NO SMOKING
SÃO PAULO (ficou mais parecido) – Para acabar com o que chamou de “especulação ridícula”, a Ferrari avisou que vai mudar o padrão da pintura de seus carros já a partir do GP da Espanha. O time fora acusado de disfarçar a marca Marlboro usando aquela pintura que tinha uma espécie de código de barras nas laterais. Ficou do jeito que está na foto.
Propaganda de cigarro foi banida da F-1 há algum tempo, mas a Philip Morris seguiu bancando parte do orçamento da Ferrari, colocando Marlboro no nome oficial do time. A equipe se chama Scuderia Ferrari Marlboro. O contrato termina no final deste ano.
Acho que as pessoas ainda associam a marca à equipe, não? Mas, aos poucos, vai virando tudo fumaça. Não sei se o código de barras é mais tabagista que essa moldura branca adotada. Só sei que a Marlboro está ligada a quatro títulos de brasileiros na F-1 (Emerson em 1974 e os três de Senna, tudo isso na McLaren), e teve cigarro também no primeiro de Fittipaldi, na Lotus (John Player Special). O único campeão “smoking free” foi o Piquet.
E aí, qual seu cigarro preferido? Digo, na pintura de carros de F-1, claro. O mais votado vai receber um post de presente.
John Player Special, sem dúvida. A Lotus negra e dourada era maravilhosa!
o mundinho politicamente correto e chato esse do seculo 21
piquet ganhou em 1987 com patrocinio dos cigarros Barclay.
patrocinio discreto, mas teve
Ia votar no JPS, mas como esse é hours concours fico com o Green Leaf dos tempos de Jim Clark
na verdade o nome era GOLD LEAF e não Green Leaf
o jps é o mais bonito, sem dúvidas. mas sobre o problema da ferrari, eles usam isso desde o meio de 2007 ou 2008, senão me engano, e só agora alguém vem falar isso? ou o cara quer aparecer ou um fumante declarou q só fumou pq o código de barras forçou ele. concordo com a ferrari, é ridicula essa discussão…
gostava do Marlboro na Penske nos tempos dourados de Emerson e Al Jr em Indianápoils
O melhor cigarro do mundo é aquele que não foi aceso….
John Player Special, Gitanes.
Que tal o Winfield (com o Canguru) da lenta Williams vermelha de Villeneuve & Frentzen, acho que de 1998, sucedendo a Rothmans (creio que eram (ou são) marcas da mesma fabricante de tabacos), minha favorita “Marlboro” na dominante e arrasadora Mclaren de 1.988 (ganharam tudo!!!)
O preto e dourado John Player Special do Emerson era bacana.
JPS, e ponto final.
Gostava do patrocínio da Minardi ’95 – Campeão Sem Filtro
Também achei que assim lembra mais a marca do Marlboro do que o código de barras.
Meu patrocínio de cigarros preferido sempre foi e sempre será John Player Special.
Outros patrocínios que eu gostava, mas não eram de cigarros, eram CANDY (Tyrrell, Toleman e Ligier), LOIS (Minardi) e BENETTON (Alfa Romeo, Toleman e Benetton).
John Player Special, o Lotus 72D e o Lotus-asa. Lindíssimos! E viva o alcatrão, a nicotina e o monóxido de carbono!
Interessante é que eu não sabia que muitos desses nomes que estão falando eram de cigarros.
O Gitanes especial de Martin Brundle no GP de Suzuka
Gosto do Gitanes, Camel, Rothmans, West(vermelho da Zakspeed). Mas tenho que ficar com os Mild Seven da Benetton…
Williams Rothmans de 1994 até 1997 e tenho a mesma opinião do Bruno.
Lucky Strike, da BAR, era bem bacana.
A mais bonita era a pintura do BAR “555” que só era utilizada na BAR dos testes de sexta pelo Davidson
Só para esclarecer o banco é Barclays, com S no fim, e o cigarro é Barclay, sem S. Portanto, Barclay, patrocinador da Williams em 1987 é sim marca de cigarro.
Escolheria o John Player Special (e acho que vai ganhar fácil)
Olá Flávio!
O meu carro-fumante preferido é a Lotus John Player Special, em especial o de 82.
Agora, quanto ao assunto, não acredito que alguém fume porque viu uma propaganda de cigarros num carro de Formula 1, ou porque foi ao Hollywood Rock, etc. Sou fã de F1, assisto desde os meus seis, sete anos, e nunca pus um cigarro na boca e, se fumasse, seria muito mais por infuência do meu pai, que é fumante do que por que vi, um Lucky Strike, ou um Marlboro escrito em algum lugar. Creio que o veto aos patrocinadores tabagistas só veio a atrapalhar, pois era uma verba importante para diversas equipes (especialmente as menores).
Um abraço.
John Player Special, Marlboro, Camel, Gitanes, 555, Lucky Strike, todos eles sempre foram chamativos. Mas o melhor sem duvida é o John Player Special.
Acho que sem dúvidas o mais bonito era o da Lotus John Players Special. Aquele preto com letras douradas era muito lindo. Depois vem o da Camel, Também da lotus.
Lotus – John Player Special, clássica!
Um carro de formula 1 muito bonito era o Parnelli Viceroy pilotado por Mario Andretti em 1975. Os mais marcantes foram as Lotus JPS 72. Sou colecionador de embalagens de cigarros desde 1960 ou seja com seis anos de idade e nunca fumei. As primeiras imagens de carros de corridas com patrocinio de cigarros que vi estão no livro Automoblismo nos Tempos das Carreteiras, são imagens da decada de 30 com os cigarros Sudan e Tufuma. A Sudan costumava patrocinar o Fangio quando ele vinha ao Brasil.
O meio a meio 555 – Lucky Strike, de poucas corridas (talvez uma) vem em segundo.
Lotus preta e dourada, sem dúvida.
Marlboro forever. Como consumidor e como admirador.
Lotus JPS, com certeza!!!
JPS e Marlboro, onde a pintura era extamente igual a caixa de cigarros.
Roleu – no carro de Alex Dias Ribeiro, nos anos 70.
Gitanes!
Ótimo cigarro, pena que não vende no Brasil
Meu preferido nas pinturas e como fumante é o Marlboro.
Vale lembrar que o Piquet tinha patrocínio da cigarro no terceiro título.
Lotus, JPS.
Na F-1, a JPS e a Gauloises . A da Marlboro a gente acabou se acostumando e sempre relacionando a vitórias do Senna (e do Emerson e Helinho na Indy), mas analisando friamente, era bem sem-graça.
Achava bacana também as frases alternativas usadas para driblar o regulamento, sendo a mais bacana dela a “Buzzin’ Hornets” (Benson & Hedges) na Jordan. Ah, tinha o “GOOO!!!” no lugar do Gauloises na Yamaha do Valentino Rossi também!
Também adorava a pintura da Rothmans, especialmente na Hondas 500cc de motovelocidade do Wayne Gardner e na Porsche 959 Paris-Dakar do Jacky Ickx.
Pra terminar, menção honrosa para a Silk Cut no Jaguar do Boesel.
Lotus Camel! Achava lindos!
ah! ainda sobre a propaganda! ridículo…todo mundo sabe que desde que foi proibido, a Ferrari usa esses códigos de barra.
alias, era oq ela fazia quando apenas alguns países não era permitido.
daqui a pouco vão dizer que estão fazendo propaganda de cigarro, pois estão soltando fumaça dos carros
nossa, tem vários legais. ROTHMANS, JPS….mas…a Camel esteve em duas equipes, Lotus fez um carro lindo, e também na Williams, quando teve seu melhor carro..
voto na Camel
Camel na Williams
Os que acho mais bonitos:
1) Lotus 72 Gold Leaf
2) McLaren MP4/14 West
3) BAR PR01 555 e Lucky Strike
Quem falou aí do layout da Marlboro na McLaren, que foi usado também na Indy e tal, é bom lembrar que o primeiro Marlboro naquele estilo veio no BRM de 1972.
JPS sem dúvida, depois Malboro somente pelas pinturas diferentes (Uma na cor tradicional e outra mais clara) usada nos carros dos anos 80 (acho que Prost e Rosberg ou Prot e Johanson).
Coloca qualquer carro com patrcínio da Camel, eram os mais legais.
west, 98 e 99 formam mágicos com a mclaren
Lotus, JPS!
Rothmans, na Williams da década de 90…
Tendo uns 30 e poucos anos de idade, é difícil não ter sido marcado pelos carros do Senna.
Mas o Marlboro dos MP4/4 e 4/8 são meus preferidos.
Não fumo e detesto cigarro, mas quando comprei o kit da MP4/8, a Tamiya já não usava nos modelos os decalques da Marlboro — ela adotava as pinturas alternativas com aqueles riscados, que são a origem dessas barras até hoje da Ferrari (é claro que é propaganda velada da Marlboro, como era já na década de 80). Mas na hora de montar o kit, fiz questão de comprar no mercado paralelo um jogo de decalques com os logos da Marlboro. Achava (ainda acho) que aquelas barras desfiguravam a identidade do carro. O “certo” é com os logos. Vai entender…
ROTHMANS
Na F-1, a JPS e a Gauloises . A da Marlboro a gente acabou se acostumando e sempre relacionando a vitórias do Senna (e do Emerson e Helinho na Indy), mas analisando friamente, era bem sem-graça.
Achava bacana também as frases alternativas usadas para driblar o regulamento, sendo a mais bacana dela a “Buzzin’ Hornets” (Benson & Hedges) na Jordan. Ah, tinha o “GOOO!!!” no lugar do Gauloises na Yamaha do Valentino Rossi também!
Também adorava a pintura da Rothmans, especialmente na Hondas 500cc de motovelocidade do Wayne Gardner e na Porsche 959 Paris-Dakar do Jacky Ickx.
Pra terminar, menção honrosa para a Silk Cut no Jaguar do Boesel.
Eu gosto da Lotus amarela do Senna com o patrocinio da Camel!
só a do senna? risos…