CHININHAS (5)

SÃO PAULO (nunca vi azul igual, então, rua!) – Vamos às migalhas que a a Red Bull deixou. Começando pela dupla da Mercedes. De novo Rosberguinho na frente de Schumacher, quarto e nono. O alemão mais velho está precisando encontrar meio segundo em algum lugar. Mas recuso-me a estabelecer veredictos sobre sua volta depois de três corridas. Acho ridículo. Deixa o velhinho correr, o barato dele é esse, e tem andado direitinho. Do mesmo jeito que quando for ao pódio pela primeira vez no ano, espero que ninguém saia batendo no peito para dizer “viu, ele continua o mesmo!”.

Ninguém continua o mesmo. Ontem eu era diferente do que sou hoje. A vida é assim. Sou um filósofo da porra.

Agora, em tópicos, o que anotei mentalmente na madrugada…

– Liuzzi foi o escolhido da vez para se juntar ao time das nanicas no Q1. Foi o vexame do dia, ainda mais com Sutil em décimo no grid.

– A Virgin andou na frente da Lotus, na deliciosa briga dos anões. Com Glock, porque Di Grassi ficou lá atrás, fez uma volta ruim e vai começando a se distanciar do parceiro, que é mais experiente e, pelo visto, mais rápido.

– Senninha andou na frente do Raj, finalmente.

– Kobayashi entubou De la Rosa, o que também não quer dizer muita coisa.

– Kubica é o fodov do bairro Peixotov. Oitavo no grid, sensacional. Mas o Petrov, tenha dó. Arrebentou-se no terceiro treino livre e conseguiu ficar apenas em 14º. Não sei se eu emprestaria o Meianov ao rapaz. Mas vamos dar tempo ao tempo. Mais uns cinco anos e a gente avalia o moço.

– A Red Bull fez a pole em quatro circuitos bem diferentes entre si. É carro que anda bem em qualquer pista, para desespero dos outros.

E acho que nada mais há a dizer, e assim subscrevo-me atenciosamente, porque o sábado de outono está lindo lá fora, e eu não vou ficar aqui dentro.

Subscribe
Notify of
guest

118 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcel
Marcel
13 anos atrás

uai… E porque não?

Se voce me der subsidios, conversamos.

1- Assim como o Shumacher sempre foi pratico( um exemplo disso, é aquelas malditas paradas de boxe, com as quais ele ganhou umas 40:)) O ayrton era pratico, ao fazer a pole:).
2- Essa historia de que ele nao sabia arrumar carro, é puro desconhecimento, ou raiva de fas do Nelson piquet( e eu sei lá porque)… pura e simples. Os engenheiros que trabalharam com ele é que dizem, não sou eu.
3- O prost nao era grande coisa? Em 12 anos de carreira ele disputou 9x o campeonato mundial, e isso porque ele dirigia mal na chuva..
4- Em 1991 a ferrari era mesmo um caminhao, como o prost disse.
5-Em 1990, ele só foi vice na ferrari porque o rival era o ayrton

6-Acho que voce deve olhar com mais atençao a carreira do prost. Inicialmente reveja os gps dele na renault, suzuka 1989, e o mexico 1990

7- O conhecimento meu amigo tem diferentes modos de se expressar. Ele realmente nao regulava o carro como o piquet, regulava como o Senna.O Senna usava muito a sensibilidade e o instinto

8- Ai é que esta. Ele nao sentava e acelerava por só acelerar… Ele sentava e acelerava porque podia; Alias, se voce prestar a atençao, ele desde que saiu do kart nao perdeu nenhum título quando tinha chances reais, na Pista. 1989, foi uma tremenda pachecada francesa do Balestre.

9-Poucos pilotos , trabalharam tanto quanto o Senna.Alem do Mais devido a sua intensidade que eleaplicava a sua profissao o esgotava. sem falar que sua obcessao em vencer era fortissima. Quando dizem que ele nao sabia acertar carros, alem de estarem incorretos, isso muitas vezes é feito com maldade , e com outras intençoes.
10- Como ele andava muito bem em qualquer circustancia, na maioria das vezese tinha a adptabilidade muito grande e rápida, tem-se a impressao de que ele só acelerava. Imagino que por vezes pouco importava a regulagem. Ele andava bem de qualquer jeito.

11- O shumacher tambem. A maioria dos pilotos mais modernos só ganha nas grandes. Em todo caso, algumas das corridas que mais gosto, tanto do Piquet, quanto do Ayrton Senna e quanto o Prost, e do Alemão e outras,nao foram necessariamente nos melhores carros, e alias nao eram nem proximo disso

a brabham-82-84-1985e a Benneton no caso do Nelson… A toleman , a lotus e a mclaren de 1992-1993 no caso de Senna, e no caso do Shumacher em especial a ferrari de 1996 e 1997.

Fico uma verdadeira arara ao ver um monte de discussoes por ai…

12- O dominio só foi chato, porque o Schumacher era um genio fora da pista. Ele uniu tal equipe de competencia tecnica em torno dele na ferrari , que os rivais ficaram muito atras. E para ele foi muito legal:)!!!

13-O que nao se costuma falar sobre o Ayrton é que ele era um trabalhador que se sacrificava muito para correr. Ele dava sempre uma elevada de nível incrivel

Marcel
Marcel
13 anos atrás

fui eu que escrevi isso jack Speed.

mas eu acho que o Schumacher foi um genio gerencial , muito melhor ali do que na pista .Foi a forma que ele encontrou para minimizar as suas deficiencias que estao muito claras quando o carro nao é omaximo. A genialidade dele é diferente, neste aspecto

Acho que ele nao tem culpa, de ter feito seus numeros numa era morna de competitividade da Formula1 E nem tem culpa de ter estado na melhor equipe, com um regulamentoque o favorecesse (ou talvez até tenha) da sorte sorrir a ele . A sorte ajuda quem trabalha.E ele ttrabalhou muito. A metodologia dele é o principal fator de suas vitorias e títulos… É A FACE de sua genialidade

Sobre o Senna: É disparado o melhor e mais completopiloto de formula 1 desde Jim clark. É mais rapido e mais veloz que o Michael Shumacher. Isso é facílimo de perceber. O unico piloto que chegava mais proximo a ele era Prost, e isso sob condiçoes especiais e no quesito de inteligencia.

O senna foi sensivelmente melhor que seu rival em todos os aspectos, exceto no quesito tático

Ele massacrou o Prost no confronto direto e o Prost nao era comum. Massacrou. O equilibrio entre 1988 e 1989, foi mais circunstancial e devido a algumas quebras.foram 5 vitorias herdadas, e mais a vitória na frança Devido a problemas de cambio

Outra coisa:

Senna esticava seus limites, de forma muito acentuada e sacrificada chegando num ritmo que ninguem faria , basta voce ver suzuka 1989, ou mesmo a hungria em 1986. Nós nunca sabiamos onde ele ia parar. Seu poder de concentraçao e de direçao sacrificada estava anos a luz a frente.Ele foi disparado o piloto mais preciso da Formula 1, e o que melhor entendia de funcionamento de carro durante as provase treinos alem de se adaptar muito rapidamente as sircunstancias. Por isso prova na chuva e em monaco ou detroit …era barbada

E tambem era bom no acerto do carro. Quem diz que ele nao era e voce disse, isso nao sabe o que está falando.

A maioria das falhas que seus criticos apontam nao sao verdadeiras.

Decorrem do fato de que ele era muito bom em tudo e muito melhor que qualquer outro em varios aspectos, e isso camuflava suas outras qualidades . Shummi usou a capacidade fora da pista para minimizar seus defeitos, enquanto Ayrton precisou passar por um longo e doloroso processo de amadurecimento para corrigir

A sua unica falha que era visivel, e da qual prost se aproveitou muito bem no fim dos anos 80 é que Senna na época, nao era tático e sim velocidade e rapidez pura em especial de 1985 e 1988 embora na época já soubesse poupar equipamento. Mas até na falha ele foi inspirador. Como inspirador tem sido o Lewis Hamilton , e é por isso que o Galvao tem raiva do ingles

Acho que voce iria sofrer muito, pois o Senna era sensivelmente melhor que o Schumacher entre 1994 e 1997.Voce nao iria gostar do resultado Entre 1994 e 1997 E o seria mesmo com o carro ligeiramente pior

Eu estou dizendo isso com todas as letras, para nao deixar nenhuma duvida. É isso mesmo.

Nada disso me impede de admirar o Michael Shumacher fez em quase 20 anos de carreira. Ele fez cada corrida otima…E nao foi por acaso que foi heptacampeao.

JackSpeed
JackSpeed
Reply to  Marcel
13 anos atrás

ok Marcel,teu post foi enorme,nao vai dar para responder no mesmo nivel,eu discordo bastante no quesito Senna acertador de carros,ele sentava e acelerava,nao vejo o senna como um piloto que desenvolvesse os carros,acho que ele nao teria nem paciencia nem os conhecimentos de um nelson piquet,e nem acho o prost grande coisa nao,ele so ganhou nas grandes e na Ferrari nada fez,ate foi demitido e passagens como rodar na volta de apresentaçao,eu nao iria sofrer nao cara se o schumacher nao vencesse,eu ja torci e muito contra ele pois esses dominios sao chatos,mas ficou dificil nao admirar um esportista do nivel que ele atingiu,isso vale para qualquer esporte.peguei carona no teu post mesmo,rsrs.abraços.

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

Virou sexólogo?

Henrique Bierrenbach
13 anos atrás

Massa casou-se, teve filho,acidente, infelizmente o Fernandinho com quem peitou bonito em 2007 e 2008 vai se dando melhor…
Já dito esta historia de Massa líder do campeonato só Galvão mesmo movido pela força extrema de amealhar mais espactadores , para gerar o famigerado IBOPE.
Ele não se preocupa em trair suas reais convicções frente ao conhecimento e experiência que tem, assim tenta iludir mesmo que seja entre um GP e outro os menos conhecedores, afinal antes da fase européia os GPS são transmitidos em péssimo horário para nós..
Que desça um pouco do nosso Ayrton no Massa, assim não há Montezemolo que se convença em evitar Kubica…

paulo
paulo
13 anos atrás

a midia mundial.e o SR reginaldo leme,e galvão grandes entendidos de corrida,carro,e algo a mais,meteram lenha no luca baldoer,quando entrou no carro do massa,ano passado,coisa que o carro já não era muita coisa.o cara não corria a 10 anos era só piloto de teste nada mais,não tinha ritmo de corrida..o shumi estava parado a 3 anos, quero saber onde esta essa midia agora…SR galvão bueno e reginaldo leme.PUXA SACO DE RICO….

heraclito
heraclito
13 anos atrás

HERACLITO já dizia que não se atravessa um rio dus vezes, porque o rio mudou e você já não é mais o mesmo,.

a sua filosofia não é sua é de Heraclito, faltou o crédito e este sim foi um filosofo da porra.

e eu ja to fazendo muito comentários no seu blog, to parecendo estes nerds adoslecentes e idiotas.

gill
gill
13 anos atrás

vc tirou uma com a cara do petrov…o cara foi muito bem na corrida…e agora o que me diz do massa e alonso??omassa por sua vez tá deixando a desejar desde que voltou!nossa impressa é cruel com pilotos estrangeiros,como se isso aumentasse a capacidade dos nossos,não era fã do senna,mas tá ruim de achar outro compatriota que lhe faça sombra!!

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
13 anos atrás

Adoro ver o júbilo e a alegria dos colonizados que comentam os posts neste blog, estão numa felicidade só pela desgraça dos pilotos brasileiros, o Massa errou a ultima curva e perdeu a chance de ficar entre os quatro primeiros, é claro que para esse subgrupo de pessoas o Massa é um merda, por outro lado o Hamilton dominou todos os treinos livres e também errou na volta decisiva,mas para esses mesmos candidatos a limpadores de privada do primeiro mundo é perfeitamente normal isso acontecer, afinal o Hamilton é um gênio e erros acontecem……..
Além de mau caratismo, desapego pelo que é nosso e sindrome de escravo esse subgrupo não têm coerencia em seus comentários e suas posições, vamos aguardar a corrida, afinal um dos maiores pilotos de todos os tempos já disse uma vez: carreras són carreras….. o grande Emerson foi bi campeão mundial e duas vezes vice, teve 14 vitórias na F-1 e só fez 06 poles na carrreira, essa babaquice de placar de treino em F-1 entre companheiros de equipe começou de um tempo pra cá e para o governo de vocês que adoram falar mal do GB foi instituido pelo próprio e pelo Reginaldo Leme, eu nunca soube que treino decidisse campeonato ou é ítem de desempate, ainda mais que agora que as corridas da categoria cada vez parecem mais com corridas, sem reabastecimento só falta acabar com a ridícula troca de pneus e teremos corridas de verdade como na década de 70, o importante é ser o mais rápido preservando o equipamento e sabendo dosar o bruto, uma mistura de velocidade e estratégia, a pole e as duas primeiras filas são importantissimas em circuitos travados e pela estratégia antiga, mas com esse novo/velho formato largar um pouco pra trás não significa o fim da picada, e até agora nenhum pole ganhou uma corrida sequer, sinal dos novos tempos?

Existe um campeonato interno muito mais importante pelas regras atuais , que é a quantidade de motores que cada piloto já detonou, o campeonato é longo e os babaquaras aqui querem simplificar a temporada inteira em cima dos resultados dos ultimos cinco minutos, mas acho que vocês devem continuar torcendo contra não sei de onde nasceu tanta mágoa e ressentimento contra os nossos, diferentemente do que ocorre em países tidos como civilizados, lá quem tem valor e é enaltecido é quem usa as cores do país, você jamais verá um inglês ou um espanhol vibrar quando um piloto de seu país é suplantado por um estrangeiro , deve ser horrível viver em um país assim, mas como já dizia Shakespeare:

“Guardar mágoa e ressentimento é como tomar veneno e esperar que o outro morra”

Esteban
Esteban
13 anos atrás

“- A Virgin andou na frente da Lotus, na deliciosa briga dos anões. Com Glock, porque Di Grassi ficou lá atrás, fez uma volta ruim e vai começando a se distanciar do parceiro, que é mais experiente e, pelo visto, mais rápido.”

Começar a se distanciar do parceiro? Quem tem mais pontos?
Ha, estão iguais né…

E o Lucas que está na frente nos critérios.

Como você diz que Glock é “mais rápido”.?

Glock é um piloto muito bom, mas o Lucas recém vai para sua quarta corrida, e já foi dito que anda com carro mais pesado, que representa 0.350 por volta de desvantagem.

Nada a ver com o problema do combustível, que ocorre nos 2 carros, e sim a questão do peso do piloto mesmo, porque o Lucas é bem maior.
Há um peso mínimo claro, e mesmo se Glock não atinge, é completado com lastro, mas o Lucas está acima deste limite e a equipe ainda não conseguiu encontrar uma solução.

E outra. Veja os outros novatos que estão com companheiros experientes…

Você deve achar que o Hulkenberg é uma grande porcaria porque tá tomando uma surra muito grande (em termos de tempo) do Rubinho.

Já percebi por outras citações que você implica com o Lucas.

Será que sua amizade com o pequeno vigarista, aquele que bateu uma pro Alonso em Cingapura e que sempre demonstrou ódio ao Di Grassi tem a ver com isso?

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Esteban
13 anos atrás

Mais um louco. Como não posso mandar internar, vai apenas para a caixinha de spams.

jackSpeed
jackSpeed
13 anos atrás

uma pergunta que farei mutas vezes aos sennistas,me respondam se forem capazes:sendo o schumacher segundo vossas sabedorias um piloto mediocre, entao senna nao iria correr contra ninguem a partir de 1994 concordam??segundo os argumentos tão inteligentes sendo o alemão mediano,de 94 em diante os titulos de senna nada valeriam,se senna vencesse 94,95, e 96 na logica viuvista ele seria tri pois nao tinham mais genios como mansell,assim como se senna fosse para a ferrari a partir de 97(sonho deles segundo dizem)e fizesse o que schumacher fez(tirar o mito da fila)nao ia valer pois o carro seria muito superior e ate um macaco venceria!portanto não faria diferença senna morrer ou não,os titulos que valiam ele ja tinha conquistado,titulo so vale contra prost e mansell(nenhum dos dois amarram a chuteira de alonso)como ira correr contra ninguem,o nabo de 30X0 que estava tomando do alemão em 94 seria revertida facilmente,afinal correr contra o vento é facil!e a rodada em interlagos foi por causa do vento tambem,esse tal de vento é fogo…

Fábio
Fábio
Reply to  jackSpeed
13 anos atrás

Tomo para mim, também, o desafio que você lançou, já que sou “sennista”, como você disse. Em relação a ele, digo o seguinte: você tem razão. Realmente concordo com você. Agora, responda minha pergunta: pensando nas 5 vitórias de Senna em 93, nas condições de corrida e carro que se deram, liste, em cinco minutos, 5 vitórias de Shumacher com o mesmo brilhantismo. E não se esqueça: se você me der os mesmos 5 minutos, listo mais 10 corridas de Senna no mesmo nível. Aceita o desafio? (mas tem que ser corridas ganhas no braço, com carro inferior e na mesma proporção Mc’Laren x Williams de 93. Se você topar o desafio, lance 5 vitórias de MS nesta proporção que eu devolvo mais 5 do Senna… e vamos duelar até ver quem ganha.

JackSpeed
JackSpeed
Reply to  jackSpeed
13 anos atrás

epa,tocou a cigarra!!eu nao fiz desafio,apenas uma pergunta e voce ja respondeu,muito obrigado.agora para com isso que o carro mclaren tinha uma chassi fantastico em 93 e em donigton se voce se informar o senna tinha uma otimo setup de chuva em relaçao a muitos ali,nem sei qtas vitorias schumacher teve entre 91 e 93 mas posso dizer que todas foram com equipamento inferior como voce diz,inclusive me impressiona a sua afimaçao de equipamento inferior,voce estava la guiando todos os carros e comparando foi?de onde vem tal afirmaçao?ah sei,senna sempre teve carro inferior e schumacher sempre ganhou com carro superior e voce avaliava com precisao tal informaçao…e em 92 quem terminou a temporada na frente?e em 94 quem estava tomando um nabo sem manteiga?mas eu nao vou ficar perdendo tempo com isso,teu pilotinho ta morto e bem enterrado pelas escolhas que fez,fosse homen tinha ido para a rossa mas queria mamata,achava que ia pegar a boquinha do prost de 93,deu no que deu.

Fábio
Fábio
Reply to  jackSpeed
13 anos atrás

Eu sabia que você não conseguiria responder. Em 92 Schumacher com 4 corridas a mais terminou a apenas 3 pontos à frente de Senna. Teve apenas 1 vitória contra 3 de Senna. Entre 91 e 93 foram 15 vitórias do Senna contra 2 de Schumacher. Em 94, Senna de fato errou na 1ª prova, foi tirado da corrida na largada da 2ª e liderava em Ímola. Mas em 94, com um carro deficiente e nitidamente inferior ao de MS (isso você não pode negar) fez as 3 poles.

Senna foi Senna. Mas não se preocupe, eu compreendo que os shumaquistas estão desorientados por estarem vendo a máscara de seu ídolo cair. E dá-lhe Rosberg !!!!

JackSpeed
JackSpeed
Reply to  jackSpeed
13 anos atrás

se voce quiser falar de numeros quer que eu comece por onde?senna nao da nem para a saida,nao ganha nem do prost em titulos e vitorias!pole vale o que mesmo?porque ate em pole os recordes sao de quem mesmo?mas numeros nada valem,nem sei porque voce fala tanto em numeros,e schumacher tomando do rosberg so mostra que todos tem o seu tempo,e schumacher ja estava destruindo o teu heroi,para mim esta otimo ver a volta do schumacher,mesmo ele pagando mico,e calma começou agora,queimaras a tua lingua viuvinha.adios.

Fábio
Fábio
Reply to  jackSpeed
13 anos atrás

Então voltemos à minha proposta inicial que você não foi capaz e responder. Não vamos falar em números, será que você consegue?

Vou começar: Mônaco 1984, Estoril 1885, Suzuca 1988, Interlagos 1991 e 1993 e Mônaco 1993.

Em todas essas corridas o Senna venceu, mas não importa isso, importa como, de que forma venceu. E é só o começo. Será que você consegue me devolver 6 corridas vencidas por Shumacher no mesmo grau de dificuldade e desafios destas que citei? DUVIDO !!!

JackSpeed
JackSpeed
Reply to  jackSpeed
13 anos atrás

que piada,se para senna era dificil ganhar corridas so mostra o nivel dele,fazer o que entao…para schumacher era facil,inclusive em 1994 esta facil demais bater o falecido!!

Fábio
Fábio
Reply to  jackSpeed
13 anos atrás

É……….. sr. JackSpeed, você perdeu a parada!!! Pedi apenas 6 corridas, amigão; e você não veio com nenhuma… Pô, que vergonha ! Só uma coisa: se você sabe ler, deve ter percebido que não me referi ao grau de dificuldade para o Senna vencer, mas sim o grau de dificuldade da corrida ou da situação de extremo desafio na qual ele se encontrava e, em vez de sucumbir, venceu (lembra Interlagos 1991?). Mas eu sei porque você não conseguiu topar meu desafio, afinal, Shummi nunca foi capaz de fazer nem metade do que Senna fez (lembra-se das 6 corridas que pedi? Você não conseguiu!). Mas consigo me lembrar de MS tirando Hill de uma corrida para ser campeão; também me lembro dele tentando o mesmo com Villeneuve. Ah, também tem uma corrida do Canadá que após uma disputa com Hill, Shumacher o acusou de tentar matá-lo (kkkk). Também no Canadá me lembro do MS jogar Frentzen pra fora da pista. Além de atravessar a ferrari em Mônaco para garantir a pole. Bom, mas valeu a disputa. Sou como Senna… adoro vencer!

JackSpeed
JackSpeed
Reply to  jackSpeed
13 anos atrás

Fabio teu desafio é muito dificil pois 91 vitorias é muita coisa mas alguem escreveu uma coisa e copiei:”algumas das belas corridas que michael Schumacher fez…
Entre elas e foram muitos bons gps, por exemplo o Gp da Europa de 1995… Ou o Gp da frança , aquele do cavalete do Rubinho…Ou mesmo monza em 1993 em que ele largou lá atras, e Chegou em segundo atras de Senna… Ou o Gp da espanha dos 9 cilindros…”sei lá bota ai a primeira vitoria em SPA correndo contra os Genios,senna,prost,mansell,Monza 2000 com quebra de recorde de velocidades,alias bota sequencia de 4 vitorias que deram o primeiro titulo dele na Ferrari que so por ser na Ferrari vale mais que todos os do senna!e deixe de ser hipocrita que Senna já jogou o carro em cima de muita gente,mas nao começe esse novo desafio que eu estou ocupado demis ok,fica pra proxima.

Fábio
Fábio
Reply to  jackSpeed
13 anos atrás

Ok, JackSpeed, paremos por aqui. Pelo menos você parou de ficar xingando e trouxe dados concretos. E vou concordar: acompanhei a carreira do Shumacher e ele teve, sim, grandes atuações, como as 4 vitórias em 1996 correndo na emergente Ferraria (na época). Mas de tudo o que vi e estou tendo a oportunidade de ver com o retorno dele a F1, reforço minha opinião de que ele foi muito mais genial fora das pistas, articulando e administrando pessoas, do que dentro delas levando carro no braço (embora já tenha feito). Na minha opinião, Senna e Shumacher em condições iguais, mano a mano, braço a braço, ambos com carros igualmente ruins ou igualmente bons, Senna venceria. Mas isso nunca passará de especulações e eu sei que na sua opinião Schumacher venceria. Então empatamos em opiniões, eu fico acreditando que o Senna é melhor e você faz o mesmo com Schumacher. De qualquer forma, nem eu nem você ficaremos mais ricos ou mais pobres com qualquer que fosse esse resultado.

JackSpeed
JackSpeed
Reply to  jackSpeed
13 anos atrás

oi Fabio,pois é cara se fossemos falar tudo que pensamos de F1 acho seriam 300 msg,o flavio ia começao a se encher,rsrs,poxa,vc falou na ferrai 96,como esquecer,lembro bem da primeira vitoria temporal em barcelona,e cara,o duelo senna x schumacher infelizmente nao vimos,o senna iria reagir,seria mesmo especulaçao afirmar quem venceria,e para ser sincero eua cho que eles dividiriam titulos,dependendo muito do equipamento disponivel,eu nao sou advogado do alemao,inclusive critiquei e muito a sua performance na china,o post esta la para qualquer um ler,mas o que enche é a cegueira,pilota muito e ralou muito para fazer aquilo acontecer incluindo o que voce falou de fora das pistas,e senna fazia isso tambem,exemplo as articulaçoes com a Honda,palmas para senna,andando antras de uma carro com o motor honda enxergou ali o futuro vencedor,o pessoal nao se informa,eu leio sobre o senna e F1,se o pessoal fizesse algo nao falava algumas besteiras mas tudo bem,no fim o que vejo é que gostamos de F1 e quem sabe mais alguns desafios virão,abraços e ate a proxima corrida!

Val
Val
13 anos atrás

O que o Schumacher pensa? Será que se ele ganhar dez títulos ou mais as lembranças de Fangio, Senna, Hill (pai) e outros seria apagada da história e seu valor inconteste?

Val
Val
13 anos atrás

A verdade é que os comentaristas não querem admitir que supervalorizaram as habilidades de Schumacher, elevando-o à categoria de um deus, quando, na realidade, ele era apenas um excelente piloto, porém extremamente ambicioso e megalomaníaco. A FIA contribuiu para os sete títulos, que poderiam ser três ou quatro, quando não endureceu as regras para assegurar a competitividade na categoria. A FIFA não cai nessa armadilha e não permite que o Brasil dispare porque ela perde dinheiro, já que o público perderá o interesse no previsível. Hoje, na F1, um piloto que ganha um título se sente afortunado. No retorno do alemão, os comentaristas que o endeusaram resistem a idéia de admitir que erraram.

Roger
Roger
13 anos atrás

você é foda Flavinho “Sou um filósofo da porra”, me mijei de tanto rir desse seu comentário…………

Christiane
Christiane
13 anos atrás

Ora essa, o judas do momento é o Schumacher, ñ sei o pq, se o cara ganha, reclamam q o cara é monopolizador, q a F1 esta chata, q ele impedi seus companheiros de ser campeão… enfim, se perde segue-se mais um rosário de queixas, ninguém entende. Deixem ele quando ele pegar a mão da nova f1 ai, quero ver os críticos, dizer “a experiência é importante” “quem já foi rei nunca perde a majestade”, coisas como essas frases feitas. Quanto ao Rubens ele nunca foi campeão pq sempre fez escolhas erradas na carreira, quando foi p/ Ferrari, tinha a opção de ir p/ a MacLaren, mas ñ achou q o Schumacher tinha perdido as duas pernas e não quebrado uma, saiu da Ferrari p/ ir p/ uma equipe de projeto falido, e ano passado ñ soube aproveitar o bom carro que tinha, se abestalhou e o Button levou a melhor. Em fim, ñ se pode colocar a culpa do Rubens ñ ser campeão na conta do Schumi.

jackSpeed
jackSpeed
Reply to  Christiane
13 anos atrás

meu amigo,os argumentos ja estao prontos!se schumcher andar na frente sera por qualquer um dos motivos a seguir:estao sacaneando rosberg!na malasia ja afrouxaram a roda de schumacher por acaso,os carros sao identicos mas ross brown mandou folgar a de rosberg!e tem jean todd e a fia ajudando!schumacher se ganhar estara com o carro ilegal,o motor dele tem um turbo escondido e ainda com uma garrafa de nitro,assim nao vale.leia o meu post abaixo se o flavio validar e veja se a minha teoria nao é correta!

Feliepex
Feliepex
13 anos atrás

A única coisa importante no desempenho do barrica foi o fato de ter andado na frente de todos que usam o mesmo propulsor. Abraços

Andrei
Andrei
13 anos atrás

Hoje estava ouvindo um comentarista no radio falando sobre F1, e o mesmo dizia que mais de 200 países assistem a F1 enquanto não chega a 200 países filiados a ONU. Pois bem, dito isso, acho besteira muitas vezes ficarmos degladiando sobre comentários de um ou de outro. Também adoro a F1, mas não vejo tantos comentários sobre assuntos como politica, economia entre outras coisa. F1 temos a cada 2 ou 3 semanas, eleições … Fiquem com Deus!

Ademir
Ademir
13 anos atrás

Brow não esquece as muambas!!!kkkkk

Ademir
Ademir
13 anos atrás

Eita filosofo da Porra!!! rs

waldir
waldir
13 anos atrás

O Rubens é O melhor piloto dos motores COSWORD MAS NÃO PODE USAR TODA A POTENCIA DO MOTOR SE USAR ELE ESTOURA …O MOTOR

bispo PEDRÃO
bispo PEDRÃO
13 anos atrás

mas que coisa nao é que as renault estao escrito lada na lateral do carro como pode uma coisa dessa ?

Daniel
Daniel
Reply to  bispo PEDRÃO
13 anos atrás

O patrocínio para o Petrov que bancou boa parte da grana que a Renault não quis investir na equipe, puramente $$$$$$$$$

Fábio
Fábio
13 anos atrás

Flávio Gomes se recusa a estabelecer veredictos quando ao Shummi. Eu não. A cada corrida trenho ampliada a minha certeza de que MC sempre foi muito mais inteligente fora da pista do que gênio dentro dela. Em sua carreira, soube articular e administrar pessoas de uma forma espetacular, jamais vista antes. Agora que seus resultados dependem dele como piloto e não como administrador, não consegue, sequer, acompanhar seu companheiro de equipe. E não me venham com história de que ficou parado muito tempo porque isso não cola. Se um heptacampeão com todos os recordes possíveis para de correr por três anos e perde suas habilidades, o que seria dos estreantes?

Estará Shumacher fadado a encerrar definitivamente sua carreira na posição à qual submeteu todos os seus companheiros de equipe ao longo de sua história?

Fernando
13 anos atrás

Meu caro Flávio, parece que fumou um orégano hoje. Mas é tudo ok. Muito bom poder escrever do jeito que deseja. No impresso talvez um editor chefe falasse pra editar de novo… tirar o folósofo da porra, etc. Mas nós leitores aprovamos, com ´orégano’ ou sem, esta coluna de alguem bem sortudo, que sabe o que diz e ainda ganha pra isso. E realmente o dia hoje tava lindo pra um rolê !

andré frej
andré frej
13 anos atrás

Realmente, como escreveram aqui, só no Brasil Lewis Hamilton é criticado.
Faz-me lembrar a demonização de Prost em tempos passados.
FG, faltou elogiar o desempenho do Barrica.

Moncho
Moncho
Reply to  andré frej
13 anos atrás

Não é bem o que se viu no briefing deste fim de semana chines. Como sabemos, todo mundo desceu lenha grossa no Lewis. E não foi pela direção perigosa nas ruas lá da Austrália…

Dú
13 anos atrás

Ou perigosa briga dos anões. Dá medo de ver esta Hispania dançando na pista. Imagina em Mônaco?

JCD
JCD
13 anos atrás

Concordo com o EDWARD que o campeonato não é para pilotos e sim para os construtores ! Vejo as tediantes corridas após as largadas pela TV com os alvoroços dos comentaristas ressaltando emoções quase inexistentes.
Imploro para carros iguais para todos os PILOTOS.
Fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

paulo
paulo
13 anos atrás

gostari que os pilotos dessem boas fechadas no hamilton,pilotimho de m!!!!!,

Carlos
Carlos
13 anos atrás

Vamos falar dos brasileiros:
Rubinho, continua o mesmo na sua ” vitoriosa” carreira, antes, canta de galo, depois, de galinha.
Piloto Sobrenome, nem preciso falar nada, ele so tem sobrenome e mais nada.
Di Grassi, gritou muito por uma vaga na f1 e nao mostrou nada.
Massa, com a liderança, começam as cagadas, já vimos este filme, nao aguenta pressao de lider, é fraco de cabeça.

Kimispartano
Kimispartano
13 anos atrás

– Kobayashi entubou De la Rosa,assim como o Rosberg entubou o Queixudo!

ags
ags
13 anos atrás

resultado…………………1) webber boy..2) alonso..3) rosberg.4)barrica 5) shummi 6)buemi.7)lada.8)digraxa..9)trulli..10)nico..11)vettel..esse não sabe perder..precisa de aula….é mané de mais………………………………….pronto….

Rafael/CE
Rafael/CE
13 anos atrás

Caro Flávio, gostaria de saber o porquê de alguns criticarem tanto os pilotos Lucas Di Grassi e Bruno Senna. Lucas é um piloto que, se não é super rápido, é muito constante em suas voltas o que lhe dá uma ótima condição nas corridas (classificação para grid não é tudo). Bruno, ou primeiro-sobrinho, como preferirem, é um piloto que tem andado regularmente mais rápido que o Karun. Os tempos em média do Bruno são mais rápidos do que os do Karun (aos críticos, conferir o sítio da FIA). Na verdade ambos andam numa mesma tocada, mas o Bruno é sim na somatório mais rápido. Mas como eu disse, classificação e corridas são diferentes (Senna Tio sempre foi mais rápido que Prost em classificações, mas quem ganhou mais?) Na Malasia o Karun teve um melhor rendimento sim, mas, também, teve menos problemas no carro que o Bruno. A vida é assim mesmo. Deixemos para criticar Lucas e Bruno ao final da temporada.

Abraço.
Abraço a todos.

RCRG72
RCRG72
Reply to  Rafael/CE
13 anos atrás

Pois é! Tenho muitas esperanças no Di Grassi e no B.Senna. Não dá para saber se eles são bons para a F1 ou não. Os carros são umas merdas! É igual ao outro cara dizendo que o Massa é o único responsável pelos fracassos da Ferrari.
Só não tenho muita paciência com o Barrica.

@ndrebz
@ndrebz
13 anos atrás

Senninha não, é personagem de historia em quadrinhos(gibi), o nome do cara é Bruno Senna.

Edward
Edward
13 anos atrás

A cada dia fica mais evidente que a fórmula 1 não é um capeonato para pilotos. è um campeonato de construtores. O piloto que tiver a sorte ou competência ou ambos, estar no lugar certo na hora certa vai levar o caneco do Mundial de Pilotos. Talento não resolve mais, precisa de máquinas.
Triste……

Carlos Almeida
Carlos Almeida
13 anos atrás

se chegar ao pódio,e logo vai chegar, nunca mais poderão compará-lo ao senna. essa será a prova definitiva (precisa mais que sete títulos e todos os recordes?) de que ele é o MAIOR DE TODOS OS TEMPOS DESDE A INVENÇÃO DO CARRO, NÃO APENAS CORRIDAS!

vinicius machado afonso
vinicius machado afonso
13 anos atrás

Vendo esses, comentarios, fico imaginando alguns destes que postão, tendo que desenvolver um produto qualquer, sendo desafiado pela concorrencia e por traz, um chefe falando tudo, o que aqui postarão,! Alem ,de por pra baixo, dizendo que seu trabalho, esta uma M..rda.
Sera que serião um Barrichello ou um Bruno Senna, ou talvez imaginarião que serião um Schumacher

RCRG72
RCRG72
Reply to  vinicius machado afonso
13 anos atrás

Postão, serião, imaginarião!!!

“e por traz, um chefe falando…” – de trazer? o verbo trazer? é isso?
Aí o chefe vai ter razão de dizer que está uma merda!

Devo errar na língua portuguesa aqui, mas assim, nunca!

Barrichello cavou a própria cova com sua língua e choradeiras grandes. A inconstância histórica na sua performance.

Bruno Senna, não dá nem para avaliar se ele é bom mesmo ou não na F1. O carro não anda, independente do piloto que estiver guiando. O tio dele disse que ele era mais rápido do que ele. O tio dele entendia do assunto!

Moncho
Moncho
Reply to  vinicius machado afonso
13 anos atrás

Cara!! Impressionante!! É piada sua muito sutil, ou você é mesmo protótipo de analfabeto funcional?…

Jonas Martins
Jonas Martins
Reply to  vinicius machado afonso
13 anos atrás

Ah… mas aí eles pensariÃO em estudar um pouco de português…

fernando
fernando
13 anos atrás

1º Red bull o melhor paquete aerodinamico e chassis
2ª todos os demais
3º esperar barcelona que é (já faz anos) aonde a cobra fuma, quem fumar a cobra leva o campeonato,
4º acho suas colunas quase sempre boas, geralmente boas
5º se o senhor faz parte de uma pagina web, uma revista eletronica e tem um blog, sinto muito por você, mas é o mesmo que ter um bar tem que atender a todos ou ouvir (ler) a todos é muita merda que se le mas fazer o que

Jonas Martins
Jonas Martins
Reply to  fernando
13 anos atrás

Se a cobra fuma em Barcelona ela deve ficar doidona em Monza ou Spa… A pista da Espanha tem o costume de ter a corrida mais chata da temporada…

Eudemar
Eudemar
Reply to  fernando
13 anos atrás

Caraquias… Num entedi nadinha…:)

Rafael Mundim
Rafael Mundim
13 anos atrás

Até o momento:

Oalemão ainda não perdeu a ferrugem, Rosberg continua colocando tempo nele. A Hispania pelo visto vai se arrastar até o fim da temporada, Red Bull vem forte pra ser campeã.

RRS
RRS
13 anos atrás

Não sei se Vc percebeu tinha outro brasileiro no grid, se ele tivesse feito alguma cagada tu tinha comentado.

Bruno Perim
Bruno Perim
13 anos atrás

opa!!! Não vai aparecer alguma Pussycat Doll do cavalo paraguaio Roubemilton (pilotinho de m. fabricado pela mídia) a exaltar seu brilhante desempenho!?!?!?! Primeiro o tempo todo com macio e na hora da pole uma vez…6o…

Gerson
Gerson
Reply to  Bruno Perim
13 anos atrás

Essa não dá pra deixar passar! O Hamilton é pilotinho de m….???…Pq vai largar em sexto?…Lembramos que o rapaz tem 3 anos de F1 e já foi Campeão e Vice neste tempo?…Criado pela mídia?…Nem se fosse por fabricante de videogame!!…Só dois ou três pilotos dão show num treino e numa corrida: Vettel, Hamilton e, ás vezes, Kubica…

Só no Brasil, p/ alguém ter um pensamento desses sobre o Lewis Hamilton!!..SÓ O BRASIL!!!

Meu caro, preocupe-se com o “nosso” barrichello que anda atrás dos alemães, agora outros além do Schumi!…e olha que agora não tem do que reclamar, já que o Schumi está em outra equipe, é mais velho, e ficou 3 anos sem correr de F1!!

Jonas Martins
Jonas Martins
Reply to  Bruno Perim
13 anos atrás

Todo mundo tem seus dias ruins…

Williams
Williams
Reply to  Bruno Perim
13 anos atrás

Ainda bem que o Hamilton ta la, senao a F1 seria bem mais sem graça, ainda mais nesses circuitos travados! O cara é foda! Pra quem gosta de F1, que nao parece o seu caso, temos é que agradecer a existência desse nego na categoria. Quando a câmera focaliza no bixo eu já espero algum acontecimento… seja pro bem ou pro mal! O cara é um showman! Viva Hamilton mané! Se a F1 tivesse mais pilotos como ele seu zé ruela, seria muito mas MUITO mais divertida!

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

Pobre Barrica! Já vendeu tudo que era garrafa vazia, e até pediu emprestado pra Ambev, e nada! Tirou tudo que era asa pra ajudar o Cosworth – que alias, “worth shit” – e se ferrou no miolo! E o Hulk tambem! Êta propulsorzinho ordinario este!

João Zeggio
João Zeggio
Reply to  ALEX B.
13 anos atrás

Alex, o carro tem ptoblema de tração na saida de curva…o motor é bom, empurra, Bruno Senna foi um dom mais rápidos em reta…..

Rodrigo Lyrio
Rodrigo Lyrio
Reply to  ALEX B.
13 anos atrás

só pq o carro foi rapido de reta.. não quer dizer que o motor seja o melhor.. o carro da hispanha tem problemas de elaboração.. ninguem quer ser só rapido na reta e uma cu no mixto.. nitido erro de criação do carro..

Raul
Raul
Reply to  ALEX B.
13 anos atrás

Concordo com o João. O motor tá empurrando legal visto que os 2 da Williams foram os mais rápidos. O equilibrio é que atrapalha. O RB tá acertando esse carro ou alguém ainda acha que o Hulk é que fazendo esse trabalho.

Thiago
Thiago
13 anos atrás

O Rubinho também foi bem no treino classificatório. Ficou à milésimos de Schumacher e Sutil (por muito pouco não chegou no Q3). Lembrando que o carro da Williams não é dos mais rápidos. Você não teceu nenhum comentário ao veterano brasleiro no post né?

Jonas Martins
Jonas Martins
Reply to  Thiago
13 anos atrás

Desnecessário tecer algum… não foi melhor do que nas outras três corridas… nem pior também… este ano o Barrichello está tendo um ano bem Barrichello…

claude bes
claude bes
13 anos atrás

viram reta e so 10 seg, o resto e que vale….

Jonas Martins
Jonas Martins
Reply to  claude bes
13 anos atrás

O que você quis dizer com isso??

Moncho
Moncho
Reply to  claude bes
13 anos atrás

Que sabe algo mais do que grunhir…

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
13 anos atrás

Essa temporada teve a sorte de ver o Vettel quebrando nas duas primeiras corridas. Mas podem apostar,ele vai levar essa com a mão nas costas. E não há incompetência do Massa ou grande talento do Alonso que possam mudar isso.

]muguello[
]muguello[
13 anos atrás

eu diria que 30% do fodov deve-se ao motor, que eh o mesmo usado pela Redibull ;-). Mas isso nao tira a exepcionalidade do piloto Cubico (Robert ^ 3)

Mac
Mac
13 anos atrás

Qualquer piloto que é apontado como uma “promessa” e esteja em uma boa equipe tem que logo de cara andar junto aos grandes da atualidade, a regra nunca mudou, foi assim com todos os grandes pilotos da Formula 1. Schumacher no início na Benetton tinha carro inferior mas já pertubava os grandes da época! Com Alonso, Kimi, Hamilton e Vettel aconteceram o mesmo. No caso de Rosberg o próprio Ross Brawn disse que ele tinha a obrigação de andar a frente de Schumacher, pois o mesmo esta “enferrujado” e com a proibição de testes fica limitado a tirar essa “ferrugem” apenas em treinos em finais de semana de Gps e na corrida em si, muito pouco para quem esta parado a 3 anos, não é só tirar a “ferrugem” ele tem que se adaptar as novas regras, pelo menos ele admite que não esta bem e não põe a culpa no mundo como Rubinho sempre fez! Schumacher só vai voltar ao que era só no final do ano, precisa também desenvolver o equipamento a seu estilo de pilotagem! Vejo mais como obrigação do que um grande feito o Rosberg andar na frente de Schumacher e Nico não fez nehuma corrida soberba, somente levou o carro até a bandeirada, em todo caso esta fazendo um ótimo início de campeonato pois é constante e não ERRA, coisa que o Rubinho nunca conseguiu ao lado do alemão em início de temporada, o próprio Schumacher elogia o Rosberg e sabe que essa vantagem do companheiro é merecida, mas Schumacher vai melhorar! Falem o que quiser mas é Schumacher quem vai transformar essa Mercedes em uma super equipe, isso é questão de tempo, a Mercedes esta na mesma posição da Benetton em 92/93 e Ferrari em 96/97/98, depois veio o “massacre”…evidente que aos 41 anos e “enferrujado” hoje o desafio de Schumacher é muito maior, mas ele voltou por isso mesmo pelo desafio e não pensem que ele esta preocupado com os recordes, Schumacher esta muito a frente é disparado o Rei dos recordes! Seu alvo é outro, ser campeão pela Mercedes, um alemão campeão com um carro alemão, melhor ainda pela lendária Mercedes. Conseguindo, pódios, vitórias e pelo menos 1 título ninguém podera questiona-lo pois isso vai o colocar a um patamar ainda maior que dificilmente outro piloto conseguira na história da Formula1. Serão títulos por duas lendárias equipes, Ferrari e Mercedes. Isso sim vale mais que qualquer quebra de recorde, ainda mais depois dos 40 anos no meio da molecada, dizem que os números não valem nada(hilário), mas o Rubinho esta a 18 anos desesparado por apenas 1 título! Alonso já tem 2 títulos pra que mais? Ora porque o espanhol não tem nenhum pela Ferrari…Schumacher tem 5!Lembrando que se Alonso for campeão em 2010 vai ser com um carro “pronto”, pois ele não teve participação nenhuma no desenvolvimento do atual carro, ele é totalmente novo por causa do regulamento, esse carro já nasceu “pronto”, isso pouco é comentado, ser campeão com um carro pronto tudo é mais fácil! Os torcedores do Schumacher estão tranquilos, já os torcedores do “novo” Senna…desesperados e ficam querendo descontar no alemão! Schumacher já esta com a vida ganha, tem vaga garantida na F1 até os 45 anos! Chega ser hilário o Galvão querer minimizar o Schumacher e a mesmo tempo ver o sobrinho comendo poeira de um indiano, isso o Galvão não comenta em treinos e corridas! Seria por vergonha que não toca no assunto? O Galvão vai ter que engolir muitos títulos de pilotos alemães até sua aposentadoria, seja com Vettel/Rosberg ou Schumacher… e se for com Alonso pela Ferrari a raiva vai ser maior, pois seria o terceiro piloto na Ferrari a ser campeão com um brasileiro como companheiro de equipe! Chupa Galvão!

Moncho
Moncho
Reply to  Mac
13 anos atrás

Depois dessa, só comendo um schlachtplatte lá no Windhuk…

Jose Guilhermo
Jose Guilhermo
Reply to  Mac
13 anos atrás

Onde eu assino, falou tudo

Gerson
Gerson
Reply to  Mac
13 anos atrás

Bôa!! Assino embaixo!!

Eudemar
Eudemar
Reply to  Mac
13 anos atrás

Piloto ótimo é o Kubica, levando aquela Renault nas costas.
Merecia uma equipe melhor e teria faturado o título de campeão.
Button com sua experiência começa a desmoronar o grande Hamilton, que se perdeu nesta classificação, segundo palavras do próprio. Com o Alonso aprendeu e deu trabalho para o espanhol. Sózinho ele se perde.
Falam do grande Schumacher, por que não ficou na Jordan ao invés de uma Bennetton que era o carro da vez para ver o que ele conseguiria.
O carro da vez agora é o da Red Bull, e mesmo o Vettel disse que não estava conseguindo ir para frente e acabou copiando o acerto do Webber, para conseguir sua pole. Se nada acontecer vai dar Vettel, fácil, fácil… Alonso terá que atacar e nisso mais um motor pode ir para o escambau!
Galera, eu quero ver o Massa campeão, sim, até o Schumacher disputou muitos títulos nos últimos gps e vencendo com 1 ponto de diferença!
Button se arrastou na fase européia, ficando muitas vezes atrás do Ruinbinho! E foi campeão!

zé ninguem
zé ninguem
13 anos atrás

e o massa…..???

Lucius
Lucius
13 anos atrás

Acho que o Di Grassi merece um tempo (embora tenha minhas reservas quanto ao piloto). O Glock é bem mais experiente e o carro é bem ruim. O que só acentua a diferença entre eles.

arnold
arnold
13 anos atrás

fato: as pessoas sao loucas!!

Marcelo Ferreira
Marcelo Ferreira
13 anos atrás

É…..

“Filósofo da pora”…. todos somos.

Agora….rsrs

Se chover na China, cravo a vitória para o Barrichello e ainda dou 4 segundos de vantagem para o 2º lugar…

Alguém se habilita ?????

CLAUDIO AUN
CLAUDIO AUN
Reply to  Marcelo Ferreira
13 anos atrás

A BEBIDA ESTÁ TE FAZENDO MAL,,,MEU RAPAZ!!!!!

Marcelo Ferreira
Marcelo Ferreira
Reply to  Marcelo Ferreira
13 anos atrás

Valeu, Camarada…rsrs

Sabe como é. Bebi Red Bull, me deu asas….sabe como é..rs

Valeuuu….rs

JAIRO ALVARENGA
JAIRO ALVARENGA
13 anos atrás

Flávio, tu não vai falar do Barrichello??????

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  JAIRO ALVARENGA
13 anos atrás

Me desculpem, mas o que há de tão especial para falar de Barrichello nesse treino? Ele teria feito algo de excepcional que não notei?

JackSpeed
JackSpeed
Reply to  JAIRO ALVARENGA
13 anos atrás

então eu vou falar:”tomou do schumacher de novo!certas coisas nao mudam”.

Lenços Kleenex
Lenços Kleenex
Reply to  JAIRO ALVARENGA
13 anos atrás

Ele só botou 1 segundo no “futuro novo Schumacher”. Se tivesse tomado 30 milésimos do mesmo, dava manchete no Grande Premio.

Falar do Barrichello e dos demais brasileiros é uma questão de respeito com os leitores que justificam a existência deste site.

Moncho
Moncho
Reply to  JAIRO ALVARENGA
13 anos atrás

Uma nova variação na cor do capacete?…

Eudemar
Eudemar
Reply to  JAIRO ALVARENGA
13 anos atrás

Conseguiu ficar na frente do Hulkenberg, uai…

Alvaro Junior
Alvaro Junior
13 anos atrás

Coitado do Petrov, reamente concordo com voce, em dar um tempo de pelo menos 5 anos ao rapaz .

Cinco anos de serviços comunitários na …. Sibéria.

Moncho
Moncho
Reply to  Alvaro Junior
13 anos atrás

Que é isso…, o rapaz faz parte da nomenklatura.