FAZENDO AS CONTAS
O Tiago Marçal teve o trabalho de fazer o cálculo de como estaria o Mundial se a pontuação fosse a mesma do ano passado. Como se vê, o equilíbrio seria enorme. De Hamilton a Vettel, sete pontinhos, apenas. Deem uma olhada e disparem seus comentários.
Piloto | Pontos | ||||||||
1º Lewis Hamilton | 6 | 3 | 3 | 8 | 0 | 4 | 10 | 10 | 44 |
2º Jenson Button | 2 | 10 | 1 | 10 | 4 | 0 | 8 | 8 | 43 |
3º Mark Webber | 1 | 0 | 8 | 1 | 10 | 10 | 6 | 4 | 40 |
4º Fernando Alonso | 10 | 5 | 0 | 5 | 8 | 3 | 1 | 6 | 38 |
5º Sebastian Vettel | 5 | 0 | 10 | 3 | 6 | 8 | 0 | 5 | 37 |
6º Nico Rosberg | 4 | 4 | 6 | 6 | 0 | 2 | 4 | 3 | 29 |
7º Robert Kubica | 0 | 8 | 5 | 4 | 1 | 6 | 3 | 2 | 29 |
8º Felipe Massa | 8 | 6 | 2 | 0 | 3 | 5 | 2 | 0 | 26 |
9º Michael Schumacher | 3 | 0 | 0 | 0 | 5 | 0 | 5 | 0 | 13 |
10º Adrian Sutil | 0 | 0 | 4 | 0 | 2 | 1 | 0 | 0 | 7 |
11º Vitantonio Liuzzi | 0 | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 |
12º Rubens Barrichello | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
13º Vitaly Petrov | 0 | 0 | 0 | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 |
14º Sébastien Buemi | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 |
15º Jaime Alguersuari | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
16º Kamui Kobayashi | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
17º Nico Hülkenberg | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
18º Bruno Senna | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
19º Heikki Kovalainen | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
20º Jarno Trulli | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
21º Karun Chandhok | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
22º Lucas Di Grassi | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
23º Pedro de la Rosa | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
24º Timo Glock | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
Podem falar o que quiser, mas eu preferia a pontuação que mais durou na história da F-1, ou seja 1º=9, 2º=6, 3º=4, 4º=3, 5º=2 e 6º=1. O máximo que mudaria era 0,5 ponto pela Pole e 0,5 pela melhor volta. A Fórmula 1 tem que ser difícil mesmo.
Excetuando-se a pontuação para pole e para a volta mais rápida, concordo com sua opinião.
na pontuação atual fica chato fazer as contas, pois os numeros são maiores, a pontuação atual é uma piada, na prática ela é proporcionalmente parecida com a do ano passado, só que mais complicada.
Seriam 7 pontinhos complicados. Acho que o sistema de pontos atual é melhor, ao menos uma a FIA acertou.
Fala FG, o interesante é que com qualquer dos tipos de pontuação o Massa já tava fora da briga pelo titulo. abraço.
Muito mais justo e coerente com o que vem sendo o campeonato, no meu ver.
A FIA cobra uma fortuna de cada piloto por pontos feitos em cada corrida. Se ela não tiver realinhado os preços está recebendo muito mais e ainda do 9o e do 10o lugares, que antes não pontuavam. Então esse é o “pulo do gato”, porque essa mudança no sistema de pontuação não alterou nada.
Quem tem bom carro continua ganhando corridas, indo ao pódio e, claro, pontuando e vai disputar o campeonato.
Abs.
Esse negócio de mudar a pontuação é uma fantasia! Não tem jeito, quem ganha corrida, vai ao pódio e é constante vai disputar o título.
Essas mudanças só servem para aquelas estatísticas bestas de “maiores pontuadores”, “melhor estreante da história” etc.
Essa mudança só serviu para os caras que chegam sempre em 10º ou 9º, juntar uma dúzia de pontos e no final do ano dizer “fiz uma boa temporada”…
Rubinho é atrás do Petrov!! =)
Prova de que mudam coisas por mania de mudar – e em geral, mudam para pior. Há duas corridas atrás, o mote era que a F1 “agora” era chata; que não tinha emoção; que “antes” era melhor, e por aí vai.
Agora há 5 pilotos (até mais…) disputando o título, e a causa, como se vê, não foi a mudança na pontuação, mas do acaso, do fortuito. Está assim, do mesmo modo como podia estar alguém disparado na frente!
Mas provavelmente acabarão achando algo do que reclamar. Um dia ainda acabararão querendo processar o Imponderável… :)
Alonso ali no perto da lideranca…..com esse carro horrivel. Da um carro que presta que acaba o campeonato rapidinho.
Acho que a idéia da FIA é aumentar as emoções das corridas. Se a FIA diminuir as diferenças de pontos a classificãção consolidada do campeonato ficará mais agrupada e a tabela mais emocionante, no entanto, um piloto que não venceu poderá ser campeão se for regular.
Por outro lado, aumentando as diferenças dos pontos,o ranking não fica tão agrupado, mas fica em evidência o piloto que mais venceu.
Isso faz com que as equipes busquem evoluções constantes para atingir a vitória. Acho que a idéia é essa…
O desempenho de Felipe Massa continuaria sofrível…
Petrov 12
Barrichello 13
PORQUE O BRUNO ESTARIA EM 18?
Ordem alfabética entre os que não pontuaram.
rei, não há uma diferença grande entre os sistemas de pontuação. Aparentemente no sistema antigo parecia que a diferença era menor, mas se lembrarmos que uma vitória agora dá 25 pontos e pode tirar uma diferença de 7 pontos, vê-se que este sistema novo é muito bom quando o campeonato é equilibrado (como o atual)! Agora, se alguém der uma de “Button 2009.1” , o sistema novo é um carniça, tirando toda a graça do restante do campeonato.
Poderia colocar a pontuacao atual, facilitaria a analise