O CARRO DO CHEFE

SÃO PAULO (tea for three) – Ontem fui gravar para o “Limite” na Granja Vianna com essa coisinha fofa aí embaixo, um Xef da Gurgel. Foram feitos 120, mais ou menos, entre 1980 e 1986. Motor VW 1.600 cc, vidro elétrico, interior em couro e três lugares. Sim, três, todos na frente. Um banco individual e outro duplo. Não é demais. Vivemos a era dos minicarros, o Smart faz o maior sucesso, custa os olhos da cara, e 30 anos atrás João Augusto do Amaral Gurgel já percebia que o futuro era esse, de carros pequenos, ágeis, urbanos.

Vai ao ar na terça da semana que vem na ESPN Brasil.

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JULIO
JULIO
6 anos atrás

Eu flagrei um G-800 em 2011 lá. Fiquei me perguntando como o mesmo foi parar naquela ilha se, até aqui, é raro de ser visto.

Infelizmente perdi a câmera fotográfica no retorno ao Brasil, não sendo possível enviar a foto.

Peixoto
Peixoto
8 anos atrás

Ola amigos
Tenho o 129
Totalmente restaurado.
Quem quiser falar sobre me procurem
Abraços
[email protected]

Walfredo
13 anos atrás

Olá Flávio,

O XEF é um barato mesmo. Meu pai tá acabando de recuperar o de chassi 0001, que estava perdido em Sumidouro-RJ, muito mal tratado.

Abração,

Walfredo

ALBERTO JUNIOR
13 anos atrás

UM AMIGO TEM O CARRO CHASSIS 0001 SE QUISER ELE ESTA A DISPOSIÇAO PRA MATERIA
ABRAÇO

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

E as rodas estilo Mercedes, então? Coisa linda.

Josef Prado
13 anos atrás

opa opa opa, muito numero na cabeça, foram feitos 147, o meu é o 129.

Josef Prado
13 anos atrás

Ah, foram feitos 149, o meu é o numero 147.

(O numero do Chassi é o numero de série deles)

Josef Prado
13 anos atrás

Eita meu XEF…

Tenho um XEF e nãodesfaço dele por nada!!!

Abraços!

DODGE V8
DODGE V8
13 anos atrás

So 120 carros !! Vou encher o saco do dono de um abandonado que tem em Santos !!!

Rafael Prete
Rafael Prete
13 anos atrás

Meu vizinho tinha um desse. Não sei se ainda tem porque mudei – sempre achei que ele fez esse carro porque nunca vi outro igual nas ruas!

heraclito
heraclito
13 anos atrás

A história do gurgel é linda, por coincidência hoje cedo tirei meu supermini para ir a padaria, e no caminho fiquei pensando eu ainda vou a são paulo nele (eu sou paulista e moro no ceará).
Pos Scritum falta uma matéria com o supermini, venha em pacajus-ce fazer uma matéria com o meu.

viva a gurgel, se depender de mim e de vários todos por aí sua história nunca será esquecida

Fernando
13 anos atrás

Flavio, o governo da época matou o sonho e a realidade do Gurgel. Era pra hoje a Gurgel ser uma potência em fabricar veiculos de baixo custo e adequados ao Brasil !

André Scud
André Scud
13 anos atrás

No prédio da minha sogra tinha Motomachine, agora tem um no prédio onde moro. Está chegando cada vez mais perto hehehe

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

Sabes que de frente, o bicho nem é tão feio! LIMITAREMOS na terça! Spasibo, tovarich!

Luis Fernando
Luis Fernando
13 anos atrás

Tive a felicidade de conhecer o Sr. João. Minha mãe era costureira e fazia vários serviços para sua esposa, D. Carolina. Certa vez, o Sr. joão, presenteou sua filha mais nova, Cristina, com o primeiro (protótipo), Xef. O carro, anos depois foi vendido para que a mesma mobiliasse uma parte de sua nova casa. Imagina só se esse carro for achado o quanto não valeria só por esta curta passagem pela familia de seu criador. Cheguei a ver este carro, era um verde metálico claro, não sei informar exatamente a cor do carro.

ALex
ALex
13 anos atrás

Impressão minha ou parece a frente do Fiat Uno .. sera que a Fiat copiou kkk

Tohmé
13 anos atrás

O meu é o 112, conforme manual.
Como curiosidade, o parabrisas é de Brasília. Tanto o dianteiro, como o traseiro.

Dú
13 anos atrás

E a visão dos elétricos também.

Eudemar
Eudemar
13 anos atrás

É carro de exposição, dá dó jogar ele naqueles lameiros e com valas que atolam as quatro rodas precisando rebocar
esta belezura…

José Eduardo
José Eduardo
13 anos atrás

Só 120 foram fabricados? tem certeza?
Eu via um monte aqui em São Paulo…

O chato
O chato
Reply to  José Eduardo
13 anos atrás

Eram os mesmos , sempre quebrados , aguardando o guincho.

RafaAPH2010
RafaAPH2010
13 anos atrás

Alvaro, super legal o Impala vermelho.Chevrolet antigos são carros lindos e incriveis vamos torcer para o Flávio fazer uma matéria com ele.

Max Mosley
Max Mosley
13 anos atrás

Acho que o grande defeito dos Gurgel era o design. Eu admiro e respeito o que o Amaral Gurgel se propôs a fazer, mas ele subestimou muitas premissas básicas da indústria automobilística.

Nissin Miojo
Nissin Miojo
13 anos atrás

Flavio,
I love you!
:)

O chato
O chato
Reply to  Nissin Miojo
13 anos atrás

Hum !

Gringo
Gringo
13 anos atrás

Presenciei uma batida de um Gurgel Xef e um Voyage. O VW ficou detonado, o Gurgel (de fibra) não teve nada!

O chato
O chato
Reply to  Gringo
13 anos atrás

Não teve nada para recuperar.Perda total.

Varlei
Varlei
13 anos atrás

Acho muito legal este carro, tem um colega meu que tem dois, o desenho era baseado nos mercedes inclusive a lanterna traseira que usava dois pedaços iguais da lanterna da brasilia, fora isto tinha uma particularidade, o vidro traseiro era igual o dianteiro, dizia o Sr Gurgel que em um caso de quebra de parabrisas em algum lugar longe voce poderia usar o vidro traseiro na frente emergencialmente, mas era caro pra caramba na época, se tivesse barateado ele acho que ia vender bastante, já que era um carro urbano,agil e tinha bom espaço interno.

Sobre Gurgel
Sobre Gurgel
13 anos atrás

Carros de carroceria de Fibra de vidro só podem competir no setor dos veículos especiais. O custo é proibitivo. O plástico é termofixo, significa que não pode ser derretido. A carroceria não enferruja não deteriora mas também não é reciclável. São um absurdo econômico-ecológico.

O Xef tinha o parabrisas dianteiro igual ao traseiro. Da Brasília. Os farois do Gol quadrado.

Gurgel deixou de fazer os carros com motor a álcool, em pleno programa Roda Viva. Dizia que o balanço energético de uma usina de álcool era negativo. Publicou que a formula do álcool era a fórmula da bomba atômica em anúncios garrafais no Jornal (comparando a formula com aquela do Einstein). Conseguiu graças a esse case inédito de marketing dinheiro, do governo, para fazer o BR800. Que como o XEF era de fibra de vidro. Custava para fazer o dobro do valor de venda.(isso ele me disse pessoalmente).

O ponto ótimo de toda a sua história foi o Xavante. Gurgel descobriu que o carro frequentemente substituía o Jipe Willys nas fazendas que tinham estradas longas de terra, devido a vantagem de gastar menos gasolina e ser mais rápido (o 4×2 que era um ponto negativo se tornou um ponto positivo). Depois quando ficou claro que ninguém tirava a capota de lona foi criado o TR (teto rígido) um sucesso, também no litoral devido a sua carroceria que para essa aplicação era indestrutível. Em todos os aspectos, inclusive no estético, foi a sua melhor obra.

wellington
wellington
13 anos atrás

Ei FLÁVIO! MANDEI AS FOTOS DE UM AQUI DE VITÓRIA,ES HÁ UM TEMPÃO ATRÁS PRÁ VC PELO SITE DA ESPN. ACHO QUE NUNCA VIU…O DAQUI É DOURADO E TÁ LINDO TB.

Daniel Bronzatti
Daniel Bronzatti
13 anos atrás

Muito bom Indiana Gomes!!! Gosto de ver os exóticos especiais. Posso sugerir uma matéria? Gostaria muito de ver os fora de série dos anos 80, como o Dardo, os Dacon PAG ou 828, Hoffsteter Cortada, Miura Saga, entre outros… Abraços FG!

Carlos Carrato
Carlos Carrato
13 anos atrás

Eu preciso de uma explicação sobre essa roda. Sim, a roda que já vi em um monte de carros. Mas qual a origem? Antecipadamente agraceço.

Batista Lara
Batista Lara
Reply to  Carlos Carrato
13 anos atrás

Carlos, essa roda se não me engano é copia das rodas dos carros Mercedez. Na década de 80 ela era bastante usada, como também eram as rodas Gaúchas. Nã tenho certeza, mas acho que quem fabricava essas rodas era a Scorro. Os faróis e lanternas parecem ser do Santana.

Jeambro
Jeambro
Reply to  Carlos Carrato
13 anos atrás

Faróis e lanternas do – Voyage, Gol, Parati –

acarloz
acarloz
13 anos atrás

Tem um vinho aqui em São Caetano que é a coisinha mais linda …

O chato
O chato
Reply to  acarloz
13 anos atrás

Garrafa de cristal ?
Uvas merlot ?

Artur
Artur
Reply to  acarloz
13 anos atrás

Tem mesmo! Com estofamento todo branco… Outro dia eu comentei sobre ele aqui. Tirei foto dele e perguntei pro Flavio como enviá-la a ele mas nem me deu atenção…

Caique Pereira
Caique Pereira
13 anos atrás

Quando a Globo Gravava suas novelas na Hebert Richers, a Cassia Kiss tinha um Champanhe (Champangne) Metálico e sempre parava na porta do meu prédio.

O Xef copiou o MATRA Bagheera, com seus tres lugares,

1V3N
1V3N
13 anos atrás

João Augusto Conrado do Amaral Gurgel era um gênio. Desculpe, Gênio.

Minoru
Minoru
13 anos atrás

Se não me engano, ele também foi o carro da viúva Porcina na novela Roque Santeiro.

josé carlos
josé carlos
13 anos atrás

tb vi em lauro de freitas dois ou três xef servindo como suporte para placa
uma pena

Walter Campos - Poa
Walter Campos - Poa
13 anos atrás

Aqui em Porto Alegre acredito que o Smart não faça sucesso nenhum.

Apesar da bela revenda, até hoje só vi um andando na rua.

E mais fácil encontrar BMW Z 3 ou 4 do que smart.

Por exemplo, não faz muitos dias na volta para casa, na zona sul cruzei com um Roll Royce.

Eduardo Britto
Eduardo Britto
13 anos atrás

Carros pequenos, ágeis e movidos a combustível limpo. Devia haver uma lei obrigando a isso!

Scarps
Scarps
13 anos atrás

As ideias do engenheiro Gurgel eram muito interessantes e visionárias. Porém, afora os muito citados e discutidos interesses e problemas com as multinacionais, acredito que houve falhas do ponto de vista design e marketing.
Se ele ocupasse o nicho ¨jipeiro¨ e a sequencia dos futuros a época SUV s estaria num nicho mais fortalecido.
Tive um Gurgel(jipe) e sempre tive respeito pela marca.
Pena que essas iniciativas nacionais nunca conseguiram ir em frente

Mário Mesquita
Mário Mesquita
13 anos atrás

Muito interessante. Nunca vi esse modelo pessoalmente…

Jeambro
Jeambro
13 anos atrás

O meu é amarelo, 84, chassis 0060. Até hoje não inventaram nada melhor prá se estacionar, e por incrível que pareça possui um espaço interno bem generoso. Tem uma estabilidade fantástica, largo e curto, parece um kart, mas em ruas mal pavimentadas pula prá caramba.

Tohmé
13 anos atrás

Vou te mandar a foto do meu. Inclusive, guardei o manual.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
13 anos atrás

eu vi esses dias um, vermelho, e não sabia a marca, o que me agoniza. Se o carro não for chinês ou coreano e eu não souber a marca, modelo, etc, fico maluco correndo atrás.
Corri atrás e vi, Gurgel. Me deu vergonha, não saber antes.

Guerwin
Guerwin
13 anos atrás

Não me lembrava desse modelo da Gurgel. Muito lindo.

Alvaro
Alvaro
13 anos atrás

Flavio, Nao sei se ja viu/publicou sobre isso. Mas você viu a reportagem abaixo? Segue o link:

http://oglobo.globo.com/economia/carroetc/mat/2010/04/13/impala-mineiro-passou-mais-de-40-anos-numa-garagem-916327222.asp

abs

Mário Mesquita
Mário Mesquita
Reply to  Alvaro
13 anos atrás

Sensacional. Vongoli versão Indiana…

José Leão
Reply to  Alvaro
13 anos atrás

Grande dica Alvaro.

Muito legal o texto e a história.

Batista Lara
Batista Lara
Reply to  Alvaro
13 anos atrás

Show de bola!!! Se fosse milionário, pagaria o dobro do que fosse pedido!! Lindo, lindo!!! Pena que não existem hoje em dia, carros com esse padrão de acabamento!

CLAUDIO AUN
CLAUDIO AUN
13 anos atrás

este veiculo foi batizado de xef por que no tempo de prototipo o Sr.Gurgel utilizava o carro ainda sem nome,e toda vez chegava na fabrica sua secretária ao ve-lo entrar nas dependencias da fabrica dizia o chefe chegou,,,daí o carro ainda sem nome foi batizado de xef

Sergio SP
Sergio SP
13 anos atrás

Eu lembro que um Xef zero custava pouco mais que um XR3, então era bem caro também.

Cersão
Cersão
13 anos atrás

Pelo visto, esse aí tá quase zero, hein ? Lindo !

Saleh Freitas
Saleh Freitas
13 anos atrás

Flávio,

Em Lauro de Freitas, cidade da região metropolitana de Salvador, existem dois Xef’s amarelos que servem de suporte para propaganda diversas. Assim que passar por lá e encontrar os pequeninos eu tiro uma foto e lhe mando.

Um abraço

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
13 anos atrás

Gurgel era um visionário mesmo!!! Ele não tinha a menor vontade de brigar com as grandes, então ele produzia seus carros em seguimentos de mercado onde não tinha ninguem.

Sempre ficam as perguntas:
– Qual carro concorria com o BR800?
– Qual carro que concorria com o Carajás?
– Qual carro que concorria com o X12 ou Tocantins?

Respostas: Nenhum (se tinha algum, era chamados “fora-de-série”)

Mesmo assim, arrumaram para ele. :(

Gomes, já está disponível a materia sobre o 147 pela internet? Pode me passar o link? Isto muito me interessa!

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Flavio Bragatto
13 anos atrás

Alguns posts abaixo tem o link.

Augusto
Augusto
13 anos atrás

É verdade, mas os minis de hoje tem uma tecnologia que não dá para comparar.

Kleber Postale
Kleber Postale
13 anos atrás

Tem um tiozinho em jundiaí, no final da estrada velha de são paulo, que tem uma borracharia… ele tem 3 gurgéis… um deles é deste modelo aí, amarelo… os outros dois são os clássicos quadradinhos que não sei o nome… todos estão impecáveis… vou ver se tiro uma foto e te envio…

Abraço…