EIS O VELOPARK
SÃO PAULO (parabéns, gauchada!) – E está tudo pronto no Velopark para a inauguração de seu circuito permanente, que será usado na próxima etapa da Stock Car. A pista não é muito longa, pouco mais de 2 km (precisos 2.153 m), tem duas grandes retas e oito curvas, mas as instalações são excelentes, é um verdadeiro parque da velocidade, e estão todos de parabéns.
Giuliano Losacco foi o primeiro a dar umas voltas com um carro-escola, o protótipo local Veloce, na segunda-feira. Depois, outros pilotos também andaram, em treinos de reconhecimento. Os tempos estão na casa de 1min05s com os Veloce, e desconfio que podem ficar abaixo de 1min com os carros estoquianos.
Abaixo, uma das fotos que a tchurma de Nova Santa Rita mandou. A prova da Stock acontece no dia 2 de maio. Me convidaram para ver, seria ótimo, mas tenho corrida da Classic Cup aqui no dia 1º e vou ficar torcendo de longe para ser um grande sucesso.
Pois bem… O sentido da pista eh anti-horario.
Os box sao os complexos no centro da foto. Creio que o re-abastecimento, troca de pneus, sera feito na DRAG STRIP. Que nem nas pista la de fora.
Se nao me engano essa eh a primeira fase do autodro, Depois tera o segundo tracado que sera mais longo.
Sobre arquibancadas.
As Arquibancadas permanente a direita da foto, sao para 30mil pessoas, na parte dos box, tem a arquibancada vip, q sao para mais 7mil pessoas. Sem conta a Infra pronta para abrigar mais 25mil pessoas em arquibancadas moveis.
Sobre a infra do Velopark.
1 pista de Kart Oficial
1 Pista de kart de aluguel
Unidas formam a maior pista de kart do mundo (se nao estou enganado)
Unica Drag Strip do brasil, 402m de concreto mais uns 500 de frenagem
Circuito Mini oval
Kart de aluguel, Veloce, Dragster e Dragster Taxi.
A infra eh de primeiro mundo.
Abs
Força, gauchada! Parabéns!
Como já foi citado por um leitor, o circuito só não é maior por causa de um proprietário que quer os olhos da cara pelo seu terreno. É o comentário por estas bandas. E o Velopark está de parabens.
Já o nosso Tarumã! Eu já comentei noutros fóruns e blogs.
É só colocar uma reta entre a 3 e a 8 e vai ficar de cinema.
Tranquilamente o mais rápido do Brasil ( já é )
Lógico que tem que colocar uma put* área de escape da 8 até a 9. Imagina! Já sai da 2 rápido, vai chegar lá embaixo espremendo os guardanapo. rsrsrsrs
Uma arena.
Se os Veloce fazem 1:05 os Estoques vão andar pra baixo de 50″.
Pessoal,
O autodromo fica bem perto de Porto Alegre ( em Nova Santarita ), do aeroporto ate a pista deve dar uns 20Km, tem varios hoteis perto ( em Canoas e Porto Alegre ), facil acesso, as rodovias de acesso estao todas em bom estado ( acesso via BR-116 pela Tabaí-Canoas ).
Tem onibus com saida de hora em hora da rodoviaria para o autodromo. Como eu moro a uns 100km do autodromo vou ir assistir a Stock, acho que vai ser uma das melhores corridas do ano.
Segue a programacao, para o pessoal que quer vir conhecer ou mora perto.
Maio
Dias 1 a 2 Stock Car – Inauguração do Autódromo
Dia 8 3ª Etapa Velopark CUP 2010
Dia 15 a 16 Porsche Cup
Dia 28 a 30 Campeonato Velopark de Arrancada 2010 – 2ª Etapa
Dia 28 a 30 1º Campeonato Brasileiro de Arrancada – 2ª Etapa
AGOSTO
Dia 28 1ª Etapa (2ª Fase) Velopark CUP 2010
SETEMBRO
Dia 4 a 5 Sul Americano de Kart
Dia 10 a 12 1º Campeonato Nacional de Arrancada – 5ª Etapa
Dia 10 a 12 Campeonato Velopark de Arrancada 2010 – 3ª Etapa
Dia 11 a 12 GT3 e Super Bike
Dia 18 2ª Etapa (2ª Fase) Velopark CUP 2010
Dia 25 a 26 1000 Km Mercosul Endurance
OUTUBRO
Dia 23 3ª Etapa (2ª Fase) Velopark CUP 2010
O sentido é horário. A primeira curva é lá no fundo da foto.
No segundo momento, o Velopark terá uma pista mais longa, em torno de 3 km e meio. A ampliação será na parte esquerda da foto. Serão duas opções de traçado.
Olá Daniel. De fato, a primeira curva é a do fundo da foto, mas apenas uma correção: o sentido é ANTI-horário. Abraço, Guto.
só isso? vi outros projetos com mais curvas. Vão fazer mais alguma coisa por lá ou vai ficar nisso mesmo?
apesar de ser pequena gostei das retas.
Nossa que legal hein, mas não se preocupem pessoal, até o final do ano que vem, estará igualzinho Jacarépagua….
Estava vendo a foto do novo autódromo gaúcho e gostei muito,Consegui ver também o que achei ser um kartódromo,e um MINI OVAL (?)ao ,lado.Podem me dizer o que vai andar alí?Bacana….mini oval,nunca vi.(Seria para modelos” RC “radio comandados?)
São dois kartodromos cada um com mais de 1000m que podem ser usado como um só de mais 2000m. Mais uma pista oval para kart.
Alexandre, trata-se de um mini-oval para karts especiais que foram, também, desenvolvidos pelo próprio Velopark. Os karts são carenados, com uma aerodinâmica manera, párachoques envolventes, bancos revestidos com cinto de segurança de 3 pontos, santantônio, para o caso de capotagens e motor honda 13hp. Cada volta leva em torno de 13s com média horária de 79km/h.
Custa meros 30 pilas para dar umas voltas. Já andei ali uma vez.
Alguém sabe qual o sentido da pista?
Se for horário, achei muito bem bolada a primeira curva!
FG………………..vce conhece o autodromo de gyn//??….´pois é……com menos da metade que gastaram nessa linda praça de esportes…teriamos..o nosso de volta………..vce bem que poderia passar a questionar mais os manes..de goiania..em especial a cria do reginaldo bufailçal…que deixou ir ao caos nosso autidromo..pensa..pensa..o cara pintou e bordou com a cba,,,,,,,,,,,,,,,,,,fico rico…rico……..e não nunca ajudou o autodroma de gyn..local que ele mesmo……fez parte.. ( meia parte da inauguração)..hoje………..serve de palco pra musica caipira e baiana…que vergonha……..
Pois é Falvio,dia 2 não conheremos os circuito,a globo mais uma vez não deve transmitir a corrida,,,,,,mas vamos vera prova do meia nove
Eu gostei porque é uma pista a mais para os pilotos brasileiros. Principalmente nas categorias de base, é bom os pilotos correrem em pistas com características diferentes. Por isso até, seria bom dar uma geral em Tarumã. A Stock porderia, por exemplo, em uma viagem só fazer 2 corridas por lá, uma semana no Velopark e outra em Tarumã. Melhor que correr 3 vezes em Interlagos e 2 em Curitiba na mesma temporada.
Sobre o tamanho das pistas, acho normal 2 km e pouco, na Inglaterra tem corridas de fórmulas menores em pistas pequenas também, que os carros fazem em 40 e tantos segundos. O importante é ter vários circuitos pequenos para provas locais e dois ou três grandes autódromos para eventos internacionais (sou de SP, mas gosto do WTCC em Curitiba, sem contar que o WTCC é uma desculpa para ir jantar na Santa Felicidade).
Achei bacana a pista
“Oval com cantos”
Rápida prá caramba. Quero andar lá.
Let’s hope so!
Deu Inveja branca mesmo, ótima iniciativa num país que adora automobilismo. É um verdadeiro parque de diversões para quem gosta de velocidade, aluguel de kart, “passeio” de dragster, cursos…etc. Espero que a rede bobo transmita a prova de inauguração por inteira e aproveite para mostrar aos demais estados que Brasil é bem mais que São Paulo e Rio.
Aos críticos: desconheço alguma iniciativa similar em algum lugar do Brasil nos últimos, pelo menos, 10 anos. Então parabéns aos que ralaram na construção e aos gaúchos. Mirem-se no exemplo “milionários empresários paulistas”. Mirem-se no exemplo! Abraços.
Apesar da pista ser curta, traçado esquisito, etc, etc, etc, …. os gaúchos têm 4 autódromos, nós paulistas (os fudencios do automobolisto )temos apenas 1 porque não se pode chamar de Piracicaba de autódromo e os irmãos cariocas ficaram sem nada. Parabéns aos gaúchos. São os maiores fãs do automobilismo no Brasil.
Ah! Ia me esquecendo, eles também têm o Museu do Automobilismo.
A estrutura ta bem legal mas esse traçado ai ta Tilke demais, como citou o outro leitor. Quem anda no simulador sabe o quanto é gostoso andar em Tarumã. Espero que resolvam a situação.
O que é aquele pequeno oval que aparece na foto? Para qual categoria?
Zé, se não me engano a galea anda de kart nesse ovalzinho…Um kart adptado com motor bem forinho…Esses tempos rolou uma prova chamada “Rei das Pistas”, e a final foi nesse Oval…Não pude assistir, mas um amigo que correu a prova me contou…Abs
Acho até que da pra andar com os Veloce…
Um oval para correr de kart
Abs
O traçado não ficou tão extenso porque, dizem as más línguas, um dos proprietários das fazendas vizinhas ao Velopark não aceitou vender seu terreno ao grupo empreendedor. E aí não tinha como aumentar o traçado.
O Velopark é muito legal, corro de kart as vezes lá (já ganhei uma corrida!), é uma aula de empreendimento e entretenimento.
Mas fica a pergunta: Por que o Rio Grande do Sul tem 4 autódromos e o Rio de Janeiro nenhum?
Simples, Alexandre. Nós temos (melhor dizendo, tínhamos) uma pista com traçado excepcional, que é o Autódromo Nelson Piquet. Ocorre que a ignorância dos políticos que governam o estado do RJ e a cidade do Rio de Janeiro, é maior do que a ganância deles. Em vez de integrarem um parque esportivo (será construido para as Olimpíadas) com o autódromo, evitando as lacerações que fizeram durante as obras do PAN, resolveram desativá-lo, simplesmente, não oferecendo outra pista. Esse papo de fazerem outro autódromo perto de Campo Grande não convenceu ninguém. Quem dera, eu estivesse errado quanto a isso.
Pela foto arece ser um complexo de primeiro mundo, parabéns a todos os envolvidos.
o cartódromo ali do lado é quase do mesmo tamanho, hehehe.
Pelo menos haverão muitas ultrapassagens.
Pessoal, como faço parte do projeto minha Empresa é responsável pela infra-estrutura de TI, este traçado é a etapa inicial deverá ser ampliado com o tempo ficando com o mesmo tamanho de Tarumã ( + – 3Km).
Parece aqueles “pistas” em aeroportos, rs!
Mas mesmo assim, é muito melhor do que o que a gente tem por aqui … então, parabéns pela iniciativa.
Em janeiro ou fevereiro desse ano, não lembro ao certo.
Num desses treinos coletivos no templo vi uma pessoa extremamente interessada nas barreiras de pneus e areas de escape. Essa pessoa tirava fotos, andava pra lá e pra cá como que mentalizando os locais em pisava.
Achei diferente e como estava trabalhando no templo nesse dia, fui até essa pessoa, pra falar pra tomar cuidado que em poucos minutos os boxes seriam abertos, enfim era uma medida de proteção para essa pessoa….Dai começamos a conversasr sobre o autodromo, suas areas de escape, suas pistas de serviço, como eram feitos os resgates, etc. O que chamou a atenção foi uma pergunta: Em quanto tempo um carro de resgate chega até um posivel acidente? O que os carros de resgate levam, como é feito o treinamento desse pessoal?Vi ali que o interesse não era o de um simples torcedor ou espectador. Dei algumas informações que conhecia e pedi a essa pessoa que se dirigisse ao carro de resgate ao meu lado e conversasse com seus integrantes. Ele o fez, depois quis saber do trabalho dos bandeirinhas.Passei de novo o que sabia. Mas ai pedi que ele fosse até a secretaria e falasse com chefe de nossa equipe que é também o diretor de treinos da Fasp, para maiores detahes.. Porem antes de ele se dirigir a secretaria perguntei o porque de tanto interesse na seguança… Foi ai que ele falou do Velopark. Contou dos trabalhos e da dedicação e o carinho com que estavam construindo o circuito.. Hoje fiquei contente em ver que está tudo pronto ou quase, ( Um autodromo nunca fica pronto, sempre á atualizações a serem feitas…)Essa pessoa é o Sr Bonilla, muito prestativo atencioso e cuidadoso com seus afazeres, e do templo no mesmo dia ele se dirigiu ao autodromo do Rio de Janeiro..
É uma pessoa interessada no que faz, alem de bom relações publicas, está sempre disposto a dar mais informações sobre o seu autodromo.. E se alguem quizer mais informações seu email é [email protected]. Vale a pena, vcs verão que quando alguem quer uma coisa mesmo, consegue realizar o projeto..
Parabens ao Velopark, seus idealizadores e administradores…..Numa época em que se destroem autodromos como se fossem caixas de sapatos velhos, alguem consegue inverter a maré e dar o exemplo….Tomara que nossos clássicos de competição estejam andando por lá muito brevemente…Vai ser show, o maior grid do Brasil fazendo a festa lá também…
—–Bonilla cnovida os caras que eles vão,” eles são tudo doido mesmo”!!!!
pela iniciativa dez,pelo traçado,,,,2 com louvor
Muito legal, parabéns aos gaúchos. Inveja (branca) de vocês. Enquanto por aí inauguram circuito, aqui no Rio sucateiam Jacarepaguá.
cara , a iniciativa é mais do que louvável, mas na boa o traçado é um cocô, ainda fico sonhando quando teremos traçados realmente desafiadores como foram os traçados originais de interlagos, jacarepaguá e brasilia.
Adorei o traçado, simplicidade é o segredo do sucesso.
Estão de parabéns os idealizadores e financiadores deste projeto. Sei que levaram o Jorge Fleck para tocar a parte esportiva ( acertaram mais uma vez). Só que a paixão pela pista de Tarumã não vai ser esquecida e o ideal teria sido levar o desenho de Tarumã e implantá-la lá no Velopark!!
ME lembra Norisring…
Só fiquei na duvida de onde são os boxes e onde é a entrada.
No mais show de bola.
Muito legal… agora é manter em ordem e encher de provas o ano inteiro.
Abraços
Imperador
Em http://maps.google.com/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-BR&geocode=&q=29%C2%B052'52.26%22+S,+51%C2%B014'18.13%22W&sll=37.0625,-95.677068&sspn=59.467068,114.169922&ie=UTF8&ll=-29.880034,-51.242906&spn=0.004037,0.006968&t=h&z=18 tem o comecinho das obras. Dá pra ver o tanto que o pessoal ralou!!!
Alguém sabe se tem vaga suficiente para todo o público???
Estacionamento para 10 mil carros….
Onde fica isso???? RS?
Muito bonito e parabéns pela iniciativa privada. Mas, achei que tem pouca arquibancada e, onde é que ficam os box(es) !?!?
Esse autórdromo aparece muito no “Curva do S”, programa do canal SPEED apresentado pelo Sérgio Lago e pelo Roberto Figueroa, este, gaúcho.
Aliás, são os dois melhores narradores de corridas que existe. Com eles não tem chute – ou sabe, ou não sabe.
Abraços.
Sei lá me parece um,”oval quadrado” mas tá valendo, no princípio era só escuridão.
A pista pode ser pequena, mas é uma pista. Em Santa Luzia – grande BH – fizeram uma porcaria danada e alguns têm coragem de chamá-la de autódromo.
Portanto, parabéns aos caras de Santa Rita, que foram na contramão dos bananas que apenas anunciam e não tiram nada do papel.
Parabéns ao pessoal que levou adiante isso. Mas, como nem tudo são flores… curta essa pista demais, hein? pessoal quer correr de carro em kartódromo no Brasil.
Mesma crítica para o Megaspace aqui em Minas…
sou aqui do RS, e confesso que esperava mais, achei muito sem sal a pista e pouco para o “padrão velopark”
se juntar os 2 kartódromos, o que é possivel e ja teve uma corrida com as duas pistas unidas, a extensão fica 2,5 km, ou seja, maior que essa pista
pelo que eu sei essa é so a primeira faze do projeto, esta previsto uma ampliação para ficar com requisitos para poder receber ate a formula 1, nesse primeiro momento e normal ainda faltar algumas coisas.
Estranho, olhando no site do Velopark, a curva 1 é a que fica no alto da foto, ou seja, o circuito é percorrido no sentido anti-horário. Mas se é assim, não existem arquibancadas no final da reta, onde se dariam as ultrapassagens. De que adianta então? Acho que seria melhor correr no sentido horário.
Bem percebido ! (não sei quanto às entredas do box) Dá para correr nos dois sentidos!
Também fiquei na dúvida do sentido de tráfego da pista, mas se a curva 1 fosse aqui embaixo ia ser o caos sem área de escape.
A foto não da ideia das dimensões reais, mas parece meio apertada em termos de áreas de escape, principalmente nas retas. Chance de carros ricocheteando das muretas para o meio da pista em se considerando o histórico de fair-driving da Stock.
Parabéns, mas nessas Tarumã….
Ter 2Km não tem problema nenhum , a propria DTM corre sempre no circuito pequeno no Nurburgring novo , em Silverstome a F Ford também corre em um traçado alternativo menor que é muito usado em categorias regionais .
O importante é que saiu do papel e é mais uma alternativa para quem quer fazer automobilismo .
Parabéns a turma do Veloparke.
Gostei da pista, de longe parece ser bem larga, que vai permitir umas disputas de ultrapassagem no final das retas, de resto parece um aeroporto adaptado, com duas pistas de pouso.
Desejo muita sorte ao empreendimento, que seja um modelo a ser seguido. A questão do tamanho da pista é relativo, 2km pode parecer pouco, mas permite que provas com poucos carros tenham bastante movimento, com os competidores passando o tempo todo na frente do público, o problema vai ser com grids grandes com mais de 30 carros, aí pode rolar uma limitação de classificados, e não sei se no futuro está prevista uma ampliação, terreno em volta existe, mas foi melhor terem feito uma pista pequena bem estruturada do que uma grande que estivesse faltando um monte de coisa.
Sim, é meio estreita, mas é o que de melhor existe nessas bandas. E o mais triste Flavio, escanteou Tarumã. Infelizmente, não vejo futuro para o autódromo.
O que é o pequeno oval ao lado da pista ? Abrs.
Rui.
É um oval para karts. O complexo do Velopark tem duas pistas de kart, uma mista e esse oval. E ainda tem uma pista de arrancada, além do autódromo.
Oval de Karts? Deve ser divertido!
Quando tiver oportunidade de ir para RS vou passar ai! Fica longe de Porto Alegre?
O oval para karts é muito divertido, mesmo. Já andei uma vez ali. As duas curvas são bem inclinadas, fazendo com que a força G “empurre” o piloto contra o banco. A média horária é de 79km/h em karts honda 13hp carenados com santantonio e cinto de segurança. Diversão garantida.