A DESGRAÇA DA TOYOTA
SÃO PAULO (eu só achava feio e sem graça) – A cruzada, que nada teve de pessoal, mas sim de defesa do interesse do consumidor, foi levada a cabo pelo Boris Feldman. E a Toyota está proibida de vender Corollas em Minas Gerais.
A história toda está aqui, no blog do Boris. Há meses que ele defende a tese de que os Corollas feitos no Brasil têm os mesmos problemas que os milhões de carros chamados para um recall nos EUA, depois de acidentes fatais causados pelo travamento do pedal do acelerador. Aliás, recalls do modelo aconteceram também na Europa e na China.
Boris investigou e levantou vários casos semelhantes no Brasil, que foram divulgados também pelo jornal “O Estado de Minas”. A Toyota alega que o problema é do tapete, que enrosca no pedal. Mas há alguns acidentes cuja culpabilidade do tapete não foi comprovada, mesmo depois de duros interrogatórios. O tapete nada disse, nem sob tortura.
Se você tem um Corolla, azar seu; mau-gosto danado, carrinho mais sem sal da história do universo, um horror. Mas aqui não há brincadeira nenhuma: tome cuidado e vá a uma concessionária para saber se está tudo bem com o seu acelerador e com o seu tapete.
Enquanto isso, nas hostes soviéticas, é tudo alegria… Eu faria um recall das pernas, só. Muita celulite.
Os dois aparentam estar bem rodados.
A Toyota foi multada em 16M USD porque escondeu o problema. Oras, isso é dinheiro de pinga pra eles, equivalente ao faturamento de alguns minutos, e as vidas colocadas em risco pela negligência, quanto valem?
Vão dar uma multa ridícula aqui no Brasil e a coisa vai continuar do jeito que está.
Mas sinceramente, é mil vezes preferível andar num Corolla com tapede zuado ante andar nos peladões de plástico, vide Uno, Palio, Celta, Gol, etc etc.
Quanta pachequice!
Tem celulite?
É mulher!!!. Travecos geralmente não têm celulite…kkk
Quanto ao recall dos Corollas… tão demorando muito.
Quanto mais o tempo passa, maior o prejuizo de imagem.
Fora a caca do motor 2.0 de agora…
Estaria a Toyota perdendo a mão?
Se a gente parar pra pensar, todos os carros estão errados. Afinal, com o carro desligado, os freios não funcionam, a dir. hidráulica fica dura e o vidro elétrico não aciona, né? Eu acho um absurdo.
Nesse ponto o Fusca é mais seguro que muito carro por aí.
Eu pego ela fácil! O Lada fica pra voces…
as pernas estão condizentes com o carro,carro paralitico,modelo celulitica.
Não sei quem é mais horrível, o carro ou essa mulher…que baranga
Pro quê não também proibem de vender o Fiat Stilo em MG????
Chegaram a proibir a venda do Stilo, mas a Fiat acatou a determinação do Procon de fazer recall, o que, parece, a Toyota não fez.
Tenho corolla desde 2003. Estou no segundo corolla, e o próximo será um corolla também. Rodei 170 mil kilometros com os dois corollas, e nem pneu eles furaram, só fiz as revisões recomendadas no manual do veiculo. No brasil não existe sedan melhor na categoria. A diferençã é que nos EUA um Corolla top de linha custa 21 mil dolares e aqui mais de 80 mil. O brasil é phoda. Com 80 mil dolares o americano anda de BMW série 7, aqui a elite paga 500 mil para ter o mesmo carro.
Impostos nórdicos com retorno social africano…
eu só tenho 03 corollas,, seg 2006,, xei 2008,, xli 2009,, antes passei por todas as marcas nacionais,, também tive audi,, mas depois da Toyota a minha vida mudou,, e no final do ano vou comprar outro modelo 2011 com o novo motor 2.0.
a diferença é a confiabilidade e o baixissimo custo de manutenção,, os carros não dão problemas,, alem disso são economicos,, estou satisfeito mas acho que se algumas unidades sairam da fabrica com problemas a Toyota tem que fazer o recall e revisar todos,, os meus estão ok
Só o reparo de que o novo motor 2.0 – a julgar pelos testes – não saiu assim lá tão econômico. Mas imagino que o toque a mais de torque e potência faça valer a pena um pouquinho mais de combustível. Também acho o Corolla interessantíssimo. Ainda que nunca tenha tido um…
Tenho um Corolla 2000/2000, que estará completando 10 anos comigo, em agosto – o carro é excepcional, simplesmente não quebra, e nunca tive problemas com os tapetes, os quais substitui à alguns meses atrás devido ao desgaste.
Qual carro hoje em dia, precisa revisar o acionamento do comando de válvulas somente após os 100.000 Km ?? – é realmente a melhor relação custo benefício do mercado.
Não serão feitos recall em carros velhos. Simples. Os problemas são com os Corollas novos. Pelo sim pelo não, se eu tivesse uma trapizonga dessas daria uma olhada no tapete.
Abs.
Ladas nunca terão um problema como esse. Qualquer coisa que pareça defeito para uma pessoa normal, é original de fábrica, ou seja, é assim mesmo. Quem compra, compra sabendo que o carro é isso mesmo. Muito tempo atrás, ouvi falar que um proprietário reclamou que o Lada dele pegou fogo sozinho e a revenda explicou para ele que até um carro de fórmula 1 pega fogo, logo, um simples Lada pegar fogo é normal.
Duvido que um tapete tem o poder de acelerar um carro.
Desrespeito da Toyota com o consumidor mal informado
que ainda compra um carro sem graça como o corolla.
Quem acelera é o condutor, o tapete apneas prende o acelerador…
Discordo totalmente de vc FG, gosto do Corolla desde as primeiras gerações, e ele só evoluiu e e um grande carro em muitos quesitos, eu prefiro ele do que o Civic
Rita Cadillac?
Mas as pernas são as primeiras coisas descartadas, joga uma de cada lado….
rsrsrsrs
Enquanto isso, um mero Gol 1000 se freiar junto com o acelerador aberto o motor corta….
Simples assim.
E o punta-taco, como fica?
Tive uma Fielder durante muito tempo e não tenho absolutamente nenhuma restrição ao carro. Robusto, econômico, confortável, bom desempenho e menos sem graça esteticamente que o Corolla (peruas são sempre mais charmosas que sedãs…)
Confesso que fiquei assustado quando essas notícias começaram a pipocar. A Toyota sempre primou pela qualidade e resistência mecânica de seus carros, mas pelo que parece comeu mosca bonito nessa história, assim como a Ford com os Explorer uns anos atrás.
Mas se há risco à segurança, é claro que precisa ser muito bem apurado. Não pode haver lugar para “paixões” nessa hora. É como defender a Fiat no caso dos Tipos e mais recentemente dos Stilos só por se ter simpatia pela marca, uma enorme bobagem. Fez caca, tem que assumir o erro, corrigi-lo, entubar o prejuízo e ressarcir o consumidor.
Agora, uma coisa é certa: tempos atrás dezenas de modelos certamente tiveram defeitos crônicos que passaram batidos por não haver essa preocupação que hoje se tem com a segurança do consumidor…
ela deve ser a mãe (pai) das minas que pousaram ao lado do Gerd na av. Indianópolis. Vide abaixo.
Como assim?, chegaram voando e pousaram?…
As rodas do Lada são de primeira.
Se essa foto fosse tirada nos dias de hoje, a perna dela estaria lisinha, lisinha…
Encontrando defeitos numa mulher? Sei não!
Mulher sem celulite é que nem Toyota: Parece bonitinha mas por dentro é sem graça e ainda pode te fazer sofrer um acidente.
Prefiro Lada’s batidos e mulheres reais com celulites e bom papo.
Mais sem graça que o Corolla só o Honda Civic, esse sim um carro que parece que foi desenhado por crianças.
“Levei 65 anos para aprender pintar como criança. Agora sim, me vejo como um verdadeiro pintor, realizado e feliz com meu trabalho.” Pablo Picasso.
Concordo em relação à lanterna traseira: infantil, óbvia. Além de não combinar com a frente.
Talvez por isso ele tenha uma aparencia esportiva, diferente do Corolla que parece carro só pra sexagenários.
Eu não ligo pra celulite!
Olá Flávio,
Quantos recalls deveriam ter sido feitos e com certeza não foram….
Quanto aos Corollas, tenho um e não trocaria por outro.
Já imaginou o que seria se todo mundo gostasse de Ladas, Trabis e DKWs….ou só de Corollas……sem graça….
Por isso que mulheres com alguma celulite também teu seu charme….
Viva a diferença….
Abs…
Flávio, tava lendo uns posts antigos e achei esse: http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2008/07/04/pints-7/
Você tem algum trauma com celulites? hehehehehehhe….
Dá um desconto. Ela tem no mínimo o dobro da idade do carro.
Trabalho com engenharia na area automobilistica ha 20 anos.
Tenho um Corolla 2009 para o dia a dia simplesmente porque e a melhor opçao entre o medios no mercado nacional.
Acredito que descerrada a cortina todo o resto estaria comprometido. Perda total.
Tenho um I30 e o tapete, que é de tecido mais firme com bordas grossas do mesmo material, costuma dobrar nas pontas e vive saindo para os lados, pode vir a enroscar no acelerador. Desta forma, este problema grave não é exclusividade do Corolla.
Tive um Focus que o enrosco no pedal do acelerador aconteceu quando trafegava pela BR-101, susto dos grandes, ainda mais com esposa e filha no carro.
Abraço.
A Toyota alegou que o problema é do tapete.
Ok. Puxaram o tapete dela então.
Parabéns Boris!
Coincidência, dois assuntos que pintaram aqui hoje: Polara e tapete agarrando. Certa vez quase me estrepei no muro por conta do maldito tapete que prendeu o acelerador de um Dodginho. Ainda bem que tive a presença de espírito de apertar a embreagem e o freio juntos. O motor urrava, mas consegui parar. Será que a Toyota tá usando tapete de Dodginho?
Eu acho o Corolla um carro super bonito e tenho o maior orgulho do meu!
Agora com relaçao ao problema do acelerador, eu moro no Chile e o meu carro é fabricado no Brasil, lá no Chile nao teve recal, liguei para a concesionária e eles me disseram que nao havia problema.
Acho que levarei para um recal de qualquer maneira.
Por outro lado, esse é o meu segundo Corolla, nunca mais compro carro de outra marca ou modelo, é pau pra toda obra! Diferente dos sovieticos que se acabam em ferrugem!!!
De fato, os Corollas atuais são insossos…
Mas impossível ficar indiferente a primeira geração:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0d/Toyota_Corolla_First-generation_001.jpg
Largem de ser boiolas, pegava essa gata com gosto e várias vezes.
FG, você está muito exigente, tanto com carros como com mulheres … o Corolla é um ótimo carro e a moça da foto é muito boa …
tenho um corolla, e ele se tornou o carro mais vendido no mundo porque tem o melhor custo-beneficio do mercado, alias em vários mercados, diferente desta onça que é o lada e que só vendia bem no leste europeu pq nao se tinha mais nada pra comprar ou pra revoltados socialistas que querem provar alguma coisa em paises como o brasil !
Mau gosto, é andar com golf 4 geracao enquanto o resto do mundo anda com a 6a geracao, andar com vectra usando base de astra 1999 e motor de monza reformado, e nao de honda e toyota com carros alinhados com os modelos iguais no mundo inteiro!
A perna dela é enrrugada como o tapete do Corolla.
Eu ri.
Essa história está me lembrando aquela de quando começaram a obrigar turistas gringos a sujarem os dedos para identificação ao entrarem no Brasil. Como se não fosse nosso interesse incrementar o turismo…
Reciprocidade, diziam. Só que lá a identificação era eletronica. Aqui o americano, mal chegado já era tratado como marginal, enfrentando filas enormes para emporcalhar-se de tinta. Ainda que no saguão sambassem cabrochas semi-nuas, à soldo da Prefeitura, tentando amenizar a bisonha demonstração de “soberania”…
Acho meio difícil que a Toyota fosse arriscar esconder qualquer problema com o carro aqui no Brasil, depois de tudo que vem sofrendo nos States – quanto mais em se tratando de questão de tão simples solução, como um tapete que enrosca.
Quanto ao Corolla, se não tem traços assim… instigantes, com certeza tem méritos suficientes que o levaram a ser o carro mais vendido no mundo até hoje. São milhões de consumidores plenamente satisfeitos com o produto que representa uma das melhores relações custo-benefício do mercado.
Meu Caro Moncho, acho que voce nunca saiu do Brasil ou muito menos foi aos Estados Unidos pra ficar defendendo os gringos por sujarem as maos quando chegam aqui. Voce pensa que nos EUA turista brasileiro é tratado a pao de ló na chegada? E por que a critica ao sistema de reciprocidade? E nao há caos nem filas nos aeroportos dela? Voce alguma vez desembarcou no JFK em New York?
Eu acho que temos que tratar eles do mesmo jeito que eles tratam a gente lá e acabou!
Cada uma que vejo aqui, dá até vergonha!!!
a unanimidade é burra.
Alguns até morreram satisfeitos.
Eu tenho um tio em BH que sofreu um acidente com um Corolla justamente pelo fato do carro ter acelerado bruscamente sem que ele quisesse. Ele bateu o carrro, não se machucou, voltou na concessionária disse que o carro tava com problema… a concessionária deu um novo pra ele (o outro tava zero, tinha acabado de tirar) e cobrou R$ 4.000,00 de diferença de um para o outro.
Ou seja, o problema é sério e a Toyota escondeu do público e sacaneou seus clientes. No caso do meu tio, deveria ter dado um carro novo sem cobrar nada, claro. Sorte que ele não se machucou.
Não tem nada de perseguição de MP ou Procon…
Abraço.
Sou admirador dos carros japs e koreanos, embora nunca tenha tido um…. Foram eles (japs) que lançaram motores de arquitetura moderna (multiválvulas, bloco de alumínio, comando variável, etc.) para as massas, pois antes essas tecnologias eram restritas a carros de corrida e outros exóticos e caros. Os outros fabricantes tiveram que correr atrás.
Agora, a Toyota anda pisando na bola ultimamente, jogando pelo ralo o seu grande trunfo, que era fazer carros honestos, que não causassem dor de cabeça a seus proprietários…
Seu Rogério, não critiquei a reciprocidade, ao contrário. Que se saiba já não usam borrar dedos e tocar piano nos EUA há muito tempo. Nem as filas lá eram só para brazucas.
Outra coisa é achar que reciprocidade é vingança. Isso é coisa de subdesenvolvido. Na época dos fatos havia toda uma preocupação com terrorismo nos aviões. Coisa que não se justificava aqui no Brasil.
Então, o que move certos juizecos a tomarem essas decisões esdrúxulas, é o conhecido complexo de inferioridade. Essa tendência de pessoas (ou países) se sentirem perseguidos e excluídos, alvo dos olhares, antes mesmo de algo aconteça. Como se o mundo todo estivesse sempre preocupado em atingi-las.
Veja a quantidade de brasileiros dando escandalo em Barajas há uns dois anos. Chegavam lá sem cumprir com as exigências mínimas e partiam para o fordúncio, para a choradeira, a gritaria. Como se o mundo fosse extensão do “quebra-galho” nacional. Depois posavam de vítimas quando voltavam para cá de rabinho entre as pernas.
Complexo de S.R.D…
Motores modernos são uma invenção inglesa. Sunbean é o nome. Tem uma vertente italiana também. Atende pelo nome de Alfa Romeo Aviazone (1920). Quer ver motor moderno? Motos Ariel.
Não existe nada de novo debaixo do sol
Se o caro Paulo F. não reparou, eu disse motores modernos PARA AS MASSAS. Quantos desses que vc citou foram vendidos, e por que? E ja que citou moto, foram os japs tbm que lançaram motores modernos nas motos PARA AS MASSAS.
Celulite quer dizer gostosa em braile!
Esse cara é bom! Ê, povo exigente… Só tem Brad Pitt aqui, eheheh…
Falou tudo,Erik!
gomes, foi noticiado q a ferrari tmb esta fazendo recalls em SP. Parece q andaram colocando umas bracadeiras perto das mangueiras de combustivel, e isso em contato pode provocar danos a mangueira e vazamento de gasolina no motor, ocasionando incendio. Os compradores estão sendo orientados a comparecer na importadora oficial viaitalia para verificar o problema.
ja pensou comprar uma ferrari e derrepente ela pegar fogo? rsrsrsrsrsrsrs o prejuizo é maior do q num lada! rsrsrsrs
abs
A verba anda baixa, hein ?? rsrsrsrs Qual teria sido o cachê da moça ? Um sanduíche de mortadella e uma garrafa de Schin Cola ? Tenha dó, com tanta gostosa cobrando baratinho por aí, a Lada vai arrumar uma baranga dessas ???
Em relação aos Corollas, não tenho o que dizer, nunca andei num, mas em relação aos tapetes, quando comprei o meu carro, a concessionária deu um jogo de tapete bem fuleiro, bem molenga, que se tornava perigoso ao dirigir.
Flavio. Desculpe, mas não pude resistir. Acho que no Limite de ontem ou Bate Bola de hoje vi um cara que gosta de DKV, Lada e etc. (sem ofensa, por favor), não entender o outro louco que coleciona figurinhas da copa… Não gosto nem de DKV, nem de figurinhas, mas louco é louco né? Grande abraço. Rui.
Também pensava assim como você.
O Corolla é como uma gueixa que não chama a atenção, faz tudo do jeito que você sempre quiz que fizesse e sem arrancar toda sua grana.
Mesmo assim, lamentável a questão do acelerador. Nem tudo é perfeito.
Já ví coisas piores em termos de celulite. Essa aí passaria fácil no controle de qualidade.
Tapetes costumam ser bem malditos. Minha tia tem um Gol G3 e o tapete enroscava no pedal da embreagem, era uma desgraça. Tive o capricho de deitar alí, medir onde o pedal enroscava e cortei aquela parte do tapete. Não precisei de nada além de uma tesoura e 20 minutos da minha vida. Dar uma olhadinha nisso não mata ninguém, já não olhar provou que mata…
Flávio, isso ai deve ser um dos travecos do Ronaldo do curintia, coisa feia sô!e quanto ao Corolla concordo que é sem graça mesmo mas é um bom carro,incrivel uma coisas dessas acontecer mas exige seriedade na resoluçao obviamente.
Eu faria um recall das pernas, do rosto, do cabelo, mas pegava primeiro, para exames mais aprofundados! Quanto ao carro, jamais um produto tão robusto terá problemas dessa natureza! Lada forever!