O PARADOXO DA F-1
SÃO PAULO (doce é o sabor da vitória) – Onde já se viu um esporte que proíbe o esportista de treinar? Falo sobre isso na coluna Warm Up de hoje. Leia lá, comente aqui!
SÃO PAULO (doce é o sabor da vitória) – Onde já se viu um esporte que proíbe o esportista de treinar? Falo sobre isso na coluna Warm Up de hoje. Leia lá, comente aqui!
Ótimo, percepção, ótimo texto. Como sempre.
Só discordo sobre não haver solução para o problema: há sim. É o teto orçamentário.
Max Mosley falou, Max Mosley avisou. Agora a besteira está feita.
Me perdoem se disser bobagem, mas, não seria possível padronizar alguns aspectos dos carros, como, por exemplo, a carenagem, o assoalho, as dimensões? Sem gastos em túnel de vento, os custos seriam bem menores.
Não realizar testes é péssimo. É como diser a um atleta de maratona que ele não pode treinar… Como fica então o condicionamento para a corrida?
Parece piada de mau gosto. O cara que inventou essa merecia levar um soco. Só mesmo um burocrata que não entende nada de nada toma uma decisão dessas.
Por conta dessa regra o campeonato desse ano está perigoso. A diferença técnica entre as equipes é monstruosa! Só quero ver como será Monaco com as pequenas treinando junto com as demais… Imagina sair de uma curva cega (aquelas que nãos e vê o está na saida) e dar de cara com um carro super lento… Só espero que não ocrra nada de grave.
Lembro do Piquet vir para o Rio com toda parafernália e ficar aqui a semana inteira só testando pneus.
basta os treinos serem nos circuitos da F1, após as corridas. Serve para testarem bem, já que podem fazer comparação direta com os resultados da corrida. E só correm lá denovo um ano depois, não deixando as corridas tão sem graça como vai ser a de amanhã.
Concordo.
Deixe a galera gastar. Quem tem dinheiro muito que gaste. Não existe F-1 sem gastança, sem pesquisa e sem pista de prova.
Realmente esta proibição de testes não combina com F1. Treinar em alguns circuitos dos GP’s europeus, na 5ª e/ou na 2ª, poderia racionalizar gastos de deslocamento. Aliás, até o início da década de 70 os treinamentos para os GP’s tinham início nas 5ªs feiras.
E FALANDO SERIO, É SÓ TREINAR EM CIRCUITOS QUE NÃO FAZEM PARTE DA TEMPORADA OU AINDA EM PAISES QUE ESTIVESSEM FORA DA F1 TERIA PUBLICO ,INTERESSE DAS EQUIPES EM DAS EQUIPES E AVANÇOS TECNOLOGICOS MAIS RAPIDOS.
O GRANDE FILOSOFO ROMARIO,JÁ DIZIA,,,,,,,,,TREINAR PRA QUE?
Ouvi uma ideia que achei interessante. Quem treinasse fora da semana perderia umas 5 ou 10 posições no grid. Para as nanicas, ficaria na mesma. Para as equipes de ponta, seria necessário arriscar, utilizar só quando muito necessário. Acho uma boa…
Flavio, parabens pelo blog; comentando a sua coluna, eu acompanho seu blog desde os tempos das corridas de F1 na JovemPan, e é bom lembrar do Nelson Piquet, que pegava um carro do zero, e o transformava em campeão. Parabens pela blogaiada, sempre é bom acompanhar os comentarios, e divertir- me com os hilários; tenho 58 anos, sou medico há 34 anos.
Abraços…Dj’s
A tendência é piorar ainda mais em relação a corte de custos de acordo com o Jean Todt…
O baixinho ( não é você não, Flávio ) acha que os custos ainda estão muito altos na F1, o que ele tem inteira razão…
bem que a F1 poderia fazer uns 3 dias de testes antes do GP de barcelona, não? É a pista de testes preferida da categoria, já deu para copiar as novidades asiáticas, é numa cidade turística, já não é mais frio…
só falta criarem testes em Abu Dhabi, aquele playground de shake entediado.
Falou tudo! Tô começando a perder o tesão em assistir às corridas… Está ficando monótono demais. O início do campeonato foi salvo pelas chuvas. Vou começar a andar de bike pelas trilhas da minha região que eu ganho mais. E é mais emocionante.
É verdade, FG. Já pensei nisso também. Até em ser uma “Danica” na F1. Assim eu teria mais tempo para fazer minhas coisas particulares. É muito tempo livre para os pilotos. Nesse caso, acho que as equipes pequenas acabam prejudicando as grandes. É como na política. O peso dos eleitores de Estados com menor população acabam sendo mais importantes que para os Estados mais populosos. Isso já não ocorre com as empresas. Quanto maior, mais poderosa e as pequenas nem ofuscam o brilho delas, raras exceções. E os jornalistas também nem tem o que escrever ou falar e ficam com tempo para operar nariz, fazer plásticas, implantar cabelos e / ou silicone. Isso graças à F1. Brincadeirinha. E o Máximo Bueno, posso dar um unfollow no Twitter já que ele é inativo ?
Digo muitos anos porque pra F1 é novidade, mas em outras categorias fazem o mesmo.
Piquet falava que andava de Kart todos os dias. Os Beatles ensaiavam 8 horas por dia no auje da fama. Mas corredor de automóvel não pode treinar.
Perfeito Flávio. Eu venho falando disto a muitos anos.
Por isso o Kimi pulou fora desse circo. O ice quer é correr, se divertir e tomar uma vez em quando.
Ta certíssimo! rs
Há muito tempo sou leitor do seu blog, acho que desde os tempos em que você narrava F1 pela JovemPan;sou medico há 34 anos e fã de da F1; bons tempos aqueles em que Nelson Piquet pegava uma um carro do ZERO, e ganhava o campionato.
Parabens pelo blog, pela divertida blogaiada; sempre prazeiroso de ler e de se divertir.
Abraço…Dj’s
Concordo totalmente. E a solução é muito simples: usar as quintas-feiras para treinamento, com sessões de duração idêntica aos testes de pré-temporada.
Aproveitar-se-ia toda a estrutra que já teria que ser deslocada e, desta forma, os custos seriam aceitáveis.
O público iria adorar, principalmente naqueles países mais distantes, onde ver um F1 em ação é coisa raríssima.
Além disso, o acerto para as pistas seria conseguido com mais facilidade, dando oportunidade às equipes com menos recursos para entregar um carro mais equilibrado aos seus pilotos e tornar o espetáculo mais competitivo.
Isso tudo sem falar no aspecto de adaptação de pilotos novatos (como o Michael Schumacher) e aos novos traçados.
Resumo da ópera: corridas mais equilibradas, carros mais seguros, pilotos com melhor desempenho e redução de custos.
É isso.
A falta de treinos dificulta também o aprimoramento da turma de pilotos novatos. Nos últimos tempos a F1 tem trocado 6 por meia dúzia, no que se refere à redução de gastos.
Reginaldo foi pro Globo.com ???
Senna diz sofrer com carro saindo de traseira.
“A tampa do motor está queimando por um motivo que não sei”, diz Bruno.
Bruno Senna foi o segundo na lista de velocidades máximas na reta de Barcelona, durante o primeiro dia de treinos para o GP da Espanha. Mas, na tabela de tempos, a que vale, ele foi apenas o 23º e penúltimo.
Segundo o brasileiro da Hispânia, o problema da vez no carro é a carenagem que cobre o motor, que está se queimando no contato com os escapamentos.
“Tivemos alguns probleminhas hoje com a parte aerodinamica do carro. A tampa do motor está queimando por um motivo que não sei. A parte de trás está soltando e eliminando o pouco downforce da traseira”, disse Bruno, que se queixou do equilíbrio.
“O carro saia de traseira nas curvas de alta e era dificil obter uma consistência, já que isso está destruindo os pneus de trás. Mas a gente vai tentar trabalhar nisso para amanhã e ver se a performance melhora. Ir para o qualifying com o carro saindo de traseira é difícil. Sou o segundo no speed trap, mas o carro não tem pressão aerodinâmica”.
Sobre a presença de Christian Klien testando no lugar de Karun Chandhok, Bruno deu uma leve cutucada:
“A gente espera que a experiência dele seja boa pra gente. Éssa é a unica razão para trazer um piloto experiente: fazer a equipe andar pra frente.
Por enquanto, os comentários dele são condizentes com o que a gente disse.
É mais uma prova de que a gente sabe o que está falando. É positivo, finalizou Bruno.”
Sim, a F1 teve ótimos pilotos nesse período, também. Não dá para dizer que eram fracos Mika Hakkinen, David Coulthard, Eddie Irvine, Heinz-Harald Frentzen, Jean Alesi, Jacques Villeneuve, Olivier Panis, Giancarlo Fisichella, Juan Pablo Montoya, Ralf Schumacher, Kimi Raikkonen…
Flávio Gomes, quando você quer escreve um texto que é primor na análise da F1 atual:
Coluna Warm Up: A vida chata dos pilotos.
Coluna Warm Up: Eles querem e sabem vencer.
Quem ainda não leu deviam dar uma espiada e depois comentar aqui o que acharam.
Pode parecer bobagem o que vou dizer, mas, por esse lado, ser piloto de F1 deve ser meio chato.
Prova disso é o ano sabático de Kimi Haikkonen, deu uma saida, para refrescar a cabeça e, quem sabe voltar em 2011, em alguma equipe de ponta, ele ainda tem muita borracha para queimar! Era gente boa e não sabiamos, fazia a sua pilotagens, diferente deste pilotos que vivem de politicagens nos bastidores, puxando o tapete do companheiro de equipe!
E reletivo a matéria, não concordo, haja vista a evolução do Shummy, real candidato a vitótia.
FG, com ou sem chuva está claro que o Massa não corresponde a espectativa da ferrari. Talvez o kubica fosse a solução ao time vermelho. Uma pena pois acho que o formula future e o trofeu linea se ampaream no contratodo brasileiro com o time de maranelo. Porem o Massa está muito aquem daquilo que delese espera. Tomara eu esteja errado.
Escrevi tudo errado, efeito da bebida que ingeri. Mas a idéia é compreensivél.
Bah
até bocha tem treino…
F1 é ex-porte, melhor dizendo.