SENNA, 50 (9)
SÃO PAULO (belíssima máquina) – Senna num Porsche? Mais uma corrida não muito conhecida do brasileiro, que fez toda sua carreira em monopostos, mas de vez em quando recebia uns convites estranhos… Para sairmos dessa bobagem de disputas entre sennistas e não-sennistas no blog, vamos ver quem consegue contar bem a história dessa prova.
Um dia, durante a narração de um GP, ouvi Domingos Piedade contar uma história.
Senna tinha~lhe ligado na perspetiva de um dia experimentar o Porshe da New Man…..um dia, Senna ligou-lhe e disse-lhe que ia caminho do circuito onde estavam a correr os treinos da Joest para experimentar o carro. Quando Senna chegou, constactaram que a baquet do piloto que testava o carro, não dava para ele…..depois de várias tentativas, não conseguiram uma baquet que se adaptasse ao seu corpo…..Senna, então fez de um bocado de “tábua” a sua baquet…..chovia nesse dia….passadas algumas voltas, conseguiu igualar os tempos dos pilotos da Porsche dessa altura…..nas boxes, o “Boss” alemão perguntou a Domingos Piedade, quem era aquele cara de capacete amarelo, que conduzia o Porsche e que ele não conhecia…..é Ayrton Senna, brasileiro e futuro Campeão mundial de Formula 1……Diz Domingos Piedade……”diz a esse cara, que lhe dou 50.000 dolares por cada corrida que ele queira fazer com o carro”…..claro que Senna nunca aceitou……a sua meta era a Formula 1…….Domingos Piedade e Adriano Cerqueira, foram os 2 melhores narradores de Formula 1 que passaram pela RTP, quando esta fazia as transmissões em direto dos Grandes Prèmios…….Domingos Piedade era alguém com um “alto posto” dentro da AMG……
Aviso aos idiotas: Se é pra falar merda,, não fale. Senna tinha um carisma inigualável, que Schumacher jamais conseguiu ter. Outra coisa: Senna jogava limpo, jamais apelou pra sujeira, como fez o alemão várias vezes, sendo até ajudado pela equipe (não é, Rubinho?!). Apesar de ser meu conterrâneo, não tenho nenhuma simpatia pelo “Schummy”. Viva Senna, nossos domingos nunca mais foram os mesmos sem você!
SENNA VOCÊ FOI E SEMPRE SERÁ LEMBRANDO PELO MUNDO. FOSTE SÍMBOLO DE SIMPLICIDADE E MUITA GARRA. VENCEDOR NATO EN VIADO POR DEUS PRA MOSTRA AO MUNDO A GARRA DO POVO BRASILEIRO.
SENNA VOCÊ FOI E SEMPRE SERÁ LEMBRANDO PELO MUNDO. FOSTE SÍMBOLO DE SIMPLICIDADE E MUITA GARRA. VENCEDOR NADA EN VIADO POR DEUS PRA MOSTRA AO MUNDO A GARRA DO POVO BRASILEIRO.
Não correu nada!!!!! Desistiu, fracassado!!!!! O Schumacher foi muito melhor que ele, não só an F-1, mas também em carros d Turismo, tanto é que a Mercedes o chamou pra correr na categoria máxima por conta de seu desempenho show no DTM, né Flavio???????? Abração e vamos às nossa 92ª vitória amanhã!
Flavio, tudo tem limite. Como você deixa passar um comentário desses?
O Schumacher disputou três provas de turismo, em 90 e 91. Nunca pontuou. Abandonou duas, e outra terminou em 14º. A melhor largada foi um 15º.
nossa como vc fala merda…
Flavio, muito obrigado! A única coisa que sei é que o Pescarolo tá saindo do carro (capacete verde) e o Senna tá entrando, o terceiro piloto, se não me engano, era o Stefan Johansson e a equipe é a Jöest, hoje a esquadra oficial da Audi no endurance, e já confirmada para o mundial(LMIC) e para 3 das 5 provas da LMS. O Pescarolo que enfrenta uma situação estranha nesses tempos; Para passar de equipe a construtor, se endividou e acabou vendendo tudo para uma empresa japonesa, a Sora. Os japas acabaram se desinteressando pelo time e venderam o projeto do carro para a Oak(sim, a equipe do Ricardo Divilla) e arrendaram a equipe para a Gravity, a atual sócia majoritária da Renault-Lada F1, que só vai participar das 24 Horas de Le Mans com os reservas da equipe de F1 e, provavelmente, com apoio da Renault em si, ou seria Lada? O grande objetivo do velho Pesca era conseguir o Peugeot 908 para disputar a LMS inteira como uma nova equipe, mas quem ganhou a parada foi a Oreca, ex equipe do Bruno Senna! Genial, as voltas que o mundo dá!
Ai Caique, śo para complementar, sera que vai dar Ben Hur na Indy?
E pequena introdução de quem é o Domingos Piedade para quem não o conhece, e pense que os portugueses vem aqui inventar histórias.
http://www.bpcc.pt/essentialProfilesPTDetails.asp?id=10
pequeno artigo do autosport português
http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/58352
Historia bem simples camarada Flavio. O Senna foi convidado a fazer uma prova pela Team Joest que corria com os miticos Porsche 956, pelo português Domingos Piedade na altura figura central da euipa alemã, Senna aceitou fez um brilharete antes de deixar o carro nas mãos do Pescarolo, toda a equipa da Joest ficou estupefacta com o seu desempenho e pela forma como transmitia o comportamento do carro para as boxes a cada curva, do circuito. Mas o Senna achou que o caro era um camião e nunca mais quiz voltar a pilota-lo apesar dos diversos convites feitos pela Joest.
Esta historia é bem conhecida aqui em Portugal, pois o grande domingos peidade teve durante anos um prgoram de radio onde contava algumas das peripecias dos seus pilotos de F1, e este ano contou esta historia na cobertura das 24 Horas de LEmans pela eurosport portugal. Pwnso que existe um site que tem um artigo com esta historia entre outras.
DonOctavioDelFlores, Crédito de que?
FG, ao invés dos caras destrincharem a foto, se lembrarem de lances, ficam numas de dar crédito?
Ai Don Octavio, ou vc. é esperto demais pra encher o saco, ou tremendo mané mesmo.
Caíque, de vizinho novo heim? Vamos baixar ai.
Era o campeonato mundial de endurece,ano:1984,carro:Porche,patrocinio:New Man,ele disputou só uma prova.Chegou em 8 lugar e ficou em setimo no campeonato.,correndo somente uma prova.
Abraço.
Horacio Neves
Não tem muito a ver com o velho Senna, mas tem a ver com o tema da vitória:
http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2010/03/11/compositor-do-tema-da-vitoria-faz-musica-para-bruno-senna.jhtm
A musica é bem legal.
Com esse carro, esquece. No máximo, tema do décimo lugar, e se ele conseguir, tem sangue de campeão.
Só lembrando que o tema da vitória foi composto quanto o “Brasil na fórmula 1” era o Piquet, sendo primeiramente executado nas suas vitórias.
Agora o Bruno com esta carro(?). 5 voltas atrás do lider, se chegar.
Quero louvar o Flavio por esta séries de recordações honestas e não beligerantes sobre o Senna. Legal!
Galera mudando de assunto recebi hoje este email, de pesquisa sobre o novo carro da INDY !!
Segue imagens dos bólidos escolhidos !
http://img684.imageshack.us/i/irlnewcar.jpg/
http://img169.imageshack.us/i/irlnewcar2.jpg/
http://img690.imageshack.us/i/irlnewcar3.jpg/
http://img694.imageshack.us/i/irlnewcar4.jpg/
Fuizz se puder Flávio Gomes, posta no blog plz !
Este Porsche amarelo esteve exposto em Águas de Lindóia, em 2002. Tirei uma foto dele, ainda com uma Olympus OM 10. Devo ter o negativo ainda. Ao lado do carro havia uma placa afirmando que Senna o havia pilotado na Alemanha.
Mentira. Era uma réplica. Ruim, diga-se.
Se era réplica não sei. Ruim não era não, elemento.
senna (sobrinho)
que airton senna esta pensando la do ceu ao ver seu sobrinho ,tomando 11segundos do lider?
quantas voltas senna vai tomar de cinco a dez voltals ??
E que tal o traje dos mecanicos envolvidos no reabastecimento do carro?!
No mínimo uma balaclava!
Outros tempos…
Vi um 956 igual a este em uma oficina paulistana, que acho que nem existe mais, a Luchessi. Foi a uns 2 anos atraz, não sei o que fazia lá, nem para onde foi, mas era idêntico, pintura e tudo, alguem sabe o paradeiro do carro ? Você sabe Flavio ?
Esse carro não é um carro, mas sim, uma réplica. Ruim, diga-se.
Ia ser legal se o Flávio também falasse do treino em vários carros de rally.
http://www.youtube.com/watch?v=BHYt270aYE8
Ele guiou Ford Sierra Cosworth, Metro TR4, Vauxhall Nova, golf mk2 gti e um Ford Escort com 460 cv e 4×4.
http://www.racecar-engineering.com/allarticles/276871/ccc-ayrton-senna-rally-driver.html
Quem está saindo do carro é o Pescarolo – reparem no famoso capacete verde limão! Legal poder reconhecer o piloto pelo capacete. Hoje em dia, trocam até a cor dos olhos. É só o patrocinador pedir e pagar.
Bons tempo do Espetacular Grupo C!!!!!
Lembro na época do acontecido, já os detalhes se perderam… mas o pessoal já falou tudo sobre a passagem.
abraços
Imperador
Obs.: As corridas antigamente eram bem menos “carbon free”… hoje é tudo muito certinho.
Muito Legal , uma foto cheia de histórias
Senna com o Simpson Bandit! Essa eu nunca iria imaginar…
Olha o chapéu ridículo do mecânico na frente do carro. Que, que é isso?
É o Sêo Madruga.
Não sabia que o Senna tinha andado de carro de corrida de verdade….
A prova, acho que foi em Fuji, quanto aos pilotos foi fácil, acabei de verificar os nomes na miniatura que tenho do Porsche da Joest Racing; Henri Pescarolo, Stephan Johanson e Senna.
Tadeu Destro
A corrida é em 1984, 1000km de nurburgring. Senna correu em trio com o francês Henri Pescarolo (que havia vencido há pouco mais de um mês as 24 horas de Le Mans, em dupla com Klaus Ludwig) e Stefan Johansson. O carro era um Porsche 956 da Joest Racing, equipe privada que hoje corre os Audis oficiais em Le Mans. Nessa época havia vários pilotos de F1 ou que viriam a pilotar lá, que disputavam a categoria protótipos como o Bellof que pilotava pela equipe oficial da Porsche, Patrese e Nannini na Lancia, Boutsen, Surer, Winkelhock e outros. Além dos velhinhos Icks, Mass, Stuck….etc. Apesar do oitavo lugar, a 10 voltas do vencedor, Senna andou bem e logo de cara já se mostrou a vontade, inclusive sobre detalhes técnicos, oque impressionou a equipe, que lhe propôs assinar um contrato para outras provas da temporada, mas o foco de Senna era a F1.
Sei lá a história, sei que ele correu uma vez com esse monstrengo, já li mas não lembro. Vi este carro uma vez em uma exposição, achei meio estranho.
Realmente, é um monstro, de uma olhada neste vídeo, maior sensação de velocidade só num caça:
http://www.youtube.com/watch?v=yni-W7s3Hp4&feature=related
João,
Leia sobre o Mundial de Marcas nos anos 60, 70 e 80…Tio Bernie tratou de acabar com o campeonato para ficar mais rico. Nessas décadas que citei, o grid da F1 quase inteiro estava lá disputando corridas de 4, 6, 12, 24 horas em duplas…inigualável…os carros não são estranhos, são lindos.
Convites estranhos nada, isso ai sim é que é corrida, carros muito mais bonitos que os monopostos, pena que acabou o mundial de marcas, a Le Mans Series não tem o mesmo charme, mas bem que podia ter uma etapa no Brasil.
Concordo. Convite estranho seria se fosse para participar dos 100 metros, do atletismo.
Rodolfo,
Em 2008 a final do Le Mans Series foi em Interlagos e vieram os Pescarolo, Lola, Courage e a Peugeot com seus Turbo Diesel…só apareceram cerca de 5000 pessoas para ver as 1000 Milhas…e o ingresso estava a menos de R$ 150,00…amanhã vai ter um monte de gente indo pro Anhembi, sem ver nada, porque a visibilidade é quase nenhuma, para ver pilotos de 5ª Categoria (menos a Bia, que está na categoria errada) Carros de 8ª…verdadeiras BIGAS..tinha lugar até ara o Charlton Helston no grid..nada se compara a um Protótipo Le Mans. Fui!!!!!!!
Pois é Caíque!
Foi em 2007 e eu estive lá! Todos escorregamos, mas nem por isso se fala que nada sabe. Concordo com você na superioridade da categoria em relação à Indy, que não chega a ser tão ruim, mas já esteve bem melhor.
É verdade, Caique, eu tinha me esquecido desta prova em Interlagos, eu não moro em São Paulo, mas acompanhei pela Band que não transmitiu a corrida inteira, somente uma parte da largada e do final, valeu pela lembrança.
Eu quis dizer que poderia ter uma etapa aqui em Interlagos todo ano, mas você observou bem sobre a falta de publico, em terra de BBB não tem jeito.
Ai, Caique, só para complementar, sera que vai dar Ben Hur na Indy ?
Senna foi convidado para a corrida promocional de inauguração do traçado curto do autódromo de Nurburgring (o mesmo que hoje recebe o GP da Alemanha). Todos os pilotos (vários que estavam “na ativa” e alguns campeões aposentados) correram com carros Mercedes-Benz 190. Senna venceu e essa atuação valeu um convite para a outra corrida, os 1000 Km de Nurburgring, válido pelo Campeonato Mundial de Protótipos. Senna dividiu um Porsche 956 com Henri Pescarolo (ex-piloto de F 1 e quatro vezes vencedor da 24 Horas de Le Mans) e Stefan Johansson(que venceu 2 vezes em Le Mans). Terminaram em 8º lugar, enfrentando problemas.
É, pouca gente sabe que Senna fez essa prova de Esporte Prtótipo e ele mesmo disse que gostou muito. Dá pra ver Senna a postos para entrar no carro pela direita. O capacete parece um clássico Simpson Bandit.
A data é 1984.
A corrida é 1000 Km de Nürburgring, prova válida pelo Campeonato Mundial de Esporte-Protótipos. Senna correu com um Porsche 956 da equipe Joest Racing, dividindo o volante com Henri Pescarolo e Stefan Johansson.
(http://pandinigp.blogspot.com/2009/05/la-mosca-blanca-numero-137-senna.html)
olha o Senna aí fora gente….
Esta foto vem de uma corrida do ESPETACULAR, porém finado mundial de Esporte Protótipos, em 1984 na pista de Nurburgring, onde ele chegou em 8o. lugar.
Ele correu nessa prova pela Joest Racing (com os lendários Porsche 956), empresa hoje que cuida dos Audi de competição. Pilotaram esse carro além de Senna, Henri Pescarolo e Stefan Johansson.
Fuji, 1984.
Cometi um erro. O Senna em Fuji só treinou. Erro assumido!!!!!
Ayrton Senna disputou apenas duas corridas em carros com cockpit fechado. Ambas foram em 1984 e uma delas foi promocional – a inauguração do traçado moderno de Nürburgring (o que é usado atualmente pela F1), em que pilotos de várias épocas correram com Mercedes-Benz 190E iguais. Senna venceu esta corrida, mas sobre ela prometo falar mais em outra “Mosca Blanca”.
.
A segunda foi na mesma pista: os 1000 Km de Nürburgring, prova válida pelo Campeonato Mundial de Esporte-Protótipos. Senna correu com um Porsche 956 da equipe Joest Racing, dividindo o volante com Henri Pescarolo e Stefan Johansson. O trio terminou em oitavo lugar, mesmo enfrentando alguns contratempos.
Nao custa nada dar o crédito ao pandini nao é?
http://pandinigp.blogspot.com/2009/05/la-mosca-blanca-numero-137-senna.html
JMBNeto,
Correção: 1000 Km de FUJI. Porsche 956..
JMBNeto,
Perdão, Vc está certo, Em Fuji o Senna só treinou e nção correu.