.youtube.com/watch?v=yni-W7s3Hp4&feature=related

Caique Pereira
Caique Pereira
Reply to  João Vitor
14 anos atrás

João,
Leia sobre o Mundial de Marcas nos anos 60, 70 e 80…Tio Bernie tratou de acabar com o campeonato para ficar mais rico. Nessas décadas que citei, o grid da F1 quase inteiro estava lá disputando corridas de 4, 6, 12, 24 horas em duplas…inigualável…os carros não são estranhos, são lindos.

Rodolfo Machado
14 anos atrás

Convites estranhos nada, isso ai sim é que é corrida, carros muito mais bonitos que os monopostos, pena que acabou o mundial de marcas, a Le Mans Series não tem o mesmo charme, mas bem que podia ter uma etapa no Brasil.

Guerwin
Guerwin
Reply to  Rodolfo Machado
14 anos atrás

Concordo. Convite estranho seria se fosse para participar dos 100 metros, do atletismo.

Caique Pereira
Caique Pereira
Reply to  Rodolfo Machado
14 anos atrás

Rodolfo,
Em 2008 a final do Le Mans Series foi em Interlagos e vieram os Pescarolo, Lola, Courage e a Peugeot com seus Turbo Diesel…só apareceram cerca de 5000 pessoas para ver as 1000 Milhas…e o ingresso estava a menos de R$ 150,00…amanhã vai ter um monte de gente indo pro Anhembi, sem ver nada, porque a visibilidade é quase nenhuma, para ver pilotos de 5ª Categoria (menos a Bia, que está na categoria errada) Carros de 8ª…verdadeiras BIGAS..tinha lugar até ara o Charlton Helston no grid..nada se compara a um Protótipo Le Mans. Fui!!!!!!!

Roberto Borges
Roberto Borges
Reply to  Rodolfo Machado
14 anos atrás

Pois é Caíque!

Foi em 2007 e eu estive lá! Todos escorregamos, mas nem por isso se fala que nada sabe. Concordo com você na superioridade da categoria em relação à Indy, que não chega a ser tão ruim, mas já esteve bem melhor.

Rodolfo Machado
Reply to  Rodolfo Machado
14 anos atrás

É verdade, Caique, eu tinha me esquecido desta prova em Interlagos, eu não moro em São Paulo, mas acompanhei pela Band que não transmitiu a corrida inteira, somente uma parte da largada e do final, valeu pela lembrança.

Eu quis dizer que poderia ter uma etapa aqui em Interlagos todo ano, mas você observou bem sobre a falta de publico, em terra de BBB não tem jeito.

Rodolfo Machado
Reply to  Rodolfo Machado
14 anos atrás

Ai, Caique, só para complementar, sera que vai dar Ben Hur na Indy ?

Fábio Mandrake
Fábio Mandrake
14 anos atrás

Senna foi convidado para a corrida promocional de inauguração do traçado curto do autódromo de Nurburgring (o mesmo que hoje recebe o GP da Alemanha). Todos os pilotos (vários que estavam “na ativa” e alguns campeões aposentados) correram com carros Mercedes-Benz 190. Senna venceu e essa atuação valeu um convite para a outra corrida, os 1000 Km de Nurburgring, válido pelo Campeonato Mundial de Protótipos. Senna dividiu um Porsche 956 com Henri Pescarolo (ex-piloto de F 1 e quatro vezes vencedor da 24 Horas de Le Mans) e Stefan Johansson(que venceu 2 vezes em Le Mans). Terminaram em 8º lugar, enfrentando problemas.

Ernesto Longhi
14 anos atrás

É, pouca gente sabe que Senna fez essa prova de Esporte Prtótipo e ele mesmo disse que gostou muito. Dá pra ver Senna a postos para entrar no carro pela direita. O capacete parece um clássico Simpson Bandit.

A data é 1984.

A corrida é 1000 Km de Nürburgring, prova válida pelo Campeonato Mundial de Esporte-Protótipos. Senna correu com um Porsche 956 da equipe Joest Racing, dividindo o volante com Henri Pescarolo e Stefan Johansson.

(http://pandinigp.blogspot.com/2009/05/la-mosca-blanca-numero-137-senna.html)

Carlos Andrade
Carlos Andrade
14 anos atrás

olha o Senna aí fora gente….

Affonso Pazzini Jr
Affonso Pazzini Jr
14 anos atrás

Esta foto vem de uma corrida do ESPETACULAR, porém finado mundial de Esporte Protótipos, em 1984 na pista de Nurburgring, onde ele chegou em 8o. lugar.

Ele correu nessa prova pela Joest Racing (com os lendários Porsche 956), empresa hoje que cuida dos Audi de competição. Pilotaram esse carro além de Senna, Henri Pescarolo e Stefan Johansson.

Caique Pereira
Caique Pereira
Reply to  Affonso Pazzini Jr
14 anos atrás

Fuji, 1984.

Caique Pereira
Caique Pereira
Reply to  Affonso Pazzini Jr
14 anos atrás

Cometi um erro. O Senna em Fuji só treinou. Erro assumido!!!!!

JMBNeto
JMBNeto
14 anos atrás

Ayrton Senna disputou apenas duas corridas em carros com cockpit fechado. Ambas foram em 1984 e uma delas foi promocional – a inauguração do traçado moderno de Nürburgring (o que é usado atualmente pela F1), em que pilotos de várias épocas correram com Mercedes-Benz 190E iguais. Senna venceu esta corrida, mas sobre ela prometo falar mais em outra “Mosca Blanca”.
.
A segunda foi na mesma pista: os 1000 Km de Nürburgring, prova válida pelo Campeonato Mundial de Esporte-Protótipos. Senna correu com um Porsche 956 da equipe Joest Racing, dividindo o volante com Henri Pescarolo e Stefan Johansson. O trio terminou em oitavo lugar, mesmo enfrentando alguns contratempos.

DonOctavioDelFlores
DonOctavioDelFlores
Reply to  JMBNeto
14 anos atrás

Nao custa nada dar o crédito ao pandini nao é?

http://pandinigp.blogspot.com/2009/05/la-mosca-blanca-numero-137-senna.html

Caique Pereira
Caique Pereira
Reply to  JMBNeto
14 anos atrás

JMBNeto,
Correção: 1000 Km de FUJI. Porsche 956..

Caique Pereira
Caique Pereira
Reply to  JMBNeto
14 anos atrás

JMBNeto,
Perdão, Vc está certo, Em Fuji o Senna só treinou e nção correu.