CHININHAS (3)

SÃO PAULO (e chega por hoje, estou cansado, vou dormir e não me encham) – No ar minha coluna de hoje no Grande Prêmio, com um mau-humor desgraçado por conta dessas corridas no Oriente, que só servem para acabar com nossas madrugadas e encher o rabo de Bernie Ecclestone de dólares, euros, petrodinheiros e sinograna.

No fim das contas, as boas provas acontecem sempre nos circuitos tradicionais, como Monza, Spa, Interlagos, Montreal, Mônaco, Melbourne e por aí vai.

Aliás, se não quiserem comentar a coluna, nem precisa. Podem usar o post para eleger, sei lá, seu circuito favorito. Isso, elejam seu circuito favorito, ou favoritos.

E eu vou dormir para acordar às 3h e ver o treino.

Subscribe
Notify of
guest

113 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Cristiano Azevedo
Cristiano Azevedo
13 anos atrás

Spa e Interlagos.

Guzz
Guzz
13 anos atrás

Monza ou Spa

gleitef
gleitef
13 anos atrás

-Spa
-Monte Carlo

Speed Racer
Speed Racer
13 anos atrás

Melhores Circuitos F1:
Os tres “S”: Spa, Silverstone, Suzuka
Os tres “M”: Monza, Monte Carlo, Montreal
Originais: Interlagos, Zeltweg, Hockenheim, Paul Ricard, …
Outros: Indianapolis, Daytona, Laguna Seca, Le Mans, …

Ricardo Lacerda
Ricardo Lacerda
13 anos atrás

Suzuka, Spa-Francorchamps, Monza, Interlagos e Melbourne

Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
13 anos atrás

Laguna Seca, Road America, Montreal, Spa, Osterreichring, Jerez e Goiânia (devidamente recapeada e cuidada).

rafael souza poa rs
rafael souza poa rs
13 anos atrás

flavio, meu circuito favorito é spa ao menos no psp é muito massa de correr e tem a curva aquela, confesso que prefiro o traçado antigo com a bustop, depois hokenhein mas o antigo com floresta negra e tudo, o atual é muito pasteurizado como esta toda a F1. um abraço

Mr China
Mr China
13 anos atrás

Meus 4 autódromos:
1.º) China
2.º) Barein
3.º) Malásia
4;º) Abu-Dabi

Rafael Chinini
Rafael Chinini
13 anos atrás

tão falando de monaco ai…Monaco é classico, pois é rua adaptada MESMO! não é plano e bonitinho como as outras! seria mesma coisa que pegar umas ruas ali da paulista, vila mariana, e fazer um circuito com oq tem!

Rafael Chinini
Rafael Chinini
13 anos atrás

da madrugada, só valem a pena as duas da Australia e duas do Japão.
resto de sempre:
Monza, Spa, Imola, Canda, Interlagos.

tirando essas novas, a pista mais bosta que a F1 sempre teve, foi a Hungria. não da pra fazer nada naquele lugar.

Carlos Lins
Carlos Lins
13 anos atrás

Leguna seca seria uma boa..mas acho que não comporta os F1..

Dos circuitos do calendario, com certeza gosto mais de interlagos, não é nem pq é o circuito brasileiro..mas interlagos é foda!

André Luis
André Luis
13 anos atrás

Laguna Seca, as ruas de Detroit, Le Mans, o aeroporto de Cleveland, Elkhart Lake, Monza, Suzuka e Spa. Nessa ordem.

Alexandre Werner
Alexandre Werner
13 anos atrás

Eu gosto de Interlagos. As corridas em Interlagos sempre são boas, alguma coisa diferente acontece a cada ano. E embora eu não goste de corridas de rua, não perco o GP de Mônaco de jeito nenhum. Por mais chata que seja a corrida eu gosto de ver os carrinhos pelo principado.

Andre
Andre
13 anos atrás

Simples solução: gravar na net HD e quando acordar passar longe da internet e assistir a corrida como se fosse ao vivo…

Peloponeso
Peloponeso
13 anos atrás

Suzuka.

40 corridas por ano seria bom.

Abs.

Sidinei
Sidinei
13 anos atrás

SPA
Interlagos
Monza
Motereaux

Dos Tilkodromos o menos piores são os do Japão e Turquia.

André Luis
André Luis
Reply to  Sidinei
13 anos atrás

Felizmente, acho que Suzuka não é um Tilkódromo.

Batista Lara
Batista Lara
13 anos atrás

Spa e Interlagos. Nessa ordem.

Bruno Mantovanelli
Bruno Mantovanelli
13 anos atrás

Interlagos
Spa
Suzuka
Brands Hatch

miguel junior
miguel junior
13 anos atrás

Temo pelo futuro da F-1, as mudanças constantes no regulamento, briga de vaidades, e o abandono das tradicionais pistas mostram-se cada vez mais uma categoria dificil de acompanhar. A entrada das novas equipes que mal passam de “carros de GP2” melhorados, totalmente sem condiçoes de estarem presentes no grid. E agora a ideia do “Berne (aqule da mosca varejeira)” de 25 provas ao Ano, nem eu um viciado em corrida suporto.

elnino
elnino
13 anos atrás

Gostar, eu gosto da maioria, mas tenho um apreço especial por MONZA, a pior pra mim, é mônaco, é tradicional demais, tradicionalmetne chata.

ADIRLEY
ADIRLEY
13 anos atrás

MONTREAL CANADÁ. MISTO RUA/AUTODROMO. VELOZ, ERROU TA NO MURO.

cardoso filho
cardoso filho
Reply to  ADIRLEY
13 anos atrás

Quem gosta de muro assiste F Indy

Marcelo Campos
Marcelo Campos
13 anos atrás

Na seguinte ordem:
Spa
Interlagos
Silverstone

Antonio Luiz Siqueira
Antonio Luiz Siqueira
13 anos atrás

Gosto de vários, sempre os mais antigos que marcam por suas histórias…..até Silverstone tem seu charme apesar de Brands ser de longe melhor.
Estou me referindo apenas a traçados.
Mas se é para eleger o meu preferido gosto de Monza.
Abraços !!!

João Vitor
João Vitor
13 anos atrás

Interlagos é único! A geografia detona com os outros, é sempre emocionante. Mas, também temos Montreal, apertadinho e cheio de retas e curvas lentas, e Monza é fantástico também.

Eduardo de Oliveira Melo
Eduardo de Oliveira Melo
13 anos atrás

Minha preferência: Spa, Monza, Interlagos e Mônaco.

Willian
Willian
13 anos atrás

o circuito que eu mais odeio é hungaroring. garantia de momentos bem dormidos com a TV ligada.

João Kohl
João Kohl
13 anos atrás

Interlagos pelas ultrapassagens constantes e Mônaco pelas poucas é mais difíceis ultrapassagens, além da travada largada e final da “reta” que forma um funil, onde só passará um carro por vez, pois a tangência jogará no muro quem tentar vir por fora.

Pluto no pais das Maravilhas
Pluto no pais das Maravilhas
13 anos atrás

O traçado antigo de hockenheim, com suas retas … Reta dos boxes, curva a direita e pé embaixo, chicane, e pé embaixo, um S, curva a direita e… pé embaixo…

cardoso filho
cardoso filho
Reply to  Pluto no pais das Maravilhas
13 anos atrás

Prefiro o antigo Nurburgring ?

cardoso filho
cardoso filho
Reply to  Pluto no pais das Maravilhas
13 anos atrás

Saiu tudo errado. É Nuburgring e sem interrogação. A culpa é desses treinos de madrugada. A gente fica sonooooooleeeeento o dia toooooooooodo.
Abraços

cardoso filho
cardoso filho
Reply to  Pluto no pais das Maravilhas
13 anos atrás

Estou perdido. No google tem Nuburgring e Nurburgring, mas não tô com saco de saber qual o certo.

Mara
Mara
13 anos atrás

Eu optei por dormir e verificar o resultado hoje pela internet. Está um tédio assistir o narrador “oficial” só falando de Massa e tentando justificar o injustificável para igualá-lo a Alonso.

Neste final de semana teremos corrida da Fórmula Truck aqui no RJ. Quem quiser ver o estado de abandono do autódromo, tem um vídeo na página deles mostrando o trabalho que a equipe de produção da categoria está realizando (limpeza e pintura do local) para que possa ter a corrida.

http://www.formulatruck.com.br/ViewVideo.aspx?VideoId=176

Marcos Joy
Marcos Joy
13 anos atrás

Spa, essas corridas de madrugada são f…….

emenelsen marucci
emenelsen marucci
13 anos atrás

Interlagos, circuito antigo onde vi o Pironi – com Ligier asa – rodar na 2 depois de tentar fazer a 1 e a 2 flat. Onde vi o Emerson tomar do Rosberg na 3. Onde vi o Villeneuve rodar na do Sol. Onde vi o Jarier ficar a pé no Sargento…..e dar a vitoria pro Moco…..

Sérgio Troncoso
Sérgio Troncoso
13 anos atrás

Gosto de Spa, Monza, Montreal e Interlagos. Mas dos orientais, até que gosto do circuito chinês e tambem de Suzuka. O resto é meia bola, ou bola nenhuma. Abraço.

José Brabham
José Brabham
13 anos atrás

Li agora a coluna. Disse tudo!!

Daniel Weiler
Daniel Weiler
13 anos atrás

Eu não entendo como tanta gente inteligente ainda condena o Tilke…

Está claro que o problema das pistas desenhadas por ele, são os parâmetros da FIA (curva de tantos graus, inclinação, etc)…

O que a Natureza desenhou, jogando um asfalto por cima é sempre mais interessante…

Quantas Spas, ou quantos Hermanos Rodriguez ou mesmo Bathrust não estão por ai, prontas para receberem um asfalto e serem utilizadas??

Fica todo mundo sonhando com pistas assim, desafiadoras e ninguem faz nada para atacar a origem do problema: as regras da Fia.

plow king
plow king
13 anos atrás

SPA na cabeca como melhor pista. E em relacao a tara estar cansando todos, faz sentido a colocacao. A vida he assim..cheia de ciclos, altos e baixos. O apice do Bernie ja foi.

Ta de mau humor? Vai comer um pedaco de chocolate, franga!

Fernando Linhares
13 anos atrás

Sem pensar duas vezes, Spa-Francorchamps, pela história, a Eau Rouge e a sucessão de curvas e retas sensacionais. Pena que acabaram com o Bus Stop. Eu gostava muito de Hockenhein antes de acabarem com o trecho da Floresta Negra. Gosto de Suzuki, Monaco, Monza e Interlagos na sequencia.

Nelson Freitas
Nelson Freitas
13 anos atrás

Meu circuito favorito é o de Spa-Francorchamps. Com uma chuvinha, o que não é dificil, fica fantastico.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

Gosto dos traçados rapidos e de interlagos (pois andei por lá e é seletivo sim sinhor, a pista antiga deveria ser um verdadeiro MBA de pilotagem).

Monza, Spa e a antiga Imola.

Segue o jogo.

Imperador

nardo
nardo
13 anos atrás

Cara, gosto de vários, monza, suzuka, silverstone, hockenheim (a pista velha) mas o preferido é Spa. Pelo desafio, beleza… Spa é o melhor!

Rafael
Rafael
13 anos atrás

grande felipe, “RED BULL’ ele disse, so falou o locutor falar alguem tem q avisar ele q é RBR”

cardoso filho
cardoso filho
Reply to  Rafael
13 anos atrás

É ridiculo o RBR da rede Globo.Acho que eles pensam que ninguem sabe que é Red Bull. É o money acima de tudo. A ganância de querer que todo mundo anuncie na Globo para eles falarem o nome inteiro.

Eudemar
Eudemar
13 anos atrás

Webber desbanca Hamilton e é o mais rápido no 3º treino.
Com sol e pista seca, o último teste antes da definição do grid de largada acabou marcado por uma disputa clara entre Red Bull e McLaren. Na terceira colocação ficou o alemão Sebastian Vettel, companheiro de Webber, enquanto o inglês Jenson Button assegurou o quarto lugar.
A Ferrari não conseguiu encostar na disputa e deve ter problemas para disputar a primeira colocação no grid. O espanhol Fernando Alonso foi o quinto colocado, mais de meio segundo atrás do líder, enquanto Felipe Massa não conseguiu passar do nono lugar.
O único acidente registrado neste treino foi a batida do russo Vitaly Petrov, que perdeu o controle da Renault após sair um pouco da pista e bateu de frente. A direção da prova chegou a exibir a bandeira vermelha e parou o treino por cerca de oito minutos.
O treino que definirá o grid de largada será realizado a partir das 3h (de Brasília).
Confira os tempos do último treino livre para o GP da China
1 – Mark Webber (AUS / RBR) – 1min35s323
2 – Lewis Hamilton (ING/ McLaren) – 1min35s564
3 – Sebastian Vettel (ALE / RBR) – 1min35s691
4 – Jenson Button (ING / McLaren) – 1min35s747
5 – Fernando Alonso (ESP / Ferrari) ¿ 1min35s857
6 – Nico Rosberg (ALE / Mercedes) – 1min35s913
7 – Michael Schumacher (ALE / Mercedes) – 1min36s262
8 – Robert Kubica (POL / Renault) – 1min36s343
9 – Felipe Massa (BRA / Ferrari) – 1min36s416
10 – Kamui Kobayashi (JAP / BMW)- 1min36s634
11 – Jaime Alguersuari (ESP / STR) – 1min36s879
12 – Vitantonio Liuzzi – (ITA / Force India) ¿ 1min37s031
13 – Sebastien Buemi (SUI / STR) – 1min37s192
14 – Adrian Sutil (ALE / Force India) – 1min37s240
15 – Vitaly Petrov (RUS / Renault) – 1min37s339
16 – Rubens Barrichello (BRA /Williams) – 1min37s585
17 – Pedro de la Rosa (ESP / BMW Sauber) – 1min37s664
18 – Nico Hulkenberg (ALE / Williams) – 1min37s784
19 – Timo Glock (ALE / Virgin) – 1min39s579
20 – Heikki Kovaleinen (FIN / Lotus) – 1min39s616
21 – Lucas di Grassi (BRA / Virgin) – 1min39s749
22 – Jarno Trulli (ITA / Lotus) – 1min39s776
23 – Bruno Senna (BRA / Hispania) – 1min40s316
24 – Karun Chandhok (IND / Hispania) – 1min41s141

Dener
Dener
13 anos atrás

SPA sem dúvidas.

Zé Dirceu
Zé Dirceu
13 anos atrás

Zeltweg era outra não deveria ter saído. Achava boa demais aquela pista. Parece que ela era em uma zona rural pelo que víamos das imagens e pelo que já vi o Gomes comentando em seus antigos diários

Leonardo
Leonardo
13 anos atrás

Bem que o circuito de Portimão em Portugal poderia ter uma corrida no calendário da Formula-1. Dentre os circuitos modernos não vi nenhum que se aproxime em termos de traçado. As provas da China, Malasia, Turquia, Bahrein….sou só eu que tenho a sensação de ser tudo na mesma pista?? é muita falta de visão e de respeito dos “donos” da Formula 1 para com os fãs…..principalmente os mais antigos, os que acompanham de perto a temporada, que ficam acordados de madrugada e querem assistir a algo que valha a pena.

Que saudade do antigo Silverstone, antigo Zeltweg, Brands hatch…. onde os F1 pareciam mais balas de revolver naquelas curvas de alta. Dentre os atuais circuitos prefiro SPA e Suzuka.

Zé Dirceu
Zé Dirceu
13 anos atrás

Circuitos que gosto;
San Marino, Montreal, Spa, Monza, Nurburgring, Barcelona,
Mônaco (Pela Tradição, pois a corrida não costuma ser lá grande coisa não), Interlagos (acho bom mesmo, não é pachequismo não), Hungaroring (todo mundo odeia mais eu gosto)

Dos mais recentes Turquia, Cingapura e Valência até que me agradam.

Quanto aos que não estão no calendário, gostaria de ver a corrida da Argentina de volta e uma prova em B.R.N.O. na República Tcheca.

Quanto à França, que Gomes cita em sua coluna, acho incocebível o país das 24 Horas de Le Mans, do circuito que tem a Mulsane, a Dunlop Curve, a Theatre Rouge e outras não receber a F1. Mas o GP deveria ser em Le Mans e não naquela droga de “Nevers”.

Eudemar
Eudemar
13 anos atrás

Os meus são: Monza, Spa e Montreal.
Os piores: Hungaroring, Monaco e o de barcelona, onde ninguém ultrapassa.

Filipe Augustus
Filipe Augustus
13 anos atrás

Bahrein até 2009, (Estragaram esse ano)
Indiánapolis (que não está no calendário)
Monte Carlo.
Hungarohing
Montreal
A1 Ring (fora tbm)
Interlagos
Suzuka
E talvez mais algum que eu esqueci.
=D

Carlos Tavares Araújo
13 anos atrás

É mesmice, mas é SPA. Não tem como não ser. E eu gostava da Bus Stop…

Outra que eu gostava muito é Hockenhein, mas o antigo….

diogo c.
diogo c.
13 anos atrás

Spa e Interlagos. Depois Monza, Monaco, Albert Park…

Luke
Luke
13 anos atrás

Spa é o melhor de todos. Interlagos é nosso. Mas o meu preferido é SUZUKA. Velocíssimo, técnico, variado, desafiador. Não foi à toa que os deuses do automobilismo escolheram esse palco para os três títulos de Aytron Senna…