NO SMOKING

SÃO PAULO (ficou mais parecido) – Para acabar com o que chamou de “especulação ridícula”, a Ferrari avisou que vai mudar o padrão da pintura de seus carros já a partir do GP da Espanha. O time fora acusado de disfarçar a marca Marlboro usando aquela pintura que tinha uma espécie de código de barras nas laterais. Ficou do jeito que está na foto.

Propaganda de cigarro foi banida da F-1 há algum tempo, mas a Philip Morris seguiu bancando parte do orçamento da Ferrari, colocando Marlboro no nome oficial do time. A equipe se chama Scuderia Ferrari Marlboro. O contrato termina no final deste ano.

Acho que as pessoas ainda associam a marca à equipe, não? Mas, aos poucos, vai virando tudo fumaça. Não sei se o código de barras é mais tabagista que essa moldura branca adotada. Só sei que a Marlboro está ligada a quatro títulos de brasileiros na F-1 (Emerson em 1974 e os três de Senna, tudo isso na McLaren), e teve cigarro também no primeiro de Fittipaldi, na Lotus (John Player Special). O único campeão “smoking free”  foi o Piquet.

E aí, qual seu cigarro preferido? Digo, na pintura de carros de F-1, claro. O mais votado vai receber um post de presente.

Subscribe
Notify of
guest

344 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Opaleiro MG
Opaleiro MG
13 anos atrás

John Player Special, sem dúvida. A Lotus negra e dourada era maravilhosa!

Pedro-80
Pedro-80
13 anos atrás

o mundinho politicamente correto e chato esse do seculo 21

Pedro-80
Pedro-80
13 anos atrás

piquet ganhou em 1987 com patrocinio dos cigarros Barclay.
patrocinio discreto, mas teve

Bruno
Bruno
13 anos atrás

Ia votar no JPS, mas como esse é hours concours fico com o Green Leaf dos tempos de Jim Clark

Sávio Rocha Barbosa
Sávio Rocha Barbosa
Reply to  Bruno
11 anos atrás

na verdade o nome era GOLD LEAF e não Green Leaf

Renan
Renan
13 anos atrás

o jps é o mais bonito, sem dúvidas. mas sobre o problema da ferrari, eles usam isso desde o meio de 2007 ou 2008, senão me engano, e só agora alguém vem falar isso? ou o cara quer aparecer ou um fumante declarou q só fumou pq o código de barras forçou ele. concordo com a ferrari, é ridicula essa discussão…

niko
niko
13 anos atrás

gostava do Marlboro na Penske nos tempos dourados de Emerson e Al Jr em Indianápoils

Sergio
Sergio
13 anos atrás

O melhor cigarro do mundo é aquele que não foi aceso….

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

John Player Special, Gitanes.

Marcos Franceschini
Marcos Franceschini
13 anos atrás

Que tal o Winfield (com o Canguru) da lenta Williams vermelha de Villeneuve & Frentzen, acho que de 1998, sucedendo a Rothmans (creio que eram (ou são) marcas da mesma fabricante de tabacos), minha favorita “Marlboro” na dominante e arrasadora Mclaren de 1.988 (ganharam tudo!!!)

wart
wart
13 anos atrás

O preto e dourado John Player Special do Emerson era bacana.

Flavio Costa
Flavio Costa
13 anos atrás

JPS, e ponto final.

LHC
LHC
13 anos atrás

Gostava do patrocínio da Minardi ’95 – Campeão Sem Filtro

Braulio Gerhardt
Braulio Gerhardt
13 anos atrás

Também achei que assim lembra mais a marca do Marlboro do que o código de barras.

Meu patrocínio de cigarros preferido sempre foi e sempre será John Player Special.

Outros patrocínios que eu gostava, mas não eram de cigarros, eram CANDY (Tyrrell, Toleman e Ligier), LOIS (Minardi) e BENETTON (Alfa Romeo, Toleman e Benetton).

Canadura
Canadura
13 anos atrás

John Player Special, o Lotus 72D e o Lotus-asa. Lindíssimos! E viva o alcatrão, a nicotina e o monóxido de carbono!

Leonardo Costa
Leonardo Costa
13 anos atrás

Interessante é que eu não sabia que muitos desses nomes que estão falando eram de cigarros.

Gusz
Gusz
13 anos atrás

O Gitanes especial de Martin Brundle no GP de Suzuka

Luís
Luís
13 anos atrás

Gosto do Gitanes, Camel, Rothmans, West(vermelho da Zakspeed). Mas tenho que ficar com os Mild Seven da Benetton…

Tássilo Vinicius
Tássilo Vinicius
13 anos atrás

Williams Rothmans de 1994 até 1997 e tenho a mesma opinião do Bruno.

Alexandre
Alexandre
13 anos atrás

Lucky Strike, da BAR, era bem bacana.

Roberto Lima
Roberto Lima
13 anos atrás

A mais bonita era a pintura do BAR “555” que só era utilizada na BAR dos testes de sexta pelo Davidson

Felipe Costa
Felipe Costa
13 anos atrás

Só para esclarecer o banco é Barclays, com S no fim, e o cigarro é Barclay, sem S. Portanto, Barclay, patrocinador da Williams em 1987 é sim marca de cigarro.

Iverson P.
Iverson P.
13 anos atrás

Escolheria o John Player Special (e acho que vai ganhar fácil)

Bruno
Bruno
13 anos atrás

Olá Flávio!

O meu carro-fumante preferido é a Lotus John Player Special, em especial o de 82.
Agora, quanto ao assunto, não acredito que alguém fume porque viu uma propaganda de cigarros num carro de Formula 1, ou porque foi ao Hollywood Rock, etc. Sou fã de F1, assisto desde os meus seis, sete anos, e nunca pus um cigarro na boca e, se fumasse, seria muito mais por infuência do meu pai, que é fumante do que por que vi, um Lucky Strike, ou um Marlboro escrito em algum lugar. Creio que o veto aos patrocinadores tabagistas só veio a atrapalhar, pois era uma verba importante para diversas equipes (especialmente as menores).
Um abraço.

JONAS MONTANARO
JONAS MONTANARO
13 anos atrás

John Player Special, Marlboro, Camel, Gitanes, 555, Lucky Strike, todos eles sempre foram chamativos. Mas o melhor sem duvida é o John Player Special.

Vinicius Scutellaro
Vinicius Scutellaro
13 anos atrás

Acho que sem dúvidas o mais bonito era o da Lotus John Players Special. Aquele preto com letras douradas era muito lindo. Depois vem o da Camel, Também da lotus.

Zé Alonso
Zé Alonso
13 anos atrás

Lotus – John Player Special, clássica!

telsi
telsi
13 anos atrás

Um carro de formula 1 muito bonito era o Parnelli Viceroy pilotado por Mario Andretti em 1975. Os mais marcantes foram as Lotus JPS 72. Sou colecionador de embalagens de cigarros desde 1960 ou seja com seis anos de idade e nunca fumei. As primeiras imagens de carros de corridas com patrocinio de cigarros que vi estão no livro Automoblismo nos Tempos das Carreteiras, são imagens da decada de 30 com os cigarros Sudan e Tufuma. A Sudan costumava patrocinar o Fangio quando ele vinha ao Brasil.

Nadson
Nadson
13 anos atrás

O meio a meio 555 – Lucky Strike, de poucas corridas (talvez uma) vem em segundo.

Nadson
Nadson
13 anos atrás

Lotus preta e dourada, sem dúvida.

Marcelo Essack
Marcelo Essack
13 anos atrás

Marlboro forever. Como consumidor e como admirador.

Flávio
Flávio
13 anos atrás

Lotus JPS, com certeza!!!

Bruno Mantovanelli
Bruno Mantovanelli
13 anos atrás

JPS e Marlboro, onde a pintura era extamente igual a caixa de cigarros.

Leonardo Lago
Leonardo Lago
13 anos atrás

Roleu – no carro de Alex Dias Ribeiro, nos anos 70.

Saleh freitas
Saleh freitas
13 anos atrás

Gitanes!

Ótimo cigarro, pena que não vende no Brasil

Francis Rosário
Francis Rosário
13 anos atrás

Meu preferido nas pinturas e como fumante é o Marlboro.

Vale lembrar que o Piquet tinha patrocínio da cigarro no terceiro título.

Cristiano Azevedo
Cristiano Azevedo
13 anos atrás

Lotus, JPS.

Luis Albertyn
13 anos atrás

Na F-1, a JPS e a Gauloises . A da Marlboro a gente acabou se acostumando e sempre relacionando a vitórias do Senna (e do Emerson e Helinho na Indy), mas analisando friamente, era bem sem-graça.

Achava bacana também as frases alternativas usadas para driblar o regulamento, sendo a mais bacana dela a “Buzzin’ Hornets” (Benson & Hedges) na Jordan. Ah, tinha o “GOOO!!!” no lugar do Gauloises na Yamaha do Valentino Rossi também!

Também adorava a pintura da Rothmans, especialmente na Hondas 500cc de motovelocidade do Wayne Gardner e na Porsche 959 Paris-Dakar do Jacky Ickx.

Pra terminar, menção honrosa para a Silk Cut no Jaguar do Boesel.

Clark Griswold
13 anos atrás

Lotus Camel! Achava lindos!

Rafael Chinini
Rafael Chinini
13 anos atrás

ah! ainda sobre a propaganda! ridículo…todo mundo sabe que desde que foi proibido, a Ferrari usa esses códigos de barra.
alias, era oq ela fazia quando apenas alguns países não era permitido.

daqui a pouco vão dizer que estão fazendo propaganda de cigarro, pois estão soltando fumaça dos carros

Rafael Chinini
Rafael Chinini
13 anos atrás

nossa, tem vários legais. ROTHMANS, JPS….mas…a Camel esteve em duas equipes, Lotus fez um carro lindo, e também na Williams, quando teve seu melhor carro..

voto na Camel

Felipe Stahnke
Felipe Stahnke
13 anos atrás

Camel na Williams

Cristiano, o ruivo
13 anos atrás

Os que acho mais bonitos:
1) Lotus 72 Gold Leaf
2) McLaren MP4/14 West
3) BAR PR01 555 e Lucky Strike

Quem falou aí do layout da Marlboro na McLaren, que foi usado também na Indy e tal, é bom lembrar que o primeiro Marlboro naquele estilo veio no BRM de 1972.

Julio
Julio
13 anos atrás

JPS sem dúvida, depois Malboro somente pelas pinturas diferentes (Uma na cor tradicional e outra mais clara) usada nos carros dos anos 80 (acho que Prost e Rosberg ou Prot e Johanson).

Valdeci
Valdeci
13 anos atrás

Coloca qualquer carro com patrcínio da Camel, eram os mais legais.

João Samuel Batista
João Samuel Batista
13 anos atrás

west, 98 e 99 formam mágicos com a mclaren

ANDRE SCHEFFEL
ANDRE SCHEFFEL
13 anos atrás

Lotus, JPS!

Felipe Hulken
Felipe Hulken
13 anos atrás

Rothmans, na Williams da década de 90…

Cabra
Cabra
13 anos atrás

Tendo uns 30 e poucos anos de idade, é difícil não ter sido marcado pelos carros do Senna.

Mas o Marlboro dos MP4/4 e 4/8 são meus preferidos.

Não fumo e detesto cigarro, mas quando comprei o kit da MP4/8, a Tamiya já não usava nos modelos os decalques da Marlboro — ela adotava as pinturas alternativas com aqueles riscados, que são a origem dessas barras até hoje da Ferrari (é claro que é propaganda velada da Marlboro, como era já na década de 80). Mas na hora de montar o kit, fiz questão de comprar no mercado paralelo um jogo de decalques com os logos da Marlboro. Achava (ainda acho) que aquelas barras desfiguravam a identidade do carro. O “certo” é com os logos. Vai entender…

Paulo
Paulo
13 anos atrás

ROTHMANS

Luis Albertyn
Reply to  Paulo
13 anos atrás

Na F-1, a JPS e a Gauloises . A da Marlboro a gente acabou se acostumando e sempre relacionando a vitórias do Senna (e do Emerson e Helinho na Indy), mas analisando friamente, era bem sem-graça.

Achava bacana também as frases alternativas usadas para driblar o regulamento, sendo a mais bacana dela a “Buzzin’ Hornets” (Benson & Hedges) na Jordan. Ah, tinha o “GOOO!!!” no lugar do Gauloises na Yamaha do Valentino Rossi também!

Também adorava a pintura da Rothmans, especialmente na Hondas 500cc de motovelocidade do Wayne Gardner e na Porsche 959 Paris-Dakar do Jacky Ickx.

Pra terminar, menção honrosa para a Silk Cut no Jaguar do Boesel.

Willian
Willian
13 anos atrás

Eu gosto da Lotus amarela do Senna com o patrocinio da Camel!

Clark Griswold
Reply to  Willian
13 anos atrás

só a do senna? risos…