A LUZ DOS MASSA

SÃO PAULO (coisa rara) – Minha coluna de hoje aprofunda um pouco o tema “vamos salvar o automobilismo brasileiro”. É um elogio aos Massa & seus Cupinchas, que criaram a F-Future e o Trofeo Linea. O texto está no Grande Prêmio. Para comentar, aqui mesmo.

Subscribe
Notify of
guest

63 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
José Floriano
José Floriano
13 anos atrás

E depois alguns patetas vem dizer que o Santander só tá na Ferrari por causa do Alonso e ”exige” que ele seja primeiro piloto, em prejuízo do Massa. Os cara simplesmente tão patrocinando a iniciativa deste.

Jardel
Reply to  José Floriano
13 anos atrás

Exato.

Até porque mesmo não tendo o Alonso na McLaren o Santander continua lá.

É tipo uma Parmalat da F-1 haha

Rodrigo Brasileiro
Rodrigo Brasileiro
13 anos atrás

Sinceramente Flávio, vc n precisava escrever “Massa e seus cupinchas estão fazendo pelo automobilismo nacional mais do que Ayrton Senna fez”. Apenas mostrar através dos fatos o grande trabalho que a família massa está fazendo. Não sei pq, mas sempre vc tem que mencionar o nome do Senna, claro, para o lado ruim. Mas vai lá, um bom texto. Tá de parabéns a família do Felipe. Agora vc poderia dizer: bem que o Galvao Bueno poderia fazer algo também!
E pq? Pq o cara ficou rico, conheceu o mundo todo as custas da F-1 e nunca fez nada por ela.

Guerwin
Guerwin
13 anos atrás

Vc mexeu com as viúvas.

Jardel
Reply to  Guerwin
13 anos atrás

Comentários sem fundamentos para avacalhar o blog deveriam ser apagados, você é um fanfarrão.

Jardel
13 anos atrás

Porque comentar algo assim citando o nome do Senna, que infelizmente não está mais aqui para defender-se (nem precisaria defender-se).

Seria mais feliz citar o Piquet Pai nesse assunto, ele sim está vivo e aposentado, e o que fez pelo esporte a motor no Brasil?

Só sabe mimar seu filho e mais nada.

Sou fã do Massa, e sou fã do Senna, a comparação ai é muito sem noção.

Luis Fernando
13 anos atrás

Eu não vejo nada demais na ação do Massa, na realidade foi a FIAT que teve a idéia do campeonato, e pensou em utilizar o Massa para incentivar a categoria.. esse não é um projeto do Felipe Massa. Posso estar enganado mas li que o projeto é da Fiat junto com o Santander etc e tal.. se estiver enganado me desculpem. Em relação a carreira do Massa, ele não tinha nome,mas sempre teve ÓTIMAS relações com equipes de automobilismo, sempre dirigiu com motor Ferrari na F-1 por ser apadrinhado de Jean Todt (o filho do Jean Todt) era ou ainda é o empresário do Massa.. ISSO COM CERTEZA ajudou muito porque curriculo pra dirigir na F-1 ele não tinha, ou tinha gente muito mais qualificada do que ele… mas enfim as coisas mudaram, hoje sentam nos cockpits de carros da F-1, Chandhoks, Alguersuaris, etc….

Fernando França
Fernando França
13 anos atrás

Um comentário: O instituto “Ayrton Senna” não tem nada a ver com ele. As iniciativas de Senna em suas ações sociais eram somente para que no momento de pagar seus impostos estes fossem minimizados por suas ações de filantropia. Hoje em dia qualquer instituição deste tipo é uma máquina de lavagem de dinheiro e Viviane Senna é quem criou o Instituto. Portanto não sejamos ingênuos. As ações destes institutos é só pra inglês ver.

Alan Magalhaes
Alan Magalhaes
13 anos atrás

Que bacana Flávio, um carro de verdade, que se compra na esquina, como você afirma na coluna. Bom mesmo, quer dizer que poderão aparecer outros “Toninhos Pedros” – da época dos Corcel – que comprarão um Linea, o desmontarão e se mandarão de carretinha para os autódromos. É isso? Ou não? Não vai me dizer que quem participar terá que comprar peças de um único fornecedor, com preços “tabelados” – como na Stock Car – essa sim a verdadeira razão de a Fórmula Renault ter acabado no Brasil. Espero que não né? E se tiverem, quem seria o fornecedor dessas peças? Hummm, não é o mesmo que fabricava/fornecia para a FRenault né? Fiquem de olho.

Rafael Pestana
Rafael Pestana
13 anos atrás

Parabéns pela iniciativa Massa. Muito boa sorte!

Rafael Pestana
Rafael Pestana
13 anos atrás

Edgar, FG foi claro “ninguém fez mais pelo automobilismo que Massa, nem mesmo Senna”. O trabalho da Fundação é reconhecível mas o Flavio Gomes está se referindo ao esporte. E nisso eu concordo, é preciso que os indivíduos tenham a consciência de que preciso devolver algo ao meio de onde se retirou aprendizado, até como uma forma de gratidão.

Com relação ao Massa como profissional, dizer que um piloto que consegue chegar a categoria mais cobiçada do automobilismo DO MUNDO INTEIRO e nela PERMANECER, pilotando para UMA EQUIPE DE PONTA não é bem sucedido na profissão que ele escolheu para si é um ABSURDO!!! Recomendo um exercício de raciocínio para meramente imaginar quantos tinham o mesmo sonho e ficaram pelo caminho superados pelo Massa e por todos os outros que lá estão.

Edgar Villas
Edgar Villas
13 anos atrás

Sinceramente acho que será “fogo de palha”, como, aliás é a carreira do Massa. Desde 2002 na F1 e até agora tem em seu currículo uma demissão da Sauber, um ano sabático na sequência, uma perda de título pro Raikkonen (quando este chegou na Ferrari – eo Massa já era da casa), suas “exuberantes” atuações em pistas úmidas (nem precisam estar molhadas). Não acredito, em hipótese alguma que o que esteja movendo os Massa seja a intenção de alavancar o automobilismo nacional. Nenhuma benevolência nisso. Aliás, Senna, que foi citado, mesmo morto, faz mais do que todos os outros brasileiros fizeram por este miserável país. Em 10 anos, o Instituto Ayrton Senna, tocado maravilhosamente por Viviane Senna, aplicou mais de 200 milhões de reais em benefício de mais de 11 milhões de crianças, em projetos educacionais.
Será que a Viviane precisa pedir pra falar bem do Instituto?

rogerio
rogerio
Reply to  Edgar Villas
13 anos atrás

Parece que voce nao leu direito o que escreveu o FG.
Por outro lado, que é que tem a ver a carreira do Massa com a sua iniciativa, e por que tanta raiva?
O Massa é um dos mais vitoriosos pilotos da atualidade, apesar de nao ter título.

Eduardo
Eduardo
13 anos atrás

FG,
Não esqueça que a extinta Formula Renault e Copa Clio também eram iniciativas de um ex-piloto de Fórmula 1:
Pedro Paulo Diniz.

Sabemos porque acabou(infelizmente automobilismo não dá dinheiro, só gasta) e ele cansou de pôr a mão no bolso.

Tomara que o Massa dê sorte.

Abraço,
Eduardo Gontijo

alexandre perlini
alexandre perlini
13 anos atrás

Automobilismo Brasileiro só vai melhorar quando os regionais forem mais valorizados e divulgados também, o Campeonato Paulista que foi sempre um dos melhores, está com nível técnico baixo, pouco incentivo, inscrições caras, esses torneios nacionais são ótimos, mas o alicerce são os regionais.

Ronaldo
Ronaldo
13 anos atrás

FG,

Com já disse antes muito barulho para praticamente nada diferente dos demais promotores do automobilismo nacional que buscam ganhar tudo que pode logo no primeiro ano de evento. Acredito que os Massa estariam salvando o automibilismo nacional se proporcionassem uam categoria para outros que não fossem os mesmos de sempre Cacá, Popó, Camilo, Gomes e outros amigos que estão por ai. Peça para qualquer piloto cotar uma equipe para correr no Linea, no mínimo 350.000 por seis finais de semana, dividimos e chegamos ao valor por etapa. Então quem consegue pagar a conta, mesmo porque automobilismo é para quem tem muito dinheiro ou algo mais…Me admira o FG defendendo tanto esse evento, mas tudo tem lógica, a Shell está envolvida?

MSM
MSM
13 anos atrás

Pelo tamanho de importância que o Senna tinha no automobilismo, realmente não fez nada para melhorar o esporte no nosso país, preferiu seguir o caminho do social com o IAS.
E outros que atuam no esporte não procuraram consertar esse erro, somente agora, o Massa consegue montar uma parceria com a FIAT para fazer esse evento. Que isso sirva de lição para que a geração futura não cometa o mesmo erro de gerações passadas.
Obs. Quem gosta de falar a palavra cupincha é o Boris Casoy.

Joca
Joca
13 anos atrás

Permitam-me expor meu ponto de vista. Por enquanto os Massa não fizeram nada. A verdadeira intenção deles é ganhar dinheiro. Com todos esses patrocinadores de peso, ainda querem cobrar 280.000 de quem quer correr ??? É claro que não dá pra correr de graça, mas isso me parece um absurdo. Coisa semelhante fez o Giaffone cobrando R$ 240.000 de uma dúzia de milhonários pra fazer uma temporada de MIni Chalenger. De Mini Cooper ou de Linea vá lá. Mas cobrar isso de categoria escola, que cara de pau !

Caique Pereira
Caique Pereira
13 anos atrás

Existe um Piloto Brasileiro que sempre, quando falam dele, o desmerecem e é importante que se diga, que assim como o MASSA, fez algo pelo Automobilismo Brasileiro, além de ter sido um bom piloto, apesar de não ser espetacular: Pedro Paulo Diniz, pois foi ele quem trouxe a F – Renault para o Brasil e enquanto esteve a frente, tivemos campeonato. Na época em que foi piloto, nunca pilotou carros ótimos, mas marcou pontos em todas as equipes e nessa época somente os SEIS primeiros marcavam pontos.

Não se pode esquecer o Diniz.

Alexandre
Alexandre
13 anos atrás

Bem o Massa é piloto da Ferrari que pertence a FIAT, O línea é um carro da Fiat o carro formula tem mecânica FIAT. Tá bom o herói é o Massa; não se trata de uma estratégia de MKT da FIAT como outras montadoras fazem ou fizeram??? Mas temos que acreditar em anjos, gnomos, duendes e etc. Viva aos Massas KKKKK

Mefistófeles
Mefistófeles
13 anos atrás

Esqueci, também andou de Sauber na F1

Mefistófeles
Mefistófeles
13 anos atrás

Faltou na sua lista, Pedro Paulo Diniz, o pioneiro antes de Massa que trouxe a Fórmula Renault para o Brasil através da PPD empresa dele. Ele guiou Forti Corse, Ligier, Prost e Arrows, marcando mais pontos que alguns pilotos que voce citou, e largando na frente e também terminando na frente do colega de equipe Damon Hill, na Arrows. Fez muito mais do que vários citados em sua coluna.

Thiago
Thiago
13 anos atrás

Mandou bem na coluna Flávio. Mas quem está mandando melhor ainda é o Felipe Massa, com esta bela iniciativa. O automobilismo (principalmente para a molecada) não pode morrer não. Ainda mais aqui no Brasil, que aparecem tantos pilotos bons.
Senna era um cara que se preocupava muito com as crianças pobres do Brasil (com as causas sociais). Mas também ele, por ter sido o melhor piloto que nosso país já teve, incentivou milhares de pessoas a começarem uma carreira de piloto na época em que pilotou, e até mesmo depois da sua morte. Já o Massa está contribuindo de maneira diferente, pois está mostrando uma preocupação grande com nosso automobilismo, que realmente não pode acabar. Tomara que esta categoria dê certo.

Raphael B Roriz
Raphael B Roriz
13 anos atrás

Bela coluna, e bem posta a colocacao q ele fez mais pelo automobilismo do q Senna, cuja marca rende ainda 200 mi.
Deu na uol hj.

claudio aun
claudio aun
13 anos atrás

precisamos providenciar um belo sarcofago para a CBA, que pensa que automibilismo é só F1.
O dia que Tio Bernie levar seus contaner´s para outro lugar vai ter tanta viúva desamparada chorando pelos cantos.
CBA SAIA DA INERCIA JÁ.

tibúrcio barros
tibúrcio barros
13 anos atrás

E o que você faz?
Acompanho você desde 2005 e acho que hoje você contribui mais para o automobilismo brasileiro liderando algumas cruzadas como ao cobrar melhor postura da CBA, a favor do kart e os monopostos, preservação da história do automobilismo brasileiro e outros que não lembro agora. Algumas vezes assumimos a ponta de algo sem querer ser líder de nada, mas permite acender a flama de indignação, ou simplesmente e a lembrança e vontade de mudar. Continue nesta trilha.
Falo isso para comentar que seus textos de F1 não possuem o mesmo impacto de antes para mim. Talvez é a falta de não acompanhar em loco as xx corridas do ano e treinos (por motivos pessoais e totalmente compreensíveis, talvez).
Abraços,

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  tibúrcio barros
13 anos atrás

Eu não faço nada.

José Brabham
José Brabham
13 anos atrás

Massa cumpriu o que prometeu. Parabéns pela iniciativa e boa sorte!!!

Danilo Silva
Danilo Silva
13 anos atrás

usar o sobrenome de alguem que ja morreu (e portanto nao tem mais o direito de resposta) é fácil né. Quero ver se tem peito pra falar que Fittipaldi e/ou Piquet nunca fizeram nada pelo automobilismo. Felipe está certo “só sabe falar mal de tudo”.

Caique Pereira
Caique Pereira
Reply to  Danilo Silva
13 anos atrás

Danilo,

O Emerson fez muito pelo automobilismo brasileiro. FEZ, 45 CHASSIS de Formula Vê em 67/68, que foram modificados de 75 até 80 na F VW 1300 e depois na F- Fiat. O Piquet lançou e CORREU de ESPRON. O Senna realmente só foi Campeão de F1, assim como o Emerson e o Piquet. Não importa se ele já está falecido, porque não se está inventando nada ou se dizendo mentiras.

Marluws Costa
Marluws Costa
13 anos atrás

Ótimo! Dessa vez você foi perfeito.

silveira
silveira
13 anos atrás

Me dá nojo e náusea ao mesmo tempo quando ouço ou vejo citações onde aparece “CBA”. Me faz lembrar “corja”.

Ótima coluna e bravíssima atitude do Massinha!

Brown
Brown
13 anos atrás

Tomara que de certo, mesmo.
Mas se nao der… ja temos em quem por a culpa.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Parabéns pelo texto, como sempre, de muita propriedade. Acho que o que é preciso, no Brasil, é uma mudança de cultura em relação ao automobilismo. Assisto a provas de categorias internacionais que não me interessam, mas se quiser ver “pegas” interessantes, tenho que assistir a vídeos postados no YouTube, inclusive por você, Flavio. Automobilismo de verdade é feito por quem tem graxa debaixo das unhas.

Leandro
Leandro
13 anos atrás

E aonde entra o Diniz nessa história??? Afinal, ele trouxe a F-Renault para o Brasil. Ou seja, mais uma vez, criando polemica ao citar o nome Senna.

Mercedes
Mercedes
13 anos atrás

Por isso que acho o E. Fittipaldi intocável quando o assunto é automobilismo no Brasil, temos Formula 1 graças aos título de 72/74(que na minha opinião são sagrados, foram mais importantes que os 6 títulos de Piquet e Senna juntos), lembrando que todos pilotos que não tiveram sucesso na F1 foram correndo correr no USA graças ao sucesso de Emerson nesse país, no Brasil o que estraga é a politicagem, onde tem política tem merda!!! Outro dia um amigo me disse que a Alemanha hoje só tem muitos pilotos na F1 graças a moeda forte alemã, disse que ele estava enganado, a Alemanha sempre teve moeda forte e uma ótima política, mas faltava aquela “injeção” de animo para investir forte na F1 e ela aconteceu a partir do momento que Schumacher foi campeão em 94, notem que a Mercedes só voltou em 95 quando Schumacher já era campeão, os alemães devem muito a Schumacher! O que Emerson fez para o Brasil, Schumacher fez pela Alemanha, evidente que seu sucesso no passado tem muito a ver hoje com o aumento de pilotos alemães na F1! Nelson Piquet também tentou ajudar o automobilismo nacional, mas a politicagem no Brasil desanimou Piquet e ele caiu fora. Em 1995 Piquet arrendou o autódromo de Brasília, que leva seu nome, e criou uma categoria de carros esporte-protótipo, com mecânica de Fusca e motores BMW baseada em carros que eram usados em corridas no estado do Ceará, chamada Espron. Seu amigo pessoal, Marcello Prado (Vice-Presidente Executivo da BMW Brasil), além dos motores, lhe cedeu um veículo BMW 318 e Nelson Piquet com sua incrível criatividade e técnica, usou o veículo como molde para copiar o BMW em fibra de vidro para a categoria Espron. Ostentando o logo da BMW em todos os carros da categoria e pela sua forte influência sobre o público jovem da classe “A”, a categoria Espron foi um excelente veículo de merchandising para a marca BMW, que na época instalava sua filial brasileira. Com a expiração do arrendamento do autódromo a administração do mesmo foi devolvida ao Governo do Distrito Federal. Após desentendimentos com a Confederação Brasileira de Automobilismo – CBA(que ódio não é Gomes?), Piquet também tentou fundar uma entidade paralela, a Liga Independente de Automobilismo – LIA, que não vingou. O que Massa esta tentando fazer no automobilismo brasileiro poucos dão valor, mas a verdade é que esse piloto além de ser a última esperança de títulos na Formula 1(opinião minha), também pode ser a última esperança de dias melhores ao automobilismo no Brasil, um título para Felipe na Formula 1 seria ótimo para a nova geração no Brasil, que aliás nem categoria de base tinha antes dessa brilhante idéia de Felipe Massa e Cia …O brasileiro da muita atenção a coisas fúteis, o que adianta ficar brigando para ter de “boca” o melhor de todos os tempos na F1(briga Schumacher X Senna) se o automobilismo nacional esta falido e não ter esperança de novos campeões? O problema é justamente esse, aqui no Brasil parece que só querem que um seja o melhor em tudo, o único!!! Na Alemanha a mentalidade é outra, para eles quanto mais “Schumacher” aparecerem melhor, no futuro eles podem dizer ao mundo: “fica com seu melhor de todos os tempos, temos um heptacampeão, um hexa, um penta, um tetra, um tri, etc…” O que adianta ter o “melhor” de todos os tempos se estamos na miséria no automobilismo nacional, o que adianta ter Pelé se o futebol europeu da de 10 x 0 no nosso em termos de organização? O que manda é qualidade de vida, enquanto eles dão risada, nos aqui ficamos reclamando e choramingando as pitangas, parabéns ao Massa por tentar ressuscitar o que já esta morto, tem que ser muito macho para encarar esse desafio, ainda mais depois do grave acidente que teve, Massa podia ficar somente se concentrando na sua carreira na F1, encarar a politicagem no automobilismo brasileiro não deve ser nada fácil, deve passar muitas decepções e raiva, porque aqui no Brasil a regra é sempre a mesma, levar vantagem em cima dos outros. Quem sabe esse ano Felipe seja campeão, Schumacher avisou: “Não subestimem Felipe Massa”.

Valeu Felipe!!!

Caique Pereira
Caique Pereira
Reply to  Mercedes
13 anos atrás

Emerson,

O melhor piloto brasileiro de todos os tempos!!!!

hcarratu
hcarratu
13 anos atrás

bom, quanto à contribuição do Senna,,, acho que deve-se ressaltar o que o amigo acima respondeu.. ele talvez fizesse algo no futuro.. morreu muito cedo mas vai saber… porém ficou o legado social.. além diso em uma das suas blibiografias tem um cara.. não lemrbo o nome.. empresário que diz que o Senna iria abrir tipo um parque de diversões temático.. teria karts etc… bem quando morreu.. isso poderia servir de incetivos às crianças…
Boa iniciativa do Massa

Dú
13 anos atrás

Como uma categoria bancada pela montadora, e já tivemos isso no Brasil, deve durar 2, 3 anos. Mas é o exemplo. E o mais legal é ver o Carlinhos Romagnolli, que conheço desde os tempos de “provinhas” de motocross, estar levando seu profissionalismo e colhendo os frutos de seu trabalho.

GERALDO CASSELLI JÚNIOR
GERALDO CASSELLI JÚNIOR
13 anos atrás

Sem saudosismo , mas só pra constar . Será ( estou só supondo ) , que aparecerá como estas que renderam um bom tempo ???     http://www.nobresdogrid.com.br/site/images/stories/Nobres_do_Grid/Fotos_dos_Pilotos/Ricardo_Achcar/polar_10.jpg http://www.interney.net/blogs/media/blogs/saloma/FFSergioMa.jpg

Fernando C
Fernando C
13 anos atrás

Como sempre texto perfeito e bem elaborado. Tenho uma admiração por pessoas que sabem escrever. Sou péssimo nisso e faço um monte de erros português.
Embora eu tenha certeza que você vai ouvir muito, por falar que o Senna fez menos que o Massa pelo automobilismo nacional. Você esta certo, mas o cara morreu antes de tomar qualquer iniciativa.
Espero que essa competição seja forte que siga por anos e anos, sendo uma alternativa para as corridas de Turismo no Brasil. Alem claro da categoria escola, que possa formas bons pilotos e justificar o investimento da globo na F1!
Abraços

Edson Framil
Edson Framil
13 anos atrás

depois voce reclama que o pessoal vem te encher o saco por causa do senna.. hahahha
nao precsava ter falado so dele, poderia ter falado dos outros tambem
mas como voce adora ser correto aguente depois “nego latindo” na tua orelha

Geckodriver
Geckodriver
13 anos atrás

Gostei muito de saber dessa notícia!
Foi uma pena ver a F-Renult morrer e inclusive fui em sua última aparição pos essas bandas (Vítória-ES – a ‘Mônaco’ brasileira), que só teve a Formula Clio; a F-Renault só apareceu com 2 bólidos e promessas de uma nova categoria. Foi muito triste…
Parabéns ao Massa e Cia!

Samuel
Samuel
13 anos atrás

FG,

Mas a F-Renault era “apadrinhada” pelo Pedro Paulo Diniz, não era? Foi uma categoria semelhante a esta, não?

Com certeza esta iniciativa do Massa e cia é fantastica… Podiam arranjar um horário na TV para dar mais mídia pras categorias…

Abraço

Nilton
Nilton
13 anos atrás

Excelente texto, pena que os analfabetos funcionais vão entender que você ataca o falecido.

Rodrigo Pacheco
13 anos atrás

Ótima coluna, como sempre! E preparesse, daqui a pouco vem os “Sennistas”, mas sei que tu não tá nem ai.
Abraço

Jonny'O
13 anos atrás

Perfeito Flávio,o automobilismo brasileiro volta a sonhar graças a Massa.

Flavio Almeida
Flavio Almeida
13 anos atrás

Boa, FG.
Salve os que ainda tem cunhoes de fazer isso acontecer, a nossa CBA de merda só serve pra foder o Automobilismo, que o pessoal do Massa e da Fiat não se curvem a esses idiotas mercenários. Que essa categoria seja reconhecida pela imprensa especializada e que façam dela realmente um trampolim para as outras categorias.

Corrida, competição é isso tem alma, tem coragem. Parabens aos Massas e seus colaboradores.

cadu
13 anos atrás

FG, o texto está ótimo como sempre. Por outro lado, hoje começou o Rallye Sul Americano em Erechim RS, prova importante e tradicional e nada se falou na imprensa de modo geral. O automobilismo é maior do que aquele que tem sido divulgado infelizmente.

Marcos Roberto
Marcos Roberto
13 anos atrás

Esses dias fiquei curtinho várias corridas do tempo em que Ayrton e Piquet corriam juntos, outras em que somente Piquet corria e outras em que somente Senna.
Chego a conclusão de que Piquet era mais piloto do que Senna.

JCMATTIOLI
JCMATTIOLI
Reply to  Marcos Roberto
13 anos atrás

Concordo com você. Também já fiz essas comparações. Pena que não existe tanto material sobre o Emerson Fittipaldi. Aliás, considero Emerson como o piloto mais completo dos três. Mais objetivo, mais inteligente, construtor de carros de diferentes categorias, com resultados expressivos na F1 e na Indy. Putz, ser o mais jovem campeão mundial de F1 até 2005 não é para qualquer um, considerando-se dezenas de pilotos excepcionais que correram até então!

Tetaedro
Tetaedro
Reply to  Marcos Roberto
13 anos atrás

E o isso tem a ver com o contexto do tópico? Cada babaca que aparece…

Leonardo
Leonardo
Reply to  Marcos Roberto
13 anos atrás

Sim,amigo,mas o que isso tem a ver com o texto que o Flávio escreveu?

RCRG72
RCRG72
13 anos atrás

É claro que Massa deve ter passado por dificuldades na Europa e se prontificou a fazer algo pelo esporte que ama. Infelizmente, automobilismo não é barato, mas mesmo assim a iniciativa é válida.
O autódromos do Brasil agradecem.

RCRG72
RCRG72
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

Os autódromos do Brasil agradecem

Gabriel Araújo
13 anos atrás

Ótima coluna, como sempre. A CBA parece que não se importa com automobilismo nenhum, tem que vir piloto para fazer categorias novas, que servem de base. No mandato do último presidente da CBA (não me recordo o nome), nada foi feito. A Estoque continua lá, do mesmo jeito de sempre, sem emissora que transmita a corrida inteira, o mesmo lixo. E o autódromo de Taubaté? O que a CBA dizia que seria isso, agora é um lixão. Para autódromos, entra em cena as prefeituras, para categorias, entram e cena os pilotos. Assim não dá! Teremos automobilismo de verdade no Brasil só quando se preocuparem com o automobilismo por aqui, quando deixarem de pensar só em dinheiro e deixar isso que já foi bom continuar o lixo que é já faz algum tempo. Como você disse na coluna, espero que as categorias (Trofeo Linea e F-Future) dêm certo. A parte, diríamos, que mais gostei foi quando você fala:

“De certo modo, Felipe está devolvendo ao automobilismo brasileiro, ao apadrinhar a categoria, aquilo que o automobilismo brasileiro lhe deu. Não que tenha recebido grandes empurrões de entidades oficiais e patrocinadores, nada disso. Mas ele tinha, pelo menos, onde correr. Algo que a garotada deixou de ter, nos últimos anos. E, agora, terá de novo.”

Concordo com tudo que você disse na coluna.

É a hora da CBA acordar, abrir o olho!

Abraços!

RCRG72
RCRG72
13 anos atrás

Fez mais do que o Senna. É verdade, e sem ter nenhuma obrigação. Senna pode ter expressado sua vontade de ajudar socialmente, mas, ajudar o automobilismo nacional, desta forma que os Massa estão fazendo, com certeza, não.

É claro q

plow king
plow king
13 anos atrás

Legal. Mas nao se esqueca que essa turma nao perde dinheiro. Em algum lugar ele abate impostos…ou esta ganhando um mesmo. Nada de errado nisso tudo, mas ele nao um coitado que esta tirando do bolso dele.

Moncho
Moncho
Reply to  plow king
13 anos atrás

Depois de um certo nível não se gasta mais; é tudo auto-sustentável. Empresas financiam, pelo retorno comercial. O importante aí é a vontade de empreender. Jogar o nome na parada. Arriscar investir em um ambiente tão volátil como o Brasil – há gente aqui que se dedica a atrapalhar, a impedir que as coisas andem, odeiam o sucesso dos outros…

André Scud
André Scud
13 anos atrás

Já vai aparecer um monte de cara achando que não é barato, que preparar um carro é só tirar os bancos…

Luis
Luis
13 anos atrás

Falou tudo. Só Emerson tinha trazido um legado real ao automobilismo brasileiro, e agora Felipe Massa e família estão deixando algo construtivo para o automobilismo brasileiro.

Moncho
Moncho
Reply to  Luis
13 anos atrás

Não vi isso escrito em lugar nenhum. Ao contrário, entende-se que o que se tem hoje é devido ao automobilismo nacional, ao esforço dos primeiros, das carreteras, das Fórmulas V e tudo que se esvaneceu.

A meu ver cada um fêz a coisa que lhe foi dada, a seu tempo. Se agora estamos vazios, talvez fosse mesmo o momento de surgir essa nova oportunidade. E quem a tem à mão, são os Massa…