A DESGRAÇA DA TOYOTA
SÃO PAULO (eu só achava feio e sem graça) – A cruzada, que nada teve de pessoal, mas sim de defesa do interesse do consumidor, foi levada a cabo pelo Boris Feldman. E a Toyota está proibida de vender Corollas em Minas Gerais.
A história toda está aqui, no blog do Boris. Há meses que ele defende a tese de que os Corollas feitos no Brasil têm os mesmos problemas que os milhões de carros chamados para um recall nos EUA, depois de acidentes fatais causados pelo travamento do pedal do acelerador. Aliás, recalls do modelo aconteceram também na Europa e na China.
Boris investigou e levantou vários casos semelhantes no Brasil, que foram divulgados também pelo jornal “O Estado de Minas”. A Toyota alega que o problema é do tapete, que enrosca no pedal. Mas há alguns acidentes cuja culpabilidade do tapete não foi comprovada, mesmo depois de duros interrogatórios. O tapete nada disse, nem sob tortura.
Se você tem um Corolla, azar seu; mau-gosto danado, carrinho mais sem sal da história do universo, um horror. Mas aqui não há brincadeira nenhuma: tome cuidado e vá a uma concessionária para saber se está tudo bem com o seu acelerador e com o seu tapete.
Enquanto isso, nas hostes soviéticas, é tudo alegria… Eu faria um recall das pernas, só. Muita celulite.
Agora com a notícia de que o governo autorizou o aumento do teor de álcool na gasolina, eu que tenho um EVOQUE 2015_ gasolina e um GURGEL X12- gasolina, existe algum produto que possa usar no tanque de combustível para evitar o desgaste mais intenso dos componentes do carro?
Interessante essa ” cruzada ” em defesa do consumidor que o Sr. Boris Feldman entrou de cabeça!
Talvez ou muito provável que o motivo de tanta insistência, seria o não patrocinio da Toyota para seu programa nos veículos de comunicação. Interessante , nao?
Concordo… e note que a hyundai é patrocinadora do programa.
Td bem. ganhar dinheiro não é crime, né !
Caro FG:
desde quando homem consegue ver celulite?
Humm, influências antigas do Nicl B…
Em primeiro lugar, é notório para todos do meio jornalístico o quanto o Sr. Boris Karloff Feldman é um jornalista tendencioso e medíocre. Sempre atacou outras marcas e enalteceu a Fiat, desde o tempo em que acusava o Corsa 1.0 Sedan de não conseguir subir as ladeiras de Ouro Preto.
Sr. Boris, por que o sr. não age com a mesma eficiência ao buscar a segurança dos cidadãos, no caso do Fiat Stilo e suas rodas que se soltam?
Por que não vai usar seus argumentos de engenheiro, questionando o relatório do CESVI, que comprovou a falha do material ANTES do acidente, para a família das pessoas que morreram nos acidentes?
Demagogo, sua máscara vai cair logo!
Bom, tenho um Peugeot 206 SW ano 2008 com 33000 km.
Minha surpresa ao levar para trocar óleo do motor foi ter constatado pelos mecânicos que havia um vazamento de óleo de cambio no retentor da alavanca do eixo seletor (realmente visível) e qual a minha surpresa com a resposta do mecânico que poderia ser material ressecado.
Bom enquanto eu estava lá mais um caso surgiu do mesmo modo, enfim, acredito que não é só a Toyota que deva ter problemas de “maquiar defeito de montagem ou fabricação” o problema é que este está bem evidente MUNDIALMENTE ao contrario de muitos que passam batidos.
Vc viu o sobrenome do promotor ? da Matta.
Será que é parente do Cristiano ?
Nada como as noites geladas da Siberia para embelezar qualquer mulher. Cês tão metidos, hein?
Mais uma da serie, desgraça nunca vem sozinha,rs
Como diria Bussunda…….. “Se o Corolla daqui é assim, imagine o da Jamaica!”
Se a Toyota F1 foi o que foi, nada surpreende nesse lamentável Corolla.
Tenho um Civic 2009, até agora não enroscou o tapete e se enroscar eu puxo de volta.
Porém o que gasta de gasolina não é mole, média de 6 km/l na cidade e na estrada tenho que abastecer antes dos 400 km, pois fico com receio de não encontrar posto.
Pior ele estava fazendo uma media de 7>7,5 por litro com gasolina comum passei a usar aditiva e a média caiu, voltei a usar comum mas ainda não se recuperou.
Na época deixei de comprar um corolla ou um azera como me arrependo.
Walter
Pé pesado Walter… Essas não são as médias constantes em testes da imprensa especializada.
A lataria dessa mulher pode ter alguns amassadinhos, mas não precisa recall. Pernas grossas assim… eu lá quero saber se tem ou se não tem celulite! Só não perdoaria se tivesse varizes. Mas do jeito que tá aí, tá bom demais.
Que eu saiba a Toyota tem 2 fornecedores de acelerador. Um é japones e o outro é americano. O 1º, se voce se abaixar e olhar o pedal irá reconhecer pelos 5 parafusos cromados que montam a peça. Esse não é o modelo que dá problema e que vem equipado na maioria dos toyotas br.
O americano, que é o problematico, tem os parafusos na cor de aluminio.
Quanto à “senhorita” da foto, nada contra a celulite…mas que ela tem uma carinha de vagaba, hein? Dá não…
Quem vê cara, não vê o resto. E quem gosta de cara é tapa…eheh.
com esse monte de celulite na perna só podia posar ao lado de um Lada msm…..ahahahha
Acho que o maior erro deles foi de ter parado de fabricar o Bandeirante. Este não dava pau “nem a pau”!!!
Acho que o que salva o Corolla, é justamente a fama dele não quebrar nunca. Se a fama dele fosse a mesma do 147 (snif snif), a Toy-ota já teria dançado.
Os dois aparentam estar bem rodados.
A Toyota foi multada em 16M USD porque escondeu o problema. Oras, isso é dinheiro de pinga pra eles, equivalente ao faturamento de alguns minutos, e as vidas colocadas em risco pela negligência, quanto valem?
Vão dar uma multa ridícula aqui no Brasil e a coisa vai continuar do jeito que está.
Mas sinceramente, é mil vezes preferível andar num Corolla com tapede zuado ante andar nos peladões de plástico, vide Uno, Palio, Celta, Gol, etc etc.
Quanta pachequice!
Tem celulite?
É mulher!!!. Travecos geralmente não têm celulite…kkk
Quanto ao recall dos Corollas… tão demorando muito.
Quanto mais o tempo passa, maior o prejuizo de imagem.
Fora a caca do motor 2.0 de agora…
Estaria a Toyota perdendo a mão?
Se a gente parar pra pensar, todos os carros estão errados. Afinal, com o carro desligado, os freios não funcionam, a dir. hidráulica fica dura e o vidro elétrico não aciona, né? Eu acho um absurdo.
Nesse ponto o Fusca é mais seguro que muito carro por aí.
Eu pego ela fácil! O Lada fica pra voces…
as pernas estão condizentes com o carro,carro paralitico,modelo celulitica.
Não sei quem é mais horrível, o carro ou essa mulher…que baranga
Pro quê não também proibem de vender o Fiat Stilo em MG????
Chegaram a proibir a venda do Stilo, mas a Fiat acatou a determinação do Procon de fazer recall, o que, parece, a Toyota não fez.
Tenho corolla desde 2003. Estou no segundo corolla, e o próximo será um corolla também. Rodei 170 mil kilometros com os dois corollas, e nem pneu eles furaram, só fiz as revisões recomendadas no manual do veiculo. No brasil não existe sedan melhor na categoria. A diferençã é que nos EUA um Corolla top de linha custa 21 mil dolares e aqui mais de 80 mil. O brasil é phoda. Com 80 mil dolares o americano anda de BMW série 7, aqui a elite paga 500 mil para ter o mesmo carro.
Impostos nórdicos com retorno social africano…
eu só tenho 03 corollas,, seg 2006,, xei 2008,, xli 2009,, antes passei por todas as marcas nacionais,, também tive audi,, mas depois da Toyota a minha vida mudou,, e no final do ano vou comprar outro modelo 2011 com o novo motor 2.0.
a diferença é a confiabilidade e o baixissimo custo de manutenção,, os carros não dão problemas,, alem disso são economicos,, estou satisfeito mas acho que se algumas unidades sairam da fabrica com problemas a Toyota tem que fazer o recall e revisar todos,, os meus estão ok
Só o reparo de que o novo motor 2.0 – a julgar pelos testes – não saiu assim lá tão econômico. Mas imagino que o toque a mais de torque e potência faça valer a pena um pouquinho mais de combustível. Também acho o Corolla interessantíssimo. Ainda que nunca tenha tido um…
Tenho um Corolla 2000/2000, que estará completando 10 anos comigo, em agosto – o carro é excepcional, simplesmente não quebra, e nunca tive problemas com os tapetes, os quais substitui à alguns meses atrás devido ao desgaste.
Qual carro hoje em dia, precisa revisar o acionamento do comando de válvulas somente após os 100.000 Km ?? – é realmente a melhor relação custo benefício do mercado.
Não serão feitos recall em carros velhos. Simples. Os problemas são com os Corollas novos. Pelo sim pelo não, se eu tivesse uma trapizonga dessas daria uma olhada no tapete.
Abs.
Ladas nunca terão um problema como esse. Qualquer coisa que pareça defeito para uma pessoa normal, é original de fábrica, ou seja, é assim mesmo. Quem compra, compra sabendo que o carro é isso mesmo. Muito tempo atrás, ouvi falar que um proprietário reclamou que o Lada dele pegou fogo sozinho e a revenda explicou para ele que até um carro de fórmula 1 pega fogo, logo, um simples Lada pegar fogo é normal.
Duvido que um tapete tem o poder de acelerar um carro.
Desrespeito da Toyota com o consumidor mal informado
que ainda compra um carro sem graça como o corolla.
Quem acelera é o condutor, o tapete apneas prende o acelerador…
Discordo totalmente de vc FG, gosto do Corolla desde as primeiras gerações, e ele só evoluiu e e um grande carro em muitos quesitos, eu prefiro ele do que o Civic
Rita Cadillac?
Mas as pernas são as primeiras coisas descartadas, joga uma de cada lado….
rsrsrsrs
Enquanto isso, um mero Gol 1000 se freiar junto com o acelerador aberto o motor corta….
Simples assim.
E o punta-taco, como fica?
Tive uma Fielder durante muito tempo e não tenho absolutamente nenhuma restrição ao carro. Robusto, econômico, confortável, bom desempenho e menos sem graça esteticamente que o Corolla (peruas são sempre mais charmosas que sedãs…)
Confesso que fiquei assustado quando essas notícias começaram a pipocar. A Toyota sempre primou pela qualidade e resistência mecânica de seus carros, mas pelo que parece comeu mosca bonito nessa história, assim como a Ford com os Explorer uns anos atrás.
Mas se há risco à segurança, é claro que precisa ser muito bem apurado. Não pode haver lugar para “paixões” nessa hora. É como defender a Fiat no caso dos Tipos e mais recentemente dos Stilos só por se ter simpatia pela marca, uma enorme bobagem. Fez caca, tem que assumir o erro, corrigi-lo, entubar o prejuízo e ressarcir o consumidor.
Agora, uma coisa é certa: tempos atrás dezenas de modelos certamente tiveram defeitos crônicos que passaram batidos por não haver essa preocupação que hoje se tem com a segurança do consumidor…
ela deve ser a mãe (pai) das minas que pousaram ao lado do Gerd na av. Indianópolis. Vide abaixo.
Como assim?, chegaram voando e pousaram?…
As rodas do Lada são de primeira.
Se essa foto fosse tirada nos dias de hoje, a perna dela estaria lisinha, lisinha…
Encontrando defeitos numa mulher? Sei não!
Mulher sem celulite é que nem Toyota: Parece bonitinha mas por dentro é sem graça e ainda pode te fazer sofrer um acidente.
Prefiro Lada’s batidos e mulheres reais com celulites e bom papo.
Mais sem graça que o Corolla só o Honda Civic, esse sim um carro que parece que foi desenhado por crianças.
“Levei 65 anos para aprender pintar como criança. Agora sim, me vejo como um verdadeiro pintor, realizado e feliz com meu trabalho.” Pablo Picasso.
Concordo em relação à lanterna traseira: infantil, óbvia. Além de não combinar com a frente.
Talvez por isso ele tenha uma aparencia esportiva, diferente do Corolla que parece carro só pra sexagenários.
Eu não ligo pra celulite!
Olá Flávio,
Quantos recalls deveriam ter sido feitos e com certeza não foram….
Quanto aos Corollas, tenho um e não trocaria por outro.
Já imaginou o que seria se todo mundo gostasse de Ladas, Trabis e DKWs….ou só de Corollas……sem graça….
Por isso que mulheres com alguma celulite também teu seu charme….
Viva a diferença….
Abs…
Flávio, tava lendo uns posts antigos e achei esse: http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2008/07/04/pints-7/
Você tem algum trauma com celulites? hehehehehehhe….
Dá um desconto. Ela tem no mínimo o dobro da idade do carro.
Trabalho com engenharia na area automobilistica ha 20 anos.
Tenho um Corolla 2009 para o dia a dia simplesmente porque e a melhor opçao entre o medios no mercado nacional.
Acredito que descerrada a cortina todo o resto estaria comprometido. Perda total.
Tenho um I30 e o tapete, que é de tecido mais firme com bordas grossas do mesmo material, costuma dobrar nas pontas e vive saindo para os lados, pode vir a enroscar no acelerador. Desta forma, este problema grave não é exclusividade do Corolla.
Tive um Focus que o enrosco no pedal do acelerador aconteceu quando trafegava pela BR-101, susto dos grandes, ainda mais com esposa e filha no carro.
Abraço.
A Toyota alegou que o problema é do tapete.
Ok. Puxaram o tapete dela então.
Parabéns Boris!
Coincidência, dois assuntos que pintaram aqui hoje: Polara e tapete agarrando. Certa vez quase me estrepei no muro por conta do maldito tapete que prendeu o acelerador de um Dodginho. Ainda bem que tive a presença de espírito de apertar a embreagem e o freio juntos. O motor urrava, mas consegui parar. Será que a Toyota tá usando tapete de Dodginho?
Eu acho o Corolla um carro super bonito e tenho o maior orgulho do meu!
Agora com relaçao ao problema do acelerador, eu moro no Chile e o meu carro é fabricado no Brasil, lá no Chile nao teve recal, liguei para a concesionária e eles me disseram que nao havia problema.
Acho que levarei para um recal de qualquer maneira.
Por outro lado, esse é o meu segundo Corolla, nunca mais compro carro de outra marca ou modelo, é pau pra toda obra! Diferente dos sovieticos que se acabam em ferrugem!!!