LEGIÃO URBANA

SÃO PAULO (oculto) – Olha a simpatia encontrada na garagem de uma casa à venda no Sumaré… Um Jeg, jipe dos anos 80 que, se me lembro bem, era montado sobre plataforma da Kombi e, raridade, não era de fibra de vidro, e sim de aço, mesmo. A base foi um estudo de jipe militar que a VW fez para o Exército Brasileiro, mas que acabou não sendo levado adiante. A turma da lama deve ter mais detalhes.

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
RONY MARCIO AZEVEDO
RONY MARCIO AZEVEDO
4 anos atrás

TENHO UM JEEP JEG 1977 – O 13° A SER FABRICADO PELA DACUNHA . MORO EM RIBEIRA DO POMBAL-BAHIA , O JEEP CHAMA MUITO A ATENÇÃO !!! ESTA COM UM MOTOR AP 1.6. !!! ABRAÇO !! DE TODOS OS JEEPS QUE JÁ TIVE ESSE É MEU XODÓ!!

kleber Duil Vieira da Costa
kleber Duil Vieira da Costa
Reply to  RONY MARCIO AZEVEDO
4 anos atrás

Boa tarde Rony, tbem tenho um Jepp Jeg ano 1977 com motor 1600 fundido, gostaria de colocar um motor AP 1.6 nele, vc poderia me dar algumas informações?

Mário Coutinho Leão
Mário Coutinho Leão
13 anos atrás

Grande Flávio Gomes!!
Vendo essa foto de um Jeg com rodas de Ranger, lembrei deste PDF que fala bastante (e com muitas fotos) deste jipinho.
O texto e as fotos relatam até os testes que a VW fezcom uma Kombi 4X4!!

http://www.ecsbdefesa.com.br/fts/JEG.pdf

Abraço, espero ter ajudado em algo.

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

COISORROROSA 118, no more!

Varlei
Varlei
13 anos atrás

Existiu tambem uma kombi 4×4, tinha até os mesmos protetores de farois do jeg, usava a mesma mecanica do jeg, eu até tenho por aqui uma revista antiga com o teste dela, que fim sera que esta kombi 4×4 levou???

Erik
Reply to  Varlei
13 anos atrás

Até a última vez que vi ela estava na Fábrica da QT engenharia, mas acredito que foram fabricadas duas. A outra, não sei onde poderia estar. Se quiser saber mais À respeito, essa kombi já foi testada pela 4×4&cia. Tente achar a edição correta da revista. Acho que lá, havia mais informações.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Não é Jeg não, é jumentcho.

paulo cesar alves
paulo cesar alves
13 anos atrás

Tem uma versão com tração nas quatro rodas deste carro desenvolvido pela própria Dacunha,que era a fabricante. E isso com a mesma mecânica tradicional volkswagem de motor traseiro refrigerado a ar . O carro foi testado para o exército alemão só que não deu certo.

Erik
Reply to  paulo cesar alves
13 anos atrás

O problema não era o carro. O grande problema era o mercado interno no Brasil, sem incentivos do governo e o valor das peças da kombi que aumentaram mais do que deviam.

O próprio Gurgel, sofreu um golpe do governo, anos depois. A QT acabou desistindo antes de chegar à esse ponto.

alcides
alcides
13 anos atrás

Até onde sei O Jeg foi fabricado aqui em SBCampo, por uma empresa de parafusos cuja sede era no Nordeste, me parece que tinham alguma coisa a ver com a Dacunha ( empresa de transporte de carros Okm=cegonhas), vc que deve conhecer o Helinho Dacunha ( Dekavezeiro nato) confirme a história.

Erik
Reply to  alcides
13 anos atrás

A Dacunha fabricou no começo, no nordeste e mais tarde, passou a produção para o estado de São Paulo em Arujá. (QT engenharia)

Bruno Oliveira
Bruno Oliveira
13 anos atrás

Que jipinho simpatico! Gostei!

Durvaldisko
Durvaldisko
13 anos atrás

Foi projetado para motorista com 1,50m.Os pedais podiam ser tocados com o queixo,o que era uma vantagem, e o banco era fixo.Honrava o nome.

Erik
Reply to  Durvaldisko
13 anos atrás

Olá. nesse modelo o banco não é fixo e o meu pai que era bem mais alto também tinha muito espaço quando sentava nele para dirigir. Será que isso era característica de modelos mais antigos?

[]’s

Carlos Carrato
Carlos Carrato
13 anos atrás

Apesar de ter sido bloqueado, sem motivo, no Twitter pelo dono deste blog, que admiro, volto a comentar com uma pergunta: “De quem é esse Jeg” – GL.

Lampadinha
Lampadinha
13 anos atrás

O motor era traseiro e tinha transmissão indo até o eixo dianteiro 4×4.

Foi feito na QT. Nome derivado de Qualquer Terreno. O Major Catarino dono da empresa trabalhou na Engesa onde foi um dos que desenvolveu o famoso Bumerangue que permita tração nas 4 rodas traseiras nos veículos de 6 rodas, Urutu e Cascavel e um curso de “suspensão” sem igual. Carroceria de chapa dobrada com curvaturas das esquinas de raio constante.

PS: A QT tinha todo o ferramental do Dodge Dart depois que este foi desavitado.

Erik
Reply to  Lampadinha
13 anos atrás

Olá. Conheci o coronel Catarino. Compramos esse jeg na fábrica da QT. Penúltimo exemplar dentro da fábrica na época. O Catarino é conhecido de família.

Luciana
13 anos atrás

Oi
Esse Jeg é do meu marido. Pelo que eu saiba esse Jeg andava muito no Sumaré e até subia o escadão!!!! Hoje ele está de férias, esperando por nós para a próxima trilha, talvez em dezembro!!!
Abraços

Erik
13 anos atrás

Gente. Tiveram 3 jegs no sumaré. Esse aí faz 10 anos que só é usado em férias. Os outros dois faz uns 12 anos que foram vendidos.

A reforma dele foi acontecendo enquanto eu andava com ele.
Não tem muita modificação. A furação das rodas da Ranger é a mesma da kombi moderna. Só precisei alargar um pouco os furos. Os pneus são bem maiores que os da Brasilia apesar de não parecer pelo tamanho da viatura.

Toda a base dele é de kombi. Fabricado em 1982 pela qt engenharia que tem sede em Barueri e a fábrica era em Arujá. Para mais informações, acessem o Jeg clube do brasil no orkut e perguntem. A reforma está quase concluída. Falta pouco :-) []’s

Erik
13 anos atrás

Olá Esse Jeg é o meu :-)

Mesmo escondido lá, ele acaba me surpreendendo.

Assistam o vídeo e façam uma busca no youtube por “trilha de jeg no pinheirinho”.
Também tem a comunidade Jeg clube do brasil no orkut.
http://www.orkut.com/Main#Community?cmm=2860254

[]’s à todos os admiradores.

Peter Cardozo Losch
Peter Cardozo Losch
13 anos atrás

Eu tenho um Jeg, parado há mais de 15 anos em nossa casa de praia… E o carrinho está fácil de restaurar. Uma foto para vocês: http://img.photobucket.com/albums/v514/plosch/DSC02870.jpg

Very
Very
Reply to  Peter Cardozo Losch
13 anos atrás

Cara, deixar um carro chegar a esse estado…

wolf
wolf
Reply to  Peter Cardozo Losch
13 anos atrás

Vixe! tá só o pó! (ou a ferrugem! hahahahaha!)

Erik
Reply to  Peter Cardozo Losch
13 anos atrás

O link não funciona. Onde está a foto? Tem mesmo um?

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
13 anos atrás

Putz… eu moro em sumaré há 30 anos e nunca vi um Jeg rodando por aqui.

Com certeza devia estar enfiado na garagem ou no sitio de alguem por anos até reformar.

Eu tenho uma revista com uma matéria sobre ele. Saiu uma versão com a mecanica da Kombi Diesel. Vou procurar a dita, scannear e mandar depois.

Anonimo
Anonimo
Reply to  Flavio Bragatto
13 anos atrás

ô “jeg”, é no bairro do Sumaré em Sampa, não na cidade de Sumaré !

fred
fred
13 anos atrás

Quase comprei um, mas preferi o Gurgel X12 porque era de fibra e eu morava no Rio. Uma pena. É lindão.

Very
Very
13 anos atrás

O design estilo “modelo de papelão” é intrigante na absoluta simplicidade e falta de frescura.

Tuca
Tuca
13 anos atrás

Tive um, mecânica exttremamente simples e confiável, me arrependo de ter vendido

Jader
Jader
13 anos atrás

O mais legal é o nome: JEG(ue).

Eric
Eric
13 anos atrás

Essas rodas são de Ranger 4 cilindros…deve ter bastante mudança aí embaixo….

O original era roda de Kombi.

Birico
Birico
13 anos atrás

Gostei. Belo carro!

Ficaria mais legal com pneus mais agressivos… Parece pneu de Brasília.

Eric
Eric
13 anos atrás

Chegou a ter tração 4×4…e foi para o buraco devido a uma greve de cegonheiros…
Quem estava envolvido no projeto era o Dacunha.

Dú
13 anos atrás

Nossa, o motor, e até a bomba injetora era feita em São Carlos.

Túlio Parodi
Túlio Parodi
13 anos atrás

Caro Flávio,

Me lembro de uma matéria na quatrorodas a respeito e tomei a liberdade de fazer uma pesquisa na net. Achei esse link que fala de toda a história: http://www.ecsbdefesa.com.br/fts/JEG.pdf

E até um classificado: http://www.classificados-brasil.com/meus-anuncios+bahia-veiculos+45-137183.html

Abç´s, Túlio

Túlio Parodi
Túlio Parodi
Reply to  Túlio Parodi
13 anos atrás
Digo Garcia
Reply to  Túlio Parodi
13 anos atrás

esse amarelo realmente está muito legal.

gustavobala
gustavobala
13 anos atrás

no super trunfo tinha o Jeg, mas a bandeirinha do país era uruguaia!