A ESCOLHA DE SOFIA

SÃO PAULO (parada dura) – Não que as opiniões de Flavio Briatore sejam de enorme relevância, mas agora que ele foi “perdoado”, desandou a falar. E tocou no tema que deixa muita gente com a pulga atrás da orelha: uma equipe com dois pilotos de ponta deve, em algum momento, priorizar um deles? Briatore se referiu especificamente à Ferrari, e a Alonso e Massa. O mesmo vale para Button e Hamilton na McLaren, mas ele falou apenas do time italiano. Para Briatore, se Maranello não se decidir por um deles, pode perder o Mundial. Como perdeu a McLaren em 2007, com Alonso e Hamilton — Raikkonen comeu pelas beiradas.

Duplas de ponta para valer, mesmo, acho que só tivemos na F-1 contemporânea na Williams, com Mansell e Piquet, e na McLaren, com Prost e Senna. No caso da última, brigas à parte, o resultado não foi exatamente ruim: dois títulos, um para cada. No caso da Williams, em 1986 a equipe inglesa acabou perdendo a taça para Prost.

Eu, pessoalmente, acho que dá para administrar dois caras de ponta sob o mesmo teto. Mas há riscos, claro. E o problema é, justamente, calcular esses riscos para, em algum momento, tomar uma decisão.

Para não cairmos numa discussão nacional-pachequista, vamos lá… Se fosse você o chefão da Ferrari, escolheria um agora, entre Massa e Alonso? Qual deles, e por quê? A mesma pergunta vale para a McLaren: sua aposta seria em Button ou Hamilton?

Subscribe
Notify of
guest

272 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcel
Marcel
13 anos atrás

Alonso

No caso da mclaren esperaria que os dois se matassem como a mclaren sempre fez

Romão Junior
Romão Junior
13 anos atrás

Ainda não é a hora de escolher, o campeonato está apenas começando, depois da metade aí sim acho que se deve priorizar quem estiver melhor, independente de Massa ou Alonso, ou mesmo Buton ou Hamilton

Italo Azevedo
Italo Azevedo
13 anos atrás

Ferrari: Alonso

McLaren: Hamiton

Galvão
Galvão
13 anos atrás

Alonso e Hamilton.

Gabriel F. Marinho
Gabriel F. Marinho
13 anos atrás

Como chefe de equipe, já que foi isso que propós o Flávio, acho que a configração Alonso/Massa ou Räikkonën/Massa ideal. Junta um piloto campeão, com experiência e habilidade e um outro talento em crescimento que não deixará o companheiro se acomodar. É importante que o “melhor piloto” da equipe não se sinta o único piloto da equipe. O problema de escolher um piloto logo no inicio é que você acaba desestimulando o outro. Isso é péssimo.

Mas acho que dois grandes campeões numa equipe é uma situação problemática e nunca dura muito tempo. Se Massa vencer esse campeonato, poderia já apostar que em 2012 ou ele ou Alonso não estariam na Ferrari.

Gethe Gama
Gethe Gama
13 anos atrás

Antes de mais nada, o Alonso ta guiando mais que o Massa sim neste ano… a lideranca do Massa eh casual e nao reflete um melhor desempenho de carro+piloto….

mas……………… aos de memoria curta……..

Alonso bicampeao tomou pau do pirralho Hamilton em 2007… NA PRATICA A TEORIA EH OUTRA… Alonso sempre foi mimado na Renault, quando teve q disputar atencao na Mclaren deu uma afinada legal…

Se o Massa fizer frente, mesmo q seja na cagada como foi ate agora, por mais algumas corridas, O ESPANHOL GRITA QUERENDO MAMADEIRA !!!! =]… O Q IA SER LEGAL E IA POR UM SAL NESSA TEMPORADA… Q COMECOU MEIO XOXA COM AS RB LA NA FRENTE…

MSM
MSM
13 anos atrás

É perigoso ter uma disputa interna, mas prefiro que uma equipe tenha dois pilotos fortes, do que um ótimo e um fraco.
A primeira disputa começa dentro da equipe, e isso faz com que a equipe cresça e as corridas tenham um sabor especial.
É só a equipe no momento certo escolher qual dos dois vai ter prioridade, isso será natural durante o campeonato.
Na Ferrari, Alonso é o melhor, é o mais completo.
NA Mclaren, apesar das benesses da equipe com o Hamilton, o Button tem uma tocada mais constante, e por isso aposto nele.

Danilo Albergaria
13 anos atrás

Não li todos os comentários. Talvez alguém já tenha esbarrado no mesmo assunto.

A questão é: porque Briatore foi falar exatamente da Ferrari?

Teorias da conspiração e pachequismo à parte, não dá pra não lembrar que ele era o manager do Alonso desde o período Cretáceo.

Vejam também o momento em que Briatore falou: Massa assumiu a liderança do campeonato por conta de uma quebra do Alonso.

Acho que Alonso vem mostrando muito mais do que o Felipe nesse começo de campeonato. Mas está atrás, e nada como uma jogada indireta (falar pela boca do papai) pra sinalizar à Ferrari o que ele, o grande investimento do time, acha que deve ser feito: decidir por dar mais atenção a apenas um dos dois. No caso, o melhor deles: Alonso.

Torço pelo Massa nessa briga, a propósito.

Carlos
Carlos
13 anos atrás

Acho que o tempo de esposição na mídia é o que deve ser considerado, ou seja se os dois pilotos andam bem, os carros estarão sempre em evidência, divulgando sempre os patrocinadores.

Não é isso que eles querem ?

Além disso, é bom para o esporte, pois estará atendendo sempre ao vernáculo esportivo, ou seja, . . . . . . . . . .

. . . . . . . “QUE VENÇA O MELHOR”.

gabriel salles rego
gabriel salles rego
13 anos atrás

Então você não considera o Barrichello um piloto de ponta, mesmo com o Sam Michel elogiando tanto ele? Eu acho o Rubinho piloto de psim, mesmo não tendo a personalidade necesária nas horas necessárias, o acho piloto de ponta sim. E vc Flavio?

Sidinei
Sidinei
13 anos atrás

Olha, eu tenho de admitir que torço pelo Massa, sobretudo após a temporada de 2008.

Como diria Chico Buarque, agora falando sério: o cara é bi-campeão, estreou com vitória e na classificação do Gp da Austrália colocou meteu meio segundo no companheiro, companheiro esse que é um excelente piloto em classificação. Fernando Alonso é a aposta correta, ao menos até o momento.

Mas torço pra estar errado.

Grande abraço.

Sidinei Gadelha

ANTONIO ADOLFO
ANTONIO ADOLFO
13 anos atrás

TEM MUITO BRASILEIRO PRECISANDO REPENSAR PORQUE ASSISTI F1, NEGÓCIO OU ESPORTE,ESPORTE: SE O ALONSO É TÃO BOM PORQUE NUNCA SAI NA FRENTE?NEGÓCIO: TEM 2 TÍTULOS?CONQUISTADO DE QUE FORMA? QUEM TEM IDADE SABE…MASSA SÓ NÃO VENCEU A PRIMWEIRA POR VOLTAR DE UM ACIDENTE E NÃO QUERER CAUSAR MÁ IMPRESSÃO AO DISPUTAR UMA CURVA COM O QUERIDINHO DO BRIATORE , QUE DIGA-SE DE PASSAGEM ESTÁ ENVOLVIDO EM TODAS MARACUTAIAS DA F1 DESDE SCHUMACHER E INCLUSIVE OS TÍTULOS DE “DOM ALONSO”, DIGO A FERRARI TEM MENTALIDADE PRÓPRIA DO CONTÁRIO ESSE ITALIANO BRIATORE ESTARIA LÁ, NEGÓCIO ELA TAMBÉM TEM COM O MASSA AQUI ESQUECERAM?SOU MAIS MASSA POIS ACREDITO QUE A ROSCA DO ESPANHOL SEMPRE ESPANA NA PRESSÃO ENQUANTO DO FELIPE SEMPRE FICA FIRME!!

Luis
Luis
13 anos atrás

Na minha opinião a melhor estrategia é a que foi aplicada pela Ferrari nos anos de Massa x Haikkonen, ou seja, sem priorizar nenhum dos dois até a reta final do campeonato (ultimas 3 ou 4 corridas) aí a equipe simplesmente opta por aquele com maior numero de pontos.

Entendo que seja o mais justo dessa forma. Se dar preferencia pra simpatia, curriculo, etc…

Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
13 anos atrás

Sou contra a esse negócio de escolher algum piloto, inclusive no início da temporada. Mas a Ferrari já escolheu faz tempo! É só analisar a dispensa de Raikkonen e os novos patrocinadores da equipe. É que esqueceram de trocar o outro piloto do ano passado.

Agora, sobre essa colocação “nacional-pachequista”, sinceramente, não vejo com tanta fervura no Brasil, como em outros países, como, p. ex., no Reino Unido.

Eles que estão com um baita problema. Hamilton ou Button? e aí ingleses? o que fazer?

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
13 anos atrás

Esta aposta eu fiz meses antes de começar a temporada, que eu sou Massa na frente de Alonso e até agora ninguém pegou, continua de pé…já que a outra que eu era Vettel e dava o resto na Malasia, não teve desafiante.

Antonio Adolfo C. Alvarenga
Antonio Adolfo C. Alvarenga
13 anos atrás

Acredito que esse comentário do srº trambique Briatore nada mais é que tentar jogar para platéia italiana e epanhola, como típico atirador tenta pressionar o Domenicale que à tempos está devendo, valorizando assim seu “retorno” a categoria F1, é um tipico po!!a louca, babaca! E é um saco ler qualquer notícia referente a este senhor!

RenanCL
RenanCL
13 anos atrás

Eu não escolheria ainda, mas, se fosse obrigado, escolheria Alonso e Hamilton.

Leonardo de Lara
Leonardo de Lara
13 anos atrás

Ola Flavio, tudo em Riba.Interessante o Debate que você colocou a tona. Eu concordo com você que é possivel administrar dois pilotos de ponta, porém ha um risco se tiver mais de uma equipe disputando o mundial. Se isso não ocorrer é o que garante a emoção ao mundial, como aconteceu no tempo do Schumacher que tinha o melhor carro e Barrichello, apesar de ser um bom piloto, não foi pareo a ele. Mas se o parceiro for do mesmo nivel acontecera que nem Senna e Prost pelo menos tendo dispulta pelo titulo. Sou a favor disso, pois o piloto que souber melhor administrar as corridas e a temporada ganhará. Basta a equipe controlar erros bobos e dispultas perigosas (como faltando poucas voltas o companheiro tentar uma ultrapassagem suicida) que colocaria em risco a temporada. Isso tambem ajuda a equipe a conseguir mais pontos pro mundial de construtores pois a exemplo de 2008, quando hamilton foi campeão e a Ferrari de construtores por ter a melhor dupla que a McLaren, ficaria mais facil de levar este titulo.Abraço.

Sobre a opção:

Ferrari – Alonso já mostrou que pode ser campeão, seria a escolha natural da Ferrari, porém, Massa só depende dele conquistar seu espaço, assim como Senna e Hamilton fizeram enfrentando campeoes estabelecidos na equipe. Massa ainda tem a vantagem de estar habituado ao time.

McLaren – A McLaren optaria naturalmente por Hamilton por ja estabelicido na Equipe. Mas Button tem a favor alguns fatores ja que tambem foi campeão. Um deles é que Button costuma fazer corridas mais cerebrais (talvez depois desses anos de experiência) do que Hamilton que é puro arrojo. Lembrando que em um ano Hamilton perdeu um titulo ganho e outro quase se foi. As vezes peca nesse arrojo com algumas bobagens ou desespero, ate mesmo excesso de zelo. Mas Hamilton, na minha opinião, é mais piloto e Button tera que fazer uma temporada muito regular, coisa que não costuma fazer mesmo com sua experiência. Outra Dupla q poderia ser analisada é Schumacher e Rosberguinho. O Menino, pra mim, é um dos grandes e dara trabalho.

Mas Acho que esse ano é de Vettel na qual estou me tornando grande fã. Abraço a todos

Jackson S. Batista
Jackson S. Batista
13 anos atrás

O comentário de Briatore é digno de quem não sabe o preço do PF. Se eu comprar dois cavalos puro sangue de corrida, onde os dois tenham chance de serem campeões.. porque eu deveria no começo do ano escolher aleatoriamente e priorizar um?

Seria como assumir publicamente que o outro foi uma escolha equivocada.. dinheiro mal gasto.. estorvo..

além do que no começo do ano, o negocio é todo mundo motivado para melhorar o carro, e 2 cabeças, ainda mais como as de massa e alonso, pensam melhor do que uma.. que se matem na foice no fim do ano.. e se for pra escolher um que seja quem ja estiver na frente faltando 04 provas para o fim.

Rodrigo Font
Rodrigo Font
13 anos atrás

ÀS vezes fica esse debate um pouco ingênuo….Se a Ferrari, estivesse satisfeita com a dupla MASSA/RAIKKONEN ou apostar na dupla MASSA/FISICHELLA, eles não teriam contratado ALONSO…

O QUE ACHO O MAIS ENGRAÇADO,É QUE, PRINCIPALMENTE, EM ANO DE COPA, VC PERGUNTAR QUEM SAO SO FAVORITOS PRA GANHAR A COPA, TODAS RESPONDERÃO:
PRIMEIRO O BRASIL ,PQ É PENTA E DEPOIS FALAM EM ITALIA,ALEMANHA,ARGENTINA,FRANÇA ,INGLATERRA, PQ JÁ FORAM CAMPEOES….

NÃO CITAM ESPANHA OU HOLANDA,POR EXEMPLO, PQ OS MESMOS FALAM QUE NUNCA FORAM CAMPEOES….

ENTÃO,SE FOR PRA PENSAR NESSA LINHA DE RACIOCIONIO “GALVÃO BUENÍSTICA”, DOS BRASILEIROS, O MASSA ,ASSIM COMO O BUTTON, SÃO PODEROSAS “DAMAS DE COMPAINHA”, PARA NAO FALAR SEGUNDOS PILOTOS DOS TOP DRIVERS, ALONSO E HAMILTON….

claudio aun
claudio aun
13 anos atrás

só cabe um no ponto mais alto do podio,se quizer ser campeão tem que deerubar quem estiver lá em cima sea ele quem for.
Por isso Massa prepare as garras que a ferrari te deve um campeonato que jogo na lata do lixo

Douglas Amorim
Douglas Amorim
13 anos atrás

A escolha natural seria quem estivesse se saindo melhor. Havendo empate técnico por pouca margem, daria preferência a Alonso, sem dúvida.

Fernando
Fernando
13 anos atrás

E lá veio Mr Alonso abrir a boca hoje, dizendo que Vovô Shumacão é favorito ao título. Para mim, isso tudo é armação da dupla canastra ( Alonso-Briatore ). Não sei por vocês mas essa historinha de fofocas e tals é de encher a paciência, e seria muito bom que tudo se resolvesse num localzinho chamado asfalto. Essa gente já deveria estar fora da F1, do esporte, do planeta.

marcão
marcão
13 anos atrás

Acho que o Massa põe o Alonso no bolso.E leva o titulo esse ano…

O Buton também põe o Hamilton no Bolso…

O Wetel também com o Weber…
E todo mundo vai por o Schumi no bolso, vai ser um festival, que nem trocado no bolso da gente…

do Pandeiro
do Pandeiro
Reply to  marcão
13 anos atrás

Pô, FG, será que algum dia vamos ter o prazer de assitir F-1 no Brasil sem o Gavião narrando e enchendo a cabeça da pachecada de bobagens?

Edu Paumgartten
Edu Paumgartten
13 anos atrás

Como já dizia a anos o velho Piquet, dois botas na mesma equipe nunca funcionou. Em algum momento, as preferencias vão ter que ser dirigidas para um. O outro nunca vai achar que esse tal mimento chegou.
No caso da Ferrari, ainda é cedo. Eles nem conseguiram começar a ensaiar a briga ainda…..só nos pontos está perfeito. O problema é quando, com os mesmos pontos tiverem que dividir freiadas…..ulha, vai ser bom de ver!

Douglas Amorim
Douglas Amorim
Reply to  Edu Paumgartten
13 anos atrás

A Formula-1 nos últimos anos se configurou com 1 bota e 1 banana. Este ano é que a coisa veio um pouco diferente

alexandre das neves
alexandre das neves
13 anos atrás

Não escolheria um, porque acho antiesportivo, muito melhor (principalmente para nós que assistimos) deixar todos correrem e, no final, só um piloto ganha, dentro ou fora da equipe. Nesse ponto a Maclaren, em que pese dezenas de presepadas atuais – que chegaram à espionagem descoberta há três anos – é elogiável. Contudo, se fosse obrigado a escolher um entre os dois, seria o Alonso. Gosto do Massa e torço por ele, mas dizer que ele é melhor que o Alonso não dá. Aliás é difícil dizer que qualqer um do grid é melhor do que ele…(vai, quem sabe o Schummy…? Hamilton??? Vettel?????)… e olha que eu gosto do Rubinho também….

Carlos Jr
Carlos Jr
13 anos atrás

Se tem 2 pilotos de ponta, não tem que dar prioridade a ninguém, senão contratava um piloto meia boca e um ótimo piloto e pronto.
Prost e Senna pilotaram a Mclaren certo!? teve prioridade para algum deles???…..

Eudemar
Eudemar
Reply to  Carlos Jr
13 anos atrás

Coisa que o Schumacher e o Alonso não tiveram em suas carreiras: o Senna enfrentou o bi-campeão Prost na pista, e quem podia mais vencia, por que Ron Dennis não interferiu, Prost não aguentou e caiu fora da equipe, era pauleira enfrentar o Senna.
E esse negocio de vencer sempre para ser campeão no tempo do Emerson era diferente: ele venceu algumas corridas e nas outras pontou para ser campeão, pois no seu tempo a concorrencia era mais categorizada.
A coisa na Ferrari está complicada, pois os motores estão pifando antes do bicho pegar pra valer. Estes motores quebrados vão fazer falta no final.

Antonio
Antonio
13 anos atrás

Mas sou contra escolher piloto. Se quer ter um primeiro piloto, contrate um bom e um ruim. Fácil! Assim não precisa escolher nada. Contrata o Nelsinho e pronto . Terá um segundo piloto pra toda a vida.

Douglas Amorim
Douglas Amorim
Reply to  Antonio
13 anos atrás

Boa.
Mas segundo piloto que não bate e não é conservador a ponto de tomar 0,5s sempre é que é o difícil…

Vitor Brack
Vitor Brack
13 anos atrás

Tai um assunto bem polêmico, porém tem 2 coisas que não se pode fugir :
1- A grana que acompanha o Alonso ( Santander ) deve ser muito grande e com certeza fara em algum momento pender a descisão para ele.
2- A outra é o desempenho ou melhor a colocação de cada um no campeonato, coisa que neste momento favorece o Massa, porém é muito cêdo ,somente quando o Circo chegar na Europa é que se deve decidir algo.
– Com relação a Mclaren, só mais o Hamilton.
Abraços,

Antonio
Antonio
13 anos atrás

Se tiver que escolher um , escolhe o Massa que está liderando. O Alonso perdeu para o Hamilton porque era mais lento que ele.. Na época a Mclaren errou . deveria ter escolhido logo o Hamilton e ele seria Bi campeão.

J.Augusto
J.Augusto
13 anos atrás

Sem dúvida Alonso na Ferrari e Hamilton na Maclaren. Além de possuirem mais categoria, movimentam muito mais a mídia.

luisfernando
luisfernando
13 anos atrás

todos sabemos que o alonso não está na ferrari a passeio,mais se ele não ficar esperto o zacarias pode virar o queridinho de maranello.já na mclaren hamilton é superior ao button,mais precisa voltara vencer para poder fazer cobranças a equipe.

Mário Gasparotto
13 anos atrás

Apesar do Massa ocupar a liderança, não vejo nele uma “firmeza” naquele sentimento de segurança, não do piloto, mas de um resultado incontestável, de ver o cara na cola de um adversário e falar “agora segura que eu quero ver”. Alonso é assim e Hamilton é assim, da mesma forma como Schumacher foi (talvez volte a ser). Mas Massa é bom o suficiente pra, com muito empenho, beliscar alguma coisa. Até mesmo um título mundial.

Pedro
Pedro
13 anos atrás

Claro que optaria por Alonso. Por ser Bi-campeão e, principalmente, pedindo perdão aos ferrenhos torcedores do Massa e piadistas do Barrichello, porque simplesmente não dá para comparar a categioria dos dois. O Alonso coloca o Massa no bolso como piloto. Essa é barbada!

evandro garcia
evandro garcia
Reply to  Pedro
13 anos atrás

quantas corridas o Alonso chegou na frente do Massa esta temporada???
Massa 2 x 1 Alonso

não fale asneiras,não coloque Alonso no pedestal,ele não está acima de ninguém!!!!

evandro garcia
evandro garcia
13 anos atrás

O Briatore falou especificamente da Ferrari,pensando talvez em dar uma “mãozinha” para o Alonso ser o escolhido,claro,porque não??o Alonso não o dedurou!!
Por outro lado esta é a opnião de um cara que jamais saberia administrar dois pilotos de ponta dentro da sua equipe,sua personalidade explosiva e fraca só lhe permite administrar um piloto de ponta,para isso usa de artimanhas como definir desde o começo da temporada quem é o primeiro e segundo piloto,sendo assim,de cara ele dá o melhor equipamento para o primeiro piloto,as melhores estratégias,o pessoal mais capacitado , enquanto o segundo piloto fica com o que restar,ele não tem peito para deixar as disputas em aberto,o importante é vencer sem riscos,ele não quer competição dentro do time,ele não espera nem o começo da temporada para ver quem pode se sair melhor dentro do time,é mais confortável decidir antes,este é o velho Briatore,agora quer meter a colher no que não lhe é devido,ele não deve esquentar a cabeça,deve continuar relaxando no seu humilde iate,na Ferrari apesar do Domenicali pisar na bola as vezes,mas por trás o Montezemolo sabe e tem peito para administra a situação!!!

Antonio
Antonio
13 anos atrás

Daria um tempo até a 5 ou 6 prova. Mas se até lá, nenhum dos dois despontasse com nítida vantagem, apostaria em Alonso e Hamilton, que são pilotos mais brigadores e com mais sede de pontos do que Massa e Button, que pelo que se viu nestas duas últimas provas, vão jogar mais com a inteligencia do que com o pé pesado.

Flávio Ruckstadter
Flávio Ruckstadter
13 anos atrás

Escolha difícil… Se fosse para ser feita agora, acho que na Ferrari daria Alonso, em função do histórico do piloto. Mas na McLaren, entre Button e Hamilton seria complicado, já que os dois já possuem títulos. Mas concordo com o Flávio Gomes que acredita que dá para gerenciar dois “pilotos de ponta” na mesma equipe. Pelo menos durante algum tempo e assumindo os riscos desta escolha.
Abraços!

Silvio Roesler
Silvio Roesler
Reply to  Flávio Ruckstadter
13 anos atrás

.,.. em funcao do historico do piloto, so para lembrar, Roubonso levou pau do principiante Hamilton.

José Floriano
José Floriano
13 anos atrás

Esse pilantra do Briatore quer é proteger a cria dele, que sempre lhe foi fiel. Veja p. ex. o episódio logo após a banição imposta pela FIA, em setembro do ano passado; o Alonso ficou em 3º, no mesmo GP de Singapura e ”dedicou o pódio ao Briatore”! Bah! Dois patifes! Tão acomunados isso sim! Mas falando do tópico, acredito que deva se dar preferência a um piloto sim, a partir do momento em que o outro não tenha chances de ser campeao ou seja pouco provável a possibilidade. Abraço Flávio

Cleudo
Cleudo
13 anos atrás

Eu priorizaria na segunda parte do campeonato, quando as coisas começarem a se definir. No caso da Ferrari, se não renovar com o Massa logo, deve priorizar o Aonso que continua na equipe no ano que vem. Isso se o espanhol não der um puta azar de ficar bem atrás na pontuação”

Rogerio Lessa
Rogerio Lessa
13 anos atrás

Completando o outro post:
No comeco da carreira o Massa nao foi tao brilhante quanto o Alonso ou Vetel mas o que importa? Ele e’ sim um dos melhores pilotos do grid (vao comecar a me chamar de pacheco) e por que nao torcer por ele? Nao e’ politicamente correto? Ou e’ so’ porque o Galvao enche o saco?
Eu quase todos os dias leio o AS ou o Marca, so’ para ver as besteiras que eles vao colocar, ou as besteiras nos comentarios dos leitores desses jornais.
Essa declaracao do Briatore eu ja havia lido no AS na secunda-feira, e de acordo ao AS Briatore dizia que a Ferrari deveria privilegiar Alonso.
O pior sao os comentarios dos leitores desses jornais, beiram ao ridiculo.
Aqui no Brasil torcer pra piloto brasileiro e’ ser “pacheco”. Qual e’ o problema, se o Massa e’ bom piloto?
Todo mundo critica quem e’ patriota, mas quando viajam para o exterior fazem questao de vestir a camisa da selecao brasileira, eu vejo isso o tempo todo pelo mundo a fora, em minhas viajens.
Disse antes e repito, espero que o Massa cale a boca dos que nao acreditam nele!
Que triste ver esse bando de brazucas torcendop pelo escroto do Alonso.

Fabio de deus
Fabio de deus
Reply to  Rogerio Lessa
13 anos atrás

só pq eu sou brasileiro eu naõ posso torcer para o Alonso?? Sou brasileiro sim, mas tb sou livre pra torcer por quem eu quiser, independentemente da nacionalidade… torço pro piloto q mais me agradar enquanto estiver correndo, sem me importar de qual pais ele vem …

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  Rogerio Lessa
13 anos atrás

Ninguém aqui está torcendo pro Alonso,e sim,respondendo a pergunta do blogueiro. Para a maioria,o bi-campeão é mais confiável e ponto final. Torcer pra piloto de F1,pra seleção brasileira,está beeeeem longe de ser patriotismo,amigo. Ser patriota é ser honesto e bom cidadão. Se preocupar mais com quem vai dirigir o seu país nos próximos quatro anos do que se o Zacarias vai ser primeiro piloto da Ferrari. Depois ainda se perguntam porque o nosso povo carrega essa fama de ser alienado…Tenha dó…

Luiz
Luiz
13 anos atrás

A Ferrari sempre afirma que o importante é a empresa (como diria a ex-ministra, os pilotos são detalhe). Desse ponto de vista se o Massa for o escolhido, os não-pachecos podem sempre dizer que a Ferrari ganhou com o Massa. Se o escolhido for o Alonso, vão dizer que o Alonso ganhou com Ferrari. Para a empresa é mais interessante priorizar Massa. Mas só quando tiver uma razoável certeza de que ele pode corresponder.

J.Augusto
J.Augusto
Reply to  Luiz
13 anos atrás

Se isso fosse verdade, o Schummacher não teria ficado tanto tempo.

Daniel
Daniel
13 anos atrás

engraçado, acho alonso melhor que o massa e acho o hamilton melhor do que o button masss… quem ta na frente são justamente massa e button….
nesse momento não da pra escolher nenhum mas se fosse mais pra frente privilégio seria pro q estiver com mais pontos. no caso massa e button

Maxwell Barbosa Medeiros
Maxwell Barbosa Medeiros
13 anos atrás

Briattore falou isso porque o queridinho dele, Alonso, defende a Ferrari.Ele quer ver Alonso favorecido na equipe italiana.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Concordo com voce, Flavio. Acho que até o momento, pelo menos, não é necessário que a Ferrari privilegie algum de seus pilotos. E se eles se mantiverem próximos nos pontos, talvez nem venha a ser necessário. Apostaria em Button, considero-o mais constante, mais cerebral que Hamilton. Abraço.

Silvio Roesler
Silvio Roesler
Reply to  Orlando Salomone
13 anos atrás

Esta apostando muito mal…

Cristiano Mendonça
13 anos atrás

O Briatore não é o mananger do Alonso? O fdp está querendo incrementar uma desestabilização que possa favorecer o Alonso.

eduardo mina
eduardo mina
13 anos atrás

Alonso será escolhido!
pois quem paga a conta é o Santander.

Silvio Roesler
Silvio Roesler
Reply to  eduardo mina
13 anos atrás

Alonso enfrentou Hamilton, nao aguentou ficar levando pau e sai fugido.

Vai acontecer exatamente o mesmo na Ferrari. Da-lhe Massa!

Bruno
Bruno
13 anos atrás

Como Brasileiro, torço muito para o Felipe Massa, mas, se eu fosse chefe da Ferrari nesse momento, apostaria minhas fichas no Fernando Alonso. Ele é mais piloto, arrojado, experiente. Se a Ferrari tivesse que apostar em alguém,, deveria ser no Alonso.

Selvagem
Selvagem
13 anos atrás

Esse papo de 1º piloto é balela, e se pararmos de fantasiar e pensar claramente, veremos que, recentemente, desde o começo de uma temporada, isto só ocorreu com Schumacher x Barrichello.
Antes de pelo menos metade do campeonato, dois pilotos recebem os mesmos tratamentos sempre. Vide o caso de Vettel e Webber. O alemão fica a frente por méritos, mas quando Webber consegue fazer suas boas corridas, não é a equipe quem vai desfavorecê-lo e priorizar o outro, a não ser, claro que alguém esteja disputando o título, como foi o caso de Massa x Kimi em 2007.

Pensar em considerar seriamente este tema, ainda mais quando é Briatore quem levanta a bola, é babaquice.

Guerwin
Guerwin
13 anos atrás

Isso é problema da Ferrari. O Massa que faça o melhor trabalho para merecer a preferência. A equipe está preocupada com o seu nome. O piloto que se preocupe com o dele.

Heverton Elias
Heverton Elias
13 anos atrás

Como brasileiro escolheria o Massa, mas como o critério não é nacionalidade, teria que escolher o Alonso, e aqui não falo de competência, neste momento não acho o Alonso muito mais competente que o Massa, mas a questão na minha opinião é o prestígio do espanhol, os dois títulos mundiais, os patrocinadores, isso pesa muito. Se o Felipe não tiver uma grande vantagem sobre o espanhol na segunda metade do campeonato, acredito que Alonso será priorizado. Na Mclarem acho que a coisa tá mais pau a pau nessa questão de prestígio, Dois pilotos ingleses campeões em uma equipe inglesa. Hoje, não pelos pontos mas pela fase, eu escolheria o Button, mas acho essa disputa muito equilibrada.