TL SPORT?
SÃO PAULO (vai valer algo) – O intrépido Diego Ximenez informa que a Volkswagen vai apresentar no sábado, no Gol Fest, a festa para comemorar os 30 anos do Gol no Sambódromo de SP, uma edição especial do carro. Chama-se Gol Vintage, feito em parceria com uma fabricante de instrumentos musicais, a Tagima. Tem rodas com aro branco e faixas pretas. Gostei da carinha dele. Lembra muito, o TL Sport.
Será que alguém sabe o que era o TL Sport?
Olá! Tenho um amigo que usa diariamente um TL Sport… Tô tentando adquirir o carro, mas ele só tem esse e teme por não conseguir comprar outro carro. Mas tá INTEIRO!!!! Se alguém tiver alguma foto mais detalhada do modelo, me ajudaria!
Abraço a todos
Olá,
TL é Touring Luxo
TC é Touring Coupe
TS é Touring Sport
Nas propagandas da época aparece o significado das siglas.
Abraços,
Bela série essa do Gol, rodas bonitas e a faixa no capô, achei 10 (acho mais bonita essa na vertical do que a da TL na horizontal).
lá em Nova Prata-RS havia um cara que não podia ver uma TL. Quando ele via uma, ele tinha que defecar no capô!!! hahaha grande figura, pena que veio a falecer com 35 anos.
Eu já conhecia a TL, apesar de não ser dessa época, mas não conhecia a versão Sport.
Gostei dos dois, da TL e do Gol. Aliás, esse Gol Vintage me lembrou um pouco uma outra série especial do Gol, lançada há 20 anos atrás, o Gol Star, que vinha com calotas brancas.
Tem um TL Sport no Belvedere, em BH. Pena que é carro de peão, tá todo detonado. E não sei se é Sport legítimo.
Realmente, mude sua forma, seu status….Gol é , e sempre será, carro de mano…….infelizmente…..
Rapaziada!!! Eu ainda tenho a minha e nao vendo. Certa vez arrebentou o cabo do acelerador e tive que subir a serra do mar, Garuva-Sc a Curitiba-Pr, acelerando no ombro. Outros tempos… Hoje não faria.
TL Sport? é linda de todo jeito.
Este carro lembra muito os fusquinhas que eu usava, no final da década de 80 quando trabalhava na Bamerindus Companhia de Seguros. Eram brancos e tinham uma faixa preta igual a esta por sobre o teto. Possuia o carinhoso apelido de gambazinho.
Aqui no Ceará o TL tinha má fama, principalmente por causa dos dois carburadores, que os mecânicos daquela época odiavam mexer… no Cearês da época TL era “Tá Lascado”, mas na época eu era criança e achava ele muito mais bonito que as Variants e as Brasilias.
O TL “Sport ” vinha com volante Walrod, igual ao do Fusca Bizorrão.
Fora as faixas, essa era a maior mudança.
Só se for a cor. O resto não lembra nada. Forçou a barra.
Gol é carro de mano… álias deviam lançar o Gol Mano, já tunado de fábrica
e onde entra a Tagima nisso ai? que doidera
Também queria saber… Vão lançar uma guitarra branca com faixas pretas que vem junto com o carro?
Meu pai tinha uma 74 (eu acho) “cabeça de bagre” vermelha. Lembro que o carro era muito bonito mesmo como todo carro vermelho (exceto Monza vermelho que é horrível).
Depois ele trocou por um Corcel GT 77 azul… Este sim era carro!!!
Pois é, mas ultimamente o povo brasileiro não da valor ao que tem: Exemplo.: Tenho um Pointer 1.8 CLi 1996 quando fui comprar todos diziam que era uma desgraça, manutenção cara e tal! Mentira, é a suspensão do escort coma mecanica do santana, resultado, um carro espetacular, melhor que qq golzinho, to vendendo, com motor novo 15.000 4 pneus firestones novos, revisado e tal, não pagam + de 7000 um gol meia boca mesmo ano dão 10500… Estou procurando um carro fugindo do popular pra comprar e só vejo carro mal cuidado. Escort RS, Brava HGT, Focus Ghia, kra, é dificil ver alguem que dê valor por um edição especial. Vide quantos wolfsburgs por ai caindo aos pedaços! e aposto que tem um monte de gente q não conhece esses carros e dalhe falar mal.
TL….famoso Tôloco…….
Eu tive uma tl sport, mas, a minha era aquela 69 de 4 portas, também chamada de José do caixão.
Então não era TL, meu filho. TL é TL. Zé do Caixão é Zé do Caixão. E não havia Zé do Caixão Sport, nem Personalizado. Não tem o que falar, não fala nada.
TL. Tomóvi Lindo. Um amigo londrinense teve um, bem equipado, e com turbo. Andava bem, p’ra época. Mas era um ótimo carro, tanto que mesmo hoje em dia é possível ver exemplares muito bem conservados, andando por aí.
Mas é a treva completa…
Prefiro o TL Sport, tinha um abóbora em Bauru nos anos 90.
é, conseguiram deixar um carro branco bonito!
alias, o gol sempre tem series especiais bacanas. a primeira que eu me lembro é aquela star 1.8
Mas com o que diabos a Tagima contribuiu com a personalização do carro? Queria saber…
Ah, e consultei o velho e realmente: o TL da foto é o Personalizado. O motor em si era o mesmo…
Esse TL me fez relembrar das versões “brabas” dos veiculos de série da década de 70, eram Corcéis, Chevettes, Passats e outros em que o principal equipamento diferenciado de potência era…………… a pintura e dois reloginhos sacana a mais no painel, mas que era um charme isso era….. lembro eu e meus amigos no auge dos nossos 12, 13 anos e uma ignorância em mecânica só comparável a alguns blogueiros deste espaço……
-Já viu o novo Corcel GT como anda? dizia eu do meu auge de conhecimento sobre nada
– Não chega aos pés do Passat TS , esse é assassino, respondia meu amigo Rogério de um cume de ignorãncia vizinho ao meu.
– Vocês não viram o foguete que é esse novo Chevette GP, finalizava Amarildo a terceira toupeira automobilistica do indefectível trio de especialistas……
E assim passavamos o recreio na época do ginásio, divagando, inventado e dando chutes a torto e a direito sobre os desempenhos das nossas tartarugas sobre rodas……. é bom ser jovem , pena que só nos damos conta disso tarde demais……….
É por essas e outras que eu acompanho diariamente o espaço deste baixinho as vezes mal humarado, as vezes sarcástico , mas sempre com um olhar especial do passado, é um caso de identificação, menos é claro com os LADA, aí é demais……….
Por isso que eu sempre gostei de V8… eheheh.
Uma vez fizeram um comparativo de um desses “esportivos” com o “normal” e o tal “GT” (ou o que o valha) levou pau em todas as marcas de desempenho, provavelmente por conta dos adereços e do peso extra.
Mas o fator psicológico fazia um efeito danado…
Esse TL esporte é do Alexander Gromov (na verdade acho que é da eposa dele.). Ele foi durante algum tempo o presidente do Fusca Clube. Acredito que é o único preservado no Brasil.
Não não….tem mais uns por aí…inclusive um Amarelo Manga.
Faltou talvez uma faxinha preta lateral p/ compor mas é um upgrade extremamente simpático no geral.
Eu tive um TL…
Era o bicho…
Carro pra macho mesmo…
Parece que essa festa vai ser bem legal. Muitos Gols históricos, show dos Titãs, sorteio de carros… E os donos de Gol não pagam estacionamento. Bem que o Flavio poderia garimpar algo interessante lá para o Limite, além de levar aquele lindo GT vermelho para encontrar seus irmãos.
Uma TL??
É um carro macho!
Tive um, foi o meu primeiro carro que ganhei com quase 35000Kms.
Meu pai havia tirado o bichinho 0Km, logo ficou doente e, cinco anos depois, acabou sendo meu.
Ah, meti logo uns aros 14 (o original era 15), roda de Brasília, pneu do Passat, os CN 15 (melhor seria os CN36, mas era mais caro…), direção de 30 cm de circunferencia (sem direção hidráulica, tá), um TKR, amplificador, alto falantes artesanais e comecei a detonar pelas ruas paulistanas!!
Carrinho bom, comportamento de Porsche (guardadas as imensas proporções), dianteiro na entrada de curva, depois tresloucadamente traseiro na saída, grande escola de pilotagem, em suma, um TESÃO!!
Sabendo tocar, não tinha para Passatinho na descida do Pacaembú, ou na volta do Bosque do Morumbi.
Eu punha os meus amigos dentro e berrava: A 3.a vai até 120km/h!
E ia.
Conclusão: Estourei os anéis com menos 50000 Kms.
Então é: Um Volkswagen TL.
Só um carro MACHO mesmo, pra aguentar um moleque de 17 anos e uns quebrados!
TL
Tô lascado!
Tô liso!
Trem lotado!
O que mais hein?
cara como você é velho!
O TL Sport, é a faixa do carro, dava uma potência incrível, a faixa era tão rápida que o TL ia de zero a cem em menos de trinta segundo.
Gostei do visual do Gol, espero que seja comercializado essa ou alguma versão em homenagem aos 30 anos do carro. Poderia ser igual à Kombi 50 anos, ou ao Fusca última série (1986) que vinha com o número do exemplar. Poderiam fazer 30 exemplares, Ex: 1/30 , 2/30 ….. 30/30.
Sobre o TL, eu tive a oportunidade de “manobrar” um 73, há pouco mais de um mês, num encontro de carro antigos, gostei muito, eu tenho um Fusca 1968, mas gostaria ter também um TL. Meu pai teve 2… (um, inclusive 4 portas).
As rodas desse Gol ficaram indecentes de bonitas.
Ouso dizer que já nasce clássico esse golzinho vintage. Não sou fã dessa versão do gol, mas esse ficou legal.
Com um pouco de investimento e parceiros certos as montadoras podiam fazer mais versões especias como esta dos seus atuais carros sem graça.
TL? Trem Lotado.
Aqui a gente chamava de Tereza Loka…
O novo 69 ainda nem deu as caras e já copiaram a roda em duas cores! Eu não falei? É a nova tendência…
Objetação da lenda urbana!
Até que o branco desta TL e desta Vintage são bem parecidos…
:-)
Ah! Os pneus pretos também…
TL Sport é uma denominação errada que infelizmente vem se espalhando.
A VW chamava de TL Personalizado. Inclusive é a denominação usada no catálogo de peças da época.
Meu pai teve dois TLs: o primeiro tinha a frente alta, era verde metálico e tinha um contagiros grande em um console colocado à frente da alavanca de cambio. Era uma série rara.
Depois teve um 74 quatro-portas azul calcinha. Com este fomos de São Paulo a Buenos Aires. Em Punta del Este, uruguai, o rapaz do hotel ficou maluco quando, depois de tirar as malas da traseira, descobriu que ainda havia malas lá na frente. Ficou coçando a cabeça procurando o motor…
Alguém sabe o nome daquela série especial de 72?
Se eu achasse um TL bom e rodando, já tava bom… O sport verde era o mais legal.
Acabo de encontrar uma para restaurar!!!
Tagima… tive uma, modelo Fender Telecaster (totalmente vintage), vinho com escudo branco e braço escuro. O som era razoável, mas a construção era ótima. Aí vendi prum compadre, que envenenou com uns captadores novos. Deu vontade de comprar de volta… bons tempos aqueles quando eu tocava guitarra…
Com faixa só o Mustang ou o Mini… o resto (Lancia/500/Gol e adjacências) é resto…
E o Camaro, morre afogado?
Tá bem de comparação heim irmão….!!!!
Abraços
minha avó tinha um TL lá em petropolis, eu guri achava o carro + lindo do mundo, até porque meu pai tinha um fusca verde escuro e minha mãe tinha uma variante azul claro, chamávamos de azul calcinha de empregada (ñ sei porque)
haha!! o acabamento do TL deve ser melhor
na cidade de ipaussu, 20 km de minha cidade tem um professor de português, seu Homero, que tem uma tl sport branca do mesmo jeito a da foto menor, ele a comprou em 1976 e é primeiro dono, perguntam pra ele se vende? nem com reza. um dos carros mais lindos que ja vi.
Fala pra ele levá-lo para Ourinhos, lá perto, neste final de semana, que terá um evento regional de carros antigos. É sempre bom prestigiar e curtir estas exposições.
Ficou bonito este gol, pena que aqui em São Paulo carro branco 4 portas e sinonimo de taxi, se andar com um destes branco pela cidade corre o risco de alguem dar sinal de parada, rs
Muito bonito mesmo!! Combina com minha guita vintage, réplica de uma fender 62…
Shelter SSt 62?
stratus sunburst, o código exato não tenho aqui.
Já dizia Rauzito, melhor quer uma metamorfose ambulante… GF gostando de TUNING…hahahahaha… você as vezes me surpreende, FG. O seu próximo passo agora é gostar dos modernos!
FG: não é sobre o TL, mas sobre a Vemaguet. Veja este link e vê se vale um post: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-139822360-hot-vemaguet-_JM
Vale é cadeia.
Como dizem, gosto não se discute. Lamenta-se…
Mas que deve ter ficado bom com um motor de Opala, ah, deve… eheheh.
Putz que tristeza………….
Xunning com o carro do vovô!