MALACAS (4)

SÃO PAULO (vou ou não vou?) – Giorgio Piola faz desenhos de carros de F-1 há 800 anos. É um italiano que se especializou em desenhos técnicos feitos a partir das fotos que tira de tudo nos boxes. Tem o olhar para os detalhes. Nota quando uma equipe muda uma asinha. Ou a posição do escapamento. Ou o formato de um espelho.

Seus desenhos são famosos, publicados em jornais e revistas do mundo inteiro. Piola escreve também. Edita livros baseados nos desenhos que faz. Muitos o consideram grosso e antipático. Eu, por exemplo, devo ter trocado cinco palavras com o cabra em quase 20 anos de coberturas. Senna, uma vez, lhe deu um murro na cara em Hockenheim. É um personagem, enfim, conhecidíssimo no paddock.

Mas, na Globo, virou “O Espião da F-1”. Como se se esgueirasse sorrateiramente por trás das portas dos boxes para descobrir segredos alheios a mando de seus chefes do Jardim Botânico. Um “Doutor Stock” do mal, já transformado em personagem infantiloide. Por que será que a Globo acha que tudo tem de ser assim, bobo e infantil? Piola não espiona nada, nem ninguém. Seu acesso é consentido. Tem livre trânsito por onde circula. Para fazer seus desenhos, fotografa os carros parados nos boxes ou no grid. Como qualquer jornalista pode fazer.

E quero ver é o que a emissora vai fazer com os patrocínios nos desenhos do Piola. Porque ele é muito fiel a tudo que fotografa e desenha. E os nomes dos patrocinadores estão incluídos nos seus traços…

Subscribe
Notify of
guest

89 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Frederico Della Noce
Frederico Della Noce
13 anos atrás

Estimado Jornalista,
Em seu ensaio biografico sobre Giorgio Piola, faltou o momento culminante de sua carreira que acontece quando o antipatico Piola desenha um carro de Formula 1 para Arturo Merzario.Foi um retumbante fiasco.Desde entao ele se contenta em desenhar o que ja foi desenhado.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Frederico Della Noce
13 anos atrás

Prezado indigitado,

E desconfio que ele é gay.

Atenciosamente

Seu Servo

Ricardo Porto
Ricardo Porto
13 anos atrás

Bobo e infantil é você, Flavio Gomes. Em vez de admirar quem traz o conhecimento do velho Piola – que você parece detestar – para a galera, você prefere chamar de bobo e infantil o apelido de espião. Só você não parece entender a brincadeira. Ou será que entende e se faz de esperto, como sempre? Pra cima de nóis? E ainda fica preocupado com patrocínios dos outros. Brincadeira…

celso
celso
13 anos atrás

Se você pode falar que a Lada-Renault é uma equipe de formula 1 e o Petrov é um piloto de F1, porque a Globo não pode vender o peixe dela como ela acha que é?

Ou o que você fala é lei e o resto é resto?

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  celso
13 anos atrás

É isso aí. Aqui, o que eu falo é lei. Minha lei. Posso?

Luciano
Luciano
Reply to  celso
13 anos atrás

Aqui tem censura!!! kkkkkkkkkkkkkk vamos aprovar a Lei FG 0001 …

Luciano
Luciano
13 anos atrás

Muito interessante os comentários e também gosto desse tipo de abertura para falarmos de certas coisas desagradáveis e patéticas que vemos e ouvimos por aí…
Temos também de sermos prudentes e observarmos nossos comentários para não deixarmos transparecer que somos arrogantes e algo mais.
Flávio… de boa, o que parece e sempre observo pela TV…blog e outros meios, é que vc é louco para ter a oportunidade na Globo. Talvez tenha méritos de sobra e todos nós seríamos beneficiados com o seu conhecimento, sem dúvida. Mas vc acha que não seria criticado por alguma atitude ou palavra descabida no momento da transmissão?é ao vivo …temos que maneirar nos escrachos que fazemos aos caras…to me lixando pro GB e acho que merecíamos algo melhor.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Luciano
13 anos atrás

Eu na Globo?

Luciano
Luciano
Reply to  Luciano
13 anos atrás

Pq não??

Eduardo
Eduardo
13 anos atrás

Olha que o Galvão deu uma alfinetada em quem colocou o desenho com o patrocinador, falou que “não deveria ser tão fiel” ou algo do gênero….essa RG…sei não…..acha um absurdo aparecer algum patrocinador em reportagens, como a de um capacete com um sistema de resfriamento da cabeça para o caso de pancadas que eles descaradamente ofuscaram o nome da marca, mas em compensação fazer uns “merchan” ridículos nas novelas…..tenha santa paciência

Alan Lopes
Alan Lopes
13 anos atrás

Heheheh, o próprio Galvão falou na transmissão (olha,rimou): “Faltou tirar o patrocínio.” ao mostrar os desenhos.

Itamar
Itamar
13 anos atrás

Realmente essa história de “espião” é mais uma bobagem inventada pela RGL, deve ser coisa dos redatores do Zorra Total, que também é “divertidissimo”, qto aos patrocinios, no treino de classificação de sábado já mereceu ressalvas do Galvão, numa materia sobre o volante da Ferrari, ele disse algo do tipo “os desenhos dele são tão perfeitos que até o patrocínio apareceu, da próxima vez poderiam colocar uma tarja..”
è bom o Giorgio Piola tomar cuidado, senão daqui a pouco vão passar a chamá-lo de GPT…

Lima
Lima
13 anos atrás

Flávio,

Só p/saber vc ouviu oq o GB disse após o quadro do ‘espião’?
Foi algo do tipo… “É… Ele desenha tão bem que deixou até os patrocinadores, não pode.”

Rídiculo
Abraços

Kaio
Kaio
13 anos atrás

Por morar fora do Brasil, eu tenho a imensa felicidade de não precisar assistir a transmissão da Globo. Aqui na Austrália eles transmitem a narração da BBC e sempre começando a transmissão 1h antes da corrida com entrevistas no padock e muito jornalismo e profissionalismo, ao contrá da Globo.

Quem entende de inglês sugiro experimentar assitir pela BBC pelo menos 1 corrida e vocês não vão se arrepender. É possível achar o link no Jus***.tv na hora na corrida.

Abraços!

gorpo
gorpo
13 anos atrás

num sei pq mngm salientou o hulk na frente do mestre das chuvas RUBINHO….. rosberg…na frente do senhir das armas schummi….

gorpo
gorpo
13 anos atrás

bons comentarios? pinha lástima é não poder ouvir os coments do lito cavalcanti ao vivo…eis o cara mais senasato….. apesar de swer um MASSISTA assumido.

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
13 anos atrás

Aproveitando que todo o mundo tá descendo o pau na RGT, deixa eu dar minha porradinha: aturava o GB porque achava que ruim com ele, pior sem ele. Mas o cara passou dos limites, é um pentelho, e hoje, como muitos, aciono o mute e ouço no rádio. Pena, porque perco alguns bons comentários do Reginaldo e do Burti.

Mac
Mac
13 anos atrás

O Senna tem uma vasta lista de agressões no automobilismo desde o kart, de “santinho” nunca teve nada! Pra mim foi um cara bem falso, na frente da Globo se fazia de bonzinho para o povo brasileiro, longe dela era outra pessoa(pavil curto) e muita gente na F1 testemunhou as agressões do Senna, como agredir mecânco da Mclaren, fiscais, pilotos e jornalistas. Quando se toca nesse assunto “lado negro” do herói os sennistas ficam mudos.

Giorgio Piola deve ser fãn do Schumacher…rs

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

O cara é um artista. A Rede Engôdo trata seus espectadores como débeis mentais porque daria muito trabalho satisfazer a uma audiência inteligente e esclarecida. Além do que, existem mais telespectadores na faixa de Q.I. que eles escolheram p’ra agradar. Mercado, mercado…

Weimar de Carvalho
Weimar de Carvalho
Reply to  Orlando Salomone
13 anos atrás

Caro Orlando, sábias palavras essas suas. A transmissão da Fórmula pela RGT não se destina aos aficcionados do automobilismo, mas àquele telespectador que não perde o Domingão do “Falsão” e que tem o maior orgulho do mundo em ser compatriota do Paulo Maluf. Infelizmente não resta muito espaço para gente como nós nesse mundo “Globalizado”.

Egon Kniggendorf Jr.
Egon Kniggendorf Jr.
13 anos atrás

…esse cara parece mais é um “Carlos Reutman, envelhecido”…

Weimar de Carvalho
Weimar de Carvalho
13 anos atrás

Flávio, minha paciência com a “RGT” (emissora oficial daqui) e com o mala sem alça do “GB” (narrador “highlander” oficial), já se esgotou há muito tempo. É por isso que hoje só assisto as transmissões da Fórmula 1 na BBC. Todos os que amam esse esporte e prezam por profissionalismo jornalístico deveriam fazer o mesmo. Grande abraço!

Gustavo Terra
Gustavo Terra
Reply to  Weimar de Carvalho
13 anos atrás

qual é o link da BBC?

Weimar de Carvalho
Weimar de Carvalho
Reply to  Weimar de Carvalho
13 anos atrás

Caro Gustavo, você pode assistir ao vivo as transmissões pela BBC no site: pt-br.justin.tv
Grande abraço!

Mário Salustiano
Mário Salustiano
13 anos atrás

amigos duas coisas, a primeira sobre essa questão dos patrocinios serem vetados, sugiro o seguinte um anti-marketing dessas marcas, ou seja cada vez que a RG boicotar vamos nós falar das marcas, sabe eu ultimamente tenho consumido bastante red bull por conta da RG e vai ser assim com todo produto boicotado por eles, em compensação não ponho um gole da cerveja que anuncia na abertura das transmissões.A segunda questão é sobre essa mania recem adquirida pelo GB de falar a quanto tempo ele está na F1, acho que ele quer ter a mesma chancela do Reginaldo, já repararam que ultimamente ele força de jeito para parecer que tem o mesmo tempo de F1 do Reginaldo, ele só esquece que tem torcedores que acompanham a F1 desde os tempos de Emerson, e que Reginaldo chegou a F1 em 1972, ele GB só ficou pé em 1980 quando era da Bandeirantes e ponto final tem menos 8 anos que Reginaldo e não adianta que vamos ficar aqui lembrando

Z F1 Clássica
Z F1 Clássica
13 anos atrás

Comecei a assistir no MUTE esse ano. Cansei desses BBKs da RGT, GB o pior deles.
Abraço ao Sr FG digo, Flávio Gomes.

Winston
Winston
13 anos atrás

FG, que historia é essa dos pneus da Michellin? 18 polegadas de largura? não seria trocar os aros de 13 pol. por 18 pol. de diametro, alterando assim a forma de construção dos pneus? passando a ser pneus de perfil baixo mais parecidos com os que se usa nos carros esportes? Esclarece isso ai. isso é informação importante. deixa a Globo de ladonão feixe essa porta pra vc.

Marcio Vieira
13 anos atrás

Piola!?!? Pra mim, isso é nome de pizzaria. E das melhores, por sinal.

Felipe Trench
Felipe Trench
13 anos atrás

A Globo realmente perde a oportunidade de, com uma boa iniciativa, mostrar um pouco mais da parte técnica da F1. Sempre reduz as coisas a algo infantil e pouco interessante.
Trazer o Piola em si é uma boa idéia, mas a forma é ridícula.

Claudio
Claudio
13 anos atrás

O espião da Globo que conheço é o César Tralli……..

Transmissões da F1 na Globo, como já disseram aqui só no MUTE….tb faço isso a anos……ouço pelo rádio.

Quanto ao GB nada contra desde que ele se limitasse a narrar as corridas, coisa que por sinal ele não faz direito pois vive “disparando” comentários totalmente “nada a ver”….

Assim, vamos dar um Prêmio Noel a quem inventou a tecla MUTE…..

Abs Flávio, fique em casa….é melhor….

AS
AS
13 anos atrás

Graças a deus nao escuto mais o Galvao-Nostradamus-Bueno… Se bem que ouvir os espanhóis também não é fácil, mas pelo menos eles sao divertidos e nao metidos a conhecer a F1.

Carlos Adriano
Carlos Adriano
13 anos atrás

Flávio, não levando em conta o currículo do “espião”, se a informação da modificação do volante proceder, vemos que o Alonso de bobo não tem nada. Com o passar do tempo, lidamos com os instrumentos dos nossos carros de modo instintivo e, dessa forma o Massa estava muito mais habituado ao volante anterior. Mudando-o, ambos começaram do zero. Ele está moldando a Ferrari ao seu feitio. Massa, trate de acelerar !

Romeo Nogueira
Romeo Nogueira
13 anos atrás

“É… São tão perfeito que tinha até patrocínio, né? Vamos ver se da próxima vez fica sem!”, disse o Galvão.

São tão “perfeito”…

Luis Albertyn
13 anos atrás

E aí, Flávio, botou algum velhinho pra fazer fumaça ou não? Quando estiver na dúvida, não hesite: pé na estrada. Você já se arrependeu alguma vez? Pois é, agora aposto que deve ter se arrependido algumas vezes de ter ficado em casa vendo a hora passar, coçando e imaginando como seria muito mais legal estar fazendo umas curvas…

Quanto ao Piola, se borrarem os desenhos periga ele revidar o murro que tomou do Senna em alguém da Globo. Aliás, curiosa a paranoia (sem acento…) do Galvão com esse lance de publicidade “gratuita”, não? Primeiro foi a latinha de TNT, agora isso…

Falando na emissora que acha que a idade mental média do brasileiro é de 8 anos, alguém viu na semana passada (isso mesmo, NA SEMANA PASSADA) os caras apresentando o famigerado “S” do Senna no bico dos Williams no Fantástico, como uma grande novidade? Dá pra acreditar?

Abs,
LA

Ricardo Silveira Fernandes
Ricardo Silveira Fernandes
13 anos atrás

To que nem o Rubem , não fazendo nada aqui em casa .Mas mudando de assunto , me lembrei do FG hoje. Passei por uma DKW-LANDIA aqui em Porto Alegre , tinha mais ou menos 22 DKW de todos os modelos , arrumados , destruídos , sem peças , um bálsamo para seus olhos FG. Não sabia como mandar algumas fotos tiradas atrás do portão da Oficina (estava fechada hoje). Se tu não conheces este local e te interessar , me fornece o E mail ,que te mando as que tirei hoje e de repente vou durante a semana tirar as fotos com mais detalhes .
Pega um aperitivo FG :
http://yfrog.com/1rsdc10220mj
http://yfrog.com/2fsdc10224boj
http://yfrog.com/3psdc10230bj

Dias
Dias
13 anos atrás

Achei campeonato de 1980

Gostaria que se possivel comentasse sobre o assunto

Porque que a globo deu os direitos(garanto que foi por dinheiro)

sou fã do seu blog

Obrigado

Dias
Dias
13 anos atrás

FG e verdade que a band ja transmitiu corridas de F1 na decada de 80?

Pode outra emissora entrar em Algum tipo de concorrencia ou e uma coisa meio que vitalícia?

Como as vezes não da pr aguentar baixo o volume da tv pois as vezes o home-veio e xarope com seus comentarios

Dartha
Dartha
13 anos atrás

FG…. o que vc achou dessa estória de pré-contrato da Ferrari com o Kubica????

Teoricamente, para o ano que vem, só se tem 01 vaga na Ferrari (Massa), uma na McLaren (Button – se não me engano, ele assinou só por um ano) e a famosa vaga do Webber na Red Bull (se o Kimi não voltar…. seria uma ótima aquisição) (estou contando somente com as equipes do G4.

Dartha
Dartha
13 anos atrás

FG…. o que vc achou dessa estória de pré-contrato da Ferrari com o Kubica????

Teoricamente, para o ano que vem, só se tem 01 vaga na Ferrari (Massa), uma na McLaren (Button – se não me engano, ele assinou só po)

Gustavo Terra
Gustavo Terra
13 anos atrás

O “RB” nào, o “GB”, é que são “tantas siglas”parafraseando o LC que agente confunde

Gustavo Terra
Gustavo Terra
13 anos atrás

Cara e o que são as cortadas que o GB da RL?! Putz que cara escroto, é d um fptsse inacreditável. Nao que eu o RL precise da defesa de alguem, mas é de uma mau caratisse incrível. A da rodada que tinha pisado na linha branca. O cara fala 100 vezes a mesma coisa e depois quando o RL fala algo parecido ele diz que foi a água!.
O RB tá cada dia mais pirado…

Dartha
Dartha
13 anos atrás

Prefiro a narração da Band News, com o Odinei Edson….

Tb gosto muito da narração eletrizante do Teo José.

Jayme
Jayme
13 anos atrás

Quando o Nelson Piquet(pai) falou que o Galvão era um idiota que só falava besteira, ele acertou na mosca. O cara é uma besta e arrogante ao extremo.

gorpo
gorpo
13 anos atrás

Desafio do dia: Quantas vezes em corridas com chuva o Tio Gavião Bueno contou a famosa história da mancha escura e da mancha mais clara narrada pelo Maurício Gugelmim?

…o narrador ta parecendo aquela tia avó que conta sempre a mesma história… Eu já devo ter ouvido umas 10 vezes, sem exagero!

Dúvida do dia.. a pergunta que não quer calar:
Será que na transmissão vai rolar de novo? rsrsrs

Brincadeira

João Cesar Colatrello
João Cesar Colatrello
13 anos atrás

A fidelidade do publico foi a pior mesmo, seria legal a globo por na sporttv Cleber Machado com Lito e o FG no mesmo horario para medirmos a ‘FIDELIDADE” GB babaca.

Paulo de Tarso
Paulo de Tarso
13 anos atrás

Flavio Gomes gostaria de saber porque você não considera o Felipe Massa um piloto tão bom quanto o Alonso ou ao menos bem próximo dele; para você Alonso e Vettel são favoritos ao título, se não me engano; não que só porque somos brasileiros devemos torcer apenas por brasileiros, mas para você o que falta em Massa para você citá-lo como um piloto realmente capaz de lutar pelo título;( ou citá-lo como um grande piloto) porque eu não consigo deixar de torcer fervorozamente por este cara, amaria vê-lo como campeão mundial de F1, mesmo que fosse apenas uma vez.
Gostaria muito que me respondesse este comentário, me enviando sua resposta ao meu e-mail, não é necessário publicá-lo(ao menos que queira), pois como não sou muito bom com computadores esta foi a única forma que encontrei de me comunicar com você.

ags
ags
13 anos atrás

FG..agora que pergunto a todos……….pq só o gagavião tem o direito de fazer as melekas no ar.não existe algum clero..ou alguma forma de tirar,,,o pobre coitado anda tomando corticoide pra ir trabalhar…acho que o Rh da venus platinada ta sacameando com o sr gagavião……sinto pena..pois o que ele quer ser na vida…não via se realizar nunca…penso até que todos anti gagavião deveria fazer um doação em reais…assim o ficariamos livre desse katingudo roxu………

Thiago
Thiago
Reply to  ags
13 anos atrás

Nao tem nada mais gay do que chamar a RGT de “Venus Prateada”

Thiago
Thiago
Reply to  ags
13 anos atrás

ops, “platinada”

Rodrigo Borges
13 anos atrás

Já falaram aqui o que eu ia comentar. A estúpida frase do narrador, falando “mas ficaram os patrocínios no desenho, vamos ver se da próxima vez a gente tira”. Nossa, como seria bom ver outro canal tomar a F-1 da Globo.

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

Mais uma idiotice da Venus! Ahhhh se tivesse concorrencia na F1…

antonio seabra
antonio seabra
13 anos atrás

Quem lê a Auto Sprint a muitos anos está acostumado a ver e admirar os desenhos do Piola.
Flavio conta esta estoria do murro no Giorgio Piola, que esta eu não conheço.

Antonio

Alfredo
Alfredo
13 anos atrás

vc já tem muitos puxa sacos, mas tem algo que eu queria dizer… seus posts estão ficando cada vez mais divertidos… isso é por conta do efeito causado pelo patrocinio da Lada ?

toda hora q abro o nevegador entro no seu blog p/ ver se tem novidade…

[ ]’s

Mário Mesquita
Mário Mesquita
13 anos atrás

Globo e voces, tudo a ver… Tem que aturar, fazer o que?

Bello, nem fala isso alto, senão vem aquela enxurrada de viúvas encher o saco. Chega dessa porra.

Rubem, pra sua, a minha e a tristeza de todos, o BBB 10 rendeu 300 mi pra RGT. Assim, essa merda vai durar até a edição 100.

E o povo tá comprando tv LCD, LED, 3D… Pra ver essas merdas? Minha velha Sony 29 tá muito boa pra isso aí…

flavio ailon
flavio ailon
13 anos atrás

oi flavio

quanto aos patrocinios o galvao ja reclamou, que o desenho do volante da ferrari era tao igual , que apareceu o nome do patrocinador . quanta babaquice da globo.

Coperfield
Coperfield
13 anos atrás

Não que vá fazer muita diferença mas o soco de Senna foi na Hungia e não na Alemanha ….
” Após a entrevista coletiva do GP da Hungria, em 1988, quando descia as escadas do centro de imprensa acompanhado por repórteres brasileiros, ouviu uma provocação do jornalista italiano Giorgio Piola, conhecido tanto pela arrogância quanto pelo porte avantajado. O punho de Senna pegou de raspão o rosto de Piola, por pouco não o levando a nocaute. ”
http://epoca.globo.com/especiais_online/2004/senna/revista.htm

Gomes
Gomes
13 anos atrás

Se tem uma ‘historinha” que o Galvão Bueno conta em todos os treinos e coridas com chuva é aquela – segundo ele – dita por Maurício Gugelmin. O Lance da diferença de cor entre a grama e o asfalto necessária para orientar o piloto que nada ver a não ser o spray do piloto que vai à frente. Isso pode até ser coerente mas já encheu o saco e o cidadão não se toca e está sempre repetindo esta mesma ladainha.

No treino dessa madrugada mesmo fez o Luciano Burti, conta a vontade e constrangido, a concordar com ele nessa lorota.

De igual maneira a história dos 3 segundos que o Ayrton afimava ser necessário ter de abrir do piloto que o seguia para permitir um erro de marcha ou algo parecido. Esse GB é muito mala.

Tem corridas que tiro o som da TV e acompanho pelo rádio.

Abraços.

Cristiano
Cristiano
13 anos atrás

“Pagodeiro Bello” hahahaa, nao da nem p responder um comentários desses

Pagodeiro Bello
Pagodeiro Bello
Reply to  Cristiano
13 anos atrás

Aí ô Cristiano, a Viviane e a Graciane tão te mandando um beijão. Num fica chateado não, valeu cumpadi?

RG
RG
13 anos atrás

Quando ele falou que a Globo tinha um “espião”, claro que já pensei que ião anunciar que era o Gola Profunda!

Scarps
Scarps
13 anos atrás

Uma boa ideia..MUTE no GB!!

Luis Albertyn
Reply to  Scarps
13 anos atrás

Também sou adepto do “mute”. Aqui no Rio ouço pela Band News. Já disse também que alguém que inventar um aparelho que isole o som ambiente de qualquer evento esportivo fica rico