RENAULT, 4

SÃO PAULO (na verdade, Lada) – Está saindo na imprensa francesa. A Renault pode fornecer motores para quatro equipes no ano que vem. Além da titular, nossa querida Lada amarela, a Red Bull, que não tem do que reclamar, mais a Williams e, quem sabe, a Lotus. Ou a ART, se for aceita no Mundial, o que deve acontecer.

Falando na Lotus, e a história com a Petrobras? Parece que está hibernando.

E falando na Williams, foi com a Renault que a equipe viveu seu melhor período, nos anos 90. Parceria tão feliz que rolou até um Clio-Williams, lembram?

Subscribe
Notify of
guest

67 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
13 anos atrás

Um dos carros mais bonitos pra mim, com o Mansell pilotando, ficava mais bonito ainda.

Edilson Vieira
Edilson Vieira
13 anos atrás

Legal! Estou negociando a compra de um Clio ano 99, azul que nem ese. Como as rodas nào sào originais, estava pensando qual modelo poderia adotar sem prejudicar o design que,na minha opiniào, é muito charmoso (ainda mais com o capô abrindo “ao contrário”, como nos antigos Corcel). Bom, vou botar umas rodas douradas no meu futuro (dedos cruzados) Cliozinho azul 1999.

FERNANDO MONTEIRO
FERNANDO MONTEIRO
13 anos atrás

Fiquei muito desapontado com a F1 com aquela batida do Piquet Junior na Renault. O cara enche o carro no muro sabendo que não ia acontecer nada com ele para montar um teatro.Por aí vemos como não sabemos quem é quem, qual é o grande piloto, o mais audaz e destemido e arrojado. Acredito que o único que se aproxima um pouco seja o Hamilton A que ponto chegou o esporte.

FERNANDO MONTEIRO
FERNANDO MONTEIRO
13 anos atrás

De que adianta ter super motores, super carros, se os circuitos são uma porcaria. Onde estão os grandes circuitos com curvas super rapidas e retas longas. Outro dia estava vendo o duelo em Dijon 79 e um trecho de Zandvoort 81, muito bom. Outros tempos, outros tempos…. A propósito, em 72 os carros no antigo Interlagos( quando era bom) atingiam cerca de 340 Km/h. Hoje as máquinas com mais que o dobro da potencia e aderencia se esforçam para ter 315 Km/h em circuitos que a sufocam e não desafiam os pilotos para sabermos que que é quem…

RCRG72
RCRG72
Reply to  FERNANDO MONTEIRO
13 anos atrás

Bem lembrado Fernando. Fico com saudades dos V12, mas neste circuitos atuais, muito provavelmente não daria certo. Uma pena!

Diogo Sorocaba
Diogo Sorocaba
13 anos atrás

Flávio, eu tava de saco cheio por esses dias e resolvi ler uma edição velha de Quatro Rodas.
E não é que pego exatamente a de maio/1993, com essa foto na página 17? Que coincidência!
Preparado para o Campeonato Francês de Rali, fazia em 7s8 o 0-100km/h e dava 215 km/h de máxima.
Foram 2.500 canhõezinhos desses para as ruas.
E que rodas lindas!

George
George
13 anos atrás

Outra coisa: O pessoal fala da Williams de 1992 e 1993… mas o que ninguém lembra é a que mais deu resultados foi a FW18 de 1996…foram 12 vitórias…. em 92 e 93 foram 10 cada.
Claro, nada que tire o mérito das FW 14B E 15C

André
André
Reply to  George
13 anos atrás

Concordo, Damon Hill em 1996, mesmo não sendo um piloto genial, não teve muitas dificuldades para vencer o campeonato.

George
George
13 anos atrás

Essa Williams é a FW 15 C, de 1993 ,mas com pintura de 1992…de Williams eu entendo…

Roberto Ferdinando Brito
Roberto Ferdinando Brito
13 anos atrás

O motor é importante, mas a F1 está pra lá do detalhe. Se o carro não tiver um bom conjunto aerodinâmico, uma equipe confiável e um piloto de ponta, o motor por si só passa despercebido, né Rubinho?

André
André
Reply to  Roberto Ferdinando Brito
13 anos atrás

O que significa o “né Rubinho”? Nesta temporada ele está tirando leite de pedra com aquele carro. Frank Williams, que já teve pilotos, como Piquet, Rosberg pai, Mansell, Prost e Senna, e só tem elogios para o Rubens, que tem dado uma surra no companheiro.

C.Rossetteef
13 anos atrás

Acho que depois do Mansel veio o Senna, e o final trágico, sem a suspensão ativa, era melhor que tivesse continuado com a suspensão ativa, é isso mesmo?

simon ghabar
simon ghabar
13 anos atrás

obrigado professor joao vitor

Eduardo-SC
Eduardo-SC
13 anos atrás

Já sequei muito essa Williams. Essa é a FW14 sem suspensão ativa de 91, pois não tem os “calombos” perto dos braços da suspensão.
Depois que colocaram suspensão ativa nessa barata, passearam em 92.

jackie chan
jackie chan
13 anos atrás

Esse Clio aí foi de uma fase em que a Renault saiu um pouco da tradição da marca, de fazer carros feios…

Mauricio
Mauricio
Reply to  jackie chan
13 anos atrás

Ainda faz carros feios. O Clio atual é uma monstruosidade.
Também não acho esse modelo bonito.
Sinto muito, mas o melhor do estilo frances está no desenho dos carros da Citroen. Mesmo assim ha alguns exageros em alguns modelos.

fabio
fabio
13 anos atrás

Quem diria hein Flávio?, a “pseudo” Lotus é hoje disparada a melhor equipe estreante na F.1. Pergunto, cadê a Virgin com a sua estrutura bacana, está apanhando até da Hispania. Tomara mesmo, que a Lotus consiga um bom motor. Torço para que estas equipes pequenas consigam crescer e passam a incomodar muita gente que se acha grande.

Muller
Muller
13 anos atrás

Williams FW12 e FW13, os melhores carros que a F1 já teve.
Começou com a saída da Honda, a chegada da Renault, um projetista chamado Adrian Newey, uns carrinhos rápidos, mas que quebravam fácil… a McLaren correndo atrás… Tô até achando que esse ano é reprise.

Ah, e a Williams com Renault ano que vem pode até ser boa aposta, mas a Red Bull ainda tem Adrian Newey.

João Vitor
João Vitor
Reply to  Muller
13 anos atrás

Jóias recentes das pistas
FW 14B, MP4-4 e F2004.
Super Máquinas…

simon ghabar
simon ghabar
13 anos atrás

WILLIANS E RENALT FORAMARAM UMA PARCERIA INCRÍVEL, E GRAÇAS A INCOPETENCIA DO MANSEL COM AMBAS, PERDERAM O CAMPEONATO DE 1991 PARA O SENNA;O BARICHELLO JA ANDOU DE HART,FORD,PEGEOUT,FERRARI,HONDA,MERCEDES,E PERMANECENDO NA EQUIPE PODE COMPLETAR O CICLO COM OS MOTORES FRANCESES;ACREDITO QUE SEJE O ÚNICO EM GUIAR PARA PRATICAMENTE TODAS AS FÁBRICAS DE MOTORES.

João Vitor
João Vitor
Reply to  simon ghabar
13 anos atrás

Senão vejamos:
Williams, não Willians;
Renault, não Renalt;
Incompetência tem acento;
Mansell, não Mansel e
que “seje” está errado também, o correto é “que seja”.

E, em uma opinião particular, Mansell nunca foi incompetente, foi menos competente do que Senna em 1991, só isso.

Um abraço

João Vitor
João Vitor
Reply to  simon ghabar
13 anos atrás

Opa esqueci:
“INCOPETENCIA”;
PEGEOUT?

Antonio
Antonio
13 anos atrás

A equipe de rallye da Renault Argentina, veio correr com dois carrinhos destes no Campeonato Sul Americano de 1998 (posso ter errado o ano) aqui em Curitiba. Foi impressionante ver caros tão pequenos acelerando tanto nas estradas de terra da Graciosa. Potência de mais de 200 HP sob aqueles capos e uma estrutura técnica impensável para a época. Um dos grandes momentos de nosso rallye.

bullittkowalski
bullittkowalski
13 anos atrás

Esse Clio quadrado acho a geração mais bonita de todos.

Mas a roupagem azul com sapatos dourados é mais estiloso no Subaru Impreza.

Dú
13 anos atrás

O momento que a F1 mais tecnologia usou.

C.Rossetteef
Reply to 
13 anos atrás

Achei interessante essa materia de2006 explicando a tecnologia da Willians na época:
http://blogs.estadao.com.br/livio-oricchio/o-porque-de-o-carro-da-williams-de-senna/

Mansur
Mansur
13 anos atrás

Lindo o Clio! A Williams é sem comentários, foi um monstro.

Alvaro
Alvaro
13 anos atrás

Espero que o velho Frank consiga recolocar os motores Renault de volta, depois de tantas temporadas não merece trabalhar com esse ridículo motor Cosworth que só desonra o nome de um dos maiores motores que a F1 já teve, onde já se viu economizar giros nos treinos para o motor não abrir o bico.

Cacá
Cacá
13 anos atrás

Se a Willians estivesse com esse motor hj,ja estaria bem melhor!

Luciano Martinelli
Luciano Martinelli
13 anos atrás

Eu já escrevi aqui, que a Renault deve estar arrependida de não ter a sua equipe de F1 e tomara que volte a ter. Tomara também que ela forneça pneus para essas quatro equipes, é preciso ter carros com mais poder de competição, mais emoção, mais carros brigando lá na frente, e ver o pau torá.

João Vitor
João Vitor
Reply to  Luciano Martinelli
13 anos atrás

Porque a Rrnault forneceria Pneus?

Gil Villanova
Gil Villanova
Reply to  Luciano Martinelli
13 anos atrás

Renault faz pneus tbém. Essa não sabia. hahahaha

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Bom para Barrichello, porque à Williams só falta motor.

Williams
Williams
Reply to  Orlando Salomone
13 anos atrás

Motor e um primeiro piloto. Segundo piloto já tem, agora o Hulkenberg tem q se adaptar melhor a F1. Já tá quase chegando lá.

Felipe Silva
Felipe Silva
13 anos atrás

Flávio,
Você que gosta de tudo que vem da Rússia, qual é a sua opinião sobre o Petrov na F1?

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Felipe Silva
13 anos atrás

Petrov, é um simples meia nove.

Cesar Ribeiro
Cesar Ribeiro
Reply to  Felipe Silva
13 anos atrás

O Petrov será, em 2011, o piloto de testes do Meianov.

PS: A gente perde o piloto, mas não perde a piada,

João Vitor
João Vitor
Reply to  Felipe Silva
13 anos atrás

Podemos opinar também?

Um zé roela russo e cheio do dinheiro. Tem uma senhora loira que anda com ele, sei lá se é mãe, e fica puta quando ele faz caca.

Flavio Almeida
Flavio Almeida
13 anos atrás

Lembro, e para aqueles que não sabe ai vai… Esse Clio Willians correu aqui num rally de velocidade que participei em 93 ou 94 não me lembro a data mais direito…, era um foguete, bom de chão, com um cambio de dar inveja a qualquer um de hoje em dia…rocava forte e andava rapido….o Rally, claro que não esqueço ….Graciosa Paraná…grandes tempos. Se puxarem vão localizar as fotos ….

Filipe Augustus
Filipe Augustus
Reply to  Flavio Almeida
13 anos atrás

Eu acho que o Petrov é aplicado, e está evolindo bastante.
É só ter um pouco de paciencia com o garoto que ele vai ter futuro na Formula 1 ainda.

Filipe Augustus
Filipe Augustus
Reply to  Flavio Almeida
13 anos atrás

Ps: a resposta é para o Felipe Silva abaixo

RCRG72
RCRG72
13 anos atrás

A Renault na questão dos motores, se confirmadas essas expectativas de acertos com todas essas equipes, pode até ganhar terreno frente ao atual domínio da Mercedes. E o motor Ferrari vai perdendo terreno mesmo. Dando muita dor de cabeça na Sauber e na minha opinião não está ajudando muito a Toro Rosso.
A Ferrari ainda sugere um motor V8 turbo de 615hp no futuro para a F1, para economizar e para poluir menos. Porque será que a F1 não usa etanol? Poderiam voltar a fazer os V12 que estariam sendo ecologicamente corretos. Aquele barulho maravilhoso dos motores v12, principalmente o da Ferrari, vai ficando cada mais difícil de voltar.
Acho que, provavelmente algum dia, os carros da F1 vão conseguir rivalizar somente com o barulho de mosquitos voando.

Filipe Augustus
Filipe Augustus
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

Acho que a questão do Etanol pode estar relacionada ao consumo, talvez esse seja o grande problema.
Ainda mais em uma categoria onde isso influencia e muito.

RCRG72
RCRG72
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

Felipe, a F1 gasta 1,7 litro de gasolina por kilômetro rodado. É muito alto o consumo com gasolina também. Irão trocar o motorização da categoria em um futuro próximo, então porque não tentar o etanol? Talvez, com a capacidade dos fabricantes de motores junto com as marcas de combustíveis, as equipes chegassem a um consumo razoável de etanol. Não dá é ficar diminuindo a potência dos motores por causa de poluição.

eu
eu
13 anos atrás

perdão Williams

eu
eu
13 anos atrás

lembro sim mas lembro com mais entusiasmo da Renault space com motor Renault F1 e chassi FW da Willians. Pilotando ela e conduzindo os jornalistas estava Alain Prost em Paul Ricard, quase tudo francês…nada russo…

Thiago Sabino
13 anos atrás

Demais a foto, demais o Clio, mais que demais a FW…..

Essas Williams, da do Piquet pra frente, com os patrocínios da Canon nos Aerofólios, tão fácil , dentro dos 10 carros mais bonitos de todos os tempos.

Quando mudou pra Rothmans, não ficou tão bacana, a harmonia de cores, faixas….etc…

Fora o Red Five né.

Mas legal. O Nelson tem uma dessas em BSB né? Reza a lenda que ele ainda funciona o motor, ou é só lenda urbana?

Abraços Flavio.

João Vitor
João Vitor
Reply to  Thiago Sabino
13 anos atrás

Acho difícil, ela tá pendurada na parede como um quadro…

Renato B. Santiago
Renato B. Santiago
13 anos atrás

A Williams com motores Renault e o Barricha Véio na liderança tem tudo pra pra fazer um grande carro pra 2011 e dar a chance pro Hulkenberg brigar pelo campeonato!!!

Juliano Andrade
Juliano Andrade
13 anos atrás

Li no UOL Esporte:
“Isso me surpreendeu porque não só mostra a sua capacidade de desenvolvimento, mas como eles estão com fome para melhorar os benefícios, quando teria sido mais fácil levar o golpe e se concentrar em 2010. Este enfoque me excita.”

Uma parte da explicação do porque achou sua ida para a McLaren acertada. Ah, e foi Jenson Button.

Isso mostra não só um excelente piloto como um homem que não tem medo de trabalhar. Falta um muito disso hoje na F1. Acho que o outro pouco é Barrichelo.

Explica um pouco o porque ano passado a Brawn estava voando daquele jeito logo no começo e ainda terminou o ano competitiva para assegurar o título com até certa tranquilidade.

FAB1000
FAB1000
13 anos atrás

A Petrobras só vai firmar acordo com a Lotus se a mesma continuar com os motores Cosworth. Afinal de contas o que a companhia brasileira quer é desenvolver não somente combustível algo que já domina, mas também lubrificantes.
Se a Lotus trocar de motor perde o sentido da parceria. Afinal de contas pra esse motor já desenvolveram tudo o que podiam e tem derivados de petróleo padronizados pelo fabricante do motor e pela sua parceira petrolífera, a TOTAL.

Ricardo Hilgenberg
Ricardo Hilgenberg
13 anos atrás

Grande Nigel Mansell!! Ver esse carro com o capacete deu um arrepio… saudades daqueles tempos de Formula 1.

Cesar Ribeiro
Cesar Ribeiro
Reply to  Ricardo Hilgenberg
13 anos atrás

Ricardo Hilgenberg
Grande Nigel Mansell!! Ver esse carro com o capacete deu um arrepio…

UUUIIIII !!!

João Vitor
João Vitor
Reply to  Ricardo Hilgenberg
13 anos atrás

Dois cometários:

Grande Mansell mesmo, o cara era o cúmulo metia o pé e dane-se, super cara.

O arrepio é que pegou pesado…
ui.

Diogo
Diogo
13 anos atrás

Esse Clio é bonito, mas eu babava mesmo era com a Espace F1. Uma minivan com motor V10 central da Fórmula 1 e novos sistemas de suspensão e freios. Ela chegava a 270 km/h. Lembro de uma Quatro Rodas em que o Lemyr Matins foi de carona com o Alain Prost em uma volta rápida no circuito de Paul Ricard.

Carlini do Linux
Carlini do Linux
Reply to  Diogo
13 anos atrás

ele conta na reportagem que um repórter passou mal e saiu vomitando do carro, se não me engano, um italiano

Fabio de Deus
Fabio de Deus
Reply to  Diogo
13 anos atrás

Na verdade, era um russo quem saiu vomitando… Mas, agora vai saber se isso foi mesmo verdade… Depois da historia da “Austria 2002”, fico com os 2 pés atras com relação ao que o Lemyr escreve…

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

Éé esmo! O tio Frank tá trazendo de volta os bons tempos! Isto se a Renault não picar a mula…

João Vitor
João Vitor
Reply to  ALEX B.
13 anos atrás

É provável que pique mesmo… Mas ficará como fornecedora de motores, isso hoje virou um grande negócio na F1.

Marcos Roberto
Marcos Roberto
13 anos atrás

Fala sério, as cores dos carros da F1 também foram influenciados pelas cores monocromáticas. Será que também pela valorização na hora da revenda? Para mim os carros da decada de 80 e 90 eram muito, mas muito mais bonito do que os do novo milênio…

Luis Albertyn
Reply to  Marcos Roberto
13 anos atrás

Monocromático? Só Mercedes e McLaren são prata, mas ambas por motivos históricos. O resto é um arco-íris: azul (Red Bull e Toro Rosso), amarelo (Renault), vermelho (Ferrari), vermelho e preto (Virgin), branco (BWM), verde (Lotus), azul e branco (Williams), verde e laranja (Force India) e até burro-quando-foge (Hispania)…

Esses saudosistas…

Leonardo Costa
Leonardo Costa
13 anos atrás

Lembro não. Naquele tempo eu nem sabia o que era Clio, mas Williams e Renault eu já conhecia.

Renan
Renan
13 anos atrás

Ridicula a Lada não fornecer motores com tecnologia sovietica para a Propria Equipe de F1
Deixa esses Franceses que acham que entendem algo, mais que não duraram nem uma semana contra o exercito do 3ºReich

João Vitor
João Vitor
13 anos atrás

Williams Renault era o máximo os máximos, destronou até o super McLaren Honda. Depois virou supertec, e outros nomes até sair de cena. Será que a Williams com motor Renault via voltar a andar na frente? Eu acho que sim, eles sabem fazer bons carros e, assim como a Red bull, tem tudo pra ficar na frente da própria Renault se usar os mesmos motores.
Bom pro Rubinho que, ao que parece, ficará lá mesmo em 2011, esse motor vai melhorar as coisas, tomara que dê certo.

Aliás FG, será que ele vai completar 20 anos na F1?

diogo_c
13 anos atrás

esse clio tinha suspensão ativa? lol

João Vitor
João Vitor
Reply to  diogo_c
13 anos atrás

Meu, se fosse no Brasil ele teria um “kit sport”, lanterna fumê e uma cor diferente, nada mais…

Luis Albertyn
Reply to  diogo_c
13 anos atrás

É verdade. Como aqueles ridículos Astra/Corsa/Meriva “SS”. Esse tinha motor com 150cv (contra 136cv do original), vinha com plaquina com número de série, interior e até cintos de segurança em azul, um luxo. Achei esse link com várias fotos (muitas do interior) do carrinho:

http://www.289cobra.com/cliowilliams.html