GRANDE, ENORME BIRD!

SÃO PAULO (um beijo pra ele!) – E eis que o nosso Bird Clemente, um dos ídolos deste blogueiro, pintou no programa do Jô ontem à noite, justo no dia dos 70 anos de Interlagos. A entrevista teve dois blocos e clicando nesse vídeo aí no alto você terá acesso às quatro partes colocadas no YouTube.

Falar do Bird, eu? Vocês estão loucos… Ele fala, a gente escuta!

Um detalhe, para não passar em branco. Ontem eu estava no estúdio da rádio quando a entrevista foi ao ar e deixei o volume baixinho, com aquela função de legenda, “closed caption” (eu tinha escrito tecla SAP, heheh). A anta que digitava chamou a Willys de “Willians” e “Williams” o tempo todo. A Vemag, de “Wemage”. DKW, “Decavê”. O nome do Fissore, que o Jô teve um e falou mal pacas do carro (já tinha me dito disso quando fui lá, anos atrás), não conseguiram entender no Departamento de Closed Caption Global. Saiu “…”. Bardahl virou “Bardaux”. Uma coisa de louco.

Subscribe
Notify of
guest

76 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Evandro Águia
Luiz Evandro Águia
13 anos atrás

Eu estive com o meu amigo Bird no evento dos 70 anos do autodromo de interlagos,,,ele comentou que a gravaçao iria para o ar naquela noite dai retornei para casa e fiquei aguardando ;;a entrevista foi fantastica,,, o Jo,,ate deixou o Bird Falar a vontade,,,,,pois em outras entrevistas ele sempre atravessa o entrevistado nao os permitindo completar,,suas perguntas,,e parabens ao Bird . nosso heroi,das pistas do Brasil..

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

É muito bom ver que nosso autombilismo tem belas histórias. Sem dúvida, Bird é um ícone importante dentro dessa história.

Salve!

Mário Buzian
13 anos atrás

FG,

Eu conheço o Jô de looonga data, não vou ficar aqui criticando o seu jeito de entrevistar, certamente se ele tivesse um interesse maior no assunto automobilismo teríamos uma entrevista mais do que memorável, mas só de ver o querido senhor Bird Clemente na tela falando dos áureos tempos (que infelizmente eu não vivi…Só acompanhei nos livros e revistas da época) eu já fiquei alucinado…
Tenho gravados depoimentos dele no canal Speed no documentário sobre a história do automobilismo brasileiro, onde ele (e mais um monte de gente fantástica) conta bem mais em menos tempo…
Na minha opinião o momento alto da entrevista, entre tantos outros, foi quando ele admitiu que estragou o Gordini da teste de resistência em Interlagos, eu sempre me admirei com essa história, e muita gente dizia que um cavalo atravessou a pista, tinha chuva, neblina, óleo, o catzo…Mas nunca soube que ele, o Bird, no volante tivesse sido pego pela monotonia e “vacilado” um pouquinho, e daí o resultado…Imagino só a gozação da turma, especialmente do Luizinho, e a cara de brabo do Greco, o Trovão, quando o carro chegou nos boxes todo torto…
Bird, muito obrigado por esses e tantos outros fantásticos momentos narrados, que fazem a delícia de apaixonados como nós !!!!

Júlio Slayer
Júlio Slayer
13 anos atrás

O Jô poderia ter perguntado alguma coisa do Chiquinho Lameirão, outro grande piloto dos anos 70. Só que o Jo focou, obviamente, nas perguntas sobre os ‘grandes’ pilotos.
Muito boa a entrevista, vacilei de não ter gravado.

Marcelo Mendes
Marcelo Mendes
13 anos atrás

Flávio, vc poderia criar num novo canal no Limite-ESPN com entrevistas, além das boas histórias de carros, o que acha? Uma entrevista com o Bird feita por vc seria show.

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
13 anos atrás

Concordo com as críticas ao Jô, mas mesmo assim foi ótimo ouvir o Bird.

Rubens Tomaz Conceição
13 anos atrás

Caramba…. que aula…..

Fabio Souza
Fabio Souza
13 anos atrás

Como alguns amigos já disseram, quando o Jô entrevista alguém que faz algo que não seja do que “ele” gosta, fica um negócio horrível de assistir.

Se não fosse o incrível Bird contar algumas passagens engraçadas, seria um porre de entrevista. Que gordo besta!

Erik
Erik
13 anos atrás

Nosso combalido Brasil, a exemplo do Fissore do Jo, ainda precisa “pegar no tranco”. Não é a primeira nem a última entrevista que vejo onde o entrevistador interrompe o entrevistado e o desvia do foco principal. Pelo contrario, isso é regra entre nós. Quanto ao closed caption, triste de um país que não preserva sua memória. Se não nos preocupamos em transmitir conhecimento, como esperar que escrevam corretamente o nome de um carro antigo? Duvido que algum funcionário da RAI escrevesse errado nomes como Pininfarina, Bertone…e Fissore!

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

Pior de tudo foi ver o gordo querer demosntrar conhecimento na frente do Bird! Vai ver ele é oarente do Ga-ga-ga-galvão!

GERALDO CASSELLI JÚNIOR
GERALDO CASSELLI JÚNIOR
13 anos atrás

Ano passado ele deu uma entrevista para a Joven Pan ( Formula JP ) com o Claudio Carsughi , cujo melhor momento ( pra mim pelo menos ) , é sobre o cursinho que Piero Taruffi venho dar no Brasil . Mijei nas calças de tanto rir !!!!

Thiago Schauenberg Pereira
Thiago Schauenberg Pereira
13 anos atrás

Ótima entrevista! Aliás, alguém poderia fazer o favor de postar a sua entrevista no seu tubo.

Paulo César
Paulo César
13 anos atrás

Taí a prova de quem trabalha na Glob…(ops, TV Marinho ), não é diferenciado, gênio ou superior em relação a qualquer pobre ou rico mortal.

O Bird é 10! Mas a entrevista foi fraca, culpa do apresentador, metido a saber e entender de tudo, não explorou nada do entrevistado, do que já se sabe. Cultura sem saber como usa-la , de nada serve. A entrevista teria sido melhor e enrriquecedora, se o entrevistador fosse mais “ignorante”, fazendo o simples, ” conta aí Bird…..”, e daí se aprofundando nos “causos”.

Não me interessa, e creio que também para a maioria, se o entrevistador teve um fissore que só dava problema, blablablá, blablablá…….

Leonardo-DF
Leonardo-DF
13 anos atrás

Eu vi a ótima entrevista, imaginei que você iria mencioná-la aqui!
Aquele Fissore que o Jô teve é lindo demais! Pelo que eu entendi, o problema do jô não era com os DKW’s, era com o pé-duro dele…. Barbeiro… rs…

Luis Albertyn
Luis Albertyn
Reply to  Leonardo-DF
13 anos atrás

E o braço era duro também. Levou dois tombos daquela Harley Fat Boy dele, se machucou e depois desandou a falar mal de moto…

Quanto ao Bird, sem comentários, bom demais. O saudosismo é compreensível, não dá pra criticar.

Como trabalho com legendagem, vou dar um desconto (mas é só um…) pro pessoal do Closed Caption. É um trabalho insano, onde quase não há tempo para se pesquisar sobre o assunto a ser tratado. Não dá tempo nem de respirar, quanto mais de entrar no Google pra ver como se escreve determinada palavra. É lógico que dá pra melhorar, mas a culpa é muito mais do empregador (que paga mal e impõe jornadas de trabalho extenuantes) do que do empregado.

Abs!
LA

Moncho
Moncho
Reply to  Leonardo-DF
13 anos atrás

Exato Luis. Paguem – e exijam – mais.

Ah…, e Fat Boys não são para fat boys…

Regi Nat Rock
Regi Nat Rock
13 anos atrás

O problema é que o Jo não da espaço pro entrevistado. Sempre quer aparecer mais que o convidado.
Tem nada não. Melhor que isso, é ouvir ao vivo as histórias que são muitas e interminaveis diretamente.
ô privilégio que os Deuses da velocidade me dão.
Ainda assim, foi bem legal e a historia do Chico Landi com o papa não conhecia, sendo impagável….

fab
fab
13 anos atrás

Só para esclarecer como são feitas as “legendas do closed caption”, é um apanhamento em tempo real pelo sistema de estenotipia (tem um “capial” lá ouvindo o que é dito e digitando freneticamente numa maquininha daquelas de filme de tribunal americano. Um sistema informatizado vai “traduzindo” o que ele digita e saem essas pérolas mesmo, não dá para corrigir na hora). Dessa vez, não é um problema da rede glóbulo…
um abraço!

Moncho
Moncho
Reply to  fab
13 anos atrás

Pombas! É problema de quem então?!

Se há um capiau anarfa contratado para escrever e não escreve, devia mais é estar limpando latrinas…

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Estava no seu blog quando começou a entrevista, e, claro, parei para assiti-la. Amigo, como é bom ouvir o Bird falando de automobilismo. Quem dera tivéssemos mais ídolos como ele. Quanto ao Closed Captions, é isso que dá colocar garotos par fazer trabalho de quem conhece. Não sabem o que é Willys, Vemag ou DKW. E teriam obrigação de saber, p’ra não escrever besteira, já que o negócio é profissional. Abraço.

Moncho
Moncho
Reply to  Orlando Salomone
13 anos atrás

Este é um país onde se considera desnecessário aprender História nas escolas. Pra que?, perguntam…

Herico Gomes
Herico Gomes
13 anos atrás

Se eu chegar aos 50 anos como o Bird está aos 70… ótimo.
Entrevista maravilhosa.

guirds
guirds
13 anos atrás

para quem aguenta o Galvão como narrador isso não é nada…
ou vai ver que é ele que digita também !!!

moacir
13 anos atrás

Parem de ver, pô! desse jeito eu ñ consigo carregar o vídeo no micro lá de casa. Vão ver novela!

Clauke
Clauke
13 anos atrás

A entrevista do Bird Clemente no Programa do Jô foi um desperdício. O Jô não fez a “lição de casa” e ficou perguntando sobre o Emerson e o Wilsinho, sobre o Chico Landi, o Nuvolari (!) e sobre o livro propriamente dito nada foi dito. Mostrou umas fotos com aquele jeito gordo displicente deixando a luz fazer brilho… não perguntou sobre sua técnica de pilotagem, que foi o que o fez famoso (o Ayrton dos anos 60s); como era correr na neblina à noite em Interlagos; quem eram seus rivais, etc. Nada! O gordo foi um desastre. Se era para falar do Emerson, que chamasse o próprio, catzo! O Jô é metido a sabetudo mas de automobilismo de competição ele não sabe nada.
O Bird é tímido e não tem prática de comunicação televisiva, mesmo assim salvou contando histórias elogiosas do Piquet e fez uma “denúncia” contra a imprensa brasileira que não dá espaço para o Hélio Castroneves. O gordo ficou quieto porque a “imprensa brasileira” era aquela mesma que paga o seu gordo salário e transmitia a entrevista.
Está ficou faltando. Fico pensando você e o Jan Balder fazendo as perguntas certas para o Bird.
E o livro? Quando é o lançamento? Qual é a editora? Onde vende? Eu cada vez acho menos graça neste gordo sem graça.

felipe gatica
felipe gatica
Reply to  Clauke
13 anos atrás

Pô Clauke, estou doido pra assistir o seu programa. Diga quando você vai entrevistar o Jô Soares dando todo esse monte de conselhos. Num próximo episódio, que sem dúvidas será de grande audiência, chame o Bird, para ele olhar pra tua cara e vamos ver se tem pelo menos o mínimo de vontade de lhe dirigir a palavra, seu Sabichona!!!

Lio
Lio
Reply to  Clauke
13 anos atrás

Clauke …exelente sobre Jô …ja reclamei varias vezes na Globo…quando o assunto é otimo Ele acaba logo..e quando é uma porcaria Ele alonga até……
Só ELE quer falar não deixa os entrevistados falarem ( todos humoristas de outros canais falam disso ) e o pessoal IDIOTA acha que Ele entende de todos assuntos ..falando sem parar…
Ele ja mostrou VARIAS VEZES QUE ELE LÊ na frente tudo que fala…Ele não entende NADA de politica..nem religião e acho que nem de comida…e nem de humor quem escrevia as piadas era o Max…Jô um saco…

Sérgio Castro
Sérgio Castro
13 anos atrás

Abri uma exceção e assisti o programa do maior chato da TV, e mais uma vez fiquei embevecido com todas as histórias do Bird e do automobilismo brasileiro, pelo menos nos momentos que ele não era cortado pelo gordo. Aliás, daria pra ficar horas ouvindo o Bird falar com a riqueza de detalhes que lhe é peculiar…

Leandro Iamin
Leandro Iamin
13 anos atrás

Flavio, eu o achei naquela fase um pouco intransigente do saudosismo. Exagerou um pouco do “naquele tempo era perfeito e hoje é o contrário”. No mais, sem mais. Abraço!

Leonardo-DF
Leonardo-DF
Reply to  Leandro Iamin
13 anos atrás

Mas naquele tempo era perfeito e hoje é o contrário. Hoje impera o dinheiro, antigamente era a paixão.

Luiz Salomao
13 anos atrás

Se o cara do closed caption fosse mais inteligente e culto estaria trabalhando em outra coisa e nao se sujeitaria a perceber 1 salario minimo p virar a noite escrevendo p surdaiada ler!

fab
fab
Reply to  Luiz Salomao
13 anos atrás

Vc não está muito bem informado amigo, normalmente o salário pago a esses “menos inteligentes e cultos” é bastante tentador (umas dez vezes o que vc sugeriu) e não é necessário “virar a noite escrevendo”….

Moncho
Moncho
Reply to  Luiz Salomao
13 anos atrás

Na verdade não há qualidade de mão de obra e serviços neste país em Nenhum setor. Gente que trabalha com a língua escrita e falada, jornalistas e até professores, por vezes beiram ao analfabetismo funcional. Não conhecem mais profundamente nenhum assunto, vivem seu mundinho diminuto e até quando anunciam seus próprios carros para vender, não sabem grafar o nome.

Outro dia um aí disse que não sabia sobre certo assunto “porque na época eu ainda não havia nascido”…

I vão qui vão!…

Neto Guido
13 anos atrás

rsss.errei o acento…rsss agora já era…não gosto deste gordo mesmo!

Neto Guido
13 anos atrás

Flávio, gostaria muito de ver a sua entrevista no Jó, já procurei no youtube, mas não achie, se você ou algum companheiro de blog pudesse me ajudar, ficaria grato!

agradeço antecipadamente!

antonio
antonio
13 anos atrás

Muito bom, o Bird Clemente como piloto foi genial e como pessoa exemplar.

José Carlos P Almeida
José Carlos P Almeida
13 anos atrás

Grande entrevista. Bird Clemente deu um verdadeiro show.
Outro dia, Ronaldo se queixava que o brasileiro não reverencia seus ídolos. É a mais pura verdade. Mas não para ele. Bird e outros que ele citou é que deveriam ser reverenciados. As fotos mostradadas com aquela estrutura, ou a falta dela, mostra o quanto foram heróis esses pilotos, que acima de tudo amavam verdadeiramente o que faziam.

jean
13 anos atrás

Perdoa as antas da globo, eles são bitolados nas equipes de F1 atuais, não entendem nada de automobilismo de verdade, de pilotos-heróis!!

fred
fred
13 anos atrás

Os caras não são ignorantes não, a gente é que é velho.

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
13 anos atrás

Há pouco tempo fui a uma palestra de um dos responsáveis pela engenharia da Globo. Ele disse que existe um software que reconhece as palavras em tempo real e manda para a tela.

Mas eu acho que isso é cascata. Não estamos neste nível, ainda…

Humberto Corradi
Humberto Corradi
13 anos atrás

Sabedoria e bom humor. A parte citando Helio Castroneves e as 500 milhas de Indianápolis faz pensar em como valorizamos e tratamos alguns pilotos.
Alguns esperam o cara morrer pra reconhecer o que ele fez.

Augusto Freire
Augusto Freire
13 anos atrás

FG, você disse tudo, do Bird a gente não fala, escuta !
E não se cansa de escutar, quando a entrevista acaba a única coisa que pensamos é: Ué, mas já ????
Bird é um dos meus ídolos da infância e adolescência, que tive a felicidade de conhecer pessoalmente, depois de adulto. Ah, e graças ao nosso Blue Cloud e aos DKWs.
Abraços.

Mark Kweirotz
Mark Kweirotz
13 anos atrás

Essa da Willys doeu….

É que a gente que é mais “antigo” lembra como algo banal de um Aero, Rural… todos Willys e não… (meu deus..) Williams.

Wemage?

Bom… outro dia parei num estacionamento e o cara do caixa estava conversando com um mano dele sobre um tal de Garrincha que jogava antigamente… coisa do tipo: “Juro proce véio, apareceu lá na tv, tem filmado. O cara tinha as pernas tortas e jogava pra caralho!”.
Se não tivesse presenciado a história nem acreditaria…

Um pais cujos governantes não prezam o investimento em educação formal, como exigir que o povo tenha cultura geral…

jose donizete
jose donizete
13 anos atrás

Flavio Gomes , vc ainda conseguiu entender os erros grosseiros , que se comete , por quem tem a responsabilidade de digitar oa dialogos , do tal close caption , imagine a minha situação de explicar a minha filha , que é portadora de de disfunção auditiva , e que a maioria das vezes não consegue entender o que se escreve , e muito menos o raciocinio logico daquilo que as pessoas estão falando ,
Uma dica tente assistir o jornal Nacional com closep caption , mas sem audio e vc vai entender ao q me refiro ,
E viva a inclusão , Em tempo ja cansei de mandar emails aos responsaveis reclamando ,
Bom dia

Digo Garcia
13 anos atrás

Muito legal mesmo!

Will
13 anos atrás

Não se preocupe com o erro do SAP, Flavio!
Acredito que tenha se confundido inspirado pelos tantos erros que viu na entrevista com o Bird! Hehehe!
Ah! E não é só no Programa do Jô que eles erram: veja os Closed Caption dos outros programas… lamentáááveis!
Em alguns casos, fica difícil de entender o que se passa, tamanhos os “lakdçnjl”…
Uma pena! Principalmente para os deficientes auditivos, altamente dependentes da correção dessas legendas para compreender melhor o conteúdo das entrevistas e programas!

HM
HM
13 anos atrás

assisti por acaso, deixei a TV ligada e quando escutei o nome do entrevistado parei para assistir,

Jô diz que entrevistou o Fangio no seu programa, alguém consegue esse vídeo? não achei no youtube, outra, agora queria ver a entrevista do Flávio Gomes também.

quanto aos erros no closed caption, já ouvi dizer que isso funciona com um sistema automatizado, não necessariamente alguém digitando, sim uma outra pessoa que repete o que esta sendo falado de forma mais clara para algum reconhecimento de palavras por voz,

Tarcisio
Tarcisio
13 anos atrás

Quanto conhecimento e carisma em uma unica pessoa!!!
Fabulosa a participação do Bird no programa!!!

Affonso Herme
Affonso Herme
13 anos atrás

Flavinho, veja se esqueci de alguém:

Hellé Nice
Bern Rosemeyer
Bird Clemente
Michael Shcumacher

esqueci de alguém?

Juvenal Jorge
Juvenal Jorge
13 anos atrás

Santa ignorância !

Phillipe
Phillipe
13 anos atrás

Acho que essas legendas de Closed Caption de alguns programas da Globo são transcritas do áudio por um computador, por isso esses erros grotescos… Me corrijam se eu estiver errado!

Mauricio
13 anos atrás

E ai tens o link da tua entrevista? Fiquei curioso

Jader
Jader
13 anos atrás

Pensei que a pronuncia do nome do Clemente fosse em inglês. Estranhei ao ouvir o Jô falar “Birdi” e não /bãrd.

Lucas
Lucas
13 anos atrás

Jô realmente tá gagá. Ficou cortando o Bird quase o tempo todo. E aquela hora que cortou o papo do Castroneves não ter espaço na mídia (Globo) foi bonito hahaha…

Baita velhinho esse Bird. Mas ei Flavio, mostra a tua entrevista lá pra gente ver também!

Romeu
Romeu
13 anos atrás

Um grande dia o de ontem.
Estar ao lado do Bird no evento em homenagem aos 70 anos do Autodromo de Interlagos (José Carlos Pace) e depois correr pra casa e vê-lo novamente sendo entrevistado pelo Jô.
Overdose de Bird.
E o “home” tem história que não acaba mais…
Ave Bird!

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
13 anos atrás

o cara, além de ser pioneiro, ter uma memória incrível, é uma simpatia fantástica. Basta ver pela reação do público, a entrevista poderia ter durado o triplo, que todo mundo ia adorar!

Arnold
Arnold
13 anos atrás

Se não me engano o CC é um programa de computador não é? to falando sério…se estiver errado me corrijam….abs

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

ha ha ha… o Bird “metendo pau” na mídia que não valorizam as vitórias do Helinho em Indianápolis num programa da Rede Globo

André Lima de Almeida
13 anos atrás

E eu me perguntando se o FG não estava isso assistindo ontem…

Se eu conhecesse tinha ligado pra avisar… Tava pensando que só nisso…

Mto massa a entrevista. Quer dizer, FG, que vc já foi no Jô?

Conte alguma coisa bacana da experiência! Ou escrota…