AUSTIN, TEXAS

SÃO PAULO (estaremos vivos?) – Será na cidade de Austin, no Texas, a volta da F-1 aos Estados Unidos. Bernie Ecclestone anunciou hoje, sem muitos detalhes, que fechou um contrato para que a categoria retorne ao maior mercado consumidor do planeta em 2012. E o contrato vai até 2021. Um autódromo novo será construído só para a categoria. Hermann Tilke deve desenhá-lo, claro.

Subscribe
Notify of
guest

71 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ernesto
Ernesto
13 anos atrás

Com Elkhart Lake, Laguna Seca, Watkins Glen, pra quê mais uma pistinha de Autorama? Será que o Tio Bernie já não encheu as burras de dinheiro suficiente? É nessas horas que eu acabo admirando a “soberba” dos norte-americanos: esnobam a F1 e não estão nem aí…

JOSE RENATO
JOSE RENATO
13 anos atrás

Vai ser o Tilke, estão FUDEU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

fernandofn
fernandofn
13 anos atrás

Só existe o Herman Tilke de desenhista de autódromo no mundo? As piores corridas desta temporada foram nos Tilkodromos

KRLOS
KRLOS
13 anos atrás

O problema na F1 é que como tudo no mundo, está se tornando igual. Você viaja por aí e dificilmente vê coisas diferentes. Tudo é igual. A F1 não fica atrás e continua insistindo que um só cara deva desenhar as pistas de F1. Aí ficam todas iguais, sem ultrapassagens, sem subidas ou descidas, um saco só. Viva Interlagos!

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
13 anos atrás

Uma das cidades mais legais dos EUA, e, disparado, a mais legal do Texas. Agora, Herman Tike é muita sacanagem, né? Porque eles não pegam essa dinheirama toda e não reformam Sebring, por exemplo, nem precisa inventar um traçado novo.

Fabio de Deus
Fabio de Deus
13 anos atrás

Uma vez ouvi acho q o Emerson Fittipaldi ou algum outro piloto falando q Elkart Lake é a Spa dos EUA… Pq não fazem uma corrida lá?? Td bem q o acidente do Cristiano da Matta foi lá, mas é só dar uma garibada na segurança do autodromo q ele é aprovado pra F1 correr… tds os pilotos q correm lá dizem q é pura diversão… deviam ir pra lá

Tuta
Tuta
13 anos atrás

Austin é um grande projeto. Queriam o povo hip, mudérrno – o jovem, se não me entenderam – e começaram por onde? Música. Foram a Nashville e convidaram os estúdios de lá para abrir filiais no torrão texano, o que tornou a cidade cheia de estrelas da música o ano inteiro. Para a noite virar uma loucura, foi um tapa num cego. Já disse o representante dos caubóis: Queríamos um super evento para Austin, a F1 é desta categoria. mas poderia ser o Cirque du Soleil ou uma Disneyland.

Tuta
Tuta
13 anos atrás

Tem que ter forma de guitarra, pois o SRV era de lá…

Luis Albertyn
13 anos atrás

Bom, na terra do Mickey Mouse, mais um circuito Mickey Mouse. Justo.

Já que tá valendo qualquer concessão pra entrar na terra do Tio Sam, que se faça uma corrida em oval. Por que não? Agradaria aos ianques e dava uma chacoalhada na mesmice da F-1. As questões de regulamento e de adaptação dos carros são todas contornáveis e, aí sim, a F-1 cairia novamente no gosto dos caras…

Luis Vieira
Luis Vieira
13 anos atrás

Otima notica sobre o retorno da F1 aos EUA. Importante marcar presença no maior mercado do planeta.

Porem uma pessima noticia é saber que o Herr Tilke irá desenhar um novo autodromo… La vem m… novamente!!! Não aguento mais esses kartodromos anabolizados do Tilke, muito chata as corridas neles.

JCMoreira
JCMoreira
13 anos atrás

Se Hermann Tilke for o projetista, pode esperar um estacionamento, não um autódromo.
Bernie quer audiência, ultrapassagens e continua deixando esse cara projetar pistas.
Vai entender.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Corrida de automóvel é bom em qualquer lugar e os gringos são competentes p’ra caramba. Vamos usar os bons exemplos e deixar o resto de lado.

mario
mario
13 anos atrás

Nós brasileiros adoramos dizer que lá tem só “caipiras”… Austin é 100% high-tech. Cheia de universidades e escolas fudidas. E lá funcionam Apple Inc, HP, Google, Sun Microsystems, Motorola, IBM… sem dizer que todo ano tem rock. Acho que é um lugar bom para a Formula Um.

niko
niko
13 anos atrás

a Fórmula 1 só vai fazer sucesso nos EUA no dia em que tiver 43 carros rodando em círculos por 3 horas!

Fabio Amparo
Fabio Amparo
13 anos atrás

Estamos quase na metade de 2010. Os EUA voltarão à F1 em um novo autódromo em 2012.

Logo eles levarão um ano e meio pra contrui-lo.

O Governo do RJ deveria ter umas aulinhas com esses caras.

Abs

mBuck
mBuck
13 anos atrás

Austin e uma grande cidade, bom sistema hoteleiro boa comida uma cidade bem relax ,cheio de gente bonita e muita musica.Moro aqui ha quatro anos e acredito hj ser a cidade ideal para o retorno da F1

Roberto Lima
Roberto Lima
13 anos atrás

Não precisa de nenhum tilkodromo nos EUA, era só fazer em laguna seca…. seria sensacional

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
Reply to  Roberto Lima
13 anos atrás

Laguna Seca seria fantástico mesmo, um sonho de muita gente…

Carlos Bragatto
Carlos Bragatto
13 anos atrás

Mas é brincadeira. Isso aí parece obra publica no Brasil, onde a empreiteira “leva um” pra construir, o politico “leva um” por aprovar a obra e boas.

Pra que construir um autódromo, no meio dos rednecks, se tem TANTOS que são excelentes e com pequenas reformas seriam mais do que adequados para a F1?

Só dois, de cara, seriam excelentes: Watkins Glen e Laguna Seca, pistas de macho, com subidas, descidas, curvas cegas. Mas na F1 tem que ser tudo virginal, plano, sem perigo, sem desafio.

Campeonato de merda que é a F1…

CH

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
13 anos atrás

.Bem se é desenhado pelo Tilke posso garantir que não vi e não gostei……. será que em todo o planeta e no meio de seis bilhões de habitantes só temos um projetista de pistas? PELAMORDEDEUSSSS!!!!!!!!

O camarade é um dos coveiros da categoria, só faz bostas, já disse que ele comprou um programa DOS para projetar novos desenhos de pretzels e usou o mesmo para fazer essas tranqueiras pelo mundo afora, é claro que vão aparecer logo alguns para defenderem o mala e dizerem que os seus autodromos são seguros e blá, blá, blá o que garante a segurança dos autodromos são áreas de escape, materiais absorventes para proteção de impactos, supressão dos guard rails nús e é claro os carros que possuem celulas de sobrevivência e são construidos com materiais leves, flexiveis e resistentes. Seus autodromos(?) entram só com a chatice, o mesmismo e um trajeto chato, enfadonho e previsivel.

É sem duvida alguma um dos maiores ícones do que de pior já passou pela categoria máxima do automobilismo e só somou esforços para piora-la, é o tipico tecnico ultra especializado que não tem nenhum tipo de simbiose com o esporte , é limitado e sem criatividade, se tivesse nascido no renascimento no máximo serviria para lavar os pincéis de grandes pintores ou carregar peso para os grnades engenheiros e arquitetos da época, desprovido de talento.

Diogo
Diogo
Reply to  rubem rodriguez gonzalez
13 anos atrás

A maior limitação ao espetáculo promovida pelo Tilke não é o traçado sem graça. São as áreas de escape asfaltadas. Se fossem de grama ou de brita, veríamos vários pilotos perdendo tempo pra voltar à pista. Quantos pilotos já passaram reto em freadas fortes, e, logo depois já estavam na disputa.

Bruno Kussler
13 anos atrás

Se não puderem correr pickups como a Dodge Ram vai ser um fracasso de publico, escrevam o que eu to falando. Texas é o Goias americano.

Ricardo Silva
Ricardo Silva
Reply to  Bruno Kussler
13 anos atrás

Texas é o Goias americano, concordo. Mas Austin e San Antonio são muito legais.

Ricardo Silva
Ricardo Silva
13 anos atrás

Caramba, Austin é muito legal, é uma cidade universitária, com muita gente jovem andando pelas ruas, cidade bonita para o passeio de um dia.

Por sinal fica perto de San Antonio a terra dos Spurs da NBA. San Antonio é uma dos destinos turísticos nos EUA, local para família, com parques como o Seaworld.

Olha para ser no Texas tinha mesmo que ser perto de Austin e San Antonio. Houston e Dallas são metropoles, selva de pedra.

Convenhamos que os Texanos gostem de hotdog e oval. Muito bom, nem acredito que vou ver Fórmula 1 nos EUA.

Tom Semfreio
Tom Semfreio
13 anos atrás

Pois é. Um dia vai. Teimosia estúpida. Norte-Americano gosta de F1 igual gosta de futebol. E depois daquela espetacular prova da F1 em Indianapolis, com festa da Michelin e a participação especial de seis pilotos…agora eles compreendem o significado de “Circo da F1”. E eu também.

Ricardo Zeólito
Ricardo Zeólito
13 anos atrás

Pelo menos parece que o pessoal de lá ainda se liga em corridas…
Sobre o autódromo, aguardemos, porque muita gente criticou os novos autódromos. A presidência da FIA mudou e coisa nova pode vir.

Renan Brait
Renan Brait
Reply to  Ricardo Zeólito
13 anos atrás

é, mais a presidencia da Fom não mudou… e são eles que mandam nos contratos

Rodrigo Mattar
Rodrigo Mattar
13 anos atrás

Bernie já deu vários tiros no pé fechando contratos para provas em Las Vegas, como aquela do estacionamento do Caesars Palace, que só serviu pro título do Piquet em 81; o horror que foi Dallas, no mesmo Texas, em 1984; e Phoenix. Pista boa mesmo, nos EUA, só Watkins Glen nos autódromos e Long Beach, que eu gosto muito enquanto pista de rua. De resto, nem o misto de Indianápolis era legal de se ver…

Pedro Reys
13 anos atrás

@Pedro Migão

Austin, embora fique no Texas, não é na região produtora de petróleo. A maior parte das oil companies ficam em Dallas.

Austin fica no início do Hill Country, a região montanhosa no centro do Texas.

De uma maneira geral a cidade se diferencia do restante do Texas, sendo mais “hippie”.

Fico surpreso e feliz que a F1 virá pra cá.

Caio
Caio
13 anos atrás

Mesmo sem saber como vai ser o circuito, esse GP em tem tudo pra ser uma dos locais mais legais da temporada pelos seguintes motivos:

– Austin é uma cidade liberal em um dos estados mais conservadores dos EUA.
– A cidade tem uma vida noturna muito boa e uma população muito jovem, composta principalmente por alunos da University of Texas, que não se enquadram no padrão “obesidade mórbida” americano.
– A cidade sedia o festival de música Austin City Limits anualmente. Mais de 130 bandas se apresentam em 3 dias de evento em um dos muitos parques da cidade.

Mesmo que a corrida aconteça em um pantano, só a visita a Austin pagaria a viagem.

borges
borges
13 anos atrás

A cidade é muito agradável vamos ver a pista…..

Luiz Colmenero
Luiz Colmenero
13 anos atrás

Eu acho as pistas da Malásia, China, Bahrein e Turquia bem legais, a culpa por não ter ultrapassagens não é do arquiteto!

Maxwell Barbosa Medeiros
Maxwell Barbosa Medeiros
13 anos atrás

Porque cargas dágua Hermann Tilke é sempre chamado para fazer o traçado das pistas mais novas da F1?

Ainda não engulo a de Dubai.

Marcio Vieira
13 anos atrás

No Texas?? Vai ser um tiro no pé. Lá o pessoal só anda nas “trucks” e só quer saber da Nascar com hotdog.

Claudinei
Claudinei
13 anos atrás

Texas é um bom lugar p/ música (Stevie Ray Vaughan, Johnny Winter, ZZ Top…), agora p/ F1 fico na dúvida…

Elmo
Elmo
13 anos atrás

Autódromo chato e arquibancadas vazias.

MSM
MSM
13 anos atrás

Boa notícia que será num autódromo, pena que será projetado pelo alemão.

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
13 anos atrás

Não entendo pra que se constroi um autodromo gastando muitos dinheiros para usar uma vez por ano só.

Po… Montreal que o diga… fica lá às moscas o ano todo recebe só a F1. Pra que??? Contrato?

Acho que se não correr de caminhão não estraga tanto assim o asfalto.

Gomes, eu não entendo porque… vc que é do ramo, poderia me explicar, por favor?

Diogo
Diogo
Reply to  Flavio Bragatto
13 anos atrás

Flávio, Montreal é uma pista “de rua”. O traçado fica dentro de um parque. No restante do ano (afora a F1 e a Nascar) a pista é usada para o tráfego. Da mesma forma ocorre em Melbourne.

Fabio Souza
Fabio Souza
Reply to  Flavio Bragatto
13 anos atrás

Retorno economico, tutu, bufunfa…simples assim. Daí os contratos de longo prazo, pois com um custo elevadíssimo de construção, teria que ter a garantia de tempo suficiente para dar retorno. Garantindo X corridas de F1, o resto se desenrola depois. Podem tentar utiliza-lo para outro fim, ou não.

Fabio de Deus
Fabio de Deus
Reply to  Flavio Bragatto
13 anos atrás

Aí Diogo, Montreal não é circuito de rua não! Parece um, devido a proximidade dos guard-rails e tal, mas é um circuito construido para parecer urbano, mas é um autódromo fixo, como Interlagos, Silverstone e qualquer outro…

Diogo
Diogo
Reply to  Flavio Bragatto
13 anos atrás

Fábio, o “de rua” está entre aspas propositadamente. A pista não é usada como tráfego regular – vias de trânsito. Ela é usada como tráfego dos frequentadores do parque. Corridas lá, são em finais de semana previamente determinados, como forma de garantir a integridade do parque. A Nascar só passou a correr lá depois que “roubou” a data que pertencia a CART.

Rubem
Rubem
13 anos atrás

Quando as pistas do Tilke apareceram, ele era o mago e tal por revolucionar as pistas da categoria. E por inovar em pistas muito seguras tb! Hj o cara é escorraçado e xingado… Sei nao… O problema é do tilke ou da f1?

Smirkoff
Smirkoff
13 anos atrás

Vai ficar barato, porque não precisa fazer arquibancadas _ ninguém vai lá ver mesmo…

leandro
leandro
13 anos atrás

Circuito oval na F1 seria legal.
Só que iam precisar de outro motor, só pra essa pista, com um limite de rotação menor (se não nenhum motor dura até o fim)

Jader
Jader
13 anos atrás

Maior mercado consumidor do mundo não é China?

Fabio de Deus
Fabio de Deus
Reply to  Jader
13 anos atrás

China é maior mercado consumidor potencialmente só, pq la a maioria da populaçaõ ainda é miserável.. Com a renda per capita de cada americano, deve dar pra sustentar umas 10000 pessoas “normais” da China…

Renan Brait
Renan Brait
Reply to  Jader
13 anos atrás

China não passou EUA em PIB, e tem uma população de 4 a 5 vezes maior… onde vc acha que o cidadão tem mais dinheiro??
é so comparar com o brasil… EUA tem 10X mais pib que o brasil e 1,5X mais população, o que indica que os habitantes tem em media 6,5X mais dinheiro que aqui

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
13 anos atrás

Monotonia Show!!!

Gabriel Araújo
13 anos atrás

Tilke de novo? Pelamor…

Glauco Porciuncula
Glauco Porciuncula
13 anos atrás

A culpa não é do Tilke e nem de quem o contrata. A culpa é das regras a serem seguidas na construção de qualquer autódromo que necessite de homologação para a F1 pela FIA.

E o coitado do senhor Tilke tem mais uma penca de engenheiros trabalhando nos projetos. Coloquem a culpa neles tb, eheheh

Fabio de Deus
Fabio de Deus
13 anos atrás

Melhor uma corrida nos EUA do que no Quirguistão ou Sri Lanka como as q o Bernie vem arrumando ultimamente… Ao menos no EUA a F1 tem um pouco de tradição, apesar de o povo de lá não dar a minima pra categoria… E é bom a gente torcer desde já pra arrumarem um kra novo pra desenhar o traçado, pq oTilke vai ser dureza…

Fernando
Fernando
13 anos atrás

a culpa nao é do Tilke, é de quem o contrata..

Aliandro Miranda
13 anos atrás

Quero levantar uma campanha aqui:

NO TILKE FOR USA

E lotar o e-mail da FOM e da FIA.

Vamos aderir?

ricardo74mg
ricardo74mg
13 anos atrás

Mais um Tilke-o-rama para ficar às moscas com a falta de interesse do público. E, sendo no sul, a caipirada não vai prestigiar mesmo uma categoria “europeia” em detrimento de alguma prova “made in USA”.
Bom, pelo menos o horário será palatável para nossa felicidade…

Askjao
Askjao
13 anos atrás

Tem tudo para ser mais uma pista enfadonha… um kartódromo de proporções maiores!

vitão
vitão
13 anos atrás

para quem queria entrar nos USA pela porta da frente, a.k.a New York, fazer no fundão do Texas, em que pese a grana, é muito pouco .

Homer
Homer
13 anos atrás

que faça um oval pelo menos!

Pedroca el Diablo
Pedroca el Diablo
13 anos atrás

nuss, esse cara só faz umas pista meio quadrada… eu desenho uma pista melhor ele no paintbrush….

mas aquela “curva tripla” do GP da china é legal!

Rafael Chinini
Rafael Chinini
13 anos atrás

poutz…Hermann Tilke de novo? não é possível
Eu gostava muit da corrida de Indianápolis, o traçado era bom.