CHININHAS (3)
SÃO PAULO (e chega por hoje, estou cansado, vou dormir e não me encham) – No ar minha coluna de hoje no Grande Prêmio, com um mau-humor desgraçado por conta dessas corridas no Oriente, que só servem para acabar com nossas madrugadas e encher o rabo de Bernie Ecclestone de dólares, euros, petrodinheiros e sinograna.
No fim das contas, as boas provas acontecem sempre nos circuitos tradicionais, como Monza, Spa, Interlagos, Montreal, Mônaco, Melbourne e por aí vai.
Aliás, se não quiserem comentar a coluna, nem precisa. Podem usar o post para eleger, sei lá, seu circuito favorito. Isso, elejam seu circuito favorito, ou favoritos.
E eu vou dormir para acordar às 3h e ver o treino.
Spa e Interlagos.
Monza ou Spa
-Spa
-Monte Carlo
Melhores Circuitos F1:
Os tres “S”: Spa, Silverstone, Suzuka
Os tres “M”: Monza, Monte Carlo, Montreal
Originais: Interlagos, Zeltweg, Hockenheim, Paul Ricard, …
Outros: Indianapolis, Daytona, Laguna Seca, Le Mans, …
Suzuka, Spa-Francorchamps, Monza, Interlagos e Melbourne
Laguna Seca, Road America, Montreal, Spa, Osterreichring, Jerez e Goiânia (devidamente recapeada e cuidada).
flavio, meu circuito favorito é spa ao menos no psp é muito massa de correr e tem a curva aquela, confesso que prefiro o traçado antigo com a bustop, depois hokenhein mas o antigo com floresta negra e tudo, o atual é muito pasteurizado como esta toda a F1. um abraço
Meus 4 autódromos:
1.º) China
2.º) Barein
3.º) Malásia
4;º) Abu-Dabi
tão falando de monaco ai…Monaco é classico, pois é rua adaptada MESMO! não é plano e bonitinho como as outras! seria mesma coisa que pegar umas ruas ali da paulista, vila mariana, e fazer um circuito com oq tem!
da madrugada, só valem a pena as duas da Australia e duas do Japão.
resto de sempre:
Monza, Spa, Imola, Canda, Interlagos.
tirando essas novas, a pista mais bosta que a F1 sempre teve, foi a Hungria. não da pra fazer nada naquele lugar.
Leguna seca seria uma boa..mas acho que não comporta os F1..
Dos circuitos do calendario, com certeza gosto mais de interlagos, não é nem pq é o circuito brasileiro..mas interlagos é foda!
Laguna Seca, as ruas de Detroit, Le Mans, o aeroporto de Cleveland, Elkhart Lake, Monza, Suzuka e Spa. Nessa ordem.
Eu gosto de Interlagos. As corridas em Interlagos sempre são boas, alguma coisa diferente acontece a cada ano. E embora eu não goste de corridas de rua, não perco o GP de Mônaco de jeito nenhum. Por mais chata que seja a corrida eu gosto de ver os carrinhos pelo principado.
Simples solução: gravar na net HD e quando acordar passar longe da internet e assistir a corrida como se fosse ao vivo…
Suzuka.
40 corridas por ano seria bom.
Abs.
SPA
Interlagos
Monza
Motereaux
Dos Tilkodromos o menos piores são os do Japão e Turquia.
Felizmente, acho que Suzuka não é um Tilkódromo.
Spa e Interlagos. Nessa ordem.
Interlagos
Spa
Suzuka
Brands Hatch
Temo pelo futuro da F-1, as mudanças constantes no regulamento, briga de vaidades, e o abandono das tradicionais pistas mostram-se cada vez mais uma categoria dificil de acompanhar. A entrada das novas equipes que mal passam de “carros de GP2” melhorados, totalmente sem condiçoes de estarem presentes no grid. E agora a ideia do “Berne (aqule da mosca varejeira)” de 25 provas ao Ano, nem eu um viciado em corrida suporto.
Gostar, eu gosto da maioria, mas tenho um apreço especial por MONZA, a pior pra mim, é mônaco, é tradicional demais, tradicionalmetne chata.
MONTREAL CANADÁ. MISTO RUA/AUTODROMO. VELOZ, ERROU TA NO MURO.
Quem gosta de muro assiste F Indy
Na seguinte ordem:
Spa
Interlagos
Silverstone
Gosto de vários, sempre os mais antigos que marcam por suas histórias…..até Silverstone tem seu charme apesar de Brands ser de longe melhor.
Estou me referindo apenas a traçados.
Mas se é para eleger o meu preferido gosto de Monza.
Abraços !!!
Interlagos é único! A geografia detona com os outros, é sempre emocionante. Mas, também temos Montreal, apertadinho e cheio de retas e curvas lentas, e Monza é fantástico também.
Minha preferência: Spa, Monza, Interlagos e Mônaco.
o circuito que eu mais odeio é hungaroring. garantia de momentos bem dormidos com a TV ligada.
Interlagos pelas ultrapassagens constantes e Mônaco pelas poucas é mais difíceis ultrapassagens, além da travada largada e final da “reta” que forma um funil, onde só passará um carro por vez, pois a tangência jogará no muro quem tentar vir por fora.
O traçado antigo de hockenheim, com suas retas … Reta dos boxes, curva a direita e pé embaixo, chicane, e pé embaixo, um S, curva a direita e… pé embaixo…
Prefiro o antigo Nurburgring ?
Saiu tudo errado. É Nuburgring e sem interrogação. A culpa é desses treinos de madrugada. A gente fica sonooooooleeeeento o dia toooooooooodo.
Abraços
Estou perdido. No google tem Nuburgring e Nurburgring, mas não tô com saco de saber qual o certo.
Eu optei por dormir e verificar o resultado hoje pela internet. Está um tédio assistir o narrador “oficial” só falando de Massa e tentando justificar o injustificável para igualá-lo a Alonso.
Neste final de semana teremos corrida da Fórmula Truck aqui no RJ. Quem quiser ver o estado de abandono do autódromo, tem um vídeo na página deles mostrando o trabalho que a equipe de produção da categoria está realizando (limpeza e pintura do local) para que possa ter a corrida.
http://www.formulatruck.com.br/ViewVideo.aspx?VideoId=176
Spa, essas corridas de madrugada são f…….
Interlagos, circuito antigo onde vi o Pironi – com Ligier asa – rodar na 2 depois de tentar fazer a 1 e a 2 flat. Onde vi o Emerson tomar do Rosberg na 3. Onde vi o Villeneuve rodar na do Sol. Onde vi o Jarier ficar a pé no Sargento…..e dar a vitoria pro Moco…..
Gosto de Spa, Monza, Montreal e Interlagos. Mas dos orientais, até que gosto do circuito chinês e tambem de Suzuka. O resto é meia bola, ou bola nenhuma. Abraço.
Li agora a coluna. Disse tudo!!
Eu não entendo como tanta gente inteligente ainda condena o Tilke…
Está claro que o problema das pistas desenhadas por ele, são os parâmetros da FIA (curva de tantos graus, inclinação, etc)…
O que a Natureza desenhou, jogando um asfalto por cima é sempre mais interessante…
Quantas Spas, ou quantos Hermanos Rodriguez ou mesmo Bathrust não estão por ai, prontas para receberem um asfalto e serem utilizadas??
Fica todo mundo sonhando com pistas assim, desafiadoras e ninguem faz nada para atacar a origem do problema: as regras da Fia.
SPA na cabeca como melhor pista. E em relacao a tara estar cansando todos, faz sentido a colocacao. A vida he assim..cheia de ciclos, altos e baixos. O apice do Bernie ja foi.
Ta de mau humor? Vai comer um pedaco de chocolate, franga!
Sem pensar duas vezes, Spa-Francorchamps, pela história, a Eau Rouge e a sucessão de curvas e retas sensacionais. Pena que acabaram com o Bus Stop. Eu gostava muito de Hockenhein antes de acabarem com o trecho da Floresta Negra. Gosto de Suzuki, Monaco, Monza e Interlagos na sequencia.
Meu circuito favorito é o de Spa-Francorchamps. Com uma chuvinha, o que não é dificil, fica fantastico.
Gosto dos traçados rapidos e de interlagos (pois andei por lá e é seletivo sim sinhor, a pista antiga deveria ser um verdadeiro MBA de pilotagem).
Monza, Spa e a antiga Imola.
Segue o jogo.
Imperador
Cara, gosto de vários, monza, suzuka, silverstone, hockenheim (a pista velha) mas o preferido é Spa. Pelo desafio, beleza… Spa é o melhor!
grande felipe, “RED BULL’ ele disse, so falou o locutor falar alguem tem q avisar ele q é RBR”
É ridiculo o RBR da rede Globo.Acho que eles pensam que ninguem sabe que é Red Bull. É o money acima de tudo. A ganância de querer que todo mundo anuncie na Globo para eles falarem o nome inteiro.
Webber desbanca Hamilton e é o mais rápido no 3º treino.
Com sol e pista seca, o último teste antes da definição do grid de largada acabou marcado por uma disputa clara entre Red Bull e McLaren. Na terceira colocação ficou o alemão Sebastian Vettel, companheiro de Webber, enquanto o inglês Jenson Button assegurou o quarto lugar.
A Ferrari não conseguiu encostar na disputa e deve ter problemas para disputar a primeira colocação no grid. O espanhol Fernando Alonso foi o quinto colocado, mais de meio segundo atrás do líder, enquanto Felipe Massa não conseguiu passar do nono lugar.
O único acidente registrado neste treino foi a batida do russo Vitaly Petrov, que perdeu o controle da Renault após sair um pouco da pista e bateu de frente. A direção da prova chegou a exibir a bandeira vermelha e parou o treino por cerca de oito minutos.
O treino que definirá o grid de largada será realizado a partir das 3h (de Brasília).
Confira os tempos do último treino livre para o GP da China
1 – Mark Webber (AUS / RBR) – 1min35s323
2 – Lewis Hamilton (ING/ McLaren) – 1min35s564
3 – Sebastian Vettel (ALE / RBR) – 1min35s691
4 – Jenson Button (ING / McLaren) – 1min35s747
5 – Fernando Alonso (ESP / Ferrari) ¿ 1min35s857
6 – Nico Rosberg (ALE / Mercedes) – 1min35s913
7 – Michael Schumacher (ALE / Mercedes) – 1min36s262
8 – Robert Kubica (POL / Renault) – 1min36s343
9 – Felipe Massa (BRA / Ferrari) – 1min36s416
10 – Kamui Kobayashi (JAP / BMW)- 1min36s634
11 – Jaime Alguersuari (ESP / STR) – 1min36s879
12 – Vitantonio Liuzzi – (ITA / Force India) ¿ 1min37s031
13 – Sebastien Buemi (SUI / STR) – 1min37s192
14 – Adrian Sutil (ALE / Force India) – 1min37s240
15 – Vitaly Petrov (RUS / Renault) – 1min37s339
16 – Rubens Barrichello (BRA /Williams) – 1min37s585
17 – Pedro de la Rosa (ESP / BMW Sauber) – 1min37s664
18 – Nico Hulkenberg (ALE / Williams) – 1min37s784
19 – Timo Glock (ALE / Virgin) – 1min39s579
20 – Heikki Kovaleinen (FIN / Lotus) – 1min39s616
21 – Lucas di Grassi (BRA / Virgin) – 1min39s749
22 – Jarno Trulli (ITA / Lotus) – 1min39s776
23 – Bruno Senna (BRA / Hispania) – 1min40s316
24 – Karun Chandhok (IND / Hispania) – 1min41s141
SPA sem dúvidas.
Zeltweg era outra não deveria ter saído. Achava boa demais aquela pista. Parece que ela era em uma zona rural pelo que víamos das imagens e pelo que já vi o Gomes comentando em seus antigos diários
Bem que o circuito de Portimão em Portugal poderia ter uma corrida no calendário da Formula-1. Dentre os circuitos modernos não vi nenhum que se aproxime em termos de traçado. As provas da China, Malasia, Turquia, Bahrein….sou só eu que tenho a sensação de ser tudo na mesma pista?? é muita falta de visão e de respeito dos “donos” da Formula 1 para com os fãs…..principalmente os mais antigos, os que acompanham de perto a temporada, que ficam acordados de madrugada e querem assistir a algo que valha a pena.
Que saudade do antigo Silverstone, antigo Zeltweg, Brands hatch…. onde os F1 pareciam mais balas de revolver naquelas curvas de alta. Dentre os atuais circuitos prefiro SPA e Suzuka.
Circuitos que gosto;
San Marino, Montreal, Spa, Monza, Nurburgring, Barcelona,
Mônaco (Pela Tradição, pois a corrida não costuma ser lá grande coisa não), Interlagos (acho bom mesmo, não é pachequismo não), Hungaroring (todo mundo odeia mais eu gosto)
Dos mais recentes Turquia, Cingapura e Valência até que me agradam.
Quanto aos que não estão no calendário, gostaria de ver a corrida da Argentina de volta e uma prova em B.R.N.O. na República Tcheca.
Quanto à França, que Gomes cita em sua coluna, acho incocebível o país das 24 Horas de Le Mans, do circuito que tem a Mulsane, a Dunlop Curve, a Theatre Rouge e outras não receber a F1. Mas o GP deveria ser em Le Mans e não naquela droga de “Nevers”.
Os meus são: Monza, Spa e Montreal.
Os piores: Hungaroring, Monaco e o de barcelona, onde ninguém ultrapassa.
Bahrein até 2009, (Estragaram esse ano)
Indiánapolis (que não está no calendário)
Monte Carlo.
Hungarohing
Montreal
A1 Ring (fora tbm)
Interlagos
Suzuka
E talvez mais algum que eu esqueci.
=D
É mesmice, mas é SPA. Não tem como não ser. E eu gostava da Bus Stop…
Outra que eu gostava muito é Hockenhein, mas o antigo….
Spa e Interlagos. Depois Monza, Monaco, Albert Park…
Spa é o melhor de todos. Interlagos é nosso. Mas o meu preferido é SUZUKA. Velocíssimo, técnico, variado, desafiador. Não foi à toa que os deuses do automobilismo escolheram esse palco para os três títulos de Aytron Senna…